• Nenhum resultado encontrado

NAK_Brosch re Guinea_210x210_portugiesisch.qxd :02 Seite 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NAK_Brosch re Guinea_210x210_portugiesisch.qxd :02 Seite 1"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Igreja Nova Apostólica

Renânia do Norte-Vestefália

Bem-vindos à Guiné-Bissau

(2)
(3)

Palavra de saudação

É a primeira vez, na história da igreja regional da Renânia do Norte-Vestefália, que assumimos uma área missionária que foi assistida durante muitos anos por uma outra igreja regional. O intuito é tentar unir os países de expressão portuguesa das áreas missionárias do oeste africano.

Estou contente pelo facto de o apóstolo maior Wilhelm Leber vir pela primeira vez a este país para servir os muitos servos e filhos de Deus.

Já na visita do apóstolo maior Richard Fehr, no final de 2002, eu senti nos irmãos e irmãs deste país uma grande ansiedade pela palavra de Deus e pela comunhão. Essa ansiedade e também o número de irmãos e de comunidades têm vindo a crescer cada vez mais. Por isso mesmo, todos nós sentimos uma grande alegria na expectativa do grandioso fim-de-semana de 24 e 25 de Outubro que está previsto. Queremos dar, de todo o coração, as boas-vindas ao nosso após-tolo maior e estamos gratos aos muitos irmãos de Hessen e do sul da Alemanha, por tudo quanto aqui fizeram no passado. Que o nosso Pai Celestial coloque sobre tudo a Sua grande bênção.

Recebei as minhas saudações fraternas O vosso

(4)
(5)

A Guiné-Bissau fica situada na costa atlântica da África Ocidental. Este país faz fronteira com o Senegal e a Guiné. Com uma área total de 36 125 quilómetros quadrados, a Guiné-Bissau é dez porcento mais pequena da que a Suíça. Quase oitenta porcento da sua área situa-se no continente. A Guiné-Bissau tem por volta de 1,4 milhões de habitantes. A capital do país é Bissau.

História

Em 1446, os portugueses ocuparam esta região e fundaram a Guiné portuguesa. 150 anos mais tarde, esta região já se tinha tornado num dos mercados de tráfico de escravos lusitano mais importante. O período colonial durou mais de 500 anos. Durou até Amilcar Lopes Cabral fundar, em 1955, o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e, em 1963, começar a guerra da independência

con-tra os ditadores coloniais. Em 1972, os lutadores pela liberdade já tinham uma grande parte do país, inclusive o Arqui-pélago de Cabo Verde, debaixo do seu controlo.

A independência da Guiné-Bissau foi pro-clamada a 24 de Setembro de 1973 e re-conhecida por Portugal em 10 de Setem-bro do ano seguinte. Até hoje, o dia 24 de Setembro continua a ser o feriado nacio-nal do país.

A Guiné-Bissau está dividida em oito re-giões e um sector autónomo, que é a ca-pital, Bissau. As regiões dividem-se ainda

em 37 sectores. As maiores cidades de Guiné-Bissau são: Bissau, com 388 000 habitantes, Bafatá, com 22 500 habitantes e Gabú, com 14 400 habitantes.

(6)

Este país da África Ocidental é considerado um dos países mais pobres do mundo. Com um produto interno bruto de 206 dólares norte-americanos por habitante, a Guiné-Bissau está, entre 181 países do mundo, em quin-to lugar a contar do fim. Depois de a potência colonial Portugal ter deixado o país, a estrutura económica nacio-nal não conseguiu sobreviver, pois estava totalmente adaptada às necessidades dos colonizadores. A pro-dutividade do país é equiparável à de uma economia de auto-abastecimento. Mais de 90 por cento da população trabalha na agricultura.

Na Guiné-Bissau existem cerca de 37 000 cristãos novos-apostólicos. Em toda a população, dez porcento dos habitantes são cristãos. Cerca de metade dos habitantes da Guiné-Bissau são muçulmanos e quarenta porcento estão ligados a religiões da natureza.

Os membros da nossa igreja faziam parte de outras religiões cristãs e também de religiões da natureza.

(7)

1978

O primeiro assistente espiritual novo-apostólico foi o evangelista Willi Fischer que, em 1978, veio para a Guiné-Bissau. Na sua primeira visita, conheceu o actual ancião de distrito Augusto da Costa. Através deste primeiro contacto, foi possível baptizar e selar as primeiras almas pouco tempo depois. Augusto da Costa foi ordenado diácono.

Quatro anos mais tarde, a comunidade de Guiné-Bissau já tinha 36 membros. O diácono Augusto da Costa recebeu o ministério de sacerdote.

1984

Em 1984, o apóstolo de distrito Klaus Saur ficou responsável pelo distrito de Hessen e pelas áreas missionárias pertencentes ao mesmo distrito. No ano seguinte, ele viajou pela região do noroeste africano. Em nove serviços divinos, administrou a dádiva do Espírito Santo a mais de 400 crentes.

Ao lado do apóstolo de distrito Saur trabalhou, mais tarde, no noroeste africano, o apóstolo Herbert Schneider, o qual recebeu o ministério de apóstolo em 1984. Depois de, em 1988, o ancião de distrito Willi Fischer ter sido aposentado, o bispo Karl Teufel e outros assistentes espirituais de Baden passaram a dar apoio ao apóstolo.

1989

Em 1989, a Guiné-Bissau teve o seu primeiro apóstolo residente, Abubacar Mané. Depois do falecimento do apóstolo, em 1992, trabalhou na Guiné-Bissau o apóstolo Fernando Mendes até à sua aposentadoria antecipada a 24 de Novembro de 1997.

Em 1998, Alfredo Angaré ocupou o seu lugar. A 25 de Janeiro, Alfredo Angaré recebeu da mão do apóstolo maior Fehr o ministério de apóstolo.

A Igreja Nova Apostólica

em Guiné-Bissau

(8)

1999

Depois do apóstolo Herbert Schneider ter sido aposentado, por motivos de doença, no ano de 1994, a Guiné-Bissau passou a ser assistida pelo apóstolo Wolfgang Eckhardt. No final de 1999, o apóstolo Wolfgang Eckhardt foi sucedido pelo apóstolo Gert Opdenplatz, que tinha acabado de ser ordenado como apóstolo e que já antes tinha trabalhado nos países do noroeste africano. No início da actividade do apóstolo de distrito Saur, no final de 1984, havia 222 cristãos novos-apostólicos na Guiné-Bissau. Em 1995, a responsabilidade pelo país passou para a igreja regional de Hessen/Renânia-Palatinado/Sarre, debaixo da direcção do apóstolo de distrito Hagen Wend. Nessa data, já mais de 26 500 cristãos tinham adoptado a fé nova-apostólica.

2000

A 4 de Dezembro de 2000, estava planeada uma visita do apóstolo maior Richard Fehr à Guiné-Bissau. Mas o voo foi cancelado por problemas de ordem técnica no avião que fazia a ligação de Mali para o país vizinho. Por esse motivo, o serviço divino em Bissau, no qual estiveram presentes 1500 almas, foi oficiado pelo apóstolo Opdenplatz.

2002

A 4 de Novembro de 2002 o apóstolo maior Fehr acabou por fazer a sua visita. Foi a primeira visita de um apóstolo maior a este país do noroeste africano. Ele serviu os 1200 participantes com o texto bíblico da Epístola Aos Romanos 8:14: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." Participaram neste serviço divino o apóstolo de distrito Horst Ehlebracht e o apóstolo Armin Brink-mann da igreja distrital da Renânia do Nor-te-Vestefália.

(9)
(10)

2008

Quando, em 2008, esta área missionária passou a ser assistida pela Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália, já viviam 35 000 cristãos novos-apostólicos neste país. Eram servidos pelo apóstolo Alfredo Angaré, 30 ministros distritais e por mais cerca de 2100 assis-tentes espirituais.

A 9 de Novembro de 2007, o apóstolo maior Wilhelm Leber ordenou, como segundo apóstolo para a Guiné-Bissau, o ancião de distrito

Agostinho Indami. Os dois apóstolos são assistidos pelo bispo Sanha N'Dami. Em Janeiro de 2008, pouco depois da Guiné-Bissau ter passado a ser assistida pela igreja regional da Renânia do Norte-Vestefália, o apóstolo Manuel Luiz (Portu-gal) viajou para este país e visitou os distri-tos e as comunidades, para poder fazer o ponto da situação.

Em Fevereiro, o apóstolo de distrito Armin Brinkmann pretendia visitar o país, mas teve de adiar a viagem devido ao falecimento do apóstolo Reinhold Skielka. Em Junho,

en-controu-se em Bissau com o apóstolo Manuel Luiz, que já tinha preparado os serviços divinos e as ordenações. Entre outros preparativos, tam-bém teve de ser preparada a visita planeada do apóstolo maior Wilhelm Leber em Outubro de 2009.

Num dos serviços divinos, o apóstolo de distrito ordenou 8 anciães de distrito, 14 evangelistas de distrito, 24 pastores, e 66 evangelistas. Partici-param neste serviço divino mais de 1000 cristãos novos-apostólicos.

Hoje, os 37 000 cristãos novos-apostólicos reú-nem-se em 605 comunidades e são assistidos por 2300 assistentes espirituais. Entre eles, 24 anciães de distrito e 47 evangelistas de distrito.

(11)

Ficha técnica

Editor: Neuapostolische Kirche Nordrhein-Westfalen K. d. ö. R. Kullrichstraße 1, 41141 Dortmund

Responsável no sentido da lei de imprensa: Armin Brinkmann, Hermann Bethke, Frank Schuldt

Fotos: Igreja Nova Apostólica da Renânia do Norte-Vestefália Concepção e impressão: Gebr. Gillessen GmbH, Dortmund

(12)

Igreja Nova Apostólica

Renânia do Norte-Vestefália

Referências

Documentos relacionados

63, para obtermos o efeito da tensão de offset no erro DC basta aplicar essa tensão no terminal (+) e ver o seu efeito na saída, ou aplicar o ganho do amplificador não inversor..

Assim, pode-se definir um Ecossistema Circular (ESC) como uma rede de organizações que colaboram e formam parcerias para criar um ambiente propício à transformação, permitindo

Comissão aprova direito a duas pausas diárias para trabalhadora alimentar filho A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta

O candidato que necessitar de condições especiais para realização das provas deverá encaminhar, por meio de correspondência com AR (Aviso de Recebimento) ou Sedex, até o

Assim objetivou-se avaliar a possível interferência de altas temperaturas e umidade sobre os índices reprodutivos obtidos num programa de transferência de embriões, em clima

Durante estes episódi os, os acidentes tectónicos de Verin-Penacova e de Bragança-Vilariça-Manteigas devem ter funcionado como limites de três blocos principais; um bloco a ocidente

Considerando uma avaliação de qualidade de forma quantitativa e classificatória, na variável de dados relevantes da realidade, utilizados para medidas serem

As amostras foram coletadas nos municípios de: Ariquemes, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Cabixi, Cacoal, Castanheiras, Chupinguaia,