• Nenhum resultado encontrado

Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

A Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN), Mantenedora das Faculdades Integradas de Dourados, tem projeto de criação da Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN) aprovado pelo Parecer No. 102/92, com Decreto publicado no Diário Oficial da União em 31/07/92. Este projeto prevê, para 1993, a implantação dos cursos de Ciências Contábeis e Educação Fisica. A instituição apresentou a este Conselho os projetos dos cursos e a Comissão de Acompanhamento, nomeada pela Portaria CFE No. 33/90 e constituída pelos Professores Earle D. Macarthy Moreira, Genuíno Bordignon e Vicente Borelli, analisou os referidos projetos e as condições institucionais de funcionamento em reunião realizada em Dourados, com a presença do relator, em 17 e 18 de setembro de 1992. 0 presente parecer trata da análise das condições para a autorização do curso de Ciências Contábeis.

I - RELATÓRIO

RELATOR: SR. CONS. YUGO OKIDA ASSUNTO

Autorização, de acordo com o art. 5o. da Res. CFE 03/83, para implantação do curso de Ciências Contábeis, nas Faculdades Integradas de Dourados

UF

INTERESSADO/MANTENEDORA

(2)

O curso de Ciências Contábeis será ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis, que compõe as Faculdades Integradas de Dourados, com administração e regime acadêmico disciplinado por Regimento Unificado, aprovado pelo Parecer CFE N. 658/91

As Faculdades Integradas de Dourados contam, atualmente, com 07 cursos reconhecidos (Administração, Direito, Educação Artística, Administração Rural, Pedagogia, Letras e Matemática) e 02 autorizados (Ciências; Hab. Biologia e Arquitetura)

A Comissão analisa que a infra-estrutura física das Faculdades Integradas de Dourados comporta os novos alunos previstos com a autorização do curso. 0 Campus das Faculdades Integradas de dourados se situa numa área de 24.000 m2 com 7.500 m2 de área construída, constituída dos seguintes espaços:

"- Salas de aula: 35

- Área de administração: 03 salas de professores 02 secretarias

07 diretorias 02 auditórios

01 sala de contabilidade 01 sala para a tesouraria - Laboratórios e salas ambiente: 04

- Biblioteca: 44.8,50 m2 (acervo 241,50 e leitura 207) - Área para esportes: 02 quadras poli-esportivas

01 campo de futebol suiço

- Área comunitária: pátio interno, cantina, estacionamentos

Os prédios foram construídos especificamente para abrigar os cursos superiores, com amplos espaços internos e externos, ótimo acabamento e conservação, bem iluminados e arejados, estando assim, adequados aos fins a que se destinam.

(3)

3 Está em fase final de construção mais uma ala com 06 salas de aula, sendo 04 destinadas para o curso de Ciências Contábeis".

Quanto aos equipamentos, destaca-se a sala ambiente de áudio-visual e o laboratório de informática, com os seguintes Itens: - 20 microcomputadores (10 PC-XT e 10 PC-AT), - 05 impressoras - 04 retroprojetores - 02 projetores de slides - 02 TVs - 01 Vídeo - 02 episcópios - 20 microscópios

A Biblioteca encontra-se instalada em área de 448,50 m2. 0 acervo à disposição dos alunos totaliza 14.215 titulos com 22.636 volumes e 92 periódicos correntes. A instituição mantém política de aquisições mensais, segundo a indicação de títulos pelos professores. Está em fase de implantação processo de informatização da Biblioteca".

Quanto à organização e funcionamento da instituição, a Comissão informa que o clima institucional é excelente, com relacionamento harmonioso entre mantenedores, direção, professores e alunos, com funcionamento regular dos órgãos colegiados, com participação dos alunos segundo as normas regimentais e com os registros acadêmicos * bem organizados e inteiramente informatizados.

(4)

Os dados gerais do curso são os seguintes:

- Curso: ... Ciências Contábeis

- Vagas anuais:... 80 (em um único ingresso anual) - Regime de matricula:.... Seriado anual

- Duração: ... Mínimo de 5 anos - Carga Horária:... 3.456 horas/aula - Turno de Funcionamento:. Noturno

0 curso de Ciências Contábeis proposto pelas Faculdades Integradas -de Dourados busca formar um profissional para atuar como contabilista, bem como em perícias e auditorias, em empresas, no comércio e órgãos públicos, abrangendo as áreas, econômica, administrativa, jurídica, tributária e Politica.

A concepção do curso e o curriculo pleno proposto se inspira no Parecer CFE No. 267/92 e obedece à Res/CFE No. 03/92 de 05-10-92. A carga horária, dividida em 05 períodos letivos anuais é 3.456 horas/aula. 0 projeto do curso assinala a importância do uso da informática no exercício profissional atribui carga horária significativa a disciplinas das ciências da computação. As ementas das disciplinas constantes do projeto indicam o perfil do curso proposto. 0 anexo I traz o curriculo pleno proposto.

0 curso de Ciências Contábeis não demanda a criação de novos Departamentos, distribuindo as disciplinas entre os Departamentos já existentes nas Faculdades Integradas de Dourados, com maior concentração no Departamento de Economia e Contabilidade.

0 corpo docente indicado é constituido-por 20 professores, dos quais 13 possuem Parecer de aprovação do CFE e 10 atuam no curso de administração. Todos possuem ou estão cursando pós-graduacão "lato sensu" e 4 tem mestrado completo. Os professores indicados para disciplinas de caráter profissionalizante possuem experiência e formação profissional na área específica.

(5)

5 A instituição tem como política de recursos humanos, para os docentes, a exigência de qualificação em nível de pós-graduacão; oferecendo, internamente, diversos cursos de especialização. 0 anexo II traz a nominata dos professores aceitos, com as disciplinas paras as quais são indicados e resumo do Curriculum . vitae.

Quanto aos recursos financeiros, materiais e equipamentos, dada a estreita afinidade do curso de Ciências Contábeis com outros ministrados pelas Faculdades Integradas de Dourados, já reconhecidos, há um aproveitamento de recursos materiais e humanos, com utilização dos equipamentos comuns, com destaque para o .Laboratório de Informática, dada a ênfase atribuída no projeto à utilização do computador no exercicio profissional do contabilistas.

Quanto à bibliografia, além do acervo comum da biblioteca, do acervo do curso de Administração e dos títulos básicos relacionados em cada disciplina do curriculo pleno, a instituição mantém uma política de aquisições mensais, segundo a indicação de títulos pelos professores.

Quanto à mantenedora, Sociedade Civil de Educação da Grande Dourados (SOCIGRAN), a Conmissão observa que permanecem sem alterações dignas de registro os dados relativos à situação .jurídica, fiscal e para-fiscal, econômico-financeira, tradição na manutenção do ensino superior e idoneidade dos dirigentes analisados no processo de acompanhamento da elaboração do Projeto da UNIGRAN e no Parecer CFE N. 102/92 que aprovou o referido projeto.

0 relatório da Comissão, com base nos dois anos de acompanhamento da instituição e na análise das condições de oferta do curso, opina favoravelmente à sua autorização, apresentando as seguintes conclusões:

(6)

6 O Projeto do curso de Ciências Contábeis está- elaborado de acordo com as potencialidades da instituição e as demandas da região;

- As condições de infra-estrutura física são muito boas e em condições . de abrigar satisfatoriamente o funcionamento do •curso;

A instituição está executando o-piano de expansão física conforme, programado, havendo previsão de disponibilidade de novas salas de aula, antes mesmo da matrícula de novas turmas, face à oferta do curso.

- A situação econômico-financeira da mantenedora é estável, garantindo o funcionamento regular dos cursos"1

II - Voto do Relator

Tendo em vista o exposto e considerando o que consta do Relatório da Comissão, o Relator vota favoravelmente à autorização do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis das Faculdades Integradas de Dourados, com 80 (oitenta) • vagas anuais e funcionamento no período noturno.

(7)

CURRICULO PLENO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- CH. TOTAL - 3456 horas/aula DURAÇÃO : 5 anos - TURNO : noturno - nº DE VAGAS: 080

Série Disciplinas CH.

1ª Língua Portuguesa 144

Matemática I 144

Noções de Direito 144

Noções de Ciências Sociais 072

Contabilidade I (Geral) 072

Economia 072

Noções de Psicologia 072

TOTAL 720

Educação Física (Práticas Desportivas) 072* 2ª Administração ( Geral ) 144

Matemática II 144

Contabilidade II (Teoria) 144

Estatística 144

Metodologia das Ciências 072

Teoria Econômica 072

TOTAL 720

3ª Direito Aplicado (Legislação Societária) 072 Contabilidade Pública e Bancária 144 Contabilidade e Análise de Custos 144 ética Geral e Profissional 072 Contabilidade Apliçada(Cont.Indust.eRural) 144

Introdução à Computação 144

TOTAL 720

4ª Auditoria 144

Computação 144

Análise das Demonstrações Contábeis 144 Direito Aplicado ( Legislação Trabalhista) 144 Direito Aplicado ( Legislação Comercial) 072

TOTAL

6 48

5ª Direito Aplicado (Legislação Tributária) 144

Perícia Contábil 144

Administração Financeira e Orçamento Empresarial 144

Estudo de Casos 216

TOTAL

6 48

Estado de Problemas Brasileiros 036* * Não computadas na carga horária total do curso.

(8)

Anexo II

RESUMO DO CURRICULO DO CORPO DOCENTE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

01.MANOEL PEREIRA DA SILVA

Disciplina J Noções de Ciências Sociais

Qualificação : Licenciado em Estudos Sociais-Licenciatura do 1º grau pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) - 1984. Licenciado em GEOGRAFIA pelo Centro de Ensino

Unificado de Brasília ( CEUB )- 1986. Curso de Pós-Graduação - Lato-Sensu- em Metodologia do Ensino Superior ( 360

horas), ministrado pela UBC nas Faculdades Integradas de Dourados-1989. Exerceu a função de Monitor do Departamento de Ciências Sociais da FAFI/CEUB- de Julho/83 a

dezembro/84; Fez parte da Comissão Organizadora da V Semana de Geografia- Estudos

Regionais/FAFI/CEUB/Brasília-1984; Viagem de Estudo e Pesguisa geográfica e Exportação de Minérios-Espirito Santo/ES-1984; Vila Boa de Goiás/GO 1984;

Paranaguá/PR-1985; Cristalina/GO-Paranaguá/PR-1985;Ilhéus, Itabuna e Uruçuca/BA-Paranaguá/PR-1985; Três Marias/ MG-1985; Águas Emendadas/GO-1986. Professor contratado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sui. Possui Parecer do CFE nS449/91.Professor desta

Instituição desde 1990.

02. ANANIAS DE SOUZA TURQUE Disciplinas:Contabilidade I

Contabilidade e Análises de Custos Adm. Financeira e Orçamento Empresarial

Qualificação: Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná-1979. Pós-graduado em Informações Gerenciais -Fundação Universidade Estadual de Maringá/PR.Pós-Graduação "Lato Sensu"-360 horas-Especialização em CONTABILIDADE pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -1991.Possui diversos cursos na área. Ô professor de Contabilidade em curso superior desde 1987.

03.NOEMI MENDES SIQUEIRA FERIG0L0

Disciplina : Metodologia das Ciências

Qualificação : Bacharel em Comunicação Social e Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria -RS - 1979. Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Administração - Planejamento e Gerenciamento ( 360 horas ) - ministrado pela Faculdade de Administração de Dourados - 1987. Possui vários cursos de extensão

(9)

universitária. Ministra esta disciplina na Instituição desde? 1987. Possui Parecer do CFE nº 684/88.

04.JAMES YAMANAKA

Disciplina: Introdução à Computação Computação

Qualificação : Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia da Fundação Educacional de Bauru-1984. Pós- Graduacão "Lato Sensu" em Metodológia do Ensino Superior (360 horas) pela UBC ministrado nas Faculdades Integradas de Dourados/1989.Cursos de extensão : Tecnologia da F E B /1982; Linguagem COBOL-FEB~Bauru/SP/ 1982;

Coordenador do Laboratório de Informática das Faculdades Integradas de Dourados e professor desde o ano de 1989. Possui Pareceres do CFE nº 449/91 e 717/91.

05.JOSB FELICE

Disciplina: Matemática I e II

Qualificação:Licenciado em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- em 1977 e Habilitado em MATEMÁTICA pela Faculdade de Ciência,Letras e Educação de Presidente Prudente- em 1979. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Universidade Federal de Londrina (405 horas), realizado em Dourados, no periodo de janeiro de 1980 a julho de 1981. Pós- Graduação em MATEMÁTICA APLICADA pelas Faculdades Integradas de Marília (360 horas)- em 1984. Participou de vários cursos na área de sua habilitação. Possui Parecer do CFE nº 684/88.

06.ROBERTO PADIM SILVEIRA

Disciplina: Noções de Psicologia

Qualificação: Formado em Psicologia peias Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso-FUCMT- Campo Grande/MS-1980.Pós-Graduação- Curso de Especialização em PSICOLOGIA EDUCACIONAL (360 horas) pela Associação de Ensino de Marília-1984.Cursos de extensão universitária: Psicologia evolutiva, analítica e relacionadas com a patologia-FUCMT/1978;Terapia Familiar-FUCMT/1979; III Jornada de Psicologia de

Brasília-CEUB/1976; I Semana Sul- Mato-grossense de Psicologia/1978;II Semana Sul Mato-Grossense de Psicologia/1979;42 Congresso Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo/Rio de Janeiro/1979; I Jornada Mato-grossense de

Psicologia/Corumbá/1977.Professor das Faculdades Integradas de Dourados desde 1986.Parecer CFE 439/88.

(10)

07.CÉLIA MARIA STAUT MELO

Disciplina:Katudo da Problemas Brasileiros Teoria Econômica

Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas pela

Universidade Federal de Juiz de Fora/MG-1982. Especialização a nivel de Pós-Graduação em Habilitração para o Magistério de

Grau ( 360 horas ), pelas Faculdades Integradas de

Marília/SP-1984. Especialização em Estudos Brasileiros ( 360 horas), pela Universidade Mackenzie/SP-1986. MESTRADO em ECONOMIA pela UFMG/Belo Horizonte/MG Professora das

Faculdades Integradas de Dourados. Possui Pareceres do CFE nºa 439 e 1169/88.

08.0DIVAL FACCENDA

Disciplina: Estatística

Qualificação : Licenciado em Matemática pela Faculdade Portoalegrense de Educação, Ciências e Letras -Porto Alegre/RS-1979. MESTRADO em Estatística pela UNICAMP -1982. Professor do Centro de Ensino Superior de Erexim/RS de 1982 a 1986. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Centro Universitário de Dourados desde 1987. Lecionou a disciplina de Estatística Aplicada(experimental) no Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Biologia, no Centro de Ensino Superior de Erexim/RS. Lecionou a disciplina de Estatística Aplicada à Pesquisa no Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gerenciamento e Planejamento- Dourados/MS. Coordenou o PICD do Centro de Ensino Superior de Erexim/RS, no período de 1984 a 1987.Publicou,na Revista Perspectiva, no período de 1983 a 1987, o índice de Preços ao Consumidor na cidade de Erexim/RS. Co-autor da obra "DGE-38: Caracterização Sócio-Econômica "- Erexim/RS-1984. Publicou, na Revista Perspectiva, nºs 41 e 42," Uma Alternativa para o Ensino da Matemática ".Foi professor das Faculdades Integradas de Dourados no curso de Administração.

09.LEONARDO LÚCIO AMORIM MUSSURY Disciplina : Economia

Qualificação: Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade GLIESP- Gay Luasac Instituto de Ensino Superior -Niterói/RJ-1984. MESTRADO em ECONOMIA RURAL pela Universidade Federal de Viçosa/MG-1986. Trabalhos acadêmicos realizados:" Proposta de Apoio à Produção de Produtos Agrícolas do Município de Juiz de Fora " e " Mudança Tecnológica e Eficiência Técnica em Pequenas Unidades de Produção no Município de Formiga/MG"; atuou neste trabalho como

(11)

colaborador.Professor de Economia Politica do curso de Direito e de Administração Financeira e Orçamento e Finanças de Empresa do curso de Administração das Faculdades Integradas de Dourados desde 1990. Possui Parecer do CFE nº 449/91.

10.JOSÉ MARQUES LUÍZ

Disciplinas: Direito Aplicado (Legislação Tributária) Direito Aplicado (Legislação Comercial)

Qualificação : Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Campo Grande/MS-1972, da Federação Universitária Católica de Mato Grosso-FUCMAT. Pós-Graduado em "Metodologia do Ensino Superior " pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Possui diversos cursos na área. Foi Presidente,por duas gestões, da 4ª Subseção da OAB em Dourados/MS. É professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Centro Universitário de Dourados, desde 1979. Pareceres do CFE nº 1172/77 e 1113/77.

ll.JOVINO BALARDI

Disciplina : Direito Aplicado( Legislação Trabalhista)

Qualificação : Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Presidente Prudente, mantida pela Instituição Toledo de Ensino, Presidente Prudente/SP-1976.Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Advogado do Sindicato dos Bancários desde 1984. Professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho das Faculdades Integradas de Dourados desde 1987. Possui Parecer do CFE nº 993/89.

12.ADELINO MENEGUZZO

Disciplinas: Ética Geral e Profissional

Contabilidade Pública e Bancária Estudo de Casos

Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso -FUCMT/1986.Pós -Graduação a nível de Especialização em CONTABILIDADE a concluir em janeiro de 1993 na Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais/PUC/MG .Possui diversos cursos de aperfeiçoamento como: Curso de Departamento Pessoal/IOB. Curso de Auditoria-120 horas. Curso de Chefia de Administração, Chefia e Relações Humanas e outros.

(12)

13.KOKI ONO

Disciplinas: Contabilidade Aplicada(Cont.Induat.e Rural) Contabilidade II Perícia Contábil

Qualificação : Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espirito Santo-Vitoria/ES-1978.Pós-Graduação em CONTABILIDADE-C E S C O N -(405 horas )pela Universidade Federal da Paraíba-João Pessoa/PB- 1985.Possui vários cursos de aperefiçoamento/atualização na área de atuação. Foi professor das Faculdades Integradas de Dourados no período de 1988 a 1989 . 6 professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Centro Universitário de Dourados desde 1987. Possui Parecer do CFE nº 562/88.

14.PEDRO ROCHA FIÚZA

Disciplina: Administração ( Teoria Geral )

Qualificação : Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais/Belo Horizonte/MG- 1978. Pós-Graduação em Administração Pública (360 horas)-EBAP/Fundação Getúlio Vargas/RJ-1982. Administrador da Telecomunicações de Mato Grosso do Sul S/A, desde 1984.Administrador da Construto 1 Telecomunicações e Eletricidade Ltda, Assessor 0&M em Belo Horizonte/MG de 1982 a 1984.Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área de atuação. É professor do curso de Administração das Faculdades Integradas de Dourados.

15.MARI NOELI KIEL IAPECHINO

Disciplina } Língua Portuguesa

Qualificação :Licenciada em Letras- Português e Inglês pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1982. Pós- Graduação (Lato Sensu ) em Língua Portuguesa -nível de Especialização ( 450 horas ) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-1986.Exerceu as funções de Monitora da disciplina de INTRODUÇÃO A LINGUA PORTUGUESA I em 1980 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui cursos de extensão na área de atuação. Professora de Língua Portuguesa na Instituição desde 1988.Possui Parecer do CFE nº 684/88.

(13)

16.CICERO GOMES COIMBRA Disciplinas: Auditoria

Analise das Demonstrações Contábeis

Qualificação: Bacharel em Ciências Contábeis peias Faculdades Integradas de Marília- Marilia/SP/1979. Pós -graduacão a nível de Especialização em Auditoria , Análise e Interpretação de Balanços-360 horas- pelas Faculdades Integradas de Marília-ano de conclusão/1984.Possui vários cursos na área e experiência no Ensino Superior. Parecer do CFE nº 017/82.

17.RICARDO SAAB PALIERAQUI

Disciplinas: Noções de Direito

Direito Aplicado(Legislação Societária)

Qualificação: Bacharel em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Unidas Católicas -FUCMAT- Campo Grande /MS-1982. Pós-Graduação a nível de MESTRADO em Direito pela PUC /São Paulo.Foi Professor Auxiliar de Ensino da PUC/São Paulo no período de 1982 a 1983.Possui diversos cursos na área de atuação. Exerce a profissão de advogado nesta cidade. É professor de Direito Civil no curso de Direito das Faculdades Integradas de Dourados desde 1984. Possui Parecer do CFE nº 993/89.

18.UBALD0 GOMES

Disciplina: Educação Física

Qualificação : Licenciado em Educação Fisica peias Faculdades Integradas de Marília/SP em 1983.Pós - Graduação em Metodologia do Ensino Superior (360 horas ) pela Universidade Braz Cubas /Faculdades Integradas de Dourados -1988.Foi professor de Educação Física nas Faculdades Integradas de Dourados de 1985 à 1991. Possui vários cursos na área de atuação. Possui parecer do CFE nº 449/91.

(14)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE

FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA DO DIA 11/11/1992, REALIZADA ÀS 15:30 HORAS-

REUNIÃO ORDINÁRIA DE --- ,1992 NOME DO CONSELHEIRO

1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO 2. ERNANI BAYER

3. DIB DOMINGOS JATENE 4. CASSIO MESQUITA BARROS 5. CICERO ADOLPHO DA SILVA 6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR 7.EDSON MACHADO DE SOUSA

8. FÁBIO PRADO

9. GENARO DE OLIVEIRA 10. IB GATTO FALCÃO 11. JORGE NAGLE

12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE

13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO 14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE) 15. LAURO FRANCO LEITÃO

16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA 17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO 18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL 19.PAULO ALCANTARA GOMES

20.PAULINO TRAMONTIN 21.SILVINO LOPES NETO 22.SYDNEI LIMA SANTOS

23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA 24. YUGO OKIDA

Referências

Documentos relacionados

Raramente são realizados relatórios de erros para a equipe medica e farmácia, pois a equipe de enfermagem está envolvida no sistema de medicação e muitas vezes

Embora a mudança no volume total da parede torácica ao final do exercício em carga equivalente de trabalho não tenha sido diferente após a RP nos grupos com e sem melhora (Figuras

O objetivo geral deste trabalho é identificar a concepção dos gestores com relação a burocracia presente nas práticas administrativas e pedagógicas da Instituição de

O objetivo deste relato é demonstrar a importância do adequado manejo anestésico perioperatório, em paciente submetido à ressecção cirúrgica de feocromocitoma.. Palavras

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

A n integrated scale analysis for Mato Grosso was carried out considering the possible combinations of land use in the state for the Amazon and Cerra- do biomes (analysis of

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP