• Nenhum resultado encontrado

Simone Saccoman. ABEOC. Creusa Soares. FENAGTUR. João Moreira. FBCVB. Marcos Pompeu. Secretaria Executiva. 2. Presidente Bismarck Maia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simone Saccoman. ABEOC. Creusa Soares. FENAGTUR. João Moreira. FBCVB. Marcos Pompeu. Secretaria Executiva. 2. Presidente Bismarck Maia."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

38ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo.

26 de outubro de 2007 – 10h00 as 13h30 horas – Pavilhão V – Sala 205 – Rio Centro – Rio de Janeiro.

(Inserida na Programação ABAV – Feira das Américas 2007). Ata Síntese:

Esta ata registra os fatos relevantes da 38ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, ocorrida no dia 26 de outubro de 2007, entre 10h30 e 13h10 horas, no Pavilhão V, sala 205 – Rio Centro – Rio de Janeiro.

1. Presenças:

• Cassiano Marques. Acre.

• Virginio Loureiro e Danielle Novis. Alagoas. • Deuseni Oliveira. Amapá.

• Oreni Braga. Amazonas.

• Domingos Leonelli e Emilia Silva. Bahia. • Bismarck Maia. Ceará.

• Barbosa Neto. Goiás.

• João Martins Neto. Maranhão. • Vanice Marques. Mato Grosso. • Nilde Brun. Mato Grosso do Sul. • Robson Napier. Minas Gerais. • Ann Pontes. Pará.

• Clea Cordeiro e Arnaldo Junior. Paraíba. • Celso Caron e Herculano Lisboa. Paraná. • Carlos Pereira. Pernambuco.

• Paes Landin. Piauí.

• Eduardo Paes. Rio de Janeiro. • Armando José. Rio Grande do Norte. • Luiz Lara. Rio Grande do Sul.

• Manoel Serra. Rondônia. • Fernanda Maciel. Roraima.

• Gilmar Knaesel e Valdir Walendowsky. Santa Catarina. • Claury Silva. São Paulo.

• Jorge Nascimento. Sergipe.

• Igor Avelino e Graziela Cortez. Tocantins. • Luiz Barretto. MTUR.

• Airton Pereira. MTUR. • Geraldo Bentes. Embratur.

• Lidice da Mata. Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. • José Mario Caprioli. SNEA/ABETAR.

(2)

• Simone Saccoman. ABEOC. • Creusa Soares. FENAGTUR. • João Moreira. FBCVB.

• Marcos Pompeu. Secretaria Executiva.

2. Presidente Bismarck Maia. Iniciou a reunião às 10h30 horas cumprimentando a todos e informando ser aquela a 50ª reunião do FÓRUM, 38 ordinárias e 12 extraordinárias, (APLAUSOS). Da satisfação de realiza-la inserida na programação da ABAV – Feira das Américas 2007. Passou a palavra ao Secretário João Martins Neto (MA), Presidente da ABAV Nacional para fazer a entrega de uma homenagem ao Estado do Amazonas, Patrono do evento.

3. Secretário João Martins Neto (MA). Solicitou a Dirigente Oreni Braga (AM) que entregasse ao Governador Eduardo Braga (AM) uma Placa Comemorativa e de agradecimento da ABAV a Estado do Amazonas, com primeiro Estado Patrono da ABAV. A Diretora Isa Garbin (ABAV) leu a placa. (APLAUSOS). Informou que no próximo ano, o Estado de Santa Catarina seria o patrono da ABAV 2008.

4. Dirigente Oreni Braga (AM). Agradeceu a ABAV Nacional pela homenagem, ao Ministério do Turismo pelo apoio concedido e homenageou o FÓRUM pela realização de sua 50ª reunião e por seu espírito de grupo.

5. Presidente Bismarck Maia. Agradeceu ao MTUR pela parceria com o FÓRUM que tornou possível a participação dos 27 Estados (Distrito Federal) na ABAV 2007 em condições favoráveis e eficientes. Destacou o FÓRUM com o principal elo entre os Estados e o Governo Federal e as entidades do trade nacional. Solicitou aos presentes que colocassem o “botom” do FÓRUM, comemorativo a sua 50ª reunião. Passou ao primeiro assunto da pauta, informando que o Ministério da Defesa, convidado para expor sobre o “Estudo da Malha Aérea” e sobre a “Nova Política da Aviação Civil” não tinha enviado representante, e, portanto passava a palavra para o Presidente dos Conselhos da ABETAR e do SNEA, Jose Mario Caprioli, para a sua apresentação com um foco maior sobre a Aviação Regional.

6. Jose Mario Caprioli (ABETAR e SNEA). Agradeceu o convite do FÓRUM, a principio para debater sobre os temas que seriam apresentados pelo Ministério da Defesa. De qualquer Forma faria algumas colocações e questionamentos sobre o tema, a seguir: na falta de um política nacional para a aviação regional o que se observa são iniciativas estaduais, como, por exemplo, a redução do Icms do combustível dos aviões, adotada pelo Estado de Minas Gerais. A aviação do Brasil ainda está engatinhando se comparada aos paises mais desenvolvidos. Nos últimos 4 anos tem crescido 15% ao ano, mais do que a China. Isso requer investimentos em infra – estruturas aeroportuárias. Comentou que ao contrário da Europa, que conta com boas rodovias e um eficaz transporte ferroviário, o Brasil possui estruturas muito precárias nesses modais, o que torna o transporte aéreo o principal modal, principalmente para o trafego de negócios. As ultimas estatísticas dão conta de 40 milhões de passageiros em aviões, 150 milhões em ônibus interestaduais e 450 milhões em ônibus intermunicipais. O nosso trafego percapita para o aéreo (0,20) ainda é um dos menores do mundo. Nos EUA o volume do trafego aéreo é de 3 vezes a população do País. Na Argentina, Chile e México o trafego percapita é o dobro do Brasil. A Aviação Regional responde somente por 2% do ”share” de mercado. Em paises da Europa e nos EUA essa participação chega a 25%. Comparou as paradas freqüentes dos aeroportos Santos Dumont e Congonhas devido às chuvas, com alguns aeroportos como o de Colorado que opera normalmente com neve a 2.800 mts de altitude. O de Salt Lake City opera 3 pistas simultaneamente, e em Guarulhos não temos ainda a terceira pista. Da necessidade de se investir em tecnologia e

(3)

infra-estruturas. Falta uma política de desenvolvimento para a Aviação Regional no Brasil. Na década de 60, 350 municípios eram atendidos pela Aviação Regional, hoje somente 130. A ponte aérea Rio x SP custava U$ 300 dólares, hoje custa U$ 100 dólares. Preços mais baixos, crédito parcelado em até 12 vezes. Com o dólar baixo os destinos internacionais estão competindo com os destinos internos para os brasileiros. Defendeu que o poder concedente desse as mãos aos concessionários, tendo em vista que tem os mesmos interesses. Precisamos de políticas inteligentes para o setor.

7. Presidente Bismarck Maia. Solicitou que o Secretário Virginio Loureiro (AL) pudesse, pelo FÓRUM, como especialista no assunto, orientar a presente discussão, bem como coordenar o aprofundamento do tema em reuniões subseqüentes.

8. Secretário Virginio Loureiro (AL). Considerou: 63% do trafego internacional para o Brasil chega pelo aéreo. Da concentração excessiva do trafego nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, devido ao fluxo das viagens corporativas nas quais são cobradas as tarifas mais caras. Lembrou as crises anteriores que resultaram na quebra da Vasp, Trans Brasil, Rio Sul, Nordeste e Varig. Dos importantes impactos com as restrições de vôos em Congonhas. Como exemplo Salvador que perdeu 27 vôos diários. Alagoas perdeu um dos 5 vôos da TAM, o que corresponde a 20%. Destacou o fato do mercado domestico não se comunicar, os portões não se falam, comprometendo inclusive uma melhor distribuição do trafego internacional. Falta de apoio a Aviação Regional. TAM e GOL operam hoje 93% do mercado com aeronaves com media de 180 assentos, o que não se enquadra com a demanda domestica. Temos demandas para 40 – 50 assentos que deveriam ser atendidas pela Aviação Regional. São 16 Empresas de Transporte Aéreo Regional que formam a ABETAR (Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional) que respondem somente por 2% do mercado. Comentou que a pratica que se tem observado, lamentavelmente, é de que a quando a empresa de aviação regional opera com sucesso um destino, a grande empresa vem e coloca seus aviões em condições que inviabilizam a operação das empresas regionais.

9. Dirigente Oreni Braga (AM). Reiterou com exemplos ocorridos no Amazonas, quando a grande empresa entra e afasta as pequenas.

10. Secretário João Martins Neto (MA). Informou que segundo declarações do Presidente da GOL, a cada minuto pousa ou decola um avião da empresa, que adquiriu 101 novos boeings para ser entregues nos próximos 3 anos.

11. Secretário Gilmar Knaesel (SC). Sobre as restrições impostas aos vôos charters. Sugeriu que o FÓRUM procurasse intervir junto ao Ministério da Defesa e a ANAC para rever essa posição. 12. Secretário Domingos Leonelli (BA). Comentou que as medidas restritivas as operações de

Congonhas, definidas em relação a horários ou a destinos com raio de distancia superior a 1.000 km, não se atinham à equação binária da segurança: Peso e Pista. Sugeriu que o FÓRUM fizesse uma manifestação ao Presidente da Republica ao tempo em que solicitasse uma reunião com o Ministro da Defesa para discutir a situação, tendo em vista as graves repercussões dessas medidas na atividade turística do País, considerando a alta estação que se aproxima. Como exemplo, informou que o Pólo de Informática de Ilhéus está ameaçando sair para outro lugar tendo em vista as recentes restrições de vôos.

13. Presidente Bismarck Maia. Propôs que os Secretários e Domingos Leonelli (BA) e Virginio Loureiro (AL) redigissem uma minuta da carta – documento para ser apreciada até o final da reunião. A Dirigente Oreni Braga (AM) também participou da elaboração do documento.

(4)

14. Secretário Luiz Lara (RS). Considerou que mais que o manifesto, a solicitação da reunião com Presidente da Republica, e com os Ministros da Defesa e do Turismo, seriam uma estratégia mais adequada.

15. Dirigente Ann Pontes (PA). Defendeu que o documento fosse positivo e pontual, especificando os problemas de cada Estado.

16. Secretário Celso Caron (PR). Acompanhou a recomendação da Dirigente Ann Pontes (PA).

17. Dirigente Igor Avelino (TO). Sugeriu que o FORUM formalizasse o registro da ausência do representante do Ministério da Defesa à reunião.

18. Secretário Executivo Luiz Barretto (MTUR). Informou que foi constituído um Grupo de Trabalho entre os Ministérios da Defesa e do Turismo para tratar de questões pertinentes a aviação civil, e que o MTUR apóia o FORUM para juntar-se a esse esforço concentrado. Informou que a Comissão de Orçamento APROVOU a Suplementação Orçamentária para a Embratur, no valor de R$ 60 milhões. Passará na próxima semana por uma aprovação conjunta das Lideranças no Congresso (Câmara e Senado). Previsão de recursos liberados nos próximos 15 dias, quando será possível aos Estados darem entrada com os seus Planos de Trabalho referentes à Verba Descentralizada para Promoção Internacional. A exemplo do que ocorreu com a “Descentralizada para Promoção Nacional” será montado um plantão para atendimento prioritário aos projetos e orientação aos Estados, tendo sido indicada pela Embratur a Sra. Cibele Hoisel, Assessora da Presidência, e pelo FORUM, o Secretário Executivo Marcos Pompeu. Solicitou um esforço final dos Secretários e Dirigentes junto aos seus parlamentares para o encaminhamento das Emendas de Bancada e Individuais para o Orçamento 2008. Informou já terem sido realizadas reuniões da Ministra Marta Suplicy e Equipe com 22 Bancadas Estaduais, e que as demais ocorrerão na próxima semana.

19. Presidente Bismarck Maia. Reforçou a solicitação do Secretário Luiz Barretto (MTUR) aos Secretários e Dirigentes quanto ao esforço final junto aos parlamentares para as emendas ao Orçamento 2008.

20. Secretário Airton Pereira (MTUR). Destacou a parceria MTUR - FORUM para a aplicação das Verbas Descentralizadas para Promoção Nacional, que viabilizou em tempo recorde, a participação das 27 Unidades Federativas na ABAV – Feira das Américas 2007. Parabenizou o “trabalho de bastidor” feito pela Regina Cavalcante (Chefe do seu Gabinete na SNPTUR) e pelo Marcos Pompeu (FORUM). Quanto aos Planos de Trabalho da “Descentralizada” para Promoção Nacional, informou que dos 14 Projetos encaminhados, 12 já estavam empenhados. Solicitou aos 13 Estados que ainda não encaminharam os seus planos que o façam, com urgência, pois o limite para empenho é 15 de dezembro. Sobre a questão aérea, informou do convenio firmado entre MTUR e ABETAR para o estudo sobre a aviação regional, seus gargalos e apontamento de soluções. Solicitou ao FORUM a indicação de um de seus membros para ficar responsável pelo encaminhamento e construção de critérios para APOIO A EVENTOS, já para o próximo ano de 2008. (isso para aplicação de recursos do MTUR, não de emendas individuais). A Dirigente Nilde Brun (MS) foi indicada. Informou do novo trabalho desenvolvido com os fóruns e conselhos estaduais de turismo que passam a contar com novos interlocutores contratados pelo MTUR para acompanhamento regional. O Diretor José Falcão está realizando as visitas aos fóruns e conselhos estaduais para apresentar a nova sistemática. Já foram visitados 6 fóruns. Do continuado esforço do MTUR na promoção das viagens dentro do País, para que o turismo entre na pauta do consumidor brasileiro.

(5)

21. Presidente Bismarck Maia. Reiterou os cumprimentos do Secretário Airton Pereira (MTUR) ao trabalho desenvolvido para o encaminhamento dos projetos pertinentes a “Verba Descentralizada para Promoção Nacional 2007” e para a participação dos 27 estados (Distrito Federal) na ABAV 2007. Destacou a base operacional que o FÓRUM estava estabelecendo em Brasília, a partir do convenio celebrado entre o Ministério do Turismo e a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureax – FBCVB, (entidade indicada pelo FÓRUM) para executar o seu fundo de gestão, que viabilizava o funcionamento de sua Secretaria Executiva. Agradeceu o apoio do MTUR a esse trabalho, que dava ao FÓRUM condições de cumprir a sua função no Núcleo Estratégico do Turismo Nacional, junto com o Conselho Nacional do Turismo, sob a coordenação do Ministério do Turismo.

22. Dirigente Geraldo Bentes (Embratur). Representou a Presidente Jeanine Pires (Embratur). Reiterou a informação sobre a aprovação da suplementação de verbas para a Embratur, aprovada, estimando em até 20 dias a liberação da dotação. Comprometeu-se a encaminhar por e-mail, através da Assessora da Presidência, Cibele Hoisel, as orientações sobre as possibilidades de aplicação dos recursos pelos Estados, que se dará por convenio, devendo os mesmos estar com a documentação em ordem ou indicarem uma entidade parceira. Possibilidades: campanhas para o consumidor; campanhas para o trade; material promocional; Caravana Brasil; turista internacional no Brasil; ações promocionais; press trips; banco de imagens; cd de imagens. Destacou ser preciso encaminhar os Planos de Trabalho para analise e empenho ainda este ano.

23. Secretário Luiz Lara (RS). Questionou sobre o apoio para a 5ª Edição do Salão Gaúcho e 2º Salão de Turismo do MERCOSUL, e ainda, para o desenvolvimento de material promocional conjunto da Região Sul (folhetaria, cd) conforme deliberado em reunião ocorrida na véspera com os Estados da Região.

24. Secretário Airton Pereira (MTUR). Respondeu que para alguns itens era possível utilizar a verba, como: trazer operadores e agentes, e produzir material informativo e promocional. Lembrou que a entidade convenente tem de ter pelo ou menos 3 anos de funcionamento.

25. Dirigente Geraldo Bentes (Embratur). Confirmou a possibilidade de utilização da verba internacional para a confecção de material promocional da região, a exemplo do a CTI NE faz. 26. Presidente Bismarck Maia. Lembrou da solicitação da Presidente Jeanine Pires (Embratur) sobre a

importância dos Estados desenvolverem ações de promoção conjuntas considerando a sua região e os seus roteiros integrados, otimizando recursos e facilitando o agendamento com os operadores e empresários internacionais.

27. Secretário Cassiano Marques (AC). Destacou o empenho dos Estados da Região Norte para a criação da Agencia de Desenvolvimento do Turismo da Região, sugerindo que a Embratur realizasse um evento de planejamento estratégico especifico.

28. Presidente Bismarck Maia. Lembrou que a Embratur tinha realizado na semana anterior um encontro estratégico em Brasília, em torno do Plano Aquarela – Faze 2.

29. Secretário Eduardo Paes (RJ). Cumprimentou o Presidente Bismarck Maia pelo lançamento do “Seguro Sol” do Estado do Ceará. Sobre o anuncio que será feito na Suíça na próxima terça feira, 30 de outubro, do Brasil com sede da Copa do Mundo de Futebol 2014, que estaria acompanhando o Governador Sergio Cabral Filho (RJ) na comitiva do Presidente Lula. Sugeriu que cada Secretário e Dirigente preparasse seus ícones turísticos em comemoração a esse anuncio. Como exemplo informou que o Rio de Janeiro fará ações de promoção no Cristo Corcovado, Pão de Açúcar e Maracanã (cobrir de verde e amarelo).

(6)

30. Secretário Executivo Luiz Barretto (MTUR) informou que o MTUR está firmando um convenio com a FGV para realizar um diagnostico de competitividade nas 12 cidades escolhidas com sede da COPA 2014.

31. Presidente Bismarck Maia. Solicitou que o Secretário Eduardo Paes (RJ) representasse a todos e ao FÓRUM na viagem, desejando-lhe sucesso.

32. Secretário Cassiano Marques (AC). Informou que o Estado do Acre está candidato a ser uma das sedes da COPA 2014. Informou também que os Estados da Região Norte, com a Campanha “Amazônia – A Maior Maravilha Natural da Terra”, haviam vencido o Premio Top Turismo ADVB. 33. Deputada Lídice da Mata (Comissão de Turismo e Desporto da Câmara). Informou da audiência

havida com o Ministro Nelson Jobim (Defesa) no dia 3 de outubro no Ministério da Defesa, solicitada pela Comissão de Turismo da Câmara, com a presença de vários Lideres do CNT, quando o convite foi feito para a sua vinda ao FÓRUM, reforçado depois por e-mails e inúmeros telefonemas. Lamentou a ausência do Ministério da Defesa na reunião e no debate (APLAUSOS). Convidou / convocou a todos os Secretários e Dirigentes para o CBRATUR que será realizado nos próximos dias 4 e 5 de dezembro em Brasília e que terá como tema o “O Turismo e a Crise dos Transportes no Brasil”. Informou sobre as Audiências Publicas que estavam sendo realizadas, preparatórias ao evento. Sugeriu que o FORUM sistematizasse uma agenda de reivindicações aos ministérios e demais interlocutores. Reiterou o apelo feito pelo MTUR para um esforço concentrado final dos Secretários e Dirigentes Estaduais juntos ao seus parlamentares face ao encaminhamento das Emendas para o Turismo. Da importância de tentar manter na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara a proporção de 2 Emendas para o Turismo e 1 para o Esporte. Se comprometeu a encaminhar, através da Secretaria Executiva do FÓRUM, (a relação dos parlamentares que compõem a Comissão de Turismo Desporto da Câmara dos Deputados -

informação também no site www.camara.gov.br). Da importância de se manter 2 emendas de

comissão para o turismo e 1 para o esporte. Do estudo em curso para se criar uma emenda de preparação dos Estados para sediar a COPA 2014.

34. Presidente Simone Saccoman (ABEOC Nacional). Convidou os Estados a participarem do “Eventos Brasil 2007”, entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Anhembi em São Paulo, como expositores, em área já reservada aos mesmos “. A estratégia será de que a cadeia produtiva de eventos tome contato com os Estados a partir dos seus Órgãos Estaduais de Turismo. Distribuiu material promocional e informativo do evento. O FORUM realizará a sua 39ª Reunião Ordinária no dia 6 de dezembro de 2007, em São Paulo, inserida na programação do” Eventos Brasil 2007”.

35. Secretário Luiz Lara (RS). Entregou ao Presidente Bismarck Maia, documento oriundo da reunião do CODESUL havida na véspera (25 out) solicitando apoio do FORUM aos Estados do Prodetur Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) para que a contra parte dos Estados de 24% no Programa seja assumida pelo Governo Federal, a exemplo do que foi feito para o Prodetur Nordeste. Convidou a todos a participarem do 19º Festival de Gramado de 22 a 25 de novembro de 2007.

36. Dirigente Ann Pontes (PA). Reforçou o convite aos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo da Região Norte para o Encontro Técnico que se realizará no dia 13 de novembro no Hotel Crowne Plaza Belém, para a elaboração do “Programa de Alavancagem do Turismo da Amazônia”. O evento é promovido pelo Banco da Amazônia em parceria com a PARATUR.

37. Dirigente Carlos Pereira (PE). Convidou o FORUM para realizar uma reunião em Pernambuco em janeiro de 2008.

(7)

38. Presidente Bismarck Maia. Procedeu a leitura da Nota Publica de Manifestação sobre a questão aérea do País, com um pedido de audiência ao Senhor Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, para o FÓRUM (representantes de cada região), com as presenças dos Ministros de Estado da Defesa e do Turismo, da Deputada Lídice da Mata, Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara do Deputados, e da Senadora Lucia Vânia, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. (APROVADA).

39. Presidente Bismarck Maia. Reforçou a importância dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo trabalharem na próxima semana, segunda e terça feira com os seus parlamentares para garantir as Emendas para o Turismo, indispensáveis aos programas; PRODETUR NACIONAL; Infra-Estrutura e Promoção. Encerrou a reunião às 13h10 horas, agradecendo a participação de todos e convidando para a próxima reunião em São Paulo, no dia 6 de dezembro, por ocasião do Congresso Nacional da ABEOC.

40. Os Secretários, Dirigentes e demais autoridades presentes posaram para uma foto registro da 50ª Reunião do FÓRUM (anexa).

41. Os Secretários e Dirigentes da Região Norte permaneceram na sala para uma reunião com o Secretário Airton Pereira (MTUR).

Fortaleza 28 de dezembro de 2007. Marcos Pompeu.

Secretario Executivo FÓRUM. . . .

Referências

Documentos relacionados

3 Mantenha a tecla premida até que o Philips Device Manager (Gestor de Dispositivo Philips) reconheça o leitor e inicie o modo de recuperação. 4 Clique em reparar e siga as

O capítulo geral direciona cada provincial e proprovincial a estabelecer e desenvolver, nos próximos seis anos, um departamento para angariação de fundos para gerar

Espécies dos gêneros Etlingera e Zingiber, da família Zingiberaceae, são exemplos de flores tropicais exóticas que apresentam características interessantes que levaram

Para a determinação da permeabilidade saturada do solo (Ksat) foram realizados ensaios utilizando o método do poço invertido, seguindo a metodologia e orientação contidas

Como sempre acontece a quem tem muito onde escolher, o pequeno, a quem o padrinho queria fazer clérigo mandando-o a Coimbra, a quem a madrinha queria fazer artista metendo-o

• PLC expansível para atender E/S de aplicações industriais • Até 4 entradas de transdutor de temperatura e 4 de pressão • Entradas e saídas expansíveis discretas para

A preocupação com qualificação de recursos humanos em saúde fica demonstrada por meio do desenvolvimento de treinamentos, cursos e palestras para os profissionais

(2004) concluiu que a chuva com potencial de captação, seria capaz de suprir 42,4% da demanda anual por água não potável no condomínio, porém com a adoção de