• Nenhum resultado encontrado

Assembleia da República discutiu petição que defende Unidade Local de Saúde Pág. 12

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assembleia da República discutiu petição que defende Unidade Local de Saúde Pág. 12"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Nº 44 - Município de Chaves - Março de 2011 - Distribuição gratuita - www.chaves.pt

ISSN: 1645-7528

Assembleia da República discutiu petição

que defende Unidade Local de Saúde

Pág. 12

F o to s : A V o z d e C h a v e s F o to : C .M . V .P .A g u ia r

Município garante

qualidade da água

nas torneiras do

consumidor

Pág. 3

Câmara aprova Regulamento

de Apoio ao Associativismo

20 bolsas de estudo para

estudantes universitários

Centro de formação turístico-termal

e de investigação da água

na Eurocidade

Pág. 7

(2)

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

EN’FADO

Noites de Quintas-feiras aqueceram

Auditório do Centro Cultural

A segunda edição do “EN´FADO” foi um sucesso, superando todas as expectativas, a julgar pelo número de presentes nestas noites dedicadas ao fado.

Foram cerca de 850 pessoas, que durante quatro espectáculos puderam assistir ao fado na sua essência.

O Festival contou com a presença de dois projectos locais - Torre D'Anto (dedicado ao estudo e divulgação da canção Coimbrã) e Mitorga (que cantaram os poemas de Miguel Torga musicados em fado, conciliando-os com temas conhecidos do fado tradicional) e dois artistas nacionais já referências no panorama nacional - Joana Costa (prémio Amália Rodrigues revelação 2009, que editou no final de 2008 o álbum de estreia “Recado”) e António Laranjeira (que integrou o elenco do musical “Amália” de Filipe La Féria).

Para fazer face aos nevões que têm assolado a região, a Câmara adquiriu, no passado mês de Janeiro, uma pá limpa neve e um espalhador de sal para adaptar a uma viatura 4x4 do Serviço Municipal de Protecção Civil de Chaves.

Preocupada com o desimpedimento das estradas e caminhos municipais e possibilitar uma livres circulação das pessoas nas suas viaturas em alturas de neve e gelo na estrada, a autarquia acoplou a pá limpa neve na dianteira da viatura e o espalhador de sal na retaguarda. O investimento rondou os 11 mil euros.

Em meados de Fevereiro, com os nevões, o Serviço de Protecção Civil pôde testar o novo equipamento, nas aldeias do concelho de cota superior a 700 metros. Segundo o Serviço Municipal de Protecção Civil, a resposta do equipamento foi muito boa e permitiu restabelecer a normalidade de todas as estradas e caminhos municipais num curto período de tempo.

Viatura 4x4 transformada

em limpa neve

As Termas de Chaves abriram as suas portas no passado dia 14 de Fevereiro, após um período de encerramento de dois meses para a execução dos indispensáveis serviços de manutenção do estabelecimento termal.

O preçário mantém-se semelhante ao do ano anterior, continuando a ter em consideração a duração dos tratamentos realizados. Os utentes beneficiam de descontos que podem atingir os 50% sobre o preço de tabela, consoante o seu período de permanência. A título de exemplo, o termalismo terapêutico conta com 5% de desconto numa série de 5 dias, 20% para série de 7 dias, 40% numa série de 12 dias e, finalmente, para uma série de 21 dias os utentes beneficiarão de 50% de desconto.

As águas termais de Chaves, vulgo Caldas de Chaves, são reconhecidas nacional e internacionalmente pelos excelentes resultados no tratamento de doenças do foro músculo - esquelético e reumatismal, do aparelho digestivo e afecções crónicas e alérgicas das vias respiratórias.

Os residentes ainda podem usufruir de mais vantagens, já que contam com um desconto adicional de 10% sobre os preços praticados de termalismo terapêutico e 5% sobre os de bem-estar termal.

Os tratamentos termais podem ser realizados de Segunda-feira a Sábado, entre as 9h00 e as 12h30 e as 16h00 e as 19h00.

Reabertura das Termas de Chaves

para uma nova época termal

(3)

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

Alertamos os consumidores para existência de empresas a comercializar no concelho de Chaves “purificadores” de água, que são instalados nas torneiras com abastecimento pela rede pública.

Estas empresas entram em contacto com as pessoas por telefone e marcam uma reunião na casa dos consumidores com o objectivo de prestar esclarecimentos sobre a qualidade da água.

O apelo à saúde dos consumidores é um dos pontos mais salientes destas reuniões e para isso estas empresas realizam testes e experiências para incutir nos consumidores a ideia de que a água que estão a consumir é de má qualidade. Uma das experiências realizadas é a electrólise da água da torneira (processo de separação dos elementos químicos presentes na água através da corrente eléctrica).

Estas empresas vendem aparelhos que dizem melhorar a qualidade da água, mas na realidade transformam a água distribuída num produto não aconselhável ao consumo humano, deficitário em sais minerais dissolvidos essenciais à saúde humana (cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio). Assim, e em resultado da separação dos diferentes elementos químicos presentes na água, aparece uma película castanha à superfície.

A maior parte destes aparelhos recorrem a processos de osmose inversa ou permuta iónica, que retiram os sais dissolvidos, pelo que quando ocorre a electrólise da água filtrada por estes aparelhos não se forma a referida película à superfície. Tendo em conta os fundamentos técnicos e a relevância desta matéria no âmbito da saúde pública, é fundamental esclarecer os consumidores que a água resultante da passagem por estes aparelhos é uma água com carência em sais minerais dissolvidos e não aconselhável ao consumo humano.

Importa, mais uma vez, salientar que as concentrações residuais de compostos químicos à saída da Estação de Tratamento de água (ETA) para consumo humano têm de cumprir os valores paramétricos estipulados no Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto, que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano. Refira-se que esses valores paramétricos, foram estabelecidos a nível europeu e em articulação com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, tendo por objectivo proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação dessa água.

Para garantia da qualidade da água, a Câmara Municipal de Chaves executa, de acordo com o estabelecido no referido diploma legal, um controlo de qualidade da água para consumo humano, assim como um controlo operacional.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas

e Resíduos (ERSAR) asseguram que a água distribuída pelas Entidades Gestoras é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efectuadas na torneira do consumidor, sendo que os resultados obtidos são divulgados trimestralmente pelas Entidades Gestoras e periodicamente sujeitos a inspecções da ERSAR.

Pelo que foi referido anteriormente, esclarece-se que

a água destinada ao consumo humano, distribuída pela

Câmara Municipal de Chaves, não necessita de

qualquer tratamento adicional.

Chaves, 17 de Fevereiro de 2011 O Presidente da Câmara

QUALIDADE DA ÁGUA

NA TORNEIRA

(4)

De 23 de Fevereiro a 17 de Março, todas as Quartas e Quintas-feiras, entre as 8h00 e as 12h00, os Mercados Municipais de Chaves e Vidago, recebem os “Mercadinhos do Fumeiro Tradicional”, coincidindo com as feiras semanais (no Mercado de Chaves às Quartas-feiras e no de Vidago às Quintas-feiras).

Esta iniciativa, promovida pela autarquia, visa divulgar os “produtos da terra”, neste caso o tradicional fumeiro do concelho. Este evento é dirigido a todos os estabelecimentos de venda directa, nomeadamente as cozinhas regionais e as unidades produtivas locais, licenciadas na Câmara Municipal.

Através destas acções, o Município tem sido uma alavanca importante na promoção e dinamização dos produtos regionais.

Mercadinhos do Fumeiro

Tradicional nos mercados

de Chaves e Vidago

Já foi autorizada a abertura do concurso público para dar início à segunda fase da obra de reabilitação do edifício que actualmente alberga a sede da Cruz Vermelha e a Associação “Chaves Social”, de modo a criar ali também um centro de convívio.

A segunda fase do projecto compreende a reabilitação da parte traseira do edifício - situado na Rua Cândido Sotto Maior, na freguesia da Madalena -, contemplando algumas alterações a nível estrutural, designadamente a demolição dos anexos e garagens e a construção de um novo corpo com dois níveis, nomeadamente rés-do-chão e 1º piso, respeitando a implantação existente, mantendo a área de pátio/jardim. O espaço será composto por salas de convívio, actividades e salas de estar, instalações sanitárias, balneários públicos e do pessoal, copa e lavandaria. O projecto tenta tirar partido das mais valias do conjunto e da envolvente, o pátio interior e o Jardim Público. Se por um lado aproveita o sossego, privacidade e intimidade que oferece o pátio interior com jardim, também pretende não “voltar as costas” ao cenário bucólico proporcionado pelo enquadramento do Jardim Público e espaço Polis. O valor base da empreitada está estimado em 373 mil euros, com um prazo de execução de sete meses.

Aberto concurso público para a

reabilitação do edifício que dará lugar

ao Centro de Convívio na Madalena

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

Depois dos “Mercadinhos do Fumeiro Tradicional” em Chaves e Vidago, a Câmara pretende alargar a iniciativa aos demais produtos locais, nomeadamente o folar, o pastel, o pão tradicional, a castanha e os vinhos do Alto Tâmega.

O objectivo é contribuir para a promoção e valorização dos produtores e comerciantes locais, ao mesmo tempo que se incentivam e revitalizam as trocas comerciais nos mercados municipais de Chaves e Vidago.

A iniciativa inclui cinco acções de venda dos produtos: Feira do Folar (de 1 a 3 de Abril); Feira do Concurso de Vinhos do Alto Tâmega (dias 23 e 24 de Julho); Feira do Pastel (20 e 21 de Agosto); Feira do Pão Tradicional (dias 17 e 18 de Setembro), e a Feira de Prova dos Vinhos e da Castanha (dias 12 e 13 de Novembro).

Folar, pastel, pão tradicional,

(5)

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

A sexta edição da mostra “Sabores e Saberes”, que decorreu em Chaves, de 4 a 6 de Fevereiro, superou as melhores expectativas da organização a julgar pelo número de visitantes e pelo volume de venda de produtos agro-alimentares e artesanato transaccionados. Ao longo dos três dias, foram vendidas cerca de 25 toneladas de fumeiro variado, 50 mil unidades de pastéis de Chaves, entre outros produtos, traduzindo-se em meio milhão de euros de facturação.

Durante o certame, mais de 40 mil pessoas dirigiram-se ao Pavilhão Municipal para apreciarem o que melhor se produz na região e noutros locais representados na feira, através dos 82 expositores ali presentes, demonstrando o inquestionável sucesso do evento.

O Festival Gastronómico, presente na tenda adjacente ao Pavilhão Municipal, com quatro tasquinhas, também merece um lugar de destaque, tendo em conta a grande adesão por parte dos visitantes.

“Sabores e Saberes”

superou as melhores expectativas

da organização

O Município abriu concurso público para dar início às obras de supressão das barreiras urbanísticas e arquitectónicas e de renovação do mobiliário urbano e sinalética no Centro Histórico de Chaves.

Os referidos projectos - que integram as acções 3.4 e 3.5 do plano de acção da candidatura associada à Regeneração Urbana do Centro Histórico, aprovada no âmbito do Eixo Prioritário IV, Qualificação do Sistema Urbano - pretendem suprimir as barreiras arquitectónicas, requalificar um arruamento no centro histórico, bem como renovar o mobiliário urbano e a sinalética ali existente.

O valor base para a presente empreitada foi fixado em 390 mil euros, com um prazo de execução de três meses.

Supressão das barreiras urbanísticas

e renovação do mobiliário urbano do

Centro Histórico

A Câmara cedeu as instalações do Jardim-de-Infância de Santa Cruz, desactivado na sequência da reorganização escolar, à Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real para ali instalar uma delegação.

Trata-se de um espaço condigno para acolher crianças e jovens portadores de paralisia cerebral residentes no concelho e nos demais municípios na Região do Alto Tâmega, que, por força da sua frágil condição física, têm que se deslocar com regularidade a Vila Real para usufruírem de terapias reabilitativas específicas. A Câmara dá, assim, um precioso contributo para o incremento dos níveis de saúde, segurança e bem-estar das pessoas com paralisia cerebral e com situações neurológicas, bem como para a intervenção precoce na criança com problemas de desenvolvimento. Um inquestionável contributo para minimizar os constrangimentos das famílias no contexto assistencial.

Instalações do jardim-de-infância de

Santa Cruz vão dar lugar a delegação

da Associação de Paralisia Cerebral

(6)

B O L E T I M M U N I C I P A L - S e t e m b r o d e 2 0 1 0

Pelo sétimo ano consecutivo, o Município vai apoiar a participação de jovens flavienses no Projecto “Universidade Júnior”. Para tal, a autarquia renovou o Protocolo estabelecido com a Universidade do Porto.

O programa irá decorrer nos meses de Julho e Setembro e tem como objectivo “sensibilizar os jovens para a ciência e tecnologia, artes, ciências sociais e humanas”. O projecto é constituído por programas com a duração de uma semana, onde os alunos desenvolvem diversas actividades, sendo acompanhados permanentemente por monitores especializados.

Consciente do importante papel que poderá desempenhar no que respeita à formação qualificada dos jovens munícipes, a autarquia apoiará ao nível do transporte, durante o mês de Julho, até 50 jovens por semana das escolas EB 2, 3 e secundárias do concelho. Os interessados em participar devem inscrever-se inicialmente em http://universidadejunior.up.pt. Para solicitar o apoio do Município deverão dirigir-se à Divisão de Educação e Desporto, no Centro Cultural.

Município apoia participação de jovens flavienses no

Projecto “Universidade Júnior”

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

No âmbito do Projecto “Viver a Escola”, a Biblioteca Municipal mais uma vez proporcionou aos mais novos - alunos do ensino pré-escolar de todo o concelho - momentos de prazer com a magia da palavra, através da actividade "Uma mão cheia de livros e outra cheia de história".

Esta actividade visou dar vida às histórias, pela narradora e escritora infanto-juvenil Sílvia Alves, e incluiu uma visita aos espaços de leitura da Biblioteca, com o objectivo de motivar à leitura, para que as crianças encarem este acto como um momento agradável e uma forma de prazer.

"Uma mão cheia de livros e outra cheia de histórias" decorreu de 7 a 16 de Fevereiro, envolvendo cerca de 500 crianças dos jardins-de-infância do concelho.

“A sopa Verde”, “A Sara e o Gigante”, “O Bebé”, “O menino de cor”, “A Alice no País das Maravilhas” foram algumas das muitas histórias que Sílvia Alves contou em cada sessão com os mais pequenos, encerrando sempre com o conto “Uma História com Palavras”, da autoria de José Fanha, que conta a história de que um livro perdido numa estante de uma biblioteca e que ganha vida quando alguém pega nele. Com esta história, a encenadora pretendeu o elo de ligação à segunda parte da actividade, uma visita guiada às várias salas de leitura da Biblioteca, tentando que as crianças descubram o mundo dos livros.

Cerca de 500 crianças participaram em

sessões de leitura encenada com a

escritora infanto-juvenil Sílvia Alves

Comparticipação de passes escolares

dos alunos que frequentam o ensino

secundário

O Município continua a comparticipar os passes escolares dos alunos carenciados, que frequentam o ensino secundário. Trata-se de alunos que apresentam dificuldades económicas, devidamente comprovadas, que são comparticipados em 100% (situações de orfandade e com escalão A ou B), 50% (alunos com escalão A) e 25% (escalão B), após análise do respectivo pedido.

Na reunião camarária de 7 de Fevereiro, o executivo deliberou comparticipar os passes de mais 19 alunos, na sequência da análise aos pedidos, sendo 11 alunos da Escola Secundária Dr. António Granjo (10 a 50% e 1 a 25%), 5 da Escola Secundária Dr. Júlio Martins (4 a 50% e 1 a 25%) e 3 alunos da Escola Secundária Fernão de Magalhães (2 a 50% e 1 a 25%). No total, no presente ano lectivo, estão a ser comparticipados 4 alunos a 100%, 67 a 50% e 29 alunos a 25%.

(7)

B O L E T I M M U N I C I P A L - S e t e m b r o d e 2 0 1 0

Vinte alunos que frequentam o ensino superior, no

presente ano lectivo, vão receber as bolsas de estudo da

autarquia.

De acordo com o Regulamento, os alunos beneficiados

receberão o valor equivalente a 200 euros (os que

estudam fora do concelho) e de 75 euros (para os não

deslocados), no caso de não auferirem de mais nenhum

tipo de bolsa. Se assim acontecer, o Município fará a

diferença entre o montante atribuído e o que já recebe.

Serão pagas em prestações mensais e têm uma duração

máxima de 10 meses, correspondente ao ano escolar.

Com a atribuição destas bolsas, o Município pretende

apoiar e incentivar a continuação dos estudos a jovens

com dificuldades económicas e colaborar na formação

de quadros técnicos superiores, naturais ou residentes

no concelho, contribuindo assim para um maior e mais

equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.

Refira-se que no ano passado, o montante global das

bolsas foi de 23 mil euros.

20 bolsas de estudo para

estudantes universitários

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

Na reunião de Câmara de 18 de Fevereiro, o executivo aprovou definitivamente, por unanimidade, o Regulamento de Apoio ao Associativismo, que estabelece a atribuição de subsídios a clubes, associações desportivas, culturais e recreativas, entre outras. Recorde-se que o referido projecto de regulamento já tinha sido aprovado na reunião de 6 de Dezembro, tendo estado em fase de consulta pública durante 30 dias para recolha de sugestões.

Com este regulamento, a Câmara vai criar um mecanismo regulador, com o objectivo de estipular de forma clara e concreta, as regras de apoio aos projectos de desenvolvimento desportivo, cultural e recreativo, apoiando assim nomeadamente o funcionamento e desenvolvimento da actividade regular, a organização e realização de actividades pontuais/especiais, a construção/beneficiação de instalações, bem como a aquisição de veículos de transporte.

Deste modo, a autarquia informa que a candidatura à primeira medida - apoio ao funcionamento e desenvolvimento da actividade das Associações para o ano 2011 - deverá ser entregue até ao próximo dia 31 de Março. Os interessados deverão consultar o Regulamento e as fichas de candidatura do site da autarquia, em www.chaves.pt

De referir igualmente que o presente Regulamento dá concretização aos objectivos propostos no Plano de Prevenção de riscos de gestão, incluindo os de corrupção e infracções conexas da Câmara, em vigor no concelho desde Dezembro de 2009.

Câmara aprova Regulamento

de Apoio ao Associativismo

A autarquia vai abrir concurso público para a execução da obra de Reabilitação e Remodelação das Redes de Iluminação Pública, de Telecomunicações (Fibra óptica) e Combate a Incêndios no Centro Histórico.

A empreitada vai intervir no centro histórico da cidade, de modo a reabilitar e/ou remodelar a rede de iluminação pública; criar uma rede de fibra óptica no centro histórico, de modo a permitir o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação através da instalação de um serviço de transmissão de voz, dados e imagem; no que concerne à rede de combate a incêndios, pretende reforçar a rede de distribuição de água e a substituição de marcos de incêndio, bem como o reforço da sinalização das bocas-de-incêndio. O valor base da obra foi fixado em 1 milhão e 522 mil euros, devendo ficar concluída em seis meses.

Concurso público para reabilitação e

remodelação das redes de iluminação pública,

telecomunicações e combate a incêndios

no centro histórico

(8)

CONCELLO DE VERÍN

EUROCIDADE CHAVES - VERÍN

MUNICÍPIO DE CHAVES

a eurocidade da água

No dia 1 de Fevereiro, a Eurocidade recebeu um dos galardões dos “Prémios de Excelência em Segurança Rodoviária”, entregues pela Comissão Europeia em Bruxelas aos seis compromissos mais destacados de 2010 na Carta Europeia da Segurança Rodoviária. Uma iniciativa que destaca as práticas mais inovadoras realizadas no âmbito desta carta, criada pela Comissão Europeia em 2001, com o objecto de incentivar a realização de actividades que reduzam o número de vítimas dos acidentes de tráfico automóvel e que premeie as actividades destinadas a melhorar a segurança rodoviária e salvar vidas nas estradas europeias.

O Projecto de Educação e Segurança Rodoviária da Eurocidade tem exactamente como objecto implementar acções e actividades no âmbito da educação e segurança rodoviária, que possam servir de laboratório de boas práticas para outras zonas fronteiriças da Comunidade Europeia, unindo esforços e trocando experiências, dando maior solidez à cooperação transfronteiriça existente para a realização de operações de segurança conjuntas entre as forças e corpos de segurança lusos e espanhóis, numa zona transfronteiriça habitada por mais de 60 mil pessoas.

Durante o acto, presidido por Siim Kallas, vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário de Transportes, participaram Sílvio José Sevivas da Silva e Fernando Castro Salgado como representantes dos municípios de Chaves e Verín, respectivamente, que mostraram aos presentes a realidade do Projecto de Educação e Seguranças Rodoviária da Eurocidade Chaves-Verín, assim como as actividades desenvolvidas no mesmo durante estes últimos anos.

Eurocidade galardoada nos “Prémios

de Excelência em Segurança Rodoviária”

No dia 4 de Janeiro, a localidade de Verín acolheu uma nova reunião do Grupo de Trabalho da Eurocidade, na qual o Conselheiro da Presidência, Administrações Públicas e Justiça da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, assumiu a presidência do mesmo, ocasião aproveitada também para se distribuírem os primeiros cartões do Eurocidadão aos representantes institucionais ali presentes.

No acto, presidido por Alfonso Rueda, apresentou-se o relatório do Secretariado Técnico Conjunto, através do qual se explicaram as actividades realizadas e futuras, bem como o “Centro de Investigação Turístico-Termal e Investigação da Água”, o projecto “Cidade da Saúde” -e a “Estratégia de Cooperação institucional da Região do Norte” - a cargo de Nuno Almeida.

Recorde-se que nestes dois anos, a Eurocidade teve já quatro projecto aprovados, três no âmbito do POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), e um URBACT, dos quais dois já se realizaram e os restantes começarão no início deste ano. Uma destas candidaturas é a do Centro de Formação Turístico-Termal e de Investigação da Água, um projecto com um orçamento de 1.786.923,20 euros - financiado em 75% por Fundos do FEDER - e no que colaboram a Deputación de Ourense, Secretaria-geral para o Turismo e Turismo do Porto e Norte de Portugal, Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Associação de Termas de Portugal. O mesmo tem como objectivo a construção e funcionamento do Centro de Formação Turístico-Termal e de Investigação da Água Transfronteiriço, conformado por uma Escola Hoteleira Termal (em Verín) e um Balneário-Escola e Laboratório de Investigação Termal e da Água (em Chaves). Uma acção destinada ao desenvolvimento da formação de qualidade, investigação e promoção como destino de saúde e bem-estar de Galiza-Norte de Portugal, com o objectivo de consolidar o Clúster da Água, e na que também se incluirá uma rota transfronteiriça termal e da água, similar às já existentes “Rotas do Vinho de Galiza e Norte de Portugal'.

Os Presidentes de Verín e Chaves ofereceram, como acto simbólico, os cartões do eurocidadão aos presentes, tendo afirmado que “os dois municípios têm como objectivo ser um laboratório de construção de cidadania europeia, destinado a melhorar a qualidade de vida de verinenses e flavienses”.

Centro de formação turístico-termal

e de investigação da água

Pelo quarto ano consecutivo, a Eurocidade participou na mostra “Sabores e Saberes”. Durante os três dias do evento, milhares de pessoas passaram pelo recinto da feira, para apreciar o artesanato e a gastronomia.

O stand da Eurocidade suscitou muito interesse aos visitantes, a julgar pelas dúvidas e perguntas colocadas, mais concretamente sobre as acções deste projecto de cooperação transfronteiriça, bem como a tradicional figura do “Cigarrón” característico do já afamado carnaval de Verín.

Eurocidade presente

(9)

A Eurocidade vai ter um Centro de Informação às Mulheres. Este anúncio foi feito pela Secretária-Geral da Igualdade da Junta da Galiza, Marta González, no âmbito do seminário sobre “Igualdade Social Sem Fronteiras”, integrado nas actividades do projecto Europeu de dinamização dos centros de informação às mulheres, denominado REDECIM, que decorreu no Centro Cultural de Chaves, no dia 17 de Fevereiro.

Promovido pela Secretaria-geral da Igualdade da Junta da Galiza, a Comissão a Cidadania e Igualdade do Género de Portugal e a Direcção-Geral da Mulher da Junta de Castilla y León, com o apoio da Eurocidade e os Municípios de Chaves e Verín, este Seminário proporcionou um intercâmbio de experiências de trabalho no âmbito da formação e da informação a profissionais de campos distintos envolvidos numa sociedade mais igualitária.

A sessão de abertura esteve a cargo dos Presidentes dos dois municípios. João Batista realçou a importância desta troca de saberes para a qualidade de vida dos cidadãos e igualdade social, um pilar fundamental na cidadania, tendo destacado o objectivo prioritário do encontro, nomeadamente o intercâmbio de experiências de trabalho, de forma a promover uma sociedade mais justa e igualitária. Por sua vez, Juan Manuel Jiménez Morán referiu-se a este intercâmbio como uma forma de eliminar barreiras e alcançar o desenvolvimento sustentável no âmbito social, económico e ambiental.

A apresentação da Câmara ficou a cargo de Maria de Lurdes Campos, Vereadora da Acção Social, e António Ramos, Director do Departamento Sócio-Cultural, que falaram dos princípios orientadores da acção municipal em matéria de apoios sociais, apresentando casos concretos da autarquia flaviense.

Por parte do Concelho de Verín participaram Corona Meixeira Romasanta, Vereadora de Igualdade, como moderadora do colóquio “Projecto REDECIM: os serviços de informação como garantias da igualdade”, e Carmen Serrano Fernández, responsável do Centro de Informação às mulheres do Concelho de Verín, na mesa redonda “As redes de informação em igualdade desde o âmbito local”.

A Eurocidade vai realizar a 3ª edição do “Torneio de Futsal Inter-Freguesias/Pobos Eurocidade Chaves-Verín”, que irá decorrer de Março a Junho do presente ano.

Este torneio tem como principais objectivos “ocupar os tempos livres dos eurocidadãos de forma saudável”, “promover o intercâmbio e convívio desportivo entre as freguesias/pobos do concelho de Chaves e da comarca de Verín” e ainda “dinamizar as instalações desportivas existentes nas várias localidades”. O evento é dirigido a todas as Freguesias do concelho de Chaves e a todos os Pobos da Comarca de Verín, que poderão participar com uma única equipa.

Os jogos decorrerão nos vários polidesportivos dos dois concelhos até ao apuramento dos vencedores de cada série, que passarão aos oitavos/quartos de final. A partir desta fase, os jogos serão realizados no Pavilhão Municipal de Chaves e/ou Pavilhão Municipal de Verín, com a final marcada para dia 5 de Junho de 2011, integrada nas actividades da 8ª Semana do Desporto Flaviense.

3º Torneio de Futsal

Inter-freguesias/pobos Eurocidade

Eurocidade vai ter

Centro de Informação às Mulheres

O Projecto de Educação e Segurança Rodoviária da Eurocidade, galardoado com o Prémio de Excelência em Segurança Rodoviária da Comissão Europeia, foi incluído no ‘Catálogo de Experiências em Segurança Rodoviária Urbana em Espanha’ promovido pelo Ministério da Administração Interna Espanhol, através da Direcção Geral de Tráfico. Este Catálogo recolhe as iniciativas mais significativas realizadas por trinta e quatro municípios espanhóis em Segurança Rodoviária em distintos âmbitos e envolvendo distintos agentes e sectores que tendencialmente podem contribuir para criar espaços urbanos mais seguros e saudáveis. Todas as iniciativas encaram a Segurança Rodoviária e a mobilidade sustentável, considerando a pessoa como protagonista principal, em vez do veículo privado, como tem sucedido nos últimos anos. Isto é, responder às necessidades de mobilidade do conjunto dos cidadãos, tendo em conta uma divisão equitativa do espaço público, de forma a

Eurocidade incluída no “Catálogo de

experiências em Segurança Rodoviária

Urbana em Espanha”

CONCELLO DE VERÍN

EUROCIDADE CHAVES - VERÍN

(10)

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

O serviço de Transportes Públicos Urbanos de Chaves, durante os oito primeiros meses de funcionamento, tem vindo a aumentar significativamente o número de passageiros transportados, tendo transportado, no passado mês de Novembro, perto de 17.500 passageiros, valor este já muito próximo dos 18.000 passageiros/mês, estimados aquando da entrada em funcionamento do referido serviço.

Da comparação entre o número de passageiros transportados no primeiro mês (Maio de 2010) e o referido mês de Novembro, pode concluir-se que o aumento correspondeu a 63 por cento.

Recorde-se que a rede de transportes é explorada pela empresa Auto Viação do Tâmega, a quem a Câmara concessionou o serviço. Os dois circuitos funcionam de Segunda a Sexta-feira, das 8h00 às 19h30, tendo em vista a melhoria dos níveis de mobilidade da população, bem como a redução dos volumes de tráfego de acesso ao centro urbano, minorando os seus impactos, quer nas infra-estruturas viárias existentes, quer nas componentes ambiental, social e económica.

Número de utilizadores dos Transportes

Públicos Urbanos tem vindo a aumentar

No dia 21 de Janeiro, foram entregues os três primeiros prémios do Concurso “Montras de Natal”, que distinguiu as melhores montras de Natal, dos comércios aderentes a esta iniciativa, que decorreu em Chaves, de 13 e 27 de Dezembro. O acto foi presidido pelo Presidente da Direcção da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, João Miranda Rua, e pelo Vereador do Desenvolvimento Económico do Município, Paulo Alves, respectivamente Presidente e Vice-presidente da ProCentro.

Organizado pela ProCentro, o Concurso “Montras de Natal” teve como principal objectivo incrementar a dinamização do comércio, tornando-o mais atractivo durante a quadra de Natal, de forma a promover uma maior afluência de pessoas às artérias comerciais e, consequentemente, um aumento do nível de negócios realizado.

Participaram no concurso estabelecimentos de comércio, restauração e serviços da cidade, que dispunham de montra para a via pública e aceitaram aderir a esta iniciativa. Ao todo, foram 38 as lojas aderentes.

As montras inscritas foram identificadas com um dístico alusivo ao concurso, tendo sido observadas e avaliadas segundo os seguintes critérios: Originalidade e Criatividade; Harmonia e Estética do Conjunto; Iluminação e Cores, Formas e Materiais. A avaliação foi feita no dia 27 de Dezembro, por um júri constituído por representantes da Câmara, ACISAT, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal e Associação TAMAGANI.

Resultaram vencedoras as seguintes lojas: 1ª classificada - A.G.Pratas (Largo do Arrabalde); 2ª classificada – Erre & Erre (Rua de Sto. António); 3ª classificada – Pé’Quenitos (Centro Comercial Charlot, Rua do Olival).

A loja vencedora foi premiada com uma estadia para duas p e s s o a s n o M i n h o , n a Q u i n t a d o E s q u i l o (www.QuintaDoEsquilo.pt). Os três primeiros classificados receberam um pisa papéis em vidro. Todos os participantes receberam certificados de participação.

Vencedores do Concurso

“Montras de Natal”

receberam prémios

TRANSPORTES

URBANOS

DE CHAVES

(11)

EDITAL Nº19/2011

João Gonçalves Martins Batista, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, faz público que o órgão executivo municipal, em sua reunião ordinária realizada no pretérito dia 18 de Fevereiro de 2011, aprovou, por unanimidade, o “Regulamento de Apoio ao Associativismo”, assim como as respectivas fichas de candidatura às medidas de apoio. Mais se torna público que a candidatura à medida I Apoio ao Funcionamento e Desenvolvimento da Actividade Regular (anexo 2) - para o ano de 2011, deverá ser entregue até ao dia 31 de Março de 2011.

Para constar, e inteiro conhecimento de todos, se publica o presente Edital, que vai ser afixado nos lugares do costume. E eu, Sandra Cristina de Barros Monteiro Lisboa Dias Delgado, Chefe de Divisão Administrativa e de Serviços Jurídicos, no uso de competências delegadas, o subscrevi.

Chaves, 21 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Câmara Municipal, (Dr. João Gonçalves Martins Batista)

EDITAL Nº17/2011

João Gonçalves Martins Batista, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, faz público que, por deliberação do executivo camarário tomada em sua reunião ordinária realizada no pretérito dia 17 de Fevereiro de 2011, foi aprovada por unanimidade, a proposta nº. 08/GAPV/2011, datada de 2010-02-17 e referente à “Renovação da isenção do pagamento de taxas previstas no nº. 4, do art. 14º, do Regulamento Municipal de Publicidade em vigor no Concelho”, pelo período de um ano, produzindo efeitos a partir do próximo dia 25 de Fevereiro do corrente ano.

Para constar, e inteiro conhecimento de todos se publica o presente edital, que vai ser afixado nos lugares do costume. E eu, Sandra Cristina de Barros Monteiro Lisboa Dias Delgado, Chefe de Divisão, no uso de competências subdelegadas pelo Director de Departamento Municipal de Administração Geral, o subscrevi.

Chaves, 21 de Fevereiro de 2011

O Presidente da Câmara Municipal, (Dr. João Gonçalves Martins Batista) EDITAL Nº31/2011

João Gonçalves Martins Batista, Presidente da Câmara Municipal de Chaves, torna público que por deliberação do executivo camarário, tomada em sua reunião ordinária realizada no pretérito dia 18 de Fevereiro de 2011, devidamente sancionada pelo órgão deliberativo municipal, em sua sessão ordinária do dia 28 de Fevereiro de 2011, foi aprovado o “Regulamento de Compensações do Plano de Pormenor da Fonte do Leite”.

Para constar e inteiro conhecimento de todos se publica o presente edital, que vai ser afixado nos lugares do costume.

E eu, Sandra Cristina de Barros Monteiro Lisboa Dias Delgado, Chefe de Divisão, no uso de competências delegadas pelo Director de Departamento de Administração Geral, o subscrevi.

Chaves, 2 de Março de 2011

O Presidente da Câmara Municipal, (Dr. João Gonçalves Martins Batista)

B O L E T I M M U N I C I P A L - M a r ç o d e 2 0 1 1

Câmara Municipal de Chaves João Batista - Presidente da Câmara Gabinete de Protocolo e Comunicação Gráfica Sinal 20 000 exemplares 197465/03 1645-7528 Distribuição gratuita Propriedade e edição: Direcção: Coordenação: Impressão: Tiragem: Depósito Legal: ISSN F I CH A TÉ CN I CA

A pianista Luísa Tender veio a Chaves, em Janeiro, para dar um recital de piano. Luísa Tender é uma pianista com percurso internacional que começa a emergir no mundo da música clássica portuguesa. Conta já com dois cds: "Bach and Forward" e "Página Esquecida". Apresenta-se a solo e em música de câmara em Portugal, Espanha, Reino Unido, Holanda, Itália, Chipre e Brasil. As suas actuações recentes receberam o aplauso da crítica que apontou a sua "segurança, energia, profundidade e rasgo (...) sem nunca perder de atenção os pequenos detalhes (...) numa contenção e distanciamento que rondaram a imaterialidade".

Fique ao corrente de toda a programação que temos para lhe oferecer, espectáculos, horários e locais, em:

www.chavesviva.pt

Recital de piano com a pianista

(12)

No dia 24 de Fevereiro, a Assembleia da República discutiu a que expressamente se deslocam a Lisboa para reivindicar a petição pública que reuniu mais de 6300 assinaturas em criação desta unidade, sendo convicção que desta forma se defesa da criação de uma Unidade Local de Saúde (ULS) no Alto pode dar uma resposta de maior proximidade e qualidade aos

Tâmega, com sede em Chaves. cidadãos dos seis concelhos.

Durante a manhã, os autarcas que integram a Associação de Recorde-se que esta petição foi lançada pela Câmara de Municípios do Alto Tâmega reuniram com os grupos Chaves em Setembro passado. No entanto, o Município parlamentares e, da parte de tarde, assistiram à discussão da defende esta proposta - centrada no Hospital de Chaves e em petição pública no Parlamento. A acompanhá-los nesta luta, coordenação com os Centros de Saúde do Alto Tâmega - desde que pretende melhorar os níveis de atendimento e de 2006, mesmo antes da integração do Hospital de Chaves no assistência hospitalar dos utentes, estiveram vereadores, Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

presidentes de juntas e deputados municipais do Alto Tâmega,

Assembleia da República discutiu petição

que defende Unidade Local de Saúde

Foto: A Voz de Chaves Foto: A Voz de Chaves

Foto: C.M. V.P.Aguiar

Referências

Documentos relacionados

Ocorre que para além do Presidente da Câmara dos Deputados não ostentar legitimidade para presidir o processo eleitoral para os demais cargos, nem tampouco

 Myofibrillar  protein  synthesis  following  ingestion  of  soy  protein  isolate  at  rest   and  after  resistance  exercise  in  elderly  men.  Whey  and

  Directrizes para planeamento, gestão e monitorização   Perspectivas do público e autoridades das questões.

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Na entrevista inicial, de uma forma geral, o que perguntei à professora cooperante foi, a importância que dava, tanto à escrita, como à criatividade nos textos dos alunos da

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

The work in progress developed uses a theoretical framework based in emergent theories of strategy management combining two types of strategy intended or deliberate and