• Nenhum resultado encontrado

Editorial. Mensagem de Advento/Natal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Editorial. Mensagem de Advento/Natal"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Editorial

Chegamos ao final de mais um ano. E como todos os anos e todos os dias – também este ano se deu sob a graça de Deus. Se assim não fosse, nada poderíamos fazer como pessoas individuais e também como entidade OGA. Foi um ano caracterizado por decisões marcantes, em nível nacional, com as eleições para governadores e presidente; em termos de IECLB, com eleições de Pastores/as Sinodais e Presidência da Igreja. Eles e elas serão responsáveis pela condução de nossas vidas em termos sócio-político-econômicos, por um lado, e eclesiais, por outro. Por isso, nesse final de ano, quando se avalia o ano que passou, se participa de múltiplos festejos de final de ano e se olha com esperança para o novo que vem, desejamos e esperamos que possamos contar com a disposição dessas pessoas eleitas de efetivamente assumirem suas atribuições em prol das pessoas sob sua responsabilidade. E que, ao final, possamos dizer de novo: vivemos cada dia e mais um ano sob a graça de Deus.

Mensagem de Advento/Natal

O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz (Is 9.2).

Trevas, sombra da morte – isso nós pudemos perceber de múltiplas formas neste ano que chega ao seu final. Diariamente os noticiários nos apresentam notícias tenebrosas: conflitos de guerra no Oriente Médio, refugiados de guerras civis, epidemia de ebola na África, tráfico de drogas e de pessoas, assassinatos, crimes, violência generalizada. Haverá motivo de esperança diante disso?

Em meio a tudo isso, somos simultaneamente bombardeados com propagandas e ofertas de produtos para presentear nesse Natal. Natal é a festa da alegria, da confraternização, do encontro de amigos, da família. Não deixe de aproveitar esse momento para alegrar alguém nesta época com um lindo presente! É o que o que a comercialização do Natal apresenta.

(2)

2

Sem dúvida alguma, o período natalino é muito bonito e importante para o encontro familiar e de amigos. É também muito significativo dar presentes, simbolizando o grande presente de Deus a nós no menino Jesus. Mas tudo isso não poderá ofuscar nossos olhos e mentes diante das trevas na região da morte. Se assim for, toda alegria, toda festa, toda confraternização será mera fuga da realidade. E a luz não nos resplandecerá. Importa, pois, perceber novamente nesse Natal o agir de Deus conosco às avessas, sub contrário. Porque Deus veio ao nosso encontro justamente na criança na manjedoura, cujos pais não encontraram lugar na hospedaria. Assim importa experimentarmos de novo nesse Natal como Deus vem a nós não necessariamente na profusão de luzes e de presentes grandiosos, mas no seu sim a nós, na oferta de paz, na verdadeira luz a iluminar nossas vidas e a indicar um rumo a seguir, mesmo que trevas continuem a nos rondar. Que essa luz ilumine o seu, o nosso caminho!

Osmar Luiz Witt Martin Volkmann Elisabetha Kannenberg

Presidente Secretário Executivo Secretária

Reunião Diretoria

A Diretoria esteve reunida em sua última reunião regular do ano no dia 10 de dezembro. Simultaneamente foi a primeira reunião do grupo para um novo mandato de quatro anos, até 2018. Eleita na assembléia em julho, a diretoria atual é composta por Osmar L. Witt, Presidente; Rui L. Bernhard, Vice-presidente; Ani Cheila Kummer, Secretária; Ângela Ulrich, Vice-secretária; Carlos Bobsin, Tesoureiro e Klothilde Wachs, Vice-tesoureira. Como sempre, na reunião de dezembro, assunto principal foi a análise de projetos. Foram aprovados os seguintes pedidos de ajuda:

- Comunidade de Boa Vista/RR, Sínodo Amazônia;

- Comunidade Paz, Paróquia dos Migrantes – Cacoal/RO, Sínodo Amazônia; - Paróquia Alta Floresta D’Oeste/RO, Sínodo Amazônia;

- Comunidade Boa Vista, Paróquia em Pratos/RS, Sínodo Noroeste Rio-Grandense; - Comunoidade em Vila Manchinha – Três de Maio/RS, Noroeste Rio-Grandense; - Comunidade Salém Júlio de Castilhos, Paróquia Roca Sales/RS, Sínodo Vale do Taquari; - Comunidade de Farroupilha/RS, Sínodo Nordeste Gaúcho.

Além dos projetos, foram definidas também as seguintes entidades a serem contempladas na Ação Confirmandos 2015: Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Lupicínio Rodrigues, de Porto Alegre/RS; Creche Bom Samaritano, de Pinhais/PR e Projeto Sementinha da Comunidade de Salvador/BA.

Ação Confirmandos/na Trilha da Solidariedade

Paróquia Bom Pastor/ Novo Hamburgo

(3)

3

Comunico que, no dia 17.11.2014, foi realizado um depósito no valor de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais) na conta da OGA referente ao valor arrecadado por nossos confirmandos e confirmandas para a Ação Confirmandos 2014. Eles foram criativos e colocaram mãos à obra: prepararam e venderam "cupcakes" e também pipoca e pinhão na festa junina da Comunidade Fazemos votos de que o trabalho da OGA siga dando muitos frutos!

Um abraço fraterno! P. Jaime Jung

Ação Criança

Já está à disposição o novo produto voltado especialmente para as crianças: o quebra-cabeça com a turminha da OGA – o Guto, a Kati e o Lumpi. Uma ótima oportunidade de presente neste final de ano para as crianças – no culto infantil, para afilhados, para filhos/as de amigos/as.

IECLB-Selos

Neste ano de 2014, IECLB-Selos completa 35 anos de existência. 35 anos dedicados ao recolhimento, limpeza, seleção e distribuição de selos. E a maior parte desse tempo, sob a coordenação de Dieter e Wally Fertsch, em Vera Cruz. No relatório para a assembléia em julho, o Sr. Fertsch diz o seguinte: “1979 – Ano Internacional Da Criança. O então Secretário de Missão, P. Friedrich Gierus, lançou a “Campanha do Selo Postal”. O plano era coletar selos

(4)

4

doados por pessoas ou firmas a fim de serem oferecidos a colecionadores e comerciantes. Os resultados financeiros desta ação seriam distribuídos a entidades que se envolvem com menores em vulnerabilidade social... A ideia vingou e a campanha recebeu o nome de “IECLB-SELOS”... Após a extinção da Secretaria de Missão em 202 iniciou uma parceria com a Obra Gustavo Adolfo e, através da mesma, uma colaboração eficiente por parte do Gustav-Adolf-Werk na Alemanha... Nestes 35 anos de atuação pudemos ajudar a 32 entidades diferentes em todo o território nacional.”

No dia 28.11, uma delegação da OGA – P. Osmar Witt, Presidente, P. Rui Bernahrd, Vice-Presidente, e P. Martin Volkmann, Secretário Executivo – visitaram o casal Fertsch em Vera Cruz. Foi a maneira que eles escolheram para lembrar os 35 anos de IECLB-Selos e para mostrar à direção da OGA como é feito o trabalho “de formiguinha” com os selos. As fotos exemplificam isso um pouco. Na oportunidade, a Pa.Maria Gressler de Bom Retiro do Sul, também veio entregar pessoalmente uma caixa com muitos selos que um membro da comunidade, natural da Alemanha, trouxera do GAW-Württembrg por ocasião de uma visita a Stuttgart. O GAW-Württemberg é, quem sabe, o maior apoiador de IECLB-Selos com as múltiplas remessas de selos que faz.

Dentro do propósito inicial de IECLB-Selos – ajudar menores em vulnerabilidade social – aceitamos

sugestões de entidades que poderiam ser beneficiadas com os recursos auferidos pela venda de

selos no próximo ano.

PROJETOS GAW

A cada ano o GAW disponibiliza verba para projetos de construção e de edificação de comunidade, projetos esses que são reunidos, junto com os demais projetos de outras partes (América Latina, Leste Europeu), no Catálogo de Projetos de cada ano (Projektkatalog). Projetos a serem incluídos nesse catálogo devem ser encaminhados para a OGA até 31 de dezembro. Orientações e formulário constam na página da OGA. E também podem ser solicitadas junto à secretaria da OGA.

(5)

5

Visita

Confirmandos da Paróquia de Ernestina visitam a sede nacional da OGA

No último dia 26 de novembro os confirmandos da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Ernestina estiveram visitando a sede nacional da OGA em São Leopoldo/RS.

Mais uma vez fomos muito bem recebidos pelo P. Martin, que nos explicou como funciona a OGA e também como a OGA junta recursos. Assim relembramos os objetivos da Campanha Ação Confirmandos e então entregamos a nossa oferta da campanha com os nossos confirmandos. Este já é o terceiro ano que nós levantamos ofertas que vem de doações. Cada confirmando nosso recebe uma lista

para pedir doações e entrega as doações no culto de encerramento do Retiro Paroquial dos Confirmandos que este ano aconteceu nos dia 15 e 16 de novembro. Mais uma vez encerramos o ano com alegria de ter dado mais um passo em direção a solidariedade, e isto, com os confirmandos, que são o presente e o futuro da nossa Igreja. Obrigado aos confirmandos, pais e orientadores e a OGA

Rua Sinodal, nº 50 – 93030-225 – São Leopoldo – RS

Fone: (51) 3589-1098 – E-mail:

ogaieclb@luteranos.com.br

Na internet:

www.luteranos.com.br/oga

Você está recebendo este Boletim por estar cadastrado em nosso Banco de Dados. Caso não queira mais receber este Boletim, por favor, clique aqui.

Referências

Documentos relacionados

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Além disso, bens imóveis podem ser afetados pelas condições do mercado imobiliário local ou regional, tais como o excesso de oferta de espaço para imóveis comerciais nas regiões

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Contas credor Banco c/Movimento Capital integralizado Imóveis Estoques de Materias Receita de Serviços Despesas Diversas Fornecedores Despesas Salários Custos de Materiais Títulos

Associação de sintomas osteomusculares, por região anatômica e sexo, referidos por trabalhadores de uma indústria metalúrgica, nos últimos doze meses, nos últimos sete dias e

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for