• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP Nº 56 OUTUBRO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PARAIBANO João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP Nº 56 OUTUBRO 2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Rua Barão do Abiaí,64, CEP: 58.013-080 Centro, João Pessoa-PB/Brasil

Fone/Fax: 83 3222-0513

Redação: Joaquim Osterne Carneiro – Editor: Adonai Lacerda da Silveira

Informações pelo site:

www.ihgp.net

E-mail:

faleconosco@ihgp.net

INSTITUTO HISTÓRICO

E

GEOGRÁFICO PARAIBANO

No corrente mês de outubro faz-se necessário destacar a entrega do Troféu

Heitor Falcão a distintas instituições e personalidades do nosso Estado. Nessas

condições, a Historiadora Maria Ida Steinmuller, Presidente do IHCG – Instituto

Histórico de Campina Grande foi agraciada com a referida comenda na Categoria de

Personalidade. A solenidade de entrega ocorreu no Paço dos Leões, em João Pessoa

– PB, no dia 01/10/2015. Convém destacar que, o Troféu Heitor Falcão é conferido

pela empresa Abelardo.com Comunicação e Marketing, após avaliação da Coluna

Abelardo do Jornal Correio da Paraíba, que tem a Direção do Escritor e Jornalista

Abelardo Jurema Filho.

De outra parte, é conveniente assinalar a posse de Acadêmicos na APENGE –

Academia Paraibana de Engenharia, que ocorreu no dia 06/10/2015 no Centro

Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em João

Pessoa - PB.

Joaquim Osterne Carneiro Presidente do IHGP joacarneiro@hotmail.com

João Pessoa, PB BOLETIM INFORMATIVO DO IHGP – Nº 56 OUTUBRO 2015

EDITORIAL

IHGP

(2)

TROFEU HEITOR FALCÃO

No dia 01/10/2015, em solenidade das mais prestigiadas ocorrida no Paço dos Leões, em João Pessoa – PB, a Historiadora Maria Ida Steinmuller, Presidente do IHCG - Instituto Histórico de Campina Grande - PB recebeu o “Troféu Heitor Falcão 2015- Categoria Personalidade”, conferido pela Abelardo.com Comunicação e Marketing, após avaliação da Coluna Abelardo do Jornal Correio da Paraíba. Vale ressaltar que na oportunidade foi lançada mais uma edição da Revista Abelardo, que tem a Direção do Escritor e Jornalista Abelardo Jurema Filho.

ESTUDANTES VISITAM O IHGP

No dia 01/10/2015, 13(treze) alunos da Escola Olivina Olívia estiveram visitando e realizando pesquisas no IHGP.

Alunos pesquisando na Biblioteca Irineu Pinto do IHGP

(3)

POSSE NA APENGE

No dia 06/10/2015, em concorrida solenidade que aconteceu no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em João Pessoa – PB, tomaram posse como Acadêmicos Titulares da APENGE – Academia Paraibana de Engenharia os seguintes Engenheiros: Orlando Galisa de Andrade, Carlos Alberto Lins de Albuquerque, Guarany Marques Viana, Marcelo Renato Cerqueira Paes, Neuza Martins Gomes, Arnaldo José Delgado, George Cunha e Fernando Martins da Silva. Concomitantemente, Marcelo Bezerra Cabral tomou posse como Acadêmico Emérito. O Presidente do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Historiador e Engenheiro Agrônomo Joaquim Osterne Carneiro na qualidade de Acadêmico Titular da APENGE participou do evento.

Carlos Alberto Lins de Albuquerque, Joaquim Osterne Carneiro e Guarany Marques Viana

REUNIÃO DO CONSECULT

No dia 08/10/2015, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Joao Pessoa – PB foi realizada uma Reunião Ordinária do CONSECUULT - Conselho Estadual de Politica Cultural.

PRESIDENTE DO IHGP FOI ENTREVISTADO NA TV CAMARA

No dia 09/10/2015, o Presidente do IHGP, Joaquim Osterne Carneiro concedeu entrevista na Televisão da Câmara Municipal de João Pessoa, quando prestou informações a respeito das atividades desenvolvidas na Casa da Memória da Paraíba.

ALUNOS DA UNAVIDA VISITARAM O IGHP

No dia 11/10/2015, dezessete alunos do Curso de Pós-Graduação em História da UNAVIDA estiveram visitando o IHGP acompanhados do Professor e Historiador Jean Patrício da Silva, Sócio Efetivo desta Casa da Memória da Paraíba, onde ocupa a Cadeira Nº. 26, que tem como Patrono Diógenes Caldas.

(4)

SOLENIDADE NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA

No dia 15/10/2015, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Desembargador e Historiador Marcos Cavalcanti de Albuquerque e a Desembargadora e Escritora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti coordenaram a Solenidade comemorativa do 124º aniversário da referida Instituição. Durante a Solenidade foram lançados os livros “João Suassuna – um Magistrado que Governou a Paraíba”, de autoria do Historiador e Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque e do Historiador e Jornalista José Nunes da Costa e “ Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro Um Homem Dedicado a Justiça”, de autoria do Desembargador e Historiador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. Convém ressaltar que ambos são sócios Efetivos do IHGP. Ao mesmo tempo, foi Outorgada a Medalha e Diploma do Mérito Judiciário, na Categoria Bons Serviços, ao Servidor Alyson Souto Diniz Vilela. Além disso, ocorreu o lançamento do Memorial Virtual do Poder Judiciário Paraibano e a entrega do Memorial do Poder Judiciário Desembargador Heráclito Cavalcanti Carneiro Monteiro. O Presidente do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Joaquim Osterne Carneiro e a Presidente do IHCG - Instituto Histórico de Campina Grande, Maria Ida Steinmuller participaram da solenidade.

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 22/10/2015, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa –PB, aconteceu o lançamento da Segunda Edição ampliada do livro “ Anayde Beiriz – Panthera dos Olhos Dormentes”, de autoria de Marcus Aranha ( in memoriam)

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 23/10/2015, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa – PB, foi lançado o livro “Lindalva em Prosa e Versos”, de autoria da Poetisa Maria Lindalva Xavier Amaro.

LANÇAMENTO DE LIVRO

No dia 23/10/2015 foi lançado no IHGP o livro “História do Futebol de Cajazeiras”, de autoria de Reudesman Lopes Ferreira.

Edinilza Lopes Ferreira, Reudesman Lopes Ferreira, Joaquim Osterne Carneiro, Francelino Soares, Constantino Cartaxo e Antonio de Souza Sobrinho

(5)

FONTES DOCUMENTAIS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Sob a coordenação da Historiadora Juciene Ricarte Apolinário, Vice Presidente do IHCG - Instituto Histórico de Campina Grande - PB e Sócia Honorária do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, o Instituto Nacional do Semiárido( INSA) lançou a Coleção intitulada “Fontes Documentais Coloniais do Semiárido Brasileiro”. Trata-se de um trabalho da mais alta importância, que enfoca Catálogos dos Manuscritos Avulsos da Capitania da Paraíba, de Pernambuco, da Bahia, de Alagoas, de Minas Gerais, do Piauí, de Sergipe, do Rio Grande do Norte e do Ceará. Vale destacar que, os documentos foram selecionados a partir dos catálogos do Projeto Resgate de Documentação Histórica Barão do Rio Branco de Cooperação Bilateral Portugal/Brasil.

PRESIDENTE DO IHGP PARTICIPA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DOS NOTAVEIS

Atendendo a convocação da Desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, Presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado da Paraíba, no dia 27/10/2015, o Presidente do IHGP, Joaquim Osterne Carneiro participou de reunião da Comissão de Notáveis criada para as comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Nascimento do Ex-Presidente da República Epitácio Pessoa. A reunião se realizou na Sala Branca, no térreo do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, em João Pessoa - PB e teve por objetivo dar continuidade as ações visando homenagear o Ex-Presidente Epitácio Pessoa durante o Ano Judiciário de 2015.

ACADEMIA LIMOEIRENSE DE LETRAS

No dia 31/10/2015, a ALL – Academia Limoeirense de Letras, da cidade de Limoeiro do Norte - CE, instituição fundada em outubro de 2001, comemorou festivamente seus 15 (quinze) anos de existência. Na ocasião foi lançada uma publicação contendo trabalhos de diversos acadêmicos. O Presidente do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Joaquim Osterne Carneiro que é Acadêmico Honorário e Sócio Benemérito da referida entidade esteve presente à solenidade.

Pronunciamento feito por Joaquim Osterne Carneiro na Academia Limoeirense de Letras 31-10-2015

É com inusitada satisfação que mais uma vez retorno a este burgo sertanejo, a quem estou ligado por laços familiares e afetivos.

Como é do conhecimento de todos, nasci no alto sertão da minha sempre amada, brava, altiva e sempre lembrada Paraíba, “terra que se fez tão pequenina para não parecer tão grande e se fez tão grande para se

consolar de ser tão pequenina” conforme declarou Alcides Carneiro, um dos 50(cinquenta) maiores oradores

mundiais de todos os tempos, de quem me orgulho de ser parente e biografo. No entanto, ao adentrar mais uma vez nesta urbe, lembrei-me do inolvidável paraibano José Américo de Almeida que ao regressar a Paraíba afirmou:

“voltar é uma forma de renascer e ninguém se perde na volta”.

Aqui na Princesa do Vale do Jaguaribe vivi o final da minha infância e inicio da adolescência, residindo nesta casa onde nasceu minha mãe Dilnor Osterne Carneiro, filha caçula de José Osterne Ferreira Maia, um homem acima do seu tempo. Mamãe com sua ternura, sua beleza, sua formosura, sua meiguice e bondade inexcedíveis, se constituiu na personalidade maior da minha família e que ainda hoje ao lado do espírito iluminado do meu pai, Francisco de Andrade Carneiro está constantemente comigo.

Mas esta noite aconchegante não irei recordar, pois como disse o tribuno Alcides Carneiro anteriormente citado, “Recordar não é viver, porque recordar é viver de lembrança e viver de lembrança é morrer de saudade”. Atualmente resido na capital do meu Estado natal, João Pessoa a conhecida Cidade Verde, assim denominada em virtude da arborização das suas ruas, praças e avenidas.

Faz-se preciso recordar que, a fundação da Paraíba, ao contrário do que muitos pensam, deu-se no dia 4 de novembro de 1585, em consequência de um pacto de paz firmado entre o índio Piragibe, Cacique dos Tabajaras e João Tavares. Ao mesmo tempo, a cidade capital da Paraíba mudou algumas vezes o seu nome. Nessas condições, de conformidade com Historiador Horácio de Almeida, às fls. 83 e 84 do seu livro “Historia da Paraíba” Tomo I, editado em 1966, pela Imprensa Universitária, de João Pessoa, em 05 de agosto de 1585, dia de Nossa Senhora das Neves, João Tavares “saiu à terra a fim de escolher o local para um forte de madeira na encosta da colina, em cuja

base se espraia o Sanhauá, braço do Paraíba, onde estava ancorado. Não houve nem podia haver fundação da cidade nesse dia”.

(6)

O nome de Cidade de Nossa Senhora das Neves perdurou de 1585 a 1588. No Governo de Frutuoso Barbosa (1588/1591), a cidade passou a ser chamada Cidade Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em “honra e obsequio ao

soberano de Castela, Felipe II”. Segundo Horacio de Almeida às fls. 103 do seu livro acima referido, “Repetia-se por esta forma a adulação de Diogo Valdez, quando batizou de São Felipe o inútil Forte da Restinga”. Este nome

permaneceu até 1634, ou seja, durante 46(quarenta e seis) anos. Quando ocorreu a dominação holandesa na Paraíba, de 1634 a 1654 (20 anos), então passou a chamar-se Frederica, em honra a Frederico, Príncipe de Orange. Posteriormente, ou seja, no período de 1654 a 1930, correspondente a 276 (duzentos e setenta e seis) anos passou a denominar se Parahyba. A partir de 1930, após o assassinato do então Presidente do Estado, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque passou a se chamar João Pessoa.

Vale ressaltar que, “A velha Cidade de Nossa Senhora das Neves nasceu cidade, sem jamais ter sido vila.

Esse privilegio lhe coube porque fora fundada à custa da fazenda real, numa Capitania de Coroa. De todas as capitais brasileiras, sobretudo das que foram cabeças de capitanias, a da Paraíba foi a terceira que nasceu cidade. A primeira foi a de Salvador, na Bahia, fundada por Tomé de Sousa em 1549, próximo à Vila Velha, para ser sede do governo geral. A segunda, a do Rio de Janeiro, por ter sido conquistada pelo governo, à custa de sua fazenda, em 1865. A terceira, a de Nossa Senhora das Neves, na Paraíba, fundada em 1585. Todas as outras nasceram vilas e nesta categoria se conservaram durante todo o período colonial”, segunda Horacio de Almeida

às fls. 104 do seu trabalho já aludido.

Na capital do meu Estado atualmente me dedico a administrar o centenário IHGP - Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, a mais antiga instituição cultural em funcionamento na Paraíba, além de cuidar de outras atividades.

No tocante a Academia Limoeirense de Letras desejo me congratular com o Historiador José Maria Nunes Guerreiro, que realmente realizou uma êxitosa administração à frente desta Casa do Pensamento.

Aliás, por um dever de justiça faz se necessário afirmar que todos os dirigentes desta arcádia - Francisco Aécio de Castro, Francisco Irajá Pinheiro, Marcelino Queiroz Castro, Arnóbio Santiago de Freitas e José Maria Nunes Guerreiro - desempenharam papel importante no encaminhamento dos assuntos de interesse da Casa do Pensamento de Limoeiro do Norte, procurando sempre movimentar e dar amplitude as coisas do espírito, aos fatos literários e artísticos aqui existentes.

Atualmente a nossa Academia tem como seu Presidente o Medico e Escritor José Maria Chaves, que com a sensibilidade que lhe peculiar, vem realizando um trabalho notável e a prova mais evidente é o lançamento da publicação que contém trabalhos de distintos acadêmicos.

De minha parte achei por bem escrever algo sobre meu genitor, um médico que como autentico discípulo de Hipócrates curou os males e aliviou as dores de muitos de seus semelhantes. Aqui mesmo, no seu consultório localizado na Farmácia de João Eduardo, atendia sempre com presteza a todos que o procuravam, além de viajar para principalmente realizar partos no meio rural.

Ao concluir, permita-me sugerir que o amigo Presidente e demais integrantes desta Academia se juntem aos historiadores da terra e adotem medidas direcionadas para a criação do Instituto Histórico de Limoeiro do Norte, ou seja, a Casa da Memória Limoeirense, que naturalmente se encarregará da preservação da rica historia desta Princesa Jaguaribana, que como já afirmei em outra oportunidade por sua importância já deveria ser alçada a condições de Rainha.

(7)

INSTITUTO HISTÓRICO E

GEOGRÁFICO PARAIBANO

PRESIDENTE

Joaquim Osterne Carneiro

VICE-PRESIDENTE

Humberto Fonsêca de Lucena

SECRETÁRIO GERAL

Diana Carmem Martins de Assis Ferreira

1º SECRETÁRIO

Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra

2ª SECRETÁRIO

Berilo Ramos Borba

TESOUREIRO

Adauto Ramos

DIR. ATIVIDADES CULTURAIS

Martha Maria Falcão de Carvalho e Morais Santana

CONSELHO FISCAL

Luiz Nunes Alves Péricles Vitório Serafim Flávio Sátiro Fernandes

SUPLENTES

Ernando Luiz Teixeira de Carvalho Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

Waldice Mendonça Porto

COMISSÕES PERMANENTES

HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA

Francisco de Sales Gaudêncio Maria José Teixeira Lopes Gomes

Manoel Batista de Medeiros

SUPLENTE

Maria Balila Palmeira

GEOGRAFIA E ECOLOGIA

Marcos Cavalcanti de Albuquerque José Mota Victor

Modesto Siebra Coelho

SUPLENTE

Ricardo Tadeu Feitosa Bezerra

ANTROPOLOGIA, ETNOGRAFIA E SOCIOLOGIA

Carlos Alberto Farias de Azevedo Maria Auxiliadora Bezerra Borba

Berilo Ramos Borba

SUPLENTE

Itapuan Bôtto Targino

ADMISSÃO DE SÓCIOS

Guilherme Gomes da S. d’Avila Lins Martha Falcão de C. e Morais Santana

Adauto Ramos

SUPLENTE

Diana Carmem Martins de Assis Ferreira

PUBLICAÇÕES RECEBIDAS

1. MONTENEGRO, Antônio de Pádua Lima. A mais que

centenária Corte de Justiça da Paraíba. João Pessoa: TJPB, 2005. 147 p. il.

2. GOVERNO DA PARAÍBA, Tribunal de Justiça.

Permanências de Osias Gomes. João Pessoa: Edições do TJPB, 2012. 270 p. il.

3. MEDEIROS, José Eymard M. de; LUCAS, José Morais.

Dicionário Biográfico dos Médicos da Paraíba. João Pessoa: Grafique, 2014. 286 p. il.

4. MARTINS, Francineide Almeida Pereira. Odontologia da

Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. 310 p. il.

5. MODESTO, Evandro Gouveia. O Solitário dos Ipês. João

Pessoa: Centro Gráfico do Senado Federal, 1989. 142 p. il.

6. SILVEIRA, Fernando. A Cabeça de João Batista - Crônica

dos Dominicanos na Selva. João Pessoa: Asa Branca, 1977. 161 p. il.

7. GAUDENCIO, Francisco de Sales.; FORMIGA, Marcos.

(Coordenadores) Era da Esperança: Teoria e Política no pensamento de Celso Furtado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. 160 p. il.

8. OLIVEIRA, Sylvio de. Amoressência. Rio de Janeiro/RJ:

José Olympio Editora/Fundarpe, 1986. 78 p.

9. MODESTO, Fernando Gouveia. Poesias - Inquietação na

alma. João Pessoa: s.ed., 67 p.

10. Socôrro e Chico. Resumo das Obras Literárias da Coperve.

João Pessoa: Gráfica UM, s.d, 64 p.

11. FERNANDES, Carlos Dias. A Renegada - Romance

Realista. São Paulo: Monteiro Lobato e Cia., 1921.101p.

12. VIDAL, Ademar. Importância do Açúcar. Rio de

Janeiro/RJ: ASA, 1945. 175 p.

13. OLIVEIRA SOBRINHO, Reinaldo de. Variações do

Folclore na Paraíba. João Pessoa/PB: UNIGRAF, 199. 175 p.

14. MAGALHÃES, Paulo Bougard de. A Parahyba e a

Evolução da sua Gente. Parahyba: Imprensa Official, 1926. 216 p. il.

15. EITE, Ascendino. Notas Provincianas. João Pessoa: A

União, 1942. 124 p. il.

16. BORBA, Maria Auxiliadora Bezerra. Campina Grande nos

Meados do Século XX. João Pessoa: Idéia, 2015. 341 p.

17. Poder Judiciário (Seção Judiciária da Paraíba). Gestão de

Documentos: Memória da Justiça Federal da Paraíba v.1. Assis/SP: Storbem, 2013. 196 p. il.

18. PINTO, Sério de Castro. A Casa e Seus Arredores. João

Pessoa: Manufatura, 2006. 154 p.

19. CRUZ, Cornélio Ferreira da Cruz. Famílias do Sertão

Paraibano. Campina Grande: Maxgraf, 2008. 811 p. il.

20. TEIXEIRA, Carmem de Lourdes. O Ano da Morte de

Ricardo Reis: uma leitura possível. João Pessoa: Fundação Casa de José Américo, 2006. 70 p.

Referências

Documentos relacionados

Depois que todos os dígitos forem inseridos, pressione e segure o botão AREA (até o medidor emitir dois bipes) para salvar a área na memória e voltar para o modo de medição CMM

[r]

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

Cada equipe 2Seeds Network implementará um plano de agricultura orgânica e providenciará treinamento aos agricultores, recursos para infraestrutura e microcrédito.. Em 2009, o

Imediatamente após a sessão de administração, os itens administrados das Escalas Mental e Motora foram cotados, seguindo as orientações de escore constantes no capítulo 4 do

Para isso foi utilizada a metodologia aplicada aos planos de segurança das praias australianas, que se baseia no cálculo o grau de perigo com base no estágio morfodinâmico e

Também se explica aí os números expressivos das concentrações populacionais ao longo da costa, a existência de 13 das 17 capitais de estados litorâneos estarem em zonas

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por