• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2021"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

PLANO

DE

ACTIVIDADES

(2)

PLANO DE ACTIVIDADES E

ORÇAMENTO 2021

Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, FCRL

ÍNDICE

ENQUADRAMENTO ... 2

ACTIVIDADE SECTORIAL ... 6

SERVIÇODEAPOIOTÉCNICO(SATA) ... 6

SERVIÇODEPRODUÇÃODOCUMENTALEAPROVISIONAMENTO(SPDA) ... 8

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E PREVISIONAIS ... 12

ORÇAMENTO ... 12

RENDIMENTOS ... 13

GASTOS ... 15

(3)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

ENQUADRAMENTO

O ano de 2021 será muito provavelmente um ano atípico, fruto da pandemia instalada. Contudo, de entre os aspectos semelhantes aos vividos no corrente ano, conta-se que em 2021 os efeitos sobre a sociedade e, particularmente sobre a economia, deverão exibir maior intensidade, pois não só estarão mais adensados, como a capacidade de lhes dar respostas estará mais fragilizada. Naturalmente que o problema tem uma escala planetária e nessa medida o nosso país contará com o esforço global na procura de soluções. Porém essa mesma escala determina que nenhum mercado ou economia fique a salvo do problema, não sendo possível identificar quaisquer motores de recuperação, retirando às maiores potencias mundiais o seu papel de alavanca. Ainda assim e justamente por isso, torna-se imperativo o esforço acrescido por parte de todos os portugueses, das instituições e das empresas nacionais, com vista a contrariar os efeitos profundamente nefastos de todo este fenómeno.

Consciente do seu papel, a FENACAM partirá para 2021 com um foco bem assente naquela que é a sua missão, bem sabendo que o conjunto de actividades a desenvolver estará mais condicionado do que nunca por aspectos conjunturais, acima de tudo pela evolução da Pandemia COVID-19 no curto prazo.

Vejamos então as iniciativas que importa concretizar ao longo de 2021, sendo que o carácter duradouro de algumas delas determinará que a respectiva concretização extravase o próximo ano. Podemos dividir as referidas iniciativas em duas grandes áreas distintas, a saber:

A primeira é de cariz político, no melhor dos seus sentidos, e enquadra-se naquele que é o objecto e génese da FENACAM.

A segunda tem uma natureza funcional e será dirigida à constante evolução estrutural da Federação, onde a procura da optimização assume uma importância absoluta, merecendo especial atenção os aspectos relacionados com a actividade comercial a desenvolver.

No que respeita à primeira área, a concretização da

Fundação do Crédito Agrícola assume-se como um

dos maiores desígnios para o período de 2021. O trabalho até agora desenvolvido permite afirmar que estão já reunidas as condições formais para que assim aconteça. Com efeito, o tronco deste projecto apresenta aspectos com significativo grau de complexidade, por entre os quais está a formação dos respectivos estatutos, tarefa cuja execução consumiu boa parte do ano que agora termina. Após as assembleias que conduzirão à sua apresentação e aprovação, avançaremos para a almejada constituição e início de actividade, momento em que as

A Fundação do

Crédito Agrícola

assume-se como um

dos maiores desígnios

para o período de

2021

(4)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

interacções e parcerias com o sector cooperativo, designadamente a CASES e a CEEPS/CIRIEC, conduzirá a identificação de interesses comuns e abrirá caminho à promoção e iniciativas conjuntas, então já pela mão da Fundação, no âmbito da sua actividade.

Integrada na primeira das duas grandes áreas de iniciativas, surge o novo Regime Jurídico do

Crédito Agrícola Mútuo que, tudo indica, será uma realidade no próximo exercício e que conterá

o contributo da FENACAM, naturalmente com prévia auscultação das Caixas Agrícolas. Com efeito, 2020 tem sido marcado por trabalhos preparatórios, no âmbito do regime jurídico, num primeiro momento em resposta a convite da CASES, num segundo fruto do documento de trabalho lançado pelo Banco de Portugal. Estes dois impulsos, externos ao Crédito Agrícola, e a reacção que merecem, constituem um passo determinante para as vidas das nossas instituições, pois abrem a porta a um efectivo movimento de reforma do actual quadro legal que, pela sua antiguidade e desadequação às evoluções das duas últimas décadas, deverá ser alvo de profunda alteração. O processo de produção legislativa deverá, contudo, ser demorado e importará em aturados trabalhos ao longo do próximo ano, com a FENACAM a pugnar para que o resultado final constitua um reforço da defesa do modelo de banca cooperativa.

No que concerne à divulgação e debate de ideias, necessário ao constante fortalecimento da massa crítica que pensa e cumpre os temas estruturantes do Crédito Agrícola, as já referidas circunstâncias extravagantes vividas ao logo de quase todo o ano impediram a realização do habitual evento de maior dimensão, bem como o desejável encontro com congéneres de países estrangeiros, necessários à salutar troca de experiências e conhecimentos internacionais, no domínio da actividade bancária de génese cooperativista, na europa. E, justamente para este efeito, no próximo ano deverá ter lugar uma visita de estudo a Itália – Programa Executivo 2021, tendo por objectivo a interacção com a FEDERCASSE, instituição constituída por 4.238 balcões e 29.648 colaboradores.

Na mesma linha de preocupação, 2021 será marcado pelo lançamento de um projecto de

promoção da Banca Cooperativa em Portugal, com

especial destaque para os princípios que a norteiam, o seu percurso histórico e papel indelével na sociedade e na economia Portuguesa. Será colocado em destaque a solidez e segurança das Caixas, a atenção e investimento que sempre conferiram e continuam a conferir à proximidade,

2021 será marcado

pelo lançamento de

um projecto de

promoção da Banca

(5)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

dar a conhecer às novas gerações a Banca Cooperativa e as disponibilidades vanguardistas do Crédito Agrícola para os clientes e associados, sem restrições geográficas ou de qualquer outra natureza. O desenvolvimento de um projecto com esta dimensão será concretizado em articulação com a Caixa Central e, consequentemente, com as Caixas Agrícolas.

Igualmente inscrito para 2021 estão acções no âmbito do Projecto Verde, do qual já foram concretizadas importantes medidas, com forte impacto no funcionamento diário da estrutura da FENACAM, de que é incontornável expoente a instalação de painéis fotovoltaicos no edifício “armazém”. O objectivo é claro e consiste na procura da neutralidade carbónica nos imóveis do CA. Para o atingir conta-se com labor de um grupo de trabalho, entretanto constituído pela Caixa Central.

Ainda no domínio deste tipo de iniciativas surge a renovação do Protocolo DECO Crédito à Habitação/Avaliações, com reforço do papel já reconhecido à FENACAM.

Já na segunda grande área de medidas para o próximo exercício, surge o desenvolvimento da

reestruturação e reorganização dos serviços, designadamente no SPDA/Armazém, tarefa em

curso mas que continua a impor especial atenção, agora num nível bastante mais fino para o que foi criado um grupo de trabalho a quem cabe pensar e propor ajustamentos funcionais necessários à optimização e eficiência dos processos internos e conexão com o exterior, melhorando os actuais índices sem, contudo, esquecer a imprescindível satisfação dos colaboradores.

No mesmo domínio, o organizacional, importa destacar os benefícios que poderão ser extraídos já no próximo ano, fruto do recentemente implementado Plano de Contingência, aplicado em particular ao armazém e que visa dotar os respectivos serviços operacionais, nomeadamente as suas chefias intermédias, de competências e condições estruturais no desempenho das tarefas que lhes estão cometidas, bem como garantir uma polivalência transversal às respectivas áreas do SPDA. O efeito alcançado é a redução substancial da extensão e nível de riscos operacionais naquela valência da Federação.

Também com início no corrente ano, mas com conclusão e entrada em funcionamento em 2021, conta-se o projecto de segurança informática, com o qual todos os sistemas em uso serão elevados a níveis mais exigentes, a par dos mais elevados padrões adoptados pelo mercado, nesta matéria.

Estas múltiplas iniciativas, e outras que serão desenvolvidas a curto prazo, estão integradas num processo alargado de potenciação de meios e reorganização, que constitui um objectivo muito bem definido para a Federação, pois que da sua concretização resultará o fortalecimento da respectiva actividade produtiva, imprescindível para concorrer num mercado com múltiplos protagonistas bem apetrechados de recursos e com políticas modernizadas de abordagem concorrencial ao mercado.

Na mesma linha de preocupação surge a necessidade de consolidação das vastas medidas implementadas ao logo dos últimos quatro anos, bem como das novas rotinas que lhes estão associadas e que importa continuar a inculcar para que se tornem verdadeira política da

(6)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

FENACAM. Tendo lido essa necessidade e reconhecendo a importância de encurtar distâncias que o tempo havia alargado, os esforços desenvolvidos recentemente (por entre os quais assume especial importância o novo software e os upgrades já entretanto realizados, ou a actual imagem externa que a “loja online” confere à Federação) serão agora multiplicados até que a sua consistência se torne irreversível e se tornem parte da identidade da FENACAM.

(7)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

ACTIVIDADE SECTORIAL

SERVIÇO DE APOIO TÉCNICO (SATA)

O Plano de Actividades constitui sempre um documento de gestão previsional, onde se reflecte os objectivos e projectos, devidamente programados.

Toda a incerteza quanto à duração do surto pandémico provocado pela COVID-19 e a incógnita de futuras medidas que venham a ser necessárias implementar, condicionou a elaboração deste plano de actividades. É difícil perspectivar a evolução futura da economia e do nosso nível de actividade, contudo esta foi assente numa óptica de alguma retoma para o ano 2021.

E com importância crítica para a questão surgem as expectativas de evolução do mercado imobiliário, também aqui com forte dependência das respostas que venham a ser encontradas para a pandemia. Naturalmente que se se evoluir, de novo, para regimes de confinamento, acentuar-se-ão as dificuldades gerais, sendo que para este Serviço será o regresso às já experimentadas dificuldades de trabalho, especialmente no que se refere a visita de imóveis. No polo oposto está a expectativa de um gradual regresso à normalidade e o mais que provável crescimento dos níveis de actividade.

De todo o modo contamos com uma equipa de colaboradores preparada para responder aos desafios e às oportunidades de crescimento.

Tendo em conta o presente contexto, a actividade a desenvolver em 2021 pelo Serviço de Apoio Técnico (SATA) estará focada na continuidade dos objectivos delineados para o presente ano, mantendo como prioridade:

 Promover a qualidade do serviço prestado junto dos clientes das nossas associadas;  Reforçar sempre que necessário a capacidade de actuação nas diferentes valências;  Optimizar/modernizar a plataforma Sistema de Gestão de Avaliação (SGA), especialmente

quanto às funcionalidades identificadas no perfil “utilizadores das CCAM”, por forma a melhorar os procedimentos.

Queremos ser uma referência a nível nacional, ambicionando uma melhoria contínua na actividade de avaliações imobiliárias, na procura da excelência, da qualificação dos colaboradores e da utilização do conhecimento.

Newsletter

Continuaremos a contribuir para a Newsletter da FENACAM, com informação relativa às diferentes

Queremos ser uma

referência a nível

nacional na

qualificação e na

utilização do

conhecimento

(8)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

políticas e legislação aplicáveis a vários sectores de actividade, sendo da nossa coordenação a área referente às “Notícias – Agricultura”.

Orçamento

Unid: eur Actividade Realizado 2019 Orçamento 2020 (PA FENACAM) Realizado Setembro 2020 Previsão Dezembro 2020 Orçamento 2021 (i) Avaliações 1.027.519, 10 1.005.000,00 589.768,20 790.000,00 870.000,00 Outros 1.399,20 - - - 0 TOTAL 1.028.918, 30 1.005.000,00 589.768,20 790.000,00 870.000,00

(i) Toda a incerteza quanto à evolução da pandemia condicionou as projecções apresentadas, tendo por base uma recuperação moderada.

PROPOSTA DE INVESTIMENTOS

Manutenção evolutiva da aplicação Sistema de Gestão de Avaliações € 15.000,00

CUSTOS FIXOS PERIÓDICOS

Actualização dos índices de preços – SGA

- Componente Fixa (semestral) € 4.000,00

(9)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

SERVIÇO DE PRODUÇÃO DOCUMENTAL E APROVISIONAMENTO

(SPDA)

Uma vez mais sob o clima de incerteza criado pelo contexto sanitário, económico e social, o desenvolvimento da actividade deste Serviço, ao longo de 2021, será centrado em preocupações de consolidação de objectivos traçados para 2020, bem como na significativa melhoria dos níveis de eficácia e eficiência. Para isso importa concretizar:

 A modernização dos processos de trabalho já existentes, ajustando-os à obtenção de superiores níveis de eficiência, quer internos, com efeitos sobre a restante organização da FENACAM, quer externos, com efeito sobre a satisfação dos clientes;

 A diversificação da carteira de clientes, orientada por uma estratégia comercial de alargamento do serviço a outras instituições e empresas, sem descurar o acompanhamento e satisfação da actual clientela;

 A maior proximidade às Caixas Agrícolas, objectivo que será concretizado em harmonia com o indicado no ponto anterior, devendo assumir forte preocupação o acompanhamento pós-venda;

 A continuidade na renegociação de contratos com o objectivo de redução de custos, estratégia que tem vindo a ser aplicada com sucesso no decorrer da actividade do SPDA;  O desenvolvimento e dinamização da plataforma de compras online

www.fenacamloja365.pt, com a aquisição de um novo site mais apelativo, tanto para as Empresas do Grupo como para os restantes clientes;

 A implementação/disponibilização de novas funcionalidades na plataforma de compras online, permitindo às Caixas Agrícolas obter informação sobre o seu parque de máquinas;  O desenvolvimento no serviço de suporte com a criação de um menu específico na plataforma online para Suporte e Assistência Técnica, com a colocação, em tempo real, dos pedidos de assistência técnica aos equipamentos, encaminhamento e registo dos pedidos, com informação sobre o status do equipamento;

 O alargamento ao domínio da produção documental, do efeito de um desconto de até 10% de preço, no montante em factura, a suportar pelas Caixas e também na redução em preçário de mais 10%.

Aprovisionamento

Na mesma linha de continuidade, o Serviço de Produção Documental e Aprovisionamento, dará especial atenção ao percurso já realizado em torno da Central de Compras do Grupo, que deverá continuar a prestar todo o apoio necessário a todas as Caixas Agrícolas, incluindo as não associadas, tal como à Caixa Central e empresas do Grupo, contribuindo como elemento potenciador de vantagens económicas e de tempo para as suas actividades correntes. Com efeito, a Central de Compras concilia a oferta de uma vasta gama de produtos, a preços extramente concorrenciais, com a poupança de recursos que de outro modo os seus utilizadores necessitariam de afectar à análise, selecção e contratação de compras em idênticas condições. O objectivo comum será o de permitir que os nossos clientes potenciem os seus recursos humanos na concretização de tarefas integradas, o mais possível, no core dos seus negócios.

(10)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1 Assim, assegurará:

 O fornecimento de todo o tipo de impressos, consumíveis de papelaria e informáticos, equipamentos de escritório, de segurança e para tratamento de dinheiro, e ainda brindes institucionais;

 A disponibilização de serviços de apoio variados, como sejam a destruição de documentos em segurança, a assistência técnica dos equipamentos instalados e gestão dos contratos de impressão à cópia (referente a equipamento de impressão/multifunções);

 A criação de adequados protocolos com empresas prestadoras de serviços, permitindo melhores condições de acesso dos mesmos por parte das Caixas Agrícolas;

 A difusão de campanhas e folhetos com a divulgação de novos produtos junto das Caixas Agrícolas, reforçando a ligação com a sua Federação.

De forma a garantir a qualidade do fornecimento dos produtos e serviços prestados, continuará a selecionar criteriosamente fornecedores, a reforçar a atitude comercial, através de uma melhor postura comercial com recurso a práticas normais de mercado, ajustando/reduzindo preços e atribuindo rappel em função do volume de negócio, e a inovar e renovar a gama de produtos a disponibilizar.

Centro de Produção Documental

O Crédito Agrícola possui na sua Federação uma estrutura de gestão e produção documental multicanal (documentos em formato físico e em formato digital), assente num conjunto de soluções tecnológicas ajustadas às necessidades do Grupo CA, com níveis de desempenho de comprovada competência e profissionalismo. O “know how”, adquirido ao longo dos anos, permite ao Crédito Agrícola dominar todos os processos e estruturas, controlando o ambiente produtivo desde a

concepção até à produção do documento (production end-to-end), com autonomia e protecção da integridade da informação.

No interior da produção documental tem vindo a ser adoptadas políticas que visam a redução de custos, essencialmente por via da renegociação de contratos e a negociação de preços de

O “know how”

adquirido, permite ao

Crédito Agrícola

dominar todos os

processos e

estruturas

(11)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

potenciando ganhos de produtividade através da criação de automatismo no tratamento dos documentos, libertando recursos para outras tarefas.

Da aplicação de tais práticas têm resultado as sucessivas reduções de preçário na prestação de serviços, algo que constitui peça essencial para beneficiar economicamente as Caixas Agrícolas. Com a inclusão de um novo desconto até 10% no montante em factura e 10% no preçário para 2021, promoveremos uma redução efectiva com forte impacto na exploração da Federação e consequentemente nas Caixas Agrícolas.

O Centro de Produção Documental continuará a privilegiar o contacto directo com as Caixas Agrícolas, evitando em parte a burocracia que pode estar associada a este tipo de serviços, aumentado desta forma a rapidez e a qualidade de resposta nas várias solicitações e continuará também a tentar o alargamento da prestação deste tipo de serviços a outras Empresas, situação para o qual contaremos com a ajuda e contributos das Caixas Agrícolas.

Gestão de Cheques

Garantir e assegurar o fornecimento de cheques para o Crédito Agrícola tem sido também uma das responsabilidades da FENACAM, concedendo especial atenção ao cumprimento dos requisitos de segurança a verificar na produção dos cheques. Apesar da sua expressão ter vindo a diminuir, os cheques continuam a ser um meio de pagamento bastante usado pelos clientes do Crédito Agrícola e, naturalmente, estamos sempre ao dispor das Caixas para esclarecer qualquer dúvida ou questão que nos coloquem.

Recursos Humanos

A estrutura de recursos humanos tem vindo a ajustar-se às necessidades do Serviço, procurando-se asprocurando-segurar, de forma muito eficaz, a totalidade das tarefas necessárias para responder às solicitações das Caixas Agrícolas e empresas do Grupo.

O ano de 2021 contará com a seguinte composição:

 15 Colaboradores do quadro da Federação (sendo que um encontra-se em regime de contratado);

 2 Colaboradores em regime de outsourcing (um afecto à área de impressão e outro à área administrativa).

(12)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

Resultados

Pressupostos Orçamentais

 O valor previsto para Vendas de Mercadorias, foi estabelecido tendo em conta a manutenção do fornecimento dos equipamentos de tratamento de dinheiro;

 Foi estabelecida uma ligeira quebra na Venda de Mercadorias, tendo em conta as práticas que têm vindo a ser implementadas na actividade bancária, com a divulgação de serviços que permitem ao Cliente aceder ao seu banco, sem necessidade de se deslocar ao mesmo “Home banking” – ex.: evitando emissão de extractos ao balcão, levando a menor consumo de papel, menos impressões, menos consumo de consumíveis informáticos, menor consumo de impressos;

 Tendo como pressuposto a incerteza da evolução do estado pandémico do país, o valor orçamentado para as vendas de mercadorias, reflecte alguma contenção;

 Tal como no ano anterior o valor previsto para o Centro de Produção Documental, foi estabelecido tendo em conta a alteração da tipologia de serviços a prestar (redução da produção física de documentos e aumento da produção de documentos em suporte digital), mesmo considerando os volumes de produção de documentos bancários, registados em 2020;

 O objectivo deste serviço será sempre o de defender, da melhor forma possível, os interesses do Crédito Agrícola (das Caixas Agrícolas), disponibilizando produtos e serviços a preços competitivos e de qualidade.

TOTAL DE VENDAS € 1.700.000,00

Venda de Mercadorias € 1.530.000,00

Venda de Cheques € 170.000,00

TOTAL DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS € 3.330.000,00

Contratos/Assistência Técnica de Equipamentos € 450.000,00

Centro de Produção Documental € 2.880.000,00

(13)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E

PREVISIONAIS

ORÇAMENTO

Os valores orçamentados para 2021 tiveram por base as contas de Setembro de 2020, projectadas para Dezembro, assentes nas informações existentes a esta data bem como nas orientações gerais do Conselho de Administração. Todavia, dado o contexto pandémico e alguma incerteza no futuro, os ajustamentos e previsões deste Orçamento implicam alguma prudência.

Para a obtenção do orçamento de 2021 foram considerados os seguintes pressupostos:

(milhares de euros)

ORÇAMENTO 2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

RENDIMENTOS E GASTOS

Vendas 1 872 1 720 1 635 1 700

Prestações de Serviços 9 113 6 605 7 000 6 800

Ganhos e Perdas Imputadas a Subsid. 33 33 35 35

CMVMC (1 372) (1 145) (1 310) (1 281)

FSE (6 165) (4 518) (4 517) (4 408)

Gastos com o Pessoal (2 004) (2 025) (1 966) (1 950) Imparidades Dívidas a Receber - - (5) - Provisões - Aumentos/Reduções (443) (330) (500) (500)

Aumentos/Reduções Justo Valor 32 30 (4) 3

Outros Rendimentos e Ganhos 181 160 180 170

Outros Gastos e Perdas (116) (150) (189) (200)

Resultado Antes de Depreciações,

Gastos de Financiamento e Impostos 1 131 380 359 369

Gastos de Depreciação e de Amortização (124) (120) (127) (127)

Resultado Operacional 1007 260 232 242

Juros e Rendimentos Similares Obtidos 1 - - - Juros e Gastos Similares Suportados - - - -

Resultado Antes de Impostos 1008 260 232 242

Imposto Rendimento Período (85) (62) (43) (46)

(14)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

RENDIMENTOS

Vendas de Mercadorias

Nesta rúbrica, são registadas as Vendas da área de Aprovisionamento às CCAM, Empresas do Grupo e outras entidades.

A evolução esperada é a que se pode observar pelos seguintes quadros:

(euros)

VENDAS DE MERCADORIAS 2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

Venda de Mercadorias 1 627 940 1 500 000 1 450 000 1 530 000

A quebra refletida no valor de vendas de mercadorias em 2020, deve-se sobretudo ao estado pandémico no país, que ditou uma participação das CCAM nula em eventos e feiras, uma fraca afluência dos clientes aos balcões, especialmente no período de confinamento e posteriormente em resultado dos planos de contingência estabelecidos pelas autoridades competentes.

Para 2021, considerou alguma contenção no valor das Vendas, devido à incerteza quanto à duração do surto pandémico provocado pela COVID-19 e ao desconhecimento de medidas que futuramente possam vir a ser tomadas.

(euros)

VENDAS DE CHEQUES 2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

Venda de Cheques 244 360 220 000 185 000 170 000

Na Venda de Cheques estima-se uma redução na ordem dos 6%, pelo desuso do produto.

Prestações de Serviços

A evolução esperada para as Prestações de Serviços é a seguinte:

(euros)

Prestação de Serviços 2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

(15)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

Os pressupostos utilizados na sua orçamentação estão de acordo com as estimativas dos respectivos serviços. A redução no volume facturação na Produção Documental (CPD) está relacionado com os níveis de desconto concedidos bem como na transferência da emissão em papel para formato digital, o que consequentemente origina também uma redução nos custos de envio nos portes CTT, para o Grupo CA. Para os meses de Novembro e Dezembro do ano 2020 o

Conselho de Administração da FENACAM deliberou, com carácter excepcional, dado o momento conturbado e difícil que a economia portuguesa atravessa em particular as Caixas Agrícolas por força da Pandemia COVID 19, aplicar um desconto na facturação da Produção Documental de mais 30%, para além dos 10% praticados ao longo do ano (total 40%).

Outros Rendimentos e Ganhos

Quotização Estatutária

Esta conta reflecte o valor previsto para a Quotização de 2021, a pagar pelas CCAM associadas a esta data, de acordo com o previsto nos Estatutos e que corresponde a:

 Quotização Fixa – 2 500 euros;

 Para o ano de 2021 perspectivam-se algumas fusões de Caixas que não se concretizaram em 2020.

(euros)

QUOTIZAÇÃO ESTATUTÁRIA

2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

Quotização Fixa

Nº Associadas 70 63 70 68

Valor 175 000 157 500 175 000 170 000

TOTAL 175 000 157 500 175 000 170 000

Ganhos imputados a subsidiárias

Para 2021 orçamentaram-se os seguintes valores:

 Estimou-se que o valor a receber em dividendos será igual ao recebido em 2020 (35 000,00 euros).

Juros, Dividendos e Outros Rendimentos Similares

Para 2021 o valor a orçamentar é inferior à unidade (milhares de euros) pelo que não apresenta relevância.

(16)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

GASTOS

Custo das Mercadorias Vendidas e Matérias Consumidas (CMVMC)

Esta conta reflecte o gasto directo com as mercadorias vendidas e matérias consumidas no SPDA: (euros)

Custo das Mercadorias Vendidas e das Matérias

consumidas

2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

Consumo de Mercadorias 1 303 169 1 070 000 1 220 000 1 200 000

Consumo de Matérias 68 222 75 000 90 000 81 000

TOTAL 1 371 391 1 145 000 1 310 000 1 281 000

Fornecimentos e Serviços Externos (FSE)

(euros)

Evolução dos Fornecimentos e Serviços Externos

2019 2020 2020 2021

Realizado Orçamentado Previsto Orçamentado

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS 6 461 599 4 144 800 4 114 006 3 983 014 Trabalhos Especializados 6 164 587 3 900 000 3 815 986 3 668 514 Publicidade e Propaganda 1 380 2 000 200 100 Vigilância e Segurança 2 857 2 800 2 820 2 800 Honorários 124 260 140 000 105 000 112 000 Conservação e Reparação 168 514 100 000 190 000 199 600 MATERIAIS 14 126 8 950 12 110 12 120

Livros e Documentação Técnica 488 500 510 520

Material de Escritório 4 959 4 200 5 600 5 300 Artigos p/Oferta 4 475 1 150 1 900 2 100 Material de Embalagem 4 204 3 100 4 100 4 200 ENERGIA E FLUIDOS 64 629 65 350 60 910 64 130 Electricidade 37 796 35 000 34 800 35 400 Combustíveis 25 528 29 000 24 800 27 300 Água 1 305 1 350 1 310 1 430

DESLOCAÇÕES, ESTADAS E TRANSP. 100 369 97 000 74 250 78 800

Deslocações e Estadas 49 484 45 000 23 400 28 300

(17)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

Para a previsão destes gastos, foram consideradas as seguintes premissas:  Evolução esperada da actividade da Federação;

 Compromissos assumidos pelo Conselho de Administração para 2021;  Inflação prevista pelo Banco de Portugal para 2021;

 Prudência face à conjuntura económica.

Os FSE dizem respeito maioritariamente a Gastos com o funcionamento normal da Federação, como por exemplo: trabalhos especializados - que incluem os gastos com Portes CTT pelo valor que foram incluídos nos Rendimentos - conservação e reparação, limpezas, material de escritório, comunicações, seguros, despesas relacionadas com eventos promocionais do Crédito Agrícola, etc.

Gastos com o Pessoal

No montante orçamentado para 2021, foram consideradas a atribuição de Prémios de desempenho a colaboradores, a passagem à reforma de 2 colaboradores e uma taxa de inflação prevista pelo Banco de Portugal de 0,4%.

Provisões

Com o principal objectivo de reduzir o impacto da variável de custos junto das Caixas Agrícolas, o Conselho de Administração para 2020 constituiu uma provisão no valor de 500 000 euros e prevê constituir igual valor para 2021, a reembolsar a título de bónus, para aquisições das Caixas Agrícolas e empresas Seguradoras do grupo, junto da Federação, introduzindo para o efeito um factor de distinção entre as associadas e não associadas.

Gastos de Depreciação e de Amortização

Esta rúbrica foi calculada às taxas máximas fiscalmente aceites, de acordo com o Decreto Regulamentar nº 25/2009 de 14 de Setembro.

Outros Gastos e Perdas

Impostos

Para esta rúbrica foi estimado o valor do Imposto Único Automóvel a pagar, referente à frota automóvel e as Taxas à CMVM.

Quotizações a outras Entidades

Esta conta contempla as quotizações relativas às entidades nacionais e internacionais a que a Federação se encontra associada, nomeadamente CONFAGRI – Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CICA – Confederação Internacional do

(18)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

Crédito Agrícola, AEBC – Associação Europeia de Bancos Cooperativos, OCPLP – Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa e IRU – União Internacional de Raiffeisen, prevendo-se um montante total de cerca de 24 000 euros.

Serviços Bancários

As comissões bancárias foram estimadas para 2021 em cerca de 3 200 euros.

Correcções do Ano Anterior

Nesta rúbrica estão também previstas algumas quebras de mercadorias, devido à descontinuidade de produtos.

Outros Gastos e Perdas não Especificadas

Nesta conta são registadas as Responsabilidades Totais do Fundo de Pensões dos Benefícios Pós-Emprego segundo o Relatório Actuarial Anual, assim como Gastos referentes à constituição da Fundação do Crédito Agrícola.

(euros)

OUTROS GASTOS E PERDAS NÃO ESPECIFICADOS

2019 2020 2021

Realizado Previsto Orçamentado

Impostos (IUCs) + Taxas CMVM 4 582 5 000 5 000

Quotizações a outras Entidades 22 500 22 900 24 000

Serviços Bancários 1 563 3 100 3 200

Quebras de Inventários e Outras

Regularizações 17 118 35 200 36 200

Fundo de Pensões e Outros 34 970 49 700 90 000

Correcões de Períodos Anteriores 24 211 6 100 6 600

Donativos 10 000 58 000 35 000

TOTAIS 114 944 180 000 200 000

Prior Velho, 10 de Novembro de 2020 O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

(19)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

PARECER DO CONSELHO FISCAL

No exercício das competências que lhe são atribuídas, o Conselho Fiscal da FENACAM – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, Federação Cooperativa de Responsabilidade Limitada, submente à apreciação das suas associadas o Parecer sobre o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2021, proposto pelo Conselho de Administração.

Os membros do Conselho Fiscal procederam à análise detalhada do documento, concluindo que os objectivos propostos estão consentâneos com a actividade prevista para o exercício de 2021, mesmo num tempo de grandes incertezas face à evolução da Pandemia COVID-19.

Face ao exposto, consideramos que a proposta do “Plano de Actividades e Orçamento para 2021” apresentada é adequada e reúne as condições necessárias para que este Conselho Fiscal recomende a sua aprovação à Assembleia Gera dal FENACAM.

Prior Velho, 25 de Novembro de 2020

O CONSELHO FISCAL

Presidente

ANTÓNIO MANUEL MELO GOMES DE SOUSA Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores, CRL

Vogal

ÁLVARO GONÇALVES MARQUES PEREIRA

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Bairrada e Aguieira, CRL

Vogal

JOAQUIM MIGUEL CRUZ MENDES

(20)

P LAN O D E ACTIVI D A D ES E ORÇAME N TO 2 02 1

(21)

Referências

Documentos relacionados

Os serviços de encaminhamento mais encontrados nos prontuários foram os de referência em emergência em saúde mental do município de Porto Alegre, diferente do encontrado

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e