• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FECIV COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FECIV COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - FECIV

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

PLANO DE ENSINO

Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) – Resolução nº 7/2020 do Conselho de Graduação 1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Engenharia Civil - FECIV

CÓDIGO: GET040 PERÍODO/SÉRIE: 6° TURMA: U

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: 75 PRÁTICA: 15 TOTAL: 90 OBRIGATÓRIA: ( X ) OPTATIVA: ( )

PROFs: Alice Rosa da Silva e Iridalques Fernandes de Paula ANO/SEMESTRE: 2020/1°

OBSERVAÇÕES: Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020, que Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendações de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

2. EMENTA

Sistemas de Abastecimento de Água. Tecnologias de Tratamento de Água com Coagulação Química. Tecnologias de Tratamento de Água sem Coagulação Química. Tratamento de Água em Ciclo Completo. Resíduos Gerados nas Estações de Tratamento de Água.

3. JUSTIFICATIVA

O conhecimento dos sistemas de abastecimento de água e das tecnologias de tratamento de água para consumo humano é fundamental para a atuação profissional dos engenheiros ambientais.

4. OBJETIVOS Objetivo Geral:

Fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre os sistemas de abastecimento de água, desde a captação até a distribuição, incluindo as tecnologias de tratamento.

Objetivos Específicos:

Compreender as diferentes concepções de sistemas públicos de abastecimento e tratamento de água. Dimensionar as partes constituintes desses sistemas.

5. PROGRAMA

Aula Dia/

Mês Matéria programada

14:00 h – 16:50 h 09:50 h – 12:20 h

1 - 6 02/03 Apresentação do plano de ensino. Sistema de avaliação.

Impurezas da água. Análise dos principais parâmetros de qualidade da água e sua influência no emprego da tecnologia de

(2)

tratamento utilizada. Interpretação do ANEXO XX da Portaria de Consolidação no 5, de 03/10/7017 - do controle e da vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (origem: PRT MS/GM 2914/2011).

7 - 12 09/03

Abastecimento, sociedade e ambiente. Concepção de sistemas de abastecimento de água.

Tecnologias de tratamento de água com e sem coagulação química; tratamento de água de ciclo completo. Parâmetros de projeto – base NBR 12216. Principais produtos químicos utilizados. Consumo de produtos químicos. Nocões sobre a Casa de Química.

13 - 18 16/03

Saneamento. Importância de um sistema de abastecimento de água. Unidades constituintes de um sistema de abastecimento. Consumo de água: consumo médio per capita , fatores que afetam o consumo etc. Projeção de população.

Noções de controle operacional da ETA. Interdependência entre as unidades de uma ETA de ciclo completo. Coagulação química. Mistura rápida mecanizada e hidráulica. Parâmetros de projeto e operação. Veiculação da água coagulada.

19 - 24 23/03

Captação de águas superficiais: manancial, fases de projeto, tipos básicos de captação, dimensionamento de captação superficial..

Floculação mecanizada. Floculação hidráulica. Parâmetros de projeto e operação. Exemplos de aplicação. Veiculação da água floculada. Decantação. Decantadores convencionais. Veiculação da água decantada.

25 - 30 30/03 Exercícios de aplicação.

Exemplo de dimensionamento de decantadores convencionais. Noções básicas sobre decantadores de alta taxa.

31 - 36 06/04 Exercícios de aplicação.

Filtração. Filtros rápidos por gravidade. Parâmetros de dimensionamento. Entrada de água. Tipos de controle hidráulico.

37 - 42 13/04

Captação de águas subterrâneas: ciclo da água, ocorrência da água subterrânea, aquífero, classificação e tipos de aquíferos, captação em lençol freático, poços profundos, escoamento da água subterrânea através de camadas porosas. SEMINÁRIO

Leito filtrante. Sistema de drenagem. Lavagem de filtros. Lavagem auxiliar. Exemplo de dimensionamento de filtros rápidos por gravidade. Desinfecção e Fluoretação. Noções sobre fontes, características e acondicionamento de águas residuárias geradas na ETA.

43 - 48 20/04

Captação de águas subterrâneas: ciclo da água, ocorrência da água subterrânea, aquífero, classificação e tipos de aquíferos, captação em lençol freático, poços profundos, escoamento da água subterrânea através de camadas porosas. SEMINÁRIO.

Desinfecção e Fluoretação.

49 - 54 27/04

Linhas adutoras: definição, tipos de adutora, materiais, órgãos e acessórios. Projeto de linhas adutoras – traçados, dimensionamento hidráulico, dispositivos de proteção das adutoras, transientes hidráulicos.

PROVA sobre os conteúdos: Mistura Rápida/Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração e Desinfecção.

(3)

importância, tipos, recomendações para o traçado, dimensionamento de rede.

trabalhos a serem desenvolvidos pelos grupos. Definição da metodologia e forma de apresentação. Orientações iniciais e cálculos preliminares.

61 - 66 11/05 Exercícios de aplicação.

Noções sobre fontes, características e acondicionamento de águas residuárias geradas na ETA: avaliação quantitativa, apresentação das tecnologias empregadas no tratamento dessas Águas Residuárias.

67 - 72 18/05 Exercícios de aplicação.

Noções sobre tecnologias complementares de tratamento de águas de abastecimento. Tecnologias atualizadas.

73 - 78 25/05

Estações elevatórias: introdução, sistema elevatório, parâmetros hidráulicos, máquinas hidráulicas, cavitação, projeto de estação elevatória.

Exercícios de aplicação.

79 - 84 01/06 PROVA Exercícios de aplicação.

84 - 90 08/06

Reservatórios de distribuição de água: finalidades, tipos, formas, materiais de construção, volume de reservação, tubulação e órgãos acessórios.

Apresentação de trabalhos pelos grupos.

91 - 96 15/06 Exercícios de aplicação. Apresentação de trabalhos pelos grupos. 6. METODOLOGIA

Exposição teórica em sala virtual com projeção de slides do conteúdo da disciplina e resolução de problemas de Engenharia. Atividades práticas com o uso de computadores pessoais para o desenvolvimento de atividades dos assuntos abordados.

Em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020, as atividade a serem desenvolvidas no âmbito desse curso serão Atividades Síncronas dividindo a carga horária total de 96h (: 2) da seguinte forma:

ABA

Atividades Síncronas (96h)

- Carga Horária: 96h em 16 semanas - 6h/semana

- Horários de Realização: Terça-feira – 9:50h-12:20h 14:00h às 16:50h

- Plataformas/programas a serem utilizados: Moodle e Sistema MConf (para a realização das aulas teóricas/práticas e disponibilização dos materiais de apoio aos discentes). 7. MATERIAL MULTIMÍDIA E COMPLEMENTAR ASSOCIADO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PREVISTOS NA DISCIPLINA A SEREM PROVIDOS PELO PROFESSOR

1) Livros digitais de Sistema de Abastecimento de Água; 2) Slides dos conteúdos programados;

3) Resolução comentada de exercícios. 8. AVALIAÇÃO

(4)

1) Atividades Síncronas

a – Validação da assiduidade dos discentes.

Em todas as aulas serão salvas a lista de presença, através do MConf, pelo menos em 2 horários diferentes. Ao final do semestre, a assiduidade será contabilizada em favor do discente, em um total de 7 pontos.

b – Avaliações:

Serão realizadas três avaliações ao longo do semestre, as quais serão na forma de: prova com questões objetivas e dissertativas; seminários e avaliação complementar.

13/04 e 20/04 – Seminário sobre captação de água subterrânea. (13 pontos) 01/06 – Prova objetiva e dissertativa. A mesma será enviada aos alunos através da plataforma Moodle antes do horário de sua realização. (20 pontos)

Avaliação complementar – no decorrer de todo o semestre. (10 pontos) TRAT

Será realizada uma avaliação (27-04 25 pontos) na forma de prova com questões objetivas e dissertativas. A mesma será enviada por e-mail aos alunos.

Um trabalho (25 pontos – 08 e 15-06). 9. BIBLIOGRAFIA

Básica ABA

1. Planejamento de Sistema de Abastecimento de Água. Ed. da UFPR: Organização Pan-Americana de Saúde (10 exemplares)

2. Babbitt, Harold E. (Harold Eaton), 1888. Abastecimento de água. Ed. Blucher, 592p. (11 exemplares)

3. HELLER, L.e PÁDUA, V. L. Abastecimento de água para consumo humano. 2ª ed. revista e atualizada. Ed. UFMG. (9 exemplares)

TRATAMENTO

4. DI BERNARDO, L. Métodos e Técnicas de Tratamento de Água. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL & LUIZ DI BERNARDO, 2 V, Rio de Janeiro, 1993 (2005).

5. RICHTER, C.A. e AZEVEDO NETTO, J.M. Tratamento de Água. São Paulo,1991.

6. VIANNA, M.R. Hidráulica Aplicada às Estações de Tratamento de Água. Belo Horizonte, 2006.

7. DI BERNARDO, L., DI BERNARDO, A., CENTURIONE, P.L. Ensaios de Tratabilidade de Água e dos Resíduos Gerados em Estações de Tratamento de Água RIMA, São Carlos, 2002.

Complementar ABA

1. C AZEVEDO NETTO, J. M. Técnica de abastecimento e tratamento de água. Ed. Cetesb, Asctesb. 1976. 2ª ed. revisada. (14 exemplares)

2. TUNDISI, J. G. Água no século XXI: Enfrentando a escassez. Ed. Rima. 2009. 3ª ed. (12 cópias)

(5)

3. MIERZWA, J. C; HESPANHOL, I. Água na indústria: uso racional e reúso. Ed. Oficina de Textos. 2005. 143 p. (8 cópias)

4. SOUZA, L.C. Águas e sua proteção. Ed. Juruá. 2004. 145p. (2 cópias)

5. JUNIOR, W. C. S. Gestão das águas no Brasil: reflexões, diagnósticos e desafios. Ed. Peirópolis. 2004. 164p. (3 cópias)

6. TUCCI, C. E. M; BRAGA, B. Clima e recursos hídricos no Brazil. Ed. ABRH. 2003. 348p. (3 cópias)

TRATAMENTO

1. DI BERNARDO, L. Algas e suas influências na qualidade da água e nas Tecnologicas de Tratamento. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL & LUIZ DI BERNARDO, Rio de Janeiro, 1995.

2. PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO. Tratamento de Água de Abastecimento por Filtração em Múltiplas Etapas. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Rio de Janeiro, 1999. (Coordenação: Luiz Di Bernardo).

3. PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO. Noções Gerais de Tratamento e Disposição Final de Lodos e Estações de Tratamento de Água. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro, 1999. (Coordenação: Marco A. P. Reali).

4. PROGRAMA DE PESQUISA EM SANEAMENTO BÁSICO. Tratamento de Água para Abastecimento por Filtração Direta. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, Rio de Janeiro, 2003 (Coordenação: Luiz Di Bernardo). 5. RICHTER, C. A. Tratamento de Lodos de Estações de Tratamento de Água. São Paulo,

2001.

Bibliografia auxiliar, atendendo o disposto no Comunicado DIREN 2141105

- Livros em PDF disponíveis no endereço eletrônico:

https://www.academia.edu/36909500/ABASTECIMENTO_DE_%C3%81GUA_tsutiya 9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______ Coordenação do Curso de Graduação em: Engenharia Ambiental

Referências

Documentos relacionados

Além da temperatura do ambiente outra fonte de variação térmica é a geração de calor interna que ocorre durante a reação de hidratação, e que também

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Este estudo objetivou descrever e analisar as principais barreiras enfrentadas pelas Micro e Pequenas Empresas (MPE) para participarem de licitações, na modalidade pregão

INCLUSÃO SOCIAL E DESEMPENHO DOS ALUNOS COTISTAS NO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.. Belo

Foram sintetizados dez novos compostos derivados da tiazolidina-2,4-diona para posterior avaliação anti-inflamatória in vitro, em células esplênicas, e in vivo, através

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre