• Nenhum resultado encontrado

ISSN: REVISÃO / REVIEW / REVISIÓN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISSN: REVISÃO / REVIEW / REVISIÓN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Benefitis of information tecnology for the business strategies:

na integrative review

Benefícios da tecnologia da informação para as estratégias empresariais: uma revisão

integrativa

Beneficios de la tecnología de la información para las estrategias empresariales: una

revisión integrativa

ABSTRACT

Objective: Analyze the benefits of using Information Technology for business strategies based on

scientific evidences. Methodology: This was an integrative review, performed through searches in the SciELO, Revista de Administração Pública and Revista de Administração de Empresas databases.

RESULTS: A total of 53 articles were analyzed, of which 10 were included for the final sample. Final Considerations: All studies proved the benefits of IT for business success, one of which has highlighted

the main challenges for IT deployment in companies, characterized mainly by the lack of training and knowledge on the subject. It was verified that IT can be side-by-side with business management, since it provides information for decision making and strategic business management, automates routine tasks, increases the ability to recognize a problem in advance and an immediate solution, among other benefits.

RESUMO

Objetivo: Analisar os benefícios do uso da Tecnologia da Informação para as estratégias empresariais. Metodologia: Tratou-se de uma revisão integrativa, realizada através de buscas nas bases de dados

online SciELO, Revista de Administração Pública e Revista de Administração de Empresas. Resultados: Foram analisados 53 artigos, dos quais foram incluídos 10 para a amostra final. Considerações Finais: Todos os estudos comprovaram os benefícios da TI para o sucesso nos negócios, sendo que um deles ainda destacou os principais desafios para a implantação da TI nas empresas, caracterizados principalmente pela falta de treinamento e conhecimento sobre o assunto. Pode-se constatar que a TI pode estar lado a lado com a gestão das empresas, pois a mesma disponibiliza informações para a tomada da decisão e gerenciamento estratégico do negócio, automatiza as tarefas rotineiras, aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente um problema e solução imediata, dentre outros benefícios.

RESUMEN

Objetivo: Analizar los beneficios del uso de la Tecnología de la Información para las estrategias

empresariales. Metodología: Se trató de una revisión integrativa, realizada a través de búsquedas en las bases de datos online SciELO, Revista de Administración Pública y Revista de Administración de Empresas. Resultados: Se analizaron 53 artículos, de los cuales se incluyeron 10 para la muestra final.

Consideraciones Finales: Todos los estudios comprobaron los beneficios de TI para el éxito en los

negocios y uno de ellos todavía destacó los principales desafíos para la implantación de TI en las empresas, caracterizados principalmente por la falta de entrenamiento y conocimiento sobre el tema. Se puede constatar que la TI puede estar al lado de la gestión de las empresas, pues la misma proporciona información para la toma de decisiones y gestión estratégica del negocio, automatiza las tareas rutinarias, aumenta la capacidad de reconocer por adelantado un problema y solución inmediata , Entre otros beneficios.

¹Graduado em Administração pela Faculdade deCiências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, Maranhão, Brasil, willvasconcelos@hotmail.com

²Licenciado em Matemática, Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Especialista em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, Maranhão, Brasil, aristotelesmeneses@gmail.com

³Fisioterapeuta, Pós-graduanda em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva pela Faculdade Einstein - FACEI, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Caxias, Maranhão, Brasil, raydelane.silva@gmail.com

4Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Engenharia Web Mobile pela Faculdade de

Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, Maranhão, Brasil, marcosgsrocha@gmail.com

Descriptors

Information Technology. Decision making. Business strategy.

Descritores

Tecnologia da Informação. Tomada de decisão. Estratégia empresarial

.

Descriptores

Tecnología de la Información. Toma de decisiones. Estrategia empresarial.

Sources of funding: No Conflict of interest: No

Date of first submission: 2017-10-28 Accepted: 2017-11-01

Publishing: 2017-12-28

Corresponding Address

Marcos Gomes da Silva Rocha. Endereço: Rua Aarão Reis, 1000, Centro. FACEMA,Caxias, Maranhão, Brasil, marcosgsrocha@gmail.com

Wilame de Vasconcelos Moura¹

Aristóteles Meneses Lima²

Raydelane Grailea Silva Pinto³

Marcos Gomes da Silva Rocha

4

(2)

INTRODUÇÃO

O mundo contemporâneo se constitui na perspectiva de que as informações são geradas para

possibilitar novos conhecimentos que,

consequentemente, irão favorecer a tomada de decisões nos mais diversos contextos. Ainda como parte desse entendimento, as tecnologias são consideradas necessárias para contribuir com o processo de organização, recuperação e transmissão da informação1.

Nos últimos tempos, as empresas dos mais diversos setores têm investido de maneira significativa em Tecnologia da Informação (TI). O aumento dos investimentos em TI foi uma resposta ao esgotamento de produção que vigorou até o final de 1945. Os vários sinais de exaustão identificados na época, como desaceleração do crescimento da produtividade, rejeição dos trabalhadores ao autoritarismo patronal, rigidez das linhas de produção, incapacidade de reduzir os custos de produção, encarecimento das matérias-primas e das fontes energéticas, foram agravados quando o mercado passou a ser regido pela demanda e não mais pela oferta2.

Segundo Domingues e Martins3, a crescente evolução da TI nos remete a uma realidade na qual o uso de seus recursos se torna indispensável para a administração e gerenciamento dos negócios em qualquer setor. Organização de dados, informações ágeis, confiáveis e de qualidade são a base para qualquer administrador ter uma visão ampla e detalhada de todos os processos envolvidos, identificação de pontos críticos, análises, controles, correções e planejamentos.

Albertin e Albertin4 argumentam que o uso de TI oferece benefícios para os negócios que incluem custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação, e cada uso tem uma composição própria destes benefícios. O desafio das organizações é determinar o mais precisamente possível quais os benefícios realmente ofertados e desejados, pois essa identificação será a base para a confirmação desses benefícios no desempenho empresarial. Nesse

do uso da Tecnologia da Informação para as estratégias empresariais.

METODOLOGIA

Este estudo tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de caráter integrativa, pois possibilita aos profissionais agregar conhecimentos acerca do tema através do maior número de informações disponíveis da produção científica existente.

Para a realização desta revisão, foram adotadas as cinco etapas da revisão integrativa descritas por Botelho, Cunha e Macedo5: identificação do tema e seleção da questão da pesquisa, estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, análise e interpretação dos resultados e apresentação da revisão do conhecimento.

A seleção dos artigos foi realizada no período de agosto de 2016 a abril de 2017 nas bases de dados online SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Revista de Administração Pública (RAP) e Revista de Administração de Empresas (RAE). Após a identificação do tema foi estabelecida a seguinte questão: Quais as evidências encontradas nas publicações científicas a respeito dos benefícios do uso da Tecnologia de Informação nas estratégias empresariais? A partir daí foram adotados como descritores de busca e pesquisa o total de 03 palavras: “tecnologia da informação”, “tomada de decisão” e “estratégia empresarial”, as quais foram agrupadas da seguinte maneira: “tecnologia da informação AND tomada de decisão”, “tecnologia da informação AND estratégia empresarial”, “tomada de decisão AND estratégia empresarial”.

Os critérios de inclusão foram: trabalhos indexados nas bases de acesso supracitadas, do período de 2011 a 2017 e que estavam redigidos na forma de artigo, bem como publicações disponíveis nas línguas portuguesa e/ou inglesa. Foram excluídos os estudos que não abordavam a temática do estudo, artigos redigidos em forma de resumo, monografias, teses,

(3)

dissertações, artigos de revisão e que não continham autor e ano de publicação em revista.

A seleção dos artigos foi realizada por meio de leitura prévia dos títulos e resumos relacionados ao tema em questão. Após a leitura dos resumos, foram selecionados aqueles que obedeceram à temática e critérios de inclusão propostos e realizada nova leitura dos artigos completos.

Foi localizado o total de 53 artigos, desse total foram excluídos 21 artigos por se repetirem em mais de uma base de dados e 13 por não estarem em formato de texto completo, 09 foram excluídos por não estarem relacionados com o tema proposto, resultando na amostra final de 10 artigos. Os estudos incluídos foram dispostos de forma qualitativa em quadro comparativo, levando em conta o tipo de estudo, população e amostra, objetivos, local do estudo e conclusões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Obteve-se um total de 4.718 artigos, destes, 1.172 estavam disponíveis na íntegra, onde 471 estavam no período de 2011 a 2017. Dos 10 artigos incluídos, 07 (70%) estavam em português e 03 (30%) em inglês.

Em se tratando das características quanto ao ano de cada publicação dos artigos encontrados nas

bases de dados, foram encontrados 04 artigos no ano de 2011, obtendo a maior representatividade (40%), sendo seguido pelo ano de 2016 (20%). No ano de 2017 não foram encontrados artigo acerca da temática. Os demais resultados encontram-se na tabela 1.

Tabela 1. Distribuição dos estudos incluídos no estudo, referente aos anos de publicação, compreendidos entre 2011 e 2017.

ANO DE

PUBLICAÇÃO ABSOLUTO NÚMERO PERCENTUAL (%)

2011 04 40,0 2012 01 10,0 2013 01 10,0 2014 01 10,0 2015 01 10,0 2016 02 20,0 2017 - - TOTAL 10 100,0

Fonte: Bases de dados, 2017.

Em relação ao quadro 1, tem-se a seguir uma sinopse que contém as principais características dos artigos selecionados neste trabalho de revisão, sendo os mesmos retratados como autor do estudo, título do estudo, ano da publicação, tipo de estudo e abordagem, idioma, objetivo do estudo e conclusão.

Quadro 1. Sinopse demonstrativa dos artigos compreendidos entre 2011 e 2017 incluídos no estudo.

Autores Base de

dados Ano Tipo de estudo e abordagem Idioma Objetivo do estudo Conclusão

Saccol, Manica e Elaluf-Calderw ood6

RAE 2011 Pesquisa de campo com abordagem qualitativa.

Inglês Avaliar os resultados de adoção de tecnologias móveis pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Houve redução de tempo e de custos no fornecimento de serviços, melhorias na qualidade da informação, qualificação da equipe e aumento da eficiência e agilidade organizacional. Autores Base de

dados Ano Tipo de estudo e abordagem Idioma Objetivo do estudo Conclusão

Faria e

Maçada7 RAE 2011 Pesquisa de campo com abordagem

quantitativa.

Inglês Analisar o impacto dos investimentos em TI no resultado operacional dos bancos no Brasil. Os resultados deste estudo sugeriram impacto real e positivo dos investimentos em TI no resultado operacional dos bancos durante o período analisado.

(4)

Domingu es e Martins3

SciELO 2011 Pesquisa de campo com abordagem exploratória.

Português Desenvolver um

software aplicado à

administração financeira em uma cultura agrícola no município de Botucatu-SP. A utilização deste software trouxe o empresário rural (pequeno produtor) à realidade de seu negócio, assim como a otimização da aplicação dos recursos gerados pela atividade operacional.

Tarouco e Graemi8

SciELO 2011 Pesquisa de campo com abordagem quantitativa. Português Compreender e caracterizar a adoção de modelos de melhores práticas de governança de TI, a partir da visão dos seus executivos.

Os resultados obtidos na pesquisa sugerem que a TI está ligada diretamente às iniciativas relacionadas ao aumento do controle e da qualidade dos serviços prestados pela TI para a empresa. Albertin

e Albertin4

RAP 2012 Pesquisa de campo com abordagem exploratória.

Português Apresentar as dimensões do uso de TI como um instrumento para avaliar a coerência necessária entre elas para aumentar as chances de sucesso deste aproveitamento.

O resultado principal foi a consolidação da TI para avaliar e obter subsídio para uma administração bem-sucedida, bem como a identificação das dimensões do uso de TI, a relação existente entre elas e sua

aplicação na

administração do uso desta tecnologia. Vieira e

Brezolin9 RAE 2013 Pesquisa de campo com abordagem

quantitativa.

Português Pesquisar como as organizações utilizam a tecnologia da informação a fim de identificar os possíveis benefícios

proporcionados por essa tecnologia.

Pode-se perceber que as ferramentas

tecnológicas propostas pela TI para auxiliar no desenvolvimento organizacional por si só não geram benefícios, é necessário ressaltar que essas ferramentas precisam ser gerenciadas. Duarte et al.2 RAP 2014 Pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa.

Português Expor a importância da TI como instrumento de apoio no processo decisório e demonstrar os resultados alcançados pela organização a partir de um Sistema de Informação. A TI disponibiliza informações para a tomada da decisão e gerenciamento estratégico do negócio, automatiza as tarefas rotineiras, auxilia o controle interno e externo dos processos, aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente um problema e quebra barreiras de tempo. Autores Base de

dados Ano Tipo de estudo e abordagem Idioma Objetivo do estudo Conclusão

Reis, Dacorso e Tenório1 0

SciELO 2015 Pesquisa de campo com abordagem qualitativa.

Português Identificar a influência das tecnologias de

informação e

comunicação na prestação de contas.

Houve contribuição no envio das informações diretamente das prefeituras ao Tribunal de Contas através da internet; redução de erros e eliminação das redundâncias; e

permissão de

cruzamento e

(5)

Longo e Meirelle s11

RAE 2016 Pesquisa de campo com abordagem quantitativa.

Português Identificar e analisar os impactos dos gastos e investimentos em TI no desempenho financeiro das indústrias brasileiras.

As indústrias que mais investiram em TI obtiveram maior crescimento da sua receita operacional e resultados operacionais melhores, comparadas com as indústrias que investiram menos. Torres,

Medeiro

s e

Freitas12

RAE 2016 Pesquisa de campo com abordagem descritiva.

Inglês Avaliar a utilização de TI para auxiliar membros de comitês de bacia hidrográfica (CBH) na tomada de decisão sobre a efetivação do enquadramento dos corpos d’água da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

A aplicação da TI proporcionou maior tempo para discussões e obtenção de consensos; aumento do acesso e intercâmbio de informações e experiências; transferência de informação técnica com maior clareza; e solução da falta de mobilidade dos membros dos CBH’s. Fonte: Bases de dados, 2017.

Em se tratando dos benefícios da Tecnologia da Informação para as estratégias empresariais, Saccol, Manica e Elaluf-Calderwood6 realizaram um estudo de caso no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quais entrevistaram 21 indivíduos que adotaram a Tecnologia da Informação Móvel e Wireless (TIMW) no Censo de 2007 e perceberam que houve uma redução do tempo de execução das tarefas e aumento da qualificação dos funcionários. Os autores também destacam a melhoria na qualidade da informação como um dos principais resultados da adoção da TIMW, pois os dados passaram por pontos de verificação automáticos dentro do questionário eletrônico. Portanto, as informações que chegam ao computador central do IBGE são mais consistentes e precisas, reduzindo assim a retrabalho e complementando os dados.

No estudo de Faria e Maçada7 também ficou evidente o impacto positivo dos investimentos em TI e as despesas com pessoal na receita operacional dos bancos, pois a internet permitiu prestar serviços bancários a custos muito mais baixos e sem presença física necessária em sucursais. No setor bancário, investir em TI tem sido essencial para a sobrevivência das empresas, uma vez que a mesma pode melhorar o desempenho dos bancos ao reduzir os custos operacionais.

Para os autores supracitados, a tecnologia está cada vez mais presente nas atividades bancárias e está fazendo uma diferença em questões sensíveis aos bancos, como o mobile banking, a automação de agências, a

segurança e a conformidade. Nos últimos anos, as tecnologias inovadoras tornaram-se um elemento cada vez mais importante no cenário competitivo da indústria bancária, uma vez que permitiram o desenvolvimento de múltiplos canais de acesso e tornaram os novos serviços bancários viáveis para os clientes.

Para Domingues e Martins3, as ferramentas de TI fornecem aos empresários a oportunidade de utilizar aplicativos em vários setores da empresa, como em marketing, administração de compras, processos produtivos, etc., mas é de suma importância o seu uso nas informações e análises financeiras. Essas informações podem proporcionar aos seus usuários a realidade econômica financeira da instituição, oferecendo informativos com referência à distribuição dos recursos da empresa pelos seus ativos e passivos, assim como a sua operacionalidade financeira e a lucratividade.

No estudo de Tarouco e Graemi8, com 51 empresas brasileiras de destaque na área de TI observou-se que as empresas estudadas tendem a relacionar diretamente a adoção de modelos de melhores práticas de TI ao aumento da visibilidade dos executivos sobre o retorno de investimentos em TI e ao aumento do controle e da qualidade dos serviços prestados pela TI, ou seja, a aplicação de governança leva a empresa, na visão dos respondentes, a atingir tais objetivos com sucesso. As empresas demonstraram que os fatores determinantes para adoção de modelos de melhores práticas de governança de TI estão relacionados à crescente demanda

(6)

por monitoramento e controle organizacional, à exigência de transparência pelos acionistas e pelo mercado, ao aumento da complexidade da tecnologia e ao fato de as áreas de negócio estarem cada vez mais dependentes da TI.

Albertin e Albertin4 evidenciaram em seu estudo que o modelo simplificado das dimensões do uso de tecnologia da informação em benefício dos negócios mostrou-se um instrumento fundamental para a administração bem-sucedida de TI e para a garantia do aproveitamento dos benefícios do uso de TI, em especial na análise do investimento e acompanhamento deste uso, entretanto, observaram que a percepção dos principais executivos é que esses investimentos são aprovados sem uma base consistente que os vincule com os resultados finais da empresa.

Portanto, para os autores, esta situação cria uma pressão razoável sobre a área de TI e todos os projetos apresentados para avaliação, que acabavam sendo aprovados pela influência da área de negócio envolvida ou da própria área de TI e não pela convicção dos executivos em relação aos benefícios diretos da adoção da TI, o que inevitavelmente levava ao não cumprimento das expectativas iniciais.

Duarte et al.2 realizaram um estudo de caso com uma empresa de vendas de produtos e equipamentos de informática, assistência técnica especializada e desenvolvimento de softwares, sites e sistemas online, onde observaram que os gestores estavam cientes das vantagens que a TI oferecia para os negócios, que segundo eles são: agilidade, segurança, precisão, melhor gerenciamento e pró-atividade nas ações baseadas em resultados gerados automaticamente pelos sistemas utilizados e a percepção de que sem a Tecnologia de Informação seria muito difícil este controle de processos e atividades da empresa, principalmente de uma maneira ágil, pois cada indicador leva em torno de quatro segundos para ser gerado pelos sistemas utilizados, antes da implantação destes, o controle era apenas financeiro através de planilhas do Microsoft Excel que eram

alimentadas diariamente, sendo necessário

aproximadamente duas horas de alimentação e controle. Reis, Dacorso e Tenório10 realizaram um estudo de caso com o propósito de analisar a contribuição do uso

de TI no Acompanhamento da Prestação de Contas Públicas Municipais (APCPM) por parte de um Tribunal de Contas e observaram que as principais contribuições decorrentes do uso de ferramentas de TI ocorreram no próprio processo de prestação de contas e nas prefeituras jurisdicionadas. Dentre essas contribuições, os autores destacam a transferência dos lançamentos dos dados da prestação de contas do Tribunal para as prefeituras com a implantação do sistema de informação SIGA; eliminação da redundância e retrabalho, porque o Tribunal deixou de procurar na documentação as informações necessárias e transcrevê-las para os formulários apropriados; cruzamento e confrontação de dados, em função de ter os dados armazenados em seu banco de dados; aumento da confiabilidade na análise das prestações de contas, que foi além das conformidades, dentre outras.

Vieira e Brezolin9 concluíram em seu estudo que a Tecnologia da Informação oferece inúmeros recursos para as empresas aperfeiçoarem o tratamento dos dados. Entretanto, na maioria das vezes esses recursos tem custo elevado e precisam de funcionários capacitados para se obter um desejável retorno. Acrescentam, ainda, que a TI pode ser, ao mesmo tempo, um fator de benefício para as empresas e um fator positivo para os clientes, pois quando uma empresa investe em TI ela tem ferramentas para conhecer seu cliente e oferecer produtos e/ou serviços customizados ou que tenham o seu perfil, conquistando e fidelizando o consumidor.

Através de uma pesquisa empírica realizada com 119 companhias brasileiras, de capital aberto, do ramo industrial, com ações ativas na BOVESPA, Longo e Meirelles11 concluíram que as indústrias que mais investiram em TI no período de 2001 a 2011, obtiveram melhor desempenho financeiro (resultado operacional), maior crescimento da sua receita operacional e resultados operacionais melhores, comparadas com as indústrias que investiram menos no período.

Outro estudo realizado por Torres, Medeiros e Freitas12 na Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, localizada no estado da Bahia, evidenciou algumas vantagens do uso da TI nesta organização, das quais destacaram-se: mais tempo para discutir e obter consenso; aumento do acesso e o intercâmbio de informações e experiências; transferência de informações técnicas de maneira mais

(7)

clara e o conhecimento sobre todo o complexo sistema de tomada de decisão e resolução de problemas. No entanto, os autores também verificaram algumas limitações do uso da TI em seu estudo, tais como, restrição ao acesso à internet em algumas áreas rurais da bacia hidrográfica e falta de mediação de conflitos no processo de decisão.

No que se refere aos principais desafios para a implantação da TI, Duarte et al.2 perceberam que a maior dificuldade encontrada na utilização da TI é a resistência por parte dos colaboradores, que deve-se à falta de treinamento e explicações sobre o assunto. Segundo eles, é comum um colaborador acreditar que os benefícios que esta tecnologia traria para as atividades rotineiras da empresa pode fazer com que o mesmo possa perder seu cargo, ou o gestor pensar que a mudança pode gerar muitos gastos levando a uma temerosa percepção da alteração do modo operacional onde poderão aparecer erros antigos e que se tornaram cômodos, ou seja, sempre haverá resistência às mudanças nas organizações.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base no levantamento realizado, foi possível identificar os benefícios dos investimentos em Tecnologia da Informação como estratégia empresarial para o sucesso nos negócios, bem como, a percepção dos executivos sobre a adoção dessas tecnologias dentro das empresas. Observou-se uma concordância entre os estudos no que se refere à redução do tempo para a execução de tarefas, melhoria na performance e qualidade dos serviços, melhor desempenho financeiro e maiores lucros. Entretanto, alguns autores ressaltam a importância de se investir em capacitação para o uso dessas tecnologias, para que seus benefícios possam ser visíveis, visto que, se mal administradas, podem trazer impactos negativos para os negócios.

Pode-se, ainda, constatar que a TI pode estar lado a lado com a gestão das empresas, pois a mesma disponibiliza informações para a tomada da decisão e gerenciamento estratégico do negócio, automatiza as tarefas rotineiras, auxilia o controle interno e externo das operações, aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente um problema e solução imediata, além da ruptura de barreiras de tempo e localização.

REFERÊNCIAS

1. Gomes MA, Dumont LMM. Possíveis relações entre o uso de fontes de informação e a competência em informação. Transinformação. 2015; 27(2):133-43. 2. Duarte FS, Kipper LM, Paz FJ, Mariani BB. A

contribuição da TI como ferramenta na gestão de negócios: um estudo de caso de uma empresa no ramo tecnológico localizada no município de Dom Pedrito/RS. TECNO-LÓGICA. 2014;18(2):103-14. 3. Domingues AC, Martins EA. Desenvolvimento de uma

ferramenta de tecnologia da informação (TI) aplicada à administração financeira em uma cultura agrícola: um estudo de caso. Tékhne ε Lógos. 2011:2(2).

4. Albertin AL, Albertin RMM. Dimensões do uso de tecnologia da informação: um instrumento de diagnóstico e análise. RAP. 2012;46(1):125-51. 5. Botelho LLR, Cunha CCA, Macedo M. O método da

revisão integrativa nos estudos organizacionais.

Gestao Soc. 2011;5(11):121-36.

6. Saccol AIDCZ, Manica A, Elaluf-Calderwood S. Innovation and adoption of mobile technology in public organizations: the IBGE case. RAE. 2011;51(1),72-83.

7. Faria FDA, Maçada ACG. Impact of IT investments in the operating income of brazilian banks. ERA. 2011;51(5).

8. Tarouco HH, Graemi AR. Governança de tecnologia da informação: um panorama da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias. R. Adm. 2011;46(1):07-18.

9. VIeira ALR, Brezolin LMTF. Benefícios do uso da tecnologia da informação no desempenho empresarial. Rev. Adm. UNISAL. 2013;3(3):113-31. 10. Reis AFD, Dacorso ALR, Tenório FAG. Influência do

uso de tecnologias de informação e comunicação na prestação de contas públicas municipais — um estudo de caso no Tribunal de Contas dos Municípios do estado da Bahia. Rev. Adm. Pública, 2015;49(1),231-51.

11. Longo L, Meirelles FS. Impacto dos investimentos em tecnologia de informação no desempenho financeiro

(8)

das indústrias brasileiras. REAd. Rev. eletrôn. adm. 2016;22(1),134-65.

12. Torres CJF, Medeiros YDP, Freitas IMDPD. Training watershed committee members to aid on the decision-making process for the execution program of the framework of water bodies. RBRH, 2016;21(2):314-27.

Referências

Documentos relacionados

Belacol 24% Líquido 240 mg/ml, solução para administração na água de bebida / leite (de substituição) para bovinos, suínos e galinhas e frangos. bela-pharm GmbH &

Em linhas gerais, a migração para a Região Metropolitana do Cariri (RMC), em parte, está relacionada a concentração de infraestrutura, atividade econômica e oportunidades

É desde já declarada obrigatória para os alunos do 1.º ciclo, tanto do ensino oficial como do particular, a inscrição nos quadros da Mocidade Portuguesa, sem prejuízo da

Nas situações onde implante é submetido a Estresse Mecânico intenso e continuo (repetidas tensões durante o uso), pode ocorrer soltura, migração ou dano ao implante. A

Este trabalho teve como objetivo apresentar os resultados dos estudos e simula¸c˜ oes referen- tes ` a caracteriza¸c˜ ao de um canal de comunica¸c˜ ao utilizando o modelo

Palavras, expressões, ditos, anexins e frases da língua portuguesa “ditadas” pelos espíritos dos antigos moradores do Cujupe (na verdade retiradas da minha memória discursiva),

§ 1º Do resultado das operações de cambio de que trata o inciso II deste artigo ocorrido a partir da data de entrada em vigor desta lei, 75% (setenta e cinco por cento) da

Em REGIME SEMESTRAL - inscrição em todos os módulos práticos e teóricos propostos no semestre; neste regime o valor da inscrição resulta mais económico!. Em REGIME MODULAR