• Nenhum resultado encontrado

Mateus 4,4: Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mateus 4,4: Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER – PERGUNTAS 104 A 107

PERGUNTA 104: Pelo que oramos na quarta petição? RESPOSTA: Na quarta petição,

que é – “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” - pedimos que da livre dádiva de Deus recebamos uma porção suficiente das coisas necessárias desta vida.

O pão, nesta petição, representa tudo o que temos necessidade para nossa vida e de nossos familiares, esta forma de pedir nos lembra que todas as coisas que conquistamos na vida provêm de Deus, que nos supre abundantemente com tudo o que necessitamos.

A oração é para lembrarmos que Deus se agrada em nos prover, por este motivo, devemos sempre dar graças pelo que recebemos. Outra coisa que devemos lembrar é de que não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede de Deus.

Mateus 4,4: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”.

Assim, não devemos alimentar somente o corpo, mas a mente e o espírito através do ouvir e do estudo da Palavra. Se você não tem tempo para a Palavra, é hora de parar e reavaliar sua vida, pois o mais provável é que Deus não tenha dedicado tempo para você.

A segunda coisa que resulta desta petição é que devemos nos contentar com aquilo que Deus nos dá, isto é piedade: estar satisfeito com aquilo que nos foi provido por Deus.

(2)

Filipenses 4,12: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez”.

A piedade é estar satisfeito com o que se tem, não podemos colocar em cheque a sabedoria de Deus, mas esta piedade não implica em paralisação, é lícito ao cristão desejar melhoras em sua vida e também colocar diante de Deus suas petições.

Filipenses 4,6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

Este contentamento não deve ser confundido com apatia ou indiferença, o cristão é ordenado ao trabalho diligente e sincero em todas as áreas de sua vida, seja na família, na profissão ou na igreja, procurando sempre melhorar suas condições e de sua família.

1 Timóteo 6,6-7: “De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele”.

(3)

PERGUNTA 105: Pelo que oramos na quinta petição? RESPOSTA: Na quinta petição,

que é - “E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores” - pedimos que Deus perdoe, em Cristo, os nossos pecados e também, que nos habilite a perdoar ao nosso próximo.

Salmo 51,1: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões”.

Esta quinta petição consta de dois pedidos, o primeiro, pelo perdão de Deus, que está ligado ao segundo. Todavia, se o perdão de Deus estivesse, de fato, condicionado à capacidade do homem caído em perdoar, ninguém seria perdoado.

Mateus 6,12: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”.

Somente Deus, através do Espírito, pode nos capacitar a perdoar aos nossos semelhantes, pois, o homem natural é incapaz de fazer algo de bom para agradar a Deus, isto inclui principalmente o perdão: Esta é uma das mais árduas tarefas designadas para os homens.

Gálatas 5,14: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Somente a graça de Deus em Cristo, que opera através da comunhão do Espírito, pode trazer ao cristão o perdão dos pecados, e da mesma forma habilitá-lo a perdoar os seus ofensores, quem perdoa é porque foi perdoado, quem ama é porque foi primeiro amado.

1 João 4,19: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.

Isto vem mostrar que, tanto quanto a fé, como a capacidade de perdoar são dons de Deus que provêm da salvação e não constituem mérito para a própria salvação, a conversão é uma obra

(4)

de Deus, incluindo a capacidade de perdoar o seu semelhante.

Tiago 1,17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

A capacidade de perdoar é própria de quem conhece o seu pecado, somente aquele que conhece sua natureza corrompida e tem consciência de suas transgressões pode perdoar.

Salmo 51,3: “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.

É preciso colocar os termos desta petição corretamente, o perdão requerido dos homens é o autocontrole e a supressão da retaliação, o real perdão dos pecados é próprio de Deus.

Que é o homem para perdoar pecados se nem sabemos ao certo se Deus irá perdoá-los?

Efésios 4,26: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”.

Perdão e julgamento: O perdão tem um paralelo com o julgamento: não se deve julgar pelas aparências. Porém, da mesma forma, é exigido do cristão o julgamento pela reta justiça, ninguém vive sem julgar, todas as nossas decisões são fruto de julgamentos.

É obrigação do cristão julgar pela reta justiça, sejam pessoas ou situações, é impossível fugir desta responsabilidade. O que é esta reta justiça? A reta justiça é a verdade, a única forma de julgar corretamente é pelo conhecimento da verdade, que é a Palavra de Deus.

João 17,15-17: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.

(5)

Ninguém está autorizado a perdoar pecados cometidos contra Deus, ninguém pode perdoar os falsos mestres e propagadores de doutrinas espúrias na igreja, estas pessoas devem ser observadas, localizadas, advertidas e na reincidência eliminadas.

1 Coríntios 5,13: “Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor”.

Este julgamento dos falsos mestres é uma obrigação simultânea a todas as outras, pois a passividade do cristão frente a estes lobos em pele de cordeiro expõe seus irmãos mais fracos à perdição e se constitui em ofensa a Deus relativa ao mandamento: Não matarás.

Marcos 9,42: “E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar”.

PERGUNTA 106: Pelo que oramos na sexta petição? RESPOSTA: Na sexta petição, que

é - “E não nos deixes cair em tentação” - pedimos que Deus nos guarde de sermos tentados a pecar e nos preserve e livre, quando formos tentados.

As modernas religiões pentecostais e carismáticas atribuem todos os pecados e tentações ao demônio, mas do coração do homem procedem os maus pensamentos, a bíblia nos ensina que o homem não é pecador porque peca, mas peca porque é pecador.

Romanos 3,23: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

O significado desta petição é um pedido pela graça de Deus, somente os cristãos regenerados pelo chamado divino resistem às tentações do mundo, porque tem em sua vida a comunhão permanente do Espírito, que os livra destas tentações.

(6)

permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.

Este é o primeiro sentido desta petição, mas não podemos esquecer que ela vem

acompanhada de outro pedido, o de livrar-nos do mal. O significado deste segundo pedido é o de livrar-nos do maligno, não podemos desprezar o poder do diabo.

O apóstolo Pedro nos dá um alerta assustador exigindo muito cuidado neste assunto, pois apesar do crente ser conduzido pelo Espírito, cabe a cada um vigiar e orar, pois a corrupção do homem é patente e somente o Consolador pode livrá-lo das tentações.

1 Pedro 5,8: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.

PERGUNTA 107: Que nos ensina a conclusão da Oração Dominical? RESPOSTA: A

conclusão da Oração Dominical, que é - “Porque Teu é o reino, o poder e a glória, para sempre. Amém” - ensina-nos que na Oração devemos confiar somente em Deus

atribuindo-Lhe reino, poder e glória. E em testemunho, dizemos: Amém.

A conclusão da oração é o reconhecimento do poder de Deus sobre todas as coisas, oramos a Deus porque Ele tem poder e soberania para conceder ou retirar tudo aquilo que Ele desejar. Tudo o que Deus desejou Ele decretou, tudo o que decretou será cumprido.

Isaías 45,7: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”.

O propósito da oração é que os homens se conformem à vontade de Deus, os pedidos dos homens não mudam a mente de Deus nem os acontecimentos determinados, somente o Espírito pode conduzir os homens a orar conforme a vontade de Deus.

(7)

Romanos 8,26: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.

O amém no final da oração significa: “assim seja”. É uma expressão de confiança e não deve ser pronunciada com sentido dúbio, mas com determinação, acreditando que Deus é poderoso para cumprir todas as suas promessas, que têm em Cristo o sim e o amém.

2 Coríntios 1,20: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”.

Conclusão: Todo aquele que pronuncia esta oração acreditando em seu mérito ou justiça própria é réu de morte eterna, pois está falseando com suas palavras e deixando de reconhecer a suficiência do sacrifício de Cristo e a soberania de Deus.

1 Crônicas 29,11-13: “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome”.

Referências

Documentos relacionados

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

(C) oferecem-lhes alimentos para provarem. Escolhe as palavras do quadro que permitem completar as frases, de acordo com o sentido do Texto A... Utiliza cada palavra apenas

2.1 ANÁLISE MERCADOLÓGICA 2.2 MISSÃO DA EMPRESA 03 CONCORRÊNCIA 04 FORNECEDORES 05 PLANO DE MARKETING 5.1 PLANO DE VENDAS 06 CUSTOS 07 INVESTIMENTO 08 ANÁLISE FINANCEIRA 09

A espécie mais adequada de crotalária para o consórcio com milho deve apresentar produção de biomassa satisfatória, contribuindo para o sistema de produção, sem comprometer

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

sólidos totais, proteínas, lipídios, fibra, cinza e carboidratos, compostos fenólicos totais, 15.. flavonóides e carotenóides totais, sólidos insolúveis em álcool

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado