• Nenhum resultado encontrado

POR UM TRÂNSITO MAIS HUMANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POR UM TRÂNSITO MAIS HUMANO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba • Ano 12 • Edição 20 • Junho de 2018

#

eusou

+1

POR UM TRÂNSITO MAIS HUMANO

Em apoio às ações internacionais, a Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” realizou a semana do movimento Maio Amarelo. O evento foi desenvolvido e concretizado pela turma de Assistente Administrativo de PcDs da ZF e a equipe da CIPA. Entre os dias 21 e 25 de maio, os alunos participaram de palestras que abordaram o alto índice de mortes e feridos no trânsito, além de conscientizá-los sobre advertências e atitudes preventivas, como: consumo de bebidas alcoólicas, excesso de velocidade e uso de celular ao volante.

“O objetivo das apresentações foi sensibilizar os alunos em relação às atitudes e suas consequências no trânsito”, enfatiza Fabiana de Miranda Santos, Instrutora de Formação Profissional. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes contribuiu com a divulgação das ações, por meio de cartazes e laços amarelos para os funcionários.

Esse movimento teve início em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito”. O amarelo simboliza atenção e sinalização de advertência.

(2)

EXPEDIENTE

JORNALAAPM • SENAI SOROCABAANO 1 EDIÇÃO • /201

Publicação semestral da Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres da Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Gaspar Ricardo Júnior”

Coordenação: AAPM SENAI Sorocaba Jornalista Responsável: MTb:

EDITORIAL

Foto: Leonardo Rocha

POLÍTICA DE

UTILIZAÇÃO

Com a intenção de auxiliar líderes ou supervisores na transmissão de conhecimento referente ao trabalho, Fábio Castro de Melo (Orientador de Práticas Profissionais) e Fabiana de Miranda Santos (Instrutora de Formação Profissional), lançaram, no início de maio, o livro “Técnicas para o ensino correto do trabalho - Metodologia Training Within Industry (TWI) - fase 1”.

A obra permitiu, aos autores, o registro de uma técnica do ensino correto para o trabalho, que representa a engenharia pedagógica do aprender fazendo, presente nas metodologias SENAI, onde a vivência prática potencializa o aprendizado nos pilares do conhecimento.

O livro está disponível no site da editora SENAI-SP

( ).

Foto: Divulgação

BANCO DE TALENTOS SENAI

Para usufruir da rede Wi-Fi, os associados da AAPM deverão se cadastrar no site:

https://sorocaba.sp.senai.br/institucional/1397/0/aapm A Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres é uma entidade com objetivos sociais e educacionais, sem finalidade lucrativa, que tem por objetivo apoiar a gestão da Escola e promover a integração com a comunidade, através de atividades cívicas, culturais, esportivas e recreativas. Dessa forma, procura despertar os valores éticos, morais, íntegros e estimular o desenvolvimento das potencialidades de liderança, iniciativa, espírito crítico, responsabilidade social e cooperação dos associados.

EDITORIAL

Alunos ou ex-alunos podem cadastrar seu currículo no site www.sp.senai.br/sorocaba. As melhores empresas de Sorocaba e região confiam na qualidade de ensino do SENAI e procuram indicação de alunos formados ou em curso.

Jocilei Oliveira

Diretor SENAI Sorocaba Presidente AAPM

O Brasil é um país com grande diversidade de pessoas e hábitos culturais que possibilitam uma formação profissional mais ampla.

A Escola tem um papel importantíssimo na difusão das manifestações populares, estabelecendo relações para conscientizar o indivíduo na essência de seus conceitos morais.

Ao promover meios de difusão cultural, o SENAI destaca-se de outras instituições de ensino. A AAPM é responsável pelo incentivo a essa diversidade, com participação dos associados que contribuem para melhorias. É ela quem colabora na gestão da Unidade, nas atividades extracurriculares. No próximo semestre teremos um dos acontecimentos mais aguardados do ano: a Semana Inova Indústria. Conto com a participação de todos para propagarmos o conhecimento, a tecnologia e o empreendedorismo.

(3)

Fotos: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação

DIA INTERNACIONAL

Os alunos do curso Assistente Administrativo - M2AA realizaram uma campanha de arrecadação de fraldas na escola. No dia 11 de março foi efetivada a doação em visita social na Associação Bethel Casas Lares. Também foram ofertados livros para incentivo à leitura e ovos de páscoa produzidos pelo próprio grupo.

DINÂMICA DE VIVÊNCIAS

DESEMBARGADOR

VISITA SENAI

POETAS SOLIDÁRIOS

Nesse dia especial, a AAPM homenageou àquelas

que, com força, sabedoria e delicadeza, transformam o dia a dia em algo suave e encantador. Todas as mulheres foram presenteadas com bombons, lindas mensagens, apresentações musicais e exposições sobre o movimento HeForShe e Mulheres Inspiradoras. Nossas funcionárias também ganharam um momento de relaxamento oferecido por alunos, juntamente com a equipe da ASAC Sorocaba.

Tudo foi preparado com muito carinho!

DA MULHER

Durante este semestre, os alunos recém-chegados ao SENAI participaram do Projeto Vivências, que tem como foco a empatia, o respeito ao próximo e as diferenças. De maneira integrada, assistiram palestras e tiveram a experiência da importância da acessibilidade, na qual foram vendados, usaram cadeira de rodas e bengalas. No dia 9 de março, João Batista Martins César, desembargador do Ministério do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), visitou a Escola e conheceu a estrutura oferecida pelo SENAI para o desenvolvimento da formação profissional dos alunos.

(4)

SENAI SOROCABA

FORMANDOS

1º SEMESTRE 2018

Fotos: Divulgação

PARANINFO

Foto: Divulgação

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Assistente Administrativo - M2AA

Vinicius Vitor de Oliveira formou-se como Eletricista de Manutenção no SENAI “Almirante Tamandaré”, e Técnico em Eletrônica pelo Colégio Anchieta, ambos na cidade de São Bernardo do Campo. Em Indaiatuba, cursou Administração de Empresas na Instituição Anhanguera. É Gerente Corporativo de Utilidades e Meio Ambiente da Toyota do Brasil Ltda.

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Assistente Administrativo - T1AA Meu Novo Mundo

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIALEletricista de Manutenção

Eletroeletrônica - M4EME-A

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Assistente Administrativo - M1AA Meu Novo Mundo

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Operador de P odução Industrial M2OPI-INAr

CAI – CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica - M4EME-B

(5)

Fotos: Divulgação

FACULDADE SENAI

Fotos: Divulgação

PRÊMIO FREQUÊNCIA

A AAPM premia as turmas com maior assiduidade e pontualidade. Neste semestre, parabenizamos os alunos com melhor frequência em fevereiro e março: Mecânico de Usinagem T1MUA com 98,85% e Técnico em Mecatrônica TSESI1C com 98,53%. Nos meses de abril e maio, as turmas vencedoras foram: Assistente Administrativo T1AA-Correios com 99,65% e Operador de Produção Industrial M1OPI com 99,53%.

Participamos dos desafios tecnológicos “Engineering Kompetenz Challenge”, em parceria com a empresa Walter, e conquistamos o 2º e o 3º lugar. Também alcançamos a 2ª colocação no Concurso Cultural “Novos Desafios, Grandes Conquistas”, em parceria com a empresa Nitaplast.

Neste semestre, a busca por profissionais estagiários de nossa faculdade teve um aumento considerável. Isso destaca o reconhecimento de nossa instituição

Vice-campeões “Engineering Kompetenz Challenge”.

Foto: Divulgação

junto às empresas e a qualidade de nossos alunos no desempenho de suas funções.

O processo seletivo para as próximas turmas inicia em setembro.

Estamos com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação. Venha você também estudar em uma ótima Faculdade de Tecnologia e encontrar seu espaço.

www.facebook.com/senaisorocaba

Tecnologia em Fabricação Mecânica TFM6

C U R S O S U P E R I O R

CAI – CURSO DEAPRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Mecânico de Usinagem - M4MU-B

CAI – CURSO DEAPRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Mecânico de Usinagem - M4MU-A

(6)

SEW-EURODRIVE

FURNAS

Foto: Divulgação

NATURA

Foto: Divulgação

STARRETT

Fotos: Divulgação Fotos: Divulgação

TURA

VISITAS TÉCNICAS

M2EME estiveram na empresa Furnas, no dia 28 de março, acompanhados pelos professores Mário Amadio e Danilo Rodrigues Almeida. Os alunos conheceram os equipamentos e procedimentos técnicos, tecnológicos e de segurança que controlam e alimentam até 60% do Brasil.

FEIMEC

As turmas de Mecânico de Usinagem (M4MU e T3MU),

Internacional de Máquinas e Equipamentos, nos dias 24 e 25 de abril, acompanhados pelos professores Gilberto Burket, José Roberto Lezier, Danilo Rodrigues Todos tiveram a oportunidade de vislumbrar as inovações tecnológicas e as tendências do mercado. Com cerca de 900 marcas expositoras, a segunda edição da feira aconteceu no pavilhão São Paulo Expo.

No dia 9 de maio, a turma de Assistente Administrativo M2AA visitaram a nova Sede Administrativa e o Centro de Distribuição da Natura - NASP, em São Paulo. Acompanhados da professora Carolina Herrera Scudeler, os alunos vivenciaram os conteúdos teóricos aplicados de forma prática em uma empresa de conceito.

Almeida, Robson Schmitt, Jackson Klarosk, Osmar Aleixo e Antonio Fernando.

Com o objetivo de conhecer uma empresa de alta tecnologia, na qual muitos processos já aplicam os conceitos da Indústria 4.0, o professor Amilton Joaquim Cordeiro de Freitas e os alunos do curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica TFM1 visitaram, no dia 22 de maio, a empresa alemã SEW-Eurodrive, em Indaiatuba.

No dia 14 de junho, a turma de Mecânico de Usinagem M2MU realizou a visita técnica na empresa Starrett do Brasil, em Itu. Acompanhados pelos professores Edson Luís Resende, Luciana Sayuri Fugita e Marcos Cruz, conheceram os processos de fabricação de serras industriais e equipamentos de medição.

Os alunos de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica

Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (M4EME) e Técnico em Mecatrônica (MSESI3) prestigiaram a Feira

(7)

INDÚSTRIA 4.0

Foto: Divulgação

INCONFIDÊNCIA MINEIRA

Fotos: Divulgação

SIPAT 2018

Foto: Divulgação

Palestras show, intervenções sobre comportamento seguro e exercícios de abandono foram algumas das atrações da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho do SENAI. Entre os dias 26 e 29 de março, alunos e funcionários receberam orientações de saúde, segurança e emergência.

Foto: Divulgação

SEGURANÇA EM FOCO

No dia 5 abril, Almir Buganza, engenheiro especialista em segurança de máquinas e equipamentos, realizou uma palestra sobre a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho de número 12. Os aprendizes compreenderam o conceito da NR 12 e como aplicá-la de forma correta.

Em 20 de abril foi comemorado o dia da Inconfidência Mineira, onde os alunos dos períodos da manhã e tarde apresentaram teatros que abordavam a história do mártir Tiradentes e seu papel no movimento separatista.

A UVW Computação Gráfica Ltda. e o SENAI mantém uma parceria de quase uma década de cooperação tecnológica. Atualmente são mais de 300 licenças do CAD 3D SolidWorks, com simulação de elementos finitos, dinâmica dos fluídos e CAM.

Além disso, oferece minicursos e treinamentos de atualização para os professores, suporte técnico aos softwares e participação nos eventos da Escola.

PARCERIAS DE SUCESSO

Há mais de 130 anos, a Belzer® possui uma importante trajetória no segmento de ferramentas profissionais, onde segurança, durabilidade e ergonomia são fundamentais. A marca oferece soluções de produtividade, eficiência e acabamento superior ao segmento industrial. Já a Sata oferece ferramentas inovadoras e de máxima qualidade para o setor automotivo e de reparação.

O alto desempenho de suas ferramentas permite que a Belzer e a Sata ofereçam garantia vitalícia contra

defeitos de fabricação.

As marcas, hoje presentes no SENAI, fornecem ferramentas para a Escola e também para presentear os alunos formandos.

As principais inovações tecnológicas e seus processos de produção eficientes foram assuntos da palestra ministrada por Sander Gabaldo, da empresa Walter do Brasil Ltda., com participação dos alunos do 6º semestre do curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica TFM6, no dia 15 de março.

® ®

(8)

Fotos: Divulgação

LAZER NA QUADRA

Foto: Divulgação Fotos: Divulgação

BIBLIOTECA

COSTUREIRO INDUSTRIAL

Neste semestre, a biblioteca passou por várias mudanças no design. Ela ficou mais colorida e aconchegante com os novos tapetes e puffs. Tudo isso pensando no bem-estar dos alunos. Nosso acervo conta com 8.870 volumes, entre livros técnicos, didáticos e literatura, revistas, jornais, CDs e DVDs. Para sugerir novos títulos, envie e-mail para biblioteca402@sp.senai.br ou compareça à Biblioteca.

Horários de Funcionamento:

De segunda a sexta-feira: das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h Sábado: das 9h às 12h e das 12h15 às 14h15

Toda sexta-feira, das 16h às 17h, alunos e funcionários utilizam a quadra para práticas esportivas. O responsável por acompanhar os jogos de futsal é Paulo Eurotildes. Venha participar desta atividade conosco! Mais informações, procure a AAPM.

A novidade deste ano é o CAI - Costureiro Industrial do Vestuário que qualifica o aprendiz para trabalho de costura em tecidos jeans. O curso acontece na Incubadora de Empresas e é uma parceria do SENAI com a Prefeitura de Votorantim.

FUNDAÇÃO IPANEMA - IPERÓ

No Dia da Indústria, a Fundação Educacional Ipanema comemorou o seu 18º aniversário com a comunidade e os parceiros industriais. O SENAI, que possui convênio com a Fundação desde 2000, prestigiou o evento, onde seus alunos do curso de Mecânico de Usinagem demonstraram, de forma prática, a sua formação profissional.

Fotos: Divulgação

MEU NOVO MUNDO

O programa de inclusão social “Meu Novo Mundo” estabelece um vínculo entre as pessoas com deficiência (PcDs) e as empresas, por meio da aprendizagem SENAI.

Neste semestre, formamos duas turmas de Assistente Administrativo que concluíram o curso com a apresentação dos TCCs aos docentes e empresários da região.

PALESTRAS UVW

Foto: Divulgação

Os alunos dos cursos Técnico em Mecatrônica e Mecânico de Usinagem participaram de palestras que visam demonstrar como se cria uma apresentação de sucesso para um projeto final, otimizando o Powerpoint, usando renderizações e foto realismo, criando filmes, vídeos e animações.

O palestrante José Eduardo Escobar também demonstrou técnicas de como se portar em público, durante uma apresentação.

Em caso de alterações cadastrais, entre em contato com a Secretaria da Unidade. Em caso de alterações cadastrais, entre Mantenha o número do seu

celular atualizado, pois a nossa comunicação também é feita por SMS.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Na sequência da análise de risco efetuada pode-se concluir que existem riscos de contaminação muito reduzidos quer no âmbito, quer em perigosidade para o