• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO NÃO PARA MATERIAL IMPRESSO. Aluno (a): Unidade Escolar: ANO LETIVO º semestre.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO NÃO PARA MATERIAL IMPRESSO. Aluno (a): Unidade Escolar: ANO LETIVO º semestre."

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

MATERIAL IMPRESSO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA

Aluno (a): _________________________

Unidade Escolar: __________________

ANO LETIVO – 2020

2º semestre.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DEEDUCAÇÃO BÁSICA

SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

(2)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

BIOGRAFIA

A biografia é um tipo de texto que narra a história da vida de alguém.

A palavra biografia é composta pelos termos de origem grega bio (vida) e grafia (escrita).

Características

 Gênero narrativo

 Texto narrado em terceira pessoa  Ordem cronológica dos fatos

 Conjunto de informações sobre a vida de alguém  Relato de fatos marcantes da vida de alguém  Uso de pronomes pessoais e possessivos

 Uso de marcadores temporais (na infância, na adolescência, naquela época, etc.)

 Predomínio de verbos no pretérito (perfeito e imperfeito)  Verossimilhança (veracidade) dos fatos narrados

O texto de uma biografia deve seguir uma ordem cronológica de fatos que

aconteceram na vida dessa pessoa. Você pode incluir sessões para dividir o texto em partes, por exemplo:

 Nascimento  Principais Feitos  Obras

 Morte

 Curiosidades

Se for escrever uma biografia siga esses passos. Quando terminar, uma boa ideia é ler o texto em voz alta (pode ser para um amigo ou familiar) e analisar se tudo está coerente, se possui erros gramaticais ou mesmo palavras repetidas. Nesse caso, elas podem ser substituídas por sinônimos.

FONTE : TodaMatéria AUTORA: Daniela Diana - Professora licenciada em Letras

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(3)

2) Marque a resposta certa. Biografia

a - ( ) É um texto literário escrito em versos, com rimas. b - ( ) É uma narrativa curta que envolve apenas um conflito. c - ( ) É um tipo de texto que narra a história da vida de alguém.

3) O nome do autor é ---. 4) Complete as lacunas escrevendo sua biografia.

Seu nome completo é o título.

__________________________________________________________

Meu nome é _____________________________________________________ Nasci no dia ______mês ______________________no ano de _________, na cidade _______________________estado do ______________________________ Minha mãe chama-se ______________________________________ e meu pai ______________________________________________.

Meu trabalho é ___________________________________________________ O que eu mais gosto de fazer é ______________________________________ O que eu não gosto de fazer é _______________________________________ Quando não estou trabalhando estou__________________________________ Estou matriculado na escola ____________________________________,meu objetivo é________________________________________..

A coisa mais importante que aconteceu em minha vida foi

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ O acontecimento mais triste foi

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ No futuro pretendo ________________________________________________.

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

(4)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

BENEDICTO LACERDA, FLAUTISTA DE MACAÉ

Atualizado: 04/05/2020 - 15:0731/10/2014 - 15:01

Por: Redação

Benedicto Lacerda nasceu em Macaé, Estado do Rio de Janeiro, em 1903 e faleceu em 1958, na capital fluminense, aos cinquenta e quatro anos. Aos oito anos, de ouvido, já tocava flauta transversal. Na adolescência, integrou a banda local, a Sociedade Musical Nova Aurora.

Aos 17 anos, Lacerda muda-se para o boêmio bairro do Estácio, no Rio. Entre 1922 e 1927, ele exerceu carreira militar. Estudou no Instituto de Música, formando-se em flauta e composição.

Criativo e virtuoso, criou o grupo Gente do Morro – onde também cantava – nos anos 1930 e, depois, o histórico Conjunto Regional Benedicto Lacerda, cuja formação definitiva contava com Dino 7 Cordas, Meira no violão e Canhoto no cavaquinho. Ele e seus parceiros acompanharam os maiores cartazes da época de ouro do rádio. Lacerda também foi compositor de choros, sambas e marchas, vencendo inclusive concursos carnavalescos.

Foi grande parceiro de Pixinguinha, com quem excursionou e gravou pelo selo RCA 34 faixas antológicas, tricotando flauta e sax tenor, entre 1946 e 50, referências para os chorões.

Como líder de conjuntos, arranjador, compositor e instrumentista, Benedicto Lacerda legou à MPB uma das mais importantes contribuições da história.

Fonte:

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

PARA!

(5)

1) A qual gênero pertence esse texto? _________________________________ 2) Qual a fonte deste texto? _________________________________________ 3) Esse texto narra a história de um macaense famoso. Qual o nome dele? ___________________________________________________________________ 4)Onde ele nasceu? ________________________________________________

5)Cite seus feitos:

a) Aos oito anos ________________________________________________ b) Na adolescência ______________________________________________ c) Aos 17 anos _________________________________________________ d) Entre os anos 1922 e 1927 _____________________________________ e) Nos anos 30

f) Entre 1946 e 1950 ____________________________________________ g) O que ele fez para se tornar famoso?

Na biografia de Benedito Lacerda observamos a narrativa na ordem cronológica. Percebemos assim as fases de seu desenvolvimento. Vamos aprender sobre isso.

FASES DA VIDA

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice.

- Infância: é a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é

um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.

(6)

- Adolescência: costuma ir dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase,

ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. Em ambos há o crescimento do corpo, de forma geral, e de pelos na região genital e axilas. Nos garotos, também, podem surgir pelos no rosto, formando a barba e o bigode. É geralmente nessa fase que as pessoas entram na faculdade, e também começam a namorar.

- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a

responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam ter filhos.

- Velhice: também chamada de terceira, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco

antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Essa é fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.

ATIVIDADES

1) Em que fase de sua vida você se encontra? ___________________________ 2) Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. Leia com

bastante atenção para não se enganar.

( ) Na velhice é comum que as pessoas apresentem algumas limitações físicas

( ) A infância é o período que vai do nascimento até cerca de quatorze anos de idade.

( ) Na adolescência ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. ( ) Na fase adulta somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis. ( ) A velhice é a fase em que a pessoa apresenta mais experiência de vida, podendo nos ensinar muitas coisas interessantes.

3) Em que fases da vida o ser humano depende do cuidado de outras pessoas? ---

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

(7)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

Uma das mais populares marchinhas de carnaval é de autoria de um ilustre filho de Macaé.

.

GÊNERO TEXTUAL POEMA

O poema é um gênero textual que utiliza as palavras como material para escrever, organizando-as em versos e estrofes, ou seja , apresenta uma estrutura que permite defini-lo como gênero. A palavra poema significa “fazer, criar, compor”.

Em um poema as palavras podem ou não rimar entre si Verso  Cada linha do poema.

Estrofe É o conjunto de vários versos. A letra da música “Jardineira” é um poema.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

PARA!

A Jardineira

Oh, jardineira, por que estás tão triste? Mas o que foi que te aconteceu?

Foi a camélia que caiu do galho Deu dois suspiros e depois morreu. Foi a camélia que caiu do galho

Deu dois suspiros e depois morreu.(BIS) Vem, jardineira! Vem, meu amor!

Não fiques triste que este mundo todo é seu.

Tu és muito mais bonita Que a camélia que morreu.

Composição BENEDICTO LACERDA-HUMBERTO PORTO

Marchinha de Carnaval é um

gênero de música popular que foi predominante no Carnaval Brasileiro dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo .

(8)

ATIVIDADES

1) Numere as linhas do poema. Quantos versos tem o poema? ______________ 2) Circule as estrofes do poema. Quantas estrofes tem o poema? _____________

3) Registre as palavras que rimam com:

Aconteceu --- 4) A palavra jardineira vem da palavra ---. 5) Retire do texto palavras com:

LH --- RR --- TR --- QU --- R entre consoantes

---

5) Leia as palavras e preencha o quadro com as rimas das palavras em destaque.

BANHEIRA *** RAIMUNDO *** DEPOIS *** EXISTE *** CABRITA *** ROMEU *** ESPIRROS **** MALHO *** AMÉLIA *** BRINCADEIRA *** INSISTE *** VAMPIROS *** ALHO *** ATEU **** VALOR *** FUNDO *** ADÉLIA *** ESQUISITA *** CALOR **** BOIS

morreu bonita mundo amor dois camélia suspiros galho triste jardineira

(9)

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

1) No 1º dia de carnaval Arthur vendeu 535 unidades de refrigerantes, 365 de cervejas e 789 de tira-gostos. Quantas unidades ele vendeu ao todo, nesse dia?

2) Para acompanhar o bloco de rua Clarita comprou uma sapatilha de R$54,00, uma fantasia de R$65,00, uma meia arrastão de R$15,00 e uma tiara de R$20,00. Quanto ela gastou ao todo?

3) Milena recebeu a visita de parentes no carnaval. Fez salgadinhos para comerem enquanto assistiam a transmissão do desfile na TV.

Milena fez 75 coxinhas, 62 quibes, 90 pastéis e 132 enroladinhos de salsicha. Quantos salgados Milena fez?

4) Efetue

298 356 739 519 636 987

+ 562 + 408 + 365 + 962 + 826 + 124

499 883 691 284 753 915

(10)

975 594 812 947 659 988

- 199 - 321 - 516 - 282 - 543 - 765

5) Faça a correspondência sabendo que 1 dúzia é igual a doze unidades. 1)9 dúzias 2)10 dúzias 3) 3 dúzias 4)5 dúzias 5)7 dúzias

( )84 ( )36 ( )120 ( )60 ( )108

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

(11)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

O CARNAVAL DE MACAÉ

O carnaval em Macaé sempre foi muito animado. Com bailes nos clubes, desfile de blocos e escolas de samba, carnaval de rua. Uma festa muito animada, onde qualquer cidadão tinha possibilidade de se divertir.

Os blocos do sujo e os bois pintadinhos, a boneca Filomena marcaram gerações de foliões. Isso sem falar no bloco dos bombeiros.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(12)

1) Observe esta foto do carnaval macaense em 1932. Que diferenças você percebe entre o carnaval atual e esse antigo?

-______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2) Reconheceu o prédio ao fundo? Que rua é essa?

______________________________________________________________ 3) Escreva algumas frases sobre o que você vê na foto.

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 4) Como era o nome do bloco carnavalesco da foto?

_________________________________________________________________

CARNAVAL, RETRATO DA ALMA BRASILEIRA

Nada talvez traduza mais a alma do povo brasileiro do que o carnaval. A alegria, a diversidade cultural, o sincretismo religioso invadindo a festa pagã, a criatividade sem limites, a convivência plural de raças, idades e classes sociais, explodindo nas ruas, praças e avenidas.

Creio não haver país mais musical do que o Brasil em todo o mundo. Nossa multiplicidade de ritmos e estilos é inigualável. Qual é o país na face da Terra que produziu uma constelação de escolas presentes no samba, no choro, no frevo, no maracatu, na bossa nova, no axé, na MPB, na congada, no sertanejo?

O carnaval expõe a potencialidade enorme que temos nas mãos. Um povo criativo e alegre que, mesmo diante de uma das maiores crises de sua história, solta a voz celebrando sua vida, suas tradições, sua memória.

A alegria da festa mistura-se com a ironia, com a crítica social e política, com a memória histórica não aprendida nas escolas, num grande desabafo coletivo. Das escolas de samba do Rio, passando pelos blocos espontâneos de rua e pelas marchinhas irreverentes, até os bonecos de Olinda e os abadás de Salvador, a alma do povo brasileiro transborda nas ruas e avenidas, anunciando uma utopia possível: um Brasil feliz e democrático, sem preconceitos e intolerâncias.

(13)

5) Marque com x as frases verdadeiras de acordo com o texto.

( ) A festa popular que mais traduz a alma do brasileiro é o carnaval. ( ) A cultura brasileira não tem diversidade.

( ) O carnaval é uma festa onde pessoas de todas as idades e classes sociais se divertem

( ) Quando cansado das batalhas da vida o povo brasileiro se desanima para cantar e dançar.

( ) O carnaval tem diferentes ritmos de acordo com a região.

CARNAVAL E CRÍTICA SOCIAL: DAS MARCHINHAS AOS SAMBAS ENREDO, COMPOSIÇÕES PARA CANTAR, DANÇAR E REFLETIR.

A chamada festa da carne floresceu em terras tupiniquins e ganhou os mais variados contornos, se misturando a outras comemorações e recebendo diferentes influências de acordo com cada estado do país. Afinal, o Brasil tem dimensões continentais. O que não muda é a alegria atribuída a ele e também a vontade de extravasar. Os foliões acostumaram-se a usar o carnaval para lavar a alma, fazer uma espécie de bota-fora das más energias para, só então, começarem o ano.

Por isso, em meio aos confetes, paetês, serpentinas e muito brilho, o folião também aproveita para fazer sátiras e críticas àquilo que o incomoda antes e depois da quarta-feira cinzas, das marchinhas aos enredos das escolas de samba. As letras falam desde pertencimento até falta d’água ou de habitação. Já que o carnaval é tradicionalmente uma festa do povo e para o povo, quem melhor que ele para saber onde aperta o sapato ao longo do ano?

Fonte: reverb 17/02/2019 - Por Kelly Ribeiro

6) O carnaval também é chamado de festa da ____________________.

7) Por ser um país continental o carnaval apresenta diferentes --- de acordo com cada ____________________.

8) No carnaval os foliões usam o carnaval para __________________________________

9) As músicas do carnaval podem servir para fazer crítica e denúncias sobre o que incomoda o cidadão. Você conhece alguma música que faça crítica ou sátira de alguma situação desconfortável? Qual? ______________________________________________________________

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

(14)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

1• Vamos ler um pouco sobre alguns macaenses notáveis!

Macaé deu origem a diversas

personalidades ilustres no mundo da política, da cultura e da música como o ex-presidente Washington Luis, o músico Benedito Lacerda, o cartunista Seth, . Atualmente, temos a cantora Ângela Maria. Também era macaense Luiz Barbosa, que criou o samba de breque, além do saxofonista Dulcilando Pereira, que fez gravações com Chico Buarque e Gonzaguinha. É preciso que todos saibam da suma importância que esses macaenses proporcionaram para a sociedade brasileira. Temos muitos outros macaenses ilustres como por exemplo, Antônio Alvarez Parada, Figueiredo Pimentel, famoso pelos contos da Carochinha, a atriz Mônica Martelli que é irmã de Guto Garcia, outro importante macaense no cenário

São ilustres cidadãos da cidade de Macaé!!

Então vamos falar um pouco sobre ser cidadão e exercer nossa cidadania. 1• Observe a charge abaixo em seguida leia o poema.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(15)

2• O que o poema e a charge têm em comum?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Cidadania

Ser cidadão é ter direitos e deveres. Direitos que devem ser cumpridos pelo governo e deveres que cada um de nós tem que cumprir na sociedade.

A Constituição é a lei máxima que garante todos os nossos direitos. Temos o voto como direito político e temos como direito civil o direito à vida, à liberdade, à propriedade e a igualdade perante a lei. Temos também o direito social que nos garante o direito a uma vida digna, com trabalho, salário justo, aposentadoria, educação, moradia e saúde.

(16)

Como deveres: dever de votar, pagar impostos, respeitar as diferenças culturais, religiosas, sexuais, intelectuais, dentre outras.

3• Embora assegurados pela Constituição, será que todos os brasileiros desfrutam desses direitos? O exercício da Cidadania está sendo garantido?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4•Encontre no diagrama as palavras em destaque no texto acima.

(17)

Nossa cidade há vários programas onde o cidadão pode exercitar os seus direitos, receber auxílio para melhorar sua vida de alguma forma. Veja abaixo alguns deles.

Art. 95. Compete à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, a gestão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), Centros de Referência Especializados à População em Situação de Rua (CENTRO POP), Centros de Convivência do Idoso (CCI), Espaço Social Mulher Cidadã, Abrigo Institucional à População em Situação de Rua (Pousada da Cidadania), Centros Especiais de Assistência à Infância e Adolescência (CEMAIA I, II e III), e demais unidades da assistência social.

Você participa de algum programa social citado acima?

___________________________________________________________________ Cite outros programas sociais da prefeitura ou do governo federal, dos quais você participa e que não foram citados no texto.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ____________________

Marque com um X somente o que você utiliza ou que já precisou utilizar.

Elaborado pela professora integradora Luciana Escola Municipal Paulo Freire.

(18)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

ATENÇÃO!!! O RISCO AINDA NÃO ACABOU.

Foto: Arte

O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé (CTC) realizou, durante as 24 horas do dia 05 de novembro, 116 atendimentos. O município tem 10.140 casos de coronavírus confirmados. Destes, 10.041 são pacientes recuperados/removidos (total de recuperados mais quantidade de óbitos).

A cidade registrou mais um óbito: mulher, 57 anos, portadora de hipertensão arterial. Assim, contabiliza 175 óbitos por Covid-19. As taxas do município, nesta sexta-feira (06) são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 31%; de reprodução do vírus 0,98; e de letalidade 1,72%. O Centro de Triagem funciona 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. O endereço é Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

06/11/2020- 10:15:00 - Jornalista: Equipe Secom ( Secretária de comunicação) ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(19)

Como podemos observar no covidímetro, Macaé já se encontra na bandeira verde Mas, isso não significa que podemos abandonar todos os protocolos de segurança. Precisamos estar atentos aos cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias. Respeitar as orientações é um exemplo de cidadania.

1) Responda acordo com o texto.

a) Qual o objetivo do covídômetro Macaé?

_____________________________________________________________ b) A que dia este boletim informativo pertence?

______________________________________________________________ c)Quantos pacientes foram atendidos nesse dia?

_____________________________________________________________ d)Onde funciona o Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus em Macaé?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________

POR QUE A CIDADANIA É A MELHOR ARMA CONTRA CORONAVÍRUS? * Por Guilherme Del Zotto

Do dicionário, cidadania é: “o exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão”. Ou seja, em tempos normais, todos nós exaltamos os nossos direitos, sejam individuais ou coletivos. Mas, E, nesse ponto, entram os deveres de obedecer às medidas restritivas impostas pelo Estado, como não ir a cinemas, teatros, museus; não promover ou participar de eventos com mais de 500 pessoas; evitar cumprimentos como apertos de mão ou abraços; permanecer em isolamento caso apresente algum sintoma do coronavírus.

A cidadania é a habilidade de equilibrar direitos e deveres, a ciência de que, diante de uma pandemia como essa, o Estado passa a ter o controle sobre o meu direito individual – como o de ir e vir ou o direito de reunião -. Mas, estritamente nesses períodos conturbados, esse controle é pelo bem comum, para garantir a saúde e qualidade de vida de toda uma Nação.

A cidadania é o marco que determina onde se encerram os meus direitos individuais em prol do bem-estar da coletividade. Enfim, de agora em diante, sejamos todos cidadãos! Sem indiferenças ou descrenças diante dos fatos. A cidadania é a melhor defesa contra o coronavírus.

(20)

1-Como se chama o exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão”?

___________________________________________________________________ 2-A ________________________________é uma doença causada pelo coronavírus. 3- Uma das medidas de contenção da pandemia é o isolamento _____________, que corresponde a uma medida em que o paciente doente é isolado de indivíduos não doentes afim de se evitar a disseminação da doença.

4-As __________________são a ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo. Como sabemos, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica e problemas cardíacos aumentam o risco de agravamento do quadro do paciente com coronavírus. 5-Em um tempo de pandemia, os ______________devem se sobressair aos direitos. 6- A ______________________descartável ou não, é uma estratégia fundamental para a proteção e bem-estar de cada indivíduo.

7- Outra medida eficiente contra o coronavírus é lavar as mãos com _________________ e ____________________.

8- Enfim, de agora em diante, sejamos todos cidadãos! Sem ---ou descrenças diante dos fatos.

9- Direitos ___________________, são direitos que ultrapassam o âmbito estritamente individual, são conquistas sociais reconhecidas em lei, como o direito à saúde.

10-Doença infecciosa e contagiosa que se espalha muito rapidamente e acaba por atingir uma região inteira, um país, continente etc.

(21)

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

1

2 C 3 I 4 D 5 A 6 D 7 A 8 N 9 I 10 A

(22)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

O CARTAZ COMO GÊNERO TEXTUAL

O cartaz é um gênero textual marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa.

Os cartazes estão em todo o lado. Nas ruas: nas campanhas eleitorais, no

anúncio de eventos, na divulgação de produtos, nas manifestações, nas campanhas de conscientização; em outros locais como cinemas, hospitais e escolas.

. Os cartazes são utilizados para transmitir mensagens e, tendo em conta as suas características, é um meio de comunicação que consegue atingir de forma eficaz um grande público.

O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.

Por outro lado, o objetivo pode ser convencer alguém, persuadir o receptor a adquirir um produto, por exemplo. Nesse caso, é utilizada a função apelativa, muito comum na linguagem publicitária.

Características do cartaz

Para transmitir de maneira eficaz a mensagem pretendida, o cartaz tem como característica:

 Utilização de verbos no imperativo;

 Utilização de linguagem verbal e não verbal;( palavras e imagens)  Texto curto e sugestivo, adequado ao público;

 Criatividade;

 Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);

 Utilização de figuras de linguagem. Fonte: TodaMatéria

Autora Márcia Fernandes Professora licenciada em Letras

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(23)

Atividades

1- Qual a função do cartaz quando querem comunicar algo a alguém?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2- Qual a função do cartaz quando querconvencer alguém?

______________________________________________________________ 3- Que função do cartaz é utilizada pela linguagem publicitária. Cite três

características do cartaz?

______________________________________________________________ ______________________________________________________________

Observe os cartazes a seguir e responda.

4-Qual é a mensagem desse cartaz?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(24)

5-Este cartaz é informativo ou apelativo?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 6-O que ele informa?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(25)

SUBSTANTIVO É UMA PALAVRA QUE NOMEIA SERES EM GERAL, LUGARES, OBJETOS, ENTRE OUTROS.

EXEMPLO: CASA, LUCAS, PÃO, MACAÉ, RIO DE JANEIRO. SUBSTANTIVO COMUM É TODO NOME DE OBJETOS. SUBSTATIVO PRÓPRIO É TODO NOME DE PESSOA, DE LUGAR.

7-Retire do cartaz acima cinco substantivos (NOMES) PRÓPRIOS e cinco substantivos COMUNS. PRÓPRIOS: _________ _______________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ COMUNS: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

(26)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

UM MACAENSE DE CORAÇÃO

Ele não nasceu em Macaé, mas, chegou aqui muito jovem e participou tão ativamente da evolução dessa cidade, que pode ser considerado macaense nato. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse talentoso carnavalesco.

BIOGRAFIA DE ELLY PERON FRONGILO

Elly nasceu em 31 de outubro de1952 em Carangola, MG.

Muito jovem mudou-se para Macaé e aqui começou sua profissionalização na produção de eventos: casamentos, decoração de natal e carnaval para a cidade. Carnavalesco, campeão 12 vezes pela escola de samba Acadêmicos da Aroeira. Foi para Niterói trabalhar na secretária de Agricultura e Abastecimento, complementando seus estudos na area de fonoaudiologia. Formado voltou para Macaé, mas, não conseguiu trabalhar como tal, pois, sua paixão era mesmo a arte. Nesse tempo seu amigo o artista plástico Marco Aurelio Franco Correia (in Memorian),leva para ele um jornal onde a escola de samba Mocidade Independente abria um concurso para a escolha de um novo carnavalesco substituindo Fernando Pinto.

Entre 27 concorrentes Peron e seu amigo Rogério Figueiredo conquistam a vitória com o enredo “Elis, um trem de emoções”.

Volta para Macaé com esse enredo conquistando o 6º lugar na Sapucaí. A escola de samba perdeu ponto na falta de um carro alegórico que furou o pneu e a troca de

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(27)

última hora da comissão de frente por uma comissão surpresa causando um desiquilíbrio no desfile.

Dois anos mais tarde faz o carnaval da União da Ilha com o enredo “ De bar em bar, Didi o poeta “, ficando em 7º lugar. Mais uma vez deixaram de desfilar dois carros alegóricos e a comissão de frente com a fantasia incompleta.

É importante lembrar que as falhas que aconteceram na Mocidade e União da Ilha não eram de responsabilidade do carnavalesco.

Com isso Peron descobre que é uma grande ilusão atravessar a Sapucaí. Retorna para Macaé onde continua trabalhando com eventos.

Hoje com 68 anos Peron gosta mesmo é de ficar em casa na companhia de suas cadelas: Sol, Sorte, Samba e Chanel.

Fonte: Elly Peron Frongilo

1- Qual é a cidade natal de Elly Peron Frongilo?

___________________________________________________________________

2- Eron mudou-se para Macaé muito jovem, onde inicou sua profisionalização. Em que ele se profisionalizou?

___________________________________________________________________ 3- Em quais escolas de samba cariocas Eron atuou como carnavalesco? ___________________________________________________________________

Essa grande artista macaense está vivo e reside em nossa.

SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS

Quanto à significação, as palavras são divididas nas seguintes categorias:

Sinônimos As palavras que possuem significados próximos são chamadas sinônimos. Veja alguns exemplos:

casa - lar - moradia - residência longe - distante

delicioso - saboroso carro - automóvel

Antônimos São palavras que possuem significados opostos, contrários.

Exemplos: mal / bem

ausência / presença fraco / forte

(28)

ATIVIDADES

1) Encontre o sinônimo das palavras no quadro acima.

frente --- erro --- moço --- independência --- compaixão--- voltar --- ficar --- surpresa --- vitória --- ilusão --- 2) Relacione as frases que tem sentido oposto (antônimas).

1- O armário está abastecido. 2- Ronilson é trabalhador.

3 - Minha porta está fechada para estranhos.

4 - Agora eu sou um novo homem. 5 - Ernestino comprou uma mochila nova.

( ) Minha porta está aberta para estranhos.

( ) O armário está vazio.

( ) Ernestino tem uma mochila velha. ( ) Ronilson é preguiçoso.

( ) Ainda sou o velho homem.

A MULTIPLICAÇÃO é a soma de parcelas iguais.

Observe.

O sinal de multiplicação é o x (que se lê vezes).

+ +  2 + 2 + 2 = 3 x 2 ou seja:

Dois mais dois mais dois é igual a três vezes dois.

1) Continue fazendo como acima.

+  ___ + ___ = ___ +____ + + + +  ___ + ___ + ___ + ___ + ___ = ___ + + +  __ +__ + __ + __ = __ 2) Efetue

25 32 76 57 81 96 49 30

X2 x3 x4 x2 x3 x4 x2 x3

RETORNAR - DERROTA – PENA - PERMANECER - DIANTEIRA IMPREVISTA - FANTASIA - FALHA - JOVEM - AUTONOMIA

(29)

3) Resolução de problemas

a) Isaura comprou 2 apitos para cada filho. Sabendo que ela tem 5 filhos responda: quantas apitos ela comprou?

Sentença matemática cálculo Resposta:

2 x 5 = 10 2 R: Ela comprou 10 X5 apitos.

10

b) Mariella comprou 3 caixas de máscaras, em cada caixa tem 45 máscaras. Quantas máscaras ela comprou?

Sentença matemática: Cálculo: Resposta:

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

(30)

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

EJA ETAPA III ATIVIDADES INTEGRADAS

Unidade Escolar:___________________________________________________________ Nome do Aluno(a):__________________________________________________________ Turma: _________________ Data:____/____/2020.

Elly Peron é um cidadão que se preocupa com a cidade onde vive. Ele já liderou o projeto Macaé 200 anos em comemoração aos 200 anos do

Município de Macaé, que aconteceu em 2013.

Atualmente está à frente de um grupo de 17 pessoas que apresentou dia 21 de outubro deste ano o projeto Parque Cultural do Município de Macaé para todos os

candidatos à prefeito para o pleito de 2020.

Fonte: Elly Peron Frongilo

OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE MACAÉ SE MANIFESTARAM SOBRE O PROJETO QUE TERÁ O PARQUE DA CIDADE COMO SEDE CULTURAL DO MUNICÍPIO.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

EDUCAÇÃO

NÃO PARA.

(31)

Aconteceu na última quarta-feira (21), às 19h30, no Centro Cultural Rinha das Artes, situado na Rua Doutor Júlio Olivier, número 633, no Centro, o lançamento do projeto “Parque Cultural da Cidade”.

Estiveram presentes os candidatos à prefeitura de Macaé. Segundo o Produtor Cultural e Artista Plástico, Ely Peron, um dos idealizadores dessa iniciativa, durante o encontro foi disponibilizado aos candidatos oito minutos para se pronunciarem sobre o assunto. “Conseguimos atingir os nossos objetivos e agora aguardamos os resultados”, disse.

De acordo com Peron, os pronunciamentos dos candidatos foram bons e proveitosos e, além disso, todos assinaram ainda uma carta de compromisso. “A nossa intenção é transformar o Parque da Cidade no Parque Cultural de Macaé, com um teatro para 1200 lugares, um museu capaz de comportar exposições internacionais e cursos de formação profissionalizante em todos os segmentos artísticos e culturais que existem. Será construída ainda uma vila com a fachada de todos os prédios importantes de Macaé que foram demolidos”, ressaltou. E completa: “É um projeto realmente muito ambicioso. Queira Deus que tudo isso possa virar realidade”.

Além de Ely Peron, o Comitê Artístico e Cultural do município é composto por Jane Caroline Cunningham, Iane Régis Rocha, Ângelo Mário Pessanha, Kelvin Karvalho, Cláudia Márcia Vasconcelos, Rômulo Campos, Felipe Macedo, Luiz Lelis, Jorge Machado, Gilberto Alves, Márcio Gonçalves, Ivo Quintino, Lúcia Maria Pacheco, Maria Cristina de Menezes, Neide Santos e Antônio Terra.

Durante a programação, os candidatos foram presenteados com uma bandeira do município e uma muda de árvore recolhida do Parque da Cidade por Felipe Macedo. Já o encerramento aconteceu com o hino de Macaé e um ‘coffee break’.

Fonte:

1)Você considera a revitalização do Parque da cidade importante? Por quê?

___________________________________________________________________ 2)Qual a intenção do Projeto Parque Cultural de Macaé?

3) Retire do texto palavras com:

CH:________________________________________________________________ NH:________________________________________________________________ RR:________________________________________________________________

Elaborado por: Professora Claudete Kennedy da Silva Escola Municipal Paulo Freire.

Referências

Documentos relacionados

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

Sendo suspensa a corrida, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova data para realização; ficando os

superior ao de desembarque, assinalam-se como detendo esta característica os portos de Viana do Castelo, onde o ratio de volume de carga embarcada sobre o total de carga movimentada

A partir de todo o material analisado durante a pesquisa pude concluir que as escolas do campo deverão passar por uma reestruturação física a fim de receber e ofertar aos