• Nenhum resultado encontrado

Elaborada por: Paula Oliveira Camargo - CRB 14/1375

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Elaborada por: Paula Oliveira Camargo - CRB 14/1375"

Copied!
184
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Reitoria

Elaborada por:

(5)

Reitora

Maria Clara Kaschny Schneider Pró-Reitora de Ensino Daniela de Carvalho Carrelas

Diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas Gustavo Henrique Moraes

Coordenador de Apoio Tecnológico Douglas Alexandre Rodrigues de Souza Coordenadoria de Registro Acadêmico

Marcelo Raupp Maria Alice Sens Brezinski Coordenadoria de Suporte Acadêmico

Elaine Cristina Basqueroto Coelho Eduardo Bortoli Mariano

Equipe Técnica Gustavo Henrique Moraes Douglas Alexandre Rodrigues de Souza

Igor Thiago Marques Mendonça João Henrique Ávila de Barros

Câmpus Araranguá Adriano Antunes Rodrigues

Câmpus Caçador Pierry Teza Câmpus Canoinhas Orlando Rogério Campanini

Câmpus Chapecó Juarês De Melo Vieira

Câmpus Criciúma Edilene Dos Santos Copetti

Câmpus Florianópolis

Direção de Ensino - Cláudia Regina Silveira Dep. de Construção Civil - Rafael Andrade De

Souza

Dep. de Eletrônica - Muriel Bittencourt De Liz Dep. de Eletrotécnica - Ricardo Luiz Alves Dep. de Linguagem Tecnologia Educação e

Ciência - Jaime Domingos Teixeira Dep. de Saúde e Serviços - Jorge Luiz Silva

Hermenegildo

Dep. de Metal-Mecânica - Luiz Fernando Segalin De Andrade

Câmpus Florianópolis-Continente Luiz Otávio Cabral

Câmpus Garopaba Cristine Ferreira Costa Câmpus Gaspar Ana Paula Kuczmynda Da Silveira

Câmpus Geraldo Werninghaus Aldo Zanella Júnior

Câmpus Itajaí Cássio Aurélio Suski Câmpus Jaraguá do Sul

Neli De Lemos Câmpus Joinville Valter Vander Oliveira

Câmpus Lages Thiago Meneghel Rodrigues

Câmpus Palhoça-Bilíngue Paulo César Machado

São Carlos Margarida Hahn Câmpus São José Marilene Vilhena De Oliveira Câmpus São Miguel do Oeste

Noeli Moreira Aâmpus Tubarão Maria Angélica Bonadiman Marin

Câmpus Urupema Wilson Castello Branco Neto

Câmpus Xanxerê Eliane Maria Zandonai Michielin

(6)
(7)

O controle da carga horária no cumprimento da jornada de trabalho ocupa lugar destacado na sociedade desde que o modelo de contratação por jornada de trabalho impôs-se sobre o tradicional modelo de remuneração por empreitada. Fonte de importantes tensionamentos entre população empregadora e população empregada, a questão ganha contornos especiais quando trata do cumprimento da carga horária no funcionalismo público. Neste ambiente, o Estado, como ordenador das despesas, deve demonstrar que não é um agente de privilégios que remunera o servidor público sem a necessária contrapartida do trabalho realizado. Neste sentido, o controle do cumprimento da carga horária de trabalho associa-se não só à fundamental garantia da prestação dos associa-serviços públicos, mas à garantia da transparência governamental.

Os processos tecnológicos que envolvem a operacionalização deste controle, tendem a optar pelo uso dos – já anacrônicos – relógios-ponto. A utilização desta tecnologia de controle, contudo, costuma deparar-se com importantes obstáculos que comprometem as boas práticas profissionais. As dificuldades variam desde as constantes oposições do funcionalismo público até a pouca tangibilidade de contabilização de algumas atividades, tais como aquelas ligadas à produção intelectual – muito mais próximas ao modelo de empreitada do que ao de jornada de trabalho. Este é o caso particular da atividade docente nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), nos quais o número de aulas semanais constitui a referência máxima do cumprimento do trabalho docente. No caso dos IFs, esta justa preocupação estatal ancora, ainda, forças no Acordão 787/2010 – TCU, que obriga as reitorias a “Adotar medidas efetivas e eficazes de controle na área de pessoal, inclusive quanto às rotinas relacionadas aos registros funcionais e à frequência dos servidores, inclusive dos docentes, seus regimes e

jornadas de trabalho e remunerações, de modo a evitar a concessão, a manutenção e o pagamento de vantagens e benefícios não autorizados em lei” (grifo nosso).

Trabalhando pelo difícil equilíbrio entre as imposições legais, pautadas no regime de jornada de trabalho, e as especificidades da profissão, mais próximas ao regime de empreitada, a normatização da atividade docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) inciou-se em 1997, chegando à sua maioridade em 2015. A instituição demonstrou seu pioneirismo ao propor a Resolução nº 06/97, que aprovou “as normas de controle das atividades de ensino e distribuição da carga horária docente para a ETF-SC sede”, procurando compatibilizar a atividade típica do professor (em sala de aula) com o necessário cumprimento da carga horária regulamentar (20 ou 40h/semana). Seguiram-se 18 anos de intensas modificações na rotina de trabalho dos professores, que acompanharam significativas mudanças na estrutura institucional, dentre as quais se destaca a transformação em CEFET-SC, em 2002, e a transformação em IFSC, em 2008. Acompanhando esta dinâmica institucional, a Resolução nº 06/97 passou por dois processos de revisão, dando origem às Resoluções nº 25/2006 e nº 13/2008. A análise comparada destes textos normativos sugere importantes tensões na configuração da jornada de trabalho docente em uma instituição que, pautada inicialmente na centralidade das atividades em sala de aula, precisava adaptar-se ao paradigma da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. É forçoso reconhecer, contudo, que mesmo após estes processos revisórios, o espírito da norma continuou seguindo a tradição institucional, subordinando todas as atividades à prioridade do ensino.

(8)

inovações tecnológicas apresentadas como alternativas aos relógios-ponto. Tais inovações não se limitaram a operacionalizar as mudanças previstas nos marcos legais, traduzindo-se em práticas de registro, controle e acompanhamento, pavimentando o terreno para aprofundamento das transformações qualitativas. Em quase duas décadas de experiência o modelo tecnológico evoluiu do simples controle via “espelho de horários”, passando pela apresentação da Planilha Individual de Atividade Docente (PIAD) até a adoção, ainda que informal, dos Planos Semestrais de Atividade Docente (PSAD). Os PSADs foram pensados como instrumentos individuais de controle e planejamento que serviriam de base à consecução de uma “Planilha de Ocupação Docente” (Resolução nº 25/2006), capaz de gerar indicadores institucionais que auxiliassem a gestão.

Ainda que prevista em 2006 esta passagem dialética, da quantidade à qualidade, somente tornou-se possível a partir do segundo semestre de 2012, quando a Reitoria do IFSC, por meio de sua Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (DEIA), propôs a solução denominada PSAD-web. Articulando a rede de professores, chefes de ensino e Pró-Reitoria de Ensino no preenchimento on-line de instrumento específico de planejamento, a PSAD-web possibilitou um progressivo ordenamento dos procedimentos de registro das atividades docentes. Esse ordenamento, aliado à ampliação das possibilidades de tratamento digital da informação que a solução proporciona, permitiu que o processo do PSAD abandonasse uma perspectiva monofocal de controle funcional para assumir uma posição estratégica na gestão, direcionada à produção de conhecimento estatístico a respeito da realidade institucional.

A partir da implantação da PSAD-web a PROEN inaugurou um novo modelo gerencial, baseado nas informações coletadas através da solução e sistematizadas pela DEIA. Tornou-se possível diagnosticar com

“nova institucionalidade” dos IFs, identificando gargalos institucionais, tais como os excessos e as insuficiências das cargas horárias destinadas às atividades de ensino, pesquisa ou extensão. Em termos práticos, os indicadores gerados pela PSAD-web estão sendo fundamentais, entre outros aspectos, para orientar a distribuição dos códigos de vagas docentes entre os 22 câmpus do IFSC, maximizando a oferta de educação profissional e tecnológica à população catarinense.

O ano de 2014 encerrou este ciclo educacional de sucesso no IFSC, sendo o último em que a distribuição da atividade docente esteve sob a égide da Resolução nº 13/2008. Valendo-se das informações compiladas no PSAD em números – publicação periódica da PROEN editada desde a criação da PSAD-web – o IFSC pôde promover com sua comunidade acadêmica um amplo debate acerca do trabalho do professor que culminou na publicação da Resolução nº 23/2014. O novo texto, alinhado à busca de uma nova identidade institucional, tem o mérito de manter o ensino como atividade prioritária na distribuição da carga horária, inclusive elevando os tempos previstos para a sua organização, e de ampliar as possibilidades para a participação dos docentes em atividades de pesquisa e extensão.

A nós, servidores da DEIA/PROEN, alegra-nos a percepção do feliz casamento entre a prática escolar e a estatística educacional, traduzido no novo texto legal, sintetizando a vocação de uma instituição que trabalha pela inovação sem descuidar de sua centenária tradição.

Gustavo Henrique Moraes Douglas Alexandre Rodrigues de Souza João Henrique Ávila de Barros

(9)

O Plano Semestral de Atividades Docentes (PSAD) é um instrumento criado a partir Resolução nº13/2008/CD/CEFET-SC. Trata-se de documento de preenchimento obrigatório que objetiva apresentar o planejamento semestral individual dos docentes da instituição.

Os resultados aqui apresentados foram produzidos com base nos dados obtidos no PSAD 2014/1 e 2014/2. Esses dados são informados pelos próprios professores e avaliados pelas respectivas chefias por meio do sistema PSAD-web que foi desenvolvido e vem sendo aperfeiçoado pela DEIA, com apoio da comunidade acadêmica, desde o segundo semestre de 2012, visando obter, o mais fidedignamente possível, a distribuição da carga horária entre as atividades docentes, conforme estabelecidas na resolução supracitada e instrução normativa nº8/2011/GABINETE/IFSC que regulamenta alocação de carga horária para atividades de pesquisa para docentes da instituição. O PSAD-web possibilitou que o PSAD, instrumento cuja função ficava relativamente restrita ao registro e controle individual da atividade docente, se tornasse um instrumento de investigação e análise estatística dessa atividade no contexto institucional. Desde o segundo semestre de 2013, o sistema conta também com um módulo de elaboração de Relatório Semestral de Atividades Docentes (RSAD), de preenchimento obrigatório, por meio do qual o docente reporta a realização das atividades previstas no PSAD. O RSAD também passa pela avaliação das respectivas chefias.

Além de informações cadastrais referentes ao campus, regime de trabalho (20h, 40h, 40h DE1), contrato (efetivo ou substituto), afastamentos

(capacitação ou licenças de saúde), área principal de atuação, o PSAD

1 Dedicação Exclusiva.

registra a carga horária destinada a cada atividade assumida pelos docentes. Para apresentação no PSAD em números, a alocação de carga horária semanal se encontra distribuída em onze categorias, algumas agrupadas, conforme a tabela a seguir:

Ensino

Aulas Aulas Novas

Atividades com Alunos Atividades Didático-Pedagógicas Pesquisa e Extensão. Pesquisa Extensão

Administração e Representação Administração GTs e Comissões Representação Atividades complementares Capacitação

Tabela 1 Categorias de Atividade Docente

Dentre uma gama de possibilidades de apresentação dos resultados, optou-se por trazê-los agrupados por campus, além de apresentar resultados gerais, e também apresentá-los conforme o tipo de contratação segundo os seguintes critérios:

1. Todos os docentes;

2. Docentes com Dedicação Exclusiva

3. Docentes com Dedicação Exclusiva, excluídos casos de afastamentos e ocupantes de cargo de direção (CD);

4. Docentes substitutos com 40h; 5. Todos os docentes com 20h;

(10)

traz as médias aritméticas de carga horária destinada a cada categoria de atividade, para cada grupo docente, bem como o total de docentes em cada grupo. Seguem gráficos do tipo boxplot acompanhados de tabelas que trazem um resumo de parâmetros estatísticos da distribuição dos dados (média, mediana, desvio padrão, mínimo, 1º e 3º quartil, máximo). Finalmente, são apresentados histogramas.

Os gráficos boxplot, assim como os histogramas, são uma representação visual da distribuição dos dados da carga horária. Eles são construídos com base no conceito de quartil. Os quartis são valores que visam dividir a amostra em quatro conjuntos que contenham o mesmo número de dados. O 1º quartil (Q1) é o valor que delimita o conjunto dos menores valores da

amostra. Do valor mínimo ao 1º quartil estão compreendidos aproximadamente 25% dos dados da amostra. O 2º quartil (Q2), ou

mediana, é o valor que divide a amostra em dois conjuntos com igual número de dados, o conjunto dos maiores valores e dos menores. Finalmente, o 3º quartil (Q3) é o valor que delimita o conjunto dos maiores

valores da amostra. Entre o 3º quartil e o valor máximo, se encontram aproximadamente, 25% dos dados da amostra.

Na horizontal temos as categorias de atividades (Aulas; Aulas Novas; Atividades com Alunos; Atividades Didático-Pedagógicas; Pesquisa; Extensão; Administração; GTs e Comissões; Representação; Atividades Complementares; Capacitação) e na vertical a escala de valores dos dados (horas dedicadas à atividade). A caixa, ou box, se estende verticalmente de modo a cobrir a faixa de valores compreendida entre o 1º e o 3º quartil, incluindo assim aproximadamente 50% dos dados. A caixa é divida por uma linha horizontal na altura da mediana (Q2). As hastes, ou

whiskers, que se estendem a partir das extremidades verticais da caixa, ajudam a visualizar a dispersão dos dados menores que Q1 e maiores que

Q2. Elas se estendem até o valor, mínimo ou máximo, da amostra que

menor que uma vez e meia a extensão vertical da própria caixa. A extensão vertical da caixa representa o intervalo interquartil (ܫܴܳ = ܳଷ−

ܳଵ), que contém metade dos dados da amostra, distribuídos em torno da

mediana. Os valores que estejam ainda mais afastados, os outliers, se existirem, são representados individualmente por pequenos círculos abaixo ou acima dos limites das hastes. (figura 1)

Figura 1 elementos do gráfico Boxplot

Em razão de diferenças intrínsecas nas funções (quartile e boxplot) do programa usado (R) para realizar os cálculos do 1º e 3º quartil presentes nas tabelas e boxplots, eventualmente, diferentes valores podem ser observados. Essas diferenças são, em geral, imperceptíveis, mas nem sempre, tornando-se perceptíveis mais frequentemente quando o número

(11)

docentes substitutos com 40h.

Em função do pequeno número de professores em regime de 20h, nesse grupo só são apresentadas as tabelas com os valores das médias aritméticas, dispensando a apresentação das demais tabelas e gráficos. No caso de haver apenas um docente substituto 40h, adotou-se o mesmo procedimento. Nos casos em que o conjunto de professores é idêntico, por exemplo, quando todos os professores tem dedicação exclusiva, optou-se por apresentar apenas os gráficos e tabelas de resumo

estatístico sob o título do grupo mais abrangente. Os campus com menos de cinco professores trazem apenas as tabelas com as médias

(12)
(13)
(14)

Média Aritmética

Geral IFSC

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 9,01 14,10 8,73 13,52 10,30 16,02 12,39 20,11 6,71 10,48 Aulas Novas 1,99 1,80 2,16 3,81 1,19

Atividades com Alunos 3,10 2,99 3,56 3,90 2,58

Atividades Didático-Pedagógicas 6,92 6,64 7,86 9,89 5,22 P e sq . E x t. Pesquisa 1,33 2,08 1,52 2,28 1,83 2,75 0,55 1,33 0,00 0,34 Extensão 0,75 0,76 0,92 0,77 0,34 A d m in . e Re p re s. Administração 5,43 7,56 6,37 8,67 6,12 8,85 0,15 1,31 0,40 1,17 GTs e Comissões 1,75 1,86 2,22 1,16 0,60 Representação 0,38 0,44 0,51 0,00 0,17 Atividades complementares 2,13 2,00 2,42 3,33 2,08 Capacitação 4,22 4,96 0,99 0,55 0,06 Total de Horas 37,02 38,07 38,89 36,51 19,35 total de professores 1086 899 729 109 48

(15)

Boxplot e Tabela Resumo - Geral IFSC

Figura 2 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Qu a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 9,0 9,3 6,4 0,0 3,7 14,0 26,0 Aulas Novas 2,0 0,0 4,0 0,0 0,0 2,5 22,5 Total de Aulas 11,0 12,0 6,4 0,0 6,8 16,0 26,0 Atividades com alunos 3,1 2,0 2,8 0,0 2,0 4,0 22,0 Ativ. didático-pedagógicas 6,9 7,6 3,7 0,0 4,9 9,6 14,0 Pesquisa 1,3 0,0 2,8 0,0 0,0 0,0 17,0 Extensão 0,8 0,0 2,1 0,0 0,0 0,0 16,0 Administração 5,4 0,0 9,7 0,0 0,0 7,0 40,0 GTs e Comissões 1,8 0,0 2,7 0,0 0,0 2,0 16,5 Representação 0,4 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 37,0 Ativ. complementares 2,1 0,0 4,1 0,0 0,0 2,3 40,0 Capacitação 4,2 0,0 11,1 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 2 Resumo Todos

Figura 3 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Qu a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 10,3 11,0 5,8 0,0 6,0 15,0 26,0 Aulas Novas 2,2 0,0 3,9 0,0 0,0 3,3 22,1 Total de Aulas 12,5 13,0 5,2 0,0 8,7 16,0 26,0 Atividades com alunos 3,6 3,0 2,6 0,0 2,0 5,0 21,5 Ativ. didático-pedagógicas 7,9 8,0 2,8 0,0 6,0 10,0 14,0 Pesquisa 1,8 0,0 3,2 0,0 0,0 3,0 17,0 Extensão 0,9 0,0 2,3 0,0 0,0 0,0 16,0 Administração 6,1 1,0 9,0 0,0 0,0 9,7 40,0 GTs e Comissões 2,2 1,5 2,9 0,0 0,0 4,0 16,5 Representação 0,5 0,0 1,8 0,0 0,0 0,0 37,0 Ativ. complementares 2,4 0,0 4,4 0,0 0,0 3,0 40,0 Capacitação 1,0 0,0 4,0 0,0 0,0 0,0 40,0 Tabela 3 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(16)

Boxplot e Tabela Resumo - Geral IFSC

Figura 4 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 8,7 9,0 6,4 0,0 3,0 14,0 26,0 Aulas Novas 1,8 0,0 3,7 0,0 0,0 2,5 22,1 Total de Aulas 10,5 12,0 6,4 0,0 6,0 15,5 26,0 Atividades com alunos 3,0 2,0 2,6 0,0 1,0 4,0 21,5 Ativ. didático-pedagógicas 6,6 7,5 3,8 0,0 4,5 9,5 14,0 Pesquisa 1,5 0,0 3,0 0,0 0,0 2,0 17,0 Extensão 0,8 0,0 2,1 0,0 0,0 0,0 16,0 Administração 6,4 0,0 10,3 0,0 0,0 9,0 40,0 GTs e Comissões 1,9 0,0 2,8 0,0 0,0 3,0 16,5 Representação 0,4 0,0 1,7 0,0 0,0 0,0 37,0 Ativ. complementares 2,0 0,0 4,1 0,0 0,0 2,0 40,0 Capacitação 5,0 0,0 12,0 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 4 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 5 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 12,4 13,7 6,5 0,0 8,2 17,0 24,0 Aulas Novas 3,8 0,0 6,3 0,0 0,0 5,0 22,5 Total de Aulas 16,2 16,0 4,1 2,0 13,7 19,7 25,4 Atividades com alunos 3,9 2,0 3,6 0,0 2,0 5,0 22,0 Ativ. didático-pedagógicas 9,9 10,0 2,0 2,0 8,5 11,5 14,0 Pesquisa 0,6 0,0 2,0 0,0 0,0 0,0 10,0 Extensão 0,8 0,0 2,1 0,0 0,0 0,0 10,0 Administração 0,2 0,0 0,9 0,0 0,0 0,0 7,0 GTs e Comissões 1,2 0,0 2,2 0,0 0,0 2,0 10,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 3,3 0,0 4,6 0,0 0,0 6,0 18,0 Capacitação 0,5 0,0 1,4 0,0 0,0 0,0 8,0

(17)

Histograma Total de Aulas - Geral IFSC

Figura 6 Histograma Total de Aulas

Figura 7 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 8 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(18)

Média Aritmética

Câmpus Araranguá

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 10,41 15,53 10,11 15,27 10,92 16,60 15,83 22,17 7,00 10,00 Aulas Novas 1,32 1,36 1,54 1,67 0,00

Atividades com Alunos 3,80 3,81 4,14 4,67 3,00

Atividades Didático-Pedagógicas 7,56 7,45 8,09 10,42 5,50 P e sq . E x t. Pesquisa 2,01 3,67 2,18 4,14 2,38 4,54 1,50 1,50 0,00 0,00 Extensão 1,67 1,96 2,16 0,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 3,99 7,10 4,70 8,12 3,90 7,76 0,00 1,00 0,00 3,00 GTs e Comissões 2,93 3,21 3,61 1,00 3,00 Representação 0,18 0,22 0,24 0,00 0,00 Atividades complementares 1,03 0,88 1,00 2,83 0,00 Capacitação 3,18 2,96 0,69 0,00 0,00 Total de Horas 38,08 38,83 38,68 37,92 18,50 total de professores 60 51 45 6 2

(19)

Boxplot e Tabela Resumo – Câmpus Araranguá

Figura 10 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 10,4 10,5 5,3 0,0 7,8 14,0 24,0 Aulas Novas 1,3 0,0 3,0 0,0 0,0 0,5 15,0 Total de Aulas 11,7 12,9 4,9 0,0 8,4 15,0 24,0 Atividades com alunos 3,8 4,0 2,7 0,0 2,0 5,6 12,0 Ativ. didático-pedagógicas 7,6 8,0 2,8 0,0 6,0 9,5 12,0 Pesquisa 2,0 0,0 3,1 0,0 0,0 4,0 10,9 Extensão 1,7 0,0 3,2 0,0 0,0 0,5 12,0 Administração 4,0 0,0 7,7 0,0 0,0 8,0 40,0 GTs e Comissões 2,9 2,0 3,6 0,0 0,0 4,0 13,0 Representação 0,2 0,0 0,7 0,0 0,0 0,0 4,0 Ativ. complementares 1,0 0,0 2,7 0,0 0,0 0,0 12,0 Capacitação 3,2 0,0 9,5 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 6 Resumo Todos

Figura 11 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 10,9 12,0 4,4 0,0 8,0 14,0 18,4 Aulas Novas 1,5 0,0 3,3 0,0 0,0 2,5 15,0 Total de Aulas 12,5 13,0 3,4 4,0 10,0 15,0 18,4 Atividades com alunos 4,1 4,0 2,2 0,0 3,0 5,5 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 8,1 8,4 1,8 3,5 6,9 9,5 11,2 Pesquisa 2,4 0,0 3,2 0,0 0,0 4,0 10,9 Extensão 2,2 0,0 3,6 0,0 0,0 4,0 12,0 Administração 3,9 0,0 6,0 0,0 0,0 8,0 28,0 GTs e Comissões 3,6 2,0 3,9 0,0 0,0 6,0 13,0 Representação 0,2 0,0 0,8 0,0 0,0 0,0 4,0 Ativ. complementares 1,0 0,0 2,6 0,0 0,0 0,0 12,0 Capacitação 0,7 0,0 2,7 0,0 0,0 0,0 15,0 Tabela 7 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(20)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Araranguá

Figura 12 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 10,1 10,0 4,9 0,0 7,5 14,0 18,4 Aulas Novas 1,4 0,0 3,2 0,0 0,0 0,9 15,0 Total de Aulas 11,5 12,0 4,4 0,0 8,5 15,0 18,4 Atividades com alunos 3,8 4,0 2,4 0,0 2,0 5,3 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 7,5 8,0 2,6 0,0 6,1 9,5 11,2 Pesquisa 2,2 0,0 3,1 0,0 0,0 4,0 10,9 Extensão 2,0 0,0 3,4 0,0 0,0 3,0 12,0 Administração 4,7 0,0 8,1 0,0 0,0 8,0 40,0 GTs e Comissões 3,2 2,0 3,8 0,0 0,0 4,5 13,0 Representação 0,2 0,0 0,8 0,0 0,0 0,0 4,0 Ativ. complementares 0,9 0,0 2,4 0,0 0,0 0,0 12,0 Capacitação 3,0 0,0 8,8 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 8 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 13 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 15,8 15,5 5,6 9,0 12,0 19,0 24,0 Aulas Novas 1,7 0,0 2,6 0,0 0,0 3,8 5,0 Total de Aulas 17,5 16,0 3,8 14,0 15,3 19,0 24,0 Atividades com alunos 4,7 4,0 4,8 0,0 0,5 7,5 12,0 Ativ. didático-pedagógicas 10,4 10,0 1,3 9,0 9,6 11,5 12,0 Pesquisa 1,5 0,0 3,7 0,0 0,0 0,0 9,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 GTs e Comissões 1,0 1,0 1,1 0,0 0,0 2,0 2,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 2,8 0,0 4,5 0,0 0,0 5,3 10,0 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

(21)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Araranguá

Figura 14 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 15 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 16 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(22)

Média Aritmética

Câmpus Caçador

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s )

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 6,02 11,99 6,02 11,99 7,35 14,66 Aulas Novas 3,52 3,52 4,31

Atividades com Alunos 2,45 2,45 3,00

Atividades Didático-Pedagógicas 5,95 5,95 7,28 P e sq . E x t. Pesquisa 1,32 1,32 1,32 1,32 1,61 1,61 Extensão 0,00 0,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 11,29 14,47 11,29 14,47 9,36 13,25 GTs e Comissões 2,45 2,45 3,00 Representação 0,73 0,73 0,89 Atividades complementares 0,87 0,87 1,06 Capacitação 3,64 3,64 0,00 Total de Horas 38,25 38,25 37,86 total de professores 11 11 9

(23)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Caçador

Figura 18 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 6,0 5,2 5,5 0,0 1,2 9,3 17,0 Aulas Novas 3,5 0,0 5,2 0,0 0,0 7,5 12,5 Total de Aulas 9,5 11,3 5,8 0,0 6,3 13,5 17,0 Atividades com alunos 2,5 2,0 1,8 0,0 2,0 3,5 6,0 Ativ. didático-pedagógicas 6,0 6,6 3,3 0,0 5,1 8,2 9,5 Pesquisa 1,3 0,0 3,0 0,0 0,0 0,0 9,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 11,3 10,0 12,5 0,0 0,0 13,2 40,0 GTs e Comissões 2,5 2,0 3,1 0,0 0,0 3,5 8,0 Representação 0,7 0,0 1,6 0,0 0,0 0,5 5,0 Ativ. complementares 0,9 0,0 2,0 0,0 0,0 0,5 6,6 Capacitação 3,6 0,0 12,1 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 10 Resumo Todos

Figura 19 Boxplot Dedicação exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 7,4 7,4 5,2 0,0 4,0 10,5 17,0 Aulas Novas 4,3 0,0 5,5 0,0 0,0 10,0 12,5 Total de Aulas 11,7 11,7 3,7 5,2 10,5 14,0 17,0 Atividades com alunos 3,0 2,0 1,4 2,0 2,0 4,0 6,0 Ativ. didático-pedagógicas 7,3 7,5 1,6 4,6 6,3 8,5 9,5 Pesquisa 1,6 0,0 3,3 0,0 0,0 0,0 9,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 9,4 10,0 8,6 0,0 0,0 12,9 26,3 GTs e Comissões 3,0 2,0 3,2 0,0 0,0 4,0 8,0 Representação 0,9 0,0 1,7 0,0 0,0 1,0 5,0 Ativ. complementares 1,1 0,0 2,2 0,0 0,0 1,0 6,6 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Tabela 11 Resumo Dedicação exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(24)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Caçador

Figura 20 Histograma Total de Aulas Todos

(25)

Média Aritmética

Câmpus Canoinhas

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 11,51 16,23 10,68 15,51 11,22 16,29 16,33 21,25 6,00 10,50 Aulas Novas 1,57 1,55 1,63 1,92 2,50

Atividades com Alunos 3,15 3,28 3,44 3,00 2,00

Atividades Didático-Pedagógicas 8,36 7,97 8,37 11,13 4,50 P e sq . E x t. Pesquisa 2,19 2,86 2,42 3,25 2,54 3,41 2,00 2,00 0,00 0,00 Extensão 0,67 0,83 0,87 0,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 5,45 9,36 6,70 11,01 5,04 9,56 0,00 1,33 0,00 5,00 GTs e Comissões 3,54 4,10 4,30 1,33 0,00 Representação 0,37 0,21 0,23 0,00 5,00 Atividades complementares 0,54 0,52 0,55 1,00 0,00 Capacitação 0,31 0,38 0,40 0,00 0,00 Total de Horas 37,65 38,65 38,58 36,71 20,00 total de professores 26 21 20 3 1

(26)

Boxplot e Tabela Resumo – Câmpus Canoinhas

Figura 22 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Qu a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,5 12,0 5,3 0,0 7,3 15,6 20,0 Aulas Novas 1,6 1,3 1,8 0,0 0,0 2,5 5,8 Total de Aulas 13,1 13,8 5,0 0,0 10,0 16,0 20,0 Atividades com alunos 3,1 3,0 1,7 0,0 2,0 4,0 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 8,4 8,9 2,8 0,0 6,6 10,0 12,0 Pesquisa 2,2 0,5 2,8 0,0 0,0 4,0 8,0 Extensão 0,7 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 5,0 Administração 5,5 4,0 8,5 0,0 0,0 6,9 40,0 GTs e Comissões 3,5 4,0 2,7 0,0 2,0 4,8 10,0 Representação 0,4 0,0 1,1 0,0 0,0 0,0 5,0 Ativ. complementares 0,5 0,0 1,7 0,0 0,0 0,0 8,0 Capacitação 0,3 0,0 1,1 0,0 0,0 0,0 4,0

Tabela 12 Resumo Todos

Figura 23 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Qu a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,2 12,0 4,0 3,3 7,8 14,1 16,0 Aulas Novas 1,6 1,3 1,6 0,0 0,0 2,5 5,0 Total de Aulas 12,8 13,3 3,8 4,6 10,3 15,8 18,5 Atividades com alunos 3,4 3,0 1,6 2,0 2,0 4,0 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 8,4 8,6 2,0 4,3 6,8 9,9 11,3 Pesquisa 2,5 2,0 2,9 0,0 0,0 4,1 8,0 Extensão 0,9 0,0 1,7 0,0 0,0 0,1 5,0 Administração 5,0 4,5 5,0 0,0 0,0 7,1 19,0 GTs e Comissões 4,3 4,0 2,5 0,0 3,0 6,0 10,0 Representação 0,2 0,0 0,5 0,0 0,0 0,0 2,0 Ativ. complementares 0,6 0,0 1,8 0,0 0,0 0,0 8,0 Capacitação 0,4 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 4,0 Tabela 13 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(27)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Canoinhas

Figura 24 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 10,7 12,0 4,6 0,0 7,0 14,0 16,0 Aulas Novas 1,5 1,3 1,6 0,0 0,0 2,5 5,0 Total de Aulas 12,2 13,0 4,7 0,0 9,8 15,8 18,5 Atividades com alunos 3,3 3,0 1,7 0,0 2,0 4,0 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 8,0 8,5 2,6 0,0 6,5 9,9 11,3 Pesquisa 2,4 2,0 2,9 0,0 0,0 4,0 8,0 Extensão 0,8 0,0 1,7 0,0 0,0 0,0 5,0 Administração 6,7 5,0 9,1 0,0 0,0 7,5 40,0 GTs e Comissões 4,1 4,0 2,6 0,0 3,0 6,0 10,0 Representação 0,2 0,0 0,5 0,0 0,0 0,0 2,0 Ativ. complementares 0,5 0,0 1,8 0,0 0,0 0,0 8,0 Capacitação 0,4 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 4,0

Tabela 14 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 25 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 16,3 20,0 6,4 9,0 14,5 20,0 20,0 Aulas Novas 1,9 0,0 3,3 0,0 0,0 2,9 5,8 Total de Aulas 18,3 20,0 3,0 14,8 17,4 20,0 20,0 Atividades com alunos 3,0 2,0 1,7 2,0 2,0 3,5 5,0 Ativ. didático-pedagógicas 11,1 12,0 1,5 9,4 10,7 12,0 12,0 Pesquisa 2,0 0,0 3,5 0,0 0,0 3,0 6,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 GTs e Comissões 1,3 0,0 2,3 0,0 0,0 2,0 4,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 1,0 0,0 1,7 0,0 0,0 1,5 3,0 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

(28)

Histograma Aulas – Câmpus Canoinhas

Figura 26 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 27 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 28 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(29)

Média Aritmética

Centro de Referência

em Formação e EaD

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s )

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 1,00 6,31 1,00 6,31 1,33 6,08 Aulas Novas 3,81 3,81 3,42

Atividades com Alunos 1,50 1,50 1,33

Atividades Didático-Pedagógicas 3,91 3,91 4,38 P e sq . E x t. Pesquisa 3,00 6,00 3,00 6,00 4,00 8,00 Extensão 3,00 3,00 4,00 A d m in . e Re p re s. Administração 9,50 14,88 9,50 14,88 12,67 19,50 GTs e Comissões 5,13 5,13 6,50 Representação 0,25 0,25 0,33 Atividades complementares 3,91 3,91 2,04 Capacitação 5,00 5,00 0,00 Total de Horas 40,00 40,00 40,00 total de professores 4 4 3

(30)

Boxplot e Tabela Resumo – Centro de Referência em Formação e EaD

Figura 30 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Qu a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 1,0 0,0 2,0 0,0 0,0 1,0 4,0 Aulas Novas 3,8 5,0 2,4 0,3 3,8 5,0 5,0 Total de Aulas 4,8 5,0 3,6 0,3 3,8 6,0 9,0 Atividades com alunos 1,5 2,0 1,0 0,0 1,5 2,0 2,0 Ativ. didático-pedagógicas 3,9 3,5 2,0 2,1 2,4 5,0 6,5 Pesquisa 3,0 2,0 3,8 0,0 0,0 5,0 8,0 Extensão 3,0 0,0 6,0 0,0 0,0 3,0 12,0 Administração 9,5 3,0 15,3 0,0 0,0 12,5 32,0 GTs e Comissões 5,1 2,0 7,7 0,0 0,8 6,4 16,5 Representação 0,3 0,0 0,5 0,0 0,0 0,3 1,0 Ativ. complementares 3,9 3,1 4,0 0,0 1,9 5,1 9,5 Capacitação 5,0 0,0 10,0 0,0 0,0 5,0 20,0

Tabela 16 Resumo Todos

Figura 31 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Qu a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 1,3 0,0 2,3 0,0 0,0 2,0 4,0 Aulas Novas 3,4 5,0 2,7 0,3 2,6 5,0 5,0 Total de Aulas 4,8 5,0 4,4 0,3 2,6 7,0 9,0 Atividades com alunos 1,3 2,0 1,2 0,0 1,0 2,0 2,0 Ativ. didático-pedagógicas 4,4 4,5 2,2 2,1 3,3 5,5 6,5 Pesquisa 4,0 4,0 4,0 0,0 2,0 6,0 8,0 Extensão 4,0 0,0 6,9 0,0 0,0 6,0 12,0 Administração 12,7 6,0 17,0 0,0 3,0 19,0 32,0 GTs e Comissões 6,5 3,0 8,8 0,0 1,5 9,8 16,5 Representação 0,3 0,0 0,6 0,0 0,0 0,5 1,0 Ativ. complementares 2,0 2,5 1,9 0,0 1,3 3,1 3,6 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Tabela 17 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(31)

Histograma Total de Aulas- Centro de Referência em Formação e EaD

Figura 32 Histograma Total de Aulas Todos

(32)

Média Aritmética

Câmpus Chapecó

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 10,19 14,68 9,49 13,85 11,30 16,64 14,60 21,82 12,13 12,67 Aulas Novas 1,39 1,45 1,82 0,82 0,00

Atividades com Alunos 3,10 2,91 3,53 6,40 0,54

Atividades Didático-Pedagógicas 7,31 6,97 8,39 9,71 7,15 P e sq . E x t. Pesquisa 1,51 2,15 1,81 2,57 2,26 3,21 0,00 0,00 0,00 0,00 Extensão 0,63 0,76 0,95 0,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 3,50 4,77 4,19 5,73 4,24 6,16 0,00 0,00 0,00 0,00 GTs e Comissões 1,02 1,22 1,53 0,00 0,00 Representação 0,26 0,31 0,39 0,00 0,00 Atividades complementares 1,78 1,63 2,03 2,40 0,54 Capacitação 5,08 6,10 0,13 0,00 0,00 Total de Horas 35,76 36,84 36,55 33,92 20,37 total de professores 60 50 40 5 3

(33)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Chapecó

Figura 34 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 10,2 11,3 5,5 0,0 8,0 14,1 21,8 Aulas Novas 1,4 0,0 2,7 0,0 0,0 2,1 12,3 Total de Aulas 11,6 13,2 5,8 0,0 9,2 15,3 21,8 Atividades com alunos 3,1 2,4 3,1 0,0 1,5 4,0 19,0 Ativ. didático-pedagógicas 7,3 8,4 3,5 0,0 6,3 9,5 12,9 Pesquisa 1,5 0,0 2,8 0,0 0,0 2,3 8,0 Extensão 0,6 0,0 1,7 0,0 0,0 0,0 8,0 Administração 3,5 0,0 7,8 0,0 0,0 2,3 40,0 GTs e Comissões 1,0 0,0 1,4 0,0 0,0 2,0 5,0 Representação 0,3 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 8,0 Ativ. complementares 1,8 0,0 3,4 0,0 0,0 2,0 18,0 Capacitação 5,1 0,0 13,1 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 18 Resumo Todos

Figura 35 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D e s v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,3 11,8 3,9 1,2 9,2 14,6 17,7 Aulas Novas 1,8 0,0 3,0 0,0 0,0 2,4 12,3 Total de Aulas 13,1 14,2 3,9 1,6 10,7 15,4 19,7 Atividades com alunos 3,5 3,0 2,3 0,0 2,0 4,6 9,8 Ativ. didático-pedagógicas 8,4 9,1 2,0 2,8 7,2 9,6 11,9 Pesquisa 2,3 0,0 3,1 0,0 0,0 4,0 8,0 Extensão 1,0 0,0 2,0 0,0 0,0 0,0 8,0 Administração 4,2 0,0 7,2 0,0 0,0 6,5 30,4 GTs e Comissões 1,5 2,0 1,5 0,0 0,0 2,0 5,0 Representação 0,4 0,0 1,4 0,0 0,0 0,0 8,0 Ativ. complementares 2,0 0,3 3,6 0,0 0,0 2,0 18,0 Capacitação 0,1 0,0 0,8 0,0 0,0 0,0 5,0 Tabela 19 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(34)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Chapecó

Figura 36 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 9,5 10,9 5,5 0,0 7,4 13,4 17,7 Aulas Novas 1,5 0,0 2,8 0,0 0,0 2,1 12,3 Total de Aulas 10,9 12,9 6,0 0,0 8,2 15,1 19,7 Atividades com alunos 2,9 2,5 2,4 0,0 1,3 4,0 9,8 Ativ. didático-pedagógicas 7,0 8,4 3,6 0,0 5,7 9,5 11,9 Pesquisa 1,8 0,0 2,9 0,0 0,0 3,2 8,0 Extensão 0,8 0,0 1,8 0,0 0,0 0,0 8,0 Administração 4,2 0,0 8,4 0,0 0,0 5,1 40,0 GTs e Comissões 1,2 0,3 1,5 0,0 0,0 2,0 5,0 Representação 0,3 0,0 1,3 0,0 0,0 0,0 8,0 Ativ. complementares 1,6 0,0 3,3 0,0 0,0 2,0 18,0 Capacitação 6,1 0,0 14,1 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 20 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 37 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 14,6 14,0 5,8 6,6 12,3 18,3 21,8 Aulas Novas 0,8 0,0 1,8 0,0 0,0 0,0 4,1 Total de Aulas 15,4 14,0 4,6 10,7 12,3 18,3 21,8 Atividades com alunos 6,4 4,0 7,2 2,0 2,0 5,0 19,0 Ativ. didático-pedagógicas 9,7 9,0 2,3 7,3 8,1 11,2 12,9 Pesquisa 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 GTs e Comissões 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 2,4 0,0 5,4 0,0 0,0 0,0 12,0 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

(35)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Chapecó

Figura 38 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 39 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 40 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(36)

Média Aritmética

Câmpus Criciúma

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 6,38 17,45 6,42 17,63 6,90 18,93 6,68 21,39 6,33 10,35 Aulas Novas 8,58 8,56 9,19 12,54 2,38

Atividades com Alunos 2,50 2,65 2,85 2,17 1,63

Atividades Didático-Pedagógicas 9,14 9,10 9,77 11,28 6,36 P e sq . E x t. Pesquisa 0,21 1,08 0,28 0,97 0,30 1,04 0,00 1,37 0,00 1,94 Extensão 0,87 0,69 0,74 1,37 1,94 A d m in . e Re p re s. Administração 3,20 4,93 3,48 5,46 3,74 5,86 0,67 2,00 0,00 0,00 GTs e Comissões 1,67 1,91 2,05 1,33 0,00 Representação 0,05 0,07 0,07 0,00 0,00 Atividades complementares 3,53 3,85 4,14 3,30 1,35 Capacitação 2,32 2,98 0,24 0,67 0,00 Total de Horas 38,44 39,98 39,98 40,00 20,00 total de professores 39 29 27 6 3

(37)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Criciúma

Figura 42 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 6,4 6,6 4,0 0,0 3,5 9,0 13,1 Aulas Novas 8,6 9,2 5,6 0,0 4,1 12,3 20,4 Total de Aulas 15,0 16,8 5,8 0,0 10,8 18,6 25,4 Atividades com alunos 2,5 2,0 1,7 0,0 2,0 3,5 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 9,1 9,9 3,0 0,0 7,4 11,3 12,7 Pesquisa 0,2 0,0 1,3 0,0 0,0 0,0 8,0 Extensão 0,9 0,0 1,8 0,0 0,0 0,5 6,4 Administração 3,2 0,0 5,6 0,0 0,0 4,0 20,0 GTs e Comissões 1,7 2,0 2,1 0,0 0,0 2,0 8,0 Representação 0,1 0,0 0,3 0,0 0,0 0,0 2,0 Ativ. complementares 3,5 2,0 3,8 0,0 0,0 7,2 14,0 Capacitação 2,3 0,0 9,0 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 22 Resumo Todos

Figura 43 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 6,9 6,8 3,5 0,0 4,9 9,2 13,1 Aulas Novas 9,2 9,2 5,4 0,0 5,1 12,3 20,4 Total de Aulas 16,1 17,2 4,0 8,7 13,3 18,5 23,0 Atividades com alunos 2,8 2,0 1,7 0,0 2,0 4,0 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 9,8 10,4 1,8 6,3 8,4 11,2 12,2 Pesquisa 0,3 0,0 1,5 0,0 0,0 0,0 8,0 Extensão 0,7 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 6,0 Administração 3,7 0,0 5,6 0,0 0,0 4,0 18,5 GTs e Comissões 2,0 2,0 2,2 0,0 0,0 2,7 8,0 Representação 0,1 0,0 0,4 0,0 0,0 0,0 2,0 Ativ. complementares 4,1 4,0 4,1 0,0 0,0 7,6 14,0 Capacitação 0,2 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 6,4 Tabela 23 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(38)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Criciúma

Figura 44 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 6,4 6,6 3,8 0,0 3,9 9,0 13,1 Aulas Novas 8,6 9,2 5,7 0,0 4,1 12,3 20,4 Total de Aulas 15,0 16,8 5,7 0,0 12,3 18,4 23,0 Atividades com alunos 2,7 2,0 1,8 0,0 2,0 4,0 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 9,1 9,9 3,1 0,0 8,1 11,2 12,2 Pesquisa 0,3 0,0 1,5 0,0 0,0 0,0 8,0 Extensão 0,7 0,0 1,5 0,0 0,0 0,0 6,0 Administração 3,5 0,0 5,5 0,0 0,0 4,0 18,5 GTs e Comissões 1,9 2,0 2,2 0,0 0,0 2,0 8,0 Representação 0,1 0,0 0,4 0,0 0,0 0,0 2,0 Ativ. complementares 3,9 4,0 4,1 0,0 0,0 7,3 14,0 Capacitação 3,0 0,0 10,3 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 24 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 45 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 6,7 7,4 5,7 0,0 1,6 11,2 13,1 Aulas Novas 12,5 12,3 2,9 8,2 12,3 12,6 17,4 Total de Aulas 19,2 19,7 4,3 12,3 17,8 20,8 25,4 Atividades com alunos 2,2 2,0 1,6 0,0 2,0 2,1 5,0 Ativ. didático-pedagógicas 11,3 11,8 1,7 8,1 10,9 12,4 12,7 Pesquisa 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Extensão 1,4 0,0 2,6 0,0 0,0 1,4 6,4 Administração 0,7 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 4,0 GTs e Comissões 1,3 1,0 1,6 0,0 0,0 2,0 4,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 3,3 1,9 3,1 0,0 1,6 5,9 7,3 Capacitação 0,7 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 4,0

(39)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Criciúma

Figura 46 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 47 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 48 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(40)

Média Aritmética

Florianópolis-Continente

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 4,34 10,43 4,11 9,03 5,01 11,79 6,23 21,81 Aulas Novas 3,96 2,94 4,07 12,28

Atividades com Alunos 2,13 1,99 2,71 3,30

Atividades Didático-Pedagógicas 5,03 4,31 5,54 10,88 P e sq . E x t. Pesquisa 1,67 1,97 1,88 2,21 2,43 2,93 0,00 0,00 Extensão 0,29 0,33 0,49 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 7,26 8,43 8,15 9,26 11,15 12,64 0,00 1,69 GTs e Comissões 1,07 1,00 1,33 1,69 Representação 0,10 0,11 0,17 0,00 Atividades complementares 3,44 3,18 4,35 5,56 Capacitação 10,08 11,31 2,75 0,06 Total de Horas 39,38 39,30 40,00 40,00 total de professores 64 57 38 7

(41)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Florianópolis-Continente

Figura 50 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 4,3 3,9 4,7 0,0 0,0 8,0 17,7 Aulas Novas 4,0 2,3 5,3 0,0 0,0 6,0 19,7 Total de Aulas 8,3 7,7 6,6 0,0 2,6 13,7 22,4 Atividades com alunos 2,1 2,0 2,3 0,0 0,3 2,5 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 5,0 4,7 3,9 0,0 1,8 8,0 13,2 Pesquisa 1,7 0,0 2,8 0,0 0,0 3,0 8,0 Extensão 0,3 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 6,0 Administração 7,3 0,0 12,4 0,0 0,0 10,5 40,0 GTs e Comissões 1,1 0,0 2,0 0,0 0,0 2,0 10,0 Representação 0,1 0,0 0,5 0,0 0,0 0,0 3,0 Ativ. complementares 3,4 2,4 4,2 0,0 0,0 4,9 21,5 Capacitação 10,1 0,0 15,1 0,0 0,0 20,0 40,0

Tabela 26 Resumo Todos

Figura 51 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 5,0 4,4 4,5 0,0 0,9 8,1 17,5 Aulas Novas 4,1 2,8 4,3 0,0 0,0 5,6 15,0 Total de Aulas 9,1 8,1 5,4 0,0 5,4 13,4 19,3 Atividades com alunos 2,7 2,0 2,4 0,0 1,0 3,3 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 5,5 5,0 3,2 0,0 3,2 7,6 11,5 Pesquisa 2,4 0,0 3,3 0,0 0,0 5,6 8,0 Extensão 0,5 0,0 1,5 0,0 0,0 0,0 6,0 Administração 11,2 3,6 13,5 0,0 0,0 17,5 40,0 GTs e Comissões 1,3 0,0 2,3 0,0 0,0 2,0 10,0 Representação 0,2 0,0 0,6 0,0 0,0 0,0 3,0 Ativ. complementares 4,4 3,1 4,7 0,0 1,2 6,3 21,5 Capacitação 2,7 0,0 6,9 0,0 0,0 0,0 21,2 Tabela 27 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(42)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Florianópolis-Continente

Figura 52 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 4,1 3,8 4,4 0,0 0,0 6,6 17,5 Aulas Novas 2,9 0,0 4,0 0,0 0,0 4,9 15,0 Total de Aulas 7,0 6,8 5,8 0,0 0,0 10,1 19,3 Atividades com alunos 2,0 2,0 2,2 0,0 0,0 2,5 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 4,3 4,3 3,4 0,0 0,0 6,8 11,5 Pesquisa 1,9 0,0 2,9 0,0 0,0 3,1 8,0 Extensão 0,3 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 6,0 Administração 8,2 0,6 12,9 0,0 0,0 15,0 40,0 GTs e Comissões 1,0 0,0 2,0 0,0 0,0 1,8 10,0 Representação 0,1 0,0 0,5 0,0 0,0 0,0 3,0 Ativ. complementares 3,2 2,0 4,2 0,0 0,0 4,4 21,5 Capacitação 11,3 0,0 15,6 0,0 0,0 20,0 40,0

Tabela 28 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 53 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 6,2 4,5 7,0 0,0 0,0 10,7 17,7 Aulas Novas 12,3 13,4 7,1 0,0 8,8 17,7 19,7 Total de Aulas 18,5 17,9 2,2 16,1 17,1 19,5 22,4 Atividades com alunos 3,3 2,0 2,5 1,1 2,0 4,5 7,0 Ativ. didático-pedagógicas 10,9 10,5 1,2 9,6 10,1 11,3 13,2 Pesquisa 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 GTs e Comissões 1,7 0,0 2,3 0,0 0,0 3,4 5,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 5,6 5,0 2,9 3,0 3,7 6,0 11,5 Capacitação 0,1 0,0 0,2 0,0 0,0 0,0 0,4

(43)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Florianópolis-Continente

Figura 54 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 55 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 56 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(44)

Média Aritmética

Câmpus Florianópolis

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 11,39 15,14 11,03 14,77 12,63 16,96 17,92 20,83 2,35 3,85 Aulas Novas 0,74 0,73 0,86 0,29 0,00

Atividades com Alunos 3,01 3,01 3,47 2,62 1,50

Atividades Didático-Pedagógicas 7,65 7,43 8,53 10,95 2,68 P e sq . E x t. Pesquisa 1,25 1,91 1,36 2,07 1,58 2,42 0,32 0,32 0,00 0,00 Extensão 0,66 0,71 0,84 0,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 6,20 8,52 6,79 9,27 6,33 9,10 0,22 0,94 2,00 3,25 GTs e Comissões 1,72 1,82 2,05 0,72 0,50 Representação 0,60 0,66 0,71 0,00 0,75 Atividades complementares 1,02 0,97 1,13 1,29 5,19 Capacitação 2,73 3,00 0,60 0,88 0,00 Total de Horas 36,97 37,51 38,74 35,21 14,96 total de professores 333 295 251 25 4

(45)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Florianópolis

Figura 58 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,4 12,8 6,9 0,0 6,0 16,0 26,0 Aulas Novas 0,7 0,0 2,3 0,0 0,0 0,0 15,0 Total de Aulas 12,1 14,0 6,9 0,0 7,0 17,0 26,0 Atividades com alunos 3,0 2,0 2,8 0,0 2,0 4,0 21,5 Ativ. didático-pedagógicas 7,6 8,5 3,9 0,0 5,2 10,4 14,0 Pesquisa 1,2 0,0 2,8 0,0 0,0 0,0 17,0 Extensão 0,7 0,0 2,0 0,0 0,0 0,0 14,0 Administração 6,2 0,0 10,1 0,0 0,0 8,0 40,0 GTs e Comissões 1,7 0,0 2,6 0,0 0,0 2,5 14,0 Representação 0,6 0,0 1,3 0,0 0,0 0,0 6,0 Ativ. complementares 1,0 0,0 2,2 0,0 0,0 1,0 13,0 Capacitação 2,7 0,0 9,0 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 30 Resumo Todos

Figura 59 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 12,6 14,0 5,9 0,0 8,0 16,0 26,0 Aulas Novas 0,9 0,0 2,4 0,0 0,0 0,0 15,0 Total de Aulas 13,5 14,0 5,7 0,0 10,0 17,0 26,0 Atividades com alunos 3,5 2,0 2,8 0,0 2,0 4,8 21,5 Ativ. didático-pedagógicas 8,5 9,0 3,0 0,0 6,7 10,5 14,0 Pesquisa 1,6 0,0 3,1 0,0 0,0 1,8 17,0 Extensão 0,8 0,0 2,2 0,0 0,0 0,0 14,0 Administração 6,3 2,0 9,2 0,0 0,0 10,0 40,0 GTs e Comissões 2,1 1,0 2,6 0,0 0,0 4,0 12,0 Representação 0,7 0,0 1,4 0,0 0,0 1,0 6,0 Ativ. complementares 1,1 0,0 2,3 0,0 0,0 2,0 13,0 Capacitação 0,6 0,0 2,0 0,0 0,0 0,0 14,0 Tabela 31 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(46)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Florianópolis

Figura 60 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,0 12,0 6,8 0,0 6,0 16,0 26,0 Aulas Novas 0,7 0,0 2,2 0,0 0,0 0,0 15,0 Total de Aulas 11,8 13,0 6,9 0,0 6,8 16,1 26,0 Atividades com alunos 3,0 2,0 2,9 0,0 1,3 4,0 21,5 Ativ. didático-pedagógicas 7,4 8,2 3,9 0,0 5,0 10,0 14,0 Pesquisa 1,4 0,0 2,9 0,0 0,0 0,0 17,0 Extensão 0,7 0,0 2,1 0,0 0,0 0,0 14,0 Administração 6,8 0,5 10,4 0,0 0,0 10,0 40,0 GTs e Comissões 1,8 0,0 2,6 0,0 0,0 3,0 14,0 Representação 0,7 0,0 1,3 0,0 0,0 0,3 6,0 Ativ. complementares 1,0 0,0 2,2 0,0 0,0 1,0 13,0 Capacitação 3,0 0,0 9,5 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 32 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 61 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 17,9 18,0 3,7 8,0 16,0 20,0 24,0 Aulas Novas 0,3 0,0 0,8 0,0 0,0 0,0 2,5 Total de Aulas 18,2 18,0 3,2 10,5 16,0 20,0 24,0 Atividades com alunos 2,6 2,0 1,9 0,0 2,0 2,0 10,0 Ativ. didático-pedagógicas 10,9 11,0 1,6 7,3 10,0 12,0 14,0 Pesquisa 0,3 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 8,0 Extensão 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Administração 0,2 0,0 1,1 0,0 0,0 0,0 5,5 GTs e Comissões 0,7 0,0 1,2 0,0 0,0 2,0 4,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 1,3 0,0 2,5 0,0 0,0 0,0 8,0 Capacitação 0,9 0,0 2,0 0,0 0,0 0,0 8,0

(47)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Florianópolis

Figura 62 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 63 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 64 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(48)

Média Aritmética

Câmpus Garopaba

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 2,62 8,19 2,39 8,41 3,13 9,63 3,25 7,92 Aulas Novas 3,99 4,66 4,87 2,72

Atividades com Alunos 1,58 1,36 1,63 1,95

Atividades Didático-Pedagógicas 5,07 5,25 6,00 4,74 P e sq . E x t. Pesquisa 1,24 1,71 1,91 2,64 2,63 3,63 0,00 0,00 Extensão 0,47 0,73 1,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 10,77 15,05 12,76 16,38 13,22 18,20 2,00 5,25 GTs e Comissões 4,22 3,53 4,85 3,25 Representação 0,06 0,09 0,13 0,00 Atividades complementares 1,54 1,69 2,33 1,90 Capacitação 1,18 1,82 0,00 0,00 Total de Horas 32,74 36,19 39,78 19,81 total de professores 17 11 8 4

(49)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Garopaba

Figura 66 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 2,6 1,4 2,7 0,0 0,0 4,6 9,0 Aulas Novas 4,0 3,5 3,4 0,0 1,6 6,8 10,0 Total de Aulas 6,6 6,8 3,9 0,0 4,0 9,0 14,1 Atividades com alunos 1,6 1,0 1,3 0,0 1,0 2,0 4,8 Ativ. didático-pedagógicas 5,1 5,4 2,3 0,0 4,0 6,5 9,1 Pesquisa 1,2 0,0 2,8 0,0 0,0 0,0 8,1 Extensão 0,5 0,0 1,9 0,0 0,0 0,0 8,0 Administração 10,8 8,0 11,4 0,0 0,0 17,7 34,6 GTs e Comissões 4,2 4,0 4,4 0,0 0,0 7,0 12,0 Representação 0,1 0,0 0,2 0,0 0,0 0,0 1,0 Ativ. complementares 1,5 0,0 4,5 0,0 0,0 0,0 17,6 Capacitação 1,2 0,0 4,9 0,0 0,0 0,0 20,0

Tabela 34 Resumo Todos

Figura 67 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 3,1 3,7 2,2 0,0 1,2 4,8 5,7 Aulas Novas 4,9 4,0 2,8 0,6 3,4 6,9 9,5 Total de Aulas 8,0 7,7 3,8 2,0 6,3 9,7 14,1 Atividades com alunos 1,6 2,0 1,3 0,0 0,8 2,0 4,0 Ativ. didático-pedagógicas 6,0 5,9 1,9 3,0 5,2 6,8 9,1 Pesquisa 2,6 0,0 3,7 0,0 0,0 5,8 8,1 Extensão 1,0 0,0 2,8 0,0 0,0 0,0 8,0 Administração 13,2 11,0 10,9 0,0 6,0 24,2 26,9 GTs e Comissões 4,9 4,4 4,5 0,0 1,5 6,5 12,0 Representação 0,1 0,0 0,4 0,0 0,0 0,0 1,0 Ativ. complementares 2,3 0,0 6,2 0,0 0,0 0,3 17,6 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Tabela 35 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(50)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Garopaba

Figura 68 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 2,4 1,4 2,3 0,0 0,3 4,5 5,7 Aulas Novas 4,7 3,8 3,4 0,0 2,6 7,1 10,0 Total de Aulas 7,0 6,8 4,5 0,0 3,6 10,1 14,1 Atividades com alunos 1,4 1,0 1,2 0,0 0,5 2,0 4,0 Ativ. didático-pedagógicas 5,3 5,4 2,7 0,0 3,7 7,0 9,1 Pesquisa 1,9 0,0 3,4 0,0 0,0 2,5 8,1 Extensão 0,7 0,0 2,4 0,0 0,0 0,0 8,0 Administração 12,8 10,0 12,8 0,0 0,0 24,4 34,6 GTs e Comissões 3,5 2,0 4,4 0,0 0,0 4,9 12,0 Representação 0,1 0,0 0,3 0,0 0,0 0,0 1,0 Ativ. complementares 1,7 0,0 5,3 0,0 0,0 0,0 17,6 Capacitação 1,8 0,0 6,0 0,0 0,0 0,0 20,0

(51)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Garopaba

Figura 69 Histograma Total de Aulas Todos Figura 70 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(52)

Média Aritmética

Câmpus Gaspar

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 8,09 13,72 7,03 11,98 7,76 13,22 11,85 18,68 7,33 10,00 Aulas Novas 1,41 1,45 1,59 1,41 0,00

Atividades com Alunos 4,22 3,50 3,86 5,42 2,67

Atividades Didático-Pedagógicas 6,40 5,71 6,30 8,63 6,00 P e sq . E x t. Pesquisa 1,94 4,22 2,41 4,59 2,66 5,06 1,50 4,26 0,00 0,67 Extensão 2,29 2,18 2,40 2,76 0,67 A d m in . e Re p re s. Administração 5,43 8,45 7,65 10,61 7,13 10,32 0,00 4,00 0,00 0,67 GTs e Comissões 2,90 2,85 3,07 4,00 0,67 Representação 0,11 0,11 0,12 0,00 0,00 Atividades complementares 3,39 3,27 3,60 4,44 2,67 Capacitação 2,55 3,82 1,46 0,00 0,00 Total de Horas 38,72 39,97 39,97 40,00 20,00 total de professores 48 32 29 8 3

(53)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Gaspar

Figura 72 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 8,1 8,0 5,2 0,0 4,9 12,0 20,0 Aulas Novas 1,4 0,0 2,5 0,0 0,0 2,5 11,3 Total de Aulas 9,5 10,0 5,0 0,0 7,3 12,0 22,0 Atividades com alunos 4,2 4,0 3,7 0,0 2,0 6,0 21,0 Ativ. didático-pedagógicas 6,4 6,7 3,0 0,0 5,0 8,0 13,0 Pesquisa 1,9 0,0 3,3 0,0 0,0 2,5 15,0 Extensão 2,3 0,1 3,5 0,0 0,0 4,0 16,0 Administração 5,4 0,0 9,7 0,0 0,0 5,1 38,0 GTs e Comissões 2,9 2,0 3,0 0,0 0,0 4,9 9,0 Representação 0,1 0,0 0,4 0,0 0,0 0,0 2,0 Ativ. complementares 3,4 0,0 4,5 0,0 0,0 6,0 18,0 Capacitação 2,5 0,0 9,8 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 37 Resumo Todos

Figura 73 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 7,8 8,0 5,3 0,0 4,0 12,0 20,0 Aulas Novas 1,6 0,0 2,8 0,0 0,0 2,5 11,3 Total de Aulas 9,4 10,0 4,8 0,0 6,5 12,0 20,0 Atividades com alunos 3,9 4,0 2,9 0,0 2,0 5,0 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 6,3 6,0 2,8 0,0 5,0 8,0 12,0 Pesquisa 2,7 2,0 3,7 0,0 0,0 4,0 15,0 Extensão 2,4 0,1 4,0 0,0 0,0 2,0 16,0 Administração 7,1 0,0 10,1 0,0 0,0 12,0 32,0 GTs e Comissões 3,1 2,7 2,9 0,0 0,0 4,9 9,0 Representação 0,1 0,0 0,3 0,0 0,0 0,0 1,0 Ativ. complementares 3,6 1,0 4,3 0,0 0,0 8,0 14,0 Capacitação 1,5 0,0 7,4 0,0 0,0 0,0 40,0 Tabela 38 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(54)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Gaspar

Figura 74 Boxplot Dedicação Exclusiva

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 7,0 8,0 5,5 0,0 1,5 11,0 20,0 Aulas Novas 1,4 0,0 2,7 0,0 0,0 2,5 11,3 Total de Aulas 8,5 8,3 5,3 0,0 5,6 12,0 20,0 Atividades com alunos 3,5 4,0 3,0 0,0 1,0 4,3 11,0 Ativ. didático-pedagógicas 5,7 6,0 3,3 0,0 4,4 8,0 12,0 Pesquisa 2,4 0,0 3,6 0,0 0,0 4,0 15,0 Extensão 2,2 0,0 3,9 0,0 0,0 2,0 16,0 Administração 7,7 0,0 11,2 0,0 0,0 12,2 38,0 GTs e Comissões 2,8 2,0 2,8 0,0 0,0 4,2 9,0 Representação 0,1 0,0 0,3 0,0 0,0 0,0 1,0 Ativ. complementares 3,3 0,0 4,3 0,0 0,0 6,5 14,0 Capacitação 3,8 0,0 11,8 0,0 0,0 0,0 40,0

Tabela 39 Resumo Dedicação Exclusiva

Figura 75 Boxplot Substitutos 40h

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,9 12,0 4,0 5,0 10,1 14,5 17,0 Aulas Novas 1,4 0,0 2,1 0,0 0,0 2,8 5,0 Total de Aulas 13,3 13,2 4,4 8,0 10,4 14,5 22,0 Atividades com alunos 5,4 6,3 2,7 0,0 4,0 7,2 8,0 Ativ. didático-pedagógicas 8,6 8,6 2,2 6,0 7,2 9,3 13,0 Pesquisa 1,5 0,0 3,5 0,0 0,0 0,5 10,0 Extensão 2,8 3,0 2,8 0,0 0,0 4,0 8,0 Administração 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 GTs e Comissões 4,0 3,5 4,1 0,0 0,0 8,0 9,0 Representação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 Ativ. complementares 4,4 0,0 6,8 0,0 0,0 8,4 18,0 Capacitação 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

(55)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Gaspar

Figura 76 Histograma Total de Aulas Todos

Figura 77 Histograma Total de Aulas Dedicação Exclusiva

Figura 78 Histograma Total de Aulas DE, excluindo Afastamentos e CDs

(56)

Média Aritmética

Câmpus Itajaí

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s )

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 3,94 9,63 3,94 9,63 4,64 11,41 Aulas Novas 3,37 3,37 4,01

Atividades com Alunos 2,32 2,32 2,76

Atividades Didático-Pedagógicas 4,97 4,97 5,90 P e sq . E x t. Pesquisa 2,68 2,92 2,68 2,92 3,19 3,47 Extensão 0,24 0,24 0,28 A d m in . e Re p re s. Administração 9,89 11,88 9,89 11,88 9,94 12,31 GTs e Comissões 1,66 1,66 1,98 Representação 0,33 0,33 0,40 Atividades complementares 4,58 4,58 5,46 Capacitação 2,59 2,59 1,18 Total de Horas 36,57 36,57 39,73 total de professores 25 25 21

(57)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Itajaí

Figura 80 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 3,9 4,0 3,8 0,0 0,0 7,5 10,0 Aulas Novas 3,4 1,3 5,0 0,0 0,0 4,5 16,9 Total de Aulas 7,3 8,0 5,3 0,0 3,3 11,0 16,9 Atividades com alunos 2,3 2,0 2,1 0,0 0,0 4,0 6,0 Ativ. didático-pedagógicas 5,0 5,5 3,4 0,0 3,6 7,5 10,5 Pesquisa 2,7 0,0 4,8 0,0 0,0 4,0 16,0 Extensão 0,2 0,0 1,0 0,0 0,0 0,0 4,9 Administração 9,9 6,0 12,5 0,0 0,0 10,6 40,0 GTs e Comissões 1,7 0,0 2,4 0,0 0,0 2,0 9,0 Representação 0,3 0,0 0,7 0,0 0,0 0,0 2,3 Ativ. complementares 4,6 0,0 7,9 0,0 0,0 7,0 27,0 Capacitação 2,6 0,0 8,1 0,0 0,0 2,0 40,0

Tabela 41 Resumo Todos

Figura 81 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 4,6 6,0 3,7 0,0 0,0 8,0 10,0 Aulas Novas 4,0 2,2 5,2 0,0 0,0 5,3 16,9 Total de Aulas 8,6 10,0 4,7 0,0 4,5 11,3 16,9 Atividades com alunos 2,8 2,0 1,9 0,0 2,0 4,0 6,0 Ativ. didático-pedagógicas 5,9 6,0 2,8 0,0 4,0 7,6 10,5 Pesquisa 3,2 0,0 5,1 0,0 0,0 5,0 16,0 Extensão 0,3 0,0 1,1 0,0 0,0 0,0 4,9 Administração 9,9 8,4 11,5 0,0 1,0 10,6 40,0 GTs e Comissões 2,0 2,0 2,5 0,0 0,0 2,6 9,0 Representação 0,4 0,0 0,8 0,0 0,0 0,0 2,3 Ativ. complementares 5,5 0,0 8,4 0,0 0,0 7,4 27,0 Capacitação 1,2 0,0 2,2 0,0 0,0 2,0 8,0 Tabela 42 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

(58)

Histograma Total de Aulas- Câmpus Itajaí

Figura 82 Histograma Total de Aulas Todos

(59)

Média Aritmética

Câmpus Jaraguá do

Sul - GW

T o d o s D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a D e d ic a ç ã o E x c lu s iv a (e x c lu in d o a fa s ta m e n to s e C D s ) S u b s ti tu to s 4 0 h T o d o s 2 0 h

Grupos Categorias CH Subtotal

Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos CH Subtotal Grupos E n sin o Aulas 11,23 15,70 11,50 15,35 14,15 19,13 10,50 20,28 6,00 8,00 Aulas Novas 0,93 0,27 0,39 6,28 0,00

Atividades com Alunos 3,53 3,58 4,59 3,50 2,00

Atividades Didático-Pedagógicas 6,92 6,69 8,23 9,39 4,00 P e sq . E x t. Pesquisa 0,21 0,38 0,24 0,44 0,34 0,61 0,00 0,00 0,00 0,00 Extensão 0,17 0,19 0,27 0,00 0,00 A d m in . e Re p re s. Administração 4,07 5,75 4,73 6,52 5,25 7,68 0,00 1,00 0,00 1,00 GTs e Comissões 1,38 1,44 1,93 1,00 1,00 Representação 0,31 0,35 0,50 0,00 0,00 Atividades complementares 2,59 1,58 2,19 9,33 7,00 Capacitação 7,00 8,13 2,16 0,00 0,00 Total de Horas 38,33 38,71 40,00 40,00 20,00 total de professores 36 31 22 4 1

(60)

Boxplot e Tabela Resumo - Câmpus Jaraguá do Sul – GW

Figura 84 Boxplot Todos

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 11,2 13,5 6,5 0,0 6,8 16,0 18,8 Aulas Novas 0,9 0,0 3,7 0,0 0,0 0,0 20,0 Total de Aulas 12,2 14,5 6,5 0,0 9,3 16,3 21,1 Atividades com alunos 3,5 3,0 2,5 0,0 2,0 6,0 8,0 Ativ. didático-pedagógicas 6,9 8,3 3,5 0,0 4,9 9,1 11,6 Pesquisa 0,2 0,0 1,3 0,0 0,0 0,0 7,5 Extensão 0,2 0,0 0,7 0,0 0,0 0,0 4,0 Administração 4,1 0,0 8,1 0,0 0,0 4,0 31,0 GTs e Comissões 1,4 0,0 2,3 0,0 0,0 2,0 10,0 Representação 0,3 0,0 1,0 0,0 0,0 0,0 4,0 Ativ. complementares 2,6 0,0 4,3 0,0 0,0 3,4 18,0 Capacitação 7,0 0,0 12,8 0,0 0,0 9,8 40,0

Tabela 43 Resumo Todos

Figura 85 Boxplot Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Atividade / Medida M éd ia M ed ia n a D es v io P a d rã o M ín im o 1º Q u a rt il 3º Q u a rt il M á x im o Aulas 14,2 16,0 4,2 4,0 11,3 17,8 18,8 Aulas Novas 0,4 0,0 1,8 0,0 0,0 0,0 8,5 Total de Aulas 14,5 16,0 3,9 4,0 12,5 17,8 18,8 Atividades com alunos 4,6 4,0 2,3 0,5 3,0 6,0 8,0 Ativ. didático-pedagógicas 8,2 9,0 2,0 3,0 7,3 9,9 10,4 Pesquisa 0,3 0,0 1,6 0,0 0,0 0,0 7,5 Extensão 0,3 0,0 0,9 0,0 0,0 0,0 4,0 Administração 5,3 4,0 7,9 0,0 0,0 4,0 31,0 GTs e Comissões 1,9 0,5 2,7 0,0 0,0 3,0 10,0 Representação 0,5 0,0 1,2 0,0 0,0 0,0 4,0 Ativ. complementares 2,2 0,0 3,1 0,0 0,0 3,5 11,0 Capacitação 2,2 0,0 4,0 0,0 0,0 3,0 12,0 Tabela 44 Resumo Dedicação Exclusiva, excluindo Afastamentos e CDs

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, este artigo possui como objetivo a implementação de uma ação de redução de gastos na fatura de energia elétrica do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul-Rau. Para atingir

Número médio de plantas por espécies germinadas no banco de sementes do solo em 0,08 ha de um trecho de floresta de várzea na Área de Proteção Ambiental Ilha do Combu, Belém,

Para possível alteração de endereço constante no Formulário de Inscrição, o candidato deverá dirigir-se ao Superintendente de Recursos Humanos, através de requerimento que

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

O novo sistema (figura 5.7.) integra a fonte Spellman, um novo display digital com programação dos valores de tensão e corrente desejados, o sinal visual do

O espólio conhecido é rico e variado e dele constam, além dos habituais fragmentos de ce- râmica comum da época romana, castreja e me- dieval, muitos outros elementos dos

A cirrose hepática por vírus C é a indicação mais comum para transplante hepático na maioria dos países, ocupando 1/3 dos casos. A seleção do doador se faz com base