• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARIA LAURA DA SILVA PEDRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARIA LAURA DA SILVA PEDRO"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA MARIA LAURA DA SILVA PEDRO

A EXPERIÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA NAS POSSÍVEIS CIRURGIAS PLÁSTICAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS EM

TRANSEXUAIS

Palhoça 2020

(2)

MARIA LAURA DA SILVA PEDRO

A EXPÊRIENCIA DOS PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA NAS POSSÍVEIS CIRURGIAS PLÁSTICAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS EM

TRANSEXUAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à obtenção do título de Tecnóloga em Estética e Cosmética.

Orientadora: Prof. Ms. Cíntia Vieira Caron.

Palhoça 2020

(3)

MARIA LAURA DA SILVA PEDRO

A EXPÊRIENCIA DOS PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA NAS POSSÍVEIS CIRURGIAS PLÁSTICAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS EM

TRANSEXUAIS

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do título de Tecnóloga em Estética e Cosmética e aprovado em sua forma final pelo Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 10 de dezembro de 2020.

______________________________________________________ Profª. Cíntia Vieira Caron, Ms.

Universidade do Sul de Santa Catarina

______________________________________________________ Profª. Emily Bruna Justino, Dr.

Universidade do Sul de Santa Catarina

______________________________________________________ Profª. Viviane Pacheco, Ms.

(4)

Dedico este trabalho de conclusão de curso a minha mãe Rosângela da Silva por acreditar em mim e fazer parte deste sonho.

(5)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Instituição de ensino UNISUL por proporcionar esses anos de estudo com um corpo docente de alta qualidade e infraestrutura de ponta. Agradeço aos professores por tantos ensinos e experiências sem igual, as mesmas colaboraram para que eu me tornasse a profissional que sou hoje. Sou grata também pelos respondentes dessa pesquisa, pois sem eles ela não existiria. Obrigada.

Agradeço a Deus por me conceder ser filha de uma pessoa incrível que é a minha mãe, Rosângela da Silva. Mãe, obrigada por sempre acreditar em mim e fazer de tudo para que esse sonho se tornasse real. Você sempre me deu espaço pra ser quem eu sou e nunca se importou com os julgamentos das pessoas. Eu sou muito grata e devo tudo a você. E saiba que mesmo passando por uma pandemia você conseguiu me fazer sentir especial nesse momento de apresentação do trabalho de conclusão de curso.

Agradeço ao Pedro Gai da Silva Soares, meu namorado, por ter a coragem de ser quem é e me deixar participar de cada momento da sua transição e fazer parte dessa trajetória incrível que você está fazendo. Vida, obrigada por estar ao meu lado nos melhores e piores momentos, sou grata a cada segundo desses dois anos e nove meses em que estamos juntos. Seu apoio foi essencial para a conclusão deste artigo, muito obrigada!

Agradeço minha professora e orientadora Cintia Vieira Caron, por acreditar em mim, me incentivar e sempre estar presente quando precisei. Cintia, sua calmaria aliviou meu lado tempestade e assim fizemos um trabalho incrível. Sou grata por cada minuto que passei ao seu lado e cada segundo que você se dedicou nesse trabalho. Alias, obrigada por aceitar o tema que eu propus para produção do trabalho. Sei que não foi fácil passar pelo Comitê de Ética e Pesquisa, mas nós conseguimos! Obrigada prof.ª, amo você!

Agradeço a professora Emily Bruna Justino por sempre me apoiar e dar todo suporte que precisei ministrando as disciplinas de TCC I e TCC II. Não poderia deixar você de fora professora, obrigada por aceitar fazer parte da minha banca e sempre estar disponível quando precisei. Agradeço também a professora Viviane Pacheco Gonçalves, por coordenar o curso de Estética e Cosmética, por ter aceitado

(6)

fazer parte da minha banca e me ajudar com todas as dúvidas que tive ao longo dessa graduação. Obrigada.

Agradeço também toda a minha família por me apoiar e estar sempre se fazendo presente, tornando esse momento mais especial. Principalmente, meu Pai Carlos Alberto, minha avó Ângela, madrinha Vânia, padrinho Benjamin, madrinha Helenice, tio Vanderlei, prima Fernanda, prima Luísa e sogra Jaqueline. Por todo o carinho que recebi além dos mimos após a entrega do projeto. Eu amo vocês, obrigada por tanto!

Agradeço as minhas primas Isabela e Viviani, que sempre me ajudaram e nos momentos de maior dificuldade estiveram ao meu lado. Viviani com seu lado protetor me ajudou em todos os momentos durante esta pandemia, desde me levar aos lugares que precisei ir até com questões jurídicas! Muito obrigada Vivi! Isabela, foi pra você que liguei a cada momento de aflição e angustia, obrigada por me atender e me acalmar em cada ligação. Agradeço também por me ajudar com seu inglês maravilhoso. Thank you!

Agradeço as minhas amigas de turma Anna Vitória e Daiany, por todas as horas e madrugadas que viramos no Zoom para a conclusão desse artigo, além das risadas e companhia sem igual. Sou muito grata a vocês duas! A Anna em especial, que esteve comigo desde o primeiro dia, amiga eu te agradeço não só por me ajudar nos estudos, mas também por toda a sua companhia durantes esses três anos juntas. Saiba que vou te levar para minha vida, te amo! Dai, você chegou de mansinho e me conquistou com esse seu jeitinho nada chamativo, te agradeço por toda a companhia e momentos incríveis que ficaram marcados em toda minha vida, te amo!

Agradeço aos colegas de classe que me fizeram passar por altos e baixos e me questionaram a cada momento sobre quem eu sou e o que defendo. Esses questionamentos me motivaram a seguir em frente e hoje entregar essa pesquisa. Incentivaram-me a continuar lutando e falando sobre esse assunto de que tanto me orgulho e só me fizeram perceber o quanto a área da Estética precisa de um profissional capacitado no assunto.

Agradeço ao ano de 2020, que apesar de ter sido muito difícil nos fez perceber o quanto os gestos e demonstrações de carinho e amor importam. Chorei por saudade das pessoas que amo, ri durante madrugadas com os amigos por chamada de vídeo e fiquei tensa com o retorno do estágio presencial. Porém, cada

(7)

sentimento que tive me fez evoluir e me tornar quem sou hoje. Deixo aqui também meu agradecimento pela minha terapeuta Miriam, que nesses tempos difíceis não me deixou surtar. Obrigada.

E em último, mas não menos importante eu me agradeço. Agradeço-me por ter coragem e garra pra lutar com unhas e dentes por este tema, abrindo um pouco os olhos das pessoas por uma causa que precisa ser ouvida e falada. Agradeço-me também por não desistir, não foi fácil já que a quarentena dificultou tudo e tivemos que reaprender a viver. Mas eu venci, venci a pressão, venci a dificuldade e o preconceito e é por isso que hoje você está lendo essa pesquisa. Aliás, boa leitura!

(8)

“Por isso esse amor e esse orgulho, que a vida colocou dentro de mim e não importa a cor do meu amor é o arco-íris que me faz brilhar assim (GIL, 2017).”

(9)

RESUMO

Introdução: a transexualidade é quando um indivíduo nasce com um determinado sexo biológico que difere da sua identidade de gênero. Estes clientes são atendidos pelos profissionais da estética com práticas corporais, faciais, de tricologia e pós-operatórios, no qual estes devem ter conhecimento teórico e prático sobre cirurgias plásticas e tratamentos estéticos a serem aplicados. Objetivo: verificar as experiências dos profissionais da estética nas cirurgias plásticas e tratamentos estéticos realizados em transexuais. Material e métodos: classificou-se como quali-quantitativa com objetivos descritivos, exploratórios, e de campo na aplicação de um questionário construído pelas pesquisadoras com coleta de dados sobre a experiência, o número de clientes, as cirurgias prevalentes, os tratamentos estéticos utilizados pelos profissionais da estética em atendimentos aos transexuais. Resultados: foram 13 respondentes profissionais da estética do gênero feminino, tempo de experiência variando entre menos de um ano até mais de oito anos, com prática de tratamento estético prevalente a limpeza de pele, e as cirurgias plásticas mamoplatias, redesignação sexual e harmonização facial aplicadas em transexuais. Destacou-se somente uma respondente com experiência nos tratamentos pós-operatórios em transexuais quando comparada as treze respondentes. Conclusão: Evidenciaram-se experiências sobre distúrbios corporais, faciais e de tricologia dos profissionais da estética nas cirurgias plásticas e tratamentos estéticos realizados em transexuais. Constatou-se interesses destas profissionais em capacitações e aprendizados sobre as características dos procedimentos cirúrgicos e particularidades dos clientes transexuais para qualificar os atendimentos.

(10)

ABSTRACT

Introduction: Transsexuality happens when an individual is born with a certain biological sex that differs from their gender identity. These clients are attended by aesthetician professionals looking for body, facial, trichology and postoperative practices, in which they must have the theorical and practical knowledge about surgeries and aesthetician treatments to be applied. Objective: to verify the aesthetician professionals’ experiences on plastic surgeries and aesthetician treatments with transsexual clients. Material and methods: the search was classified as qualitative and quantitative with descriptive and exploratory objectives in field. A questionnaire was applied by the researchers to collect data about the experience, number of clients attended, the prevalent surgeries attended, and the aesthetic treatments used by the aesthetic professionals to the transsexuals clients. Results: 13 aesthetic professionals responded, all female, with experience ranging from less than one year to more than eight years, it was evidenced that the most performed aesthetic treatment was skin cleansing and the treated plastic surgeries were Mammoplasties, Sexual Reassignment and Facial Harmonization. Conclusion: experiences about body, facial and trichology disorders of aesthetic professionals in plastic surgeries and aesthetic treatments performed on transsexuals were evidenced. There was a low prevalence of postoperative care for transsexuals with one participant compared to the thirteen respondents. The interest in training and learning about the characteristics of surgical procedures and particularities of transsexual clients are recognized to qualify these services.

(11)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1 - Procedimentos estéticos faciais realizados na pessoa transexual...19 Quadro 2 - Procedimentos estéticos corporais realizados na pessoa transexual...20 Quadro 3 - Procedimentos estéticos de Tricologia realizados na pessoa transexual...21

(12)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1 - A prática do profissional da Estética no atendimento a pessoas transexuais...18 Gráfico 2 – “Você acha que está preparado para atender o cliente transexual de maneira adequada?”...23

(13)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 13 2 METODOLOGIA ... 15 3 RESULTADOS E DISCUSSÃO ... 17 4 CONCLUSÃO ... 26 REFERÊNCIAS ... 27 APÊNDICES ... 30

APÊNDICE A – Entrevista virtual dos Profissionais da Estética ... 31 APÊNDICE B – Carta de retificação da nomenclatura Erro! Indicador não definido.

(14)

1 INTRODUÇÃO

Dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a importância de compreender a diferença entre sexo e gênero (LOSCHIA, 2018). A identidade de gênero é uma variedade da identidade social e pertence à auto identificação de uma pessoa como mulher, homem ou não binário. Indivíduos do qual a identidade de gênero não condiz com o sexo biológico concedido ao nascimento são denominados de transexuais (SBP, 2017).

A transexualidade é denominada Transtorno de identidade sexual pelo CID - 11 (Código Internacional de Doenças). Caracteriza-se por uma questão que afeta o âmbito psicológico do indivíduo que não se reconhece no gênero em que nasceu. Podem apresentar disforia com partes do seu corpo, como exemplo genitálias e seios. Portanto, procuram recursos para promover satisfação com seu corpo sendo os mais utilizados: terapia hormonal (TH), cirurgias plásticas e tratamentos estéticos (GORISCH, 2014).

Em 1920 surgiram as primeiras cirurgias de adequação de gênero, que foram realizadas na Alemanha e Dinamarca. Feliz Abraham realizou a primeira operação em 1921, seguido dele veio a primeira transexual “redefinida” Lili Elbe, que realizou a cirurgia em 1923 retirando os testículos e o pênis (CASTEL, 2001). Este ocorrido foi um marco para que essas cirurgias fossem oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na resolução nº 2.265 esses recursos podem ser utilizados somente perante laudo psicológico e psiquiátrico. A partir deste laudo procura-se um endocrinologista para que inicie a TH. Após passar um ano em TH, o transexual tem a opção de realizar ou não as cirurgias plásticas estéticas. Tais como mamoplastia, sendo total ou de aumento, faloplastia, harmonização facial, entre outros (ALRGS, 2018).

Estas cirurgias plásticas podem acarretar intercorrências tais como: fibrose, que consiste na formação anormal do tecido fibroso; o edema, que se resume em líquidos intersticiais e fluidos estagnados nos tecidos; a aderência que representa a adesão irregular das fibras de colágeno a outras estruturas após cirurgias (GUIRRO; GUIRRO, 2004); e a necrose tecidual, que segundo Robbins, Cotran e Kumar (2015) compromete os suprimentos sanguíneos e oxigenação fazendo com que o tecido apresente morte celular.

(15)

Os esteticistas são profissionais formados que intervem e previnem possiveis complicações cirurgicas, nestes tratamentos de pré e pós operatóprio e de acordo com a prescrição médica favorecem tratamentos na fase de reparação tecidual em que o paciente se encontra. Dentre os tratamentos estão: a drenagem linfática manual (DLM) que reduz o edema, pois ajuda o liquido intersticial estagnado a ser drenado pelos linfonodos; as microcorrentes auxiliam a síntese de Adenosina Trifosfato (ATP), assim estimulando e acelerando o processo de cicatrização; e em longo prazo pode-se utilizar a vacuoterapia, para modelar o tecido e evitar fibroses (SDREGOTTI et.al, 2010).

Diante deste contexto, objetivou-se verificar as experiências dos profissionais da estética no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas estéticas e tratamentos estéticos realizados em transexuais.

(16)

2 METODOLOGIA

Este artigo foi classificado preponderantemente como quali-quantitativo, segundo a natureza, de objetivo descritivo, exploratório e de campo de acordo com Gil (2002) e Dyniewicz (2009). A população da pesquisa foi de profissionais da área da estética trabalhadoras de Clínicas de Estética localizadas nos bairros Kobrasol e Campinas, na cidade de São José/SC. A partir de uma imagem captada no Google Maps, aproximadamente 37 clínicas de Estética foram investigadas com aplicação dos questionários elaborados pelas pesquisadoras aos profissionais da estética.

Os critérios para participação da pesquisa foram primeiramente assinar digitalmente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), ter idade igual ou superior a 18 anos e ser profissional da estética. Contudo, profissionais que não fossem da área da estética e tivessem idade menor que 18 anos foram excluídos da pesquisa. A coleta de dados foi realizada pelas pesquisadoras após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) por meio de um questionário elaborado pelas pesquisadoras sob o número de parecer 4.309.256 em 30/09/2020.

Os dados da pesquisa foram coletados de maneira transversal, ou seja, num mesmo momento, em única ação (CRESWELL, 2010), por meio de entrevista virtual iniciada por um telefonema seguida do envio do questionário por e-mail ou whatsapp, composto por questões propícias ao tema em pesquisa. As perguntas foram elaboradas pelas pesquisadoras, avaliadas e validadas quanto à coerência e clareza, previamente por professores especialistas da área de saúde do curso de Estética e Cosmética.

Os dados foram aprofundados a partir das informações obtidas pelos questionários recebidos, previamente realizados com cada participante profissional da estética, pela análise de conteúdo explicada por Bardin (1977):1ª etapa: pré-análise  consistiu na organização e agrupamento dos dados coletados pelos questionários, constituindo o corpus da pesquisa; 2ª etapa: descrição analítica  na qual o corpus foi submetido a um estudo aprofundado, orientado pelo referencial teórico; 3ª etapa: fase interpretativa  na qual foram atribuídos significados à análise com o intuito de solucionar a resposta ao problema da pesquisa.

(17)

Este artigo foi fundamentado na Resolução 466/12 do Conselho Nacional da Saúde (CNS) em seus princípios éticos da beneficência, não maleficência, justiça, autonomia e equidade.

(18)

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

As pesquisadoras contataram 37 clínicas de Estética nos bairros de Kobrasol e Campinas, cidade de São José/SC, com o retorno de treze questionários preenchidos. Dos não respondentes: dezessete atenderam a ligação e não responderam os questionários; seis números telefônicos eram inválidos, sem atendimento da ligação; e uma respondente não aceitou participar deste estudo.

O questionário iniciou solicitando a formação de cada participante. Dessas treze profissionais três formaram-se em curso técnico em estética, sendo uma delas formada igualmente em enfermagem. Duas participantes formadas em Tecnólogo em Estética e Cosmética e as oito restantes assinaram a opção de outros cursos. Dentre essas três são Biomédicas Estetas, três Fisioterapeutas Dermato Funcional, uma delas inclusive com especialização em Estética. Ainda uma com curso profissionalizante em Micropigmentação e outra com curso Profissionalizante em Estética.

Todas as participantes reconheceram-se do gênero feminino. Dentre elas quatro trabalhavam há mais de oito anos na área, quatro entre quatro há oito anos, três de um até três anos e duas a menos de um ano.

Em qualquer tipo de profissão é importante que quem está executando as funções seja habilitado e que tenha qualificações na área (BONACINA, 2019). No curso de Técnico em Estética e Cosmética profissional estuda cerca de dois anos e meio e compreende questões que tratam a imagem pessoal de um cliente cuidando de questões corporais, faciais e capilares (Lei nº 13.643, 2018).

Ao Tecnólogo em Estética e Cosmética compreende a função de responsabilidade técnica em centros de estética, possibilidades de auditoria, consultoria e assessoria sobre cosméticos e aparelhos estéticos conforme está descrito na Lei nº 13.643 de três de abril de 2018. Além de trabalhar em questões corporais, faciais, de tricologia e pós-operatório. Para isso a formação ocorre em três anos e é considerado de ensino superior tendo escolha de realizar pós-graduação, mestrado e doutorado.

A graduação é requisito imprescindível para o profissional que quer investir em sua carreira. A universidade promove conhecimento para que na prática a profissional tenha segurança e eficácia no tratamento que esta aplicando (BONACINA, 2019). Dentro destes conhecimentos a grade curricular do curso de

(19)

Tecnólogo em Estética e Cosmética compreende disciplinas como anatomia, fisiologia, pré e pós-operatório e unidades de aprendizagem que abrangem gestão e empreendedorismo na área da saúde (UNISUL, 2020).

Em relação à experiência das profissionais da Estética no atendimento transexuais, cinco atenderam e oito não tiveram esta experiência. Das cinco respondentes que atenderam pessoas transexuais, uma relatou intervir apenas uma pessoa, duas relataram ter dois a quatro clientes, uma de quatro a seis, e a última atendeu mais de seis clientes. O Gráfico 1 abaixo representa a prática do profissional da Estética no atendimento a pessoas transexuais.

Gráfico 1 – A prática do profissional da Estética no atendimento a pessoas transexuais.

Fonte: elaborado pelas autoras, 2020.

A população brasileira é vaidosa e isto permite que o Brasil torne-se o terceiro no ranking do mercado da beleza (BONACINA, 2019). O público transexual teve um incentivo na procura nos processos para transição da sexualidade, tanto na área de cirurgia plástica e psicologia quanto na questão de pós-operatório e tratamentos estéticos, sendo eles para saúde, bem estar ou embelezamento (ZUFFO, 2019). Dos tratamentos estéticos realizados pelo profissional da Estética destacaram-se os procedimentos faciais como seguem no quadro 1 abaixo.

(20)

Quadro 1 - Procedimentos estéticos faciais realizados na pessoa transexual. Número de Profissionais Tratamentos Estéticos Faciais

3 Limpeza de pele. 1 Design de sobrancelhas. 1 Laser. 3 Outros: 1- Depilação; 1- Pós-operatórios; 1- Toxina Botulínica. 8 Não realizado.

Fonte: elaborado pelas autoras, 2020.

A limpeza de pele profunda é um exemplo de tratamento para acne, realizada em etapas que removem as impurezas e fazem a renovação celular. Segundo Hochheim, Dalcin e Piazza (2011) para a limpeza da pele acneica é necessário cosméticos que atuem para controlar e normalizar a produção de sebo. A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele, principalmente para peles oleosas, que é o caso de homens transexuais. A testosterona tem como efeito adverso a produção de sebo excessiva, assim tornando a pele mais oleosa e propicia a acne vulgar (TRINDADE et. al, 2019).

Dentre os segmentos da estética facial destaca-se também o desing de sobrancelhas como uma das vertentes crescentes neste ramo. Os espaços estão investindo em profissionais qualificadas, pois o nível de exigência dos clientes está cada vez mais alto devido às redes sociais. As sobrancelhas são capazes de desenhar o rosto do cliente e por este motivo destaca-se a necessidade da especialização (SILVA, 2014). Mulheres transexuais buscam esse recurso a fim de redesenhar os traços e expressões faciais, deixando o rosto mais feminino.

Entre os efeitos causados pela Terapia Hormonal (TH) em mulheres transexuais, dois são relacionados ao rosto e corpo. A diminuição dos pelos de padrão masculino na pele torna a pele menos oleosa chegando a ser áspera. Neste caso, a profissional da estética tem diversos recursos para melhorar os efeitos, um deles é a depilação a laser. Esta elimina os pelos da face e quando a pele facial estiver áspera há métodos de hidratação e cosméticos que auxiliem neste tratamento (PEREIRA, 2013).

(21)

O profissional da estética pode intervir também no pré e pós-cirúrgico de maneira em que possa trazer benefícios para a comodidade do cliente, diminuindo edema, desconforto e dor (PEREIRA, 2013). No pré-operatório o profissional pode realizar uma anamnese para que entenda e conheça a pele do paciente. Realizar sessões de preparação da pele com hidratações, esfoliações para renovação celular, massagens para tonificação muscular e limpezas de pele dependendo do local onde a cirurgia ocorrerá (PEREIRA, 2013). Dos tratamentos estéticos realizados pelo profissional da Estética destacaram-se os procedimentos corporais do quadro 2 abaixo.

Quadro 2 - Procedimentos estéticos corporais realizados na pessoa transexual.

Fonte: elaborado pelas autoras, 2020.

Quando se analisa os procedimentos estéticos corporais realizados na pessoa transexual, destacam-se as mulheres transexuais que alteram seus fenótipos pelas ações hormonais que fazem com que haja uma redistribuição adiposa, desta forma, a gordura localiza-se nas regiões em que mulheres tem tendência em ter uma adiposidade maior, isso faz com que muitas delas procurem centros estéticos para tratar lipodristrofia localizada (SBP, 2017). Existem diversos recursos para tratar a mesma como, por exemplo, radiofrequência e ultrassom, além de manter uma boa alimentação e realizar exercícios físicos (PEREIRA, 2013).

A radiofrequência (RF) é um dos equipamentos de eletroterapia não invasivos que estimula a vasodilatação local por meio de estímulos que aumentam a temperatura onde está sendo aplicada. Esse aumento de temperatura por sua vez faz com que cause um trauma térmico nos adipócitos, liberando gliceróis pela lipase,

Número de Profissionais Tratamentos

1 Radiofrequência. 2 Ultrassom. 2 Outros: 1- Criolipólise; 1- Pós-operatório. 10 Não realizado.

(22)

uma enzima lipoproteica. Assim, estimulando o catabolismo da gordura, é essencial no tratamento da lipodistrofia localizada (SILVA; COSTA; CARON, 2017).

Assim como a RF o aparelho de ultrassom pode ser usado no tratamento da lipodistrofia localizada e age por meio de vibrações mecânicas com frequência de três MHz, assim atingindo apenas as camadas superficiais. No modo contínuo possui efeito térmico e evidencia um melhor resultado no tratamento da adiposidade (PINTO; PEREIRA; BACELAR, 2018).

A tecnologia na área da estética corporal cresce com equipamentos inovadores para tratamento da lipodistrofia localizada, como a criolipólise. Esse tratamento é um dos mais eficazes no mercado hoje, pois além de não ser invasivo e promover um resfriamento das células adipócitas em uma temperatura entre menos cinco a menos quinze graus, ele realiza a morte adipocitária por apoptose e diminui consideravelmente a camada adiposa (BRAGA; LOUSADA, 2018).

Em relação aos pré e pós-operatórios, a intervenção do profissional de estética vai depender do parecer do médico cirurgião. Este deve autorizar qualquer prática de pós-operatório e a partir de quanto tempo será o ideal iniciar os atendimentos. Em geral, os médicos autorizam a DLM a partir de 24 ou 48 horas de após o procedimento cirúrgico com restrições ao uso de cosméticos para evitar contaminação na área cirúrgica. A DLM pode ser iniciada uma semana antes do procedimento cirúrgico. Isso faz com que o sistema linfático trabalhe de maneira mais eficiente, fazendo com que no pós-cirúrgico imediato o paciente esteja prevenido dos edemas (PEREIRA, 2013).

Outra intervenção do profissional da estética é a tricologia. Abaixo segue o quadro 3 dos procedimentos estéticos da tricologia realizados na pessoa transexual.

Quadro 3 - Procedimentos estéticos de tricologia realizados na pessoa transexual.

Número de Profissionais Tratamentos

1 Microagulhamento.

2 Laser.

12 Não realizado.

(23)

A tricologia é uma disciplina do curso de Estética e Cosmética que vem tomando um conhecimento e aperfeiçoamento maior nos últimos anos, na qual estuda o couro cabeludo e a haste capilar como um todo. Os tratamentos na tricologia consistem na cura ou melhora de patologias capilares. O cabelo protege o couro cabeludo contra variações térmicas e a função de modelar a face dos indivíduos (SILVA; PATRICIO; PAULA, 2012).

A tricologia tem diversas opções de tratamentos para alopecia androgenética (calvície), que é uma das patologias do couro cabeludo, tais como laser, Light Emitting Diode (LED), dermocosméticos, e o microagulhamento. Este procedimento pode ser realizado por profissionais da estética e consiste em um conjunto de microagulhas que perfuram a pele, fazendo micro canais, ao mesmo tempo. Esses micro canais aumentam a permeabilidade do couro cabeludo e estimulam os fibroblastos fazendo com que a produção de colágeno seja estimulada e restaure assim o tecido (SILVA, 2017).

O microagulhamento é utilizado tanto para prevenção da queda do cabelo quanto da estimulação do couro cabeludo. Em homens transexuais é importante para prevenção, pois os mesmos fazem o uso da testosterona na TH e a mesma tem ação direta na alopecia. Pode ser aplicado também na região da barba, para estimular o crescimento da mesma. E mulheres transexuais que já passaram pela puberdade e tiveram o contato com este mesmo hormônio, entram com o microagulhamento para estimulação do couro cabeludo no intuito de recuperar os folículos capilares (TRINDADE et. al, 2019).

Nas intervenções de pós-operatório apenas uma das respondentes havia realizado o procedimento nas cirurgias de mamoplastia bilateral (retirada dos seios), mamoplastia de aumento (silicone), redesignação sexual (mudança de sexo) e de harmonização facial (cirurgias na face). Esta profissional da estética descreveu que observou complicações no pós-operatório, dentre essas complicações estão o seroma, a deiscência de ponto e a fibrose. A partir disto foi questionado as respondentes se as mesmas se sentiam preparadas para atender o cliente transexual, conforme mostra o gráfico 2.

(24)

Gráfico 2 – Preparação referida pelo profissional da estética no atendimento ao cliente transexual.

Fonte: elaborado pelas autoras, 2020.

As formações e capacitações do profissional da estética para o atendimento as pessoas transexuais são fundamentais para realização dos procedimentos com biossegurança e conhecimento das técnicas adequadas e aplicáveis. Estas formações contribuem na prevenção de acidentes ou diminuem os riscos, como a contaminação com perfuro cortantes na limpeza de pele ou até mesmo um equipamento mal calibrado que pode ocasionar em queimaduras (VIEIRA; OLIVEIRA; SOUZA, 2019).

Apesar de onze respondentes relatarem estar preparada para atender adequadamente um paciente transexual, nenhuma fez algum curso na área de gênero e sexualidade. Uma das participantes descreveu ter “aprendido com a vida”. Ao serem questionadas sobre como se sentem ao atender esses clientes; uma expressou-se interessada, quatro percebiam-se normais, e oito nunca atenderam clientes transexuais.

Percebe-se que há necessidade de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos sobre o público transexual a fim de reconhecer as necessidades de cada indivíduo na sua identidade e gênero. Segundo a Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas (FEBRAPE) e o Código de Ética a ser seguido pelos mesmos, deve-se atender a todos os clientes sem restrições de cunho racial, religioso, político ou social (FEBRAPE, 2003).

(25)

Na experiência e percepção das profissionais da Estética sobre os clientes transexuais frequentarem ou evitarem ser atendidos nas clínicas; seis respondentes expressaram-se respondendo que sim, que acreditam que essas pessoas evitam vir nestas clínicas por insegurança, e as outras três descreveram o preconceito como o principal motivo. Em sete respostas foram descritas que eles não evitam vir às clínicas.

Os indivíduos transexuais podem receber muitas críticas, insultos ao conviverem socialmente, e essas situações podem levar a esgotamentos físicos e mentais. Podem desenvolver distúrbios de ordem psicológica, como depressão e ansiedade, tendo potencial para atos, como a automutilação e suicídio (ARÁN; MURTA; LIONCO, 2009).

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), 99% das pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) que participaram da pesquisa declararam que não se sentem protegidas ou seguras no país, assim concluindo que a violência contra as pessoas LGBT ser considerada alta. A revista Gênero e Número (2019) relatou aumento de 800% das denúncias de agressões contra a população transexual, chegando a 11 pessoas agredidas por dia no Brasil (ANTRA, 2019).

Sobre a opinião dos profissionais da estética a ampliar o acesso às pessoas transexuais às clinicas, as respostas foram descritas abaixo no quadro 4.

Quadro 4 – Propostas para melhorar o acesso a transexuais nas clínicas de estética. Número de Profissionais Propostas para melhorar o acesso a transexuais nas

clínicas

5 Divulgação.

3 Profissional especializado na área.

5

Outros:

1- “Acredito que a informação e o respeito ao próximo em relação ao profissional, independente de gênero, opção sexual. Atendo clientes e não gênero.”

1- “Só vir como qualquer cliente.” 1- “Eles quererem ir.”

1- “A maioria dos meus pacientes, em geral, são indicação de médicos e de amigos. Conhecem a minha

(26)

Fonte: elaborado pelas autoras, 2020.

A área da estética é uma das que mais cresce no mercado de trabalho. Com isso a procura por empreender em um negócio desse ramo aumentou consideravelmente, assim como a seletividade das clientes que acompanham as redes sociais, procurando as tecnologias mais recentes, tratamentos diferenciados e não os protocolos engessados. Com todo esse crescimento atual, deve-se investir na divulgação e nas mídias sociais criando uma estratégia de aproximação com os clientes (VIEIRA; OLIVEIRA; SOUZA, 2019).

(27)

4 CONCLUSÃO

Evidenciaram-se experiências sobre distúrbios corporais, faciais e de tricologia dos profissionais da estética nas cirurgias plásticas e tratamentos estéticos realizados em transexuais.

Constatou-se interesses destas profissionais em capacitações e aprendizados sobre as características dos procedimentos cirúrgicos e particularidades dos clientes transexuais para qualificar os atendimentos.

(28)

REFERÊNCIAS

ARAN, Márcia; MURTA, Daniela; LIONCO, Tatiana. Transexualidade e saúde pública no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Brasil, v. 14, n. 4, p. 1141-1149, jan./2009. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232009000400020&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 4 mai. 2020.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL. Combater a violência e garantir direitos para população LGBT. Disponível em:

http://www.al.rs.gov.br/FileRepository/repdcp_m505/ccdh/Cartilha%20Direitos%20Po pula%C3%A7%C3%A3o%20LGBT%20-%202018.pdf. Acesso em: 4 mai. 2020. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BENEVIDES, Bruna G.; NOGUEIRA, S. N. B. M. DOSSIÊ: assassinatos contra travestis brasileiras e violência e transexuais em 2019. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO BRASIL (ANTRA), Brasil, v. 3, n. 1, p. 7-79, jan./2019. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2020/01/dossic3aa-dos-assassinatos-e-da-violc3aancia-contra-pessoas-trans-em-2019.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

BONACINA, Jessica. Profissionais em Estética com formação acadêmica: Um diferencial competitivo para os centros de beleza. Trabalho de conclusão de curso. Lajeado, p.1-19, abr./ 2019. Disponível em:

https://univates.br/bdu/bitstream/10737/2700/6/2019JessicaBonacina.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

BRAGA, L. L. B; LOUSADA, M. L. R. Criolipólise e o tratamento da Lipodistrofia Localizada. Estética em movimento. Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 1-20, jan./2018. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/esteticaemmovimento/article/view/650. Acesso em: 22 nov. 2020.

CASTEL, P.(2003) La métamorphose impensable. Essai sur le transsexualisme et l'identité personnelle. Paris: Galimard.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo, misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2ª ed. São Caetano do Sul-SP: Difusão Editora, 2009.

FEBRAPE FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS

ESTETICISTAS. Código de Ética Profissional do Esteticista (Técnicos e

Tecnólogos). Disponível em: http://febrapeestetica.blogspot.com/p/codigo-de-etica-profissional-do.html. Acesso em: 20 mai. 2020.

GIL, Antonio Carlos; Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: ATLAS S.A., 2002. p. 1-220.

(29)

GORISCH, Patrícia; O reconhecimento dos Direitos Humanos LGBT: De Stonewall à ONU. 4. ed. Curitiba: Appris Ltda, 2014. p. 3-122.

GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo; Fisioterapia dermato-funcional:

Fundamentos, recursos, patologias. 3. ed. São Paulo: Manole, 2003. p. 1-584.

HOCHHEIM, Luíza; DALCIN, P. C. e PIAZZA, F.C.P. Princípios básicos para o tratamento cosmético da acne vulgar. (2011). TCC (graduação em Cosmetologia e Estética) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Luiza%20Hochheim,%20Priscila%20Dalcin.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.

KUMAR, V.; ABBAS, A.K.; ASTER, J.C.; Robbins y Crotan: Patologia estructural y funcional. 9. ed. São Paulo: Elsevier, 2015. p. 1-1408.

LOSCHI, Marília. Donas: De ideias, diplomas, casas, empresas, histórias,

si. RETRATOS: A revista do IBGE, Brasil, v. 9, p. 18-23, mar./2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/abe879dc22f0 55d87ea8364cd822ab00.pdf. Acesso em: 2 maio 2020.

PEREIRA, M. d. F. L; Recursos Técnicos em Estética: Volume II. 1. ed. São Paulo: Difusão, 2013. p. 67-124.

PINTO, M. C. C. S; PEREIRA, L.P; BACELAR, I.A.O uso do Ultrassom no

tratamento de Lipodistrofia Localizada: Revisão de Literatura. Minas Gerais, p. 1-11, jan./ 2018. Disponível em:

https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/07/060_O_USO_DO_ULTRASSOM_NO_TRATA MENTO_DE_LIPODISTROFIA.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

Presidência da República - Secretaria-geral - Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 13.643, DE 3 DE ABRIL DE 2018. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13643.htm. Acesso em: 21 nov. 2020.

SDREGOTTI, Amanda Lussoli; SOUZA, Danubia De; PAULA, V. B. D. A

importância da atuação do tecnólogo em Estética na ação conjunta com o Cirurgião Plástico, diante das intercorrências em procedimentos de Pós-Operatório de cirurgias plásticas estéticas. UNIVALI – SC. 2010. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Amanda%20Lussoli%20Sdregotti%20e%20Danubia%2 0de%20Souza.pdf. Acesso em: 2 maio 2020.

SILVA, A. J. B. et al. Contexto da Estética na região de Jundiaí: Áreas abrangentes na Estética. 18º Congresso Nacional de Iniciação Científica. Jundiaí, p. 1-54, jan./ 2018. Disponível em:

http://conic-semesp.org.br/anais/files/2018/trabalho-1000001397.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

SILVA, E. A. D; PATRICIO, M. E; PAULA, V. B. D. Terapia capilar para o

(30)

em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Elaine%20da%20Silva,%20Maiane%20Patricio.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.

SILVA, G. A. D; COSTA, L. L. D; CARON, C. V. Aplicação da Radiofrequência na adiposidade localizada. Trabalho de conclusão de curso. Palhoça, p. 1-15, jan./ 2017. Disponível em:

https://riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/3986/Artigo%20TCC%20%2006_12%2 0Gabi%20e%20Larissa.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 18 nov. 2020. SILVA, Cleomar Pereira. O microagulhamento: resultados no tratamento da alopecia androgenética (aag) masculina. Manaus, p. 1-15, 2017. Disponível em:

https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/229/167-O_microagulhamento_resultados_no_tratamento_da_Alopecia_androgenYtica_AAG _masculina.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.

SILVA, Cristiana Araújo. Estudo sobre percepção e expectativa dos clientes do SPA das sobrancelhas. Trabalho de conclusão de curso. Rio Grande do Norte, p. 1-71, jan./ 2014. Disponível em:

https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/804/1/EstudoSobrePercepcao _Silva_2014.pdf. Acesso em: 17 nov. 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Guia Prático de Atualização: Disforia de gênero. 2017. Disponível em:

https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19706c-GP_-_Disforia_de_Genero.pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.

TRINDADE et. al. Posicionamento conjunto. Medicina Diagnóstica Inclusiva: cuidando de pacientes transgêneros. SBPCML; SBEM; CBR. Disponível em:

https://www.endocrino.org.br/media/pdfs_documentos/posicionamento_trangenero_s bem_sbpcml_cbr.pdf. Acesso em: 16 dez. 2020.

UNISUL. Estética e Cosmética – Tecnólogo. Disponível em:

http://www.unisul.br/presencial/graduacao/estetica-e-cosmetica-pedra-branca/. Acesso em: 22 nov. 2020.

VIEIRA, F. I. P; OLIVEIRA, M. M. D; SOUSA, F. R. L. D. Empreendedorismo

feminino no ramo de Estética: Um estudo realizado na cidade de Nazarezinho – PB. Semana Acadêmica Revista Cientifica. São Fransisco da Paraíba, v.1, ed. 156, p. 1-25, jan./ 2019. Disponível em:

https://inainstituto.com.br/wp-content/uploads/2020/04/empreendedorismo_feminino_no_ramo_de_estetica.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.

ZUFFO, A. R. et al. Transexualidade e Transgênero: Uma versão clinica. Trabalho de conclusão de curso. Joinville, p. 1-20, jan./ 2019. Disponível em:

http://files.revista-academica-online.webnode.com/200000216-abe39acdf3/TRANSSEXUALIDADE%20E%20TRANSGNERO%20.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020.

(31)
(32)

APÊNDICE A – Entrevista virtual dos Profissionais da Estética

Prezado profissional da estética, você está sendo convidado para participar, como voluntário, em um projeto de pesquisa que tem como título “A EXPERIÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA ESTÉTICA NAS POSSÍVEIS CIRURGIAS PLÁSTICAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS EM TRANSEXUAIS” e como objetivo geral verificar o pré e pós-operatório em cirurgias plásticas estéticas e tratamentos estéticos realizados por transexuais na experiência dos profissionais da estética. Após ser esclarecido sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assinale logo abaixo.

Pesquisadora responsável:

Cíntia Vieira Caron (orientadora) (48) 999521813.

Maria Laura da Silva Pedro (acadêmica) (48) 996228767. E-mail para contato: marialaura0814@hotmail.com

Nesta pesquisa estamos buscando verificar as cirurgias plásticas e tratamentos estéticos realizados por transexuais nas experiências dos esteticistas. Os participantes são 40 profissionais da estética formados, de 37 clínicas estéticas localizadas nos bairros Kobrasol e Campinas/ São José. Na sua participação você responderá a uma entrevista com múltipla escolha tendo algumas opções abertas.

Não podem participar dessa pesquisa participantes que: Não sejam formados e que tenham menos de 18 anos. Em nenhum momento você será identificado. Os resultados da pesquisa serão publicados e ainda assim sua identidade será preservada. Você não terá nenhum gasto ou ganho financeiro por participar desta pesquisa.

A pesquisa apresenta riscos mínimos, prejuízos ou lesões aos participantes. Cada participante poderá se recusar a continuar esta pesquisa ou retirar o seu consentimento de publicação dos resultados a qualquer momento, sem que haja qualquer prejuízo ou coação. Os participantes poderão conhecer os

(33)

resultados desse estudo a partir de dezembro de 2020 (período correspondente à conclusão da pesquisa), via pedido de e-mail ou telefone (citado acima).

Portanto, Eu, _____________________________________________________, portador do RG:__________________ e do CPF:__________________ abaixo assinalado, concordo em participar da pesquisa “AS POSSÍVEIS CIRURGIAS PLÁSTICAS E TRATAMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS POR TRANSEXUAIS NAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTETICISTAS”. Fui devidamente informado e esclarecido pelas pesquisadoras Cíntia Vieira Caron e Maria Laura da Silva Pedro sobre a pesquisa, assim como os possíveis riscos decorrentes de minha participação. Foi-me garantido que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem que isso me leve a qualquer penalidade.

Palhoça, _____ de ____________ de 20___.

Você aceita participar deste estudo?

( ) Sim

( ) Não

1. Qual sua formação?

( ) Técnico em Estética e Cosmética ( ) Tecnólogo em Estética e Cosmética ( ) Superior em Estética e Cosmética

( ) Outro Curso:________________________________

2. Qual gênero que você se identifica? ( ) feminino

(34)

( ) não-binário

( ) prefiro não declarar

3. Há quanto tempo trabalha na área da estética? ( ) Menos de um ano

( ) De um ano a três anos ( ) Quatro a oito anos ( ) Mais de oito anos

4. Você já atendeu ou atende pessoas transexuais? ( ) sim

( ) Não

5. Se sim, quantos pacientes você já atendeu? ( ) Apenas um

( ) De dois a quatro ( ) De quatro a seis ( ) Mais de seis

( ) Nunca atendi um paciente transexual

6. Quais procedimentos estéticos você realizou nestes pacientes? (Facial) ( ) Limpeza de pele ( ) Design de sobrancelhas ( ) LED ( ) Laser ( ) Não realizei ( ) Outros: ______________________________________________________

7. Quais procedimentos estéticos você realizou nestes pacientes? (Corporal) ( ) Massagem relaxante

(35)

( ) Massagem modeladora ( ) Radiofrequência

( ) Ultrassom ( ) Não realizei

( ) Outros:_________________________________________________________

8. Quais procedimentos de Tricologia você realizou nestes pacientes?

( ) Microagulhamento ( ) Detox Capilar ( ) Laser ( ) LED ( ) Não realizei ( ) Outros:__________________________________________________________

9. Você notou os resultados desses tratamentos tendo como: ( ) Mudança significativa ( ) Mudou pouco ( ) Não mudou ( ) Piorou ( ) Não realizei ( ) Outros: _________________________________________________________

10. Você já realizou acompanhamento de pré e pós-operatório em pacientes transexuais?

( ) Sim ( ) Não

11. Se sim, quais cirurgias?

(36)

( ) Mamoplastia de aumento (silicone)

( ) Redesignação sexual (mudança de sexo) ( ) Harmonização facial (cirurgias na face) ( ) Não realizei

( ) Outros: __________________________________________________________

12. Você observou alguma complicação nesse pós-operatório? ( ) Seroma

( ) Deiscência de ponto ( ) Fibrose

( ) Necrose

( ) Nunca atendi um cliente transexual

( ) Outros: ________________________________________________________

13. Você acha que está preparado para atender o cliente transexual de maneira adequada?

( ) Sim ( ) Não

14. Como você se sente ao atender um cliente transexual? ( ) Interessado

( ) Normal ( ) Indiferente ( ) Confuso ( ) Inseguro

( ) Nunca atendi um cliente transexual

15. Você já realizou algum curso para compreensão de gênero e sexualidade? ( ) Sim

(37)

Escreva o nome do Curso:

_________________________________________________

16. Em sua opinião, pessoas transexuais evitam ir a clínicas de estética? ( ) Sim

( ) Não

17. Se sim, por qual motivo? ( ) Insegurança do paciente

( ) Insegurança por parte dos esteticistas ( ) Falta de interesse

( ) Renda social ( ) Preconceito

( ) Outros: __________________________________________________________

18. Em sua opinião, o que poderia mudar para que pessoas transexuais tenham acesso a essas clinicas?

( ) Divulgação

( ) Ajustes no valor dos tratamentos ( ) Profissionais com formação na área

( ) Outros: __________________________________________________________

Os resultados desse estudo estarão disponíveis a partir de dezembro de 2020 (período correspondente à conclusão da pesquisa), via pedido de e-mail ou telefone. Obrigada por participar dessa pesquisa.

Referências

Documentos relacionados

Em contribuição ao campo da educação para as relações étnico-raciais, o ensino de biologia pode auxiliar no processo de combate ao racismo ao trabalhar junto aos discentes os

Partindo do pressuposto que a religiosidade figura entre os fatores que integram o contexto escolar e que este contexto influencia de forma significativa a própria cultura escolar

As entrevistas com os balconistas de farmácia ocorreram entre os meses de agosto de 2012 e maio de 2013. Foram realizadas por três pesquisadoras com formação em ciências sociais,

Para avaliação da regeneração natural no interior do povoamento de pinus, em cada parcela foram alocadas 10 parcelas de 1,0 x 1,0 m, distribuídas de forma

23 “Mas se uma população trabalhadora excedente é um produto necessário da acumulação ou do desenvolvimento da riqueza com base capitalista,

Contudo, o que quero defender aqui é que a visão de exotismo e mesmo questionamentos como os que ouvi, por exemplo, quando assumi minha vaga de professor

Houve relação direta entre o teor de fenólicos totais e os ensaios realizados, o que indica uma forte influência destes compostos sobre a atividade antioxidante das cervejas,