• Nenhum resultado encontrado

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS ADAD Adolescentes que Amam a Deus APOSTILA ÉTICA E ETIQUETA 2020/1 APOIO PEDAGÓGICO MIRIM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS ADAD Adolescentes que Amam a Deus APOSTILA ÉTICA E ETIQUETA 2020/1 APOIO PEDAGÓGICO MIRIM"

Copied!
78
0
0

Texto

(1)

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS

ADAD – Adolescentes que Amam a Deus

APOSTILA ÉTICA E ETIQUETA – 2020/1

APOIO PEDAGÓGICO

MIRIM

Fevereiro/2020.

Esse documento foi elaborado pela equipe Pedagógica do ADAD

Brasil, tomando como referência os conteúdos abordados na

apostila de Ética e Etiqueta.

(2)

➢ APRESENTAÇÃO

Querido Líder, mais um semestre se inicia e com ele, um novo tema, novos alunos, novos desafios, e novas experiências. Sabemos que a caminhada de fé não é fácil, especialmente quando nos dispomos a servir ao Senhor ajudando na sua obra. Grandes são as provações que todos nós passamos diariamente, seja na realização da obra quanto em nossa vida pessoal. Por isso mesmo, se você chegou até aqui, você já é um vencedor, pois não deixou que o desânimo, as tentações, e as circunstâncias da vida o fizessem desistir do chamado que Deus tem na sua vida.

Saiba, Líder, que tudo em nossa vida tem um propósito, e que nada acontece conosco sem a permissão do nosso Deus. Portanto, confie no Senhor, entregue todos os seus problemas e preocupações nas mãos dEle e dedique-se totalmente em fazer a vontade do Pai, pois certamente o Senhor estará cuidando de você em todos os mínimos detalhes.

Não se esqueça que você é uma referência na vida de muitas crianças e adolescentes. Através das suas atitudes, do seu comportamento, e até mesmo da forma que você se relaciona com Deus, você está influenciando seus alunos a seguirem os mesmos passos. Por isso, busque sempre fazer o seu melhor, crendo que tudo que você fizer, cada segundo, cada centavo e cada lágrima investidos na vida destes ADAD’s não é em vão. No tempo certo Deus fará essa semente brotar e você poderá, mesmo que daqui há alguns anos, ver o fruto daquilo que o Senhor colocou em suas mãos.

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Josué 1:9).

Equipe Pedagógica geral do ADAD ➢ APRESENTANDO A DIVISA

Neste semestre iremos tratar sobre alguns assuntos muito relevantes em nossos dias, tendo em vista que nossa sociedade está cada vez mais corrompida pelo pecado. Iremos falar sobre valores éticos e morais, aqueles que fundamentam a nossa fé em Deus, e as nossas ações em nossa vida cotidiana. Esses valores foram dados pelo próprio Deus e estão contidos na sua Palavra. Porém, hoje o mundo vive uma “inversão de valores”, ou seja, aquilo que é certo passou a ser considerado “errado”, “careta”, “antiquado”, “ultrapassado”, e aquilo que desagrada ao Senhor é o que o mundo nos incentiva a fazer diariamente, e se não cuidarmos até mesmo nós podemos ser enganados por essas ciladas. E é em meio a esse cenário tão conturbado que nossas crianças e adolescentes estão crescendo, vivendo constantemente em conflitos internos, muitas vezes sem saber a quem recorrer. Como então podemos ajudá-los a não se perderem em meio a tanta pressão social e tantas ofertas tentadoras que o mundo faz?

(3)

A resposta é: Ensinando-lhes a Palavra de Deus. É baseado nas verdades das Escrituras que iremos trabalhar cada um dos temas deste semestre. Ao longo das 12 aulas desta divisa aprenderemos o que é ética e etiqueta a luz da Palavra de Deus e o que elas nos ensinam a cerca do nosso relacionamento com nossos pais, com a igreja, com nossa pátria, com o nosso próximo, com os amigos, com a tecnologia e as redes sociais, com nosso comportamento diário e também como saber o que agrada a Deus e como fazer sempre a escolha certa em nossa vida.

Líder: medite na Palavra de Deus, estude a apostila e procure enriquecer ao máximo sua aula, crendo que cada assunto abordado será um marco na vida de cada ADAD. Essa divisa pode ser um divisor de águas na vida espiritual dos seus alunos, pois pode levá-los a reflexões profundas a cerca de como eles têm agido e qual o propósito de Deus para suas vidas, portanto, nunca se esqueça de fazer o convite de aceitar a Jesus. Ore diariamente por seus alunos e deixe que Deus o use como um instrumento em seu núcleo.

➢ ORIENTAÇÕES GERAIS

Querido líder, as doze aulas deverão estar organizadas num cronograma e, como sugestão, passaremos a seguir algumas instruções para o seu núcleo: 1º. Sempre inicie com oração em grande grupo. Peça a Deus que abra a mente e o coração de cada um adolescente para receber a mensagem. Veja quem está visitando e o cumprimente com alegria. Divida as patrulhas.

2º. Confira e pontue as patrulhas pelos números de Bíblias, bilhetes assinados pelos pais, números de frequentes, uso do uniforme e etc.

3º. Peça pra que um adolescente leia o texto bíblico referente a aula. Após, faça uma dinâmica com todas as patrulhas. Poderá integrar a pontuação.

4º. Separe as turmas por idade para que cada líder trabalhe o tema da aula. 5º. Não se esqueça de preparar os avisos e a programação das aulas e saídas para os pais terem conhecimento do que será feito no semestre. Sempre incluam nesses avisos os telefones dos líderes.

6º. Prepare aulas práticas e as organize antecipadamente. As saídas deverão ser planejadas e comunicadas ao pastor do núcleo antecipadamente.

7º. Para encerrar as aulas, junte as turmas. Dê a palavra para o adolescente que quiser falar sobre o que aprendeu. Repita o texto bíblico e ore por eles. Peça a Deus que os ajude a guardar e a viver o que aprenderam.

8º. Desde as primeiras aulas, vá preparando a confecção do uniforme de gala. Não deixe para última hora. Faça uma reunião bem receptiva com os pais. Repasse o planejamento do semestre.

9º. Tire um dia da semana para orar e jejuar em favor dos adolescentes. Lembrando que o líder é um guerreiro no mundo espiritual. Se você líder não estiver revestido não estará com condições de lutar. Revista-se das “armaduras de Deus” (Ef 6:10-18). E, mãos à obra! Estaremos orando por você.

(4)

AULA 01 – O QUE É ÉTICA, O QUE É ETIQUETA? Para o líder do ADAD MIRIM:

O Líder como um ser ético - Ética, do grego etiké é o estudo por parte da filosofia e da teologia, que busca identificar o certo e o errado. A ética busca oferecer discernimento, princípios ou mesmo um sistema de orientação na busca pela boa vida ou pela forma correta de agir nas situações gerais e específicas. De modo geral, os sistemas éticos são deontológicos (guia o comportamento identificando ou descobrindo o que intrinsecamente é certo ou errado) ou teleológicos (buscam guiar o comportamento entendendo os resultados ou os efeitos causados).

Ética cristã é o conjunto de princípios baseados nas Sagradas Escrituras, principalmente nos ensinos de Cristo e de seus apóstolos, cujo objetivo é orientar a conduta do cristão em seus relacionamentos com Deus, com o próximo, consigo mesmo e com a natureza.

Ética ministerial é o conjunto de princípios baseados na Bíblia Sagrada, de forma mais específica nos ensinos de Cristo e nas epístolas pastorais, que fundamentam e orientam a conduta do obreiro/líder nas seguintes áreas:

a) Sua vida particular (1 Tm 4.16)

- Espiritual. Devoção, consagração, comunhão, sinceridade;

- Pessoal. O cuidado com a saúde física (exercício, descanso, alimentação), emocional (estresse, ansiedade, fadiga, angústia, medo, depressão) e mental (estudos, leitura);

- Familiar. O cuidado com o lar, a esposa e os filhos (comunicação, participação e atenção);

b) Sua vida em sociedade (Rm 13.1-7; 1 Co 10.31-33; 1 Tm 3.7)

- Em relação aos não crentes;

- Em relação às autoridades constituídas;

c) Sua vida congregacional (1 Tm 4.12):com os irmãos em geral (crianças,

adolescentes, jovens, adultos e anciãos); com o sexo oposto; com os seus companheiros de ministério; Com o seu líder; com os seus liderados; nas visitas pastorais; no gabinete pastoral; no púlpito; na pregação; no ensino; na administração;

Como ser moral, social e ético, o líder cristão nos tempos pós-modernos, precisa continuar primando e observando os princípios norteadores da palavra de Deus, não se rendendo às ditaduras relativistas, filosóficas, antinomistas, ideológicas e culturais de nossa época.

(5)

❖ WINDOLL, Charles R. Davi: um homem segundo o coração de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 1998.

1 - OBJETIVOS:

✓ Aprender que o manual de ética e etiqueta do ADAD deve ser a Bíblia Sagrada

✓ Conhecer e colocar em prática os 10 mandamentos

✓ Ser comprometido com os valores éticos e com os princípios do ADAD ✓ Ensinar que a obediência traz bençãos de Deus sobre a nossa vida ✓ Aprender algumas regras de etiqueta

2 - QUEBRA-GELO/DINÂMICA:

2.1 - Dinâmica de boas-vindas: Um garotinho chamado Amor

As crianças envolvidas na dinâmica devem estar sentadas em círculo. Escreva no quadro o que devem fazer quando cada palavra, que está em caixa alta, do texto abaixo for lida. Por exemplo, quando ler a palavra AMOR todos deverão levantar e dar um abraço no colega ao lado.

PALAVRAS E AÇÃO A SER EXECUTADA:

✓ PAZ: Troca de lugar ✓ AMOR: Um abraço ✓ ÉTICA: aperto de mão

✓ SOLIDARIEDADE: Beijo no rosto ✓ BEM-VINDOS: Bater palmas

TEXTO A SER LIDO: Um garotinho chamado Amor

Era uma vez, um garotinho chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de ÉTICA.Um certo dia AMOR teve um sonho revelador, que a vida e o seu mundo só teriam sentido quando todos colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ. Ao acordar o AMOR partiu em busca de construir seu sonho.

Chegando à escola onde estudava encontrou seus amigos com um sorriso nos lábios e cheios de PAZ. Neste instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e que SOLIDARIEDADE e que a ÉTICA existe no interior de cada um de nós, basta saber resgatá-las e compartilhá-las com todos.

Neste momento, um amigo perguntou:

- AMOR, você encontrou um mundo cheio de ÉTICA que procurava? O AMOR alegre respondeu:

- Sim encontrei! Ele existe na nossa essência humana, basta sabermos nos colocar no lugar do outro e assim, o AMOR, a ÉTICA, a SOLIDARIEDADE neste mundo brotarão.

(6)

2.2 - Dinâmica: Vestindo a Camisa

Objetivo: Refletir sobre o compromisso com os valores do Reino de Deus. Material:01 folha de papel ofício para cada aluno.

Procedimento:– Entreguem para cada aluno 01 folha de papel ofício.

– Solicitem aos alunos que façam um barco, utilizando a técnica da dobradura (aquela que fazíamos costumeiramente quando criança).

Aguardem que todos terminem e ajudem alguns que se esqueceram de como fazer.

– Falem: Quando aceitamos a Cristo, entramos no barco do Reino de Deus. Temos Jesus como nosso guia. Leiam Mt 8.23. Às vezes, o mar está calmo, mas há momentos de tormentas, de dificuldades, pensamos até que vamos naufragar. Leiam Mt 8. 24.

– Solicitem aos alunos que retirem a extremidade da direita e da esquerda do barco, rasgando as duas pontas. Depois, retirem também a extremidade da vela. – Continuem, falando: Apesar das dificuldades, não naufragamos porque Cristo está conosco.

– Leiam Mt 8. 25 a 27.

“E os seus discípulos, aproximando-se o despertaram, dizendo: Senhor salva-nos, que perecemos.

E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.

E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecessem?”

– Apesar das avarias do barco (apontem para as extremidades retiradas), Cristo é nosso socorro; estamos no barco, porque somos integrantes do Reino, decidimos “Vestir a Camisa” do Reino de Deus.

– Perguntem: O que significa “Vestir a Camisa”?

Certamente as respostas terão o seguinte teor: ter compromisso, apresentar dedicação, estar motivado.

– Agora, solicitem aos alunos que abram a dobradura do barco. O que eles verão? Uma camisa!

A folha deve ficar dobrada ao meio, não abrir a folha completamente!

– Falem: Quem entra no Reino, precisa “Vestir a Camisa”, isto significa está comprometido com a Palavra de Deus, com os valores do Reino.

– Leiam: II Cr 7.14.

– Perguntem: Estamos realmente vestindo a “Camisa do Reino”? Elaboração da dinâmica: Sulamita Macedo.

Fonte: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/

3- IDEIAS PARA O ENSINO:

(7)

3.2 - BRINCADEIRA: PIQUE ETICA-

http://eticaeescola.blogspot.com/2015/11/jogo-transversal-pique-etica.html

3.3 - CONCURSO: SER ETICO É LEGAL! Realize um Concurso pontuando quem realizar atividades de ética na semana ou mês.

3.4 – ENSINANDO SOBRE ETIQUETA A MESA/DICAS DE BOAS MANEIRAS

Etiqueta a mesa

Você pode ensiná-lo a colocar a mesa corretamente: facas do lado direito, garfo do lado esquerdo e assim vai… É hora também de ensiná-lo a se servir, colocando os alimentos que estão na mesa em seu prato.

1) Não mastigar fazendo barulho e nem falar com a boca cheia. 2) Não sair da mesa até que todos tenham terminado a refeição.

3) Quando quiser algo que está na mesa, pedir de forma educada, ou seja: “Passa a batata!”está errado! O ideal seria: “Mamãe, passa a batata para mim, por favor?”

4) Não apoiar os braços na mesa.

5) Manter a postura! Nada de pernas em cima da cadeira ou coisas desse tipo. 6) Aprender o valor da refeição e ver nela um momento agradável com a família reunida! Afinal, são nesses momentos que aproveitamos para nos aproximarmos dos nossos filhos e eles de nós!

(8)

Dicas de boas maneiras para crianças

Abaixo, estão algumas das lições mais comuns de etiqueta que cada criança deve saber:

1. Por favor - Quando você pedir algo, dizer “por favor”.

2. Obrigado - Quando você receber alguma coisa, dizer “obrigado”. 3. Com licença - Quando você precisar interromper ou chamar a atenção

de alguém, dizer “desculpe-me” ou “com licença”.

4. Fofocas - Não fofocar sobre outras pessoas, tampouco fazer brincadeiras de mau gosto.

5. Tosse e espirros - Cobrir a boca quando tossir ou espirrar e, principalmente, não se esquecer de lavar as mãos depois. 6. Higiene - Não limpar o nariz em público.

7. Ajuda - Quando precisar da ajuda de alguém, dizer “obrigado”. 8. Guardanapo - Manter sempre um guardanapo em seu colo quando

comer, e usá-lo para limpar a boca.

9. Na hora da refeição - Não se atravessar sobre a mesa para pegar alguma coisa, pedir que alguém passe o que eles desejam, esperar a vez.

10. Conversa - Não falar alto em lugares públicos, principalmente em restaurantes.

11. Tropeços - Se tropeçar em alguém, dizer “desculpe-me”. 12. Telefone - Jamais usar o telefone no momento das refeições. 13. Sorriso - Ter um sorriso para todos que encontrar.

(9)

4 - CONTANDO A HISTÓRIA:

https://www.youtube.com/watch?v=usEWf0HZ6Iw – Biblionildo e os 10

mandamentos ✓ Introdução

Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.

Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós e querem desenvolver em nós a ética e a etiqueta (boas maneiras)

Nesta lição, veremos quais as ordens que Deus deu a Seu povo e para nós, também.

✓ Desenvolvimento

Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto preto do monte Sinai.

Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de Israel seguisse e cumprisse.

1º - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. (Ex 20.3).Imagine que

em seu coração há um pódio (lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lo.

2º - NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5). Se conseguíssemos obedecer ao primeiro

mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outras coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é Espírito e assim como o vento não podemos vê-lo, mas podemos senti-lo e ver as Tuas obras.

3º - NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE) (Ex 20.7). Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não

se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.

4º - GUARDE O DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). Pergunte às crianças: "Quem

gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?" Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia,

(10)

devemos parar tudo para descansar e adorá-lo. Os israelitas guardavam os sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)

5º - HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12). Respeitar

significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).

6º - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a

vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).

7º- NÃO ADULTERARÁS (v.14). Deus criou o homem para que se casasse com

uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar com um homem, quando as pessoas desobedecem a esse mandamento divino, estão cometendo adultério.

8º - NÃO FURTARÁS (v.15). Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que

significa furtar? (Escreva no quadro as ideias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada, pegando coisas, objetos ou dinheiro que não são seus. Pegar emprestado sem pedir e pegar emprestado e nunca mais devolver também não é legal e entristece o coração de Deus.

9º- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda

que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.

10º- NÃO COBIÇARÁS (v.17). Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que

outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem. ✓ Conclusão

Estes mandamentos, apesar de terem sido escritos há tanto tempo, continuam sendo mandamentos de Deus para nossas vidas, nos dias de hoje. Deus nos deu a Sua Palavra para obedecê-la e sermos felizes.

❖ Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (12) e CPAD – Primários

(11)

5 - APLICAÇÃO NA VIDA DO ADAD MIRIM:

O Senhor Deus deu 10 mandamentos ao povo de Israel. O que são mandamentos? Mandamentos são leis que dizem como deve ser a nossa vida, são atitudes e comportamentos que devemos ter. Por exemplo, se um carro se aproxima do semáforo, e está vermelho, ele deve parar, porque a lei de trânsito diz que os carros têm que parar ao sinal vermelho. Se o carro passar, estará desobedecendo a lei, e corre o risco de bater em outro carro, ou atropelar uma pessoa, e poderá levar uma multa. Outro exemplo se achasse uma carteira com dinheiro, ou se fosse comprar seu biscoito favorito e recebesse um pacote a mais. Mesmo sem ninguém vendo, você se sentiria melhor devolvendo ou ficando com essas coisas? Por quê? Um caso bem concreto é a postura nas avaliações escolares: Se num dia de prova, o professor tivesse que sair da sala por alguns minutos, o que você faria? Praticaria uma transgressão, abrindo o caderno para olhar a matéria? Então, quando fazemos as coisas certas na escola, é só porque o professor está tomando conta? O que a você faria se os pais saíssem o dia todo: ficaria estudando ou só brincando? Para sermos éticos devemos obedecer às leis da terra e do céu! Obediência traz bênção!

6 - MÚSICA:https://www.youtube.com/watch?v=qigemx9DvZ0 – Boas maneiras

– Cristina Mel

https://www.youtube.com/watch?v=xpJeg7mIMWk – O bom comportamento

(12)
(13)

AULA 02 – AFINAL, ISSO É CERTO OU ERRADO?

Para o líder do ADAD MIRIM: Sabemos pela Bíblia, que é a palavra de Deus

para a humanidade, o que Deus ordena. Basta seguirmos. As orientações de Deus para a nossa vida estão lá. Leiam Gênesis 2.15-17 Adão e Eva também sabiam, mas fizeram a escolha errada. E nós? Como estamos agindo no dia a dia?

As nossas escolhas nos aproximam ou nos separam de Deus. Precisamos saber que as nossas escolhas diárias trazem também consequências. Isto deveria nos fazer pensar mais nos resultados de nossas atitudes do que no prazer momentâneo. Quantas vezes sabemos exatamente o que Deus quer, como Adão e Eva sabiam, mas escolhemos desobedecê-lo.

Somos testados diariamente e tentados a ouvir mais os outros do que a Deus. Há vozes por todos os lados querendo nos tirar do foco que é Deus e Sua vontade, da Sua Palavra que é a Bíblia. Dizem que a Bíblia é ultrapassada ou que Deus não queria dizer isso ou aquilo. Mas devemos prestar atenção na voz do Espírito Santo de Deus que habita naqueles que amam a Deus. O Espírito de Deus fala conosco pessoalmente e por meio da Bíblia. O conhecimento de Deus nos protege contra as tentações.

Quanto mais intimidade temos com Deus mais saberemos o caminho a seguir e saberemos qual a escolha certa. Vamos tomar uma decisão séria? Salmo 119.30 “Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças”.

❖ http://minha-heranca.blogspot.com/2015/08/certo-errado.html

1 – OBJETIVOS:

✓ Mostrar às crianças que elas podem escolher viver de maneira que agrade a Deus, não se contaminando com as coisas erradas desse mundo. ✓ Levar a criança a fazer escolhas certas

2 - QUEBRA-GELO/DINÂMICA:

2.1 -MATERIAL: Um copo com água limpa e outro sujo.

PROCEDIMENTO: Mostre às crianças um copo de água bem limpinha. Pergunte

para elas: Quem gostaria de tomar um gole? Agora mostre um copo de água suja com terra. E agora, quem gostaria de beber desta água? (Deixe as crianças responderem). Por que não? É água do mesmo jeito. É claro que está um tanto suja, mas não deixou de ser água. Bem, dá para perceber que essa água suja não serve para você, não é verdade? É porque essa água está contaminada.

MORAL: Da mesma maneira para sermos usados por Deus, não podemos

permitir contaminação, nos misturando com a sujeira do pecado.

(14)

PROCEDIMENTO: Todas as crianças devem ficar bem atentas aos seus

comandos. Quando você der um comando, as crianças devem fazer exatamente ao contrário. A criança que se confundir ou não fazer o gesto, deverá sair da roda.

COMANDOS: Agachar – Chorar – Abrir os olhos – Não orar – Não ler a Bíblia –

Não falar o versículo do dia – Não abraçar o colega – Colocar um pé para frente – Abaixar as mãos – Brigar com o colega.

MORAL: Daniel decidiu não se contaminar. Agrade a Deus fazendo o contrário

do que o mundo oferece. Assim, você será abençoado e se tornará uma criança mais inteligente e mais sábia do que todas!

3 - IDÉIAS PARA O ENSINO

http://minha-heranca.blogspot.com/2015/08/certo-errado.html

4 - CONTANDO A HISTÓRIA: TEXTO BÍBLICO: DANIEL 1

Um rei chamado Nabucodonosor atacou Jerusalém e mandou que levassem prisioneiros alguns jovens das famílias nobres, para trabalharem no seu palácio. O rei mandou que os jovens recebessem todos os dias a mesma comida e o mesmo vinho que ele, o rei, comia e bebia. Entre os escolhidos estavam Daniel, Misael, Azarias e Ananias. Daniel e seus amigos resolveram não comer a comida e beber o vinho que o rei lhes ofereceu. Comeram apenas legumes. Daniel disse: Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber. No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Deus deu aos quatro jovens um conhecimento profundo dos escritos e das ciências dos babilônios, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos. Daniel e seus amigos foram levados à presença do rei. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia. Entendendo o que significa Babilônia: (mostrar na foto de um Mapa Mundi a localização enquanto explica)

(15)

A Bíblia no livro de Apocalipse nos diz que a Babilônia é um lugar da religião falsa, que prega mentiras, engana as pessoas, tem muita sensualidade e distorce a verdade sobre Deus.

AGORA APONTE PARA O Brasil

Pois é, agora vamos vir aqui para o Brasil. Hoje nós moramos num lugar que se parece muito com a Babilônia de Daniel. Em muitas cidades de nosso país, por exemplo, existem muitas religiões falsas (pessoas que não servem a Jesus), onde o diabo engana as pessoas com muitas mentiras, onde tem muita sensualidade, e muito misticismo (cristais, bruxas, duendes, ...)

Explicar o texto: Mas sabe de uma coisa crianças, Daniel estava lá na Babilônia

e mesmo com tantas coisas ruins lá, ele e seus amigos eram de Deus e decidiram não se contaminar com as coisas erradas. Eles estavam na Babilônia, mas escolheram não fazer as coisas da Babilônia.

Então nesse texto de Daniel vemos que:

DANIEL CONSAGROU-SE A DEUS: Daniel foi um jovem que decidiu

separar-se de coisas erradas da Babilônia para viver de uma maneira que agradasseparar-se a Deus. Ele tinha um coração puro e confiava em Deus completamente. Em vez de esquecer-se de Deus e aproveitar as coisas que o rei oferecia (porque esse rei não servia a Deus), ele as rejeitou porque creu que Deus tinha um plano melhor para ele.

MAS O QUE DANIEL FEZ PARA SE CONSAGRAR A DEUS? Daniel rejeitou

comer a comida do rei, porque era oferecida aos ídolos. Daniel sabia que essa comida era contaminada, e por isso, não deveria comê-la. Hoje, doces oferecidos para santo são comidas contaminadas e você deve rejeitá-las; festas que não agradam a Deus, não devemos participar, tudo que a Bíblia diz que está errado não devemos praticar. Daniel rejeitou a comida do palácio porque era sacrificada a demônios e, portanto, contaminada. Deus se agradou da atitude de Daniel e de seus amigos; por isso deu a eles mais inteligência do que todos os sábios que trabalhavam no palácio do rei.

DANIEL FOI DIFERENTE: Daniel estava no vivendo num lugar cheio de

pecados, mas ele DECIDIU não se envolver nem se contaminar, escolheu o certo.

5 - APLICAÇÃO NA VIDA DO ADAD MIRIM:

Agora, o que nós hoje aqui no ADAD podemos aprender com a atitude de Daniel?

1) O QUE VOCÊ PODE APRENDER COM DANIEL? Daniel nos ensina que,

para viver de maneira agradável a Deus, você precisa crer que Ele tem um plano para sua vida. Somente depois disso é que você vai ter fé para rejeitar aquelas coisas que podem contaminar o seu coração. Existem muitas coisas que são contaminadas e que você deve rejeitar na sua vida? Por exemplo: comidas que são oferecidas a santos, desenhos e livros que ensinam bruxaria, feitiçaria, Halloween, Carnaval, Ideologia de gênero, amizades erradas etc... Quando você sabe que algo não agrada a Deus, mas faz assim mesmo, você está pecando.

(16)

Por isso, muito cuidado. Saiba que você sempre pode escolher viver da maneira que agrada a Deus assim como Daniel. Isso é consagração!

2) VALE A PENA ESCOLHER AGRADAR A DEUS: Daniel escolheu

separar-se de coisas impuras, por isso, Deus o abençoou todos os dias de sua vida. Daniel era jovem e viveu no meio de pessoas que não conheciam a Deus. Mesmo assim, ele se separou de coisas contaminadas. Ele fez porque amava a Deus mais do que todas as coisas. O que faz você rejeitar coisas erradas é o seu amor por Jesus. Se você amar a Jesus mais do que tudo na sua vida, você sempre vai escolher o que agrada a Deus. Sabe o que vai acontecer? Deus vai abençoar você, mais do que os outros. E todos vão perceber que as coisas dão certo para você. Esse é o sinal de que vale a pena viver de maneira diferente para agradar a Deus.

Líder ore e Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças rejeitando todo o mal do da Babilônia de hoje e ministrando poder de decisão e determinação em não se misturar nem se contaminar com esse mundo, que o ADAD saiba diferenciar o certo e o errado.

6 - MÚSICA:

https://www.youtube.com/watch?v=-c55TcJAT-A – Dia das bruxas tô fora https://www.youtube.com/watch?v=3F_jZ5dIZl0 – Eu tenho a força de Deus https://www.youtube.com/watch?v=mdPucEefKGo – Numero UM

7 - ATIVIDADE:

❖ https://anotacoesdabiblia.blogspot.com/2016/01/chamados-para-ser-obedientes-programa.html

(17)

AULA 03 – VOCÊ SE IMPORTA COM O OUTRO?

Para o líder do ADAD MIRIM: O amor ao próximo é o ensinamento mais forte

vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas ─ inclusive, nos dias de hoje. Dentre todas as lições, uma delas chama bastante atenção: a parábola do bom samaritano.Na passagem citada, Cristo destaca a atitude de um jovem que, ao passar por uma estrada, prontamente atende uma pessoa que havia sido assaltada e ferida. Mas, a lição mais profunda está justamente no fato de que outros dois homens, em momentos distintos, sequer deram atenção ao necessitado. Somente o terceiro que passava por ali ─ o samaritano ─ prestou-lhe a devida assistência e colocou em prática o amor ao próximo.

E mais: levou aquele senhor a uma hospedaria, pagou pelos serviços e ainda disse que se preciso fosse voltaria ali para arcar com outros custos necessários à recuperação daquele enfermo. Essa parábola de Jesus, embora seja contada há quase dois mil anos, nos chama a atenção pela atualidade do ensinamento: quantas vezes somos chamados ao trabalho e realmente nos empenhamos em contribuir com aqueles que mais precisam?

Certamente, o valor da história está justamente na atitude de empatia do

samaritano em ajudar o próximo. Ou seja: ele não deixou a responsabilidade

para que outro que passasse prestasse o atendimento. Não! Ele se viu convocado a contribuir e cumpriu o seu propósito. Um ótimo e inspirador exemplo para os dias de hoje, nos quais se fala tanto de empatia, mas nem sempre se esclarece o que é isso na prática.

Apesar dessa parábola nos mostrar a empatia e um exemplo prático do amor ao próximo, qual é a definição para esse termo?

O que é amor ao próximo? Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.

Atitudes de como cultivar o amor ao próximo

Tão importante quanto desenvolver esse nobre sentimento, é fazer escolhas certas e ter atitudes adequadas, que realmente gerem impacto na vida das pessoas necessitadas que cruzam o nosso caminho. Para lhe ajudar, listamos 5 atitudes que você pode adotar para transformar a vida de quem mais precisa.

(18)

1. Tenha atitude humanitária e ame o próximo

É natural que as lições cristãs nos tornem mais preparados para estender a mão a quem mais precisa e colocar em prática o ensinamento de amor ao próximo. Contudo, na rotina corrida, muitas vezes, acabamos não dando a real atenção para as oportunidades ímpares de adotar uma postura humanitária.

É por isso que colocamos essa como nossa a primeira dica. Para que você compreenda o que representa isso na prática, listamos alguns hábitos saudáveis que vale a pena cultivar para atingir esse propósito:

➢ Seja gentil com todos que cruzarem o seu caminho, pois não fazemos ideia do que se passa na vida de cada um. Um sorriso, seguido de um bom dia ou de uma atitude gentil pode representar muito para aqueles que estão à nossa volta;

➢ Respeite vagas de estacionamento e dê preferências em passagens: os locais destinados a idosos, deficientes e gestantes precisam ser dedicados àqueles que precisam. Faça valer esse direito! Se notar alguém que não tenha percebido isso, seja educado e comente com a pessoa também;

➢ Valorize a paz dentro do lar: muitas vezes temos muita paciência com os amigos de trabalho ou do nosso grupo, mas nem sempre com quem está em casa. Seja um promotor da paz dentro da sua residência. Isso é também uma atitude humanitária;

➢ Respeite o próximo: apesar das diferenças entre as pessoas, é preciso praticar o respeito pelo outro. As diferenças não existem para separar, mas sim para unir e diversificar a vida. Respeitar um pensamento, estilo de vida ou as características diferentes do outro é uma forma de amá-lo.

2. Participe de projetos sociais e potencialize o amor ao próximo

Na recomendação acima, falamos de atitudes que devemos ter durante as 24 horas do dia. Mas, já pensou em dedicar uma hora por semana ou um período maior por mês para ser voluntário em iniciativas transformadoras?

Existem inúmeras formas de fazer isso: desde vínculos regulares, em projetos sociais que demandam envolvimento frequente, até as atuações esporádicas em mutirões e ações em datas comemorativas, por exemplo.

E se a falta de tempo for o seu problema, também é possível optar pelo voluntariado digital. Nele, você pode distribuir conteúdo pelas redes sociais que divulguem iniciativas inspiradoras, para engajar voluntários ou mesmo doadores. É um trabalho também valoroso e que pode ser feito em vários momentos do dia, até mesmo de madrugada ou no final de semana.

3. Compartilhe o que faz bem

Ainda nessa onda das redes sociais, é importante exteriorizarmos (colocar para fora mesmo) aquilo de melhor o nosso coração carrega. E isso significa dizer palavras construtivas, que levem ânimo e esperança.

Nos dias de hoje, com tanto coisa ruim acontecendo, não podemos nos colocar no papel de incentivar o desânimo, soltando frases como: “ah, não tem mais jeito” ou “está tudo perdido”.

(19)

Quem tem amor ao próximo, dá valor às palavras e evidentemente sabe empregá-las com todos aqueles que cruzam o seu caminho. E isso vale também para o ambiente virtual. Afinal de contas, uma postagem nossa pode chegar onde nem imaginamos.

Por isso, transborde essa atitude humanitária de incentivo e de positividade nas redes sociais. Há um pensamento bem legal de Alziro Zarur, um radialista brasileiro, que diz: “uma palavra, pode salvar uma vida. Uma palavra pode perder uma vida”. Pense nisso!

4. Exerça o consumo consciente

Em um planeta tão interligado quanto o nosso, você já pensou que toda ação nossa tem uma reação? E isso não é diferente na relação de consumo.

Basta uma ida descontrolada ao supermercado, que podemos disparar um processo de desperdício ─ o que é um crime em um planeta com tanta gente passando fome. Dessa forma, incentive o consumo consciente: compre só o que for necessário!

Isso também significa dar atenção aos itens que temos. Não é porque foi lançado um novo smartphone, que precisamos deixar de lado aquele que está em bom funcionamento. Caso deseje trocar, doe o aparelho anterior.

Com as peças de roupas, faça a mesma coisa. Ao comprar um item novo, doe um que esteja parado no seu guarda-roupa. Assim, damos utilidade para o que não usamos mais e praticamos o amor ao próximo!

5. Apoie projetos sociais sérios

Outra maneira de fazer valer o sentimento cristão e o amor ao próximo é incentivar projetos sociais sérios e que sejam realmente transformadores. Priorize associações civis que tenham atuação consolidada, experiente e que realmente realizem atividades que gerem impacto social.

1 – OBJETIVOS:

✓ Demonstrar amor a Jesus e imitá-lo amando a todos.

✓ Levar o ADAD Mirim a cultivar o a amor ao próximo com atitudes humanitárias

2 - QUEBRA-GELO/DINÂMICA: 2.1 - DINÂMICA: Auxílio Mútuo

Objetivo: Mostrar aos alunos a importância do próximo em nossa vida. Material: Um pirulito para cada participante.

Procedimento:

O professor deve dar um pirulito para cada participante, pedir que todos se posicionem em pé e em círculo.

Deve dar os seguintes comandos:

- Todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. - O braço não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo.

(20)

Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo).

Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.

O mediador da dinâmica recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado.

Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.

Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e também que ajudando ao outro seremos ajudados.

3 - IDEIAS PARA O ENSINO:

❖ http://www.ocoracaovermelho.com/wp-content/uploads/2015/02/aula.jpg

4 - CONTANDO A HISTÓRIA:

O BOM SAMARITANO - Lucas 10. 25-37 - Referência Bíblica: Lucas 10:30-37 A Bíblia nos conta que um homem vinha da cidade de Jerusalém para Jericó, e no meio do caminho ele encontrou dois ladrões que roubaram tudo que ele tinha, bateram muito nele e deixaram o pobre homem todo machucado estendido pelo

(21)

chão, e quase morto.... Ah crianças o que será que ia acontecer com aquele homem agora? Será que alguém ia ajudar ele? Será que ele vai morrer?? Depois de algum tempo veio se aproximando alguém. Olha lá vem passando um homem pelo caminho todo pomposo, sabe quem é crianças? É um sacerdote, só que ele não parou olhou para o homem estendido no chão, mas nem ligou e o pobre homem continuou ali gemendo de tanta dor.

E agora o que será que vai acontecer, o pobre homem estava ali machucado... Ouço passos(pode se fazer barulhos de pessoas andando), esse homem com certeza vai ajudar pois este é um levita um homem muito religioso ele não vai largar o pobre homem ali sozinho quer ver... O quê!!!??? Ele também não ajudou! Esses homens estavam entristecendo a Deus pois não queriam ajudar o seu próximo que tristeza!

O tempo foi passando, até que..ploc,ploc, ploc, e um homem sobre um cavalo , era um samaritano!

Mas samaritano não gosta de judeu, a Bíblia fala que nos tempos de jesus os samaritanos não eram amigos dos judeus, eles eram que nem cão e gato será que ele vai ajudar?

Sabem crianças, aquele homem considerado não amigo desceu de seu cavalo, e quando viu o homem todo ferido sentiu muita pena dele e lhe deu de beber, o alimentou curou as suas feridas e o colocou em seu cavalo e o levou para uma pensão aonde deu muitas moedas para o dono da pensão e pediu para que o homem cuidasse muito bem daquele pobre homem até ele melhorar.

O homem que parou para ajudar ficou conhecido como bom samaritano, ele não olhou para a raça, cor, se era pobre ou rico, simplesmente ajudou!

Precisamos fazer como o bom samaritano. Você pode ser um Super samaritano colocando a bondade de Deus que há em você em ação!!!

❖ Referência:

http://ministerioinfantilpequeninosdecristo.blogspot.com.br/2011/07/histor ia-do-bom-samaritano.html

5 - APLICAÇÃO NA VIDA DO ADAD MIRIM:

E você? Como um ADAD, parte da família de Deus, se ama realmente a Deus, vai mostrar o amor dEle a outros?

Peça a Deus que o ajude a notar pessoas ao seu redor que estejam com problemas. Não importa quem sejam, Deus lhe dará poder para amá-las. Procure diariamente meios práticos de ajudar (1 João 3.18).

Na próxima semana conte como Deus o ajudou a mostrar o Seu amor aos outros.

6 - MÚSICA:

https://www.youtube.com/watch?v=hkW6LjDIkiM – O Bom Samaritano

(22)
(23)

AULA 04 – VÍCIOS E JOGOS... TÔ FORA!

Para o líder do ADAD MIRIM: Sabemos que somos de Deus, e que o mundo

todo jaz sob o Maligno (1 João 5:19). Ora vivemos em um mundo em que, para onde olhamos ou vamos, tudo em nossa volta refere-se ao maligno. Como todos sabemos, as crianças aprendem mais observando do que escutando, ou seja, qualquer atitude errada, que está criança se deparar seja nas ruas, na escola ou em sua casa pode virar um hábito e um empecilho para que Deus use está criança.

Nós líderes e pais sabemos discernir o que é certo e errado, porém uma criança com menos de 10 anos e até alguns jovens têm certas dificuldades em diferenciar ações boas das más ações.

E nossa função como orientadores cristãos é de fato, orientar nossas crianças à luz da Bíblia.

Não é uma tarefa simples, e exige muito esforço e dedicação, já que muitas crianças que frequentam o ADAD tem um relacionamento com Deus apenas 1 vez por semana.

1 – OBJETIVOS

✓ Que a criança salva assuma um compromisso de glorificar a Deus, tomando a decisão de dizer “não” a cigarros, drogas, álcool, jogos e vícios.

✓ Informar que com Jesus estamos seguros e livres do pecado, e quando aprendemos a guarda o coração procede à fonte da vida,

✓ Que o aluno compreenda que Deus é o único capaz de libertar o homem da escravidão espiritual.

2 - QUEBRA-GELO/DINÂMICA:

2.1 – Batata quente: Ligar um musica relacionada ao tema e em uma roda

passa o objeto escolhido, ao parar a “BATATA” o ADAD mirim deve falar o nome de algo que desagrada a Deus seguido pela expressão “Tô fora” . Por exemplo DROGAS,to fora!

2.2 – Coração Vazio

Preenchendo o coração (DINÂMICA E REFLEXÃO)

Essa dinâmica tem uma aplicação muito bonita. Nos faz entender que apenas Deus tem a capacidade de preencher o vazio do nosso coração.

Materiais:

* Copos descartáveis

*Objetos diversos (caneta, borracha, balas, bombons, tampinha de garrafa, moedas, etc..)

*1 caixa (para guardar todos os objetos diversos) *1 jarra com água.

(24)

DESENVOLVENDO:

Distribua os copos entre os participantes.

Em seguida, passe a caixa com os objetos entre eles, para que cada um escolha o que quiser e coloque os objetos dentro de seus copos. (é interessante a caixa conter muitos objetos, para que todos possam colocar vários itens em seus copos)

Depois que todos estiverem com seus copos cheios de objetos, pergunte a cada um o motivo da escolha de cada item. Depois que todos falarem, eles devem devolver os objetos para a caixa.

Em seguida, encha todos os copos com a água reservada na jarra (encha os copos até a boca)

Quando todos estiverem com seus copos cheios de água, aplique a reflexão.

REFLEXÃO:

Os copos representam nossos corações. Os objetos que anteriormente colocamos, são as coisas daqui da Terra que de alguma forma nos atrai, e as colocamos em nossos corações.

Podemos perceber, que por mais objetos que contenham, os copos não estavam totalmente preenchidos, alguns objetas estavam com uma parte pra fora, outros não entravam direito nos copos, e haviam espaços entre os objetos dentro do copo (partes sem preencher).

A água, representa Jesus. Com ela é diferente, o copo foi totalmente e perfeitamente preenchido. Não há nenhum espaço de ar e nenhum cantinho sem preencher.

"Só Ele tem o formato perfeito do vazio do nosso coração"

3 - IDEIAS PARA O ENSINO

3.1 –CONSEQUÊNCIAS DE ALGUNS VÍCIOS

Mostrar as consequências dos vícios, que quando uma pessoa se torna viciada, ela machuca o seu corpinho, tanto o corpinho físico como o espiritual...

✓ Vício da Gula: comer demais, seja doces, ou comida além de lesar nosso estômago pode nos tornar pessoas obesas, com problemas de coração. A menininha na segunda foto está com dor de barriga, e a última imagem mostra um homem com obesidade mórbida.

(25)

✓ Vício Moral: Fofoca. Aquela pessoa que adora falar mal da vida dos outros, e que pensa que só ela quem é importante, no final o que acontece com uma pessoa assim? Fica sozinha e sem amigos.

✓ Drogas: As drogas prejudicam muito nosso corpinho físico pois nos deixa parecendo que estamos em outro mundo, assim as pessoas fazem coisas que nem elas mesmas sabem, podem bater nas pessoas que mais amam, além de que elas ficam muito estranhas. Mostrar as fotos das mulheres. A terceira foto mostra como a aparência da mulher usuária de drogas foi mudando em DOIS ANOS! Mudando pra pior...Tudo por que ela usava drogas...

✓ Fumo - A primeira foto é o início- um amigo, um parente que oferece cigarro falando que é maneiro, que é legal... A segunda foto é uma comparação entre um pulmão de quem não fuma e o pulmão de quem fuma (explicar para as crianças onde que fica o pulmão delas) e que quando fumamos a fumaça do cigarro vai para nosso pulmão, e assim ele vai ficando escuro... escuro...

(26)

✓ Alcool:A primeira foto mostra o fígado das pessoas como ele é, ou seja, o fígado das crianças é vermelho como naquela imagem... Mostrar para as crianças em que lugar fica o fígado para elas terem uma noção, não se esqueçam...Mas, conforme a pessoa vai bebendo, ela acaba machucando o seu fígado. Já que o álcool é muito forte, então o fígado fica cheio de machucadinhos e feridas assim a pessoa fica doente (cirrose) e o fígado acaba ficando todo machucado como naquela foto...A pessoa acaba morrendo.Também não esqueçam de falar dos acidentes de trânsito que em muitas vezes a pessoa está alcoolizada.

Mas, a aula não é apenas sobre vícios. Planeje o tempo da sua aula para abordar também a questão do mau uso das tecnologias nos dias atuais.

Atualmente, estamos perdendo muitas crianças para jogos e youtuber famosos. Abaixo tem um recurso que irá ajudar a Ministrar sobre esse assunto tão importante.

1º Recurso: As pessoas do mundo inteiro estão conectadas nas redes sociais

(mostre os exemplos de rede social), elas parecem felizes e bonitas na internet, mas isso tudo é apenas uma máscara, porque no fundo lhes falta algo.

(27)

2º Recurso: Mas, existe criança que não fica o dia inteiro no celular e se

conectam a Deus. Tanto meninos como meninas podem se conectar com Deus, não precisamos de celular para ouvir a voz de Deus, basta lermos a Bíblia. Não precisamos nos preocupar com wifi para conversarmos com Deus e a bateria nunca acaba, porque para conversamos com Deus basta orarmos. Dessa forma, estaremos sempre conectados com o nosso criador.

3º- Atividade: Distribuir uma folha para as crianças. De um lado deve estar

escrito: DIGA NÃO PARA OS VÍCIOS:

e do outro lado da folha deve estar escrito: DIGA SIM PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. Deve ser deixado um espaço em branco na folha para que as crianças colem imagens relacionadas ao que está escrito de cada lado da folha.

4 - CONTANDO A HISTÓRIA:

Sugestão de que se faça um teatro com os temas tratados nesta lição, incluindo o plano da salvação no final da lição.

Teatro

Coração Fedorento

Peça infantil evangelística para ser apresentada por três palhaços.

Palhaço 3 (entra em cena muito triste. Chora em voz alta, grita. Pergunta para as crianças se elas não perceberam alguma coisa diferente depois que ele chegou.Ainda que as crianças não saibam responder ele continua chorando, Depois deum tempo entram Palhaço 1 e Palhaço 2. Se cumprimentam e logo eles percebem que alguma coisa está fedendo. Ecomeçam a tentar descobrir o que é que está fedendo.

Palhaço 1 cheira os sapatos do Palhaço 2 e cai desmaiado. O Palhaço 2 pede para que o Palhaço 1 levante os braços, ele cai pra atrás do cheiro, mais ainda

(28)

disse que não é tão forte e que o cheiro vem de outro lado. Eles entram no meio das crianças pra cheirar as crianças. Perguntam para o Palhaço 3 se ele está sentindo esse fedor. Ele cruza os braços e disfarça que não está sentindo nenhum cheiro, mas com muito medo.

O Palhaço 2 sai e pega uns pregadores de roupa e coloca no nariz.

O Palhaço 1 tenta ficar sem respirar e desmaia encima do Palhaço 3. E se queixam que assim não dá para aguentar.

Palhaço 1: Palhaço 3, você não se importa com esse fedor? Como Você faz

paraaguentar?

Palhaço 2: é mesmo! Você ta gripado? (E quando eles chegam perto do Palhaço

3 percebem que é ele que esta fedendo) (Vão longe respiram e depois vêem para falar com ele. O Palhaço 3 chora aos berros)

Palhaço 1: Quanto tempo faz que você não toma banho? Palhaço 3: Eu tomo banho todos os dias...

Palhaço 2: AHHHH Bomm!

Palhaço 3: Todos os 10 de cada mês. O 10 de fevereiro, o 10 de março, agora

faltam alguns dias para o 10 de abril!.(veja a data que for apresentar a peça)

Palhaço 2: então é isso!!!!! As crianças devem tomar banho todos os dias. Palhaço 1: (Vem com um regador de plantas e uma escova de banho e joga

água no Palhaço 3 e o escovam! Pedem para ele levantar as mãos passam a escova nas costas, etc. Depois do banho percebem que ainda está fedendo.)

Palhaço 2: Rapaz, mas o que isso, nem com um banho você parou de feder! Palhaço 1: Já sei! (Traz um desodorante) Desodorante Rexona não te

abandona!!!! (Enche o Palhaço 3 de desodorante desde os pés até a cabeça). (Depois disso ambos colocam o nariz perto para conferir se o mau cheiro sumiu e NADA!)

Palhaço 2: Eu já sei! (pega uma Qboa e tenta fazer com que o Palhaço 3 beba! CUIDADO! Pegue um litro de Quiboa vazia e limpa e faça de conta que

quer dar pra beber).

Palhaço 1: (Fica apavorado com o gesto do Palhaço 2 e o impede tirando a

Quiboa da mão dele).Você ficou maluco Palhaço 2????, Vai matar o Palhaço 3. (Enquanto isso o Palhaço 3 chora aos gritos!)

Palhaço 2: Eu já sei! Pega um extintor de incêndios e joga só um pouquinho nos

pés do Palhaço 3! (Confira antes a força do extintor e só use bem pouquinho e em ambiente aberto)

Palhaço 1: Palhaço 2 o que isso!!! O Palhaço 3 não ta pegando fogo, só está

fedendo!

Palhaço 3: UUUUUAAAAAAAA (Chora desconsolado)

Palhaço 2: Nós já fizemos de tudo, mas Nada, o cheiro não sai.

Palhaço 1: Temos que descobrir como foi que o Palhaço 3 pegou essa peste do

fedor!

Palhaço 2:Tua mãe te jogou no caminhão do lixo? (pergunta para o Palhaço 3) Palhaço 3: Nãooooooooooo (responde embirrado e bravo)

(29)

Palhaço 3: Nãooooooooo

Palhaço 2: Você (faz o barulho com a boca como se tivesse soltado um pum) Palhaço 3: Nãooooooooooooooo

Palhaço 1: Eu já sei!!!! Palhaço 2, você lembra quando a gente fedia também? Palhaço 2: É mesmo!!!! Era o nosso coração!!!!

Palhaço 1: É mesmo, agora o nosso coração está vermelhinho porque o sangue

de Jesus o lavou! (Mostra um coração pregado na camiseta de EVA, vermelhinho, os dois palhaços têm um coração vermelhinho pregado na roupa).

Palhaço 2: sim e tirou toda sujeira dele! Antes fedia, mas agora está

perfumadinho!!!

Palhaço 1: Palhaço 3, você já se arrependeu das coisas feias e dos pecados

que você fez?

Palhaço 2: Sim, você já pediu para Jesus lavar o seu coração com seu sangue? Palhaço 3: Nãooo! (com vergonha)

Palhaço 1: Deixa a gente ver o seu coração! (levanta a camisa e o coração esta

pretinho, também feito de EVA)

Palhaço 2: Puajjjjjjj é isso mesmo que está fedendo!!!! Seu coração está mais

sujo do que o lixão!!!Tem drogas, cigarros, bebidas, jogos de azar, vicio emNetflix, em celular.

Palhaço 1: é, cheio de mentiras e pecados!

Palhaço 3: é eu ando muito triste e estou arrependido, quero que Jesus limpe o

meu coração. Eu quero ter um coração vermelhinho como o de vocês! O que devo fazer?

Palhaço 1: É simples! Você deve fazer uma oração ao Senhor dizendo que está

arrependido e que quer que Jesus entre no seu coração.

Palhaço 2: Sim e pedir para que Jesus limpe o seu coração com o seu sangue! Palhaço 3: Obaaaaa, que fácil, eu vou ter um coração limpo!!!!

Palhaço 1: Repete comigo!! (faz uma oração de salvação e arrependimento)(O

coração preto é trocado por um vermelho, pode estar pregado do outro lado do coração preto, e assim é só virar, ele pode ficar pendurado no pescoço com um cordão)

Palhaço 1 e Palhaço 2: Parou de feder!! Agora está perfumado!Gloria a Deus! Palhaço 3: (pula de alegria e se joga nos braços dos outros palhaços) GLORIA

GLORIAGLORIA a Deus, Aleluia!!!!! Estou limpinhoooooo! Estou me sentindo tão bem!!!!!!

Palhaço 2: Alguma criança aqui ainda não pediu para que Jesus entre no seu

coração e o limpe? Alguém aqui quer também pedir para que Jesus entre em seu coração e deixe seu coração limpinho? Levante a mão!!! E repita comigo em voz alta... (O Palhaço 2 faz a oração com as crianças de arrependimento e convidando Jesus para entrar nos seus corações.)Os três palhaços pulam de alegria e saem felizes abraçados. Cantaruma música.

❖ Peça criada pela Pastora Gabriela de Fiúza, Ministério Boa Semente.

(30)

Somente Jesus pode nos libertar de todos pecados. Quer te libertar e libertar a sua família e seus amigos;

6 - MÚSICA:

https://www.youtube.com/watch?v=aLfaWeZhdFw – MEU CORAÇÃO ERA

SUJO

7 - ATIVIDADE:

(31)

AULA 05 – INFLUENCIADO OU INFLUENCIADOR? 1 – OBJETIVOS

✓ Desenvolver no ADAD o desejo de influenciar o mundo com uma vida exemplar demonstrando o caráter de Cristo.

2 - QUEBRA-GELO/DINÂMICA: 2.1 Dinâmica do sal

Copo = mundo

Sal= testemunha de Jesus

✓ Copo 1 - saleiro fora - não é testemunha pois não faz a diferença, não se mistura.

✓ Copo 2- saleiro dentro- não é testemunha, mesmo que até está envolvido com as pessoas, mas ainda não faz diferença

✓ Copo 3- água e sal - testemunha que faz a sua parte.

Conclusão

Devemos ter uma vida exemplar para sermos testemunhas de Jesus Cristo, não esqueça que somos humanos e falhos e, portanto, devemos sempre ter como regra básica de vida e conduta, a Palavra de DEUS, que é guia para nosso caminhar aqui na terra e luz para nosso caminho.

Atenção: O ADAD jamais conseguirá ser Sal da Terra e Luz do Mundo (Cumprir

a Sua Missão):

1- Se estiver misturada;

2- Se passar a se parecer com o mundo;

3- Se passarmos a viver pelos valores do mundo e não do Reino. 2.2 – Dinâmica da Luz

Sentados OU DE PÉ, sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente. (AVISE ANTES QUE VAI ACONTECER ALGO DIFERENTE.... E A ORDEM É QUE NÃO GRITEM.)

É confortável ficar assim?O que vocês fazem quando acaba a luz?

Vejam como a luz dessa LANTERNA brilha! (mas SEM ACENDÊ-LA). As crianças vão falar que a lâmpada não está acesa? É sem luz não adianta... vamos ver o que a bíblia diz a esse respeito.

Acender uma lanterna e lê o texto de Mateus 5:14 e 16.

Perguntas: O que quer dizer este texto? Adianta eu acender esta luz e colocá-la atrás de mim? (coloque a LANTERNA acesa atrás de você) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto? (mostre a vela) E se cada um de nós tivesse uma LANTERNA, ficaria mais claro?

Distribuir lanternas a cada participante, mas não acende. Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?

(32)

Jesus nos deu uma palavra para todas as pessoas e para todas as crianças também. Jesus disse: VOCÊS SÃO LUZ!! VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO!! EU QUERO QUE A LUZ DE VOCÊS RESPLANDEÇA PARA TODO MUNDO VER (PAIS, COLEGAS DA ESCOLA, PARENTES, VIZINHOS... NÃO ESCONDA SUA LUZ, BRILHEM CRIANÇAS! BRILHEM! QUE SEU COMPORTAMENTO GLORIFIQUE O PAPAI DO CÉU.) - O quê??? - Como é que eu vou ser luz? Vão me ligar na tomada? Vão me acender?? DÁ CHOQUE! (rsrsrs...) Nãoooo.... . Sugerir que cada um acenda a LANTERNA do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo, dizendo algo como: “Cristo te ama” " LEIA A BÍBLIA"..., cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase diferente. UM DE CADA VEZ.... EM CADA FILEIRA SE TIVER MUITAS CRIANÇAS... OU UMA PEQUENA AMOSTRA SE TIVER MUITAS CRIANÇAS E POUCAS LANTERNAS,

Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo.

Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo,(ligue a lâmpada). Ahhh... Agora sim!! Está tudo MAIS CLARO, Dá claridade, fica tudo claro. Dá pra enxergar tudo. E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz? COMO NÓS RESPLANDECEMOS?

Para nossa luz brilhar, nós precisamos estar conectados a Deus... Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando VAMOS à igreja, QUANDO ORAMOS, adoramos, louvamos eestudamos aPalavra,nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira especial, refletimos para as pessoas que estão perto de nós que temos Jesus em nossos corações.

3 - IDÉIAS PARA O ENSINO

1) Conte com objetos: coroa, cetro, véu de noiva ou anel de casamento, papel

e pena para assinar o tratado, comida para representar o jantar, correntes para prisão de Hamã.

(33)

4 - CONTANDO A HISTÓRIA: Ester – A rainha que influenciou

Vamos contar a história de uma mulher que fez a diferença porque amava a Deus. A Bíblia ensina que Ester foi uma rainha muito corajosa que salvou o povo judeu de uma grande destruição.

Ester era judia, ela era uma israelita. Ela vivia na Pérsia, em Susã, com seu primo mais velho, chamado Mordecai. Ele tinha sido levado de Jerusalém para o exílio por Nabucodonosor, rei da Babilônia, entre os que foram levados prisioneiros. Os pais de Ester morreram e seu primo a criou como filha. O rei da Pérsia precisou de uma nova rainha. Ele anunciou: “Tragam-me as mulheres mais bonitas de toda parte do meu reino”. Ester foi uma das mulheres levadas para o palácio. Quando o rei encontrou Ester, ele a escolheu para ser sua rainha. Um homem chamado Hamã era o principal ajudante do rei. Ele odiava o povo judeu. Os judeus eram o povo escolhido de Deus. Hamã queria que todos se curvassem a ele, pois era muito orgulhoso. Um dia, Mordecai se recusou a se curvar para Hamã.

Mordecai se curvaria apenas para Deus. Hamã, muito nervoso, foi até o rei e disse: “Os judeus são pessoas ruins”. O rei deveria assinar uma lei que ajudasse a nos livrar desse povo. Então o rei assinou a nova lei, mas não sabia que sua rainha era judia. O povo de Deus estava em grande perigo e a nova rainha também!

Mordecai ouviu a respeito da nova lei. Ele correu para avisar Ester: “Você precisa se salvar e também salvar todo o povo de Deus”.

Talvez Deus tenha feito você ser rainha por esta razão. Então Ester teve um plano que seria muito arriscado para ela. Ester não poderia ir até a presença do rei sem ser chamada por ele. Então, como faria? Mesmo assim, arriscou a sua vida. Ela só ficaria viva se assim que fosse falar com o rei sem ser chamada, o rei estendesse o cetro para ela. E assim aconteceu.

Ester convidou o rei e Hamã para um jantar especial. Então ela perguntou ao rei: “Por que Hamã quer se livrar de mim?” O rei ficou surpreso. Ela disse: “Eu

(34)

sou judia. Hamã o enganou para fazê-lo assinar a nova lei que pode matar todos os judeus”.

Na mesma hora, o rei disse a seus guardas: “Prendam Hamã”.

Então, o rei fez de Mordecai, primo da rainha, seu novo ajudante principal. O rei falou para a rainha Ester: “Eu farei uma nova lei que manterá você e seu povo salvos”.

Deus usou Ester para salvar o seu povo! Ester mudou o futuro da sua nação quando influenciou a decisão do Rei, ela foi muito corajosa!

5 - APLICAÇÃO NA VIDA DO ADAD MIRIM:

E nós, temos coragem para dizer que somos do povo de Deus? Falamos de Jesus para as pessoas? Fazemos as coisas boas que Deus nos ensina através da Bíblia, a Sua Palavra? Podemos seguir o exemplo de Ester! Vamos falar de Deus para nossos amigos e vizinhos, demonstrar amor para as pessoas, ajudar em tudo, respeitar os mais velhos, seguir os ensinos Bíblicos. Vamos

influenciar nossos amigos para praticarem o bem!

6 - MÚSICA:

https://www.youtube.com/watch?v=3og-zjWhl3Y – MINHA PEQUENA LUZ EU

VOU DEIXAR BRILHAR

7 - ATIVIDADE:

(35)

TEATRO “A VERDADEIRA LUZ”

- LÂMPADA ACESA:SOU A LUZ CLARA E PERFEITA!Espero que você criança

seja assim como eu que brilho, pois sou obediente a Deus - VOU A IGREJA , LEIO A BÍBLIA, ORO, PRATICO O QUE LEIO NA BÍBLIA .. SOU CHEIA DO ESPIRITO SANTO.... TENHO O FRUTO DO ESPÍRITO

- LÂMPADA FRACA: SOU LUZ FRACA.Queria ser forte, mas falta poder,

energia em mim.

Não tenho o poder do Espírito Santo,VOU A IGREJA , LEIO A BÍBLIA, ORO, MASNÃO PRATICO O QUE LEIO NA BÍBLIA....Muitas das vezes só oro e leio a bíblia durante o Culto.

- LÂMPADA APAGADA:SOU A LUZ APAGADA.Pois não tenho o brilho de

Deus.Estou afastado de Jesus. Não há luz em mim e eu sou bem triste.NÃO Vou A IGREJA, NÃO LOUVO AO SENHOR...NÃO ORO ... NÃO LEIO A BÍBLIA

- LÂMPADA OPACA: SOU A LUZ OPACA, APELIDO: LUZ SUJA.Tenho minha

vida em pecado, sou uma luz bem feiaFALO PALAVRÃO – BATO NOS AMIGOSDESOBEDEÇO AOS MEUS PAIS, FICO NERVOSO E QUEBRO TUDO, FALO MENTIRA...

- APRESENTADOR: LUZ APAGADA! VOLTE PARA JESUS!

LUZ OPACA ACEITE A JESUS COMO SEU SALVADOR, JESUS PODE TE LIMPAR DE TODO PECADO.

VOCÊS TRÊS (LUZ FRACA, APAGADA E OPACA) , PRECISAM LER A BÍBLIA, ORAR E PRATICAR O FRUTO DO ESPIRITO

(AMOR, ALEGRIA, PAZ, PACIÊNCIA, BONDADE, BENIGNIDADE, FÉ , MANSIDÃO, TEMPERANÇA)

ALÉM DE LER A BÍBLIA, ORAR, LOUVAR E ADORAR A DEUS, DEVEMOS ENSINAR AS OUTRAS PESSOAS A FAZEREM O MESMO. VAMOS INFLUENCIAR O MUNDO!

Luz acesa, ensine as crianças como RESPLANDESCER! O QUE VC FAZ? Cantam todos Juntos:MINHA PEQUENA LUZ EU VOU DEIXAR BRILHAR

(36)

AULA 06 –VOCÊ É CIDADÃO DO CÉU E DA TERRA! CONHEÇA SEUS DIREITOS E DEVERES.

Para o líder do ADAD MIRIM:Minha identidade celestial

O desenvolvimento da identidade na vida do ser humano é algo contínuo, é a base fundamental das estruturas de sustentação construídas na infância. Os pequeninos precisam aprender sobre sua identidade em Deus.

Nossas crianças estão no início desse desenvolvimento e precisamos ajuda-las nesse processo. Quanto mais conhecimento melhor.

1 – OBJETIVOS

✓ Despertar no ADAD mirim: O desejo de conhecer: quem ele é? De onde ele veio? Do que ele gosta? Para onde ele vai?

2 - QUEBRA-GELO/DINÂMICA: 2.1 - Conquistando o reino dos céus

É só levar para a sala pirulitos na quantidade exata para cada aluno e balas um número 5 x maior. Confeccionar uma placa dizendo: "Posto de Trocas – 4 balas = 1 pirulito – 1 pirulito = 5 balas"

Dar para todos os evangelistas 3 balas e informar que, para “Conquistarem o Reino dos Céus”, cada um deverá ter 1 pirulito na mão. Deixe que eles raciocinem que deverão juntar as balas e depois trocar por pirulitos, depois os pirulitos por balas e assim até obter o número exato de pirulitos para todos. Conclua que a Conquista do Reino dos Céus é individual (por isso um pirulito para cada um), mas podemos e devemos auxiliarmos uns aos outros na caminhada.

3 - IDEIAS PARA O ENSINO

Para falar sobre esse assunto com a crianças do Ministério Infantil podemos fazer uma identidade para introduzir a ideia de cidadania e os direitos e deveres que temos por ser cidadãos.

(37)

4 - CONTANDO A HISTÓRIA: 1ª Parta da aula: CIDADANIA

Explique para eles que Jesus estava no céu (República Federativa do Céu) e que Ele veio aqui para a Terra e nasceu na nação de Israel(República Federativa de Israel). No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens (João 1:1-4). E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade(João 1:14). Nessa parte da lição cole o desenho que representa Jesus no espaço da fotografia, e no local da impressão digital coloque o desenho da mão de Jesus explicando que Ele foi o único que morreu em nosso lugar. Diga a eles que nesse local da carteira de identidade normalmente colocamos nossas impressões digitais que nos fazem únicos já que, nenhuma é igual a outra mas, Jesus foi o único que morreu em nosso lugar. Que ele foi pregado na cruz por causa de nossos pecados e que Ele ainda tem as marcas dos pregos em suas mãos. Mostre a parte detrás da cédula de identidade. Explique as duas cidadanias de Jesus colando os cartazes coloridos.

Dê ênfase nos itens: onde Jesus estava? De onde Ele veio? Pra onde Ele voltou?

https://www.maramelnik.com.br/post/2018/09/05/minha-identidade-celestial

Referências

Documentos relacionados