• Nenhum resultado encontrado

Vivemos para glorificar a Deus e desfrutar Dele para sempre. Deus é glorificado em nós quanto vivenciamos sua justiça em nossas ações.

Antes da criação Ele se alegrava na imagem de sua glória na pessoa de seu filho (Jo 17.5, 24). Depois se alegrou na obra da criação e da redenção. E essa obra alegra o coração de Deus porque refletem Sua glória (Ef 1.6, 12 e 14). Ele nos criou para uma amizade (comunhão) em que através de nós sua glória é manifesta a outros que não O conhecem.

Deus e não os nossos interesses deve ser o centro da nossa vida. Vivemos para Ele e não para nós mesmos. Fomos criados para o Seu louvor, criados, sustentados, remidos, abençoados e galardoados por Ele. Qualquer outro propósito na vida que não seja a glória de Deus está fora do foco.

O texto de Paulo deixa muito claro: “comemos e bebemos para a glória de Deus. ” Trabalhamos e descansamos para a glória de Deus. Casamos e permanecemos casados para a glória de Deus. Constituímos família e educamos os filhos para a glória de Deus. O Senhor se alegra em nossas vidas como o noivo se alegra com sua noiva. Somos seus filhos herdeiros, somos herança de Deus, a menina dos olhos do Senhor, um poema em suas mãos. Então como podemos glorificar a Deus? Fazendo as coisas comuns do dia a dia para a glória do Pai (1 Co 10.31)

Todas as coisas têm um significado quando as fazemos por meio de Deus e para a sua glória. Comer, beber, trabalhar, estudar ou qualquer outra coisa torna-se um louvor para a glória do Pai, quando compreendermos que fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras. Quando praticamos as boas obras para as quais fomos formados, o nome de Deus é glorificado.

Exemplificando: O agricultor no campo semeia, rega e colhe para a glória de Deus. O professor ensina para a glória de Deus. O médico cuida de seus pacientes para a glória de Deus. O comerciante vende seus produtos e atente os seus clientes para a glória de Deus. Não podemos fazer diferença entre o zelo que prestamos a Deus em nosso dia a dia (trabalho, escola, casa, em família, etc.) de quando nos reunimos para adorá-lo no nosso núcleo do ADAD. Lembre- se fomos criados para o Seu louvor!

Oferecendo nosso corpo como instrumento para glória de Deus (1 Co 6.20). “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1 Co 6.20).

Ao sermos libertos da escravidão do pecado, os membros do nosso corpo deixam de ser instrumentos de iniquidade para ser instrumentos de justiça (Rm 6.13). O nosso corpo ao invés de ser um poço para o pecado passa a ser templo do Espírito Santo, habitação do Deus vivo. O nosso corpo não foi criado para a impureza, mas para a santidade:

“Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” (Hb 12:28)

Temos o privilégio de desfrutar de tudo o que Deus criou para o seu louvor, não podemos esquecer deste detalhe: “Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” (1Tm. 6.17-19) Vivendo para abençoar outras pessoas “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus” (2 Co. 4.15).

Deus é glorificado em nós quando expressamos a compaixão de Cristo pelas pessoas. Deus ama, socorre, consola e anima as pessoas por meio de nós. Somos o corpo de Cristo em ação na terra. Quando as pessoas tributam a Deus ações de graças pelo bem que lhe fazemos, isso traz glória ao nome de Deus. Jesus foi muito claro em seu ensino no sermão do monte, quando afirmou: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.16).

Precisamos demonstrar afeição a Deus através de nossos atos diários. Ter em nosso coração alegria em adorá-lo, estar atento com as coisas de Deus e não cessar de falar do Seu doce nome. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Co 10.31).

Fonte consultada:

❖ BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997. ❖ Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Jaciara da Silva

1 - OBJETIVOS

- Levar o ADAD MIRIM a entender que tudo que formos fazer, seja comer, beber, trabalhar, estudar, enfim, TUDO na nossa vida tem que ser feito para glória de Deus. Jesus nos ensinou que Ele glorificou a Deus quando cumpriu com o propósito que Deus tinha pra Ele.

2 - QUEBRA-GELO/ DINÂMICA

Sabemos que tem dias que as crianças estão com a corda toda. Para esses dias inventei a técnica dos cartões (como juiz de futebol).

Cada cartão de uma cor simboliza uma ação. Exemplos:

Cartão azul = ESTÁTUA

Cartão amarelo o= DAR UMA GARGALHADA Cartão vermelho = PARE

Cartão preto = ABAIXAR

Cartão rosa = VOZ "INVISÍVEL" (SEM SOM) Cartão branco= DAR UM ABRAÇO

Funciona muito, exemplo estamos andando em fila de repente levanto o cartão azul, imediatamente todos ficam estátuas. É um barato eles adoram e ficam mais calmos. Espero que estes exemplos possam auxíliar vocês também. Vocês poderão escolher os comandos.

3 – HISTÓRIA – Apresentação com Fantoches

LELECA CONECTADA COM DEUS - Personagens: Leleca, Gabi (a tia), Inimigo (voz das más sugestões), Espírito (voz das boas sugestões).

Leleca: Oi, crianças, tudo bem? (Crianças) Gabi: E com você Leleca, tudo bem?

Leleca: Ah tia, eu estou muito bem, principalmente agora que minha mãe

colocou internet lá em casa. Era só o que tava faltando pra ficar tudo ótimo. Eu to me divertindo muito, e eu fiz muitos amigos.

Gabi: Foi mesmo? É muito bom fazermos novos amigos. Você devia ter

chamado seus amigos para o ADAD.

Leleca: Ah tia, mas eu chamei eles estão todos aqui, não consigo me separar

deles um minuto.

Gabi: Então, chama eles pra gente conhecer também. Leleca: Espera aí tia.

(Leleca tira o pano da mesa ao lado e mostra seus amigos: tv, computador, celular, vídeo game, etc. Aparece também uma pessoa vestida de preto que vai falar pelos objetos).

Leleca: Olha pessoal, esses aqui são meus amigos.

(Pessoa de preto representado o Inimigo, faz cara de satisfação e bate palmas, coloca a figura da televisão no pescoço).

Leleca: Essa aqui é a televisão, super amiga, passo horas com ela. Gabi: Hum. Como vocês ficaram amigas?

Inimigo: Ah! Eu vou contar como elas ficaram amigas... Uma vez a Leleca queria

muito assistir um filme de terror que ia passar bem tarde, mas a mãe dela não deixou aí a Leleca foi lá escondido e assistiu o filme todo, viu como ela é corajosa!

Gabi: Não, mas isso se chama desobediência e Deus fica muito triste quando

alguém não obedece, e desobediência só traz coisas ruins.

Leleca:É... (Faz cara de arrependida). Tia, sabe que agora eu pensei melhor,

isso é verdade porque quando foi depois eu nem consegui dormir e tive um pesadelo horrível.

Inimigo: Mas Leleca, você não pode deixar de ser amiga da televisão, você vai

ficar sozinha.

Gabi: Não, você não vai ficar sozinha, porque eu tenho uma amiga muito

especial, e eu tenho certeza que você também vai gostar dela... (aparece pessoa de branco representando o Espírito Santo, tira também um pano e mostra a Bíblia) Deixa eu te apresentar a melhor companheira de todas as horas: a Bíblia!

Espírito: Oi pessoal! Está e a Bíblia, a Palavra de Deus. Com ela você vai

conhecer sabe quem??? A Deus!!! O melhor amigo de todos. Eu vou te ensinar como você ser uma criança vitoriosa, e corajosa de verdade.

Leleca: Nossa, tia. Parece ser interessante! Eu vou conhecer a Deus!

Gabi: Sim. E você também vai viajar no tempo e conhecer todas as pessoas que

foram amigas de Deus. Com certeza, você não vai se sentir sozinha.

Leleca: Que legal... (Leleca ouve um barulho de mensagem do computador) Ah,

tia, só um minuto! Meu outro amigo tá me chamando. Ahhh, não acredito! Que fofoca! Eu vou curtir! Olha tia, minhas redes sociais são cheias de seguidores. Esse é um amigão.

(Inimigo faz cara de alegria, faz sinal de legal e coloca placa do computador com o ícone de redes sociais)

Gabi:Leleca! Você vai curtir uma fofoca!!! Que feio. Leleca: Mas tia, todo mundo faz isso.

Inimigo: Deixa eu explicar... É coisa simples, todo mundo entra no perfil do outro

e fica sabendo tudo da vida do outro, é legal! Daí você entra no perfil do amigo de um amigo seu que quer te convidar para uma festa de outro amigo dele... e aí... só curtição! Né Leleca? Você inventa uma mentirinha para sua mãe e aí, vamos para a festa!

(Leleca faz cara de animada)

Gabi:Leleca, presta atenção! Esse seu amigo aí faz você MENTIR??? Leleca: Mas eu não menti, não... Mas fico com muita vontade de... Gabi: E o que você acha? Isso tá certo?

Leleca: Não... (cara de arrependida). Eu sei que é errado enganar as pessoas. Gabi: Então, deixa esse falso amigo pra lá. Eu quero te apresentar uma nova

amiga: a oração.

Espírito: Esta é a oração. Através da oração você fica conectado com Deus!

Você fala e escuta Deus falar com você. Ele vai te mostrar aquilo que é bom e aquilo que é mal. Assim você não vai cair em nenhuma armadilha do inimigo.

Leleca: Tia, com a oração eu posso ficar conectado com meus amigos?

Gabi: Sim, Leleca. Ao invés de você tá fofocando com eles, você pode orar por

eles, para que eles também conheçam a vontade de Deus para suas vidas.

Leleca:Huum... Tô entendendo. É verdade tia, as vezes eu fico muito chateada

e triste quando as pessoas escrevem bobagens na minha rede social, prefiro nem lê-las. Eu também me sinto muito só quando desligo o computador, minha alegria dura pouco.

Gabi: Pois é, Leleca. Conectada com Deus através da oração, você pode ficar

o dia inteiro na Sua Presença, a conexão nunca cai!

Leleca: Que legal! Agora tenho uma nova amiga que me faz bem de verdade.

(Inimigo fica com raiva.)

Leleca: Ah, tia. Deixa eu te mostrar meu outro amigo... (Pega o celular e coloca

os fones de ouvido). Olha tia, o que eu ganhei!!! Dá pra ouvir muitas músicas, tem joguinhos e... olha, minha música favorita! Apagando está, apagando está! (Leleca canta e dança empolgada)

Gabi: (coloca as mãos na cabeça com cara de desespero) Apagando o quê? Leleca: é a música, tia, do "apagando está" tem até aquela dancinha...

Gabi: Ah, sei. Apagando está o seu juízo! Leleca! Você nem sabe o que está

cantando!

Inimigo: Ah... Leleca! Não liga não. Você gosta tanto de cantar e dançar. Você

vai ficar sem fazer o que você gosta? Aprenda com eles a ser uma garota descolada, cheia de atitude.

Gabi: Você sabia que muitas dessas músicas trazem ensinamentos que estão

fora da Palavra de Deus? Existem muitas músicas que ensinam as crianças a serem sensuais, a serem respondonas, atrevidas, mal educadas, rebeldes, e mostram isso como se fossem coisas boas. Mas na verdade é engano.

Leleca: Hum... é verdade, tia. Outro dia eu queria vestir uma roupa bem curtinha

só pra parecer com aquela cantora que era namorada do Justin Bierber. Como é o nome dela mesmo?... (vira para as crianças e vê se alguma responde Selena Gomez) Aaah, tá por dentro, hein?... Pois é tia a Selena Gomez. Mas graças a Deus que minha mãe não deixou. Mas tia... o que eu vou ouvir, então?

Gabi: Deixa eu te apresentar seu novo amigo: o louvor! Leleca: Louvor?

Espírito: Sim! O Louvor são canções entoadas ao Deus Criador de todas as

coisas. Eles ensinam sobre Deus, alegra nosso coração, traz esperança, proclama a VERDADE e só nos ensinam coisas boas.

Gabi: E você pode cantar e dançar a vontade pois o louvor alegra o coração de

Deus.

Leleca: Uau! Fiquei morrendo de vontade de colocar muitos louvores no meu

celular. Você tem uns aí tia?

Gabi: Tenho sim, vários. Depois eu te passo.

Leleca:Tá bom... (sorriso) Tia, olha a hora. O culto já deve ter começado! Vou

guardar minhas coisas... Mas olha aqui quem ficou ligado! Meu vídeo game. Vixi! Deixei no pause, ahh, eu tenho que passar dessa fase se não vou perder o jogo todinho. Tia, espera só um minutinho.

Gabi:Tá bom. (Olha para o relógio)

Leleca: Vai... vai... Mata ele... Isso... Se abaixa... Pega a arma... rápido, rápido...

Eeee... Mateeeeeeiiiiii!!! UUUUuuuuh! Matei todo mundo, passei, passei! (O inimigo fica torcendo junto com a Leleca)

Inimigo: Parabéns, Leleca! Você é a melhor! Veja quanto sangue no jogo! Muito

bem! Tem que matar todo mundo mesmo! Parabéns! Esse é seu amigo e esse você não troca, certo? Porque é muito legal. E mais tarde tem mais.

Gabi: LELECA! Matou quem??? Que horrível!

Leleca: Não tia, é só no jogo. Mas dá vontade de sair por aí e tá, tá, tá, tá... Gabi: Que triste Leleca! Você viu o que você acabou de dizer?

Leleca: Ah, tia... só falei por falar.

Gabi: Mas nossas palavras tem poder. Nunca mais diga isso. Deus fica muito

triste quando falamos que queremos fazer coisas ruins, principalmente quando se fala em matar.

Leleca: Aaaah, nem percebi, nem lembrei de Deus quando tava jogando. Gabi: Por isso mesmo. Será que esse jogo glorifica a Deus? Olha só o que a

Bíblia diz: Portanto, quer comais ou quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31). Será que seu joguinho está sendo para a glória de Deus?

Leleca: Realmente, não está.

Gabi: O único que quer ver pessoas se matando e brigando é o Diabo. Mas eu

vou lhe apresentar a última amiga que você pode se divertir muito: a igreja.

Espírito: A igreja é o lugar de comunhão entre os irmãos, onde se reúnem para

adorar ao Senhor. É um lugar muito especial onde você ganha novos amigos que também conhecem a Deus.

Gabi: E na igreja, nós aprendemos a ser unidos. Nada de briga e nem pensar

em matar. As pessoas aprendem a amar a DEUS em PRIMEIRO lugar e ao seu próximo como a si mesmo.

Leleca: Puxa! A igreja é mesmo um lugar muito legal! Eu amo ir para a igreja,

para o ADAD.

Gabi: Então Leleca. Não perca tempo com esses embaraços! Todas essas

coisas são úteis se nós utilizarmos da maneira certa, nunca colocando-as em primeiro lugar, pois o primeiro lugar no nosso coração tem que ser de DEUS.

Leleca: Ai, tia, obrigada. Tô me sentido muito melhor com esses novos amigos.

Não vou perder meu tempo com coisas que não agradam a Deus, porque eu quero ser AMIGA DE DEUS.