• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE. SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno 1º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE. SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno 1º Ano"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Manual do Aluno

(2)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

1

ÍNDICE

Boas vindas ... 2

Missão e Visão ... 3

As Sete Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie ... 3

Revelação Divina da mãe que educa o filho ... 4

Os Quatro Princípios Fundamentais da Educação da Vida ... 4

Diário de Aprendizagem ... 5

Histórico do CEEV ... 6

Orientações Gerais ... 7

Princípios e Fundamentos da Educação da Vida ... 9

Princípios da Imagem Verdadeira ... 10

1º Encontro: ... 10 2º Encontro: ... 11 3º Encontro ... 12 4º Encontro ... 13 5º Encontro ... 14 6º Encontro ... 15 7º Encontro ... 16 8º Encontro ... 16

Estudo e Orientação de Projetos Educacionais em Educação da Vida ... 17

(3)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

2

Prezado Aluno:

Parabéns pela decisão de iniciar o CEEV! Seja muito bem-vindo!

Para que seu aproveitamento seja o melhor possível, apresentamos a seguir algumas orientações, que poderão ajudá-lo no decorrer do curso.

Caso tenha outras dúvidas, por favor, sinta-se à vontade para recorrer aos orientadores. Eles terão prazer em te ajudar.

Esperamos que os seus objetivos sejam atingidos. É para isso que estamos aqui!

Um abraço. Muito obrigado!

Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

(4)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

3

Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL

DOS VALORES DA SEICHO-NO-IE

AS SETE DECLARAÇÕES ILUMINADORAS DA SEICHO-NO-IE

1. Declaramos transcender todo sectarismo religioso e, reverenciando a Vida, viver em fiel obediência à Lei da Vida. .

2. Acreditamos que a lei da manifestação da Vida é o caminho do progredir infinito eacreditamos também que é imortal a Vida que se alojada em cada indivíduo. .

3. Estudamos e publicamos a Lei da Criação da Vida para que a humanidade possa seguir o verdadeiro caminho do progredir infinito. 4. Acreditamos que o amor é o alimento da Vida e que a oração, as palavras de amor e o elogio constituem o poder criador da palavra que concretiza o amor.

5. Acreditamos que, como de filhos de Deus, possuímos, em nosso interior a possibilidade infinita epodemos atingir o estado de absoluta liberdade com o uso controlado do poder da palavra.

6. Para melhorarmos o destino da humanidade, mediante o poder criador das boas palavras, divulgamos a doutrina em livros, publicações, seminários, conferências, transmissões em rádio e TV e outros meios culturais. ..

Manual do Aluno

1º Ano

MISSÃO

Baseados no correto uso do poder da palavra, organizar movimentos educacionais que propaguem o princípio de que todo homem é filho de Deus e possui em seu interior potencialidade infinita, para construir na face da Terra laços de amor mútuo e cooperação.

VISÃO

Ser referência no setor educacional brasileiro, por meio de Propostas Pedagógicas que contribuam para a formação de uma cultura de respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus no planeta Terra e para a consolidação da paz ativa entre os povos.

(5)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

4

7. Baseados na correta filosofia da vida, no correto modus vivendi e no correto modo de educar, organizamos movimentos concretos que dominam doenças e todas as demais formas de sofrimento humano, para construir na face da Terra o Reino do Céu de amor mútuo e cooperação.

REVELAÇÃO DIVINA DA MÃE QUE EDUCA O FILHO

Muitas mães se preocupam demasiadamente com seus filhos, e consequentemente lhes transmitem vibrações mentais negativas, prejudicando-lhes a saúde e o destino. Algumas mães são tão apreensivas que não conseguem deixar seus filhos fora do alcance de sua vista, mesmo por um momento. Elas imaginam cenas em que seus filhos estão tropeçando e caindo, sendoatropelados por um automóvel, afogando-se no mar, etc. Por que não podem proceder de outra maneira? Elas se inquietam dessa maneira porque consideram suas crianças como filhos dos homens em vez de considerá-los filhos de Deus. Os filhos de Deus são criados por Deus, e os filhos dos homens são criados pelo homem. Quem pensa que seus filhos são filhos dos homens terá de viver preocupado a vida toda para criá-los. Porém, quem os considera filhos de Deus, respeita-os e cuida deles com zelo, mas sem preocupação alguma, pois sabe que Deus os está protegendo. Se alguém pensa que pode manter seus filhos vivos por meio de sua força humana, tente ficar velando por eles dia e noite sem dormir. Certamente não o conseguirá. É a força de Deus que faz as crianças viverem, mesmo enquanto os pais dormem.

(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, Vol. 14. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p.141).

OS QUATROS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO DA VIDA

1. Conscientizar a Verdade única: o homem é filho de Deus. Isso significa ter o correto conhecimento da natureza verdadeira do ser humano.

2. Persistir no método de educar contemplando e essência divina do ser humano. Segundo esse método, manifesta-se aquilo que contemplamos e, contemplar a essência divina do ser humano, é despertá-lo para a Verdade de que o mundo tridimensional é manifestação da mente.

3. Viver acreditando que existem somente Deus e o bem. O fenômeno é apenas manifestação; parece existir,mas não é existência verdadeira; o mal parece existir, mas não é existência verdadeira.

4. Conscientizar o “agora eterno” que transcende o tempo fenomênico. O agora é tudo, não existe outro momento senão o agora.

(KANUMA, Keiyo, Educação do Filho de Deus, vol. 1. 8ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2009. p. 91.)

(6)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

5

IMPORTANTE

Os alunos do Ciclo de Estudos da Educação da Vida(CEEV) que desejarem prestar exame para preletor regional ou líder da iluminação, a partir de 2017 serão submetidos a exame de proficiência, elaborado pela Superintendência das Atividades dos Preletores.

O exame de proficiência só poderá ser aplicado àqueles que tiverem concluído o 3º ano.

MATERIAL PARA A REUNIÃO DO CONSELHO DOUTRINÁRIO ORGANIZACIONAL REGIONAL SEICHO-NO-IE DO BRASIL N.º 11- 2016 (anexo 3) (Aprovado na Reunião do Conselho Doutrinário Organizacional Central de 05/10/2016 e Reunião da Diretoria da Administração Central de 08/10/2016)

MUITO OBRIGADO!

SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM

É o lugar onde você terá oportunidade de fazer o registro das impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. É nele que se escreve o que estiver sentindo, refletindo, vivenciando, os gostos e desgostos ao longo do caminho.

É a oportunidade de registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e sua relação com a prática pedagógica.

É o relato das adaptações e modificações que você estiver fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula.

É o registro da história de sua aprendizagem durante o curso e de suas consequências no seu cotidiano.

No diário, você pode escrever:

 as relações do curso com a sua experiência anterior;

 as trocas de experiências entre você e outros colegas de curso;

 outras ideias que você considere importantes.

(7)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

6

Nesse caso, é possível escrever:

 como está o seu desempenho;

 que fatos demonstram mudanças na sua prática pedagógica e em sua prática pessoal;

 como você está aproveitando as atividades do CEEV;  quais são as suas maiores dificuldades no curso;

 o que você está fazendo para superar suas dificuldades;

 que transformações ocorreram nas suas relações (com seus alunos);  se você está precisando de ajuda, e de que forma.

HISTÓRICO DO CEEV

Antes de iniciarmos o projeto do CEEV, reuniu-se na Sede Central, em meados de 2006, um seleto grupo de educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL incumbido de elaborar objetivamente os textos norteadores que traduzissem, de forma precisa, a Missão e a Visão da Associação dos Educadores. Foram quase três dias de pesquisas, debates e estudos, até chegarmos à versão final.

Feito isso, precisávamos implementar estratégias para “sermos reconhecidos como uma referência no setor educacional brasileiro”. Assim, em 2007 nasceu o CEEV – Ciclo de Estudos da Educação da Vida, a fim de, como expusemos anteriormente, fazer cumprir nossa Missão, Visão e Valores, bem como atender uma necessidade de nossa organização: capacitar e formar preletores e líderes da iluminação para atender à grande demanda de palestras e outras atividades solicitadas pelas escolas brasileiras.

A primeira turma do CEEV, composta por 35 alunos, realizou, então, seu primeiro Encontro no dia 10/03/2007, no “Centro Empresarial do Aço”, local de eminente destaque em meio a projetos arquitetônicos de vanguarda, na cidade de São Paulo.

No decorrer desse ano, pudemos presenciar o encanto dos cursistas, muitos deles professores,ao descobrirem a grandiosidade da Educação da Vida. Constatamos que o aprendizado ocorrido modificou o modo de pensar dessesprofessores-alunos que, por sua vez, transformaram a sua prática, proporcionando grande benefício às comunidades escolares onde trabalham: colegas professores, diretores, coordenadores, pais, alunos e funcionários.

Atualmente temos 52 Regionaisdesenvolvendo o CEEV. Contando com as Regionais com mais de um CEEV, temos hoje 64 localidades com aproximadamente

1295 alunos. Agora é a vez de sua Regional iniciar este projeto e consolidar um

trabalho de formação de pessoas interessadas em levar às escolas a mensagem que o homem é filho de Deus e possui capacidade infinita, para que desta forma possamos construir neste mundo laços de amor mútuo e cooperação.

(8)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

7

ORIENTAÇÕES GERAIS

Um dos grandes objetivos traçados pelos membros da Comissão de Implantação e Gestão do Ciclo de Estudos da Educação da Vida (CEEV), designada pela Comissão Executiva Central (CEC) da ASSOCIAÇÃO DOS EDUCADORES DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL, diz respeito à formação de preletores, líderes da iluminação e profissionais da educação em geral, para atuarem nas atividades desenvolvidas nas Associações Locais e Regionais, bem como em escolas, universidades, enfim, em todos os níveis do sistema educacional brasileiro. Dessa forma, colaborar para a construção de um mundo onde haja respeito às múltiplas manifestações da Vida de Deus.

Dentre os propósitos da Educação da Vida está a reeducação do adulto por meio do que denominamos “transformação vivencial”. Isso significa que só podemos compreender a Verdade e modificar algo em nossas vidas, em nossa conduta, através da prática religiosa, ou seja, da vivência. Esta reeducação é fundamental para que o educador perceba-se como Filho de Deus e eduque crianças e jovens de maneira que eles manifestem uma conduta condizente com a de um Filho de Deus.

O CEEV é um movimento educacional que promove esta reeducação: com base no uso correto do poder da palavra, seus orientadores propagam o princípio de que todo homem é Filho de Deus, possuidor de capacidade infinita, e que existe somente o BEM, criado por Deus.

Em sua estrutura, o CEEV é composto por três módulos:Princípios e Fundamentos da Educação da Vida, Princípios da Filosofia Monista da Imagem Verdadeira e Estudo e Orientação de Projetos Educacionais em Educação da Vida.

São realizados 08 (oito) encontros ao longo do ano, com datas previamente definidas. A frequência mínima para aprovação é 75%, ou seja, é necessário estar presente em pelo menos 6 (seis) encontros.

Em caso de ausência, é possível repor a aula no CEEV de outra Regional, desde que a sequência de aulas não seja alterada. Ex.: Se o aluno perdeu o 5º. Encontro, deverá repor o 5º encontro e não o 4º ou o 6º, ou qualquer outro. Como nem sempre é possível adequar essa necessidade, é muito importante comparecer a todos os encontros, a fim de que não haja prejuízo algum.

Comparecer às aulas é fundamental. Igualmente importante é fazer todas as atividades que compõem o CEEV,pois é por meio delas que será possível promover o desenvolvimento e o aprofundamento, tanto em termos teóricos como em termos práticos, em Educação da Vida.

No CEEV não são realizadas provas. A avaliação é feita por meio de trabalhos, considerando-se também a participação. Os trabalhos finais são apresentados no último encontro do ano.

No final de cada ano é possível solicitar para a Superintendência das Atividades dos Educadores o Certificado de Participação. Já o certificado de Conclusão é emitido pela Superintendência das Atividades dos Educadores no final do 3º ano, desde que o aluno tenha cumprido todas as exigências, ou seja, realizado os trabalhos solicitados e comparecido em pelo menos 75% das aulas.

(9)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

8

Nas localidades em que são firmadas parcerias com faculdades ou universidades, o certificado equivale a um curso de extensão universitária e serão emitidos por essas instituições superiores de ensino. Para saber se seu CEEV tem ou não parceria com alguma instituição de ensino superior, converse com o Coordenador do CEEV ou com o Presidente de sua Regional.

Há outras oportunidades para verificarmos a aplicação teórica e prática da Educação da Vida. Anualmente, em janeiro é realizado em Ibiúna o Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores. Esse seminário é promovido pela Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil.

Na ocasião, são realizadas práticas e cerimônias características da Seicho-No-Ie, além da realização de oficinas pedagógicas e palestras com temas concernentes à Educação da Vida. Nesse seminário é possível levar s crianças, que terão atividades adequadas a elas. Trata-se de uma grande oportunidade para iniciar o ano cuidando de aspectos espirituais e aprendendo sobre a prática da Educação da Vida.

Outras academias também promovem Seminários de Treinamento Espiritual para Educadores, que normalmente acontecem em julho, mas dependendo de outros eventos de âmbito nacional e/ou internacional podem acontecer em outros meses. Para obter informações sobre as datas dos Seminários, é possível consultar o calendário de seminários de cada academia, disponível nas Regionais ou pelo site www.sni.org.br/educadores.

Atenção: Nem todos os seminários proporcionam atividades para crianças. Consulte sempre a organização do evento para saber sobre essa possibilidade.

No âmbito das atividades do CEEV, no ano anterior ao Congresso, são realizados Fóruns Regionais, nos quais são apresentados trabalhos de alunos, selecionados pela coordenação e orientadores pela qualidade e resultados alcançados. Na ocasião, é feita uma outra seleção dos trabalhos que possuem condições básicas para serem apresentados no Congresso Latino-Americano de Educação da Vida, que também acontece a cada dois anos. No Congresso, além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do CEEV, expostos em forma de comunicação e banners, são realizadas palestras por educadores que se destacaram em sua atuação, e oficinas pedagógicas.

São essas as principais atividades e informações relativas ao CEEV. No entanto, caso você tenha outras dúvidas, ou precise de outras informações, sinta-se à vontade para perguntar a seus orientadores e/ou ao coordenador do CEEV da Regional. Se, mesmo assim, a dúvida persistir, entre em contato com a Superintendência das Atividades dos Educadores: educadores@sni.org.br ou pelo telefone: 5014-2237.

(10)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

9

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA

EDUCAÇÃO DA VIDA

Carga horária:1 encontro de 50 minutos, 6 encontros de 80 minutos e 1 encontro de

30 minutos (avaliação). .

Ementa:No curso apresentaremos os princípios que regem a Educação da Vida

enfatizando as questões de cunho filosófico-religioso, que embasam a orientação apresentada no livroA Verdade da Vida, vol. 14, e que servirão de base para a compreensão das demais obras literárias a serem estudadas ao longo do Ciclo.

.

Conteúdo:15 itens que compõem a parte PEDAGOGIA DA SECHO-NO-IE, do livro A Verdade da Vida, vol. 14.

Referência:TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, vol. 14. São Paulo,

Seicho-No-Ie, 2006.

(11)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

10

PRINCÍPIOS DA IMAGEM VERDADEIRA

Carga horária:1 encontro de 50 minutos, 6 encontros de 80 minutos e 1 encontro de

30 minutos (avaliação).

Ementa:Filosofia monista da Imagem Verdadeira – A diferença entre “existir” e “estar

manifestado” – Somente o Bem é existência verdadeira – As três práticas religiosas importantes como treinamento para realizar a Imagem Verdadeira na vida cotidiana – Meditação Shinsokan – Prática de atos de amor.

1º ENCONTRO

Tema: Filosofia monista da Imagem Verdadeira.

A. Leiamos os textos abaixo para perceber porque a diferença entre existir e estar

manifestado é chave essencial para o entendimento do que prega a Seicho-No-Ie.

 TANIGUCHI, Masaharu. Abrindo o Canal da Provisão Infinita. 3ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007, p. 141.

 A distinção entre fenômeno e Imagem Verdadeira.

 O fenômeno não é existência real e absoluta, e sim existência relativa.

 TANIGUCHI, Masaharu. A Verdadeda Vida.vol. 13. 5ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007, p. 180.

 O conflito entre o “senso de dever” e a “inevitabilidade das leis naturais”.

 Admitir o poder absoluto das “leis naturais inevitáveis” não seria o mesmo que negar a autoridade do bem?

 TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida.vol. 2, 11ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2003, p. 88.

 Como conhecer a Imagem Verdadeira do ser e do mundo.

 TANIGUCHI, Seicho. Reflexões Sobre a Vida, 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2005, p. 140.

 O que existe e o que se manifesta.

(12)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

11

B. Aos verbos existir e estar manifestadopodemos associar o conteúdo,

respectivamente, do cap.1 e do cap. 2 do Gênesis. Use como base para essa correlação:

MASAHARU, Taniguchi, A Verdade da Vida, vol. 11, 7 ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007, cap.1: O Gênesis visto através da Seicho-Seicho-no-Ie.

C. A Filosofia Monista da Imagem Verdadeira (Filosofia “Yuishin-Jissô-Ron”).

 TANIGUCHI, Masaharu. Descoberta e Conscientização da Verdadeira

Natureza Humana, 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1997, p. 98.  A essência da filosofia “Yuishin-Jissô-Ron”.

 TANIGUCHI, Masaharu. Imagem Verdadeira e Fenômeno, 3ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2008, p. 49.

Diferença entre a filosofia Yuishin-Jissô-Ron e a teoria espiritualista.

D. Consolidemos o aprendizado desse encontro estudando o caso que consta em

TANIGUCHI, Seicho. Para Realizar o Amor e a Oração, 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2001, p. 91~94.

E. Estudar para o próximo encontro a “Oração para alcançar a total liberdade e

manifestar o poder recebido de Deus”, que se encontra em TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade em Orações, vol. 2. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1998, p. 165.

2º ENCONTRO

Tema: As três práticas religiosas importantes.

As três práticas religiosas importantes: Meditação Shinsokan, leitura de livros sagrados e a prática de atos de amor e gratidão, permitem aprofundar o entendimento daquilo que foi entendido intelectualmente até o ponto de vivenciar a Verdade no cotidiano.

A. Apreendamos a importância das três práticas.

 TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a Meditação

Shinsokan, 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007, cap. 5, p. 213,.

 TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida, vol. 8, 13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016,Cap. VI,p. 193.

(13)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

12

 TANIGUCHI, Seicho. Reflexões Sobre a Vida, 1 ed. São Paulo:

Seicho-no-Ie do Brasil, 2005,p. 184.

 Vivenciar a alegria.

 Convite de Deus.

 Estar junto com Deus.

C. Estudo de caso.

 TANIGUCHI, Seicho. Aos Que Buscam a Prosperidade, 5ed revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2014, p. 60~66.

 Você conseguiu perceber as três práticas na solução dos problemas?

 É correto afirmar que o Sr. Tonozaki se reeducou e educou seu cliente?

D. Exposição dos alunos, o que aprenderam sobre a “Oração para alcançar a total

liberdade e manifestar o poder recebido de Deus”, conforme solicitado no encontro anterior (20 min).

3º ENCONTRO

Tema: Meditação Shinsokan.

A. Vamos retirar da mente a expectativa de que a Meditação Shinsokan visa uma

experiência sobrenatural.

 TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokan É Maravilhosa, 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992,Prefácio.

B. Ainda sobre o viver natural.

 TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade, vol. 3, 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2004, Cap. 20,p. 255.

C. Pratiquemos a Meditação Shinsokan.

 TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a Meditação

Shinsokan, 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007. Cap. 1, p. 23.

 TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokan é Maravilhosa, 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992. Parte 1.

D. O que é a Meditação Shinsokan.

 TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a Meditação

Shinsokan, 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007. Cap 2, p. 27.

 TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida, vol. 8, 13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016. Cap I, p. 17.

(14)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

13

 TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokan é Maravilhosa, 1ed. São

Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992. Parte 2.

E. Estudar para a próxima aula a “Oração para confirmar o sentimento de unidade

com Deus após a prática da Meditação Shinsokan”, em:

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade em Orações, vol. 2. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1998. p. 168.

4º ENCONTRO

Tema: Meditação Shinsokan – Como praticar.

A. Explicações preliminares.

 TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokan é Maravilhosa. 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992. p. 51~59.

 “Mundo de Deus” e “este mundo”.

 Praticar todos os dias durante um determinado período de tempo.

 Comece agora.

 Onde praticar.

 Evitar a escuridão.

 Não significa esvaziar a mente.

 Quando praticar.

 Traje e ambiente.

B. Postura.

 Posição do corpo.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

2007. p. 71~73.  Sentado na cadeira.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

2007.p. 80.

TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokané Maravilhosa. 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992. p. 62.

 Mãos postas.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan. 9 ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

(15)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

14

TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida.Vol. 8.13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016, p. 32~34.

 Olhos fechados.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan, 9ª Ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

2007, p. 85~86 e p. 97~99.

C. Canto Evocativo de Deus.

 TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a Meditação

Shinsokan, 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007.p. 92-98.

 TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida. Vol. 8.13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016.p. 34-35.

 TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida. Vol. 15. 5ed. 9ª impressão. São Paulo: Seicho-no-iedo Brasil. p. 89-90.

D. Exposição dos alunos sobre a “Oração para confirmar o sentimento de unidade

com Deus após a prática da Meditação Shinsokan” (20 min).

5º ENCONTRO

Tema: Meditação Shinsokan – Como praticar (cont.) A. Oração – Meditação – Respiração.

 Oração.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

2007.p. 98-104.

TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida.Vol. 8.13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016.p. 35-37.

TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida. Vol. 27. 1ed.Seicho-no-Ie do Brasil, 1992.p. 97-100.

TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokané Maravilhosa. 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992.p. 67-69.

 Respiração e Meditação.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

2007.p. 104-132.

TANIGUCHI, MasaharuA Verdade da Vida.Vol. 8. 13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016.p. 37-40.

TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokané Maravilhosa. 1 ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992.p. 69-71.

(16)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

15

 Oração pela Paz Mundial.

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a

Meditação Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil,

2007.p. 252-258.

 Lembrar da Corrente de Oração das 6, 12 e 18h.

 Canto da Grande Harmonia.

 TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a Meditação

Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007.p. 133-134.

 TANIGUCHI, Seicho. Meditação Shinsokan é Maravilhosa. 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1992.p. 72-73.

B. Informar que estamos explicando sobre a Meditação Shinsokan no seu método

básico. Mencionar as várias outras modalidades que estão em

TANIGUCHI, Masaharu. Explicações Detalhadas Sobre a Meditação

Shinsokan. 9ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007.

C. Estudar para o próximo encontro a “Oração para concretizar a Terra Pura” do

livro:

TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade em Orações.vol. 2. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 1998.p. 58.

Os alunos deverão expor o conteúdo estudado na próxima aula.

6º ENCONTRO

Tema: O amor sob a ótica da Seicho-No-Ie.

A. O amor é o reconhecimento de que “eu e os outros somos um”.

 TANIGUCHI, Masaharu. Princípio Básico da Felicidade.1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil. 2012. Cap. 1 – O amor e a unidade essencial dos seres; cap. 2 – Filosofia da unidade essencial; cap. 14 – Considerações sobre a bondade.

 TANIGUCHI, Masaharu.A Verdade da Vida. Vol. 8. 13ed, 17ª impressão revisada. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2016.p.207 (os dois últimos parágrafos do capítulo).

B. Provocar uma reflexão junto aos alunos. Vamos todos procurar firmemente

adquirir virtudes (cf. cap. 14 estudado acima). Tomemos a decisão de praticar, sem falta, pelo menos um ato de bondade por dia.

(17)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

16

C. Exposição dos alunos sobre o estudo realizado - “Oração para concretizar a

Terra Pura” (20 min).

D. Estudo dos alunos para o próximo encontro: “Oração para entrar no Mundo da

Imagem Verdadeira”, que consta em TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade em

Orações. Vol.1.32d, 38ª reimpressão. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2013.

p. 23.

7º ENCONTRO

Tema: Ampliando a capacidade de amar – para além da visão antropocêntrica.

A. Não só o ser humano, mas tudo no Universo é automanifestação de Deus.

 “Oração para entrar no Mundo da Imagem Verdadeira”, que consta em TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade em Orações.Vol. 1. 32ed, 38ª reimpressão. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2013.p. 71. “Oração para se tornar invencível”.

B. Por que o religioso deve se envolver com temas políticos e religiosos?

 TANIGUCHI, Masaharu. Meditando Sobre a Vida.1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2006., p. 71.

 A finalidade da religião é salvar o mundo e as pessoas.

C. Para a construção de uma nova civilização.

 TANIGUCHI, Seicho.Viver com Alegria. 1ed. São Paulo: Seicho-no-Ie do Brasil, 2007. Cap.I, itens 1, 2 e 3.

D. Exposição dos alunos sobre o texto recomendado no encontro anterior (20

min).

8º ENCONTRO

Avaliação participativa com duração de 30 minutos

O restante do tempo será utilizado para apresentação dos memoriais e outras produções.

(18)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

17

ESTUDO E ORIENTAÇÃO DE PROJETOS

EDUCACIONAIS EM EDUCAÇÃO DA VIDA

Carga horária:1 encontro de 50 minutos, 6 encontros de 80 minutos e 1 encontro 30 minutos.

Objetivos

 Reconhecer a escrita como instrumento de preservação da história da humanidade e de sua história de vida;

 Refletir sobre:

 a própria história, identificando as memórias significativas de sua trajetória, no processo de constituição de si mesmo.

 o renascimento da consciência homem - filho de Deus, dotado de capacidade infinita, e/ou sobre a necessidade desse renascimento.

 Identificar fatos significativos no processo de “reeducar-se para educar”, que podem contribuir com a transformação do pensar e do fazer na vida e nas práticas pedagógicas.

 Incentivar a partir do Memorial, a (re)escrita da própria história, elaboração e aplicação de projetos pertinentes aos princípios da Educação da Vida nas instituições escolares.

Específico:

A (re)construção de história do indivíduo, a partir da reflexão e apropriação dos ensinamentos da Educação da Vida. Espera-se produzir um Memorial de Formação, ou seja, uma autobiografia na qual se enfatize os fatos bons, resgtatando os valores familiares e de formação, que permeiam a própria história. Por tratar-se de um processo de autoconhecimento, é desejável que o trabalho aponte rumos para o desenvolvimento de projetos pedagógicos, no ano seguinte.

(19)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL- Manual do aluno – 1º Ano

18

Bibliografia básica

TANIGUCHI, Seicho. A escola da vida é maravilhosa,São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006

TANIGUCHI, Masaharu. Imagem Verdadeira e Fenômeno,SãoPaulo:Seicho-No-Ie do Brasil,1999

TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade,vol. 3.São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2004

TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da Vida vol.1.São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2000 TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da Vida, vol. 3. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 1999 TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da Vida, vol.8.São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2000 TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da vida. vol. 14, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da Vida, vol. 40, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil,1997 TANIGUCHI, Massanobu. Caminho de Paz pela Fé, São Paulo: Seicho-No-Ie do

Brasil,2004TANIGUCHI,Masaharu. Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza.São Paulo:

Seicho-No-Ie do Brasil, 1998.

TANIGUCHI,Masaharu. Explicações Detalhadas sobre a Meditação Shinsokan, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007

TANIGUCHI, Seicho. Meditação ShinsokanéMaravilhosa. Prefácio, p. 25

KANUMA, Keiyo. Educação do Filho de Deus. vol. 1. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007. KANUMA, Keiyo. Educação do Filho de Deus. Vol.2.São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007.

PAIVA, D. E. Memórias de Magda Soares: uma contribuição para o processo de humanização.

Disponívelem:http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/5253.htm.Datade acesso: jan/2011.

SANTOS G. C. Roteiro para elaboração de memorial. Disponível em http.// www.ufrr.br/ data de acesso: 30 de jan.2010.

TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da Vida vol. 19, São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. TANIGUCHI,Masaharu. A Verdade da Vida vol. 20, São Paulo: Seicho-No-Ie-do Brasil, 2006.

TANIGUCHI,Masaharu.A Verdade da Vida vol. 25, São Paulo: Seicho-No-Ie-do Brasil, 2009 TANIGUCHI,Masaharu.Meditando sobre a vida,São Paulo: Seicho-No-Ie, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Espécimes de tubarões Carcharhinidae, capturados em 1999 no Estado de Santa Catarina, Brasil, estavam parasitados com espécies de Trypanorhyncha Homeacanthoidea: Prionace

sujeitar a “mídia” hospedada a uma carga não usual de demanda de visitação, tais como, mas não restritas a: campanha publicitária pela mídia, lançamento de novos produtos,

Simples, a leitura fria se baseia em criar a ilusão de que você conhece a pessoa, no nosso caso a mlher, há bastante tempo e você pode fazer isso sem ao menos ter falado uma

Ao olhar da árvore VANESSA MARIA BORGES DA SILVA ARAUJO 1 Contos e Crônicas AC?. O Sacrossanto ADOLINO SILVEIRA JÚNIOR 2 Contos e Crônicas

`produtos` UNINDO A TABELA `categorias` ONDE a coluna `categoria_id` [da tabela produtos] É IGUAL a coluna `id` [da tabela categorias] ORDENADO PELO `nome` [da tabela

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma