• Nenhum resultado encontrado

Dicionario Juridico 2.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dicionario Juridico 2.pdf"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Adimplemento:

Adimplemento: ato  ato de preencher, completarde preencher, completar, cumprimento de , cumprimento de contrato.contrato. Aduzir:

Aduzir: expor (razões, provas). expor (razões, provas). Agravo:

Agravo: ofensa, dano, injúria. Recurso judicial  ofensa, dano, injúria. Recurso judicial contra uma pretensa ou real contra uma pretensa ou real injustiça, motivo graveinjustiça, motivo grave de queixa.

de queixa. Alarde:

Alarde: ostentação, jactância, aparato. Bazófia, fanfarrice. ostentação, jactância, aparato. Bazófia, fanfarrice. Alardear:

Alardear: fazer alarde de, ostentar. fazer alarde de, ostentar. Alhures:

Alhures: outro lugar. outro lugar. Aliciar:

Aliciar: atrair a si, subornar, convidar, seduzir, provocar. atrair a si, subornar, convidar, seduzir, provocar. Alteridade:

Alteridade:diferença, antônimo de identidade.diferença, antônimo de identidade. Aludir:

Aludir: referir-se, reportar-se. referir-se, reportar-se. Alusiva:

Alusiva: Sugestiva; indicativa;  Sugestiva; indicativa; Reminiscente.Reminiscente. Alvissareiro:

Alvissareiro:auspiciosos, prometedor.auspiciosos, prometedor. Alvitrar:

Alvitrar: indicar, lembrar, propor, sugerir. indicar, lembrar, propor, sugerir. Amalgama:

Amalgama: mistura de (coisas, pessoas) que forma um todo. mistura de (coisas, pessoas) que forma um todo. Amanuense:

Amanuense: história do  história do direito. Escravo romano encarregado de secretariar seu amo, porque eradireito. Escravo romano encarregado de secretariar seu amo, porque era  perito em todos os

 perito em todos os ramos de esramos de escritura. Copista; esccritura. Copista; escrevente. Direito admrevente. Direito administrativo. Empregado deinistrativo. Empregado de repartição pública que, outrora, tinha a função de

repartição pública que, outrora, tinha a função de efetivar registros, redigir correspondência oficialefetivar registros, redigir correspondência oficial ou fazer cópias.

ou fazer cópias. Anacronismo:

Anacronismo: erro  erro na datação de acontecimentos. na datação de acontecimentos. Atitude ou fato que Atitude ou fato que não esta de acordo com a não esta de acordo com a suasua época. Contrário ao que é moderno.

época. Contrário ao que é moderno. Análogo:

Análogo: em que  em que há analogia, semelhança. Comparávehá analogia, semelhança. Comparável.l. Anátema:

Anátema: expulsão do seio da igreja, excomunhão, maldição, reprovaç expulsão do seio da igreja, excomunhão, maldição, reprovação.ão. Antagônico:

Antagônico:contrário, oposto, inimigo.contrário, oposto, inimigo. Anteprojeto:

Anteprojeto: esboço de projeto. esboço de projeto. Antinomia:

Antinomia: contradição entre duas leis ou  contradição entre duas leis ou princípios. Oposição reciproca.princípios. Oposição reciproca. Antropomorfo:

Antropomorfo: que tem forma humana. que tem forma humana. Apanágio:

Apanágio: propriedade característica, atributo. propriedade característica, atributo. Aquiliana:

Aquiliana: Direito Civil.  Direito Civil. Culpa de responsabilidade civil não contratual.Culpa de responsabilidade civil não contratual. Arauto:

Arauto: na idade média, porta voz das mensagens e decisões (especialmente sobre guerra e paz) dos na idade média, porta voz das mensagens e decisões (especialmente sobre guerra e paz) dos monarcas, Mensageiro, emissário. Defensor, lutador.

monarcas, Mensageiro, emissário. Defensor, lutador. Aresto:

Aresto:acórdão; decisão dum tribunal acórdão; decisão dum tribunal considerada paradigmáticaconsiderada paradigmática.. Arguto:

Arguto: inteligente, vivo, esperto. inteligente, vivo, esperto. Arrazoar:

Arrazoar: expor; defender. expor; defender. Arresto:

Arresto: apreensão judicial de bens do  apreensão judicial de bens do suposto devedor para garantir a execução, que contra ele,suposto devedor para garantir a execução, que contra ele, acaso, se venha a promover.

acaso, se venha a promover. Assepsia:

Assepsia:

Asserção:

Asserção: afirmação,  afirmação, asseveraçãasseveração.o. Asseverar:

Asseverar: afirmar, assegurar, garantir. afirmar, assegurar, garantir. Astreintes:

Astreintes: multa diária, imposta pelo juiz ao devedor de obrigação de fazer em virtude do multa diária, imposta pelo juiz ao devedor de obrigação de fazer em virtude do inadimplemento da prestação.

(2)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

(3)

Atônito

Atônito: confuso, perturbado, tonto.: confuso, perturbado, tonto. Auspicioso:

Auspicioso: de bons auspícios, promissor. de bons auspícios, promissor. Austero:

Austero: Severo, rigoroso de caráter. Sério, grave, Escuro, sombrio. Severo, rigoroso de caráter. Sério, grave, Escuro, sombrio. Autarquia:

Autarquia:entidade pública que tem autonomia administrativa e presta serviço entidade pública que tem autonomia administrativa e presta serviço auxiliar ao estado.auxiliar ao estado. Averbação:

Averbação: declarar em  declarar em nota, registrar, anotar.nota, registrar, anotar. Aviltar:

Aviltar: tornar vil;  tornar vil; rebaixar; desonrar; humilhar; envilecerrebaixar; desonrar; humilhar; envilecer.. Axiologia

Axiologia: estudo ou teoria : estudo ou teoria dos valores.dos valores. Axioma:

Axioma: proposição e proposição evidente, máxima.vidente, máxima. Balizar:

Balizar: delimitar, determinar a grandeza de. delimitar, determinar a grandeza de. Baluarte:

Baluarte: fortaleza que resiste a qualquer assalto. Apoio, sustentáculo. fortaleza que resiste a qualquer assalto. Apoio, sustentáculo. Barretada:

Barretada: saudação com barrete ou chapéu. Mesura exagerada. Elogio desabrido. saudação com barrete ou chapéu. Mesura exagerada. Elogio desabrido. Bazófia:

Bazófia: vanglória, jactância, vaidade. vanglória, jactância, vaidade. Bicameral:

Bicameral: sistema de governo que divide o poder legislativo em duas câmaras. sistema de governo que divide o poder legislativo em duas câmaras. Blandícia:

Blandícia: carícia, meiguice. carícia, meiguice. Boçal

Boçal: estúpido, ignorante.: estúpido, ignorante. Brocardo:

Brocardo: máxima jurídica. máxima jurídica. Buril:

Buril: ferramenta de aço  ferramenta de aço com ponta oblíqua cortante usada na gravação em metal e com ponta oblíqua cortante usada na gravação em metal e madeira.madeira. Cabedal:

Cabedal: conjunto de bens materiais, financeiros ou  conjunto de bens materiais, financeiros ou intelectuais e morais de alguém.intelectuais e morais de alguém. Cabotagem:

Cabotagem: navegação costeira (entre cabos ou portos da  navegação costeira (entre cabos ou portos da mesma região).mesma região). Caserna:

Caserna: habitação de soldados, dentro do quartel  habitação de soldados, dentro do quartel ou de uma praça fortifou de uma praça fortificada.icada. Castiço:

Castiço: Legitimo; Puro. Legitimo; Puro. Castrense:

Castrense:direito militar. Diz-se dos bens adquiridos por mildireito militar. Diz-se dos bens adquiridos por militar e dos atos itar e dos atos por eles praticados, istopor eles praticados, isto é, tudo por eles pr

é, tudo por eles praticados.aticados. Cátedra

Cátedra: direito constitucional e : direito constitucional e direito educacional. Cadeira ocupada pelo papa ou pelo principaldireito educacional. Cadeira ocupada pelo papa ou pelo principal  professor de u

 professor de uma determinada dma determinada disciplina universitária. Caisciplina universitária. Cadeira. Matéria ou discdeira. Matéria ou disciplina ensinada iplina ensinada porpor um mestre ou professor; Titular de um cargo de p

um mestre ou professor; Titular de um cargo de professor obtido por concurso de títrofessor obtido por concurso de título e provas,ulo e provas, que tem liberdade, garantida pela Constituição, de comunicar seus conhecimentos no exercício do que tem liberdade, garantida pela Constituição, de comunicar seus conhecimentos no exercício do magistério, ministrando, com autonomia científica,

magistério, ministrando, com autonomia científica, sua matéria em sua matéria em escola de ensino superior.escola de ensino superior. Cerce:

Cerce: rente. rente. Cerciar:

Cerciar: cortar  cortar cerce, restringir, limitarcerce, restringir, limitar.. Chancela:

Chancela: direito administrativo. Selo  direito administrativo. Selo colocado em alguns documentos oficiais. Rubrica gravadacolocado em alguns documentos oficiais. Rubrica gravada em sinete para suprir uma assinatura oficial, a marca ou o título de uma r

em sinete para suprir uma assinatura oficial, a marca ou o título de uma repartição pública,epartição pública, autenticando determinados documentos ou atos oficiais. Ato de assinar

autenticando determinados documentos ou atos oficiais. Ato de assinar com chancela, colocando-secom chancela, colocando-se sinetes nos documentos; Selo ou rubrica (gravada em sinete) que

sinetes nos documentos; Selo ou rubrica (gravada em sinete) que atesta a origem oficial atesta a origem oficial de certosde certos documentos. Aprovaçã

documentos. Aprovação, o, apoio.apoio. Cioso:

Cioso: que zela cuidadosamente por algo a que  que zela cuidadosamente por algo a que está ligado. Invejoso.está ligado. Invejoso. Cipa:

Cipa:direito do trabalho. Sigla de direito do trabalho. Sigla de comissão internacional de prevenção de acidentescomissão internacional de prevenção de acidentes.. Claustral:

Claustral: vida monástica. vida monástica. Clausura:

Clausura:recinto fechado, vida claustral.recinto fechado, vida claustral. Clivagem:

Clivagem: propriedade que  propriedade que certos minerais têcertos minerais têm de se dividir mais fam de se dividir mais facilmente segundcilmente segundo certos planos.o certos planos. Coder:

Coder:

Cognição:

Cognição: capacidade de adquirir conhecimento. capacidade de adquirir conhecimento. Coisa julgada:

Coisa julgada: existência de sentença ou acórdão de mérito  existência de sentença ou acórdão de mérito transitado em julgado sobre a causatransitado em julgado sobre a causa  proposta em juízo.

 proposta em juízo. Coligir:

Coligir: compilar, reunir, juntar, concluir. compilar, reunir, juntar, concluir. Colimar:

Colimar:Ter em vista; pretender.Ter em vista; pretender. Comerciários:

(4)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

(5)

Confins:

Confins:limites, fronteiras. Estremo longínquo (de território), limite extremo.limites, fronteiras. Estremo longínquo (de território), limite extremo. Congênito:

Congênito:que vem do nascimento, inato.que vem do nascimento, inato. Congruente:

Congruente: diz-se de figuras que coincidem, quando superpostas. diz-se de figuras que coincidem, quando superpostas. Conjecturar ou conjeturar:

Conjecturar ou conjeturar: traçar hipóteses (sobre), supor. Considerar como provável, presumir. Ver traçar hipóteses (sobre), supor. Considerar como provável, presumir. Ver antes, prever.

antes, prever. Conotar:

Conotar: sentido translato, ou subentendido. sentido translato, ou subentendido. Cônscio:

Cônscio: que tem consciência do que faz  que tem consciência do que faz e de suas implie de suas implicaçõescações.. Conseguinte:

Conseguinte: portanto, por consequência. portanto, por consequência. Consignar:

Consignar: Assinalar;  Assinalar; registrarregistrar.. Consubstanciar:

Consubstanciar: unir para formar uma substância. unir para formar uma substância. Contencioso:

Contencioso: duvidoso, incerto. duvidoso, incerto. Contrafação:

Contrafação: adulteração, corrupção, imitação, falsificação. adulteração, corrupção, imitação, falsificação. Corifeu:

Corifeu:

Corolário:

Corolário: verdade que se  verdade que se demonstra incidentalmente, na demonstração de outra. demonstra incidentalmente, na demonstração de outra. ConsequênConsequênciacia natural. Dedução.

natural. Dedução. Corroborando:

Corroborando: Informando,  Informando, autenticandoautenticando, apoiando, legitimando., apoiando, legitimando. Cotejo:

Cotejo:comparaçãocomparação, , confrontação.confrontação. Cruento:

Cruento: em que há  em que há derramamento de sangue, sangrento, sanguinolederramamento de sangue, sangrento, sanguinolento.nto. Cum grano salis:

Cum grano salis: Locução latina. Com grão de  Locução latina. Com grão de sal. Direito processual. Prova ou afirmação recebidasal. Direito processual. Prova ou afirmação recebida como pilhéria (graça, piada, facécia).

como pilhéria (graça, piada, facécia). Data Venia:

Data Venia: locução latina. Com  locução latina. Com a devida permissão.a devida permissão. Débil:

Débil: sem vigor físico; pouco resistente. sem vigor físico; pouco resistente. Decadente:

Decadente: estado do que  estado do que está começando a se degradas, declínio.está começando a se degradas, declínio. Decágolo:

Decágolo: os dez mandamentos da lei  os dez mandamentos da lei de Deus, segundo a bíblia.de Deus, segundo a bíblia. Decisões interlocutórias:

Decisões interlocutórias: são as que decidem questões incidentes no processo. são as que decidem questões incidentes no processo. Deferir:

Deferir:atender a (o que se pede ou requer). Outorgar, conceder.atender a (o que se pede ou requer). Outorgar, conceder. Deliberar:

Deliberar: decidir; definir;  decidir; definir; determinar; resolverdeterminar; resolver.. Denotação:

Denotação: ato ou efeito  ato ou efeito de denotar, extensãode denotar, extensão.. Denotar:

Denotar:Revelar por meio Revelar por meio de notas ou de notas ou sinais. Significar, exprimir, simbolizarsinais. Significar, exprimir, simbolizar.. Deontologia jurídica:

Deontologia jurídica: filosofia do direito. Estudo dos fundamentos do direito; teoria da justiça e dos filosofia do direito. Estudo dos fundamentos do direito; teoria da justiça e dos valores jurídicos (Miguel Reale). Conjunto de princípios éticos

valores jurídicos (Miguel Reale). Conjunto de princípios éticos que norteiam a atuação do advogadoque norteiam a atuação do advogado (Geraldo Magela); ética profissional.

(Geraldo Magela); ética profissional. Deontologia:

Deontologia:filosofia do direito. Teoria dos deveres. Parte da filosofia que trata filosofia do direito. Teoria dos deveres. Parte da filosofia que trata dos princípios oudos princípios ou fundamentos das ciências éticas. Estudo dos

fundamentos das ciências éticas. Estudo dos deveres profissionais; diceologia.deveres profissionais; diceologia. Desiderato:

Desiderato: aquilo que se deseja; a que se aspira; aspiração. aquilo que se deseja; a que se aspira; aspiração. Desídia:

Desídia: direito do  direito do trabalho. Negligência, desatençãtrabalho. Negligência, desatenção ou desleixo habitual ou o ou desleixo habitual ou ocasional doocasional do empregado na execução do serviço para o qual foi

empregado na execução do serviço para o qual foi contratado. Direito processual civil. Inércia docontratado. Direito processual civil. Inércia do autor deixando escoar o

autor deixando escoar o prazo prescricional e decadencial.prazo prescricional e decadencial. Desinência:

Desinência: final de nomes e verbos que variam para indicar gênero, número, grau e pessoa. final de nomes e verbos que variam para indicar gênero, número, grau e pessoa. Despachos:

Despachos: são atos do  são atos do juiz sem conteúdo decisório, destinados a dar andamento ao juiz sem conteúdo decisório, destinados a dar andamento ao feito (impulsofeito (impulso oficial).

oficial). Despicienda:

Despicienda: desprezível. desprezível. Dessarte:

Dessarte: junção entre dessa + a palavra arte. junção entre dessa + a palavra arte. Destarte:

Destarte: por essa for por essa forma, assim, assim sendo, desse modo.ma, assim, assim sendo, desse modo. Deturpada:

Deturpada: corrompida,  corrompida, depravada, desnaturadadepravada, desnaturada.. Diapasão:

Diapasão: padrão, medida. padrão, medida. Dicotomia:

(6)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

(7)

Direção onomasiológica:

Direção onomasiológica: português jurídico. português jurídico. Direção semasiológica:

Direção semasiológica: português jurídico. português jurídico. Discriminar:

Discriminar: perceber diferenças entre,  perceber diferenças entre, distinguirdistinguir. Afastar ou tratar . Afastar ou tratar mal por mal por características étnicas,características étnicas, culturais, religiosas etc.

culturais, religiosas etc. Dissidência:

Dissidência: desavença, dissenção. Cessão. desavença, dissenção. Cessão. Dissídio:

Dissídio: dissidência, controvérsia individual ou  dissidência, controvérsia individual ou coletiva entre empregados e coletiva entre empregados e empregadoresempregadores,, submetida à justiça do trabalho.

submetida à justiça do trabalho. Dogmatismo:

Dogmatismo: atitude arrogante de  atitude arrogante de afirmação ou negação. Crença, geralmente ingênua e não crítica,afirmação ou negação. Crença, geralmente ingênua e não crítica, nas verdades e princípios

nas verdades e princípios racionais.racionais. Dolicocéfalos:

Dolicocéfalos: diz-se de, ou individuo cujo crânio, observado de cima, tem a forma oval mais diz-se de, ou individuo cujo crânio, observado de cima, tem a forma oval mais alongada.

alongada. Dolo:

Dolo: Manobra astuciosa com que alguém induz outro  Manobra astuciosa com que alguém induz outro em erro. Má-fé. Intenção consciente deem erro. Má-fé. Intenção consciente de  prejudicar ou pra

 prejudicar ou praticar um crime.ticar um crime. Draconiana:

Draconiana:história do direito.história do direito. Diz-se do conjunto de leis Diz-se do conjunto de leis promulgadas na Grécia por Drácon quepromulgadas na Grécia por Drácon que se caracterizaram pela

se caracterizaram pela excessiva severidade.excessiva severidade. Égide

Égide: defesa, proteção, amparo.: defesa, proteção, amparo. Elide:

Elide:

Emérito:

Emérito:muito versado em uma arte ou ciência.muito versado em uma arte ou ciência. Encetar 

Encetar : começar, principiar.: começar, principiar. Encíclica:

Encíclica:direito canônico. Carta circular, pontifícia dirigida aos fiéis direito canônico. Carta circular, pontifícia dirigida aos fiéis e a todo e a todo o episcopado, sejao episcopado, seja teológica, ou doutrinária,

teológica, ou doutrinária, seja disciplinar.seja disciplinar. Enfeixar 

Enfeixar : atar em feixe, juntar, reunir.: atar em feixe, juntar, reunir. Ensejo:

Ensejo:ocasião propícia, oportunidade, lance.ocasião propícia, oportunidade, lance. Epígrafe:

Epígrafe:Inscrição que se coloca sobre documento ou edifício. Título de lInscrição que se coloca sobre documento ou edifício. Título de livro ou capítulo.ivro ou capítulo. Epistemologia:

Epistemologia:estudo do grau de certeza do estudo do grau de certeza do conhecimento científico em seus diversos ramos;conhecimento científico em seus diversos ramos; estudo crítico dos princípios,

estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das hipóteses e resultados das ciências já constituídas. Tciências já constituídas. Teoria da ciência.eoria da ciência. Equidade:

Equidade: justiça  justiça natural, imparcialidade. Igualdade equivalência.natural, imparcialidade. Igualdade equivalência. Erário:

Erário:tesouro; dinheiro público; os bens oficiais. Dizia-se, tesouro; dinheiro público; os bens oficiais. Dizia-se, na antiguidade, que erário era o na antiguidade, que erário era o edifícioedifício onde se guardava o tesouro público.

onde se guardava o tesouro público. Esboroar:

Esboroar: destruir, desmoronar. destruir, desmoronar. Escorreita:

Escorreita:que tem bom aspecto; aprumado; sem defeito.que tem bom aspecto; aprumado; sem defeito. Esmerar:

Esmerar: aperfeiçoar-se. aperfeiçoar-se. Estabilidade decenal:

Estabilidade decenal: direito do trabalho. Direito direito do trabalho. Direito adquirido de empregados que conquistaram antesadquirido de empregados que conquistaram antes da nova constituição, a qual aboliu o

da nova constituição, a qual aboliu o regime da estabilidade, pois, pela legislação trabalhista, aqueleregime da estabilidade, pois, pela legislação trabalhista, aquele que completa mais de dez anos de

que completa mais de dez anos de serviço na mesma empresa não pode ser despedido senão porserviço na mesma empresa não pode ser despedido senão por motivo grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas. Em qualquer caso de motivo grave ou circunstância de força maior, devidamente comprovadas. Em qualquer caso de rescisão de contrato de trabalho, o t

rescisão de contrato de trabalho, o texto constitucional requer que haja pagamento de indenizaçãoexto constitucional requer que haja pagamento de indenização compensatória.

compensatória. Estampido:

Estampido: som forte e súbito como o da  som forte e súbito como o da denotação de arma de fogo.denotação de arma de fogo. Estanque:

Estanque:sem abertura ou fenda por onde sem abertura ou fenda por onde entra e sai entra e sai liquido. Isolado no contesto. Separado deliquido. Isolado no contesto. Separado de todos os demais.

todos os demais. Estenotipia:

Estenotipia:

Estoico:

Estoico: impassibilidade ante a dor ou  impassibilidade ante a dor ou a adversidade.a adversidade. Ética:

Ética: ciência normativa  ciência normativa dos comportamentos humanos.dos comportamentos humanos. Eugenia:

Eugenia: estudo das condições mais propícias à reprodução e melhora  estudo das condições mais propícias à reprodução e melhora da raça humana.da raça humana. Evanescente:

Evanescente:que se esvaece; que desaparece.que se esvaece; que desaparece. Ex nunc:

(8)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

(9)

absorvam mais facilmente. absorvam mais facilmente. Execrar:

Execrar: abominar, detestar, odiar. abominar, detestar, odiar. Exegese:

Exegese: explicação ou interpretação de obra literária, artística, de explicação ou interpretação de obra literária, artística, de um sonho.um sonho. Exíguo:

Exíguo: de  de pequenas proporçõepequenas proporções, diminuto, escasso.s, diminuto, escasso. Exógenos:

Exógenos:

Extrínseco:

Extrínseco: exterior, que não pertence à essência de uma coisa. exterior, que não pertence à essência de uma coisa. Facultas agendi:

Facultas agendi: Introdução ao direito. Faculdade de agir; refere-se ao direito subjetivo; diz respeito Introdução ao direito. Faculdade de agir; refere-se ao direito subjetivo; diz respeito ao poder que o titular tem de fazer valer os

ao poder que o titular tem de fazer valer os seus direitos individuais.seus direitos individuais. Fado:

Fado: destino, sorte. destino, sorte. Faina:

Faina: serviço, trabalho, tarefa, lida. serviço, trabalho, tarefa, lida. Falácia:

Falácia:qualidade ou caráter de falaz.qualidade ou caráter de falaz. Fármaco:

Fármaco:

Fausto:

Fausto: luxo, pompa. Feliz,  luxo, pompa. Feliz, venturoso.venturoso. Filigrana:

Filigrana: obra de ourivesaria, feita de fios de outro  obra de ourivesaria, feita de fios de outro ou prata delicadamente entrelaçados e soldados.ou prata delicadamente entrelaçados e soldados. Marca d'água.

Marca d'água. Filologia:

Filologia: estudo amplo da língua e  estudo amplo da língua e de seus documentos. Vde seus documentos. Verificação cientifica da erificação cientifica da autenticidade deautenticidade de textos através da comparação de

textos através da comparação de manuscritos e documentos.manuscritos e documentos. Fito

Fito: alvo.: alvo. Fortuito:

Fortuito: casual, acidental. casual, acidental. Fulcro:

Fulcro: sustentáculo, apoio, amparo, espigão sobre o qual gira  sustentáculo, apoio, amparo, espigão sobre o qual gira qualquer coisa.qualquer coisa. Governo Totalitário:

Governo Totalitário: aquele que substitui a  aquele que substitui a vontade dos governados pela dos próprios governantes.vontade dos governados pela dos próprios governantes. Grassar:

Grassar: alastrar-se, difundir-se,  alastrar-se, difundir-se, progressivamenprogressivamente.te. Gregário:

Gregário: que vive em bando. que vive em bando. Guisa:

Guisa: maneira, modo. maneira, modo. Guisa:

Guisa:Maneira, modo. À guisa de: Maneira de.Maneira, modo. À guisa de: Maneira de. Haurir:

Haurir: tirar para fora de lugar profundo. Esgotar. Sorver, colher. tirar para fora de lugar profundo. Esgotar. Sorver, colher. Hermético:

Hermético: que está completamente fechado, de modo que não deixe o ar penetrar ou escapar. O que está completamente fechado, de modo que não deixe o ar penetrar ou escapar. O que é impossível compreender seu s

que é impossível compreender seu sentido.entido. Heteronomia:

Heteronomia: condição de pessoa ou grupo que recebe de outrem a lei a que se deve submeter. condição de pessoa ou grupo que recebe de outrem a lei a que se deve submeter. Hodiernamente:

Hodiernamente: hodierno. hodierno. Hodierno:

Hodierno: dos dias de hoje, moderno. dos dias de hoje, moderno. Homonímia

Homonímia: que tem o mesmo nome.: que tem o mesmo nome. Idiário:

Idiário: procura. procura. Idílico:

Idílico: amor  amor terno e iterno e inocente, fantasioso, sonhadornocente, fantasioso, sonhador.. Ilação:

Ilação: dedução, indução, inferência. dedução, indução, inferência. Imanente:

Imanente: que existe sempre em um dado objeto ou pessoa e lhe é inseparável. que existe sempre em um dado objeto ou pessoa e lhe é inseparável. Imbuído:

Imbuído: impregnado, informado. impregnado, informado. Imemorial:

Imemorial: de que não há memória. Cujo início ou origem não são lembrados, pro muitos antigos. de que não há memória. Cujo início ou origem não são lembrados, pro muitos antigos. Imitir:

Imitir: fazer entrar, pro para dentro. Investir em. fazer entrar, pro para dentro. Investir em. Impassível:

Impassível:indiferente a. Quem não demonstra ter indiferente a. Quem não demonstra ter dor, alegrias ou desgostos.dor, alegrias ou desgostos. Implicado:

Implicado:adj. Compromissado, adj. Compromissado, responsabresponsabilizado.ilizado. Inação

Inação: ócio, inatividade.: ócio, inatividade. Inarredável:

Inarredável: firme, inabalável. firme, inabalável. Incidental:

Incidental:fortuito, aleatório, causal.fortuito, aleatório, causal. Inconcusso:

Inconcusso: firme, inabalável. firme, inabalável. Incontinente:

Incontinente:Que não Que não tem continência, Imoderado, Vtem continência, Imoderado, Voluptuosa, libidinosa, sensual, oluptuosa, libidinosa, sensual, impudico (a),impudico (a), libertino (a).

(10)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

(11)

Infenso:

Infenso: contrário, adverso. contrário, adverso. Inferir:

Inferir:deduzir pelo raciocínio.deduzir pelo raciocínio. Ínfima:

Ínfima: o mais  o mais baixo, pequeníssimo, insignificanbaixo, pequeníssimo, insignificante.te. Injunção:

Injunção: situação criada  situação criada pelas circunstâncias, obrigação.pelas circunstâncias, obrigação. Inquinam:

Inquinam: poluir, c poluir, corromper, infecorromper, infectar.tar. Insólito:

Insólito: incrível, extraordinário. incrível, extraordinário. Interregno:

Interregno: tempo que decorre entre  tempo que decorre entre dois reinados, interrupção, intervalo.dois reinados, interrupção, intervalo. Intrincado:

Intrincado: antônimo de  antônimo de claro, simples. Obscuro, confuso. Custoso de claro, simples. Obscuro, confuso. Custoso de perceberperceber.. Intrincados:

Intrincados: intrincado. intrincado. Intrínseco

Intrínseco: que está dentro de uma pessoa ou coisa e lhe é próprio, intimo.: que está dentro de uma pessoa ou coisa e lhe é próprio, intimo. Introspecção:

Introspecção: observação ou exame da vida interior  observação ou exame da vida interior pelo próprio indivíduo.pelo próprio indivíduo. Irrefragável:

Irrefragável: inegável, incontestável, indiscutível, indubitável. inegável, incontestável, indiscutível, indubitável. Iterar:

Iterar:Ator de repetir. Provocação feita ao mesmo órgão para que haja rAtor de repetir. Provocação feita ao mesmo órgão para que haja reexame do decidido.eexame do decidido. Jactância:

Jactância: vaidade, ostentação, orgulho,  vaidade, ostentação, orgulho, arrogância.arrogância. Jurigênico:

Jurigênico:

Legiferante:

Legiferante: legislador, legislativo.  legislador, legislativo. Ato ou processo de legiferar ou Ato ou processo de legiferar ou elaborar leis.elaborar leis. Liame:

Liame: o que liga ou prende, ligação, vínculo. o que liga ou prende, ligação, vínculo. Liberal:

Liberal: generoso, que é favorável a  generoso, que é favorável a liberdade política e civil, liberdade política e civil, que tem ideias avançadas, próprio deque tem ideias avançadas, próprio de cidadão livre. Partidário da liberdade política e

cidadão livre. Partidário da liberdade política e religiosa.religiosa. Lide:

Lide: demanda, ação, pleito, litígio,  demanda, ação, pleito, litígio, contenda.contenda. Liminar:

Liminar: diz-se da medida do juiz, no i diz-se da medida do juiz, no início do processo, para evitar dano irreparávenício do processo, para evitar dano irreparável ao direito quel ao direito que se alega; que constitui um

se alega; que constitui um limiar ou passagem.limiar ou passagem. Litispendência:

Litispendência: pendência de processo anterior versando sobre a mesma lide  pendência de processo anterior versando sobre a mesma lide submetida asubmetida a  julgamento.

 julgamento. Locupletar:

Locupletar: encher em  encher em demasia. Tdemasia. Tornar-se rico por ornar-se rico por meios pouco honestos.meios pouco honestos. Lócus

Lócus: posição de um determinado gene num cromossomo.: posição de um determinado gene num cromossomo. Malgrado:

Malgrado: apesar de, não  apesar de, não obstante.obstante. Matiz:

Matiz: combinação de cores diversas em tecido, pintura paisagem. Cor de alguns objetos dacombinação de cores diversas em tecido, pintura paisagem. Cor de alguns objetos da natureza, gradação de cores.

natureza, gradação de cores. Matizar:

Matizar: variar, dar cores diversas a, adornar, enfeitar. variar, dar cores diversas a, adornar, enfeitar. Máxima:

Máxima:sentença ou doutrina moral. Norma de conduta expressa por provérbio.sentença ou doutrina moral. Norma de conduta expressa por provérbio. Máxime:

Máxime: principalmente, especialmente principalmente, especialmente, sobretudo., sobretudo. Metafísica

Metafísica: estudo sistemático dos fundamentos da realidade e : estudo sistemático dos fundamentos da realidade e do conhecimento.do conhecimento. Metafísico

Metafísico: relativo a : relativo a metafísica, transcendentemetafísica, transcendente.. Minudência:

Minudência: Minúcia. Exame atento e  Minúcia. Exame atento e pormenorizado.pormenorizado. Minudente:

Minudente: Minucioso. Minucioso. Minuta de contrato:

Minuta de contrato: direito civil e  direito civil e direito comercial. direito comercial. Ajuste preliminar para a formação de umAjuste preliminar para a formação de um contrato, feito por escrito, contendo alguns pontos constitutivos de

contrato, feito por escrito, contendo alguns pontos constitutivos de seu conteúdo (clausulas ouseu conteúdo (clausulas ou condições) sobre as quais já chegaram os futuros contratantes a um

condições) sobre as quais já chegaram os futuros contratantes a um acordo, para que sirva deacordo, para que sirva de modelo ao contrato que depois realizarão, mesmo que nem todos

modelo ao contrato que depois realizarão, mesmo que nem todos os detalhes tenham sido acertados.os detalhes tenham sido acertados.  Não vincula,

 Não vincula, juridicamente, as pajuridicamente, as partes, salvo se crtes, salvo se culposa ou dolosaulposa ou dolosamente uma delas mente uma delas prejudicar aprejudicar a outra, gerando responsabilidade civil aquiliana; primeira redação de um documento sujeita a

outra, gerando responsabilidade civil aquiliana; primeira redação de um documento sujeita a revisãorevisão e aprovação. T

e aprovação. Traçado feito à vista raçado feito à vista de um terreno, no de um terreno, no levantamento de uma planta.levantamento de uma planta. Miríade ou Miríada:

Miríade ou Miríada: quantidade indeterminada, porém grandíssima. quantidade indeterminada, porém grandíssima. Mister:

Mister:urgência, necessidade. Ocupação, serviço.urgência, necessidade. Ocupação, serviço. Misteres:

Misteres: cogentes, forçosos (a),  cogentes, forçosos (a), imperativos, imprescindíveis.imperativos, imprescindíveis. Mistificar:

(12)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

(13)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Montês:

Montês: dos  dos montes, montanhês.montes, montanhês. Mormente:

Mormente: sobretudo, principalmente. sobretudo, principalmente. MP:

MP: Medida Provisória, Ministério Público. Medida Provisória, Ministério Público. Multifário:

Multifário: que se apresenta de muitos  que se apresenta de muitos modos de maneiras.modos de maneiras.  Neoliberalismo:

 Neoliberalismo: doutrina, em  doutrina, em voga nas ultimas décadas do século XX, que fvoga nas ultimas décadas do século XX, que favorece uma redução doavorece uma redução do  papel do Es

 papel do Estado na esfera ectado na esfera econômica.onômica.  Nevrálgico:

 Nevrálgico: Crucial, decisivo, determinante. Crítico. Crucial, decisivo, determinante. Crítico.  Norma agen

 Norma agendi:di: Introdução ao direito. Norma de agir; refere-se ao direito objetivo,  Introdução ao direito. Norma de agir; refere-se ao direito objetivo, conduta socialconduta social  padrão regula

 padrão regulamentada.mentada.  Norma coge

 Norma cogente:nte: imperativa, taxativa, coercitiva. Que não dá margem de autonomia ao imperativa, taxativa, coercitiva. Que não dá margem de autonomia ao sujeito.sujeito.  Norma dispositiva:

 Norma dispositiva: que dá certa margem de  que dá certa margem de autonomia ao sujeito.autonomia ao sujeito. Óbice:

Óbice: obstáculo, impedimento. obstáculo, impedimento. Obstante

Obstante: apesar de, apesar disso, contudo.: apesar de, apesar disso, contudo. Olvidar:

Olvidar: não se lembrar, esquecer-se. não se lembrar, esquecer-se. Ontologia:

Ontologia: parte da filosofia que trata do  parte da filosofia que trata do ser concebido como tendo uma natureza comuser concebido como tendo uma natureza comum que ém que é inerente a todos e a cada um dos seres.

inerente a todos e a cada um dos seres. Opulência:

Opulência: abundância de bens materiais. Luxo, fausto, Grandeza, magnificência. abundância de bens materiais. Luxo, fausto, Grandeza, magnificência. Ordália:

Ordália:ordálio.ordálio. Ordálio:

Ordálio:história do direito. Processo usado, na era história do direito. Processo usado, na era medieval, que consistia em submeter ambos osmedieval, que consistia em submeter ambos os litigantes a duras provas ou a

litigantes a duras provas ou a testes de resistência, como exposição a animais ferozes, ingestão detestes de resistência, como exposição a animais ferozes, ingestão de substância idônea para produzir alterações físicas ou psíquicas, combate corpo a corpo, banho em substância idônea para produzir alterações físicas ou psíquicas, combate corpo a corpo, banho em água fervente, marcação com ferro em brasa etc.,

água fervente, marcação com ferro em brasa etc., a fim de a fim de averiguar a inocência ou a culpa doaveriguar a inocência ou a culpa do acusado, esperando que a intervenção divina beneficiasse aquele que tivesse razão no conflito. A acusado, esperando que a intervenção divina beneficiasse aquele que tivesse razão no conflito. A  parte inocen

 parte inocente sairia ilesa dessa te sairia ilesa dessa prova. Tprova. Tratava-se do juízo de Deratava-se do juízo de Deus.us. Ostentar:

Ostentar: exibir com aparato ou com orgulho. exibir com aparato ou com orgulho. Ostracismo:

Ostracismo: banimento, afa banimento, afastamento das funstamento das funções politicas, reções politicas, repulsa, expulsãopulsa, expulsão, exclusão impos, exclusão imposta ata a alguém.

alguém. Paradigma:

Paradigma: linguagem comum.  linguagem comum. Modelo, padrão, protótipo, exemplo. Direito Modelo, padrão, protótipo, exemplo. Direito do Trabalhodo Trabalho.. Empregado cuja situação funcional na empresa serve de padrão para equiparação salarial dos Empregado cuja situação funcional na empresa serve de padrão para equiparação salarial dos demais atende

demais atendendo-se ndo-se ao princípio da isonomia, isto é, deao princípio da isonomia, isto é, desde que preenchidasde que preenchidas as seguistess as seguistes condições: a) identidade de função; b) igualdade de valor

condições: a) identidade de função; b) igualdade de valor de trabalho; c) trabalho no de trabalho; c) trabalho no mesmo local;mesmo local; d) antiguidade inferior a dois

d) antiguidade inferior a dois anos entre paradigma e equiparado; e) inexistência, na empresa, deanos entre paradigma e equiparado; e) inexistência, na empresa, de quadro organizado, havendo acess

quadro organizado, havendo acesso por o por antiguidade e merecimento.antiguidade e merecimento. Parcimônia:

Parcimônia: contenção, economia, moderação, poupança, reserva. contenção, economia, moderação, poupança, reserva. Parêmia:

Parêmia:teoria geral do direito. Provérbio, brocardo, máxima.teoria geral do direito. Provérbio, brocardo, máxima. Patente:

Patente: Aberto, franquiado, acessível. Claro, evidente. Aberto, franquiado, acessível. Claro, evidente. Percuciência:

Percuciência: qualidade de  qualidade de percuciência.percuciência. Percuciente:

(14)

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial

Cancel Anytime.

Pompa:

Pompa: ostentação, aparato. Gala, grande luxo. ostentação, aparato. Gala, grande luxo. Postulado

Postulado: princípio não demonstrado de um : princípio não demonstrado de um argumento ou teoria.argumento ou teoria. Pragmática:

Pragmática: conjunto de normas para cerimônias da  conjunto de normas para cerimônias da corte e da icorte e da igreja. Conjunto de consideraçõesgreja. Conjunto de considerações  práticas (sobre

 práticas (sobre algo),algo), conjunto de regras, formalidades, protocolo..conjunto de regras, formalidades, protocolo.. Praxe:

Praxe: Prática habitual, rotina, costume. Prática habitual, rotina, costume. Preceptor:

Preceptor: quem dá preceitos, instruções, educador quem dá preceitos, instruções, educador, instrutor. Educador particular de criança , instrutor. Educador particular de criança ouou  jovem.

 jovem. Precípuo:

Precípuo: nas linguagens comum e j nas linguagens comum e jurídica tem a acepção de: a) urídica tem a acepção de: a) essencial; fundamental; b)essencial; fundamental; b)  principal; c) preferen

 principal; c) preferencial; d) aquilo que dcial; d) aquilo que domina ou é indepeomina ou é independente dos dendente dos demais; e) especial. Direitomais; e) especial. Direito Civil. a) bem

Civil. a) bem que herdeiro necessário não precisa colacionar; vantagem legal ou testamentária a queque herdeiro necessário não precisa colacionar; vantagem legal ou testamentária a que tem direito um

tem direito um coerdeiro; c) Parte especial do espólio coerdeiro; c) Parte especial do espólio distinta da massa representativa dos bensdistinta da massa representativa dos bens hereditários. História do Direito. Bem que se podia tirar da terça para um coerdeiro, antes de sua hereditários. História do Direito. Bem que se podia tirar da terça para um coerdeiro, antes de sua divisão entre todos os coerdeiros. Direito Romano. Legado que era

divisão entre todos os coerdeiros. Direito Romano. Legado que era cumprido em primeiro lugar.cumprido em primeiro lugar. Preclusão:

Preclusão: é a  é a perda da faculdade de se praticar perda da faculdade de se praticar um ato processual.um ato processual. Preclusão:

Preclusão:Extinção de um direito que não foi praticado ou mencionado dentro do tempo hábil ouExtinção de um direito que não foi praticado ou mencionado dentro do tempo hábil ou  pré-fixado, em d

 pré-fixado, em decorrência da inaçecorrência da inação do legítimo possão do legítimo possuidor para o suidor para o seu exercício.eu exercício. Preposto:

Preposto: pessoa que  pessoa que dirige um serviço, dirige um serviço, um negócio, por deum negócio, por delegação da legação da pessoa comppessoa competente.etente. Prescrever:

Prescrever:ordenar explicita e ordenar explicita e preventivamente. Indicar como remédio. Determinar, fixar. Cair empreventivamente. Indicar como remédio. Determinar, fixar. Cair em desuso. Extinguir-se (um direito, um pena) por haver

desuso. Extinguir-se (um direito, um pena) por haver decorrido o prazo legal (prescrição).decorrido o prazo legal (prescrição). Pretor:

Pretor: na antiga Roma, magistrado que distribuía a justiça, Magistrado de alçada inferior a de juiz. na antiga Roma, magistrado que distribuía a justiça, Magistrado de alçada inferior a de juiz. Pretório:

Pretório:qualquer tribunal.qualquer tribunal. Primazia:

Primazia: prioridade. prioridade. Profícuo:

Profícuo: vantajoso, proficiente. vantajoso, proficiente. Propugnar:

Propugnar: defender (uma  defender (uma causa), combatendo. Lutarcausa), combatendo. Lutar.. Pulular:

Pulular: brotar, germinar com rapidez, ferver, agitar-se. brotar, germinar com rapidez, ferver, agitar-se. Puritana:

Puritana: homem que passa por muito austero. homem que passa por muito austero. Putativo:

Putativo: reputado como tal (sem o ser), suposto. reputado como tal (sem o ser), suposto. Querelado:

Querelado: diz-se de, ou  diz-se de, ou aquele contra quem se move ação penal de natureza privada.aquele contra quem se move ação penal de natureza privada. Querelar:

Querelar: intentar ação penal privada em  intentar ação penal privada em juízo contra alguém; queixar-se.juízo contra alguém; queixar-se. Quinhões:

Quinhões: a parte de um todo que cabe a cada um  a parte de um todo que cabe a cada um dos indivíduos pelos quais se divide, partilha,dos indivíduos pelos quais se divide, partilha, cota.

cota.

Recauchutar:

Recauchutar: reaproveitar. reaproveitar. Relegadas:

Relegadas:expatriar, banir. Pôr em segundo plano, desprezar.expatriar, banir. Pôr em segundo plano, desprezar. Relegar:

Relegar: desprezar, banir. desprezar, banir. Revés:

Revés:lado oposto ao lado oposto ao normal, avesso, Insucesso, contratempo.normal, avesso, Insucesso, contratempo. Salutar:

Salutar:ato favorável à saúde. Edificante.ato favorável à saúde. Edificante. Senda:

Senda: Atalho, trilha, vereda. Atalho, trilha, vereda. Sentença citra ou infra petita:

(15)

Start Free Trial

Cancel Anytime.

Súmula:

Súmula: pequena suma, breve resumo. pequena suma, breve resumo. Supedâneo:

Supedâneo: Base. Base. Talante:

Talante:arbítrio, vontade.arbítrio, vontade. Taquigrafia:

Taquigrafia:

Teleologia:

Teleologia: doutrina que considera a finalidade como princípio explicativo da realidade, teoria doutrina que considera a finalidade como princípio explicativo da realidade, teoria dosdos fins.

fins.

Terminologia

Terminologia: conjunto de termos duma arte ou ciência.: conjunto de termos duma arte ou ciência. Tomo:

Tomo: divisão de uma obra escrita, parte, divisão divisão de uma obra escrita, parte, divisão Tramites:

Tramites: meios apropriados à  meios apropriados à consecuçconsecução dum fim. ão dum fim. Curso de um processo segundo as regras.Curso de um processo segundo as regras. Transigência:

Transigência: conciliação, contemporização. Tolerânconciliação, contemporização. Tolerância.cia. Transigir 

Transigir : chegar a um acordo.: chegar a um acordo. Transir:

Transir: repassar, penetrar, assombrar.repassar, penetrar, assombrar. Truncar:

Truncar: separar do tronco, seccionar, mutilar separar do tronco, seccionar, mutilar. Interromper . Interromper propositalmente.propositalmente. Unívoca:

Unívoca:

Urgir:

Urgir: Ser  Ser imediatamente necessário. Estar iminente. Insistir. Compelir. Exigirimediatamente necessário. Estar iminente. Insistir. Compelir. Exigir.. Vanglória:

Vanglória: presunção infundada, jactância, vaidade. presunção infundada, jactância, vaidade. Vernáculo:

Vernáculo: Idioma próprio de um país ou de um povo.  Idioma próprio de um país ou de um povo. Língua nacionLíngua nacional. Sem mescla deal. Sem mescla de estrangeirismo.

estrangeirismo. Verossímil:

Verossímil: Provável; plausível. Similar  Provável; plausível. Similar a verdade. Que tem possibilidade de ser verídico. Quea verdade. Que tem possibilidade de ser verídico. Que  parece verda

 parece verdadeiro.deiro. Versado:

Versado: perito, experimentado. perito, experimentado. Vestíbulo:

Vestíbulo: entrada de um edifício, porta principal. entrada de um edifício, porta principal. Vicissitudes:

Vicissitudes: mudança ou diversidade de coisas que se  mudança ou diversidade de coisas que se sucedem, instabilidade das coisas.sucedem, instabilidade das coisas. Vigência:

Vigência: qualidade daquilo que é vigente, tempo durante o qual uma coisa vigora. qualidade daquilo que é vigente, tempo durante o qual uma coisa vigora. Vigor:

Vigor: força, robustez, energia. força, robustez, energia. Vilipêndio:

Vilipêndio: direito penal. Menoscabo (desestimo; menosprezo). Aviltação. Tratar com menosprezo. direito penal. Menoscabo (desestimo; menosprezo). Aviltação. Tratar com menosprezo. Desdém injurioso. Ultraje.

Desdém injurioso. Ultraje. Virada de Copérnico:

Virada de Copérnico:

Voga:

Voga:divulgação, grande aceitação, popularidade uso atual, moda.divulgação, grande aceitação, popularidade uso atual, moda. Volição:

Referências

Documentos relacionados

No Brasil, o controle de constitucionalidade é realizado de forma incidental e difusa, o que permite que qualquer juiz ou tribunal deixe de aplicar uma lei em

Uma inspeção ambiental deve abranger as condições de ocupação do vale à jusante, a qualidade da água do reservatório com especial atenção para a presença de

O trabalho objetivou avaliar a freqüência desta micose em pingüins em um centro de reabilitação de animais marinhos (CRAM), bem como pesquisar a presença de espécies de

18.1. A apólice poderá ser cancelada a qualquer tempo, mediante acordo entre a seguradora e o estipulante, respeitando o período de vigência correspondente ao prêmio pago,

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da

Realmente os animais que atingiram a pu- berdade mais jovens, demoraram mais tempo para entrar em reprodução, uma vez que os coeficientes de regressão do número de dias (lER

Portanto verifica-se o potencial de contribuir com a clínica ajudando-a a melhorar seu posicionamento orgânico no Google, de forma que pessoas interessadas em sua especialidade

O seguinte projeto monográfico procura analisar os discursos conflitantes e contraditórios presentes entre os autores que buscavam defender uma proposta estética