• Nenhum resultado encontrado

IDAAP Ano II - Edição nº de Agosto de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IDAAP Ano II - Edição nº de Agosto de 2011"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IDAAP

EDIÇÃO

pág. 5

Em destaque

e mais ainda nesta edição

vida de aposentado

GDAT: Termina no dia 29 de agosto

o prazo para envio de documentos

Justiça Federal: DEN busca o reconhecimento

de direito de pensionista

Fusão dos Fiscos: Aposentados e pensionistas

já recebem contracheques pelo Ministério da Fazenda

Encontro de Aposentados: Fundo de Mobilização

vai custear presença dos Auditores-Fiscais

Bem-Estar: Diga-me o que

comes e te direi quem és

“A gente não pode parar nunca, senão o mundo para a gente”. A frase é do Auditor-Fiscal Antonino Rezende que, mesmo aposentado há 25 anos, mantém

con-tato quase diário com ex-colegas e é considerado um líder que não vocifera, que faz a persuasão sutil, cordial, ao pé do ouvido.

Pág. 8

Ano II - Edição nº 50 - 20 de Agosto de 2011

50

DEN conclama para o encontro do

dia 31 de agosto

pág. 2 pág. 3 pág. 4 pág. 6 pág. 7

A Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco ultima os pre-parativos para o Encontro de Aposentados e Pensionistas que será realizado no dia 31 de agosto, das 9h às 18h, no Auditório Petrônio Portela do Senado, em Brasília (DF). O custeio da pre-sença de Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil será ban-cado pelo Fundo de Mobilização, decisão aprovada pela Assem-bleia Nacional Extraordinária do dia 18 de agosto. A participação do maior número possível de filiados será da maior importância para demonstrar a capacidade de mobilização e a consequente sensibilização da sociedade para a causa daqueles que dedicaram a vida profissional ao Estado brasileiro e que reivindicam direitos que assegurem dias melhores para todos.

(2)

editorial

Expediente

Perseverança

A perseverança na busca por di-reitos costuma, na maioria das vezes, trazer o resultado esperado, por isso o Sindifisco mantém lutas por anos a fio.

Em alguns estados, aposentados e pensionistas, oriundos da extinta Secretaria da Receita Previdenciária, já estão recebendo contracheques emitidos pelo Ministério da Fazenda e não mais pelo INSS. De acordo com a Coordenação-Geral de Recursos Humanos do MF, a emissão dos con-tracheques pelo órgão ocorrerá de forma gradativa, conforme a trans-ferência e o aceite das informações cadastrais e da folha de pagamento. A regularização da questão pode ser considerada uma vitória da Classe uma vez que, mesmo sendo uma exigência legal, que remonta à fusão dos Fiscos em 2007, esta transferên-cia demorou quase quatro anos a se processar e a sua consecução é de-manda antiga do Sindifisco Nacional. Dentre as batalhas atuais do Sin-dicato está a que busca a aprovação das PEC (Propostas de Emenda à Constituição) 555/06 e 270/08 que estabelecem novos direitos para os servidores federais, em especial para os aposentados e pensionistas. Pela importância das propostas e diante do fato de as matérias não serem de interesse do governo, o Sindifis-co está promovendo mobilizações – como o encontro de aposentados e pensionistas no próximo dia 31 de agosto – com o objetivo de sensibili-zar os parlamentares para a questão. O custeio da presença dos Audito-res-Fiscais da RFB no evento será bancado pelo Fundo de Mobilização. O Sindicato espera, mais uma vez, contar com o apoio de seus filiados nessa movimentação para que a so-ciedade brasileira compreenda a ne-cessidade da extinção da cobrança da contribuição previdenciária de apo-sentados e pensionistas; e do esta-belecimento de proventos integrais, com paridade, para aposentadorias por invalidez permanente. À luta!

IDAAP é uma publicação da Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional

dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).

Presidente: Pedro Delarue Tolentino Filho; 1º Vice-Presidente: Lupércio Machado Montenegro; 2º Vice-Presidente: Sérgio Aurélio Velozo Diniz; Secretário-Geral: Cláudio Márcio Oliveira

Damasceno; Diretor-Secretário: Maurício Gomes Zamboni; Diretor de Comunicação Social: Kurt Theodor Krause; 1ª Diretora-Adjunta de Comunicação Social: Cristina Barreto Taveira;

2º Diretor-Adjunto de Comunicação Social: Rafael Pillar Junior; Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Clotilde Guimarães; Diretora-Adjunta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Aparecida Bernadete Donadon Faria.

Departamento de Jornalismo

Gerente: Rodrigo Oliveira – 4359/02-DF; Editora: Thais Maria – 386-GO; Jornalistas: Ana Flávia

Câmara, Cristina Fausta, Danielle Santos e Dorivândia Ribeiro; Projeto Gráfico: Núcleo Cinco Comunicação Integrada; Diagramação: Washington Ribeiro 4613-DF; Tiragem: 9.700 Exemplares; Impressão: DRQ Gráfica e Editora.

Sede do Sindifisco Nacional

SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília/DF – Cep: 70.392-900 Fone (61) 3218-5200 - Fax (61) 3218-5201

Site: www.sindifisconacional.org.br

E-mail: den@sindifisconacional.org.br e aposentados@sindifisconacional.org.br

envio de documentos

Termina dia 29 o prazo para

GDAT

Os exequentes dos Mandados de Segurança 2000.34.00.029524-5 e 2001.34.00.024070-2 (oriundos da Receita Federal) referentes à GDAT (Gratificação de Desempenho de Ati-vidade Tributária) têm até o dia 29 de agosto para enviar a documenta-ção necessária ao prosseguimento da Ação.

Os Auditores-Fiscais incluídos na referida ação já receberam, em duas oportunidades, correspondência da Diretoria de Assuntos Jurídicos co-brando os documentos, que são: o contrato, a procuração para o es-critório Silveira Martins e Hubner Advogados, as cópias do RG, CPF e contracheque atual. Em caso de fale-cimento, os herdeiros devem enviar contrato, procuração e documentos do inventário.

Os nomes dos Auditores-Fiscais que precisam enviar a documentação podem ser conferidos na área res-trita do site do Sindifisco Nacional. Também a partir do site do Sindicato, seção “Jurídico – Principais ações – GDAT”, pode ser impressa parte dos documentos necessários.

A documentação deve ser enviada para o Sindifisco Nacional, no endere-ço: SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília-DF, CEP 70.392-900, aos cuidados da Direto-ria de Assuntos Jurídicos.

Vale ressaltar ainda que, após o dia 29 de agosto, o Sindicato não po-derá ser responsabilizado pela possí-vel extinção do processo em razão da falta de documentação. Dúvidas po-dem ser tiradas pelos telefones (61) 3218.5281, 3218-5245 ou 3218-5227.

- contrato

- procuração para o escritório Silveira Martins e Hubner Advogados - cópia do RG

- cópia do CPF - contracheque atual

Em caso de falecimento do Auditor-Fiscal integrante da ação judicial em questão:

- contrato

- procuração para o escritório Silveira Martins e Hubner Advogados - documentos do inventário

(3)

Local: Auditório Petrônio Portela no Congresso Nacional. Das 9h às 18h.

Participe!

31

Agosto

PELA APROVAÇÃO

DAS PEC

555/06

,

270/07

E

36/08

.

MOSAP

DEN busca o reconhecimento de

Justiça Federal

A DEN (Diretoria Executiva Na-cional) do Sindifisco, por meio da Di-retoria de Assuntos Jurídicos, entrou com ação ordinária na Justiça Federal do Distrito Federal objetivando que a União reconheça o direito de pensio-nistas de Auditores-Fiscais, cônjuges e filhas maiores de 21 anos, solteiras e não ocupantes de cargo público, de receber dois benefícios: uma pensão de cunho previdenciário e uma de cunho indenizatório.

A ação tem como base as leis 3373/58 e 6782/80. A primeira esta-belece o direito de recebimento de pensão civil de cunho previdenciário. A segunda estabelece que pensionis-tas de servidores públicos falecidos em virtude de acidente de trabalho, ou doenças especificadas em lei, têm

direito de pensionistas

direito à pensão especial, de caráter indenizatório.

Os Atos das Disposições Consti-tucionais Transitórias, da Constituição Federal de 1988, disciplinaram que as aposentadorias e pensões deveriam ser adequadas à última remuneração do servidor, não podendo ser infe-rior a 100%. Hoje as pensionistas que preenchem os requisitos citados recebem os 50% da pensão civil e apenas 50% da pensão especial. A ação busca corrigir a irregularidade, a fim de que percebam 100% de cada benefício.

Protocolada no último dia 4 de agosto, a ação tem por objetivo de-terminar à União que pague as duas pensões da forma prevista na Cons-tituição Federal, 100% para cada

benefício, e requer, ainda, que sejam pagos os valores correspondentes aos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação.

A DEN informa que a ação bene-ficia pensionistas filiados. Mas pensio-nistas ainda não filiados ao Sindifisco podem se filiar e requerer o direito. Para saber se atendem às especifica-ções exigidas, os interessados preci-sam observar, no contracheque, se há referência às leis 3373/58 e 6782/80, concomitantemente, que disciplinam a pensão civil e a pensão especial. Dú-vidas podem ser esclarecidas junto ao advogado da Diretoria de Assuntos de Aposentadorias e Pensões, Laer-ço Bezerra, pelo telefone (61) 3218-5262 ou e-mail aposentados@sindi-fisconacional.org.br

(4)

Fusão dos Fiscos

Aposentados e pensionistas já recebem

contracheque pelo MF

Em alguns estados, o contracheque dos Auditores-Fiscais aposentados e pensionistas, oriundos da extinta Se-cretaria da Receita Previdenciária, já está sendo emitido pelo MF (Ministério da Fazenda) e não mais pelo INSS (Ins-tituto Nacional do Seguro Social).

De acordo com a Coordenação--Geral de Recursos Humanos do MF, a emissão dos contracheques pelo ór-gão ocorrerá de forma gradativa, con-forme a transferência e o aceite das informações cadastrais e da folha de pagamento.

Mesmo sendo uma exigência legal, que remonta à fusão dos Fiscos em 2007, esta transferência demorou a se processar e a sua consecução é deman-da antiga do Sindifisco Nacional. Aindeman-da em agosto de 2010, a coordenadora--geral de RH da Fazenda, Cristina

Cal-vet Guimarães, informou ao Sindicato, em reunião com o 1º vice-presidente Lupércio Montenegro e a diretora-ad-junta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões Bernadete Donadon, sobre as ações implementadas visando a regula-rizar a questão.

À época, foi enviada aos depar-tamentos de Recursos Humanos das gerências do INSS em todo o país uma circular orientando como proceder a transferência dos dados cadastrais e ainda um cronograma com a determi-nação de prazo para o envio das pastas funcionais ao MF, que se encerraria no final de 2010.

As unidades descentralizadas de RH do Ministério teriam 30 dias, após o recebimento da documentação, para solicitar informações complementares, por meio de comunicado Siape

(Siste-ma Integrado de Administração de Re-cursos Humanos), sobre os referidos assentamentos funcionais para o acata-mento da folha de pagaacata-mento.

Chegou ao conhecimento do Sin-difisco Nacional que Auditores-Fiscais aposentados do estado do Rio de Janei-ro receberam o contracheque de julho já emitido pelo MF. O Sindicato orienta os Auditores aposentados e pensionis-tas filiados a ficarem atentos quando do recebimento do documento. Caso identifiquem algum tipo de inconsistên-cia, entrem em contato com a unida-de pagadora do órgão. Se o problema não for solucionado, é importante que informem à Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindicato no e-mail aposentados@sindifisco-nacional.org.br ou pelo telefone (61) 3215-5262.

Câmara dos Deputados

Sindifisco amplia

canal de interlocução

O Sindifisco Nacional colocou duas ferramentas de informação à disposição dos deputados federais: o Cetap (Cen-tro de Estudos Tributários, Aduaneiros e Previdenciários) e o CAP (Canal de Atendimento ao Parlamentar). O lan-çamento foi feito pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) no dia 10 de agos-to, na Câmara dos Deputados, em Bra-sília (DF). Os senadores da República já contam com o serviço desde abril.

O objetivo é colaborar com a so-ciedade nas áreas de excelência dos Auditores-Fiscais. Os parlamentares presentes ao evento, num total de 30 além de representantes de outros 15, deixaram claro que o momento do lançamento foi oportuno, uma vez que estão em debate assuntos impor-tantes para todos os brasileiros, como a Reforma Tributária; o plano de po-lítica industrial Brasil Maior, que tra-ta da desoneração da folha de paga-mentos; e outras proposições como

a previdência complementar para o servidor público federal.

O Cetap, sob os cuidados da Di-retoria de Estudos Técnicos, é res-ponsável pela produção regular de estudos e pela resposta às demandas recebidas por meio de seus canais de atendimento. Além da produção de novos conteúdos, o Cetap funciona como central de armazenamento,

O presidente do Sindifi sco, Pedro Delarue, falou sobre o objetivo do Cetap/CAP: colaborar com a sociedade nas áreas de excelência dos Auditores-Fiscais

FO TO: V A LC IR R O SA

distribuição e consulta dos estudos técnicos produzidos pelo Sindicato.

Já o CAP é gerido pela Diretoria de Assuntos Parlamentares e funciona como um canal qualificado de comuni-cação com os parlamentares, levando serviço gratuito, confiável e exclusivo de apoio técnico na compreensão de questões tributárias, aduaneiras e previdenciárias.

(5)

Aposentados e Pensionistas

DEN conclama para o encontro do

dia

31

de

agosto

A Diretoria de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional ultima os preparativos para o Encontro de Aposentados e Pen-sionistas que será realizado no dia 31 de agosto, das 9h às 18h, no Auditó-rio Petrônio Portela do Senado, em Brasília (DF). Os Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil), fi-liados ao Sindicato, terão a presença custeada pelo Fundo de Mobilização – veja matéria na pág. 6.

O evento é uma promoção do Sindifisco Nacional em parceria com o Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas) e o Fo-nacate (Fórum Nacional Permanente

PEC 555/06

Extingue a cobrança da contri-buição previdenciária de aposenta-dos e pensionistas.

PEC 270/08

Estabelece proventos integrais, com paridade, para aposentadorias por invalidez permanente, calcula-dos na forma do dispositivo cons-titucional que amparou sua conces-são original, com efeitos financeiros a partir da data de emissão do res-pectivo laudo médico pericial. A PEC abrange o servidor que tenha ingressado no serviço público até

PEC em debate

31 de dezembro de 2003 e que tenha se aposentado, ou venha a se aposen-tar, por invalidez permanente, com fundamento no artigo 40, parágrafo 1º, inciso I, da Constituição Federal. Os proventos terão como base a re-muneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei.

Mobilização

O trabalho de mobilização de filia-dos para a tarefa em prol da aprova-ção das PEC 555/06 e 270/08, desen-volvido pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, foi intensifi-cado com a participação de suas

dire-toras em eventos promovidos pelas DS (Delegacias Sindicais).

No dia 12 de agosto, em Vitória (ES), Clotilde Guimarães e Bernade-te Donadon convidaran os presen-tes ao III Encontro de Aposentados e Pensionistas para a reunião do dia 31 de agosto em Brasília.

No período de 25 a 28 de agos-to, as diretoras estarão em Floria-nópolis (SC), no VII Encontro de Aposentados da DS/Curitiba (PR). Já entre 28 de agosto e 1º de setem-bro, deverão participar do I Encon-tro Regional de Aposentados da 1ª Região Fiscal marcado para a Pousa-da do Rio Quente (GO).

de Carreiras Típicas do Estado). O encontro deverá reunir parla-mentares dos diversos partidos e es-tados para debater as PEC (Propostas de Emenda à Constituição) em trami-tação no Congresso, e prontas para votação em Plenário, que tratam de direitos de aposentados e pensionis-tas, e dos demais servidores públicos.

A participação do maior núme-ro possível de filiados das entidades promotoras do evento será da maior importância para demonstrar a capa-cidade de mobilização com a conse-quente sensibilização da sociedade para a causa daqueles que dedicaram a vida profissional ao Estado

brasi-leiro e que reivindicam direitos que assegurem dias melhores para todos eles, quando em gozo da merecida aposentadoria.

A diretora Clotilde Guimarães re-lembra: para que uma PEC seja apro-vada, precisa passar por dois turnos de votação na Câmara e dois turnos no Senado. Em cada um dos turnos na Câmara é necessário obter, no míni-mo, o voto de três quintos do total de deputados, ou seja, receber o sim de 308 dos 513 deputados federais. No Senado, também em cada um dos turnos, o número de votos favoráveis exigido é de 60% do total, ou 49 dos 81 senadores.

Previdência Complementar

Em paralelo às atividades de mo-bilização para o Encontro do dia 31 de agosto, a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões se mantém alerta à tramitação do PL (Projeto de Lei) 1992/07, que cria a previdência complementar para os servidores fe-derais. No dia 9 de agosto, Clotilde Guimarães, participou de seminário, que debateu o referido PL, promo-vido pelo Fonacate (Fórum Nacio-nal das Carreiras Típicas de Estado), que é presidido pelo também

presi-dente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.

O Sindicato discorda do proje-to do governo em virtude de vários aspectos, entre eles, o que cria a Funpresp (Fundação de Pensão dos Servidores Públicos Federais), com personalidade jurídica de direito pri-vado o que contraria a Emenda Cons-titucional 41, da reforma da previdên-cia, que estabelece que a entidade de previdência complementar deverá ter natureza pública.

A diretora Clotilde Guimarães participou do seminário promovido pelo Fonacate

FO TO: CRI ST IANO S ILV A

(6)

Guia para a Aposentadoria

DEN inicia distribuição da

edição atualizada

livro, está o capítulo dedicado ao Re-gime de Previdência Complementar do Servidor Público, cuja criação é objeto de dois projetos que tramitam no Congresso Nacional: o PL (Projeto de Lei) 1992/07 e o PLP (Projeto de Lei Complementar) 466/09.

O Guia mostra também as princi-pais regras de aposentadoria do RPPS (Regime Próprio de Previdência So-cial) em vigor e disciplinadas nas EC (Emendas Constitucionais) 20/1998, 41/2003 e 47/2005. E simula várias si-tuações de aposentadoria, em virtude das regras impostas por estas EC.

No capítulo sobre reversão à atividade - prevista no Decreto 3.644/2000 que regulamentou o art. 25, II, da Lei 8.112/90 e na

Porta-ria 260, de 16 de fevereiro de 2001 – o livro dá a dica para o Auditor-Fiscal que verificou perdas ao se apo-sentar com base no art. 2º da Emenda Constitucional 41/2003: a solução é a reversão à atividade, de modo que possa voltar a ter direito às vantagens concedidas aos colegas que estão em atividade. O Guia discorre ainda sobre como solicitar a

conver-são do provento proporcional em integral. É leitura obrigatória tanto para Auditores ativos quanto para

os já aposentados. A edição 2011 do Guia para

Apo-sentadoria do Auditor-Fiscal da Re-ceita Federal do Brasil deve chegar à casa dos filiados do Sindifisco Na-cional no início do mês de setembro, junto com o novo número do infor-mativo Integração.

O Guia está em sua segunda edi-ção e é uma iniciativa da DEN (Diretoria Executiva Nacional), por meio da Diretoria de Assun-tos de Aposentadoria e Pensões. Como afirmam as diretoras Clotilde Guimarães e Bernade-te Donadon na apresentação do livro, a aposentadoria traz ex-pectativas, ansiedade e dúvidas. Por isso, na publicação, o Sindi-fisco busca abordar de forma cla-ra e didática as regcla-ras vigentes no tocante às aposentadorias e pensões dos ocupantes de cargo efetivo da União, Esta-dos, Distrito Federal e Mu-nicípios, sem a pretensão de esgotar o assunto.

Entre as novidades do

de Lei) 1992/07 e o PLP (Projeto de

Lei Complementar) 466/09. 41/2003 tuações d das regra No à ativida 3.644/20 25, II, d ria se Emend solução modo qu vantagen estão em ainda so são do integr para A os já do infor gunda edi-DEN onal), ssun-sões. toras ade-ão do z ex-vidas. Sindi-ma cla-entes orias de a

-31 de agosto

Fundo de Mobilização custeará

presença dos Auditores-Fiscais

O Fundo de Mobilização do Sindi-fisco Nacional vai custear a presença de Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) no Encontro de Aposentados e Pensionistas marca-do para o próximo dia 31 de agosto, no Auditório Petrônio Portela, do Senado, em Brasília (DF). A decisão foi tomada em Assembleia Nacional Extraordinária realizada no dia 18 de agosto.

De acordo com os números da primeira parcial da Assembleia, di-vulgados no início da noite do dia 19 último, o Indicativo 2, que tratou da

questão, estava sendo aprovado por 91,61% dos votos.

O encontro irá debater as PEC (Propostas de Emendas Constitucio-nais) 555/06 e 270/08, que tratam de temas de interesse dos servidores federais – veja matéria na página 5. O evento - uma promoção do Sin-difisco Nacional em parceria com o Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas) e o Fo-nacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado)- será também uma forma de pressio-nar o Legislativo para a deliberação

das propostas o mais rapidamente possível.

A Assembleia Nacional também deliberou sobre a realização de parali-sação de advertência por 24 horas no dia 24 de agosto. A mobilização visa a deixar clara a disposição da Classe no intuito de ver atendida a pauta de demandas apresentadas ao governo pelas entidades representativas das categorias reunidas em Campanha Sa-larial - Auditores-Fiscais da RFB (Re-ceita Federal do Brasil) e do Trabalho, Delegados e Peritos da Polícia Federal e Advogados Públicos da União.

(7)

Diga-me o que comes

Bem-Estar

O cuidado com a alimentação na terceira idade deve ser redobrado. Nesta fase múltiplos complicadores contribuem para a má nutrição: difi-culdade para engolir alimentos sóli-dos devido às doenças da garganta e do esôfago; perda ou diminuição da visão, do paladar e do olfato; pro-blemas odontológicos; doenças da cavidade oral e das gengivas; uso de medicações que podem levar à per-da de apetite.

Para uma alimentação saudável, o Ministério da Saúde recomenda: aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras - comê--los cinco vezes ao dia; comer feijão pelo menos uma vez ao dia, no mí-nimo quatro vezes por semana; re-duzir o consumo de sal, de álcool e

e te direi quem és

refrigerantes; reduzir alimentos gor-durosos - carne com gordura apa-rente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos – para no máximo uma vez por semana; e de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo duas vezes por semana. Fazer pelo menos três refeições e um lanche por dia; comer devagar, manter o peso dentro dos limites saudáveis; e ser ativo.

A falta de cálcio, presente no leite e derivados, pode causar os-teopenia ou osteoporose, especial-mente em mulheres. A doença dei-xa os ossos fracos e quebradiços, e pode agravar as consequências das quedas.

O selênio, importante para o fortalecimento do sistema

imuno-lógico, deve ser consumido. Sem ele, a pessoa fica mais vulnerável a doenças oportunistas e pode ter dores musculares com mais facili-dade. Fontes de selênio: castanha--do-pará, salmão, farelo de trigo, ostras, semente de girassol, cama-rão, milho, arroz, alho, cogumelo e amêndoa.

A alimentação saudável indepen-de indepen-de patologias que necessitam indepen-de dietas especiais ou de dificuldades impostas pela idade.

Fontes: Centro Geriátrico Vitalis; Dra. Roberta da Silva, médica com especializa-ção em Geriatria; http://www.vivabem.pt/ nm; http://oquevocecome.blogspot.com; http://pontonutri.blogspot.com/2011/02/ dietas-da-moda-cuidado.html;

Se a recepcionista do hospital

torce o nariz quando vê a

carteirinha do seu plano,

lembre-se:

Para saber mais sobre os planos , acesse www.unafiscosaude.org.br ou entre em contato pelo telefone (061) 2103-5204

Nos momentos em que você mais precisa, isso faz toda diferença.

Se a re

tor

ca

www

S

Soft

(8)

Vida de Aposentado

Auditor reencontra colegas

O Auditor-Fiscal Antonino Sil-va Rezende está aposentado há 25 anos, mas continua ligado aos anti-gos colegas de trabalho. Três vezes por semana, ele volta ao Ministério da Fazenda em Fortaleza, capital do estado do Ceará, para reencon-trar os amigos na sala apelidada por eles de “sala da melhor idade”.

Antonino Rezende afirma que, para ele, o sindicalismo é a oportu-nidade de continuar ligado à Classe dos Auditores-Fiscais. Na DS (De-legacia Sindical) Ceará já foi secre-tário da Diretoria de Aposentados e presidente da DS. Conhece o Congresso Nacional como a palma da mão, uma vez que já foi partici-pante ativo do trabalho parlamen-tar da DEN (Diretoria Executiva Nacional).

Pelos serviços prestados ao sin-dicalismo foi, inclusive, homenage-ado pela Unafisco

Associação. Aliás, o Auditor é um dos três representan-tes da Associação na Acefip (Associa-ção Cearense dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil). E já foi

conselheiro fiscal suplente da Una-fisco Associação.

Piauiense, Antonino Rezende entrou na RFB (Receita Federal do Brasil) em 1947. Foi diretor da

Divisão de Arrecadação da Supe-rintendência da 3a Região Fiscal de Fortaleza na década de 1980, che-fiou a implantação da mudança do sistema de cobrança manual para o eletrônico e participou ativamen-te da implantação da cobrança na rede bancária.

Casado há 60 anos com Inês Pinheiro de Rezende, ele é pai de quatro filhos, tem nove netos e três bisnetos, e viu com grande orgulho o neto, que mora em São Paulo, se-guir seus passos e se tornar Audi-tor-Fiscal. A única diferença é que o neto é Auditor-Fiscal do Trabalho. O que esse aposentado parece gostar mesmo é de gente, pois diz que cuida da mente quando reen-contra sua turma da melhor idade. “A gente não pode parar nunca, senão o mundo para a gente”. Mas falar de si mesmo não é o forte do Auditor. Por isso, procuramos seu braço direito, José Aloisio Barroso.

Barroso e An-tonino são amigos há mais de 20 anos. Trabalharam jun-tos na DS/Ceará e Barroso conta com orgulho que conseguiram deixar as contas da Delegacia “no azul”. O amigo diz que Antonino é um líder nato. “Não daqueles líderes que vociferam, mas das conversas

na sala da melhor idade

Nota de Falecimento

A DS (Delegacia Sindical) São José do Rio Preto comunica o faleci-mento do Auditor-Fiscal aposenta-do Roberto Fernandes de Oliveira, ocorrido no dia 6 de agosto. A DS Campinas/Jundiaí comunica o fale-cimento do Auditor-Fiscal

aposen-tado Expedito Ramalho de Alencar, ocorrido no dia 9 de agosto, em Campinas. A DS Alagoas comu-nica o falecimento da pensionista Jalba Rolim de Almeida, ocorrido no dia 30 de junho. A DS Floria-nópolis comunica o falecimento do

Auditor-Fiscal aposentado Laude-lino Manerick, ocorrido no dia 16 de agosto. A DEN (Diretoria Exe-cutiva Nacional) e as DS se solidari-zam com os familiares e amigos dos Auditores-Fiscais e da pensionista neste momento de perda.

de pé de ouvido, da persuasão sutil, cordial”.

Nos anos 90, a dupla acompa-nhou com entusiasmo a fundação do Mosap (Movimento Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) e a campanha con-tra a filiação do Unafisco Sindical a qualquer central sindical. No alto de seus 88 anos, o Auditor Antoni-no coleciona bons amigos. Como já registrado acima, só com Barroso são mais de vinte anos de amizade.

“A gente

não pode

parar nunca,

senão o

mundo

para a gente”

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento