• Nenhum resultado encontrado

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNO DE EXERCÍCIOS 1B"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1B

Ensino Médio – Códigos e Linguagens

Questão

Conteúdo

Habilidade da Matriz da

EJA/FB

1

Gêneros textuais: artigo de

opinião e charge

Linguagem verbal e não

verbal

Argumentação

H5/H6/H7/H15

2

Funções da linguagem

H17

3

Gênero textual: anúncio

publicitário

Intertextualidade

H3/H6/H17

4

Linguagem não verbal

H3/H15/H17

1. A redução da maioridade penal é um dos temas mais comentados nos últimos tempos em todo país. Os textos 1 e 2, artigos de opinião e o texto 3, charge abordam o assunto. Leia-os:

Texto 1

Direitos de todos os humanos

A manifestação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em entrevista ao Estado, contrária à redução da maioridade penal, apenas indica que o governo brasileiro não tem resposta para a crescente e disseminada violência que aterroriza o País. É compreensível, na retórica jurídica do professor de direito de uma universidade católica, a afirmação de valores da civilização contra o clamor repressivo dos que têm medo. Mas a entrevista não o é quando indica que a política do governo, de que ele é membro, se limita a resistir à alteração penal que muitos pretendem. O ministro teme que reduzir a maioridade penal e ampliar o tempo de permanência na cadeia de jovens assassinos os torne criminosos porque a cadeia é uma escola de crime. Mas, eles já são criminosos de crimes violentos! O que mais podem aprender os autores de crimes recentes que se situam no âmbito da pura barbárie? O que não quer dizer que a extensão da pena para os criminosos violentos que sejam menores de idade vá resolver o problema grave das causas da criminalidade juvenil.

(2)

Em outros países, tem cabido geralmente às universidades a realização de pesquisas sociológicas e antropológicas sobre fatores e causas superficiais e profundas da criminalidade e sobre os meios sociais a serem mobilizados para combatê-la. Aqui, a tendência é estudar o criminoso como vítima, como titular de direito, resquício de um imaginário criado durante a ditadura militar. Falta estudar mais amplamente a sociedade como vítima, titular de cidadania e também credora de direitos sociais e dos direitos humanos, sobretudo o direito à vida.

MARTINS, José de Souza. Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,direitos-de-todos-os-humanos,1028470,0.htm>. Acesso em: 08 mai. 2013. 14h30min.

Texto 2

Maioridade penal

Como sempre ocorre quando um menor comete um homicídio bárbaro, cerca de dois terços da população erguem a voz para pedir a redução da maioridade penal. Compreendo a revolta, mas não me incluo nessa robusta maioria.

(...)

Uma medida dessa natureza, porém, não contribuiria para manter a coesão social, o que a torna impraticável. Já que a arbitrariedade é inescapável, por que não ouvir o apelo da população e reduzir a maioridade? Se o jovem de 16 anos já pode votar e fazer sexo, por que não haveria de responder criminalmente por seus atos?

Se estivéssemos criando um corpo jurídico a partir do nada, eu não me oporia muito a estabelecer o limite mais baixo ou mesmo permitir que o tribunal determinasse a capacidade penal de cada acusado, independentemente de sua idade cronológica. A questão é que não estamos partindo do zero. Ao contrário, estamos discutindo modificações num sistema já estabelecido e, se há uma receita para piorá-lo, é ceder à tentação de legislar sob forte impacto emocional.

(...)

SCHWARTSMAN, Hélio. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/1261210-maioridade-penal.shtml>. Acesso em: 09 mai. 2013. 14h50min.

Texto 3

Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/cartum/cartunsdiarios/#9/5/2013>. Acesso em: 09 mai. 2013. 10h27min.

(3)

3 Retire dos textos as seguintes informações:

a) O homem que aparece no texto 3 (charge) remete a um personagem importante da história. Quem é ele?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

b) Por que este personagem histórico foi citado na charge?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

c) Em relação à charge e de acordo com seus conhecimentos, qual seria a sugestão, condenável, que o personagem daria a respeito do que fazer com os menores infratores? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2 – Relacione as funções de linguagem aos textos correspondentes de acordo com a numeração e abaixo explique o porquê de sua escolha. Para lhe ajudar, consulte os Temas de

Estudo para a Educação de Jovens e Adultos “As várias finalidades de um texto”.

1. Função apelativa 2. Função fática 3. Função poética 4. Função informativa 5. Função emotiva 6. Função metalinguística

(4)

a) ( )

E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes Explicação: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ b) ( )

Disponível em: <http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira323>. Acesso em: 10 mai. 2013. 16h31min. Explicação: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ c) ( )

Disponível em: <http://redacaonocafe.wordpress.com/2012/02/05/funcao-conotativa-convencer-e-preciso/>. Acesso em: 10 mai. 2013. 16h21min.

(5)

5 Explicação: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ d) ( )

Disponível em: <http://redacaonocafe.files.wordpress.com/2012/02/poetica.jpg. Acesso em: 10 mai. 2013. 16h40min.

e) ( )

Pesquisa observou que, apesar de stress no trabalho aumentar o risco de doenças cardíacas, ter um estilo de vida saudável diminui essa chance.

Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/saude/habitos-saudaveis-compensam-danos-do-stress-no-trabalho>. Acesso em: 14 mai. 2013. 16h55min.

Explicação: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ f) ( ) Neologismo

Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras

Que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana.

Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo:

(6)

Explicação: _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________

3. Quem nunca desejou uma “família de comercial de margarina”? Texto 1.

Disponível em: < http://agpropagacao.blogspot.com.br/2012/12/familia-de-comercial-de-margarina.html#!/2012/12/familia-de-comercial-de-margarina.html>. Acesso em: 09 mai. 2013. 16h35min.

Faz algum tempo que as propagandas de uma famosa margarina adotaram em seus comerciais um estereótipo perfeito da família feliz. E não era só isso, algumas propagandas tocavam também a música Oh Happy Day!

Texto 2. Oh Happy Day

Oh happy day (oh happy day) Oh happy day (oh happy day)

When Jesus washed (when Jesus washed) When Jesus washed (when Jesus washed) Jesus washed (when Jesus washed)

Que dia feliz

Que dia feliz (oh dia feliz) Que dia feliz (oh dia feliz)

Quando Jesus lavou (quando Jesus lavou) Quando Jesus lavou (quando Jesus lavou) Jesus lavou (quando Jesus lavou)

COLOQUE MARGARINA SAÚDE EM SUA

MESA E FAÇA SUA FAMÍLIA MAIS FELIZ!

(7)

7

Washed my sins away (oh happy day) Oh happy day (oh happy day)

Lavou meus pecados (oh dia feliz) Que dia feliz (oh dia feliz)

Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/sister-act/oh-happy-day-traducao.html#ixzz2SpKCztTs>. Acesso em: 09 mai. 2013. 16h50min.

A partir das informações acima responda:

a) Qual a intenção do texto 1? Quais elementos permitem identificar esse gênero textual? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b) O que quer dizer a expressão “A família margarina”, que aparece no texto 1? Qual a finalidade de relacionar a família à margarina?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

c) Qual a relação existente entre a frase da propaganda, “A família margarina” e a letra da música Oh happy day?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

d) Qual é a função da linguagem empregada na propaganda de margarina? E na música? Por quê?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

(8)

4. Em nossa vida diária, nos deparamos com várias situações em que contamos com a ajuda das imagens para executarmos determinadas ações. Observe as imagens abaixo:

Disponível em: <http://guiadossolteiros.com/2011/05/19/como-lavar-roupa/>. Acesso em: 13 mai. 2013. 09h11min.

a) Em que situações de nosso dia a dia encontramos imagens como essas?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

b) Nos produtos em que essas imagens aparecem, encontramos também sua descrição? Por quê?

(9)

9 _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

c) Qual a finalidade dessas imagens aparecerem em produtos que utilizamos?

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

GABARITO COMENTADO

H5/H6/H7/H15

a) Adolph Hitler, ditador alemão.

b) Espera-se que o aluno perceba a semelhança entre o personagem que aparece na charge e o ditador alemão Adolph Hitler. Como um de seus feitos, podemos citar o holocausto judeu que resultou no extermínio de 4 milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial.

c) Provavelmente o personagem diria que todos deveriam ser exterminados.

Espera-se que o aluno relacione os atos de Adolph Hitler às dificuldades que o governo enfrenta em saber “o que fazer com os menores infratores”, se diminui ou não a maioridade penal.

H17 2. a) 5

A linguagem emotiva é usada para expressar sentimentos e emoções, como no poema de Vinícius de Moraes. É comum em poemas ou em narrativas de teor sentimental ou dramático. b) 2

A linguagem fática é usada para manter um canal de comunicação entre o emissor e o receptor e verificar se a mensagem está sendo transmitida, que é o que os personagens Cascão e Cebolinha estão fazendo.

c) 1

A linguagem apelativa é usada para influenciar o receptor, por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo. Os verbos costumam estar no imperativo (compre, faça, tenha). Aparecem com muita frequência em anúncios publicitários como do Ricardo Eletro.

d) 3

A linguagem poética é aquela que se centraliza na mensagem, que além do trabalho com a linguagem possui finalidade estética, ou seja, existe um trabalho em cima da forma da linguagem, como no poema de Millôr Fernandes.

(10)

e) 4

A linguagem informativa informa objetivamente sobre determinada realidade. Normalmente está na 3ª pessoa, como na informação dada a respeito do estresse.

f) 6

A função metalinguística é usada para explicar ou definir o conteúdo de uma mensagem por ele mesmo. Ao mostrar que inventa palavras e apresentar o verbo teadorar o autor fala da língua usando a própria língua.

3.

H3/H6/H17

a) Como trata-se de um anúncio publicitário tem a intenção de vender um produto e mostrar ao consumidor que ele será muito mais feliz se consumir a margarina. Para isso, utiliza alguns elementos intertextuais como a canção. A linguagem é apelativa, com verbos no imperativo (coloque e faça).

b) Ao consumir a margarina, entende-se que a família estará reunida em volta da mesa, como na propaganda, isso mostra que a família que consome “aquela” margarina é feliz, logo uma “Família margarina”.

c) Assim como a “Família margarina” é a família feliz, a letra da música diz: “que dia feliz”, tudo remetendo à felicidade familiar.

d) Função apelativa. O anúncio publicitário tenta convencer o receptor de que seu produto é bom, pois deixará sua família feliz. Música: Função emotiva. A música demonstra a emoção de ter um dia feliz.

4.

H3/H15/H17

a) Quando observamos as etiquetas das roupas e tecidos que utilizamos.

b) Não. Porque a imagem está presente para economizar espaço. Nesse caso, há a presença da linguagem não verbal para não ser necessário utilizar a linguagem verbal.

c) As imagens nos ajudam a identificar quais procedimentos devemos ter para cuidarmos melhor de nossas roupas e tecidos.

Referências

Documentos relacionados

“O código de menores criado em 10 de outubro de 1979 - admitia para o menor entre 16 e 18 anos o reconhecimento à prisão comum, com separação dos condenados adultos, quando,

Sempre que algum crime de grande clamor social é cometido por algum menor ou simplesmente envolvendo algum, parcelas da sociedade se movimentam no sentido de

O Estado precisa se reconhecer nos adolescentes autores de atos infracionais, considerados „espelho‟ de uma sociedade esmaecida de parâmetros éticos, cuja

27 - Os menores de 18 (dezoito) anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial. São penalmente inimputáveis os

No Brasil, a atual onda de violência é o envolvimento de menores nos crimes de grande repercussão vêm retomando a discussão pela redução da maioridade penal. Segundo

A Pastoral do Menor no Brasil Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) historicamente emprenhada na promoção da vida de crianças e adolescentes,

As ações preventivas podem, na maioria das vezes, ser executadas pelos municípios (projetos de cultura, esporte e lazer). Devemos envolver as comunidades no debate

O Plano Estadual de Educa- ção (PEE) de São Paulo, após ser elaborado em conjunto pelas 73 entidades do Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEESP) – com