• Nenhum resultado encontrado

PROVA INTEGRADA TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 5º SEMESTRE - NOITE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA INTEGRADA TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 5º SEMESTRE - NOITE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

1. É um distúrbio motor do esôfago, na qual a peristalse está reduzido ao longo dos dois terços distais do esôfago. O esôfago torácico pode também perder sua atividade peristáltica normal e tornar-se dilatado (megaesôfago) (BONTRAGER, 2003). Estamos falando de: A. Esôfago de Barrett

B. Disfagia

C. Divertículo de Zenker

D. Acalásia

E. Hérnia esofágica

2. A radiografia simples do abdômen mostra muito pouco do sistema urinário. Os contornos grosseiros dos rins, geralmente, são mostrados devido a cápsula de gordura que os circunda. O sistema urinário funde-se às outras estruturas de tecidos moles da cavidade abdominal, assim exigindo meio de contraste para sua perfeita visualização (BONTRAGER, 2003). O exame não funcional do sistema urinário, durante o qual o meio de contraste é introduzido diretamente por via retrógrada (contra o fluxo), por um urologista durante um procedimento tipo pequena cirurgia, é chamado de:

A. Edema opaco

B. Urografia excretora C. Urografia retrógrada

D. SEED

E. Mielografia

3. Pelo fato de conterem elementos químicos de elevado número atômico, como o bário e o iodo, os meios de contraste apresentam poder de absorção aos raios x, propriedade que é empregada durante os procedimentos radiográficos, para visualizar órgãos e tecidos que se desejam analisar, que de outra forma se confundiriam com outros tecidos moles das áreas de interesse do corpo humano para estudo, dada a sua constituição química semelhante. Os meios de contraste permitem a obtenção de imagens de órgão e partes moles do corpo humano, graças a, basicamente, dois mecanismos principais: a presença do composto na área de interesse e pela sua capacidade de aderir a tecidos que apresentam alterações patológicas. (ROBSON, 2015). Podemos citas alguns exames como:

I. _______________________ é o exame radiológico dos canais excretores das glândulas salivares com previa repleção por uma substancia contrastante.

II. _______________________ é estudar a forma e a função dos 3 componente do intestino delgado (Duodeno, Jejuno e Íleo) com utilização de meio de contraste (geralmente BaSO4), bem como detectar quaisquer condições anormais.

III. ______________________ é a representação das cavidades subaracnóideas na altura da medula espinha, por injeção de um meio de contraste positivo.

IV. ______________________ é estudar radiologicamente a forma e a função do intestino grosso, bem como detectar quaisquer condições anormais. Pode ser realizado com simples e duplo contraste.

(2)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

A. Esofagograma, EED, Pielografia, Transito Intestinal B. Mielografia, EED, Mielografia, Clister Opaco

C. Invertografia, Transito intestinal, Linfografia, Defecografia D. Sialografia, Transito intestinal, Mielografia, Clister Opaco E. Broncografia, Esofagograma, Pielografia e Clister Opaco

4. A classificação dos meios de contraste está relacionado quanto à capacidade de absorção dos RX, composição química, capacidade de dissolução e vias de administração. (Bontrager, 2015).

I. Meios de contraste positivos ou radiotransparente, quando presentes em um órgão absorvem mais radiação que as estruturas vizinhas.

II. Meio de contraste negativo é o caso do ar e dos gases que permitem a passagem dos RX mais facilmente servido assim como contraste radiotransparente.

III. Os meios de contraste podem ser Iodados – são os que contem iodo (I) como elemento radiopaco em sua fórmula – e não Iodados – não contem iodo, mas utiliza substâncias como bário (BaSO4) ou gadolínio em sua fórmula.

IV. Podem ser Hidrossolúveis, Lipossolúveis e Insolúveis.

V. Por ser um composto insolúvel, o sulfato de bário é contra indicado se houver qualquer chance de que possa escapar para a cavidade peritoneal. Isso pode ocorrer através de vísceras perfuradas, ou no ato cirúrgico e este suceder o procedimento radiológico.

As alternativas que se encontram verdadeiras, são: A. I e III

B. I, II, III e IV C. II, III, IV D. II, III, IV e V

E. Todas

5. A densitometria óssea é um exame especializado que usa várias tecnologias na avaliação da baixa massa óssea e deterioração estrutural do sistema esquelético, objetivando diagnosticar a osteoporose. De acordo com o National Osteoporosis Foundation (NOF), estima-se que 44 milhões de pessoas são afetadas por osteoporose, sendo que

aproximadamente 10 milhões tem a doença e 34 milhões estão em risco de desenvolvê-la. (BONTRAGER, 2010) São fatores fixos que podem ajudar a acelerar a doença:

A. Idade, Alcoolismo, Sedentarismo, Sexo

B. Histórico familiar, sexo, tabagismo, Hipertireoidismo

C. Idade, sexo, histórico familiar e usos excessivo de medicamentos D. Idade, raça, histórico familiar, sexo

(3)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

6. A análise da densitometria óssea pode ser realizada em vários locais do corpo ou por meio de aquisições do corpo inteiro. O local selecionado para análise pode ser determinado pela história clínica do paciente e por fatores de risco associados. (BONTRAGER, 2010) São locais mais importantes para análise da densitometria óssea:

A. Colo do fêmur, coluna lombar e ossos do punho. B. Tíbia, coluna lombar e ossos do punho.

C. Colo do fêmur, coluna cervical e ossos da mão. D. Colo do fêmur, coluna torácica e ossos da mão. E. Coluna lombar, colo do fêmur e metacarpos.

7. A densitometria mede a quantidade de radiação absorvida pelo corpo ou segmento desejado absorvida pelo corpo ou segmento desejado, calculando a diferença entre a radiaçãoemitida pela fonte de radiação e a que sensibiliza um detector de fótons. (NOBREGA, 2015) Em relação ao densitômetro:

I. O colimador pode apresentar um feixe único, ou pencil beam, os movimentos são lineares de um lado para o outro do tipo “serpentina”.

II. O colimador do tipo Fan beam é no caso de feixe em leque, o movimento é único, de varredura sobre o cliente, com menor tempo de exame.

III. O interruptor BACK/FRONT (para trás/frente) permite a movimentação do detector no sentido longitudinal da mesa, e o interruptor LEFT/RIGHT permite a movimentação do detector para a esquerda e para a direita.

As alternativas que se encontram verdadeiras, são: A. I e II

B. I e III C. II e III D. I, II e III

E. Todas são falsas

8. Nas últimas duas décadas desenvolveu-se a DPA – Dual Photon Absorptiometry, técnica que se baseia na análise da atenuação de um feixe puntiforme de radiação de uma fonte externa de gadolínio (153Gd), com dois níveis de energia. Esse feixe atravessa o indivíduo no sentido posteroanterior e é captado por um detector de cintilação. (NOBREGA, 2015).

Fonte: Stevenson, (1992)

(4)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

A introdução da tecnologia DEXA (Dual Energy X-ray Absorptiometry) apareceu:

A. Com o objetivo de supera as limitações da DPA. A fonte de 153Gd foi substituída por uma fonte de raios X possibilitando um exame mais rápido, com menor erro de precisão, menor dose de radiação e melhor resolução da imagem.

B. Antes da tecnologia DPA que possibilitou um exame mais rápido, com menor erro de precisão, menor dose de radiação e melhor resolução da imagem.

C. Com o objetivo de superar as limitações da DPA. A fonte de raios X foi substituída por uma fonte 153Gd, possibilitando um exame mais rápido, com menor erro de precisão, menor dose de radiação e melhor resolução da imagem.

D. Antes da tecnologia DPA que possibilitou um exame mais rápido e com menor erro de precisão, porém a dose de radiação empregada foi aumentada.

E. Depois da tecnologia DPA, porém foi descartada pelo fato de utilizar altas taxa de radiação por utilizar uma fonte de raios X. Hoje atualmente se utiliza a tecnologia DPA.

9. A validade da quantidade da massa óssea determinada depende da precisão de algumas medidas. Os dois fatores básicos que afetam a precisão são: Performace dos instrumentos usados para fazer as medidas e performance dos operadores que adquirem e analisam o exame (NOBREGA, 2015). Em relação aos fatores que afetam os resultados em DMO.

I. Técnicas do operador para posicionamento e análise do exame e calibração inadequada do equipamento

II. Desconhecimento da história do cliente, presença de artefatos (botões, zíper, etc) e a presença de outras fontes de radiação no ambiente da sala.

III. Ingestão recente de carboidratos, exames de medicina nuclear recentes e exames contrastados.

São alternativas verdadeiras: A. I e II

B. I e III C. II e III D. I, II e III

E. Todas são falsas

10. Alguns cuidados com o densitômetro são fundamentais, como não usar força para manusear o braço escaneador e não comer na sala de exame. (NOBREGA, 2015) Assinale a alternativa FALSA. São cuidados fundamentais com o densitômetro:

A. A temperatura do equipamento deve varias de 18° a 25º. B. A umidade deve variar de 20% a 80%

(5)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

D. Limpar o aparelho apenas com solventes E. A corrente elétrica deve se manter estável.

11. O ultrassom é uma onda mecânica com frequência superior a 20.000 ciclos por segundo ou 20 kHz. O som audível percebido pelo ouvido humano está na faixa de 20 Hz a 20 kHz. (GUIMARÃES, 2010) A natureza de ondas utilizadas na ecografia é:

A. Eletromagnéticas

B. Pulso de radiofrequência

C. Raios X

D. Infrassom

E. Mecânica

12. A ultrassonografia tem sido utilizada em medicina nos últimos 50 anos e atualmente é um dos mais importantes métodos de diagnóstico por imagem. A formação da imagem ultrassonográfica inicialmente consistia na emissão de pulsos elétricos que eram comprimidos através de movimentos oscilatórios de cristais piezoelétricos alocados na porção distal de um transdutor, produzindo consequentemente energia sonora. (GUIMARÃES, 2010) O efeito piezoelétrico consiste em:

A. Transformar energia elétrica em ondas sonoras de alta frequência. B. Selecionar as estruturas através das ondas sonoras.

C. Transformar energia elétrica em ondas sonoras de baixa frequência. D. Selecionar as ondas ideais para a formação da imagem.

E. Consiste no choque elétrico dos elétrons acelerados ao anodo.

13. Segundo ANDREUCCI (2003), a técnica parede dupla vista simples PD- VS, frequentemente utilizada em inspeções de juntas soldadas em que não possuam acesso interno. Para realizar esta técnica é correto afirmar que:

A. O feixe de radiação proveniente da fonte, também atravessa duas espessuras, entretanto projetará no filme a imagem de duas seções da peça, e serão objetos de interesse. B. O feixe da radiação atravessa duas paredes da peça. Mais projeta no filme somente a seção da peça que estar mais próximo do filme.

C. E a técnica radiográfica em que a radiação atravessa apenas uma das paredes do tubo, proporcionando, para efeito de analisa, a imagem da parede próxima a tela.

D. Neste caso o feixe de radiação proveniente da fonte, também atravessa uma espessura, entretanto projetará no filme a imagem de duas seções da peça, e serão objetos de interesse. E. O feixe da radiação atravessa duas paredes da peça. Mais projeta no filme somente a seção da peça que estar mais próximo do filme e não é necessário usar o IQIs.

(6)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

14. Os procedimentos técnicos envolvidos no controle de qualidade da Radiologia Industrial se aplicam um termo denominado Ensaios Não Destrutivos (END). São técnicas de controle de qualidade para inspecionar os materiais sem alterar as suas características, incluindo a produção de imagens internas dos materiais por meio dos Raios X ou Gama. É uma área que requer noção própria de proteção radiológica. A principal finalidade da radiografia industrial é inspecionar justas, soldas, tubulações e peças sendo que o principal objetivo é encontrar possíveis:

A. Descontinuidades/ defeitos em tubulações, soldas e equipamentos em geral( peças acabadas ou semiacabadas).

B. Descontinuidades/ defeitos em tubulações, soldas e equipamentos em geral( peças acabadas ou semiacabadas, usando somete raio X).

C. Descontinuidade corrosões e defeitos nas soldas usando somente fontes radioativas. D. Bolhas e corrosões tendo como principal fonte radioativa usada o cobalto 59. E. Bolhas e corrosões tendo como principal fonte radioativa usada o cobalto selênio. 15. A técnica parede dupla vista dupla PD- VD frequentemente utilizada em inspeções de juntas soldadas em que não possuam acesso interno. Para realizar essa técnica é correto afirmar que:

A. O feixe de radiação proveniente da fonte, também atravessa duas espessuras, entretanto projetará no filme a imagem de uma parede da peça.

B. O feixe da radiação atravessa duas paredes da peça. Mais projeta no filme somente a seção da peça que estar mais próximo do filme.

C. E a técnica radiográfica em que a radiação atravessa apenas uma das paredes do tubo, proporcionando, para efeito de analisa, a imagem da parede próxima a tela.

D. O feixe de radiação proveniente da fonte, também atravessa duas espessuras, entretanto projetará no filme a imagem de duas seções da peça, e serão objetos de interesse. E. O feixe de radiação proveniente da fonte, também atravessa uma espessura, entretanto projetará no filme a imagem a próxima a fonte no filme.

16. Sabendo que a imagem abaixo representa uma técnica de posicionamento radiográfico na radiografia industrial é correto afirmar que:

(7)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

Figura 01 : técnica radiográfica

Fonte: Ricardo Andreucci (2006).

A. De acordo com a terminologia da radiografia industrial a imagem representa uma técnica chamada parede dupla vista simples, frequentemente usada para inspecionar juntas e soldas em peças.

B. A imagem representa uma técnica chamada parede simples múltipla frequentemente usada para inspecionar juntas e soldas em peças.

C. De acordo com a terminologia da radiografia industrial a imagem representa uma técnica chamada parede simples vista simples onde o feixe de radiação proveniente da fonte, também atravessa duas espessuras, entretanto projetará no filme a imagem apenas seções da peça que estar mais próxima do filme que é objeto de interesse.

D. De acordo com a terminologia da radiografia industrial a imagem representa uma técnica chamada parede simples vista simple PS-VS e a técnica radiográfica em que a radiação atravessa apenas uma das paredes do tubo, proporcionando, para efeito de analisa, a imagem da parede próximo a tela.

E. A imagem representa uma técnica chamada parede simples vista dupla frequentemente usada para inspecionar juntas e soldas em peças.

17. “Desde a introdução do exame clínico de TC no início da década 1970, os sistemas se aprimoraram por quatro gerações” (BONTRAGER, 2015, p. 697)

(8)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

I – A diferença entre as gerações é relacionada primeiramente com o número e distribuição dos detectores.

II – O movimento ininterrupto do tubo de Raios X só se tornou possível, quando o sistema de transmissão de energia por cabos foi substituído por um sistema de anéis deslizantes.

III – O equipamento de Tomografia Computadorizada Multslice possui mais de uma fileira de detectores, assim o feixe deixa de ser piramidal e assume um formato de leque.

É correto o que se afirma em A. I, II e III apenas

B. I, apenas C. II, apenas D. I e II, apenas E. II e III, apenas

18. Buscando-se reduzir ainda mais o tempo de aquisição; criou-se o Tomógrafo Computadorizado por Feixe de Elétrons (EBCT), ideal para gerar imagens cardíacas, sem a interferência de artefatos (GODOI, 2009)

Figura 2. Esquema de um Tomógrafo por Feixe de Elétrons (EBCT)

Fonte: (GODOI, 2009, p. 16)

Considerando o contexto e a imagem ilustrada acima, assinale a opção correta.

I – Todo processo de geração do feixe de raios x é estacionário, facilitando o processo de refrigeração do alvo e aumentando em muito a velocidade de aquisição dos cortes axiais. II – A geração do feixe de fótons é realizada ao “ar livre”, sem confinamento, a partir de um canhão de elétrons, que faz a função do cátodo.

III – Possui uma ampola geradora de Raios x.

IV – O sistema de aquisição de imagem é do tipo digital direto A. I, apenas

B. III, apenas C. I e III, apenas E. I, II e IV apenas E. II, apenas

(9)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

19. “Os sistemas de TC consistem em três componentes principais – Gantry, computador e painel de operação. Esses sistemas incluem dispositivos de imagem e computação altamente sofisticados” (BONTRAGER, 2015, p. 699)

Considerando as características do Gantry

I – Em seu interior encontra-se instalados o tubo gerador do feixe de Raios X, os detectores que possibilitam a aquisição de dados e parte do sistema eletrônico desses elementos.

II – A mesa do equipamento de tomografia computadorizada não está conectada eletronicamente ao portal, possibilitando o controle de seu movimento durante a varredura. III – Dependendo das especificações técnicas da unidade, o gantry geralmente pode ser disposto em um ângulo de 30º para frente (+) ou 30º para trás (-).

Assinale a opção correta. A. I, apenas

B. III, apenas C. II e III, apenas D. I e III, apenas E. II, apenas

20. Os detectores captam a parcela do feixe de raios X que atravessou o corpo do paciente, gerando um sinal elétrico que é convertido em sinal digitalizado e enviado para o computador (NOBREGA, 2009)

Considerando as principais características dos detectores, assinale a opção correta. I – Alta eficiência para diminuir a dose de radiação no paciente.

II – Estabilidade ao longo do tempo. III – Instabilidade ao longo do tempo.

IV – Ser Insensível às variações de temperaturas dentro do Gantry. A. I e II, apenas

B. I, II e III, apenas C. I, apenas

D. I, II e IV, apenas E. IV, apenas

21. “Tomógrafos que possuem mais de uma fileira de sensores. Desse modo, para cada volta completa do tubo de Raios x torno do paciente, mais de um corte é gerado simultaneamente” (NOBREGA, 2009).

O texto acima está se referindo ao: A. Tomógrafo de 1ª geração

(10)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

B. Tomógrafo de 4ª geração C. Tomógrafo de 2ª geração D. Tomógrafo Helicoidal E. Tomógrafo Multslice

22. “Convertem a energia transmitida de raios x para luz, que é convertida em energia elétrica e, em seguida, em um sinal digital” (BONTRAGER, 2015, p. 699)

O texto a cima está se referindo aos: A. Detectores de estado sólido B. Detectores de câmara de Gás C. Detectores de fósforo

D. Detectores de Tungstênio E. Detectores de Molibdênio

23. “Do ponto de vista da construção e operação, o tubo de raios X é similar a um tubo radiográfico; entretanto, modificações no design são ocasionalmente necessárias para garantir que o tubo seja capaz de resistir ao calor adicional por causa do aumento dos tempos de exposição” (BONTRAGER, 2015, p. 699).

Considerando a produção dos raios X, assinale a opção correta.

I – Os raios X tem origem no choque de elétrons acelerados contra um obstáculo material (alvo), geralmente de Tungstênio. A interação entre esses elétrons e os átomos do obstáculo resultará na formação do raios X e calor.

II – O vácuo no interior da ampola tem como função evitar uma redução na velocidade do deslocamento dos elétrons do catódio até o anódio

III – Existem dois tipos de Catódio: Fixo e giratório A. I, apenas

B. II, apenas C. I e III, apenas D. II e III, apenas E. I e II, apenas

24. Com relação aos filmes radiográficos:

I- Quanto à localização, classificam-se em intrabucais, extrabucais e dosimétricos.

II- A sensibilidade refere-se à capacidade de produzir imagens radiográficas com menor ou maior quantidade de radiação.

III - O lado de exposição do filme (parte branca, sem a película de chumbo) deve estar voltado

(11)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

para o feixe de raios x, e o picote para a porção oclusal dos dentes.

IV - Devem ser protegidos da: luz, calor, umidade, agentes químicos e irradiação secundária. Qual alternativa contém todas as afirmações acima corretas?

A. I, II e III. B. II, III e IV. C. I e IV.

D. I, II, III e IV. E. III e IV

25. Os exemplos de uma imagem radiopaca e de uma radiolúcida, consecutivamente, estão na questão:

A. Esmalte e dentina B. Dentina e cemento C. Lâmina dura e polpa

D. Polpa e espaço do ligamento periodontal E. ligamento peridontal e Cemento

26. A precaução em qualquer atividade sujeita à radiação ionizante é muito importante, porque este tipo de radiação não é percebido pelos sentidos humanos e, qualquer que seja o nível de radiação envolvido no trabalho da radiologia diagnóstica, haverá o risco do desenvolvimento de algum dano biológico. Assinale a opção INCORRETA quanto à radioproteção (biossegurança) em consultórios odontológicos:

A. Devem-se utilizar filmes ultra rápidos para a proteção do paciente. B. Para a proteção do operador, utiliza-se o colar protetor de tireóide.

C. O avental de chumbo deve ser utilizado em crianças, principalmente para a proteção gonadal.

D. Para a tomada de radiografia intrabucal, recomenda-se, é preferível a bissetriz do que o uso dos posicionadores.

E. O mA e o Kvp devem ser o mínimo possível para se obter uma imagem ótima. 27. O ângulo vertical para uma radiografia bissetriz de caninos inferiores é:

A. 0º

B. -10º

C. -25º

(12)

PROVA INTEGRADA 2016.2

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

5º SEMESTRE - NOITE

E. - 50º

28. Quanto à radiação ionizante, marque a falsa: A.( ) A radiação não se vê.

B.( ) Provoca sensações imediatas na sua presença. C.( ) A radiação não se sente

D.( ) A radiação provoca câncer.

E.( ) Provoca danos no DNA (mutações) que são transmitidos geneticamente

29. Quanto à técnica da Bissetriz, marque a falsa:

A.( ) O próprio paciente segura o filme na boca, mas sempre com a mão oposta

B.( ) O plano sagital mediano deve ficar perpendicular ao plano de Camper, mas somente para tomadas na maxila, na mandíbula, verifica-se a base da mesma.

C.( ) O plano de Camper da mandíbula vai do tragus à comissura labial.

D.( ) O ponto de incidência dos incisivos inferiores fica entre o mento e o lábio inferior. E.( ) Existem 14 regiões para tomadas radiográficas nos adultos, e 10 para as crianças.

30. Quanto às técnicas Radiográficas Odontológicas, marque a única questão verdadeira: A.( ) Todas as máquinas odontológicas de radiação possuem colimador (periapical, panorâmica, telerradiografia e tomografia), mesmo sendo digitais.

B.( ) O filtro de alumínio de uma máquina periapical nunca pode ser substituído, por vir de fábrica.

C.( ) Para o posicionamento da cabeça na técnica do paralelismo, o plano oclusal deve ficar paralelo ao plano horizontal.

D.( ) O longo eixo do filme periapical fica na vertical em dentes posteriores e na horizontal em dentes anteriores.

E.( ) O ponto de referência (picote) deve estar voltado para o silicone de mordida, na técnica da bissetriz.

Referências

Documentos relacionados

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Para Iudícibus (2007, p. 243), “análise vertical baseia-se em valores percentuais das demonstrações financeiras. Para isso calcula o percentual de cada conta em relação a

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

GRUPO Telma Maria de Almeida Sigaki Moema Alexandre Francisco Silva 9032 MM.. Tipo Inscrição Responsável Loja Nome

Pré-requisito: Construção Civil II Carga Horária Teórica: -x- Carga Horária Prática: 120h Total de Créditos:

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies