• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2015"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA Nº 02/2015

A Direção Geral da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública, para o conhecimento dos interessados, a presente Chamada Pública, referente a abertura de inscrições e ao estabelecimento de normas relativas à participação na III MOSTRA DE TRABALHOS

ACADÊMICOS E CULTURAIS e na II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DA EXPO FVJ 2015 – DESENVOLVIMENTO AO RITMO DOS BONS VENTOS, que realizar-se-á no período

de 04 a 06 de novembro de 2015, no Campus da Faculdade do Vale do Jaguaribe.

1. A EXPO FVJ 2015

A EXPO FVJ 2015 se configurará como um espaço para palestras, oficinas, minicursos,

apresentações artísticas, trabalhos acadêmicos e científicos. Todas as atividades que

acontecerão no Campus da FVJ estarão voltadas para a socialização de conhecimentos e

valorização da cultura do Vale do Jaguaribe. A EXPO FVJ 2015 é uma oportunidade de

aperfeiçoamento profissional e compartilhamento de ideias e soluções, visando identificar a

participação da instituição no desenvolvimento da região em que se insere.

2. OBJETIVOS

2.1. Tornar o aluno da FVJ protagonista no seu processo de formação, exercendo a liderança na promoção de atividades de construção de conhecimentos inspirados nas experiências de sala de aula.

2.2. Promover a integração ensino-pesquisa entre os corpos discente e docente da FVJ.

2.3. Incentivar o intercâmbio e a socialização de conhecimentos, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, acadêmico e cultural da cidade e região.

2.4. Mobilizar o aluno da FVJ para apresentar soluções e discutir alternativas para os problemas da realidade que se apresenta.

2.5. Incentivar a produção científica docente.

3. PÚBLICO-ALVO

Alunos e professores da Faculdade do Vale do Jaguaribe.

4. CERTIFICADOS

4.1. O certificado de expositor da EXPO FVJ 2015 será disponibilizado ao aluno que submeter e apresentar trabalhos à Mostra, conforme exigência desta Chamada.

(2)

4.2. O certificado de autor de trabalhos da EXPO FVJ 2015 será disponibilizado ao professor ou aluno que submeter, aprovar e apresentar seu(s) Artigo(s) Científico(s) e/ou Trabalho(s) de Conclusão de Curso. 4.3. O certificado de orientador da EXPO FVJ 2015 será disponibilizado ao professor orientador que orientar equipes que inscreverem, aprovarem e apresentarem seus trabalhos.

4.4. O certificado de participante da EXPO FVJ 2015 será disponibilizado ao aluno que efetuar sua inscrição dentro dos prazos estipulados, comparecer ao evento e tiver sua frequência devidamente comprovada.

4.5. Alunos que receberem certificados de participantes terão direito ao registro de 10 (dez) horas de atividades em seus históricos acadêmicos.

5. ÁREAS TEMÁTICAS

Sob a temática maior de DESENVOLVIMENTO REGIONAL AO RITMO DOS BONS VENTOS, os trabalhos deverão se alocar dentro das áreas temáticas dos Centros de Estudos da FVJ, conforme detalhamento abaixo:

• CENTRO DE EDUCAÇÃO, que envolve os cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física; • CENTRO DE GESTÃO E NEGÓCIOS, que engloba os cursos de Administração, Gestão de

Recursos Humanos e Turismo;

• CENTRO DE HUMANIDADES, que envole os cursos de Serviço Social e Direito; e

• CENTRO DE SAÚDE, que envolve os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física.

CENTROS DE

ESTUDO ÁREAS TEMÁTICAS CRITÉRIOS

CENTRO DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Empreendedorismo e Inovação

Alunos dos cursos de Administração, Recursos Humanos e Turismo Gestão de Pessoas Marketing e Turismo Meio Ambiente

Responsabilidade Social Empresarial

CENTRO DE EDUCAÇÃO

Formação de Professores e Atuação Docente

Alunos dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Letras. Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física

e o Currículo

Educação e Linguagem Estudos da Linguagem

CENTRO DE HUMANIDADES

Assessoria e Consultoria em Serviço Social

Alunos dos cursos de Direito e Serviço Social.

Direitos Humanos e vulnerabilidades

Direito Constitucional nas Relações Privadas Tutela Processual Constitucional

Direito Penal e Processual Penal Constitucional

Criminologia, Política Criminal e Interdisciplinariedade Direito Ambiental e Desenvolvimento

(3)

Direito Ambiental e Desenvolvimento

CENTRO DE SAÚDE

Fisioterapia Obstétrica, Uroginecológica, no Câncer de Mama e Dermatofuncional

Alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia Alterações Funcionais e Biomecânicas na Postura e no

Movimento Humano

Doenças Crônico-Degenerativas Transmissíveis e Não-Transmissíveis nos Três Níveis de Atenção à Saúde Atividade Física Relacionada à Saúde

Enfermagem e Sistemas Corporais

Práticas do Cuidado no Ciclo de Vida e Subjetividade em Enfermagem

Planejamento e Gestão da Saúde

Enfermagem, Educação, Trabalho e Saúde Assistência e Atenção Farmacêutica Produtos para a Saúde

Bromatologia Farmacognosia

Análises Clínicas e Toxilógicas Educação Farmacêutica

Gestão Farmacêutica e de Sistemas de Saúde Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde

6. INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS

As inscrições dos trabalhos serão realizadas no período de 25/09/2015 a 09/10/2015, através do endereço eletrônico http://www.fvj.br/expo e conforme as áreas temáticas referentes a cada Centro de Estudo, conforme apontado no item 5.

6.1. Todos os trabalhos dos alunos deverão ser previamente avaliados pelo respectivo orientador.

6.2. Todos os trabalhos científicos dos professores e/ou dos alunos serão avaliados por revisores indicados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa – NEP da FVJ.

6.3. Após a data final de submissão do trabalho, não haverá mais a possibilidade de quaisquer alterações. 6.4. Somente serão aceitos trabalhos que obedeçam às normas de submissão estipuladas nesta Chamada. 6.5. Todos os candidatos deverão atender às disposições estabelecidas para inscrição:

I. Estar regularmente matriculado como aluno da FVJ ou ser professor contratado.

II. No caso dos alunos, ter tido o seu trabalho inscrito e aprovado pelo professor orientador.

III. Ter disponibilidade para cumprir com os horários de organização e apresentação do seu trabalho, conforme o cronograma posteriormente lançado.

(4)

6.6. O aluno poderá participar, simultaneamente, da Mostra Acadêmica e Cultural e da Mostra Científica. 6.7. Os alunos deverão observar o(s) material(is) disponibilizado(s) pela FVJ no ato da inscrição. Caso haja a necessidade de outro tipo de material não disponibilizado pela instituição, este será de exclusiva responsabilidade dos alunos.

6.8. Os autores serão responsáveis pela revisão ortográfica prévia do trabalho escrito e por toda a organização da exposição do trabalho na mostra.

6.9. A submissão dos trabalhos deverá obedecer as áreas temáticas explicitadas no item 5 desta Chamada.

7. MODALIDADES DE SUBMISSÃO PARA A MOSTRA DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CULTURAIS

Os trabalhos a serem apresentados na Mostra de Trabalhos Acadêmicos devem ter sido previamente orientados por pelo menos um professor da FVJ. Os trabalhos deverão ter os seguintes formatos e critérios de apresentação:

7.1. Vídeos: duração máxima de 10 (dez) minutos. Formato: Ficção ou Documentário. Assunto: relacionado ao tema da EXPO FVJ 2015 e à área temática escolhida, além da relevância para as discussões da realidade social.

7.2. Teatro: peça teatral de no máximo de 15 (quinze) minutos. Assunto relacionado ao tema da EXPO e à área temática escolhida, além da relevância para as discussões da realidade social.

7.3. Salas Temáticas: as salas ficarão disponíveis para cada equipe por um dia, de 18:45h às 22h. Organização e escolha do formato de apresentação ficarão a critério do discente de comum acordo com o professor orientador da atividade. O discente poderá apresentar o trabalho utilizando painéis, fotografias, murais e maquetes, dentre outras. Deverá seguir a proposta temática da EXPO FVJ 2015 e da área temática escolhida, além da relevância para as discussões da realidade social.

7.4. Práticas Orientadas: os alunos sob a supervisão de um professor orientador realizarão atividades de atendimento ao público ou exposição de produtos produzidos durante a sua formação. O tempo de duração das práticas orientadas será entre 4h a 8h, a serem distribuídas pelo decorrer do evento. Deverão seguir a proposta temática da EXPO FVJ 2015 e da área temática escolhida, além da relevância para as discussões da realidade social.

7.5. Exposição/stand: De responsabilidade da FVJ, os stands estarão distribuídos nos formatos de bancadas e birôes pelo ambiente do campus. Nesses espaços poderão ser apresentados/expostos trabalhos de alunos e de empresas regionais.

Os Banners serão inseridos, a critério dos proponentes, nas propostas acima, não havendo uma modalidade específica para os mesmos. Para as empresas, o formato do banner é livre. Para os alunos, deverá seguir as seguintes normas: tamanho: 0,90m X 1,20m; nome do evento, instituição (Faculdade

(5)

do Vale do Jaguaribe – FVJ); título; nomes dos autores; introdução; metodologia; resultados e discussão; considerações finais; e referências.

8. DA SELEÇÃO E DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS À MOSTRA ACADÊMICA E CULTURAL

8.1. Uma vez submetidos, os trabalhos serão avaliados pelos professores orientadores, mediante acompanhamento da estruturação dos mesmos por suas equipes respectivas e de acordo com o padrão de qualidade inicialmente imposto e esperado.

8.2. Os trabalhos aprovados pelos professores orientadores irão compor a programação e serão apresentados na Mostra.

9. CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO PARA A MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A avaliação dos trabalhos a serem apresentados na Mostra de Trabalhos Científicos ficará sob a responsabilidade do NEP da FVJ. Os trabalhos deverão ter os seguintes formatos e critérios de apresentação:

- Apresentação oral de artigos: é um trabalho escrito em formato de artigo, sua apresentação se dá de

forma oral, com tempo de 15 minutos, com discussão no final das apresentações. Esta modalidade de trabalho deverá relatar pesquisas empíricas ou teóricas de alunos e/ou professores concluídas. Os trabalhos completos nessa modalidade deverão conter entre 08 e 15 páginas e obedecer à seguinte estruturação: Título, Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Análise de dados e Resultados, Considerações Finais e Referências; quanto à formatação, deverá obedecer aos seguintes critérios: Fonte: Times New Roman ou Arial; Tamanho: 12; Espaçamento: 1,5 linhas; Margens: Superior: 3cm, Inferior: 2cm, Esquerda: 3cm e Direita 2cm; figuras, tabelas, quadros e demais elementos deverão seguir as recomendações da ABNT.

- Mostra de TCC: os alunos que quiserem apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em andamento poderão submeter seus resumos expandidos, contendo os seguintes elementos: título (negrito e em letras maiúsculas); resumo propriamente dito (apresentação do tema, justificativa, descrição dos objetivos, metodologia e resultados obtidos) e palavras-chave (3 a 5 palavras), totalizando, no mínimo e no máximo, 500 e 1000 palavras, respectivamente. Quanto à formatação, considerar: Fonte: Times New Roman ou Arial; Tamanho: 12; Espaçamento: 1,5 linhas; Margens: Superior: 3cm, Inferior: 2cm, Esquerda: 3cm e Direita 2cm.

9.1. Orientações gerais para a Mostra Científica:

 Cada autor pode submeter até 3 (três) trabalhos como autor ou coautor.

 Cada trabalho poderá ter, no máximo, 5 (cinco) coautores.

 O trabalho deverá ser anexado, no ato da submissão online, no formato .doc ou .docx.

 Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica prévia do trabalho. 9.2. Os trabalhos submetidos serão avaliados da seguinte forma:

(6)

Os revisores indicados pelo NEP inicialmente avaliarão se os trabalhos obedecem às exigências desta Chamada. Caso contrário, os trabalhos serão automaticamente desclassificados. Os trabalhos classificados receberão nota entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez) pontos, conforme os seguintes critérios:

9.2.1. Consistência teórica: O artigo informa e permite o entendimento de uma teoria que é bem articulada e abrangente para possibilitar a percepção e formulação das hipóteses? Os conceitos estão bem definidos? 9.2.2. Revisão da literatura: A literatura relevante sobre o tema foi coberta de forma consistente? Autores e trabalhos importantes foram citados? Existe um número apropriado de referências (nem excessiva, nem limitada)?

9.2.3. Metodologia: O método utilizado (qualitativo ou quantitativo) é apropriado à questão de pesquisa e à teoria? A análise empírica é um bom teste da teoria e das hipóteses?

9.2.4. Adequação técnica e consecução de objetivos: Os procedimentos de análise dos dados foram usados correta e apropriadamente? Os principais pressupostos estatísticos estão respeitados? A amostra, as medidas, os métodos, as observações, os procedimentos e as análises asseguram as validades interna e externa?

9.2.5. Contribuição e conclusões: o trabalho apresenta uma contribuição significativa para a teoria, conhecimento empírico e/ou prática gerencial?

9.2.6. Qualidade, clareza e redação do texto: o texto apresenta boa redação, ideias bem conectadas e possui fácil leitura?

10. DAS INSCRIÇÕES NO EVENTO

Os interessados em participar da programação do evento, incluindo Mostra Acadêmica e Cultural, Mostra Científica, Palestras e Minicursos, deverão obrigatoriamente realizar suas inscrição no período citado no cronograma (topico 11). Os autores e/ou expositores poderão participar e se inscrever na programação do evento nos horários que não chocarem com suas apresentações.

11. CRONOGRAMA

ATIVIDADES DATA

Submissão dos trabalhos 23/09/2015 a 09/10/2015

Divulgação da Programação da EXPO FVJ 2015 16/10/2015

Inscrição dos participantes em minicursos e palestras 16//10/2015 a 30/10/2015

Expo FVJ 2015 04/11/2015 a 06/11/2015

12. INFORMAÇÕES

Para quaisquer informações, o inscrito deverá se dirigir a Comissão Coordenadora da Mostra de Trabalhos Acadêmicos, Cultural e Científica da EXPO FVJ 2015.

(7)

13. CLAÚSULA DE RESERVA

Casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Direção Geral da Faculdade do Vale do Jaguaribe.

PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Aracati, 16 de Setembro de 2015.

Eduardo Neto Moreira de Souza

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

 A combinação desta referência com a referência do mandato, permitirá ao Banco do devedor fazer uma análise à instrução de cobrança antes de proceder ao

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor