• Nenhum resultado encontrado

Comportamento Cooperativo entre Cães

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comportamento Cooperativo entre Cães"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Comportamento Cooperativo entre Cães

Gabriela Hemylin Ferreira Moura1, Karla Danielle Menezes Emerenciano1, Katherine da Silva Palmeira1, Raquel Andrade1,

Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). E-mail: gabiliro@bol.com.br, kdmenezes@gmail.com, katherinepalmeira@yahoo.com.br, kell.fashionpink@hotmail.com

Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar comportamentos caninos ligados a ações cooperativas e as reações desses cães demonstradas durante este estudo. Foi notado que cães domésticos possuem uma natural "aversão à desigualdade", e que fazem "greve" se não forem tratados do mesmo modo como seus semelhantes. Para a realização do experimento os cães deveriam saber “dar a pata” e realizar o comando com um observador desconhecido. Foram testados quatro cães que atendiam essas exigências, acompanhados pelo dono, seu adestrador e por outro cachorro. Ao obedecer ao comando, os cachorros (avaliados isoladamente e em duplas) recebiam uma recompensa ou não recebiam nada pelo "trabalho" de dar a pata. Os resultados do experimento fornecem evidências para a presença de sensibilidade para uma distribuição injusta de recompensa entre cachorros. Os cães recusaram e hesitaram a responder ao comando humano sem recompensa e mostraram comportamento mais estressado em condição social (com presença de parceiro) devido ao contato visual comparado com a situação em que o cão era testado sozinho. A pesquisa revela ainda que os cães não tiveram essa reação apenas pelo fato de não estarem recebendo a comida. Na etapa em que os cães foram avaliados individualmente foi observado que estes realizaram o truque por mais de tempo antes de se desinteressarem. Essa pesquisa elucidou conhecimentos que podem auxiliar o manejo e adestramento de cães uma vez que explica aspectos do comportamento desses animais diante de situações em que eles são tratados de modo desigual desencadeando reações de estresse aos mesmos.

Palavras-chave: cães, comportamento, condicionamento, cooperação, injustiça, recompensa Introdução

Ao se tratar de cooperação em geral pode-se dizer que um elemento crucial para a evolução da interação entre os agentes envolvidos é a sensação de retorno pelos os esforços realizados, em relação a custos e ganhos. A injustiça parece ser um dispositivo poderoso para motivar seres humanos durante a execução de tarefas que exigem cooperação.

Investigações recentes indicam que primatas não humanos se recusam a participar na resolução de problemas e tarefas cooperativas, se para o mesmo esforço, uma “testemunha” (parceiro) obter uma recompensa e ele não. No entanto, pouco se sabe sobre cães, embora “aversão à desigualdade” seja uma reação também esperada em situações de cooperação ocorridas em outras espécies.

O presente trabalho teve por base um estudo realizado por pesquisadores austríacos, no qual foram testados cães (sozinhos e em duplas) que ao obedecer a um comando de “dar a pata”, recebiam uma recompensa ou não recebiam nada. Dar a pata é um comando usado, muito mais para divertir que para obediência, o que significa que geralmente é realizado em conexão com uma recompensa em uma situação descontraída. Sendo assim, dar a pata não exige muito esforço para o cão em termos de energia investida. Porém, quando recompensados injustamente os cães foram capazes de demonstrar sentimentos próximos ao que denominaríamos de inveja ou ciúme e a maioria deles paravam de dar à pata após quinze a vinte vezes.

Para comprovar tais resultados e registrar as reações desses animais diante de situações em que eles são tratados de modo desigual, o presente trabalho tem como objetivo recriar este estudo austríaco e verificar comportamentos caninos e suas reações ligadas a ações cooperativas.

Material e Métodos

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no município de Natal/RN, que sempre em duplas, seguiram uma série de procedimentos

(2)

durante quatro dias de observações. Essa interação com os animais foi realizada aos sábados das 16:00 às 18:00 horas com intervalo de uma semana entre elas.

O experimento está organizado em sessões e etapas: as primeiras equivalem aos dias de observação e as segundas a uma divisão do experimento propriamente dito correspondendo a quatro etapas. Entre cada etapa do experimento foi dado um intervalo de cinco minutos.

Como pré-requisitos para a realização do experimento os cães deveriam saber “dar a pata” e realizar o comando com um observador desconhecido. Foram testados quatro cães que atendiam essas exigências, acompanhados pelo dono e seu adestrador. Ao obedecer o comando, os cachorros (avaliados isoladamente e em duplas) recebiam uma recompensa ou não recebiam nada pelo "trabalho" de dar a pata. Antes do início do experimento houve um aquecimento com os cães pelos seus adestradores para que os animais fossem estimulados a responder o comando ainda que por um desconhecido.

O experimento começou com avaliação dos cães sozinhos (etapa um). O experimentador (desconhecido) executou o comando “dar a pata” e recompensou o cão; nessa etapa, foi anotado quantas vezes ele realizou o comando e quantas vezes ele recusou dar a pata ao experimentador. Logo após, o cão não recebia a recompensa pela realização do comando (etapa dois). Sendo assim, observaram-se quantas vezes os cães isoladamente deram a pata sem ser recompensado e quantas vezes eles recusaram dar a pata ao experimentador.

Posteriormente os cães foram trabalhados em duplas e o comando “dar a pata” foi sempre executado intercaladamente entre um cão e o outro, ressaltando que o primeiro comando foi dado não ao cão avaliado e sim para o parceiro.

Na etapa três ambos receberam a mesma recompensa após o comando dar a pata. Foi registrado o número de vezes que responderam ou não.

No último momento (etapa quatro) um cão não recebia a recompensa e seu parceiro a recebia. Foi anotado o número de vezes que o cão testado (não recompensado) deu a pata e o número de recusas, na hora de responder ao comando.

Nas sessões foram observados os sinais de estresse (latir, coçar, bocejar, lamber a boca, evitar o olhar do parceiro) diante das diferentes situações avaliadas.

Foi utilizado durante o experimento máquina fotográfica digital, filmadora digital e um formulário no qual o seu preenchimento pelos proprietários dos animais trazia informações adicionais sobre o histórico de adestramento de cada cão do experimento.

Resultados e Discussão

Os resultados do experimento fornecem evidências para a presença de sensibilidade para uma distribuição injusta de recompensa entre cães. Os cães recusaram e hesitaram a responder ao comando humano sem recompensa e mostraram comportamento mais estressado em condição social (com presença de parceiro) devido ao contato visual comparado com a situação em que o cão era testado sozinho. Os cães também apresentaram altos níveis de estresse, aumentando o olhar para o parceiro quando esse foi recompensado e eles não.

Sobre os cães testados sabe-se que com premiação 100% dos animais responderam ao comando individualmente. O mesmo ocorreu com os cachorros quando trabalhados em duplas.

Porém, houve diferenças entre um cão que não recebeu recompensa na presença do parceiro que a obteve, comparando com a situação em que o cão testado está sozinho sem recompensa.

Quando dois cães, um ao lado do outro, foram requisitados a dar a pata para um dos pesquisadores que os recompensava de forma injusta (um cão realizava o truque e o outro cão é que recebia a guloseima) ele se negava a realizar o truque novamente, além de demonstrar sinais de estresse (se coçar, lamber, inquietação, desviar o olhar, latir, etc) revelando diante a intensidade dessas reações, que ver o parceiro ser recompensado é mais desgastante que não ser premiado estando sozinho.

A pesquisa revela ainda que os cães não tiveram essa reação apenas pelo fato de não estarem recebendo a comida. Na etapa em que os cães foram avaliados individualmente foi observado que estes realizaram o truque por mais de tempo antes de se desinteressarem. Os cães isoladamente responderam ao comando 24 vezes num total 60 tentativas sem receber nenhuma recompensa. Quando em duplas esse valor cai para 16 vezes justificando o que foi explicitado anteriormente.

(3)

0 10 20 30 40 50 60 Expe Com Sem Expe Situa Amb Apen Lege Resp Não Figura para o 0 0 0 + Tabela 1 erimento - Ind Situ m Recompensa Recompensa erimento - Du ação

bos com recom nas um cão re endas: pondeu ao Com Respondeu ao a 1 Número de s cães avaliad 1 - Número de dividual uação a upla mpensa compensando mando o Comando   e tentativas de dos individualm -e t-entativas d-e Núme + 60 24 Núme C re + 60 o 16 + -e r-espostas ao mente. respostas ao ero de Respost Cão - 0 36 ero de Respost Cão sem compensa - 0 44 comando com Com Recom Sem Recom Individual comando tas ao comand Total d Tentativ tas ao comand Total d Tentativ m e sem recom mpensa mpensa do de vas 60 60 do de vas 60 60 mpensa

(4)

  0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 T I E C S E S A A L R N Figura avalia + Tabela 2 - Perc Individual / Du Experimento -Sit Com Recompe Sem Recompe Experimento -Situação Ambos com re Apenas um cã Legendas: Respondeu ao Não Responde a 2 Comparaç ados individua centagem das upla - Individual % tuação ensa ensa - Dupla % ecompensa o recompensa Comando eu ao Comand ão de resposta almente e em d ‐ tentativas de % Número comand + 10 40 Número comand + ando + do -as e recus-as ao duplas(avaliad Se Se In Com recu resposta ao co o de Resposta do Cão + 00 ,00 o de Resposta do Cão 1 + 100 26,67 + - o comando se do o cão sem r em Recompen em recompen dividual mparação de re usas ao coman recompens omando - as ao - 0 60,00 as ao - 0 73,33 m recompens recompensa d nsa Dupla sa  espostas e ndo sem sa a – Cães da dupla)

(5)

próxim mesm obede está s pata e aspect desen propri Sissin RANG avers Os cães p mos ao que d mo modo como A presenç ecer ao coman ozinho. O com em testes de de Essa pesqu tos do compo ncadeando reaç Agradecem ietários (Ana nano por nos a

GEA, F.; HO sion in dogs. A 0,00 5,00 10,00 15,00 20,00 25,00 30,00 35,00 40,00 Figura Em mé 1,5 x m ossuem uma denominaríam o seus semelha ça do parceir ndo se o parc mpanheiro rec esigualdade d uisa é essenc rtamento dess ções de estres mos a todos o Rabelo e Dan acompanhar e ORNA, L.; VIR Austria: Wien 0 0 3 Comparaçã édia os cães in mais que quand

natural avers mos de inveja

antes. ro faz diferen

eiro está pres ceber a recom de recompensa ial para auxil ses animais di sse aos mesmo

A os cães utiliza nielle Lyra), b auxiliar com Li RANYIB, Z.; n, 2008. 6p. + ão de respostas ndividualmente do em duplas. Conclusões ão à desigual ou ciúme e nça: o cão te sente em com mpensa demon a. liar o manejo iante de situaç os. Agradeciment ados para o e bem como ao seus conhecim iteratura Cita ; HUBERA, L s ao comando e responderam . Comp ao co  

ldade, são cap que fazem "g estado para s mparação com nstra ser um fa e adestramen ções em que el tos xperimento. S os adestradore mentos. ada L., The absen S S I sem recompe m ao comando paração de res omando sem re pazes de dem greve" se não significativam a situação em ator crucial pa nto de cães um

les são tratado

Somos gratos es Erivonaldo nce of rewar Sem Recompe Sem recompen ndividual ensa em percen o aproximadam spostas ecompensa monstrar sentim o forem tratad mente mais ce m que o cão t ara a recusa de ma vez que e os de modo de sobretudo ao Pinheiro e N rd induces in ensa Dupla nsa ntual. mente mentos dos do edo de testado e dar a explica esigual os seus Nycolly equity

(6)
(7)

Ficha Cão

Nome Cão: Ruan

Nome Proprietário: Ana Rabelo

Idade: 1 ano e 6 meses

Raça: Maltês Sobre o Adestramento

Petisco preferido: Bifinho Tempo de adestramento

4 meses Comandos assimilados Junto

Senta Deita Fica Aqui Dar a pata Ficha Cão

Nome Cão: Dona

Nome Proprietário: Danielle Lyra

Idade: 1 ano

Raça: Maltês Sobre o Adestramento

Petisco preferido: Bifinho Tempo de adestramento

3 meses Comandos assimilados Junto

Senta Deita Fica Aqui Dar a pata Ficha Cão

Nome Cão: Fiona

Nome Proprietário: Nycole Sissinano

Idade: 2 anos

Raça: Border Collie

Sobre o Adestramento

Petisco preferido: Salsisha Tempo de adestramento

15 a 20 dias Comandos assimilados Senta

(8)

Ficha Cão

Nome Cão: Pitinha

Nome Proprietário: Nycole Sissinano

Idade: 2 anos

Raça: Border Collie

Sobre o Adestramento

Petisco preferido: Salsisha Tempo de adestramento

15 a 20 dias Comandos assimilados Senta

Referências

Documentos relacionados

 Demarcação de território com urina e urinar fora da caixa sanitária são dois

Se um comportamento existe, ele está sendo recompensado de alguma forma, então temos um reforço que aumenta e uma punição que o diminui, porém para eliminar esse comportamento

683 TESTE ALÉRGICO TRIAGEM - SCREENING Sangue tubo tampa vermelha 2 686 TESTE ALÉRGICO – PAINEL C/ 24 ALÉRGENOS Sangue tubo tampa vermelha 7 685 TESTE ALÉRGICO – PAINEL C/

O conceito de colonialidade, a obra de Frantz Fanon (1952;1961) e os princípios metodológicos da psicanálise concreta nos permitiram uma base que orientou

Typhimurium e Salmonella enterica nos cães evidencia o risco para profissionais e funcionários quando da manipulação de animais e dos locais em que são mantidos para

Ao exame ecodopplercardiográfico, observou-se presença de importante quantidade de líquido livre ane- cogênico em saco pericárdico, confirmando a suspeita de efusão pericárdica,

Matéria seca das fezes de cães alimentados com diferentes níveis de FOS na dieta (p<0,05 pelo teste

 A maioria dos grupos são familiares (pai, mãe, filhos mais velhos, filhos mais novos)...