• Nenhum resultado encontrado

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA FINS DE INGRESSO NO DOUTORADO EM ENGENHARIA PROCESSOS E TECNOLOGIAS

EDITAL 1/2021

1.Abertura

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul torna públicas as condições que regem o processo seletivo para fins de ingresso, em março de 2021, no Curso de Doutorado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias – PGEPROTEC, a ser oferecido no Campus Universitário de Caxias do Sul.

2. Inscrições 2.1 Período e local

As inscrições e os documentos deverão ser enviados por meio de formulário online no período de 25 de fevereiro a 04 de março de 2021, na página de inscrição do programa. 2.2 Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição para o Programa é R$ 200,00 (duzentos reais).

Os candidatos que são egressos da UCS terão um desconto de 30% sobre o valor da inscrição.

2.3 Documentação

Os documentos necessários para inscrição no processo seletivo para o Curso de Doutorado em Engenharia de Processos e Tecnologias são os seguintes:

-Formulário de Inscrição

-Cópia de documento de identidade, do CPF, ou da carteira de habilitação; Cópia da certidão de situação civil (certidão de nascimento, casamento, divórcio, união estável e outros); -Link do Currículo Lattes/CNPq, documentado, com comprovantes, digitalizados, organizados nesta ordem: Produção científica - artigos em periódicos, livros, capítulos de livro e trabalhos publicados em anais de eventos científicos; Pesquisa - participação em projetos; Experiência profissional em docência ou no mercado de trabalho.

(2)

-Cópia do histórico escolar da Graduação e de mestrado para alunos que obtiveram o título em outra IES (dispensado para egressos da UCS);

-Cópia do documento comprobatório de conclusão de curso de graduação ou de mestrado; - Se o diploma e o histórico escolar foram obtidos no exterior deverão ser apostilados, no caso de sua origem ser de país signatário da Convenção de Haia, conforme Resolução CNJ no 228, de 2016, do Conselho Nacional de Justiça (disponível em

https://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoesinternacionais/apostila-da-haia/atos-normativos-5/). Para países não-signatários, os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado e autenticados por autoridade consular competente;

2.4 Entrega dos documentos

A entrega da documentação exigida para participar do processo seletivo deverá ser feita por meio de upload no preenchimento do formulário online.

Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta. 3. Vagas

Serão ofertadas 3 vagas, as vagas serão para as linhas de pesquisa de: Processos Químicos e Físicos e Processos Bioquímicos, de acordo com a disponibilidade de orientação dos professores do programa.

4. Seleção dos candidatos

O processo de seleção será realizado por uma Comissão de Seleção, constituída de professores do Programa indicados pelo Colegiado do PGEPROTEC.

4.1 Processo Seletivo Etapas

A seleção dos candidatos para o doutorado será feita conforme disposto a seguir:

Primeira Etapa: Consistirá da análise do currículo lattes, histórico escolar de graduação e do curso de mestrado. Os critérios de avaliação estabelecidos pelo Programa para esta etapa estão descritos no item 9 deste edital. O peso desta etapa na nota final será de 60%. Segunda Etapa: Entrevista dos candidatos (o agendamento das entrevistas será realizado após o dia 04 de março de 2021, após a finalização das inscrições). O peso desta etapa na nota final será de 40%.

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final mínima igual a 7,0 (70% de aproveitamento), na escala de 0 a 10, conforme estabelecido no artigo 203 do Regimento Geral da UCS.

(3)

5. Divulgação dos resultados

A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados será feita no dia 08 de março de 2021, na página do programa.

6. Matrícula

A matrícula será efetuada via online em data a ser divulgada após o resultado, na página do programa.

7. Recurso

Todos os candidatos terão a possibilidade de interposição de recurso em face da decisão proferida pela comissão de seleção, os quais deverão ser apreciados e julgados por instância superior daquela que proferiu a decisão questionada.

Para interpor o recurso o candidato deverá fazê-lo em documento, redigido por ele próprio, onde constarão os motivos da solicitação.

O recurso ser enviado para o e-mail (mrpistore@ucs.br) em até 05 (cinco) dias após a divulgação da lista dos candidatos selecionados.

A resposta do recurso interposto acontecerá em até 30 (trinta) dias. 8. Validade de processo seletivo

O processo seletivo do presente Edital é válido até o próximo edital para seleção de alunos para o Curso de Doutorado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias.

Caxias do Sul, 25 de fevereiro de 2021

Prof. Dr. Juliano Rodrigues Gimenez Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(4)

ANEXO I

1. CRITÉRIOS DA PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO DOS CANDIDATOS P1: PONTOS EM DISCIPLINAS CURSADAS NO MESTRADO

1.1 Conceitos obtidos nas disciplinas cursadas no Mestrado – P1.

O candidato deverá fornecer o histórico escolar), informando todas as disciplinas cursadas (incluindo nota ou conceito recebido em cada disciplina), e entregá-la junto com a documentação de inscrição. Se a média dos conceitos for superior a 8,0 (em uma escala de 0 a 10) o candidato receberá 2 pontos. Se a média dos conceitos for superior a 7,0 (em uma escala de 0 a 10) o candidato receberá 1 ponto.

P2: PONTOS PARA TEMPO DE CONCLUSÃO DO MESTRADO 1.2 Tempo de conclusão do mestrado – P2.

O candidato deverá preencher a TABELA P2 (abaixo especificada), inserir no formulário online junto com a documentação de inscrição. Deve ser considerada como data de início, o primeiro dia do mês do primeiro período letivo da primeira matrícula, utilizada na obtenção de créditos para o curso de Mestrado. Como data de término, deve ser considerado o dia da defesa da dissertação de Mestrado.

Pontuação:

Tempo de defesa de até 15 meses + 5 dias = 25 pontos

Tempo de defesa de entre 15 meses + 6 dias e 18 meses + 5 dias = 20 pontos Tempo de defesa entre 18 meses + 6 dias e 21 meses + 5 dias = 15 pontos Tempo de defesa entre 21 meses + 6 dias e 24 meses + 5 dias = 10 pontos Tempo de defesa entre 24 meses + 6 dias e 30 meses + 5 dias = 5 pontos Tempo de defesa superior a 30 meses + 6 dias = 0 ponto

P3: PONTOS DA PRODUÇÃO EM PUBLICAÇÕES E PATENTES 1.3 Produção em Publicações e Patentes – P3

O candidato deverá preencher a TABELA P3 (a seguir especificada) e entregá-la junto com a documentação de inscrição, anexando cópia de sua produção, onde constem dados de sua efetiva publicação. No caso de artigos aceitos para publicação, anexar cópia da carta de aceite.

PUBLICAÇÕES: serão considerados artigos (já publicados ou com comprovação de aceite definitivo para publicação, formalizado por escrito); trabalhos e resumos já publicados em anais de eventos locais, nacionais ou internacionais; capítulos de livros e livros. A pontuação a ser atribuída a essas publicações está listada a seguir, devendo posteriormente ser considerado o número de autores, conforme descrito.

Pontuação por artigo, considerando a classificação de periódicos pela CAPES da Área de Engenharia II:

- Artigo em periódico classificado como A1 ou A2 = 20 pontos - Artigo em periódico classificado como B1 ou B2 = 15 pontos - Artigo em periódico classificado como B3 ou B4 = 5 pontos - Artigo em periódico classificado como B5 = 2 pontos

- Artigo em periódico sem classificação na Área de Engenharia II: a Comissão de Seleção fará a classificação do periódico tendo por base o Documento da Área de Engenharia II, disponível no site da CAPES.

-A classificação da CAPES a ser considerada deve ser a do ano de publicação do artigo ou a do ano de aceite para publicação, se houver divergência entre esses.

-Para a classificação de artigos publicados em anos anteriores a 2012, considerar o Qualis/ Capes do ano de 2012.

(5)

Pontuação por trabalho ou resumo:

- Trabalho completo (mínimo 3 páginas) em Evento Internacional (e texto em língua estrangeira) = 5 pontos

- Trabalho completo (mínimo 3 páginas) em Evento Internacional, porém em língua portuguesa = 2 pontos

OBS.: Entende-se por “Evento Internacional” reuniões científicas de abrangência (e importância) internacional.

- Trabalho completo (mínimo 3 páginas) em Evento Nacional = 2 pontos - Trabalho completo (mínimo 3 páginas) em Evento Regional = 1 pontos

OBS.: Entende-se por “Evento Regional” reuniões científicas de abrangência (e importância) regional, portanto de alcance inferior ao “Evento Nacional”.

- Resumos (até 2 páginas) em eventos (regional/nacional/internacional) = 0,1 ponto Pontuação por capítulo de livro:

- Capítulo de Livros (em língua estrangeira) = 10 pontos (máximo 20 pontos neste quesito) - Capítulo de Livros (em português) = 5 pontos (máximo 10 pontos neste quesito)

OBS.: Não será considerado capítulo de livro, trabalho apresentado em evento científico cujos anais foram publicados como livro.

Pontuação por livro:

- Livro (em língua estrangeira) = 20 pontos - Livro (em português) = 10 pontos

OBS.: Não será considerada como livro, a publicação da dissertação de mestrado do candidato. Os livros, para serem considerados para pontuação, deverão ter ISSN e ficha catalográfica.

Patentes: serão consideradas as patentes solicitadas e as patentes já concedidas, de acordo com a seguinte pontuação:

- Patente (na grande área da Engenharia) solicitada e ainda não concedida = 5 pontos - Patente (na grande área da Engenharia) concedida = 20 pontos

IMPORTANTE: Se for primeiro autor, ou depositante da patente, o candidato receberá a pontuação na íntegra. Se não for o primeiro autor, ou depositante da patente, os pontos serão divididos pelo número total de autores de cada publicação/patente, exceto para resumos, que contarão 0,1 ponto independente de ordem e número de autores. As publicações oriundas de eventos que venham a ser republicadas em outro formato, só serão pontuadas uma vez,utilizando a classificação de maior valor.

Referências

Documentos relacionados

 Indique catro pares de ángulos opostos polo vértice..  Indique catro pares de ángulos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste