• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 2 BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 2 BIMESTRE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

C

OLÉGIO

M

ONJOLO

QUIZ

14

2017

/

BIMESTRE

PORTUGUÊS

ELIANE Aluno(a):______________________________________________ 8º Ano: _____

Conteúdo

Coerência e Coesão

A coerência de um texto se refere ao sentido da leitura para quem lê, ou seja, tem a ver com a interpretabilidade e inteligibilidade daquilo que é escrito. Em outras palavras, um texto é coerente quando as ideias apresentadas fazem sentido, comunicam um entendimento de modo harmônico, unificado. Pode-se dizer que em um texto coerente todas as suas partes, ideias, afirmações, exemplos, argumentos, etc. se encaixam de modo lógico e complementar.

Para garantir-se a coerência do texto, é necessário observar os seguintes princípios: princípio da não

contradição (o texto não pode conter ideias que se contradigam e prejudiquem a sua lógica

interna); princípio da não tautologia (o texto não deve ficar repetindo ideias excessivamente, visto que esse vício de linguagem confunde a comunicação efetiva dos sentidos do texto); e princípio

da relevância (as ideias devem ser necessárias ao sentido e apresentadas de modo completo e em

diálogo entre si, sem fragmentação, isto é, sem junção aleatória de ideias desconectadas).

A coesão, por sua vez, diz respeito à ligação das ideias do texto. Trata dos mecanismos linguísticos empregados na busca pela coerência. Dito de outro modo, a coesão se refere aos mecanismos de encadeamento lógico–semântico do conteúdo apresentado. Ela é, assim, responsável por criar relações entre o que é dito, de modo a orientar o(a) leitor(a) na construção dos sentido.

A coesão pode ser articulada através de conjunções, quer dizer, pelos chamados operadores

argumentativos, que são os elementos de ligação que conectam as diferentes frases e ideias.

Existem operadores argumentativos de várias ordens. Veja alguns casos:

Adição ou continuação: além disso; ademais; não só . . . mas também . . . ; também.

Causa e consequência: consequentemente; como resultado; assim; portanto; logo; em razão de; em

decorrência de.

Contraste e ressalva: salvo; exceto; porém; contudo; todavia; entretanto; embora; mas; pelo contrário; em

contraste.

Certeza: certamente; indubitavelmente; inquestionavelmente; evidentemente. Condição: caso; a não ser que; a menos que.

Dúvida: talvez; provavelmente; possivelmente.

Esclarecimento: por exemplo; isto é; equivale a dizer; em outras palavras; dito de outro modo. Relevância: em primeiro lugar; principalmente; primordialmente.

Proporção: à medida que; ao passo que.

Intenção: com o fim de; a fim de; com o intuito de; para.

Resumo (recapitulação): em suma; em síntese; em resumo; em vista disso.

Semelhança: igualmente; da mesma forma; do mesmo modo; por analogia; de acordo com; assim como. Imprevisto: inesperadamente; imprevistamente.

Relação de tempo: imediatamente; após; agora; atualmente; frequentemente; às vezes; sempre;

ocasionalmente; simultaneamente; nesse meio tempo; nesse ínterim.Exercícios - Coesão e coerência

(2)

1) O humor da tira abaixo é construído a partir de uma incoerência. Que incoerência é essa?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 2) Dê coerência às frases abaixo:

a) Eu estava com muito sono porque eu deitei bem cedo.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) Fazia muito frio, portanto mesmo assim fomos à praia.

_____________________________________________________________________________________ c) Faça a prova com atenção, assim você não tirará boa nota.

_____________________________________________________________________________________ 3) A ambiguidade (duplo sentido das expressões) é um vício que impede o bom entendimento dos textos. Elimine a ambiguidade das frases a seguir:

a) Maria deixou a sala completamente suja.

_____________________________________________________________________________________ b) O advogado viu o réu saindo do tribunal.

_____________________________________________________________________________________ c) O avô conversou muito com neto em seu quarto.

_____________________________________________________________________________________ 4) A ambiguidade pode ser um recurso da linguagem, sendo assim, não constituirá erro. Explique o efeito que a ambiguidade causou no texto abaixo:

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 5) Reescreva as orações usando elementos de coesão para elaborar um texto com elas:

a) Os homens não ficam deslumbrados na frente de uma vitrine.

_____________________________________________________________________________________ b) Eles não compram por impulso. Não têm paciência para a burocracia do crediário.

_____________________________________________________________________________________ c) O público feminino sente uma atração irresistível pelas ofertas e liquidações do mercado consumidor. _____________________________________________________________________________________ d) As propagandas normalmente são direcionadas às mulheres.

_____________________________________________________________________________________ e) As mulheres têm papel importante na decisão de compra de um homem.

(3)

f) Eles dizem que as mulheres têm bom gosto, conhecem marcas e sabem se um produto é bom, caro ou barato.

_____________________________________________________________________________________ 6) Quando o treinador Leão foi escolhido para dirigir a seleção brasileira de futebol, o jornal Correio

Popular publicou um texto com muitas imprecisões, do qual conta a seguinte passagem:

“Durante a sua carreira de goleiro, iniciada no Comercial de Ribeirão Preto, sua terra natal, Leão, de 51 anos, sempre impôs seu estilo ao mesmo tempo arredio e disciplinado. Por outro lado, costumava ficar horas aprimorando seus defeitos após os treinos. Ao chegar à seleção brasileira em 1970, quando fez parte do grupo que conquistou o tricampeonato mundial, Leão não dava um passo em falso. Cada atitude e cada declaração eram pensados com um racionalismo típico de sua família, já que seus outros dois irmãos, Edmílson, 53 anos, e Édson, 58, são médicos.”

(Correio Popular, Campinas, 20 out. 2000.)

a) O que aconteceria com Leão se ele, efetivamente, ficasse “aprimorando seus defeitos”? Reescreva o trecho de maneira que seja eliminado o equívoco.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ b) A expressão “por outro lado”, no início do segundo período, contribui para tornar o trecho incoerente. Por quê?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

7) Construa uma nova versão do texto abaixo, utilizando em relação à palavra Vera, os mecanismos de coesão que julgar adequados.

“Desde cedo o rádio noticiava: um objeto voador não identificado estava provocando pânico entre os moradores de Valéria. A primeira reação de Vera foi sair da cama e correr para o porto. Fazia seis meses que Vera andava trabalhando em Parintins. Vera levantava cedo todos os dias e passava a manhã inteira conversando com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.Vera estava em Parintins, tentando convencer os trabalhadores a mudar a técnica do plantio da

várzea.”_______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Emprega-se o Z:

1) Nas palavras derivadas de outras que já apresentam z no radical Exemplos:

deslize- deslizar razão- razoável vazio- esvaziar raiz- enraizar cruz-cruzeiro

2) Nos sufixos -ez, -eza, ao formarem substantivos abstratos a partir de adjetivos Exemplos:

inválido- invalidez limpo-limpeza macio- maciez rígido- rigidez frio- frieza nobre- nobreza pobre-pobreza surdo- surdez

3) Nos sufixos -izar, ao formar verbos e -ização, ao formar substantivos Exemplos:

civilizar- civilização hospitalizar- hospitalização colonizar- colonização realizar- realização

4) Nos derivados em -zal, -zeiro, -zinho, -zinha, -zito, -zita Exemplos:

cafezal, cafezeiro, cafezinho, arvorezinha, cãozito, avezita

(4)

5) Nos seguintes vocábulos:

azar, azeite, azedo, amizade, buzina, bazar, catequizar, chafariz, cicatriz, coalizão, cuscuz, proeza, vizinho, xadrez, verniz, etc.

6) Nos vocábulos homófonos, estabelecendo distinção no contraste entre o S e o Z Exemplos:

cozer (cozinhar) e coser (costurar)

prezar( ter em consideração) e presar (prender) traz (forma do verbo trazer) e trás (parte posterior)

Observação: em muitas palavras, a letra X soa como Z. Veja os exemplos:

exame exato exausto exemplo existir exótico inexorável 1) Complete as palavras abaixo utilizando S ou Z

a) portuguê___ b) certe___a c) dure___a d) campone__a e) japone___a f) timide___ g) chinê___ h) frie___a i) barone__a j) limpe___a k) acide___ l) polone___a m) palide___ n) lou___a o) otimi___ar p) utili___ar

2) Indique as palavras que apresentam erro de ortografia e faça a correção. a) cristalizar b) pesquizar c) otimizar d) concretizar e) utilizar f) limpeza g) grandeza h) princeza i) miudeza j) riqueza

4) Forme verbos completando corretamente as palavras a seguir usando os sufixos -isar ou -izar. a) av___ b) civil___ c) al___ d) desl___ e) canal___ f) improv___ g) fr___ h) simbol___ i) p___ j) escrav___ k) cicatr___ l) paral___ m) pesqu___ n) motor___ o) colon___ p) vulgar___

(5)

Referências

Documentos relacionados

Neo Decapeptyl pode ser usado como tratamento alternativo quando a orquiectomia (retirada dos testículos) ou a administração de estrógenos não são indicados ou não são aceitos

Estudo realizado em Pelotas, em 1987, demonstrou que crianças menores de um ano, não amamentadas, tiveram um risco quatorze vezes maior de morrer por diarreia

No panorama internauta são vários os softwares à disposição do utilizador que servem para converter ficheiros PDF em flipbooks, que nada mais são que livros ou publicações

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Classicamente, a energia de cada estado da radia¸c˜ao n˜ ao depende de sua frequˆencia, mas sim de sua amplitude de onda, que ´e determinada pelos ´ atomos osciladores das paredes

Segundo o SEBRAE (2004) franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito

Conservação e Restauro de Estuques e Gessos Decorativos Executa Sancas e Molduras Tradicionais

(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos das desigualdades entre os homens. In: Antologia de textos filosóficos. 02) As concepções diferentes que