• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: FRANQUIA VERSUS NEGÓCIO PRÓPRIO - ANÁLISE DE VANTAGENS E DESVANTAGENS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: FRANQUIA VERSUS NEGÓCIO PRÓPRIO - ANÁLISE DE VANTAGENS E DESVANTAGENS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: FRANQUIA VERSUS NEGÓCIO PRÓPRIO - ANÁLISE DE VANTAGENS E DESVANTAGENS TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ÁREA:

SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): CAROLINE MARTINS LEMES DE BRITO, BRUNO HENRIQUE POLIZELLO, MAYARA LAZARO FRACCARO

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ALEXSANDRA JARDIM SILVA ALVES, MARCELO HENRIQUE FASSA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ALEXSANDRA JARDIM ALVES COLABORADOR(ES):

(2)

1 1. RESUMO

Este artigo tem por objetivo identificar qual dos empreendimentos ligados ao ramo de cosméticos é mais vantajoso adquirir, buscando as vantagens e desvantagens de possuir um negócio próprio ou adquirir uma franquia, analisando qual dos empreendimentos é melhor na atualidade. O estudo foi realizado na no setor de cosméticos em uma cidade da Região Noroeste Paulista. A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e como ferramenta de coleta dos dados fora utilizado um questionário aplicado à franquia de cosméticos e em uma empresa de cosméticos que não é franquia. Como principais resultados, pode-se observar que o perfil da empresa franquiada apresenta ser mais experiente em seus negócios, tendo pós-graduação e a empresa não franqueada apresenta ter menos experiência no ramo de cosméticos. Observa-se também que enquanto uma empresa optou abrir seu negócio próprio por ter mais variedades de produtos e qualidade do mesmo. Já a empresa franquiada tendo em vista o cliente potencial e ambas visam a qualidade do produto e por já ter uma marca renomada. A empresa franqueada tem uma maior rentabilidade que o negócio próprio.

Palavras-chave: Franquia; Empreendedorismo; Cosméticos.

2. INTRODUÇÃO

Abrir uma franquia tem muitas vantagens, por exemplo, ter seu nome conhecido, marketing com qualidade, descontos em produtos com melhores prazos para pagamento.

O franqueado pode contar com seu franqueador para obter sucesso em seu novo negócio, pois um sistema de franquia já obtém sua própria rede de distribuição assim tendo uma grande economia e tendo maior fluxo de caixa para investimento, pois um sistema de distribuição hoje se contrata por um valor muito alto, assim perdendo a maior parte de seu lucro.

Além de tudo o franqueado recebe treinamento do franqueador que possui interesse em zelar pelo nome da marca.

Mais além de tudo a franquia também tem suas desvantagens como: pouca flexibilidade, sempre tendo auditorias entre franqueado e franqueador para que

(3)

2 assim possam observar se há falhas no cumprimento das obrigações pela parte do mesmo.

A localização de sua nova franquia e um grande problema, pois o franqueado pode ter um ótimo ponto com uma instalação ampla para o negócio, mais o franqueador que vai avaliar o mesmo, assim será feito um estudo e este dirá se o local é apropriado ou não para seu negócio, assim causando grandes transtornos entre as partes.

Com o grande aumento na área de cosméticos em uma cidade da Região Noroeste Paulista, decidimos avaliar tanto a franquia como o negócio próprio, assim tendo por objetivo geral analisar os principais pontos que favoreçam a escolha dos mesmos. Sendo abordado as vantagens e desvantagens destas, como custos, marketing, valor do investimento, faturamento, riscos e entre outros.

3. OBJETIVO

Esta pesquisa busca identificar qual dos empreendimentos ligados ao ramo de cosméticos é mais vantajoso adquirir. Com o intuito verificar e identificar alguns fatores que são essenciais para que se possa obter o sucesso no mercado e satisfazer a demanda do consumidor.

Buscando as vantagens e desvantagens de possuir um negócio próprio ou adquirir uma franquia, analisando qual dos empreendimentos seria melhor adquirir de acordo com os dias atuais e a demanda do consumidor.

4. METODOLOGIA

O método da pesquisa realizada foi quantitativa, pois de modo geral é utilizada quando se quer medir opiniões. O questionário foi elaborado de forma semi - estruturada com perguntas abertas e fechadas ao empreendedor. Este método foi utilizado para adquirir a obtenções de dados e informações necessárias para a discussão de resultados, para se chegar ao resultado final. (Manzato; Santos, 2012).

A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário aplicado à franquia de cosméticos e em uma empresa que não é franquia.

(4)

3 O questionário foi aplicado os proprietários das duas empresas, sendo uma franquia e um negócio próprio (não franquia) do setor de cosméticos em uma cidade da Região Noroeste Paulista

Buscando as vantagens e desvantagens de ambos os empreendimentos, analisando e identificando qual destes é mais vantajoso adquirir no mercado atualmente.

5. DESENVOLVIMENTO

Empresa tradicional é uma entidade econômico-administrativa que têm finalidade econômica, onde a empresa pode ser enquadrada como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Visando o lucro, e desenvolvendo os mais variados ramos de atividades, como comércio, indústria, agricultura, pecuária, transportes, telecomunicações, turismo, prestação de serviços, etc.

Segundo o SEBRAE (2004) franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.

O Franchising oferece algumas vantagens e desvantagens, tanto para o franqueador quanto para o franqueado.

Abrir uma franquia tem muitas vantagens, por exemplo, ter seu nome conhecido, marketing com qualidade, descontos em produtos com melhores prazos para pagamento.

O franqueado pode contar com seu franqueador para obter sucesso em seu novo negócio, pois um sistema de franquia já obtém sua própria rede de distribuição assim tendo uma grande economia e tendo maior fluxo de caixa pra investimento, pois um sistema de distribuição hoje sem contrata por um valor muito alto assim perdendo a maior parte de seu lucro.

(5)

4 Quadro 1 – Vantagens para o Franqueador

Vantagens Desvantagens

 Rapidez de expansão;

 Desenvolvimento de uma rede;  Redução de custos;

 Motivação dos franqueados;  Maior participação no mercado;  Maior cobertura geográfica;  Melhor publicidade;

 Maior vantagem competitiva;  Descentralização.

 Perda parcial do controle;  Maior custo de supervisão;  Perda de sigilo;

 Risco de desistência;  Autonomia parcial;

 Planejamento para expansão;  Cuidados para seleção;  Perda de padronização. Fonte: SEBRAE, 2004.

Já franqueada é a pessoa jurídica que adquire o direito de uso da marca, por meio de pagamento inicial ou mensal de uma franquia.

Quadro 2 – Vantagens para o Franqueado

Vantagens Desvantagens

 Know-how adquirido;  Maior chance de sucesso;  Plano de negócio;

 Informações sobre instalação;  Maior crédito;

 Aumento de rentabilidade;  Retorno mais rápido;

 Pertencer a uma corporação;  Independência jurídica.

 Autonomia parcial;  Maiores controles;  Risco de desistência;  Taxas de franquia;  Cuidados para seleção;  Localização forçada;

 Risco associado ao desempenho;  Restrições na cessão do sistema. Fonte: SEBRAE, 2004.

Além de tudo o franqueado recebe treinamento do franqueador que possui interesse em zelar pelo nome da marca.

Mais além de tudo a franquia também tem suas desvantagens como: Pouca flexibilidade, sempre tendo auditorias entre franqueado e franqueador para que assim possam observar se há falhas no cumprimento das obrigações pela parte do mesmo.

A localização de sua nova franquia e um grande problema, pois o franqueado pode ter um ótimo ponto com uma instalação ampla para o negócio, mais o franqueador que vai avaliar o mesmo, assim será feito um estudo e este dirá se o local é apropriado ou não para seu negócio, assim causando grandes transtornos entre as partes.

A princípio a empresa familiar visa melhorar a condição social de uma família, dividindo com seus elementos as tarefas iniciais. Porem posteriormente, mais membros são envolvidos, algumas vezes precocemente, nas operações da empresa, criando-se assim uma sociedade familiar que gera ao longo dos anos uma

(6)

5 série de questões mais complexas do que a simples administração de uma atividade comercial ou industrial.

Quadro 3 – Vantagens da Empresa Familiar

Vantagens Desvantagens

 Disponibilidade de recursos para autofinanciamento;

 Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado;

 Organização interna leal e dedicada;  Grupo interessado e unido em torno do

fundador;

 Sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade onde atua;  Continuidade e integridade de diretrizes

administrativas e de focos de atenção da empresa.

 Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida;

 Falta de planejamento para médio e longo prazos;

 Falta de preparação e/ou formação profissional para os herdeiros;

 Conflitos que surgem entre os interesses da família e os da empresa como um todo;  Falta de compromisso em todos os setores

da empresa, sobretudo com respeito a lucros e desempenho;

 Descapitalização da empresa pelos herdeiros em desfrute próprio. Fonte: SEBRAE, 2004.

De acordo com Dornelas (2001, p. 01) o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. O empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos, onde em conjunto, ocorre a transformação de ideias em oportunidades. Ocorrendo a perfeita implementação destas oportunidades leva consequentemente a criação de negócios de sucesso.

Este processo envolve todas as funções, ações e atividades que estão associadas a criação de novas empresas. Em primeiro lugar o empreendedorismo envolve o processo de geração de algo novo. Em segundo lugar, requer o comprometimento de tempo e o esforço necessário para que faça a empresa crescer. E em terceiro, é preciso ânimo e ousadia para que o os riscos calculados sejam assumidos e as decisões críticas tomadas.

A franchising um modelo de negócio que visa estabelecer uma estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços. Para que ocorra este processo, existem dois atores principais neste processo: o franqueador e o franqueado. Para que tenha êxito e todos saiam ganhando, é importante ter a relação de parceria. Este movimento no país é representado pela ABF- Associação Brasileira de Franchising.

Segundo DORNELAS, 2001, p. 215. Franqueador: é uma empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao franqueado. Franqueado: é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia,

(7)

6 investindo recursos no próprio negócio, o qual será operado com a marca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por este. Em 1954, ocorreu a primeira franchising no Estados Unidos, o caso conhecido de sucesso é o McDonald’s, pois se tornou o maior franqueador do mundo. O Brasil é considerado um dos países com maior número de franquias no mundo em variados setores.

A ABF possui vários programas voltados ao auxílio para franqueador e franqueado e os possíveis candidatos. Este programa tem como objetivo, fortalecer os sistemas de franquias auxiliando franqueados e franqueadores nas questões de legislação, oferecendo a capacitação na gestão empresarial e assessoria.

Segundo o (SEBRAE NACIONAL, 2015) a franquia é um sistema pela qual o franqueador cede ao franqueado o direito da marca ou patente, associado ao direto de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produto ou serviço.

Depois de estudar o mercado de franquias, entender o perfil com empreendedor e encontrar um modelo de negócio que lhe interessa o investidor ainda terá um pouco de trabalho pela frente, onde ele deve entrar em contato com a empresa franqueadora para que possa iniciar o processo seletivo, onde o franqueador passa a avalia-lo o futuro franqueado e assim este também terá tempo de se certificar se é a escolha certa. O candidato deve percorrer cinco passos para que possa assinar o contrato e se tornar dono de uma franquia.

Quadro 4 – Vantagens e Desvantagens para o Franqueador Reunião com a

franqueadora:

Marcar uma reunião com a equipe de expansão da empresa franqueadora para que eles apresentem em detalhes o modelo de negócio, os suportes oferecidos aos franqueados e o plano de expansão da empresa.

Pedido de informação ao

candidato:

Caso o candidato demonstre interesse em continuar o processo seletivo, a equipe de expansão da empresa franqueadora deve mandar a ficha de qualificação para que o candidato preencha com os dados pessoais e financeiros, levando toda a documentação necessária.

Avaliação do candidato:

Após a entrega dos documentos, a empresa irá realizar uma avaliação, verificando se o candidato possui o capital necessário para abertura da franquia e se tem alguma restrição de credito, analisando o histórico profissional e o perfil comportamental para saber se está de acordo com o perfil do franqueado que eles procuram.

Entrega da Circular da Oferta de Franquia (COF):

Caso a franqueadora aprove o perfil do candidato, ele deverá receber a Circular de Oferta de Franquias (COF). Ao recebê-la, o investidor deve pedir o auxílio de um advogado para que possa analisar o contrato e anotar as eventuais dúvidas para que possa discutir com o franqueador. Por lei, você tem ao menos dez dias de prazo para avaliar a COF.

Assinatura do contrato:

Reunião final com o franqueador, onde irá tirar as dúvidas que restam e caso seja aprovado pelo franqueador deve haver a confirmação se a intenção de ingressar na rede, consequentemente assinando o contrato.

(8)

7 Cássio Spina (2014), fundador da associação Anjos do Brasil, que conecta empreendedores a investidores, recomenda que o futuro empresário coloque na balança o que é mais importante para ele. “Os dois modelos têm benefícios, o empreendedor é que precisa decidir qual se encaixa em seu perfil”, afirma.

6. RESULTADOS

A pesquisa foi aplicada em empresas no ramo de cosméticos em uma cidade da Região Noroeste Paulista.

A entrevistada na empresa não franqueada é do sexo feminino na faixa etária de 35 a 45 anos, casada e graduada.

A empresa atua no mercado a mais de 6 anos e o que levou a optar pelo negócio próprio foi retorno financeiro, tendo um investimento inicial acima de R$ 100.000,00. Atualmente proporciona um faturamento acima de R$ 20.000,00 reais mensais.

Considera-se como principais características do seu negócio a qualidade dos produtos, variedades e o bom atendimento ao cliente, ponderando também as características como: o preço acessível, marca e entrega ao cliente.

A entrevistada alega ter uma diminuição da rentabilidade prevista durante a existência do negócio. Atribuindo nota 5 em relação a satisfação da mesma.

A empresa oferece treinamento mensal aos seus colaboradores, e tem como plano de marketing a propaganda de rádio.

O entrevistado na empresa franqueada é do sexo masculino na faixa etária acima 45 anos, casado e pós-graduado.

A empresa atua no mercado a mais de 6 anos e o que levou a optar pelo negócio próprio foi clientes em potencial, tendo um investimento inicial acima de R$ 100.000,00. Atualmente proporciona um faturamento acima de R$ 20.000,00 reais mensais.

Considera-se como principais características do seu negócio a qualidade dos produtos, bom atendimento ao cliente e marca, ponderando também as características como: localização, entrega ao cliente e forma de pagamento.

(9)

8 A empresa alega que não houve falhas durante a existência do negócio. Atribuindo nota 8 em relação a satisfação da mesma.

A empresa oferece treinamento mensal aos seus colaboradores, e tem como plano de marketing a propaganda de rádio.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com o entrevistado nota-se que o perfil da empresa franquiada apresenta ser mais experiente em seus negócios, tendo uma pós-graduação, onde a mesma da empresa não franqueada apresenta ter menos experiência no ramo de cosméticos.

As duas empresas atuam no ramo de cosméticos da cidade do Noroeste Paulista a mais de 6 anos, ambas tendo um investimento acima de R$ 100.000,00 reais e um faturamento mensal acima de R$ 20.000,00 reais. Observa-se que ambas estão aumentando sua participação de mercado.

Enquanto uma empresa optou abrir seu negócio próprio por ter mais variedades de produtos e qualidade do mesmo.

Já a empresa franqueada tendo em vista o cliente potencial e ambas visam a qualidade do produto. Observa-se que já tem seu cliente por ser uma marca renomada e a outra está em busca de mercado mais tendo em vista sempre o melhor para o cliente. Observa-se que a empresa franqueada tem uma maior rentabilidade que o negócio próprio.

O sucesso de uma empresa, franqueada ou independente, é justamente a avaliação inicial do perfil desse empreendedor e o ramo do negocio na localidade escolhida. Por isso, novos empreendedores devem prestar muita atenção ao seu próprio perfil e comparar as vantagens e desvantagens dos dois modelos de negócio, além de analisar bem o ponto e o cenário daquele setor. Ambas as opções são totalmente validas e acarretam em muitas oportunidades. Nenhum dos dois casos é mais ou menos adequado, tudo vai depender do seu objetivo final, do que você realmente quer e onde pretender chegar.

A escolha do modelo de negocio mais adequado ao seu perfil vai depender dos seus objetivos e maneira de pensar, trabalhar. As duas opções são validas e oferecem oportunidades e lucro. Antes de tomar sua decisão.

(10)

9 Por meio desta pesquisa pode-se concluir que para quem esta ingressando no mercado possui a preferência de se obter uma franquia, pois esta adquirindo uma empresa com o planejamento estratégico pronto e deve seguir as normas propostas pelo o franqueador. Já quem possui mais experiência de mercado, opta pelo negocio próprio ou empresa familiar, pois possui mais variedades em produtos e prefere seguir seus padrões.

8. FONTES CONSULTADAS

DORNELAS, Jose. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4ª ed. 2001

GARCIA, Filomena. 5 passos que o interessado em abrir uma franquia deve

seguir. Disponível em:

http://economia.uol.com.br/ultimas- noticias/colunistas/filomena-garcia/2015/03/10/5-passos-que-o-interessado-em-abrir-franquia-deve-seguir.htm . Acesso 25 Maio 2016.

INVESTFRANCHISE, Microfranquia. Disponível em

http://pt.slideshare.net/neandersouza/microfranquia-cresa-sua-empresa , acessado em 19/08/2016.

MANZATO, Antonio Jose; SILVA, Adriana Barbosa. A elaboração de questionários

na pesquisa quantitativa. Disponível em:

http://www.inf.ufsc.br/~verav/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PE SEBRAE NACIONAL. Franquia-vantagens e desvantagens. 2015 – Disponível em:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/franquia-vantagens-e-desvantagens,4be89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso 30 Julho 2016.

SEBRAE. Definição do negócio – serie negócio próprio. 2004. SQUISA_QUANTITATIVA.pdf. Acesso 31 Julho 2016.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

However, we found two questionnaires that seemed interesting from the point of view of gathering information about students' perspective on the use of

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

De acordo com o SEBRAE (2017), é mais vantajoso abrir uma franquia do que um negócio próprio. As vantagens vão desde contar com o apoio do franqueador, passando pelo plano de

em http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-contrato-de-franquia-empresarial,51012.html.. o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição

O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o potencial do ouriço de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), ouriço da sapucaia (Lecythis pisonis) e caroço do

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) defende que existem hoje aproximadamente 4 milhões de famílias sem terra no Brasil, totalizando mais de 10

Com a análise dos resultados obtidos após os ensaios de rugosidade em conjunto com o teste de retilineidade, pode-se concluir que, no geral, a superfície do cobre que recobre o

Eu tinha uma charretinha e uma égua, então eu ia para a cidade e comprava mortadela, queijo, guaranazinho e arrumava tudo direitinho numa sexta, mas eu ficava preocupada porque eu

Os demais parâmetros avaliados, como porcentagem de emergência, número de indivíduos por ovo e razão sexual, tanto para o teste de seletividade como no de susceptibilidade, não

Os intermediários financeiros serão avaliados considerando apenas os vencimentos que registrarem, no dia, número de negócios maior ou igual a três e quantidade negociada maior

Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia - Campos dos Goytacazes/ RJ - 28013-602 Tel.: (22) 2748 6040 - correio eletrônico: prograd@uenf.br.. EDITAL UENF/PROGRAD/Monitoria Nº 01/2017

O termo franquia refere-se a uma administração estratégica que tem a finalidade de conceder ao franqueado a permissão de usar a marca do franqueador, ou seja é um sistema

a) Primeira Geração: Caracteriza-se pelo pouco suporte dado ao franqueado pelo franqueador, que apenas cede o direito de uso da marca, não se responsabiliza pela transferência

Mas, se Jean Rouch não tivesse inventado a expressão cine- transe – que chamou a atenção tanto dos espectadores, quando eles tomavam conhecimento da sua existência,

Instrument transformers - Part 2: Inductive voltage transformers Transformateurs de mesure - Partie 2: Transformateurs inductifs de tension. IEC 60044-2

Cells cylindrical, 5-5.4 times longer than wide, 125-135 μm long, 25 μm wide, apex 12.5 μm wide, lateral margins straight, parallel to each other, narrowing towards the apex,

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Drogas psicoativas como nicotina, cocaína, heroína e maconha hackeiam o cérebro em segundos.. Usam os circuitos e conexões neuronais que foram desenvolvidos para outras

A Lei de Franquia (Lei 13.966/2019), em seu artigo primeiro define a franquia empresarial como: “o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por

conceção “mais externa” (ibidem), aquela que decorre durante o exercício da planificação, em que as ações planificadas vão sendo ajustadas ao processo e às necessidades

INSTITUTO BRASILEIRO.. 1º Os contratos de franquia empresarial são disciplinados por esta Lei. 2º Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao