• Nenhum resultado encontrado

Vista do Comunicação pública e comunicação científica. Presença no Portal de Periódicos Capes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do Comunicação pública e comunicação científica. Presença no Portal de Periódicos Capes"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

233

Comunicação pública e comunicação científica:

presença no Portal de Periódicos Capes

Viviane Renata Campos Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG). Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). E-mail: vrcampos78@gmail.com Viviane Fushimi Velloso Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Professora e pesquisadora do programa de pós graduação em Administração - Mestrado profissional em Gestão e Planejamento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU). Professora da Universidade Paulista. E-mail: vivianefv@gmail.com Elvira Aparecida Simões de Araujo Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professora do Departamento de Psicologia, do Mestrado de Gestão e Desenvolvimento Regional e do Mestrado de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU). E-mail: elvirasaraujo@gmail.com

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a presença da comunicação pública e da comunicação científica no Portal de Periódicos CAPES, buscando mapear as publicações nas duas áreas de conhecimento, por meio de técnicas bibliométricas, para analisar a compreensão da inter-relação entre ambas no meio acadêmico.

Palavras-chave

Comunicação Científica; Comunicação Pública; Bibliometria; Portal de Periódicos CAPES.

Abastract

The objective of this study was to verify the presence of public communication and scientific communication in the CAPES Journal Portal, seeking to map the publications in the two areas of knowledge, through bibliometric techniques, to analyze the understanding of the interrelation between them in academia.

Key words

Scientific Communication; Public Communication; Bibliometrics; CAPES Journal Portal.

1 Introdução

O processo de construção de conhecimento envolve a troca de informações que promove um acúmulo de dados por meio de sua divulgação e, por estender-se no tempo, permite a formação de uma base “durável” e acessível (MEADOWS, 1999).

A comunicação científica pode ser compreendida como a atividade de difusão da informação resultante de pesquisas científicas de âmbito acadêmico e social. Deste modo, pode-se considerar que a divulgação desses dados é uma das premissas do processo de

(2)

234 construção do conhecimento e elemento vital para o desenvolvimento da ciência e para o exercício da cidadania (CALDAS, 2004).

Neste contexto, a comunicação pública adquire caráter mediador entre a ciência e o interesse público, segundo o qual é pautada, e promove a aproximação do campo científico e social. Sendo assim, este artigo buscou realizar um estudo sobre a presença da comunicação pública e científica no Portal de Periódicos CAPES, com o intuito de mapear as publicações nas duas áreas, através de técnicas bibliométricas, e assim analisar a inter-relação, no meio acadêmico, desses dois tipos de comunicação.

A opção pela utilização do Portal de Periódicos CAPES para realização deste estudo deve-se ao fato de este ser o principal e mais importante meio de promoção do acesso à informação científica no país, atualmente.

Para tanto, o artigo está dividido em quatro seções. A primeira compreende o referencial teórico sobre comunicação científica, comunicação pública e bibliometria e uma breve apresentação do Portal de Periódicos CAPES. A segunda, a metodologia da pesquisa e os procedimentos e critérios adotados para análise dos dados coletados. Na terceira seção, são apresentados e discutidos os resultados da pesquisa e na quarta, as considerações finais.

2 Referencial teórico

Comunicação Pública e Comunicação Científica

O termo comunicação pública tem sido utilizado a partir de múltiplas abordagens e sua definição ainda não é consenso entre os pesquisadores.

Para Zémor (2009), a comunicação pública corresponde à troca e à partilha de informações de utilidade pública e é missão do serviço público. A ela cabe disponibilizar dados públicos, estabelecer a relação dos serviços públicos com seus usuários, promover os serviços oferecidos ao público, conduzir campanhas de caráter cívico e social e viabilizar o diálogo entre as instituições e os cidadãos. Na abordagem do autor, ainda que o cidadão tenha possibilidade de se manifestar junto às instituições, o Estado desempenha papel central no encaminhamento da comunicação pública.

Na perspectiva de Matos (2009), a comunicação pública requer a participação da sociedade e seus segmentos não só como receptores, mas como produtores ativos no processo comunicacional, ou seja, está relacionada com a democracia e a cidadania. “A comunicação pública é [...] uma ação coletiva sobre questões de interesse público, cujo objetivo é a tomada de decisões consensuais para benefício mútuo’ (IBIDEM, p. 57). O debate é, segundo a autora, condição sine qua non para a comunicação pública.

Duarte (2011, p.126) corrobora Matos (2009) e define comunicação pública como “a interação e o fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo”. Para o autor, a existência de recursos públicos também caracteriza a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública, que se ocupa de viabilizar o direito à informação, à expressão, ao diálogo e à participação.

A atuação em espaços coletivos, o reconhecimento do direito dos cidadãos à informação sobre questões de interesse comum e a inserção de preocupações sociais, políticas e econômicas na produção do conhecimento científico aproximam a comunicação pública da comunicação científica (BRANDÃO, 2009).

(3)

235 A comunicação científica1 pode ser definida como o processo de difusão dos resultados alcançados em pesquisas nas diversas áreas da ciência, por diferentes meios (livros, periódicos, apresentações orais, entre outros), constituindo-se como elemento fundamental na acumulação e geração de conhecimento. Meadows (1999) argumenta que a comunicação é tão vital para a ciência, quanto a própria pesquisa, classificando-as como “atividades inseparáveis”.

Na perspectiva de Leite e Costa (2016, p. 46):

A comunicação da informação científica é um processo complexo que envolve e está presente ao longo de toda a cadeia de produção do conhecimento, ou seja, desde o momento em que pesquisadores formulam o problema de pesquisa até o momento do uso do novo conhecimento produzido por parte de outros pesquisadores.

Em um sentido mais amplo, Brandão (2006, p. 3) afirma que a comunicação científica compreende “uma variada gama de atividades e estudos cujo objetivo maior é criar canais de integração da ciência com a vida cotidiana das pessoas em sociedade, ou seja, despertar o interesse da opinião pública em geral pelos assuntos da ciência”. A informação científica deve, assim, ser acessível não somente aos cientistas, mas também ao público “leigo”, ideia corroborada por Targino e Torres (2014, p. 11) que destacam ainda, o caráter social da ciência:

[...] a comunicação do que é produzido no âmbito científico e tecnológico para a coletividade assumem efeito imensurável na construção do conhecimento de uma população. Consequentemente, promovem o avanço da nação, aperfeiçoando os parâmetros críticos e éticos das coletividades [...]

Ao ultrapassar os limites da comunidade especializada, além do compromisso público de prestação de contas, a comunicação científica adquire também caráter social, tornando-se indispensável para o exercício da cidadania (BRANDÃO, 2009).

Neste contexto, observa-se, a congruência existente entre esses dois tipos de comunicação e a função social a que ambas se pautam. Uma voltada ao compartilhamento de informações científicas que promove o avanço da ciência e influencia diretamente a vida social. Outra que se orienta à divulgação de informações e dados de interesse do cidadão e sustenta a construção da cidadania

3. Método

A pesquisa caracteriza-se como exploratória, por buscar maior aprofundamento e familiaridade com o objeto de estudo, e utiliza técnicas bibliométricas como instrumento de análise.

A bibliometria é um método quantitativo de análise e mensuração das publicações científicas, utilizado para “mapear campos de pesquisa, produzir indicadores de produção científica, analisar padrões de comunicação científica” (SILVA et al., 2011, p. 117), além de “gestão de serviços bibliotecários” (ARAÚJO, 2006, p. 13).

1 A expressão “comunicação científica” foi utilizada pela primeira vez em 1939, pelo cientista irlandês John

(4)

236 Otlet (1934), ao qual é atribuída a criação do termo, define a bibliometria como um conjunto coordenado de medidas aplicadas aos livros, complementar às análises qualitativas.

A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES, biblioteca científica digital criada no ano 2000 pelo Governo Federal brasileiro, no âmbito do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP)2 e administrada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério da Educação – MEC (CAPES, 2017).

O acervo do Portal é composto, atualmente, por, aproximadamente, 38 mil periódicos nacionais e internacionais em todas as áreas de conhecimento, 134 bases de dados bibliográficos, 11 bases de patentes, livros eletrônicos, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual, constituindo-se em uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo (ibidem).

Para a realização do levantamento bibliográfico, foram realizadas buscas por assunto, utilizando-se as expressões “comunicação pública” e “comunicação científica”, sem aspas, para que o sistema localizasse registros com as palavras, não importando sua posição.

Delimitou-se a pesquisa às grandes áreas Biblioteconomia & Ciência da Informação e Ciências Sociais, na qual estão incluídas as subáreas Antropologia, Ciências Políticas, Educação, Geografia, Jornalismo& Comunicações, Saúde Pública e Sociologia.

Os resultados das buscas foram refinados por “tipo de recurso”, “data de publicação” e “tópicos” e salvos no “Meu Espaço”, ferramenta do Portal, destinada a usuários das instituições participantes3, que permite armazenar conteúdos de interesse (CAPES, 2017).

Posteriormente, realizou-se a análise dos títulos e resumos das publicações resultantes do refinamento da busca, excluindo-se os trabalhos duplicados e verificando-se o alinhamento dos mesmos com os assuntos pesquisados.

A pesquisa foi realizada no mês de setembro de 2017.

4. Resultados e Discussão

A busca bibliográfica por assunto no Portal de Periódicos CAPES apresentou, inicialmente, um total de 11.003 registros para o termo “comunicação pública” e 7.833 para “comunicação científica”. Após o refinamento da pesquisa, obteve-se um total de 284 registros, sendo 195 registros para o primeiro termo utilizado e 89 para o segundo, conforme ilustrado na Tabela 1.

2O Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) foi criado pela CAPES em 1995 para fortalecer as

coleções científicas das Instituições de Ensino Superior (IES), inicialmente, os periódicos em formato papel, onde as instituições efetuavam suas próprias aquisições, evoluindo para o formato eletrônico em 2000 (CAPES, 2017).

3Podem acessar gratuitamente o Portal de Periódicos as instituições que se enquadram em um dos seguintes critérios:

I- Instituições federais de ensino superior;

II - Unidades de pesquisa com pós-graduação, avaliadas pela CAPES com nota 4 (quatro) ou superior;

III - Instituições públicas de ensino superior não federais com pós-graduação avaliadas pela CAPES com nota 4 (quatro) ou superior;

IV - Instituições privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação 5 (cinco) ou superior pela CAPES;

V - Instituições com programas de pós-graduação recomendados pela CAPES e que atendam aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação (MEC) (CAPES, 2017). Os usuários destas instituições podem, ainda, acessar o remotamente conteúdo do Portal, através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), utilizando login e senha próprios. (CAPES, 2017).

(5)

237

Tabela 1–Resultado da busca e refinamento

Termo utilizado para busca Total de Publicações Filtro “Tipo de recurso” Filtro “Data de publicação” Filtro “Tópicos” Comunicação Pública 11.003 10.917 5.620 195 Comunicação Científica 7.833 7.778 4.005 89 Total 18.836 18.695 9.625 284

Fonte: Elaboração própria.

O primeiro filtro aplicado à busca dos referidos termos, “tipo de recurso”, diz respeito aos tipos de publicações. Dentre as opções disponíveis4, considerou-se para fins desta

pesquisa, artigos, teses e livros, por serem considerados “publicações definitivas dos resultados de projetos de pesquisa” (MEADOWS, 199, p.166).

Nota-se que com a aplicação deste filtro, não há alteração significativa no número de registros, o que evidencia a maior disponibilidade dos “tipos de recurso” selecionados na busca (99% das publicações) para os termos pesquisados neste Portal. Analisando-se as publicações resultantes, observa-se que cerca de 90% (9845 registros para o termo “comunicação pública” e 6922 para “comunicação científica”) refere-se a artigos em periódicos, os quais, segundo Gomes (2014, p.154) contribuíram diretamente para “a consolidação da comunicação científica” nos moldes atuais.

Tendo-se em vista o volume de material resultante da aplicação do primeiro filtro, procedeu-se com a filtragem por “data de publicação”5, considerando-se o período de 2010 a 2017, por julgar ser esta a cobertura suficiente para os fins desta pesquisa, o que resultou na redução de aproximadamente 50% do total das publicações refinadas por “tipo de recurso”.

Para a definição do número de publicações a serem analisadas, a busca foi refinada por “tópicos”, de acordo com a classificação dos trabalhos. Para cada termo utilizado na pesquisa, o Portal gerou uma lista, na qual se selecionou a(s) classificação(ões) mais adequada(s) à área de estudo.

Conforme apresentado no Quadro 1, para cada expressão, há 20 tópicos disponíveis, em diversas áreas de conhecimento, sendo 13comuns às duas, a saber: Public Health,

Medicine, Ra1-1270, Public Aspects of Medicine, Brazil, Studies, Education, Social Sciences, Business, Language and Literature, Experiment/Theoretical Treatment e Journalism& Communications. Esta diversidade remete à interdisciplinaridade dos termos, cujos conceitos

podem ser aplicados nos estudos em saúde, agricultura e humanidades, por exemplo.

Quadro 1 – Tópicos disponíveis por termo pesquisado

Comunicação Pública Comunicação Científica

1. Public Health 1. Medicine

4Os tipos de recursos disponíveis no Portal são Artigos, Teses, Recursos textuais, Livros, Atas de congressos,

Artigos de jornal, Resenhas, Sites da web e Entradas de referência.

5Para o termo “comunicação pública”, a primeira publicação disponível para consulta no Portal de Periódicos

(6)

238 2. Medicine

3. Ra1-1270

4. Public Aspects of Medicine 5. Brazil 6. Studies 7. Education 8. Social Sciences 9. Business 10. Political Science 11. Education (General) 12. L7-991

13. Language and Literature 14. Sociology & Social History 15. Experiment/Theoretical

Treatment

16. Journalism & Communications 17. Communication

18. P87-96

19. Communication. Mass Media 20. Nursing

2. Public Health 3. Brazil

4. Ra1-1270

5. Public Aspects of Medicine 6. Studies

7. Library & Information Science 8. Education

9. Philology. Linguistics 10. P1-1091

11. Language and Literature 12. Rf1-547

13. Otorhinolaryngology 14. Social Sciences (General)

15. Bibliography. Library Science. Information Resources

16. Education (General)

17. Experiment/Theoretical Treatment 18. Comunicação Científica

19. Agriculture

20. Journalism & Communications

Fonte: Elaboração própria.

Por outro lado, observa-se, que, além da ausência dos tópicos Public Communication e/ou Comunicação Pública, especificamente, os tópicos Communication e Communication.

Mass Media, apesar de sua abrangência, são relacionados apenas para o termo “comunicação

pública” e o tópico Comunicação Científica, apenas para “comunicação científica”.

Tendo em vista o caráter público da ciência e a inter-relação entre a comunicação pública e a comunicação científica, destacados por Caldas (2004) e Brandão (2006), entende-se que estes tópicos deveriam entende-ser comuns às duas expressões. Esta lacuna é apontada nos estudos de Caribé (2015) e Koçouski (2013), segundo as quais o conceito de comunicação pública e seu campo de atuação ainda não são claros entre os autores brasileiros.

A presença de códigos da “Classificação da Biblioteca do Congresso (LCC)”6 é outro

ponto que chama a atenção. Nota-se que, na listagem, estão inseridos tanto o código quanto a sua descrição como opções de refinamento da busca: Ra1-1270 - Public Aspects of Medicine; L7-991 - Education (General); P1-1091 - Philology. Linguistics; P87-96 - Communication.

6A Classificação da Biblioteca do Congresso (LCC) é um sistema de classificação bibliográfico desenvolvido no

final do século XIX e início do século XX para organizar as coleções de livros da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo, atualmente, um dos sistemas de classificação de bibliotecas mais utilizados no mundo. O sistema divide o conhecimento em 21 classes básicas, identificadas por uma única letra do alfabeto. A maioria dessas classes alfabéticas são ainda divididas em subclasses mais específicas, identificadas por combinações de duas ou três letras. (THE LIBRARY OF CONGRESS, 2017, tradução nossa).

(7)

239

Mass media; Rf1-547 - Otorhinolaryngology (THE LIBRARY OF CONGRESS, 2017). A

própria composição do acervo do Portal favorece esta duplicidade, uma vez que abrange periódicos e bases de dados bibliográficas internacionais.

Considerando-se as opções disponíveis, para a expressão “comunicação pública”, foram selecionados os tópicos Communication e Communication. Mass Media e para “comunicação científica”, o tópico Comunicação Científica, resultando no total de 284 publicações.

Por fim, realizou-se a análise dos títulos e resumos destes trabalhos a fim de identificar o alinhamento dos mesmos com o contexto do estudo.

Entre as 195 publicações resultantes da busca por “comunicação pública”, sendo uma tese, sete livros e 187 artigos, identificou-se um artigo duplicado devido à indexação do periódico no qual foi publicado em duas bases de dados: MEDLINE/PubMed e Scopus. Após sua exclusão, verificou-se que apenas 20 das 194 publicações restantes tinham relação com o assunto, o que corresponde a, aproximadamente, 10% do total da produção recuperada.

Com relação ao termo “comunicação científica”, das 89 publicações resultantes da busca, sendo cinco teses e 84 artigos, foram excluídos cinco artigos duplicados e um artigo que não apresentava resumo, cuja análise do título foi insuficiente para determinar sua vinculação ao contexto de estudo, totalizando 83 publicações, das quais 54 ou, aproximadamente, 65%, estavam alinhadas ao tema.

A duplicação dos trabalhos, neste caso, igualmente deriva da indexação dos periódicos em mais de uma base de dados:

Directory of Open Access Journals (DOAJ)e Fundación Dialnet - um artigo;

Directory of Open Access Journals (DOAJ) e Scopus - dois artigos;

Library and Information Science Abstracts - LISA (ProQuest)e Scopus - um artigo;

Library and Information Science Abstracts - LISA (ProQuest) e Web of Science - um artigo.

É possível que a grande diferença apresentada pelos índices de alinhamento das publicações com os temas pesquisados deva-se às seguintes razões:

1. A comunicação pública é uma área de estudo relativamente recente, enquanto que a comunicação científica já está consolidada. Ao passo que esta tem suas raízes no século XV, com o surgimento da imprensa na Europa (GOMES, 2014), aquela é considerada uma temática em construção, cujo conceito “começou a ser discutido, em meados da década de 1980, principalmente na Europa” (KOÇOUSKI, 2013, p.48) e ainda não é consenso entre os pesquisadores.

2. Uma vez que a comunicação pública é motivada pelo interesse público, seus estudos podem ser aplicados a diversas áreas, sob variados enfoques, indistintamente.

Considerações finais

O mapeamento da produção científica em comunicação pública e comunicação científica no Portal de Periódicos CAPES evidenciou a presença dos termos em diferentes frentes, o que sugere a dificuldade em se compreender a inter-relação entre ambas no meio acadêmico, fato que reflete diretamente na falta de alinhamento das pesquisas classificadas nas duas áreas.

(8)

240 Apesar da ampla abrangência conferida à comunicação pública, verificou-se que as pesquisas sobre comunicação científica não estão inseridas em seu campo de atuação, quando, considerando-se o caráter público da ciência, estas deveriam ser indissociáveis.

No que se refere às funcionalidades do Portal, as principais vantagens observadas em sua utilização foram o livre acesso, o vasto acervo disponibilizado para pesquisa e a possibilidade de armazenar conteúdo e salvar as estratégias de buscas para consultas futuras. Entre as limitações, estão a duplicação de publicações pela presença de diversas fontes de dados e as limitadas ferramentas de apoio à bibliometria, o que, de modo algum, reduz a importância desta biblioteca digital como mecanismo de promoção e democratização do acesso à informação científica no país.

Referências

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16>. Acesso em: 17 set. 2017.

BRANDÃO, E. P. Usos e Significados do Conceito Comunicação Pública. In: Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional. VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação - INTERCOM 2006 Anais...; 6-9 set. 2006; Brasília. Disponível em:

<http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/38942022201012711408495905478367291786.pd f>. Acesso em: 18 set. 2017.

______. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (org.). COMUNICAÇÃO PÚBLICA: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Editora Atlas, p.1-33, 2009.

CALDAS, G. Comunicação Pública e Ciência Cidadã. In: OLIVEIRA, M. J. C. (org.). Comunicação pública. Campinas: Alínea, 2004. p.29-47.

CARIBÉ, R. C. V. Comunicação Científica: reflexões sobre o conceito.Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.25, n.3, p. 89-104, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/23109>. Acesso em: 25 set. 2017. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR –

CAPES (Brasil). Estatísticas de uso. Disponível em:

<https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pestatistics&Itemid=129>. Acesso em: 10 out. 2017.

______. Histórico. Disponível em:

<http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias =historico&Itemid=100>. Acesso em: 10 out. 2017.

______. Missão e objetivos. Disponível em:

<http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias =missao-objetivos&Itemid=102>. Acesso em: 10 out. 2017.

______. Portal de Periódicos da CAPES – Guia. Disponível em: <http://www-periodicos-

capes-gov-br.ez61.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_ptreinaments&controller=Docs&view =ptreinamentsdocs&Itemid=148>. Acesso em: 20 set. 2017.

DUARTE, J. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública. In: KUNSCH, M. M. K. (org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul, SP:

(9)

241 Difusão, p.121-134, 2011.

GOMES, C. M. Comunicação científica: alguns alicerces teóricos. Mediação, Belo Horizonte, v. 16, n. 18, p.151-167, jan./jun. de 2014. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/2129>. Acesso em: 25 set. 2017.

KOÇOUSKI, M. Comunicação pública: construindo um conceito. In: MATOS, H. (org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo :

ECA/USP,p.41-57, 2013. Disponível em:

<http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/ata/pos/quarto..pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.

LEITE, F. C. L.; COSTA, S. M. S. Modelo genérico de gestão da informação científica para instituições de pesquisa na perspectiva da comunicação científica e do acesso aberto. Investigación Bibliotecológica, México, v. 30, n. 69, p. 41-71, mayo/agosto, 2016.

Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/311357709_Modelo_generico_de_gestao_da_infor macao_cientifica_para_instituicoes_de_pesquisa_na_perspectiva_da_comunicacao_cientifica _e_do_acesso_aberto>. Acesso em: 25 set. 2017.

MATOS, H. Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: DUARTE, J. (org.). COMUNICAÇÃO PÚBLICA: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Editora Atlas, p.45-58, 2009.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999. OTLET, P. O Livro e a Medida. Bibliometria. (1934). In: FONSECA, E. N. (org.) Bibliometria Teoria e Prática. Editora Cultrix. São Paulo, 1986.

SILVA, M. R.; HAYASHI, C. R. M.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42337>. Acesso em: 17 set. 2017.

TARGINO, M. G.; TORRES, N. H. Comunicação Científica Além da Ciência. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, [S.l.], n. 7, jul. 2014. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/36899>. Acesso em: 02 out. 2017.

THE LIBRARY OF CONGRESS (USA). ClassificationandShelflisting. Disponível em: <http://www.loc.gov/aba/cataloging/classification/>. Acesso em: 19 out. 2017.

______.Library of Congress Classification Outline.Disponível em: <http://www.loc.gov/catdir/cpso/lcco/>. Acesso em: 19 out. 2017.

ZÉMOR, P. As formas da comunicação pública. Tradução Ângela Cristina Salgueiro Marques. In: DUARTE, J. (org.) COMUNICAÇÃO PÚBLICA: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Editora Atlas, p.214-245, 2009.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Todas as estagiárias já me conheciam, pois fiz observações na 1° turma do curso LEDOC para a pesquisa “Educação Superior e Educação Básica no Brasil: vinculações

Considere o seguinte problema: encontre dois números cuja soma seja 23 e cujo produto seja máximo3. (a) Faça uma tabela de valores, como a mostrada a seguir, tal que a soma dos

O objetivo principal desse estudo foi verificar a implantação dos sistemas de custos nos órgão da administração pública estadual através da Secretaria de Estado da Fazenda de

Em qualquer expressão matemática resolvemos em primeiro lugar as operações de dentro dos parênteses, depois dos colchetes e por último devemos resolver as operações

• Para dividirmos números decimais, primeiro igualamos o número de casas decimais das duas parcelas, depois retiramos as vírgulas e assim fazemos a divisão como

Um levantamento referente ao número de profissionais da área, sejam supervisores de proteção radiológica certificados pela CNEN ou físicos médicos em medicina

form of slices for the nanoleakage methodology. This allowed the demineralizing and remineralizing solutions to be in contact with all sides of the adhesive interface, as well as

Tardigrados, tamb´ em conhecidos como ursos d’´ agua, s˜ ao os ´ unicos an- imais nativos do planeta Terra capazes de sobreviver ` as condi¸ c˜ oes do espa¸ co extraterrestre sem