• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA. Estudo dos fenômenos biológicos no nível de organismo, incluindo sua diversidade e evolução.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA. Estudo dos fenômenos biológicos no nível de organismo, incluindo sua diversidade e evolução."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura

CURSO: Técnico em Edificações

FORMA/GRAU:(X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

MODALIDADE: ( X) Presencial ( ) PROEJA ( ) EaD

COMPONENTE CURRÌCULAR: Biologia ANO / SEMESTRE: 2014 / 1° e

SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2° ano

CARGA HORÀRIA: 120 h/a

TURNO: Diurno TURMA: EDI 02/T4

DIRETOR GERAL DO CAMPUS: Marcelo Éder Lamb DIRETORA DE ENSINO: Analice Marchezan

DOCENTE: Kerlen Bezzi Engers

EMENTA

Estudo dos fenômenos biológicos no nível de organismo, incluindo sua diversidade e evolução.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Formar profissionais técnicos de nível médio habilitados e qualificados para atuar em todas as etapas da construção de obras de edificações, utilizando os métodos, a boa técnica e demais conhecimentos que garantam a qualidade e a produtividade da construção civil, respeitando as normas técnicas, as legislações vigentes, preservando os recursos naturais e causando sempre o menor impacto ambiental possível além de cuidar da segurança tanto sua como dos colegas e demais pessoas.

OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:

Proporcionar o conhecimento de Biologia através da compreensão da classificação dos seres vivos por meio das relações evolutivas dos grupos, da caracterização dos reinos, da anatomia e fisiologia dos diferentes sistemas do corpo humano.

METODOLOGIA

As aulas teóricas serão expositivas dialogada: a exposição do conteúdo será realizada através do quadro, da apresentação de slides e vídeos contendo os tópicos centrais da aula. Serão realizadas também leitura e discussão de textos relacionados ao tema da aula, exercícios, pesquisas e seminários.

As aulas práticas consistirão na observação e identificação dos diferentes grupos de seres vivos, nos estudo dos moldes anatômicos e na elaboração de relatórios.

(2)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidades Descrição h / a

UNIDADE I Seres vivos

- Taxonomia e Sistemática: noções fundamentais. - Vírus: características gerais e as principais viroses humanas.

- Procariontes Domínios Bacteria e Archaea: caracte-rísticas gerais e relação com o ser humano.

- Reino Protista: classificação das algas, característi-cas e representantes; classificação dos protozoários, características, representantes e principais protozoo-ses.

- Reino Fungi: características gerais, classificação e importância.

- Reino Animalia: características gerais, classificação, evolução, características morfológicas, hábitat e prin-cipais representantes dos seguintes filos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Anne-lida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.

90 h/a

UNIDADE II Anatomia e Fisiologia

Humana

- Sistema digestório: anatomia, secreções gastroin-testinais e absorção de nutrientes.

- Sistema circulatório: funções e componentes do sangue, estrutura e funcionamento do coração, anato-mia dos vasos sanguíneos e vias de circulação.

- Sistema respiratório: anatomia, mecânica da ventila-ção pulmonar e regulaventila-ção da respiraventila-ção.

- Sistema urinário: anatomia e histologia dos rins, fun-ções dos néfrons, transporte, armazenagem e elimina-ção da urina.

- Sistema nervoso central (encéfalo e medula espinal) e periférico (nervos cranianos e espinhais); sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático). - Sistema endócrino: hormônios e suas funções.

(3)

CRONOGRAMA DE CARGA HORÁRIA

Dias

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

1

F

1

2

R

1

2

3

2

2

1

4

1

1

2

2

5

2

1

1

6

2

1

2

7

1

2

2

1

8

2

1

9

1

2

10

2

2

1

11

1

1

2

12

2

1

13

2

1

2

14

1

2

2

1

15

2

1

16

1

2

17

2

1

2

1

18

F

1

2

1

19

F

1

20

2

2

R

2

21

1

1

2

1

22

2

1

23

1

2

24

2

1

25

1

2

26

2

1

27

2

2

1

2

28

1

1

2

1

29

2

1

30

1

F

31

2

R

F = FERIADO R = RECESSO A = Avaliação TOTAL: 120h/a hora aula= 50min

AVALIAÇÃO

Instrumentos a serem usados pelo docente (a):

A verificação da aprendizagem será realizada através de provas, trabalhos de pesquisa, exercícios, seminários, participação dos alunos na discussão de textos científicos e nas demais

(4)

atividades propostas. De acordo com os conteúdos propostos, a nota será distribuída da seguinte forma: provas 70% da nota e demais atividades 30%.

Critérios de avaliação:

O resultado final de aprovação será expresso da seguinte forma: - Nota 7,0 (sete), antes do Exame Final;

- Média mínima 5,0 (cinco), após o Exame Final.

Conforme Lei 9394/96, Art.24, é exigido do aluno a frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) sobre o total da carga horária do período letivo.

RECUPERAÇÃO PARALELA

A recuperação paralela é contínua e ocorrerá no decorrer do período letivo, através da execução e correção dos exercícios de revisão propostos ao longo das aulas, bem como através de instrumentos de verificação da aprendizagem que serão utilizados de forma a atender os conteúdos da disciplina. A professora se disponibiliza atender aos alunos nas terças-feiras das 14h às 16h 30min.

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA (PPI)

O componente curricular prevê PPI: ( ) Sim ( X )Não ( )Colaboração Articulação com os componentes

curriculares:_____________________________________________________________ Obs: Se o Componente prevê PPI anexar projeto ao Plano de Trabalho Docente

Planejamento da realização das atividades não presenciais

O plano pedagógico de curso não prevê atividades não presenciais, para o componente curricular Biologia.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

- AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. v. 2. 2ª Ed. Moderna, 2004. - AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. v. 3. 2ª Ed. Moderna, 2004.

- LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. v. único, 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Saraiva, 2007.

- RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 5ª ed. Ed. Guanabara Koogan, 1996.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

- CÉSAR, S. J.; SEZAR, S. Biologia. volume único. 4.ed. São Paulo : Saraiva , 2007. - GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.

- POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A Vida dos Vertebrados. São Paulo : Atheneu, 2003. - RIDLEY, M. 2006. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.

- RUPPERT, E.E.; FOX, R.S., BARNES R.D. Zoologia dos Invertebrados. Uma Abordagem Funcional-evolutiva. 7a. ed. São Paulo : Editora Roca, 2005.

(5)

OBSERVAÇÃO

O plano de aula foi apresentado aos alunos, item por item, e discutiu-se, principalmente, os pontos referentes a objetivo, conteúdo, avaliação e atividades extraclasse.

Revisado em ___/___/2014 Por:________________________________

ASSINATURAS

Coordenação:

Profª Raquel Maldaner Paranhos Coordenadora do Eixo Tecnológico

Docente:

Profª Kerlen Bezzi Engers

Docente

Coordenação Geral de Ensino: ______________________________ Profª Raquel Fernanda Ghellar Canova

Coordenadora Geral de Ensino

Supervisão Pedagógica: ______________________________

Sandra Fischer Balbinot Técnica em Assuntos Educacionais

Referências

Documentos relacionados

Portanto, as normas ISO, ABNT e Petrobras devem ser consultadas e analisadas durante a aplicação de procedimentos metodológicos da Arquivo- logia relacionados à gestão e

Study of the immune response and protective effect against neosporosis elicited by mucosal immunization with Neospora caninum antigens.. Tese de Candidatura ao grau

Este trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades termoluminescentes de policristais de Aragonita, com o auxílio da técnica da Ressôncia do Spin

Por mero acaso, o rato estava a passar naquele lugar e, mal ouviu os queixumes do leão, aproximou-se (verbo “aproximar-se” no pretérito perfeito do modo indicativo) para o

Assim, a cada geração existem indivíduos que apresentam uma combinação original das características presentes em seus pais, acrescidas de características inteiramente novas..

Esta autonomia/diferenciação é necessária na medida em que contribui para o desenvolvimento da pessoa enquanto adulto individualizado, permitindo consequentemente

O cruzamento é uma propriedade fundamental para definirmos enti- dades biológicas reais pois é o cruzamento que promove a disseminação de características para todos os membros do

3.2 Do número total de membros do Conselho de Administração, no mínimo, 2 (dois) ou 20% (vinte por cento), o que for maior, deverão ser conselheiros independentes, nos termos