• Nenhum resultado encontrado

Melhorando a governança: Umaexperiênciapráticade evoluçãoinstitucional. Novembro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Melhorando a governança: Umaexperiênciapráticade evoluçãoinstitucional. Novembro de 2015"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)Melhorando a governança: Uma experiência prática de evolução institucional. Novembro de 2015.

(2) CONCEITO DE GOVERNANÇA  A governança pública é a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizando-se de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas.  Para alcançar uma boa governança é necessário uma liderança sólida, uma estratégia segura e um controle efetivo sobre as ações dos diversos gestores que compõem determinado governo..

(3) REFERENCIAL BÁSICO DE GOVERNANÇA  Documento que reúne e organiza boas prática de governança pública  É aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública.  Bem observadas, as práticas do Referencial podem incrementar a qualidade e a efetividade de políticas públicas e de serviços prestados aos cidadãos..

(4) RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA E GESTÃO. Fonte: Referencial de Governança - TCU.

(5) CONCEITO DE GOVERNANÇA  A governança pública é a capacidade que os governos têm de. avaliar. , direcionar e monitorar a. gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizando-se de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas..

(6) Plano Estratégico - PET 2011-15.

(7) JUNHO/2011.

(8) Diagnósticos Realizados. Tendências 99/02. Pet 06/10 formulação 2005. Clima 2007. Integrar. ........ Áquila 2008. PET 11/15 formulação 2010.

(9) 9 Áreas Diagnóstico PET 2011-2015 Comunicação Tecnologia da Informação. Controle Externo. Foram ouvidos Logística. Estrutura Organizacional Diagnóstico. Recursos Orçamentários. 550 Servidores 1.300 Especialistas Gestão de Pessoas. Planejamento e Gestão. Parceria Estratégica.

(10) Desafios Detectados - EXTERNOS • • • •. • • •. Aumento da demanda das ações de controle; Ampliação da necessidade de especialização; Aumento do controle social; Crescimento do número de temas complexos sob controle do TCU (PPP, Pré-Sal, infraestrutura aeroporturária, etc.); Incremento de fraudes eletrônicas; Necessidade de foco do controle no desempenho; Pressão dos setores produtivos por melhoria de infraestrutura..

(11) Desafios Detectados - INTERNOS • • •. • • •. Melhorar o tempo de julgamento dos processos; Ampliar o uso de inteligência e de informações estratégicas no planejamento e na execução das ações de controle; Ampliar a atuação efetiva e sistêmica em áreas relevantes para o país (saúde, educação, previdência, meio ambiente etc.); Intensificar a troca de informações e a articulação entre as unidades do TCU; Avaliar a necessidade de especialização ou aprimoramento da estrutura das unidades técnicas típicas e regionais; Capacitar os servidores do TCU para os desafios do futuro (perfil do auditor do futuro);.

(12) Desafios Detectados - INTERNOS • • • • • •. Aprimorar a integração entre os diversos sistemas de TI utilizados pelo TCU; Assegurar a aderência das decisões estratégicas aos planos institucionais; Garantir a continuidade administrativa; Elevar o nível de envolvimento de autoridades e dirigentes no processo de planejamento; Ampliar o compartilhamento de informações entre os diversos atores da rede de controle; Aprimorar a atuação junto aos controles internos da Administração Pública..

(13) CONCEITO DE GOVERNANÇA  A governança pública é a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizandose de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas..

(14) Consolidação Problemas Detectados Detecção. Análise de Solução. Execução. Medida. Iniciativa Desafios detectados. Objetivo Estratégico. Medida. Indicadores. Medida. Metas. Iniciativa. Prazo Responsáveis. Medida.

(15) PLANO ESTRATÉGICO TCU 2011-2015 MISSÃO. VISÃO. Controlar a Administração Pública para contribuir com seu aperfeiçoamento em benefício da sociedade.. Ser reconhecido como instituição de excelência no controle e no aperfeiçoamento da Administração Pública..

(16) MISSÃO. VISÃO. Controlar a Administração Pública para contribuir com seu aperfeiçoamento em benefício da sociedade. Ser reconhecido como instituição de excelência no controle e no aperfeiçoamento da Administração Pública. RESULTADOS Contribuir para melhoria da gestão e do desempenho da Administração Pública. PESSOAS E INOVAÇÃO Fortalecer cultura orientada a resultados. Desenvolver cultura de inovação. Desenvolver competências gerenciais e profissionais. Estruturar a gestão do conhecimento organizacional Modernizar e integrar as práticas de gestão de pessoas. Contribuir para transparência da Administração Pública. Coibir a ocorrência de fraudes e desvios de recursos. PROCESSOS INTERNOS. ORÇAMENTO E LOGÍSTICA. Governança e desempenho. Intensificar ações que promovam a melhoria da gestão de riscos e de controles internos da Administração Pública. Aprimorar as ações de controle voltadas à melhoria do desempenho da Administração Pública. Parcerias. Intensificar ações de controle para combate ao desperdício e utilização irregular de recursos públicos. Tempestividade e seletividade. Aprimorar o relacionamento com o Congresso Nacional. Assegurar razoabilidade no tempo de apreciação dos processos. Atuar em cooperação com a Administração Pública e com a rede de controle. Atuar de forma seletiva e sistêmica em áreas de risco e relevância. Transparência. Induzir a Administração Pública a divulgar informações de sua gestão. Intensificar a comunicação com a sociedade. Condenar efetiva e tempestivamente os responsáveis por irregularidades e desvios. Facilitar o exercício do controle social. Promover a melhoria da governança do TCU. Otimizar o uso de TI na gestão do TCU Intensificar e aprimorar o uso de TI nas ações de controle Assegurar adequado suporte logístico às necessidades do TCU. Assegurar recursos para modernização do TCU.

(17) As Soluções Propostas no PET.

(18) Estrutura unidades do TCU 3º ajuste significativo. Secex-típicas. IRCE 1994. Secex – Típicas. Secex-Típicas (com especialização). +. Secex - especializadas. Secex especializadas. Tendências 2001. PET 2011-15 2013.

(19) Operacionalização da Solução.

(20) Objetivos • Ampliar a Especialização das Unidades Técnicas, intensificando a realização de trabalhos relevantes que permitam o alcance dos resultados do PET TCU 2011-2015 :  Contribuir para a melhoria da gestão e do desempenho da Administração Pública  Coibir a ocorrência de fraudes e desvios nos recursos • Ampliar a capacidade de coordenação da Segecex (46 Secex)..

(21) Objetivos  Sistematizar o provimento de informações relevantes para o Congresso Nacional, sob a coordenação de cada Relator, por meio de relatórios periódicos por função de governo. (FISCS)  Dar Identidade para as unidades técnicas “numeradas”;  Criar alinhamento com as Comissões Temáticas do Congresso Nacional  Fortalecer a atuação das Unidades Técnicas nos estados levando em consideração temáticas regionais e as habilidades das equipes;.

(22) Objetivos  Implementar um Plano de Controle Externo previsto no RI/TCU como instrumento de planejamento tático;  Manter o foco em fiscalizações selecionadas por meio de informações estratégicas (inteligência do controle);  Zelar pela tempestividade da atuação do TCU.

(23) Principais medidas adotadas  Nomeação de 4 Coordenadores-Gerais:    . Serviços Essenciais ao Estado Área Social Desenvolvimento Nacional Infraestrutura.  Criação de unidade especializada em licitações e contratos de bens e serviços comuns a todas as clientelas (móveis, vigilância, automóveis, telefonia, etc): ganhos de escala favorecendo especialização;  Redistribuição de clientela possibilitando o estabelecimento de unidades especializadas.

(24) Temáticas – Serviços Essenciais ao Estado. Defesa Nacional e Segurança Pública. Administração do Estado. Pessoal. Tecnologia da Informação. Aquisições Logísticas.

(25) Temáticas - Área Social. Educação, Cultura e Desporto. Previdência, Trabalho e Assistência Social. Saúde.

(26) Temáticas - Desenvolvimento Nacional. Desenvolvimento Econômico. Meio Ambiente e Agricultura. Fazenda Nacional. Macroavaliação Governamental.

(27) Temáticas – Infraestrutura. Obras Aeroport. e Edificações. Obras Rodoviárias. Obras de Energia e Saneamento. Obras Portuárias, Hídricas e Ferrov.. Desestat. e Regulação de Transp.. Desestat. e Regulação e Energia e Comunic.. Adm. Ind. RJ.

(28) CONCEITO DE GOVERNANÇA  A governança pública é a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das diversas políticas públicas colocadas em prática para atender às demandas da população, utilizandose de um conjunto de instrumentos e ferramentas adequadas..

(29) Consolidação Problemas Detectados Detecção. Análise de Solução. Execução. Medida. Iniciativa Desafios detectados. Objetivo Estratégico. Medida. Indicadores. Medida. Metas. Iniciativa. Prazo Responsáveis. Medida.

(30) Estrutura do Planejamento Institucional.

(31) Metas do TCU 2015 Período. Indicador. Peso. Meta. %Máx.. Resultado. Res.%. %Ajuste. %Final. Atos de pessoal apreciados. 20,0%. 50000. 125%. 53089. 106,18%. 106,18%. 21,24%. 30,0%. 8600. 125%. 8648. 99,44%. 99,44%. 29,83%. 120,99%. 120,99%. 18,15%. 129,87%. 125,00%. 43,75%. conclusivamente Estoque de processos pendentes de primeira apreciação conclusiva Índice de redução do 1º Período. estoque de processos autuados. 15,0%. até. 30% (483). 125%. 36,3% (584). 2012 Índice de trabalhos de especial relevância apreciados. 35,0%. 25% (20). 125%. 32,5% (25). conclusivamente Resultado no 1º Período: 112,97%. Período. Indicador. Peso. Meta. %Máx.. Resultado. Res.%. %Ajuste. %Final. Atos de pessoal apreciados. 20,0%. 100000. 125%. 53479. 53,48%. 53,48%. 10,70%. 30,0%. 8600. 125%. 8648. 99,44%. 99,44%. 29,83%. 48,39%. 48,39%. 7,26%. 40,58%. 40,58%. 14,20%. conclusivamente Estoque de processos pendentes de primeira apreciação conclusiva Índice de redução do 2º Período. estoque de processos autuados. 15,0%. até. 75% (1207). 125%. 36,3% (584). 2012 Índice de trabalhos de especial relevância apreciados. 35,0%. 80% (62). 125%. 32,5% (25). conclusivamente Resultado no 2º Período: 61,99%.

(32) Metas da Secretaria-Geral • Resultado da unidade básica e respectivas unidades integrantes: Apurado conforme indicadores e metas definidos em cada Plano Diretor.

(33) Metas da Secretaria Período Indicador. Peso. Meta %Máx.. Resultado Res.%. 1. 100%. 1. 100,00 117,66% 2,59% %. 125%. 65,0%. 108,33 108,33% 4,76% %. 125%. 75,0%. 187,50 125,00% 61,81% %. 80%. 125%. 71,4%. 89,25% 89,25% 4,90%. 11,0% 40%. 125%. 45,8%. 114,50 114,50% 12,58% %. 125%. 108. Dados do módulo monitoramento de 2,2% deliberações atualizado. Índice de deliberações 4,4% 60% monitoradas Índice de Realização de Trabalhos de especial 49,5% 40% relevância. SECEX. Índice de redução de processos de Contas 1º Período anuais, autuados no 5,5% ano anterior, pendentes de mérito no final do 1º Período Índice de redução do estoque de processos autuados até 2012 pendentes de mérito. Quantidade de 27,5% 124 processos em estoque Resultado Secex A no 1º Período:. %Ajuste %Final. 112,90 112,90% 31,02% % 117,66%.

(34) Resultado Final da Unidade Utilizado para limitar a média de avaliação de desempenho dos servidores. MaxAID  RU 0,7  RB 0,3. Onde: RU = resultado do alcance das metas definidas para a unidade RB = resultado do alcance das metas definidas para a Unidade Básica MaxAID = valor máximo da média das avaliações individuais de desempenho dos servidores da unidade OBS1: MaxAID também é limitado a 125% (o que equivale a S+ para todos os servidores). OBS2: Se MaxAID <100, pode haver redução da remuneração de servidores..

(35) OBRIGADO!.

(36)

Referências

Documentos relacionados

 Torna-se obrigatório aos alunos a observância ao moodle, uma vez que o atraso no cadastro, bem como o desconhecimento de comunicados e prazos publicados, não serão admitidos

A estrutura organizacional do gerenciamento de riscos e controles internos da EMURC estão sendo desenvolvidas, com o objetivo de estabelecer as diretrizes para

gestão de riscos institucionais e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está́ exposta a Sociedade. A Diretoria,

• A assistência ao recém-nascido de maneira integral, que compreende o período desde o nascimento até, no mínimo, 28 dias de vida, em vários níveis de complexidade, que incluem

O Novo Mercado conduz as empresas ao mais elevado padrão de Governança Corporativa. As companhias listadas no Novo Mercado só podem emitir ações com direito de voto, as chamadas

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Nosso mundo precisando De fazer grande reforma E mudar antiga forma Como ele vem andando E assim organizando Algo que será louvável Onde tudo é renovável Um projeto bom maduro

O impulso da demanda agregada e, assim, o nível do desemprego, podia assim ser controlado: ao elevar, por exemplo, a taxa de juros apertava-se as margens de lucro das