• Nenhum resultado encontrado

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) DECAPOL CHLORE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA R. (CE) nº 1272/2008 modificado Anexo II directiva (CE) DECAPOL CHLORE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DECAPOL CHLORE

Página: 1/4 Data: 14/04/2015 Ind. Rev.: 7

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 - Identificação da substância/preparação: DECAPOL CHLORE

1.2 - Utilização da substância e preparação: Agente de limpeza e descontaminação de material vinícola.

1.3 - Identificação da sociedade/empresa: LAFFORT – CS61611 – 33 072 BORDEAUX CEDEX Tel: 05.56.86.53.04 Fax: 05.56.86.30.50 info@laffort.com www.laffort;com 1.4 - Nº telefone de urgência: Centro Anti-Veneno de Bordéus: 05.56.96.40.80

ORFILA 01 45 42 59 59

Portugal: Centro Informação Antiveneno CIAV: 808 250 143

2. IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS

Símbolo de perigo: Corrosivo para a pele, 1A. H314 Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves. – Categoria 1A

Frase de risco:

H314 Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves. EUH031 Em contacto com ácidos liberta gases tóxicos. Frase de prudência:

P280 Usar luvas de protecção/vestuário de protecção/protecção ocular/protecção facial. Lavar cuidadosamente as mãos após a manipulação.

P303 + P361 + P353 SE ENTRAR EM CONTACTO COM A PELE (ou o cabelo): retirar imediatamente toda a roupa contaminada. Enxaguar a pele com água/tomar um duche.

P305 + P351 + P338 SE ENTRAR EM CONTACTO COM OS OLHOS: enxaguar cuidadosamente com água durante vários minutos. Se usar lentes de contacto, retire-as, se tal lhe for possível. Continuar a enxaguar.

P310 Contacte imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS/médico.

3. COMPOSIÇÃO/INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES

Natureza química: preparação aquosa alcalina. Compostos que apresentam perigo:

Nome do composto Nº CAS (CE) Concentração Classificação

Hidróxido de sódio 1310-73-2

215-185-5 5% < C < 10%

Corrosivo para a pele 1A – H314 Hipoclorito de sódio 7681-52-9

231-668-3 5% < C < 5,2%

Corrosivo para a pele 1B – H314 Agudo para o meio

aquático 1, H400 H314 Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves.

H400 Muito tóxico para os organismos aquáticos.

No estado actual dos nossos conhecimentos de fornecimento e nas concentrações de aplicação, nenhum outro componente está classificado como perigoso para a saúde ou ambiente, e necessita de se apresentado nesta secção.

4. PRIMEIROS SOCORROS

Em caso de contacto com os olhos: enxaguar imediatamente os olhos com uma solução ocular

(DIPHOTERINE) ou com água corrente e abundantemente durante pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Verificar se a vítima é portadora de lentes de contacto e, nesse caso, retirá-las. As queimaduras químicas devem ser tratadas imediatamente por um médico. Consultar um oftalmologista imediatamente.

Em caso de inalação: transportar a vítima para o exterior e manter em repouso numa posição em que

seja confortável respirar. Se a vítima não respirar, tiver uma respiração irregular ou paragens respiratórias, deve ser prática respiração artificial por pessoal qualificado e administrado oxigénio. Pode

(2)

Página: 2/4

Produto:DECAPOL CHLORE Data: 14/04/2015 – EC

ser perigoso para o assistente praticar respiração boca-a-boca. Consultar um médico imediatamente. Em caso de desmaio, colocar a vítima em posição lateral de segurança e chamar imediatamente um médico. Assegurar uma boa circulação de ar. Desapertar tudo o que possa impedir a respiração (gravatas, cintos, colares).

Em caso de contacto com a pele: lavar abundantemente com água, durante pelo menos 15 minutos.

Retirar o vestuário e calçado contaminado. Lavar abundantemente com água o vestuário contaminado e o calçado antes de voltar a utilizar. Consultar um médico imediatamente.

Em caso de ingestão: lavar a boca com água. Retirar as próteses dentárias, casos estas existam.

Transportar a vítima para o exterior e manter em repouso numa posição em que seja confortável respirar. Não provocar o vómito, salvo por indicações de um médico. Em caso de vómito, manter a cabeça para baixo para evitar a passagem de vómito para os pulmões. Não fazer uma pessoa inconsciente engolir nada. Em caso de desmaio, colocar a vítima em posição lateral de segurança e chamar imediatamente um médico. Assegurar uma boa circulação de ar. Desapertar tudo o que possa impedir a respiração (gravatas, cintos, colares).

5. MEDIDA DE COMBATE A INCÊNDIO

Perigos específicos: Não combustível. Em contacto com metais leves (alumínio e suas ligas, zinco…) pode produzir hidrogénio, gás inflamável. O contacto com certos produtos químicos pode produzir violentas reacções explosivas.

Meios de extinção adequados: em caso de incêndio, utilizar água pulverizada, espuma, pó químico ou CO2.

Meios de extinção inadequados: nenhum conhecido. Perigos particulares do produto ou mistura:

- Perigos do produto ou mistura: a inalação dos produtos de decomposição pode causar problemas de saúde. O aumento da pressão resultante de um incêndio ou exposição a temperaturas elevadas pode provocar a explosão do contentor.

- Produtos de combustão perigosos: óxidos de carbono.

Precauções especiais para os bombeiros: em caso de incêndio, circunscrever rapidamente o local e evacuar todas as pessoas no local do acidente. Nenhuma iniciativa deve ser tomada que implique o risco pessoal ou acções sem a formação apropriada. Se não causar uma situação de risco, afastar os

contentores do local de incêndio. Arrefecer os contentores expostos a chamas com um jacto de água pulverizada.

6. MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE FUGAS ACIDENTAIS

Protecções individuais: assegurar-se que o pessoal de intervenção utiliza protecções individuais adequadas (consultar o ponto 8).

Precauções ambientais: evitar o derrame do produto em redes de esgotos e reter o produto com areia, terra ou outro material absorvente similar.

Métodos de limpeza:

- Recuperação: recuperar o máximo de produto por bombeamento ou absorção. - Diluir com uma grande quantidade de água.

- Neutralização: neutralizar o cloro com hipossulfito de sódio e depois neutralizar o produto residual com ácido diluído (pH entre 5,5 e 8,5).

- Absorver com um material inerte e colocar num recipiente apropriado para eliminação. - Eliminação: o encaminhamento de águas de limpeza, com grandes quantidades de produto, para redes de esgotos não deve ser feito sem consultar as autoridades competentes.

7. MANUSEAMENTO E ARMAZENAMENTO

Manipulação:

P264 Lavar as mãos cuidadosamente após manuseamento.

P270 Não comer, beber ou fumar durante a utilização deste produto.

P280 Usar luvas de protecção/vestuário de protecção/protecção ocular/protecção facial.

Medidas técnicas: não ingerir. Evitar o contacto com os olhos e a pele. Evitar a inalação e as concentrações elevadas de vapores.

Precauções: manipular e evitar todas as projecções de produto, puro ou diluído. Utilizar o máximo de sistemas automáticos de manuseamento. Não misturar com ácidos ou amoníaco que provocam a formação de cloro gasoso.

Armazenamento:

Medidas técnicas: conservar o recipiente bem fechado e estanque após a utilização. Conservar numa palete de retenção.

Condições de armazenamento recomendadas: armazenar em locais ventilados e temperados (-15 a 30 °C), ao abrigo da luz. Conservar afastado dos ácidos. Colocar em contentores apropriados e bem identificados.

(3)

8. CONTROLO DE EXPOSIÇÃO - PROTECÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de ordem técnica: ventilação no local de trabalho. Colocar uma chuveiro lava-olhos no local de trabalho.

Parâmetros de controlo: valores médios de exposição no local de trabalho: VME: 2 mg/m3 de ar (hidróxido de sódio).

Equipamento de protecção individual:

 Protecção respiratória (EN143, 14387): equipamento de protecção respiratória em caso de exposição provável a valores superiores ao VME no local de trabalho (atmosfera com gases).

 Protecção das mães (EN374): luvas impermeáveis apropriadas em acetonitrilo ou aceto butilo.  Protecção de olhos e rosto (EN166): óculos e máscara completa de protecção do rosto.  Protecção da pele e corpo (EN14605): vestuário de protecção impermeável apropriado (luvas e avental de borracha).

 Medidas de higiene: não comer, beber ou fumar durante a manipulação. Lavar a mãos com água e sabão após a utilização do produto.

9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS

Estado físico a 20 °C: Líquido

Cor: amarelo claro

Valor do pH: 13,5 a 14,0

Ponto de congelação: não aplicável.

Ponto de ignição: > 100°C – o produto não favorece a combustão. Características de explosividade: não aplicável.

Massa volúmica: 1,16 a 1,2 g/cm3 a 15 °C Solubilidade: água fria e quente.

Propriedades comburentes: não classificado como oxidante.

10. ESTABILIDADE E REACTIVIDADE

Estabilidade: o produto é estável. Não há reacções perigosas em condições normais de utilização. Possibilidade de reacções perigosas: as reacções perigosas ou de instabilidade são verificadas em certas condições de utilização ou armazenamento. Essas condições podem incluir a mistura com ácidos ou amoníaco, o que provoca a formação de cloro gasoso.

Produtos a evitar: extremamente reactivo ou incompatível com: metais e ácidos.

Produtos de decomposição perigosos: em condições normais de armazenamento e utilização, nenhum produto de decomposição perigoso. Os produtos de decomposição de uma combustão podem incluir óxidos de carbono.

11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA

Inalação: pode provocar irritações no nariz, garganta e pulmões. Contacto com a pele: pode provocar queimaduras graves na pele. Contacto com os olhos: pode provocar lesões oculares graves.

Ingestão: queimaduras muito graves no sistema digestivo, risco de intoxicação. DL50 (oral, rato): > 5000 mg/kg (hipoclorito de sódio).

CL50 (inalação, rato): > 1000 mg/kg (hipoclorito de sódio). DL50 (cutâneo, coelho): > 1012 mg/kg (hipoclorito de sódio).

Nenhum risco para a saúde conhecido nas condições normais de utilização.

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Toxicidade: nenhum efeito importante ou perigo crítico conhecido. Mobilidade:

 Ar: o produto não é volátil.

 Solo: o produto é solúvel em água e pode infiltrar-se nas águas pluviais.  Água: o produto solúvel em água.

Bioacumulação: o hidróxido de sódio na provoca bioacumulação.

Ecotoxicidade: um pH superior a 10,5 pode ser fatal para as espécies aquáticas. Pode provocar danos às plantas aquáticas e outra vegetação.

CL50 (48h): 40 mg/L (hidróxido de sódio a 100%). Efeito no tratamento de efluentes:

Em concentração suficiente para gerar um efluente alcalino pode provocar danos em organismos do tratamento de efluentes.

O produto não contém nenhum componente considerado persistente, bioacumulativo ou tóxico (PBT), muito persistente ou muito bioacumulativo (vPvB) a níveis de 0.1% ou mais.

(4)

Página: 4/4

Produto:DECAPOL CHLORE Data: 14/04/2015 – EC

13. CONSIDERAÇÕES RELATIVAS À ELIMINAÇÃO

- Eliminação do produto: consultar a legislação em vigor em relação aos resíduos. Neutralizar o cloro com hipossulfito de sódio e depois neutralizar o produto com pH entre 5,5 e 8,5 com ácido, antes de qualquer eliminação.

- Eliminação das embalagens: consultar a legislação em vigor. Enxaguar a embalagem após a utilização. Código europeu de resíduos: 20 01 15*: resíduos básicos..

14. INFORMAÇÕES RELATIVAS AO TRANSPORTE ADR/ADN – IATA – IMDG/IMO

- Código UN: 3266

- Material perigoso: líquido inorgânico corrosivo básico NSA (hidróxido de sódio, hipoclorito de sódio).

- Classe de perigo para o transporte/etiquetagem de perigo no veículo e embalagens: 8

- Grupo da embalagem: II

- Perigo para o ambiente: nenhum.

- Precauções particulares para o utilizador: nenhuma.

15. INFORMAÇÕES REGULAMENTARES

Regulamentação/legislação particular para o produto em matéria de segurança, saúde e ambiente: - Regulamento relativo aos detergentes CE 648/2004:

Entre 5 e 15% de agentes de branqueamento oxigenados. < 5% fosfonatos

- Código ICPE: nenhum.

- Doenças profissionais: nenhuma.

Avaliação da segurança química: o produto contém substâncias que necessitam de uma avaliação de

risco químico.

16. OUTRAS INFORMAÇÕES

As informações contidas nesta Ficha de Segurança são consideradas, na data da publicação, como verdadeiras e correctas. Contudo, a precisão e detalhes destas informações, assim como todas as regulamentações são dadas sem garantia. As condições de utilização estão fora do controlo da nossa sociedade e cabe ao utilizador determinar as condições de utilização segura desta preparação.

«Informamos os utilizadores para os riscos ocorridos quando um produto é utilizado para outros fins daqueles para o qual ele foi concebido. O utilizador deve conhecer e aplicar a regulamentação que rege a sua actividade.»

(5)
(6)

- - - - - - - - - - -

(7)

- - - - - o o - - - -

(8)

- - - - - - - - - -

(9)

Referências

Documentos relacionados

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

parahaemolyticus em ostras cultivadas na Baía de Todos os Santos ao longo da cadeia produtiva (cultivo, transporte, após processo de depuração e comercialização); avaliar o risco da

A ingestão de álcool pode aumentar o risco de toxicidade hepática e sangramento gastrintestinal, portanto, não se recomenda a ingestão de bebidas alcoólicas durante a

UAVR marine strategy MARINE ENVIRONMENT Operational oceanography FISHERIES AND AQUACULTURE Biotechnology RESOURCES AND INFRASTRUCTURES Energy ECOMARE ICT Planning

Pretende-se promover mudanças no espaço físico e no mobiliário das Escolas que compõem a rede de ensino dos municípios de Recife, Olinda,

Parágrafo Único – Para fins deste Decreto entende-se como Hospedaria Domiciliar o meio de hospedagem de uso turístico, normalmente com atendimento

Esta ofensiva tem um objetivo prático no curto prazo, a erosão dos fundamentos do Es- tado de Bem-Estar Social. Procura-se criar na opinião pública uma imagem negativa das dife-