• Nenhum resultado encontrado

DIREITO DO TRABALHO A Professora Simone Batista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO DO TRABALHO A Professora Simone Batista"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Vamos treinar e nos preparar para a prova?

EXERCÍCIOS DE REVISÃO E FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM Tema: ESPÉCIES DE TRABALHADORES ORIENTAÇÕES:

1- Após marcar a resposta correta, anote a letra correspondente no GABARITO (ao final da folha) e justifique-a, indicando (AO LADO “manuscrito”) o dispositivo legal e/ou jurisprudencial que a torna verdadeira.

2- PRAZO: dia / /__

Bons estudos!

Profa. Simone

TRT 9ª 2013 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA JUDICIÁRIA 1-Em relação ao trabalho temporário, com fundamento na legislação aplicável, é correto afirmar:

A- A empresa de trabalho temporário é a pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cuja atividade consiste em colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores devidamente qualificados, por ela remunerados e assistidos. B- Será nula de pleno direito qualquer cláusula de

reserva, proibindo a contratação do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado à sua disposição pela empresa de trabalho temporário.

C- O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de seis meses, salvo mediante autorização do Ministério do Trabalho.

D- O contrato de trabalho celebrado entre a empresa de trabalho temporário e cada um dos assalariados colocados à disposição da empresa tomadora ou cliente poderá ser celebrado verbalmente ou por escrito, sendo vedada a modalidade de contrato tácito.

E- A jornada normal de trabalho do temporário não poderá exceder de 6 horas diárias, remuneradas as horas extras com adicional de 20% sobre o valor da hora normal

TRT 1ª 2013 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - EXECUÇÃO DE MANDADOS

2 Em relação ao trabalho temporário, é correto afirmar: A- O trabalho temporário pode ser contratado para substituição do pessoal regular e permanente da empresa ou em caso de serviços excepcionais que não se inserem na atividade fim da empresa contratante.

B- Empresa de trabalho temporário é a pessoa jurídica que tem por atividade colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores.O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a tomadora de serviço ou cliente pode ser escrito ou verbal, desde que fique claro o motivo justificador da demanda de trabalho temporário.

C- É defeso às empresas de prestação de serviço temporário a contratação de estrangeiros com visto provisório de permanência no país.

D- O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de cento e vinte dias, salvo autorização do Ministério do Trabalho.

TRT 10ª 2013 - CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO - JUDICIÁRIA Julgue os próximos itens, a respeito do trabalho temporário. 3. O contrato temporário só será válido em se tratando de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo, de atividades empresariais de caráter transitório e de contrato de experiência.

Certo Errado

TRT 10ª 2013 - CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO - JUDICIÁRIA Julgue os próximos itens, a respeito do trabalho temporário. 4. O contrato de trabalho temporário pode ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito.

Certo Errado

PETROBRAS 2012 - CESGRANRIO - ADVOGADO JÚNIOR

5 João foi contratado pela empresa A, empresa de trabalho temporário, para trabalhar como auxiliar de cozinha na empresa B, uma fábrica de chocolates, nos moldes da Lei nº 6.019/1974, em virtude do aumento das atividades por causa da Páscoa. João iniciou suas atividades na empresa B em 21/03/2011 e trabalhou ininterruptamente, nas mesmas condições, até 05/10/2011, quando a empresa B dispensou os seus serviços. João não recebeu qualquer pagamento relacionado à extinção do contrato de trabalho. Considerando as questões acima apresentadas, em eventual Reclamação Trabalhista decorrente da falta de pagamento das verbas rescisórias, quem deve ser responsabilizada pelas verbas devidas a João e por quê?

A- Empresa A, porque o vínculo jurídico do trabalhador temporário se estabelece com a empresa de trabalho temporário.

(2)

B- Empresa B, porque é ilegal a contratação de trabalhadores por empresa interposta, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços.

C-Empresa B, porque o contrato de trabalho temporário teria sido descaracterizado, uma vez que não foi observado o prazo legal de vigência, formando-se o vínculo empregatício com essa empresa.

D-Empresas A e B, subsidiariamente, pois o inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações.

E-Empresas A e B, solidariamente, pois o inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade solidária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações.

TRT 1ª 2012 - FCC - JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO

6 A empresa de trabalho temporário, de acordo com a Lei no 6.019/74,

A- é pessoa física ou jurídica urbana, cuja atividade consiste em colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos.

B-em caso de falência, terá a empresa tomadora ou cliente subsidiariamente responsável pelo recolhimento das contribuições previdenciárias, remuneração e indenização previstas na lei, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens.

C- poderá, excepcionalmente, contratar estrangeiros com visto provisório de permanência no País.

D- poderá firmar contrato escrito ou verbal com a empresa tomadora de serviço ou cliente, desde que conste expressamente o motivo justificador da demanda de trabalho temporário.

E- poderá estabelecer validamente cláusula de reserva, proibindo a contratação do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado à sua disposição.

TRT 20ª 2012 - FCC - JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO

7 Segundo a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, é correto afirmar:

A- Compreende-se como empresa de trabalho temporário a pessoa física ou jurídica, urbana ou rural, cuja atividade consiste em colocar à disposição de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos.

B- É válida a cláusula de reserva, proibindo a contratação do trabalhador pela empresa tomadora ou cliente ao fim do prazo em que tenha sido colocado à sua disposição pela empresa de trabalho temporário.

C- O contrato de trabalho celebrado entre empresa de trabalho temporário e cada um dos assalariados colocados à

disposição de uma empresa tomadora ou cliente pode ser tácito, verbal ou escrito.

D- É assegurado ao trabalhador temporário o pagamento de remuneração 20% superior à percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora ou cliente.

E- A Fiscalização do Trabalho poderá exigir da empresa tomadora ou cliente a apresentação do contrato firmado com a empresa de trabalho temporário, e, desta última o contrato firmado com o trabalhador, bem como a comprovação do respectivo recolhimento das contribuições previdenciárias. TRT 4ª 2012 - FCC - JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO

8 A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo A- pode ser realizada para o exercício de atividades de natureza temporária por produtor rural pessoa física, proprietário ou não, que explore diretamente atividade agroeconômica, e, se superar dois meses de contratação dentro do período de um ano, será convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado.

B- pode ser realizada para o exercício de atividades de natureza temporária por produtor rural pessoa física, jurídica e agroindustrial, proprietária ou não, que explore diretamente atividade agroeconômica, e, se superar três meses de contratação dentro do período de um ano, será convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado. C- pode ser realizada para o exercício de atividades de natureza temporária ou permanente, apenas por produtor rural pessoa física, proprietária ou não, que explore diretamente atividade agroeconômica ou agroindustrial, e, se superar três meses de contratação dentro do período de um ano, será convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado.

D- pode ser realizada para o exercício de atividades de natureza temporária ou permanente, por produtor rural pessoa física, jurídica e agroindustrial, proprietária ou não, que explore diretamente atividade agroeconômica, e, se superar dois meses de contratação dentro do período de um ano, será convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado.

E- não pode ser realizada para o exercício de atividades de natureza temporária por se caracterizar como “merchandage”.

TRT 4ª 2011 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - JUDICIÁRIA

9 No contrato de trabalho temporário, o contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora ou cliente, com relação a um mesmo empregado, NÃO

A-possui prazo mínimo, mas não poderá exceder seis meses, em qualquer hipótese, convertendo-se automaticamente em contrato individual de trabalho por prazo indeterminado.

(3)

B-possui prazo mínimo e nem máximo para ser celebrado devendo observar a demanda que gerou a contratação extraordinária.

C-poderá exceder de três meses, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

D-poderá exceder de sessenta dias, salvo autorização conferida pelo órgão local do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

E-possui prazo mínimo, mas não poderá exceder trinta dias, em qualquer hipótese, convertendo-se automaticamente em contrato individual de trabalho por prazo indeterminado. DETRAN/DFT 2009 - CESPE - ANALISTA DE TRÂNSITO - DIREITO E LEGISLAÇÃO

No tocante à legislação e jurisprudência aplicada ao direito do trabalho, julgue os itens a seguir.

10 No que tange ao trabalho temporário, o inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, pode implicar a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços quanto àquelas obrigações. No entanto, a responsabilidade no pagamento por eventual diferença salarial não ocorrerá quando o contratante for órgão da administração pública direta, indireta, empresa pública ou sociedade de economia mista, uma vez que ao empregado temporário não é garantida remuneração equivalente à percebida pelos empregados da mesma categoria das referidas tomadoras.

Certo Errado

TRT 9ª 2013 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

11 Conforme previsto em lei, a existência da relação de emprego somente se verifica quando estiverem presentes algumas características, dentre as quais NÃO se inclui a A- continuidade.

B- pessoalidade. C- onerosidade. C- subordinação. D- exclusividade.

TRT 1ª 2013 - FCC - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

12 A respeito da relação de emprego e dos seus sujeitos, é INCORRETO afirmar:

A- A relação de emprego se desenvolve com pessoalidade, ou seja, o empregado tem que prestar o serviço pessoalmente, não podendo mandar qualquer pessoa trabalhar em seu lugar.

B- Empregado é sempre pessoa física.

C- Entidade beneficente, sem finalidade lucrativa, pode ser empregadora.

D- Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.

E_ Empregador é sempre pessoa jurídica.

TST 2012 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA JUDICIÁRIA 13 Conforme previsão contida na Consolidação das Leis do Trabalho, são requisitos legais para configuração da relação de emprego:

A- subordinação jurídica, pessoalidade na prestação dos serviços e exclusividade na contratação.

B- onerosidade, eventualidade dos serviços e subordinação jurídica.

C- pessoalidade na prestação dos serviços, autonomia na prestação laboral e remuneração.

D- subordinação jurídica, não eventualidade e pessoalidade na prestação dos serviços.

E- obtenção de resultado na prestação de serviços, onerosidade e não eventualidade dos serviços.

TRT 11ª 2012 - FCC - JUIZ DO TRABALHO SUBSTITUTO

14 Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho lato sensu, é INCORRETO afirmar:

A- O trabalho autônomo é aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco próprios, sem subordinação com o seu contratante.

B- O trabalho eventual é aquele prestado ocasionalmente, para realização de determinado evento, em que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades não coincidentes com os fins normais da empresa contratante, não se fixando a uma fonte de trabalho

C- O trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, por prazo curto, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou o acréscimo extraordinário de serviços, com intermediação de empresa de trabalho temporário.

D- O trabalho avulso é aquele em que o trabalhador presta serviços de curta duração para distintos beneficiários, com intermediação de terceira entidade com quem mantém vínculo de emprego nos termos da CLT, mas não se igualando em direitos com os trabalhadores com vínculo empregatício permanente.

E- A relação de emprego é aquela em que pessoa física presta serviços de natureza não eventual e de forma pessoal a empregador, sob a dependência e subordinação deste, mediante salário.

(4)

CEF 2010 - CESPE_ME - ADVOGADO

15- Para ser configurada a relação de emprego, faz-se necessário o preenchimento simultâneo dos requisitos: pessoa física, subordinação, não eventualidade, onerosidade e pessoalidade. A respeito desse tema, assinale a opção correta

A- O trabalhador em domicílio equipara-se ao autônomo, uma vez que deixa de preencher o requisito subordinação, pertencente à configuração do vínculo empregatício.

B- O autônomo e o eventual não são considerados empregados para o direito do trabalho, uma vez que, apesar de prestarem serviços de natureza contínua, não possuem a pessoalidade como caracterizadora do vínculo de emprego. C- O trabalhador avulso, aquele contratado com intervenção obrigatória do sindicato ou do órgão gestor de mão de obra, equipara-se ao trabalhador com vínculo empregatício, configurando exceção, pois possui todos os direitos trabalhistas inerentes à relação de emprego.

D- O terceirizado é o trabalhador que presta serviço a uma empresa denominada cliente, possuindo subordinação direta na prestação do serviço, estando ausente, no entanto, a pessoalidade.

E- O trabalhador voluntário presta serviço de natureza contínua, mas deixa de preencher o requisito pessoalidade, pois poderá ser substituído a qualquer momento por outra pessoa, sem rescisão.

TRT 5ª 2008 - CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO - JUDICIÁRIA Com referência ao conceito legal de trabalhador avulso, julgue o item seguinte.

16 É considerado trabalhador avulso aquele que presta serviços de forma autônoma, com profissionalismo e habitualidade, sem dependência ou subordinação para com o tomador do serviço, atuando por conta própria e assumindo os riscos da atividade por ele desenvolvida.

Certo Errado

PGE/AM 2010 - FCC - PROCURADOR DO ESTADO

17 Em relação ao trabalho do empregado aprendiz: I. Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes correspondente à, no mínimo, 5% dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento.

II. O contrato de aprendizagem é contrato de trabalho especial, por prazo determinado de dois anos, improrrogáveis para os aprendizes portadores de deficiência.

III. A anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social constitui o único pressuposto para a validade do contrato de aprendizagem.

IV. Ao menor aprendiz, salvo condição mais favorável, será garantido o salário mínimo hora.

A- I e III. B- I e IV. C- II e III.I, D- II e IV. E- II, III e IV.

MPU 2010 - CESPE - ANALISTA PROCESSUAL

Acerca das relações de trabalho, julgue os itens a seguir. 18 Ao empregado em domicílio, entendido como aquele que presta serviços na residência do empregador, são assegurados os mesmos benefícios definidos em lei para o empregado doméstico.

Certo Errado

INSS 2010 - CESPE - PERITO MÉDICO PREVIDENCIÁRIO

Acerca das disposições constantes na CLT, julgue os itens subsequentes.

19 Em regra, os preceitos constantes da CLT não se aplicam aos trabalhadores rurais, assim considerados aqueles que, exercendo funções diretamente ligadas à agricultura e à pecuária, não sejam empregados em atividades que, pelos métodos de execução dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operações, classifiquem-se como industriais ou comerciais.

Certo Errado OAB

20- Em 2012, Maria Júlia foi contratada como estagiária de direito em uma empresa pública federal, que explora atividade bancária. Sua tarefa consistia em permanecer parte do tempo em um caixa para receber o pagamento de contas de água, luz e telefone e, na outra parte, no auxílio de pessoas com dificuldade no uso dos caixas eletrônicos. Com base na hipótese, assinale a opção correta.

A) Trata-se de estágio desvirtuado que, assim, gerará como consequência o reconhecimento do vínculo empregatício com a empresa, com anotação da CTPS e pagamento de todos os direitos devidos.

B) Diante da situação, o Juiz do Trabalho poderá determinar que o administrador responsável pelo desvirtuamento do

(5)

estágio pague diretamente uma indenização a Maria Júlia, haja vista o princípio constitucional da moralidade.

C) Não há desvirtuamento de estágio porque, tratando-se a concedente de uma instituição bancária, a atividade de recebimento de contas e auxílio a clientes está inserida na atividade do estagiário.

D) Não é possível o reconhecimento do vínculo empregatício, haja vista a natureza jurídica daquele que concedeu o estágio, que exige a prévia aprovação em concurso público.

Mar Portuguez “Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.” Fernando Pessoa

DT – 5º SEMESTRE - MATUTINO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO E FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM Tema: ESPÉCIES DE TRABALHADORES

GABARITO:

n.

questão

resposta Justificativa legal/jurisprudencial

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 RGM: NOME:

Referências

Documentos relacionados

Essa operação foi repetida também para as máquinas de queima (uma medida interna e mais 5 medidas externas) e também 5 medidas em pontos diferentes em cada porta de visibilidade

Empresas de Trabalho Temporário Licenciadas - Região Lisboa.. 2 RESOURCE - EMPRESA DE TRABALHO

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Para La Medica (apud Morais, 2017), os defensores dessa teoria definem a Legítima Defesa como um direito subjetivo de caráter público que compete ao cidadão e

(e) no caso de trabalho temporário ( Lei nº 6.019/74), a empresa tomadora ou cliente não responde solidariamente com a empresa de trabalho temporário pelos créditos

Empresas de Trabalho Temporário Licenciadas - Região Norte.. 2LMM - EMPRESA DE TRABALHO

Neste sentido, o presente estudo teve o objetivo de descrever as características do abuso sexual de crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade, quanto

Contrato de trabalho por tempo indeterminado para cedência temporária – contrato de trabalho por tempo, indeterminado celebrado entre uma ETT e um trabalhador, pelo