• Nenhum resultado encontrado

DIREITO ELEITORAL - EXERCÍCIOS CESPE COMENTADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIREITO ELEITORAL - EXERCÍCIOS CESPE COMENTADOS"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

1 Olá Colegas!

2ª Aula de Exercícios CESPE.

Hoje praticaremos exercícios versando sobre a Resolução nº 21.538/2003 e regras afins do Código Eleitoral, tema CERTO em todas as provas de TREs, especialmente as realizadas pelo CESPE.

Desejo a todos um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, repleto de muitas conquistas profissionais e aprovações nos concursos almejados!

Grande Abraço! Ricardo Gomes

DIREITO ELEITORAL - EXERCÍCIOS CESPE COMENTADOS

Resolução TSE nº 21.538/2003.

QUESTÃO 51: TRE - BA - Analista Judiciário – [CESPE] - 21/02/2010. De acordo com as regras estabelecidas na Resolução 21.538/2003 do TSE referente ao Requerimento de Alistamento Eleitoral ( RAE ), julgue os itens seguintes.

[69] O requerimento de inscrição solicitado pelo alistando, quando a única inscrição localizada em seu nome tiver sido cancelada por determinação de autoridade judiciária, também será considerado operação de alistamento.

COMENTÁRIOS:

O Alistamento Eleitoral é o procedimento pelo qual o cidadão ainda não eleitor qualifica-se e inscreve-se como eleitor. O ALISTAMENTO se faz mediante a QUALIFICAÇÃO e INSCRIÇÃO do eleitor.

(2)

Art. 42. O alistamento se faz mediante a qualificação e

inscrição do eleitor.

No entanto, a Resolução nº 21.538/03 acrescenta mais algumas peculiaridades ao conceito ao alistamento ao prevê que somente será deferida inscrição eleitoral se:

a) não for identificada inscrição em nenhuma zona eleitoral do país ou exterior;

b) a única inscrição localizada estiver cancelada por

determinação de autoridade judiciária.

Art. 4º Deve ser consignada OPERAÇÃO 1 - ALISTAMENTO quando o alistando requerer inscrição e quando em seu nome não for identificada inscrição em nenhuma zona eleitoral do país ou exterior, ou a única inscrição localizada estiver cancelada por determinação de autoridade judiciária (FASE 450).

RESPOSTA CERTA: LETRA C

QUESTÃO 52: TRE - BA - Analista Judiciário – [CESPE] - 21/02/2010. [70] A operação de transferência refere-se aos casos em que o eleitor deseja alterar o domicílio, mas possui inscrição em qualquer outro município ou zona, unidade da Federação ou do país, hipótese em que o eleitor permanecerá com o seu número originário de inscrição.

COMENTÁRIOS:

A operação transferência implica alteração de domicílio. Para que ocorra, é requisito necessário prévio alistamento e número de inscrição em algum município ou zona do país.

A Resolução nº 21.538/03 preleciona que o número de eleitor permanecerá o mesmo (mesmo número originário).

Art. 5º Deve ser consignada OPERAÇÃO 3 - TRANSFERÊNCIA sempre que o eleitor desejar alterar seu domicílio e for encontrado em seu nome número de inscrição em qualquer município ou zona, unidade da Federação ou país, em conjunto ou não com eventual

(3)

3 retificação de dados.

§ 1º Na hipótese do caput, o eleitor permanecerá com o número originário da inscrição e deverá ser, obrigatoriamente, consignada no campo próprio a sigla da UF anterior.

RESPOSTA CERTA: LETRA C

QUESTÃO 53: TRE - BA - Analista Judiciário – [CESPE] - 21/02/2010. [71] Em caso de transferência, é vedada, em qualquer hipótese, a reutilização do número de inscrição de eleitor que deixou de votar em três eleições consecutivas.

COMENTÁRIOS:

Em pedidos de transferência de domicílio eleitoral poderá ser reutilizado o nº de inscrição eleitoral CANCELADO, do mesmo ou de outro eleitor ou de ex-eleitor (reutilização do nº de inscrição ex-eleitoral já cancelado) se comprovado que não existe outra inscrição para o mesmo eleitor (seja liberada, não liberada, regular ou suspensa) nos seguintes casos:

a) falecimento (utiliza-se o nº do título do eleitor falecido); b) duplicidade/pluralidade de inscrições (uma ou mais das

inscrições serão reutilizadas);

c) deixar o eleitor de votar por 3 eleições consecutivas;

d) nos casos de revisão de eleitorado.

O TSE, ao editar tal disposição, pretendia que fossem reutilizados números de títulos eleitorais cancelados para impedir o inchamento do cadastro.

Art. 5

§ 3º Será admitida transferência com reutilização do número de inscrição cancelada pelos códigos FASE 019 - falecimento, 027 - duplicidade/pluralidade, 035 - deixou de votar em três eleições consecutivas e 469 - revisão de eleitorado, desde que comprovada a inexistência de outra inscrição liberada, não liberada, regular ou suspensa para o eleitor.

(4)

RESPOSTA CERTA: LETRA E

QUESTÃO 54: TRE - MT - Analista Judiciário – Judiciária [CESPE] - 24/01/2010.

Acerca das regras estabelecidas na Lei n.º 4.737/1965 quanto ao domicílio e à transferência de domicílio, assinale a opção correta.

a) A transferência de domicílio eleitoral do servidor público civil ou militar não é admitida se não tiver transcorrido o prazo mínimo da inscrição primitiva, exigindo-se também prazo mínimo de residência comprovada no novo município.

b) Nos termos estabelecidos na referida lei, o requerimento de transferência deve ser publicado na impressa oficial na capital e no cartório das demais localidades.

c) Quando declarada, na petição de transferência, a perda do título anterior, competirá ao juiz do novo domicílio determinar o cancelamento do título anterior, não competindo ao juiz de onde o requerente se encontrava inscrito prestar qualquer informação quanto à veracidade do fato, devendo prestar informação apenas quanto às obrigações eleitorais do eleitor.

d) Como a lei brasileira admite a pluralidade de domicílio, também admite a pluralidade de inscrição, desde que o eleitor não seja candidato em mais de um domicílio.

e) Compete ao juiz do novo domicílio comunicar ao TRE a que estiver subordinado a transferência do domicílio do eleitor.

COMENTÁRIOS:

Item A – errado. As exigências de tempo mínimo de 1 ANO do alistamento ou transferência e de residência mínima de 3 MESES NÃO se aplicam para servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família, por motivo de REMOÇÃO ou TRANSFERÊNCIA por interesse público.

Resolução 21.538 Art. 18

§ 1º O disposto nos incisos II e III (1 ano de alistamento e residência mínima de 3 meses) não se aplica à transferência de título eleitoral de servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família, por motivo de

(5)

5 remoção ou transferência (Lei nº 6.996/82, art. 8º, parágrafo único).

Item B – correto. Conforme prevê o art. 57 do Código Eleitoral, o requerimento de transferência deve ser publicado na impressa oficial da Capital e em cartório nas demais localizadas.

Art. 57. O requerimento de transferência de domicílio eleitoral será imediatamente publicado na imprensa oficial na Capital, e em cartório nas demais localidades, podendo os interessados impugná-lo no prazo de dez dias.

Item C – errado. Prevê o Código Eleitoral que o Juiz poderá confirmar o quanto alegado pelo eleitor na Zona Eleitoral onde o requerente se achava inscrito, não tendo que aceitar de pronto as simples alegações de perda do título.

Art. 56. No caso de perda ou extravio do título anterior declarado esse fato na petição de transferência, o juiz do novo domicílio, como ato preliminar, requisitará, por telegrama, a confirmação do alegado à Zona Eleitoral onde o requerente se achava inscrito.

Item D – errado. De fato, pode haver pluralidade de domicílios, mas jamais

pluralidade de inscrições!

É causa de cancelamento das inscrições a duplicidade/pluralidade: Código Eleitoral

Art. 71. São causas de cancelamento: III - a pluralidade de inscrição;

Inclusive, os casos de duplicidade ou pluralidade de inscrições podem

decorrer de alguma prática de crime eleitoral. Tão logo a autoridade judiciária competente, vista logo acima, decida sobre a duplicidade/pluralidade, se não ficar evidenciada falha dos servidores da Justiça Eleitoral (que é muito comum), deverá encaminhar os autos ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que deverá averiguar a existência ou não de indícios da prática de algum ilícito penal.

Item E – errado. Não, pois compete ao Juiz Eleitoral da Zona anterior realizar esta comunicação

Art. 58. Expedido o nôvo título o juiz comunicará a

(6)

de 10 (dez) dias, enviando-lhe o título eleitoral, se houver, ou documento a que se refere o § 1º do artigo 56.

Art. 56. No caso de perda ou extravio do título anterior declarado esse fato na petição de transferência, o juiz do novo domicílio, como ato preliminar, requisitará, por telegrama, a confirmação do alegado à Zona Eleitoral onde o requerente se achava inscrito.

§ 1º O Juiz do antigo domicílio, no prazo de 5 (cinco) dias,

responderá por ofício ou telegrama, esclarecendo se o interessado é realmente eleitor, se a inscrição está em vigor, e, ainda, qual o número e a data da inscrição respectiva.

RESPOSTA CERTA: LETRA B

QUESTÃO 55: TRE - MA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores [CESPE] - 21/06/2009.

Ao alistar-se como eleitor, o cidadão deve cumprir requisitos legais e regulamentares exigidos pelo TSE. A esse respeito, assinale a opção correta. a) Para que um cidadão do sexo masculino, maior de 18 anos de idade, casado, possa se alistar como eleitor, é suficiente a identificação mediante certidão de casamento extraída do registro civil.

b) A duplicidade de alistamento eleitoral importa irregularidade civil punida com multa.

c) Em caso de irregularidade no alistamento, qualquer eleitor é parte legítima para requerer ao juiz eleitoral a abertura de investigação.

d) Em caso de duplicidade, a competência para julgamento de ilícito penal é do juiz eleitoral do lugar onde ocorreu a primeira inscrição.

e) As inscrições canceladas devem ser excluídas do cadastro antes da eleição subsequente.

COMENTÁRIOS:

Item A – errado. O alistando deverá apresentar pelo menos 1 dos seguintes documentos, que comprovam sua nacionalidade brasileira (lembro mais uma vez que não é para apresentar todos os documentos, basta pelo menos 1 deles):

(7)

7 a. carteira de identidade ou carteira profissional (emitida

pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional);

b. certificado de quitação do serviço militar – obrigatório

apenas para os maiores de 18 ANOS do SEXO

MASCULINO;

c. certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil;

d. instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem,

também, os demais elementos necessários à sua

qualificação.

No entanto, é obrigatória a apresentação do certificado de

quitação do serviço militar os eleitores do SEXO MASCULINO maiores de 18 anos. Nesse caso, mesmo que apresentem sua carteira de identidade no ato de inscrição, deverão fazer acompanhar do respectivo certificado de quitação.

Art. 13. Para o alistamento, o requerente apresentará um dos seguintes documentos do qual se infira a nacionalidade brasileira (Lei nº 7.444/85, art. 5º, § 2º):

a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional;

b) certificado de quitação do serviço militar;

c) certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil; d) instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem, também, os demais elementos necessários à sua qualificação. Parágrafo único. A apresentação do documento a que se refere a alínea b (Certificado de Quitação do serviço militar) é obrigatória para maiores de 18 anos, do sexo masculino. Item B – errado. A duplicidade indica eventual prática de ilícito PENAL e não propriamente civil. Os casos de duplicidade ou pluralidade de inscrições podem decorrer de alguma prática de crime eleitoral. Tão logo a autoridade judiciária competente, vista logo acima, decida sobre a duplicidade/pluralidade,

(8)

se não ficar evidenciada falha dos servidores da Justiça Eleitoral (que é muito comum), deverá encaminhar os autos ao Ministério Público Eleitoral (MPE), que deverá averiguar a existência ou não de indícios da prática de algum ilícito penal.

Art. 73. Concluídos os trabalhos de revisão, ouvido o Ministério Público, o juiz eleitoral deverá determinar o cancelamento das inscrições irregulares e daquelas cujos eleitores não tenham comparecido, adotando as medidas legais cabíveis, em especial quanto às inscrições consideradas irregulares, situações de duplicidade ou pluralidade e indícios de ilícito penal a exigir apuração.

Item C – correto. As investigações sobre irregularidade no alistamento eleitoral podem ser provocadas por qualquer eleitor, partido político ou pelo Ministério Público, relatando fatos e indicando provas.

Art. 49. Os procedimentos a que se refere esta resolução serão adotados sem prejuízo da apuração de responsabilidade de qualquer ordem, seja de eleitor, de servidor da Justiça Eleitoral ou de terceiros, por inscrição fraudulenta ou irregular.

Parágrafo único. Qualquer eleitor, partido político ou

Ministério Público poderá se dirigir formalmente ao juiz eleitoral, corregedor regional ou geral, no âmbito de suas respectivas competências, relatando fatos e indicando provas para pedir abertura de investigação com o fim de apurar irregularidade no alistamento eleitoral.

Item D – errado. A competência para decidir, no âmbito penal, a respeito das duplicidades e pluralidades é do Juiz Eleitoral da Zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

Art. 44. A competência para decidir a respeito das duplicidades e pluralidades, na esfera penal, será sempre do juiz eleitoral da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

Item E – errado. As inscrições canceladas não precisam necessariamente serem excluídas definitivamente do cadastro eleitoral, pois são passíveis de regularização, em caso de cancelamento indevido, ou de restabelecimento, quando o eleitor cumprir os requisitos necessárias para a regularidade de

(9)

9 sua inscrição.

RESPOSTA CERTA: LETRA C

QUESTÃO 56: TRE - MA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores [CESPE] - 21/06/2009.

No que concerne às informações que constam do cadastro dos eleitores na justiça eleitoral, assinale a opção correta.

a) As informações do cadastro eleitoral são reservadas, acessíveis aos juízes eleitorais ou ao interessado, mediante decisão judicial fundamentada.

b) O eleitor quite com a justiça eleitoral pode requerer certidão de quitação em sua zona eleitoral, sendo vedada sua expedição em zona eleitoral diversa. c) Ao juiz eleitoral é defeso fornecer informações do cadastro senão ao próprio eleitor.

d) A divulgação de estatísticas do eleitorado é admitida, desde que estejam disponíveis em meio magnético.

e) Informações de caráter pessoal dos eleitores somente são disponíveis aos partidos políticos.

COMENTÁRIOS:

Item A – errado. As informações constantes do cadastro nacional de eleitores são acessíveis às instituições públicas e privadas e às pessoas físicas nos termos a seguir tratados. Não necessita de autorização judicial as informações solicitadas pelo próprio eleitor, autoridade judicial, Ministério Público e por entidades previamente autorizadas pelo TSE.

Item B – errado. A certidão de quitação eleitoral pode ser emitida em qualquer Zona eleitoral do país.

Art. 82

§ 4º O eleitor que estiver quite com suas obrigações eleitorais poderá requerer a expedição de certidão de quitação em zona eleitoral diversa daquela em que é inscrito (Res.-TSE nº 20.497, de 21.10.99).

(10)

apenas ao eleitor.

Item D – correto. Os TREs e os Juízes Eleitorais podem autorizar o

fornecimento de dados estatísticos constantes do cadastro eleitoral,

especificamente relativos ao eleitorado ou ao resultado de pleito eleitoral, salvo se estas informações tiverem caráter reservado (às quais não poderão ser fornecidas).

Art. 30. Os tribunais e juízes eleitorais poderão, no âmbito de suas jurisdições, autorizar o fornecimento a interessados, desde que sem ônus para a Justiça Eleitoral e disponíveis em meio magnético, dos dados de natureza estatística levantados com base no cadastro eleitoral, relativos ao eleitorado ou ao resultado de pleito eleitoral, salvo quando lhes for atribuído caráter reservado.

RESPOSTA CERTA: LETRA D

QUESTÃO 57: TSE - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 14/01/2007.

Proferida decisão acerca de pluralidade de inscrição eleitoral, verificou-se que duas inscrições foram atribuídas a Fernando, eleitor do estado de Goiás. Com base na situação apresentada e nas normas da Resolução do TSE n.º 21.538/2003, assinale a opção incorreta.

a) Se o Ministério Público considerar que houve indício de ilícito penal eleitoral, por parte de Fernando, deverá remeter os autos à Polícia Civil do Estado de Goiás.

b) Não sendo apurada a ocorrência de ilícito penal eleitoral, os autos deverão ser arquivados na zona eleitoral onde Fernando encontra-se regularmente inscrito.

c) O servidor da justiça eleitoral envolvido em caso de inscrição irregular será, juntamente com o eleitor, responsabilizado civil, penal e administrativamente, conforme o caso.

d) Tendo tomado conhecimento de alistamento eleitoral irregular, qualquer eleitor poderá dirigir-se formalmente ao juiz eleitoral competente, noticiar o fato e indicar as provas.

(11)

11 COMENTÁRIOS:

Item A – incorreto. Se o MPE manifestar-se pela existência de indícios de crime eleitoral, deverá devolver os autos à AUTORIDADE JUDICIÁRIA para que esta possa remetê-los à Polícia Federal, que instaurará Inquérito Policial. Assim, o MPE encaminha para o Juiz (autoridade judiciária), por sua vez é este que encaminha os autos para a Polícia Federal e não para a Estadual.

Art. 48.

§ 1º Manifestando-se o Ministério Público pela existência de indício de ilícito penal eleitoral a ser apurado, o processo deverá ser remetido, pela autoridade judiciária competente, à Polícia Federal para instauração de inquérito policial.

Item B – correto. Se não forem identificados sinais da prática de crime eleitoral, os autos serão arquivados na Zona Eleitoral onde o eleitor for inscrito.

Art. 48

§ 6º Não sendo cogitada a ocorrência de ilícito penal eleitoral a ser apurado, os autos deverão ser arquivados na zona eleitoral onde o eleitor possuir inscrição regular.

Item C – correto. A prática de inscrição fraudulenta ou irregular enseja

não apenas a apuração de eventual responsabilidade penal do eleitor, mas também das responsabilidades penais, civis e administrativas dos servidores da Justiça Eleitoral, de terceiros e do próprio eleitor.

Art. 49. Os procedimentos a que se refere esta resolução serão adotados sem prejuízo da apuração de responsabilidade de qualquer ordem, seja de eleitor, de servidor da Justiça Eleitoral ou de terceiros, por inscrição fraudulenta ou irregular. Item D – correto. As investigações sobre irregularidade no alistamento eleitoral podem ser provocadas por QUALQUER ELEITOR, partido político ou pelo Ministério Público, relatando fatos e indicando provas.

Art. 49.

Parágrafo único. Qualquer eleitor, partido político ou Ministério Público poderá se dirigir formalmente ao juiz eleitoral, corregedor

(12)

regional ou geral, no âmbito de suas respectivas competências, relatando fatos e indicando provas para pedir abertura de investigação com o fim de apurar irregularidade no alistamento eleitoral.

RESPOSTA CERTA: LETRA A

QUESTÃO 58: TRE (CESPE).

O pedido de inscrição eleitoral só será admitido se o requerimento estiver instruído com carteira de identidade ou certidão de idade extraída do registro civil.

COMENTÁRIOS:

A Resolução nº 21.538 prevê que o cidadão deverá necessariamente apresentar pelo menos 1 dos documentos previstos nos seus incisos, que comprovam a nacionalidade brasileira do alistando. Não é apenas carteira de identidade ou certidão de idade.

Resolução nº 21.538/03

Art. 13. Para o alistamento, o requerente apresentará um dos seguintes documentos do qual se infira a nacionalidade brasileira (Lei nº 7.444/85, art. 5º, § 2º):

a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos

criados por lei federal, controladores do exercício

profissional;

b) certificado de quitação do serviço militar;

c) certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil;

d) instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem,

também, os demais elementos necessários à sua

qualificação.

RESPOSTA CERTA: E

(13)

13 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[65] Mesmo que o alistamento eleitoral se dê por processamento eletrônico, o alistando está obrigado a apresentar em cartório, ou local previamente designado, o requerimento de alistamento acompanhado de três fotografias. COMENTÁRIOS:

Os documentos exigidos do alistando, além da comprovação o domicílio eleitoral, são referentes à sua nacionalidade brasileira, não existindo mais a obrigatoriedade de apresentação de fotografias:

a. carteira de identidade ou carteira profissional (emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional);

b. certificado de quitação do serviço militar – obrigatório

apenas para os maiores de 18 ANOS do SEXO

MASCULINO;

c. certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil;

d. instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem,

também, os demais elementos necessários à sua

qualificação.

RESPOSTA: E

QUESTÃO 60: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[66] É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar dezesseis anos até a data do pleito, inclusive, sendo certo que o título eleitoral emitido em tais condições somente surtirá efeitos com o implemento da idade de dezesseis anos.

COMENTÁRIOS:

É preciso que se comprove a idade de 16 anos completos na data do pleito, e não necessariamente na data do alistamento eleitoral, desde que a inscrição seja no mesmo ano eleitoral. Contudo, o título eleitoral somente

(14)

terá efeitos com o implemento dos 16 ANOS de idade.

Art. 14. É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive.

§ 2º O título emitido nas condições deste artigo somente surtirá efeitos com o implemento da idade de 16 anos (Res.-TSE nº 19.465, de 12.3.96).

RESPOSTA: C

QUESTÃO 61: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[67] Não se aplicará a pena de multa ao brasileiro nato, não analfabeto e não alistado, que requerer sua inscrição eleitoral até o centésimo primeiro dia anterior à eleição subsequente à data em que completar dezenove anos de idade.

COMENTÁRIOS:

Vimos que sofrerá PENA DE MULTA o eleitor:

1. Brasileiro nato – que não se alistar até os 19 anos;

2. Brasileiro naturalizado – que não se alistar até 1 ano depois de adquirida a nacionalidade.

Todavia, não sofrerá a multa o não-alistado que requerer sua inscrição eleitoral até o 151º (centésimo qüinquagésimo primeiro) dia anterior à eleição subseqüente à data em que completar 19 anos. Ou seja, mesmo ultrapassando os 19 anos, se for ano eleitoral, o cidadão não será multado caso aliste-se até o 151º dia anterior à eleição.

Art. 15. O brasileiro nato que não se alistar até os 19 anos ou o naturalizado que não se alistar até 1 (um) ano depois de

adquirida a nacionalidade brasileira incorrerá em multa

imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição.

Parágrafo único. Não se aplicará a pena ao não-alistado que requerer sua inscrição eleitoral até o 151º (centésimo qüinquagésimo primeiro) dia anterior à eleição subseqüente à data em que completar 19 anos (Código Eleitoral, art. 8º c.c.

(15)

15 a Lei nº 9.504/97, art. 91).

RESPOSTA: E

QUESTÃO 62: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[68] O analfabeto que deixa de sê-lo não fica sujeito a multa quando requer sua inscrição eleitoral.

COMENTÁRIOS:

Art. 16. O alistamento eleitoral do analfabeto é facultativo.

Parágrafo único. Se o analfabeto deixar de sêlo, deverá requerer sua inscrição eleitoral, não ficando sujeito à multa prevista no art. 15.

RESPOSTA: C

QUESTÃO 63: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[69] Em caso de mudança de domicílio, configura exigência para transferência de inscrição de eleitor a observância do prazo de entrada do requerimento no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo de até cem dias antes da data da eleição.

COMENTÁRIOS:

Entre as exigências para o deferimento da transferência, está a obediência do prazo em que o cadastro eleitoral fica fechado (150 dias antes das eleições):

a) recebimento do pedido no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo estabelecido pela legislação vigente – este prazo, segundo a própria Resolução nº 21.538/03, é de 150 dias antes da eleição. Neste período, o cadastro de eleitores estará fechado para transferência, alistamento ou revisão.

(16)

alistamento ou da última transferência;

c) residência mínima de 3 (três) MESES no novo domicílio, DECLARADA, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor – basta o eleitor AFIRMAR que possui residência mínima de 3 meses no novo domicílio. No plano prático, contudo, tem-se exigido comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, contrato de aluguel, etc).

d) prova de quitação com a Justiça Eleitoral.

RESPOSTA: E

QUESTÃO 64: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[69] Em caso de mudança de domicílio, configura exigência para transferência de inscrição de eleitor a observância do prazo de entrada do requerimento no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo de até cem dias antes da data da eleição.

COMENTÁRIOS:

Entre as exigências para o deferimento da transferência, está a obediência do prazo em que o cadastro eleitoral fica fechado (150 dias antes das eleições):

a) recebimento do pedido no cartório eleitoral do novo domicílio

no prazo estabelecido pela legislação vigente – este prazo, segundo a própria Resolução nº 21.538/03, é de 150 dias antes da eleição. Neste período, o cadastro de eleitores estará fechado para transferência, alistamento ou revisão.

b) transcurso de, pelo menos, 1 (um) ANO do alistamento

ou da última transferência;

c) residência mínima de 3 (três) MESES no novo

domicílio, DECLARADA, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor – basta o eleitor AFIRMAR que possui residência mínima de 3 meses no novo domicílio. No plano prático, contudo, tem-se exigido comprovante de residência (conta de luz, água,

(17)

17 telefone, contrato de aluguel, etc).

d) prova de quitação com a Justiça Eleitoral.

RESPOSTA: E

QUESTÃO 65: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[70] No caso de perda ou extravio de seu título eleitoral, o eleitor que se encontre fora de seu domicílio eleitoral pode requerer a expedição da segunda via do título a juiz de outra zona até sessenta dias antes da eleição, esclarecendo se vai recebê-la na sua zona de origem ou na em que a requereu.

COMENTÁRIOS:

A 2ª via deve ser requerida ao Juiz do domicílio eleitoral do eleitor.

Art. 19. No caso de perda ou extravio do título, bem assim de sua inutilização ou dilaceração, o eleitor deverá requerer pessoalmente ao juiz de seu domicílio eleitoral que lhe expeça segunda via.

RESPOSTA: E

QUESTÃO 66: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[71] É garantido a toda instituição pública o acesso às informações constantes do cadastro eleitoral inerentes a relações de eleitores acompanhadas de dados como filiação do eleitor bem como sua data de nascimento.

COMENTÁRIOS:

Somente é acessível as informações constantes do cadastro nacional de eleitores às instituições públicas e privadas e às pessoas físicas nos termos a seguir tratados.

REGRA: todos os dados pessoais dos eleitores (informações

personalizadas – filiação, data de nascimento, profissão, estado civil, escolaridade, telefone e endereço) são preservados pela Justiça Eleitoral, não sendo acessíveis por terceiros.

(18)

a) pelo próprio ELEITOR sobre seus dados pessoais – não poderia ser vedado o acesso ao eleitor sobre seus dados no cadastro, até mesmo para possa corrigir algum erro ou desatualização;

b) por AUTORIDADE JUDICIAL e pelo MINISTÉRIO PÚBLICO, vinculada a utilização das informações obtidas, exclusivamente, às respectivas atividades funcionais – Atenção que não só os Juízes, mas também o MP tem acesso a esses dados!

c) por entidades autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, desde que exista reciprocidade de interesses (Lei nº 7.444/85, art. 4º). Exemplo de fato: a Polícia Federal há tempos está tentando celebrar um Convênio com o TSE para que este libere os dados do cadastro, o que facilitará suas investigações sobre, ex: endereço do criminoso, mas o TSE ainda continua reticente em vista de não haver esta reciprocidade; Convênio entre a Receita Federal do Brasil e o TSE; entre a CGU e o TSE, etc.

Art. 29. As informações constantes do cadastro eleitoral serão acessíveis às instituições públicas e privadas e às pessoas físicas, nos termos desta resolução (Lei nº 7.444/85, art. 9º, I).

RESPOSTA: E

QUESTÃO 67: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[72] O batimento ou cruzamento das informações constantes do cadastro eleitoral configura-se como pressuposto para operações de alistamento, transferência e revisão de inscrições de eleitores.

COMENTÁRIOS:

Os requerimentos de ALISTAMENTO, TRANSFERÊNCIA e REVISÃO somente serão incluídas no cadastro eleitoral após o BATIMENTO realizado pelo TSE em âmbito nacional.

Art. 33.

§ 1º As operações de alistamento, transferência e revisão somente serão incluídas no cadastro ou efetivadas após submetidas a batimento.

(19)

19 QUESTÃO 68: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[73] O formulário de atualização da situação do eleitor, cuja tabela de códigos é estabelecida pela corregedoria-geral, é a ferramenta para registro de informações no histórico de inscrição no cadastro.

COMENTÁRIOS:

Os Códigos FASE (Formulário de Atualização da Situação do Eleitor) são números que indicam situações específicas na vida eleitoral do cidadão, relacionados em tabela estabelecida pela Corregedoria-Geral, e mantidos no histórico da inscrição. O Prov.-CGE nº 3/2007 aprovou o Manual do FASE com tabela de códigos FASE.

Art. 21. Para registro de informações no histórico de inscrição no cadastro, utilizar-se-á, como documento de entrada de dados, o formulário de atualização da situação do eleitor (FASE), cuja tabela de códigos será estabelecida pela Corregedoria-Geral.

RESPOSTA: C

QUESTÃO 69: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[74] A competência para decidir a respeito das duplicidades e pluralidades de inscrições, na esfera penal, será sempre do juiz criminal com atuação na circunscrição da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

COMENTÁRIOS:

A competência para decidir, no âmbito penal, a respeito das duplicidades e pluralidades é do Juiz Eleitoral da Zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

Art. 44. A competência para decidir a respeito das duplicidades e pluralidades, na esfera penal, será sempre do juiz eleitoral da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

(20)

QUESTÃO 70: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[75] A certidão do juízo criminal é documento comprobatório apto a possibilitar o restabelecimento de direitos políticos de indivíduo condenado criminalmente junto à justiça eleitoral.

COMENTÁRIOS:

São os seguintes os documentos aceitos como comprobatórios da reaquisição ou restabelecimento dos direitos políticos:

1. nos casos de PERDA:

a) decreto ou portaria;

b) comunicação do Ministério da Justiça.

2. nos casos de SUSPENSÃO:

a) para interditos ou condenados: sentença judicial,

certidão do juízo competente ou outro documento; b) para conscritos ou pessoas que se recusaram à prestação do serviço militar obrigatório: Certificado de Reservista, Certificado de Isenção, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado do Cumprimento de Prestação Alternativa ao Serviço Militar Obrigatório, Certificado de Conclusão do Curso de Formação de Sargentos, Certificado de Conclusão de Curso em Órgão de Formação da Reserva ou similares;

c) para beneficiários do Estatuto da Igualdade: comunicação do Ministério da Justiça ou de repartição consular ou missão diplomática competente, a respeito da cessação do gozo de direitos políticos em Portugal, na forma da lei.

3. nos casos de INELEGIBILIDADE: certidão ou outro

documento.

RESPOSTA CERTA: C

(21)

21 21/02/2010.

[76] O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral em até trinta dias após a realização da eleição incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral.

COMENTÁRIOS:

Segundo a Resolução nº 21.538/03, o prazo para justificação é de 60 DIAS e não apenas de 30 dias.

Art. 80. O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 60 dias após a realização da eleição incorrerá em MULTA imposta pelo juiz eleitoral e cobrada na forma prevista nos arts. 7º e 367 do Código Eleitoral, no que couber, e 85 desta resolução.

RESPOSTA CERTA: E

QUESTÃO 72: TRE - MT - Analista Judiciário - Administrativa II [CESPE] - 24/01/2010.

Um jovem com menos de 18 anos de idade no ano da eleição a) somente pode alistar-se após completar 16 anos de idade.

b) pode alistar-se no ano em que completa 16 anos de idade, mas somente tem direito ao voto se fizer aniversário até o dia da eleição.

c) deve completar 16 anos de idade no ano anterior à eleição para poder votar. d) somente pode votar se completar 16 anos de idade até a data final do alistamento eleitoral.

e) deve comprovar que completa 16 anos de idade até 31 de dezembro do ano da eleição para poder votar.

COMENTÁRIOS:

Neste caso, o título só terá efeito, dando direito a voto, se o menor completar 16 anos até a data do pleito. Assim, somente está correto o item B.

Art. 14. É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar 16 anos até a data do pleito, inclusive.

(22)

§ 2º O título emitido nas condições deste artigo somente surtirá efeitos com o implemento da idade de 16 anos (Res.-TSE nº 19.465, de 12.3.96).

RESPOSTA CERTA: LETRA B

QUESTÃO 73: TRE - MT - Analista Judiciário - Administrativa II [CESPE] - 24/01/2010.

A respeito do título eleitoral, da sua forma e do seu conteúdo, além de outros aspectos legais a ele pertinentes, nos termos como determina a legislação e, em especial, a Resolução n.º 21.538/2003, do TSE, é correto afirmar que a) a emissão do título eleitoral deve ser realizada por escrivão autorizado, que utilize modelo impresso.

b) o título eleitoral deve ser emitido obrigatoriamente por computador. c) deve constar, no título eleitoral, sempre a fotografia do eleitor.

d) a data de emissão do título eleitoral será aquela da primeira emissão, ainda que o eleitor solicite segunda via.

e) o processo de alistamento é ininterrupto, e os requerimentos de transferência são recebidos a qualquer tempo.

COMENTÁRIOS:

Item A – errado. Não é emitido por escrivão, mas formalmente pelo Juiz Eleitoral.

Item B – correto. Após o preenchimento do RAE, este deverá ser processado eletronicamente (isto é, em meio eletrônico/computador).

Art. 1º O alistamento eleitoral, mediante processamento eletrônico de dados, implantado nos termos da Lei nº 7.444/85, será efetuado, em todo o território nacional, na conformidade do referido diploma legal e desta resolução.

Art. 2º O requerimento de alistamento eleitoral (RAE) (anexo I) servirá como documento de entrada de dados e será processado eletronicamente.

(23)

23 Art. 23. O título eleitoral será emitido, obrigatoriamente, por COMPUTADOR e dele constarão, em espaços próprios, o nome do eleitor, a data de nascimento, a unidade da Federação, o município, a zona e a seção eleitoral onde vota, o número da inscrição eleitoral, a data de emissão, a assinatura do juiz eleitoral, a assinatura do eleitor ou a impressão digital de seu polegar, bem como a expressão "segunda via", quando for o caso.

Item C – errado. Não existe obrigatoriedade de fotografia no título.

Item D – errado. Nas hipóteses de alistamento, transferência, revisão e 2ª VIA, a data de emissão do título será a do preenchimento do RAE.

Art. 23

§ 2º Nas hipóteses de alistamento, transferência, revisão e

segunda via, a data da emissão do título será a de

preenchimento do requerimento.

Item E – errado. Existe um período em que o cadastro eleitoral fica fechado para transferência ou alistamento: 150 dias antes da eleição.

Art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de

transferência será recebido dentro dos 150 (cento e

cinqüenta) DIAS anteriores à data da eleição.

RESPOSTA CERTA: B

QUESTÃO 74: TRE - MA - Analista Judiciário - Administrativa [CESPE] - 21/06/2009.

Antônio, cidadão e eleitor de 81 anos de idade, deixou de exercer o direito de votar por três eleições consecutivas e não justificou a ausência, mas, na eleição seguinte, decidiu-se por votar.

Acerca dessa situação hipotética e da legislação a ela pertinente, assinale a opção correta.

a) A inscrição de Antônio como eleitor será cancelada, em decorrência das disposições legais e das resoluções do TSE.

b) Serão excluídos do cancelamento os eleitores que, por definição constitucional, não estejam obrigados a votar.

(24)

periodicamente, por determinação legal.

d) A jurisprudência do TSE é omissa quanto ao assunto objeto da situação em apreço.

e) A CF e a Lei Eleitoral não fazem distinções em razão da idade, em respeito à isonomia.

COMENTÁRIOS:

Não se sujeitam ao cancelamento por ausência em 3 pleitos os não obrigados

ao exercício do voto por norma constitucional (hipóteses de voto

facultativo):

Segundo a CF-88: os analfabetos, os maiores de setenta anos (70 anos) e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos (16 anos < x < 18 anos).

Art. 80

§ 6º Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em 3 (três) eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando EXCLUÍDOS do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto.

RESPOSTA CERTA: B

QUESTÃO 75: TRE - MA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores [CESPE] - 21/06/2009.

Raimundo, servidor público estadual removido para a capital do estado, é eleitor alistado em cidade do interior. Ao requerer a transferência do título, Raimundo deve

a) comprovar o alistamento eleitoral primário, realizado na cidade do interior há mais de um ano.

b) pedir novo alistamento, até seis meses antes da eleição subsequente. c) apresentar ao cartório eleitoral o título e a prova de quitação eleitoral. d) comprovar a residência no novo domicílio por pelo menos três meses.

e) apresentar termo de autorização expressa do superior hierárquico na administração pública.

(25)

25 COMENTÁRIOS:

Para requerer a transferência deve o eleitor entregar seu antigo título eleitoral (como comprovação de sua condição de eleitor) e provar a sua quitação eleitoral.

Art. 18

§ 2º Ao requerer a transferência, o eleitor entregará ao servidor do cartório o título eleitoral e a prova de quitação com a Justiça Eleitoral.

Observem que não é aplicável a exigência de residência mínima de 3 MESES no novo domicílio por ser este servidor público removido, conforme §1º do art. 18.

Art. 18. A transferência do eleitor só será admitida se satisfeitas as seguintes exigências:

I - recebimento do pedido no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo estabelecido pela legislação vigente;

II - transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da última transferência;

III - residência mínima de três meses no novo domicílio, declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor (Lei nº 6.996/82, art. 8º);

IV - prova de quitação com a Justiça Eleitoral.

§ 1º O disposto nos incisos II e III não se aplica à transferência de título eleitoral de servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família, por motivo de remoção ou transferência (Lei nº 6.996/82, art. 8º, parágrafo único).

RESPOSTA CERTA: C

QUESTÃO 76: TSE - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 14/01/2007.

Após a realização de batimento - cruzamento de informações constantes do cadastro eleitoral - levado a efeito pelo TSE, em âmbito nacional, verificou-se que a inscrição de Eleonor encontrava-se agrupada em duplicidade.

(26)

Ainda tomando como parâmetro inicial a situação apresentada e com fulcro na disciplina normativa da Resolução do TSE n.º 21.538/2003, assinale a opção correta.

a) Decisão quanto à duplicidade da inscrição de Eleonor, na esfera administrativa, deverá ser proferida pelo TRE.

b) Sendo de sua competência, o corregedor-geral poderá se pronunciar quanto ao caso de duplicidade envolvendo a inscrição de Eleonor.

c) Na esfera penal, caberá ao delegado de polícia competente decidir sobre questões relativas a duplicidades.

d) As decisões relativas às duplicidades detectadas deverão ser proferidas no prazo máximo de 180 dias, contados da data da realização do respectivo batimento.

COMENTÁRIOS:

O TSE faz o batimento em âmbito nacional por meio da Corregedoria-Geral Eleitoral. Para as inscrições agrupadas em duplicidade ou pluralidade decorrentes deste batimento, tem o Corregedor-Geral competência para decidir sobre a inscrição do Eleonor e não o TRE, por meio da Corregedoria Regional. Por isso, o item B está correto e o A está errado.

Art. 33. O batimento ou cruzamento das informações constantes do cadastro eleitoral terá como objetivos expurgar possíveis duplicidades ou pluralidades de inscrições eleitorais e identificar situações que exijam averiguação e será realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em âmbito nacional.

§ 2º Inscrição agrupada em duplicidade ou pluralidade ficará sujeita a apreciação e decisão de autoridade judiciária.

Item C – errado. Delegado de Polícia decidindo sobre duplicidades...

Item D – errado. A Resolução nº 21.538/03 prevê o prazo de 40 DIAS e não 180 dias para a autoridade judiciária competente pronunciar-se a respeito da duplicidade ou pluralidade detectadas pelo batimento, contados da data do batimento.

Art. 47. A autoridade judiciária competente deverá se pronunciar quanto às situações de duplicidade e pluralidade detectadas pelo batimento em até 40 dias contados da data de realização do respectivo batimento.

(27)

27

RESPOSTA CERTA: B

QUESTÃO 77: TSE - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 14/01/2007.

Tenório requereu, em janeiro de 2006, a transferência de seu domicílio eleitoral de Brasília - DF para João Pessoa - PB. Em 28 de novembro de 2006, requereu novamente a transferência de seu domicílio eleitoral, agora para Florianópolis - SC, município onde reside desde setembro de 2006.

Com referência à Resolução do TSE n.º 21.538/03 e à situação hipotética descrita acima, assinale a opção incorreta.

a) A transferência do domicílio de Tenório para Florianópolis - SC não será deferida, em virtude de ter transcorrido menos de 1 ano da última transferência.

b) Tenório não terá êxito na transferência de seu domicílio eleitoral se solicitá-la dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição.

c) É requisito para qualquer pedido de transferência de domicílio eleitoral prova de quitação com a justiça eleitoral.

d) Os requisitos para transferência de domicílio eleitoral são os mesmos para todo cidadão brasileiro.

COMENTÁRIOS:

Item A – correto. O prazo mínimo de residência para transferência é de 1 ANO, o que não foi obedecido na questão.

Item B – correto. Relembrando: o cadastro eleitoral fica fechado nos 150 dias anteriores à eleição para alistamentos e transferências.

Item C – correto. Já vimos que a prova da quitação eleitoral é um dos requisitos para a transferência.

Item D – errado. Nem todas são iguais para todos os brasileiros. Exemplo: as exigências de tempo mínimo de 1 ANO do alistamento ou transferência e de residência mínima de 3 MESES NÃO se aplicam para servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família, por motivo de REMOÇÃO ou TRANSFERÊNCIA por interesse público.

Art. 18

(28)

residência mínima de 3 meses) não se aplica à transferência de título eleitoral de servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família, por motivo de remoção ou transferência (Lei nº 6.996/82, art. 8º, parágrafo único).

RESPOSTA CERTA: D

QUESTÃO 78: TRE (CESPE - ADAPTADA).

Julgue o item a seguir a respeito do alistamento eleitoral:

As certidões de nascimento ou casamento, quando destinadas ao alistamento eleitoral, serão fornecidas gratuitamente, segundo a ordem dos pedidos apresentados em cartório pelos alistandos ou delegados de partido.

COMENTÁRIOS: O Código prevê gratuidade no fornecimento de certidões de nascimento ou casamento aos alistandos quando destinadas ao alistamento eleitoral, segundo a ordem de pedidos apresentados em cartório de registro civil.

Art. 47. As certidões de nascimento ou casamento, quando

destinadas ao alistamento eleitoral, serão fornecidas

gratuitamente, segundo a ordem dos pedidos apresentados em cartório pelos alistandos ou delegados de partido.

RESPOSTA CERTA: C

QUESTÃO 79: TRE (CESPE - ADAPTADA).

Julgue o item a seguir a respeito do alistamento eleitoral:

O pedido de inscrição eleitoral só será admitido se o requerimento estiver instruído com carteira de identidade ou certidão de idade extraída do registro civil.

COMENTÁRIOS:

Como já comentado, a Resolução nº 21.538 prevê que o cidadão deverá necessariamente apresentar pelo menos 1 dos documentos previstos nos seus incisos, que comprovam a nacionalidade brasileira do alistando. Não é apenas carteira de identidade ou certidão de idade.

(29)

29 Art. 13. Para o alistamento, o requerente apresentará um dos seguintes documentos do qual se infira a nacionalidade brasileira (Lei nº 7.444/85, art. 5º, § 2º):

a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos

criados por lei federal, controladores do exercício

profissional;

b) certificado de quitação do serviço militar;

c) certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil;

d) instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem,

também, os demais elementos necessários à sua

qualificação.

RESPOSTA CERTA: E

QUESTÃO 80: TRE - MT - Analista Judiciário - Administrativa II [CESPE] - 24/01/2010.

Considerando a hipótese de que Maria, eleitora regularmente inscrita, completará 70 anos de idade no dia 10/10/2010 e sabendo que o primeiro turno da eleição ocorrerá no dia 3 de outubro e o segundo, se houver, ocorrerá no dia 31 do mesmo mês, assinale a opção correta quanto às obrigações e aos direitos eleitorais de Maria.

a) Maria será obrigada a votar tanto no primeiro quanto no segundo turno. b) Maria não será obrigada a votar em nenhum turno.

c) Maria será obrigada a votar no primeiro turno, mas não no segundo. d) Maria somente será obrigada a votar nos dois turnos se for alfabetizada. e) Ao completar 70 anos de idade, o título eleitoral de Maria será cancelado. COMENTÁRIOS:

Ficou fácil, não é verdade? Após completar 70 anos (dia 10/10/2010) o voto tornou-se facultativo, logo Maria não precisa votar necessariamente no 2º turno, remanescendo a obrigatoriedade no 1º turno.

(30)

nas provas. Daí a importância de praticarem questões!

RESPOSTA CERTA: C

QUESTÃO 81: TRE (CESPE - ADAPTADA)

A respeito do alistamento eleitoral, é correto afirmar que

a) o eleitor poderá requerer a qualquer tempo sua inscrição eleitoral.

b). as certidão de nascimento ou casamento, extraídas do Registro Civil não são documentos hábeis para o alistamento.

c) a prova da nacionalidade brasileira só pode ser feita por certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil.

d) a apresentação de certificado de quitação do serviço militar é obrigatória para maiores de 18 anos, do sexo masculino.

COMENTÁRIOS:

Item A – errado. Vimos que nos 150 DIAS anteriores à eleição não será recebido nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência. Neste período o Cadastro Eleitoral está FECHADO.

Lei Eleitoral

Art. 91. Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos 150 (cento e cinqüenta) DIAS anteriores à data da eleição.

Item B – errado. As certidões de nascimento e casamento são documentos hábeis para o alistamento. Mas não são os únicos, conforme a Resolução nº 21.538/03:

Resolução nº 21.538/03

Art. 13. Para o alistamento, o requerente apresentará um dos seguintes documentos do qual se infira a nacionalidade brasileira (Lei nº 7.444/85, art. 5º, § 2º):

a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos órgãos

criados por lei federal, controladores do exercício

profissional;

b) certificado de quitação do serviço militar;

(31)

31 Registro Civil;

d) instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem,

também, os demais elementos necessários à sua

qualificação.

Parágrafo único. A apresentação do documento a que se refere a alínea b é obrigatória para maiores de 18 anos, do sexo masculino.

Item C – errado. A prova da nacionalidade brasileira é exigida no art. 44, V, do Código Eleitoral e do art. 5º, VI, da Lei nº 7.444/85. Pode ser feita por qualquer documento que possa ser inferida a nacionalidade brasileira:

Código Eleitoral

Art. 44. O requerimento, acompanhado de 3 (três) retratos, será

instruído com um dos seguintes documentos, que não poderão

ser supridos mediante justificação:

V - documento do qual se infira a nacionalidade brasileira,

originária ou adquirida, do requerente. Lei nº 7.444/85

Art. 5º

§ 2o O requerimento de inscrição será instruído com um dos seguintes documentos:

VI – documento do qual se infira a nacionalidade brasileira, originária ou adquirida, do requerente.

Item D – correto. Conforme o art. 13, parágrafo único, da Resolução nº 21.538 citada acima, os certificados de quitação do serviço militar só são exigíveis dos alistandos do sexo masculino maiores de 18 anos.

(32)

EXERCÍCIOS com Gabarito

QUESTÃO 51: TRE - BA - Analista Judiciário – [CESPE] - 21/02/2010. De acordo com as regras estabelecidas na Resolução 21.538/2003 do TSE referente ao Requerimento de Alistamento Eleitoral ( RAE ), julgue os itens seguintes.

[69] O requerimento de inscrição solicitado pelo alistando, quando a única inscrição localizada em seu nome tiver sido cancelada por determinação de autoridade judiciária, também será considerado operação de alistamento.

QUESTÃO 52: TRE - BA - Analista Judiciário – [CESPE] - 21/02/2010. [70] A operação de transferência refere-se aos casos em que o eleitor deseja alterar o domicílio, mas possui inscrição em qualquer outro município ou zona, unidade da Federação ou do país, hipótese em que o eleitor permanecerá com o seu número originário de inscrição.

QUESTÃO 53: TRE - BA - Analista Judiciário – [CESPE] - 21/02/2010. [71] Em caso de transferência, é vedada, em qualquer hipótese, a reutilização do número de inscrição de eleitor que deixou de votar em três eleições consecutivas.

QUESTÃO 54: TRE - MT - Analista Judiciário – Judiciária [CESPE] - 24/01/2010.

Acerca das regras estabelecidas na Lei n.º 4.737/1965 quanto ao domicílio e à transferência de domicílio, assinale a opção correta.

a) A transferência de domicílio eleitoral do servidor público civil ou militar não é admitida se não tiver transcorrido o prazo mínimo da inscrição primitiva, exigindo-se também prazo mínimo de residência comprovada no novo município.

b) Nos termos estabelecidos na referida lei, o requerimento de transferência deve ser publicado na impressa oficial na capital e no cartório das demais

(33)

33 localidades.

c) Quando declarada, na petição de transferência, a perda do título anterior, competirá ao juiz do novo domicílio determinar o cancelamento do título anterior, não competindo ao juiz de onde o requerente se encontrava inscrito prestar qualquer informação quanto à veracidade do fato, devendo prestar informação apenas quanto às obrigações eleitorais do eleitor.

d) Como a lei brasileira admite a pluralidade de domicílio, também admite a pluralidade de inscrição, desde que o eleitor não seja candidato em mais de um domicílio.

e) Compete ao juiz do novo domicílio comunicar ao TRE a que estiver subordinado a transferência do domicílio do eleitor.

QUESTÃO 55: TRE - MA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores [CESPE] - 21/06/2009.

Ao alistar-se como eleitor, o cidadão deve cumprir requisitos legais e regulamentares exigidos pelo TSE. A esse respeito, assinale a opção correta. a) Para que um cidadão do sexo masculino, maior de 18 anos de idade, casado, possa se alistar como eleitor, é suficiente a identificação mediante certidão de casamento extraída do registro civil.

b) A duplicidade de alistamento eleitoral importa irregularidade civil punida com multa.

c) Em caso de irregularidade no alistamento, qualquer eleitor é parte legítima para requerer ao juiz eleitoral a abertura de investigação.

d) Em caso de duplicidade, a competência para julgamento de ilícito penal é do juiz eleitoral do lugar onde ocorreu a primeira inscrição.

e) As inscrições canceladas devem ser excluídas do cadastro antes da eleição subsequente.

QUESTÃO 56: TRE - MA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores [CESPE] - 21/06/2009.

No que concerne às informações que constam do cadastro dos eleitores na justiça eleitoral, assinale a opção correta.

a) As informações do cadastro eleitoral são reservadas, acessíveis aos juízes eleitorais ou ao interessado, mediante decisão judicial fundamentada.

(34)

sua zona eleitoral, sendo vedada sua expedição em zona eleitoral diversa. c) Ao juiz eleitoral é defeso fornecer informações do cadastro senão ao próprio eleitor.

d) A divulgação de estatísticas do eleitorado é admitida, desde que estejam disponíveis em meio magnético.

e) Informações de caráter pessoal dos eleitores somente são disponíveis aos partidos políticos.

QUESTÃO 57: TSE - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 14/01/2007.

Proferida decisão acerca de pluralidade de inscrição eleitoral, verificou-se que duas inscrições foram atribuídas a Fernando, eleitor do estado de Goiás. Com base na situação apresentada e nas normas da Resolução do TSE n.º 21.538/2003, assinale a opção incorreta.

a) Se o Ministério Público considerar que houve indício de ilícito penal eleitoral, por parte de Fernando, deverá remeter os autos à Polícia Civil do Estado de Goiás.

b) Não sendo apurada a ocorrência de ilícito penal eleitoral, os autos deverão ser arquivados na zona eleitoral onde Fernando encontra-se regularmente inscrito.

c) O servidor da justiça eleitoral envolvido em caso de inscrição irregular será, juntamente com o eleitor, responsabilizado civil, penal e administrativamente, conforme o caso.

d) Tendo tomado conhecimento de alistamento eleitoral irregular, qualquer eleitor poderá dirigir-se formalmente ao juiz eleitoral competente, noticiar o fato e indicar as provas.

QUESTÃO 58: TRE (CESPE).

O pedido de inscrição eleitoral só será admitido se o requerimento estiver instruído com carteira de identidade ou certidão de idade extraída do registro civil.

QUESTÃO 59: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

(35)

35 eletrônico, o alistando está obrigado a apresentar em cartório, ou local previamente designado, o requerimento de alistamento acompanhado de três fotografias.

QUESTÃO 60: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[66] É facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleições, do menor que completar dezesseis anos até a data do pleito, inclusive, sendo certo que o título eleitoral emitido em tais condições somente surtirá efeitos com o implemento da idade de dezesseis anos.

QUESTÃO 61: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[67] Não se aplicará a pena de multa ao brasileiro nato, não analfabeto e não alistado, que requerer sua inscrição eleitoral até o centésimo primeiro dia anterior à eleição subsequente à data em que completar dezenove anos de idade.

QUESTÃO 62: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[68] O analfabeto que deixa de sê-lo não fica sujeito a multa quando requer sua inscrição eleitoral.

QUESTÃO 63: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[69] Em caso de mudança de domicílio, configura exigência para transferência de inscrição de eleitor a observância do prazo de entrada do requerimento no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo de até cem dias antes da data da eleição.

QUESTÃO 64: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[69] Em caso de mudança de domicílio, configura exigência para transferência de inscrição de eleitor a observância do prazo de entrada do requerimento no cartório eleitoral do novo domicílio no prazo de até cem dias antes da data da

(36)

eleição.

QUESTÃO 65: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[70] No caso de perda ou extravio de seu título eleitoral, o eleitor que se encontre fora de seu domicílio eleitoral pode requerer a expedição da segunda via do título a juiz de outra zona até sessenta dias antes da eleição, esclarecendo se vai recebê-la na sua zona de origem ou na em que a requereu.

QUESTÃO 66: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[71] É garantido a toda instituição pública o acesso às informações constantes do cadastro eleitoral inerentes a relações de eleitores acompanhadas de dados como filiação do eleitor bem como sua data de nascimento.

QUESTÃO 67: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[72] O batimento ou cruzamento das informações constantes do cadastro eleitoral configura-se como pressuposto para operações de alistamento, transferência e revisão de inscrições de eleitores.

QUESTÃO 68: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

Acerca do alistamento eleitoral e de demais matérias inerentes à Resolução TSE n.º 21.538/2003, julgue os itens.

[73] O formulário de atualização da situação do eleitor, cuja tabela de códigos é estabelecida pela corregedoria-geral, é a ferramenta para registro de informações no histórico de inscrição no cadastro.

QUESTÃO 69: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[74] A competência para decidir a respeito das duplicidades e pluralidades de inscrições, na esfera penal, será sempre do juiz criminal com atuação na circunscrição da zona onde foi efetuada a inscrição mais recente.

QUESTÃO 70: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[75] A certidão do juízo criminal é documento comprobatório apto a possibilitar o restabelecimento de direitos políticos de indivíduo condenado

(37)

37 criminalmente junto à justiça eleitoral.

QUESTÃO 71: TRE - BA - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 21/02/2010.

[76] O eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral em até trinta dias após a realização da eleição incorrerá em multa imposta pelo juiz eleitoral.

QUESTÃO 72: TRE - MT - Analista Judiciário - Administrativa II [CESPE] - 24/01/2010.

Um jovem com menos de 18 anos de idade no ano da eleição a) somente pode alistar-se após completar 16 anos de idade.

b) pode alistar-se no ano em que completa 16 anos de idade, mas somente tem direito ao voto se fizer aniversário até o dia da eleição.

c) deve completar 16 anos de idade no ano anterior à eleição para poder votar. d) somente pode votar se completar 16 anos de idade até a data final do alistamento eleitoral.

e) deve comprovar que completa 16 anos de idade até 31 de dezembro do ano da eleição para poder votar.

QUESTÃO 73: TRE - MT - Analista Judiciário - Administrativa II [CESPE] - 24/01/2010.

A respeito do título eleitoral, da sua forma e do seu conteúdo, além de outros aspectos legais a ele pertinentes, nos termos como determina a legislação e, em especial, a Resolução n.º 21.538/2003, do TSE, é correto afirmar que a) a emissão do título eleitoral deve ser realizada por escrivão autorizado, que utilize modelo impresso.

b) o título eleitoral deve ser emitido obrigatoriamente por computador. c) deve constar, no título eleitoral, sempre a fotografia do eleitor.

d) a data de emissão do título eleitoral será aquela da primeira emissão, ainda que o eleitor solicite segunda via.

e) o processo de alistamento é ininterrupto, e os requerimentos de transferência são recebidos a qualquer tempo.

QUESTÃO 74: TRE - MA - Analista Judiciário - Administrativa [CESPE] - 21/06/2009.

(38)

Antônio, cidadão e eleitor de 81 anos de idade, deixou de exercer o direito de votar por três eleições consecutivas e não justificou a ausência, mas, na eleição seguinte, decidiu-se por votar.

Acerca dessa situação hipotética e da legislação a ela pertinente, assinale a opção correta.

a) A inscrição de Antônio como eleitor será cancelada, em decorrência das disposições legais e das resoluções do TSE.

b) Serão excluídos do cancelamento os eleitores que, por definição constitucional, não estejam obrigados a votar.

c) O eleitor com mais de oitenta anos deve atualizar seu registro periodicamente, por determinação legal.

d) A jurisprudência do TSE é omissa quanto ao assunto objeto da situação em apreço.

e) A CF e a Lei Eleitoral não fazem distinções em razão da idade, em respeito à isonomia.

QUESTÃO 75: TRE - MA - Técnico Judiciário - Operação de Computadores [CESPE] - 21/06/2009.

Raimundo, servidor público estadual removido para a capital do estado, é eleitor alistado em cidade do interior. Ao requerer a transferência do título, Raimundo deve

a) comprovar o alistamento eleitoral primário, realizado na cidade do interior há mais de um ano.

b) pedir novo alistamento, até seis meses antes da eleição subsequente. c) apresentar ao cartório eleitoral o título e a prova de quitação eleitoral. d) comprovar a residência no novo domicílio por pelo menos três meses.

e) apresentar termo de autorização expressa do superior hierárquico na administração pública.

QUESTÃO 76: TSE - Técnico Judiciário – Administrativa [CESPE] - 14/01/2007.

Após a realização de batimento - cruzamento de informações constantes do cadastro eleitoral - levado a efeito pelo TSE, em âmbito nacional, verificou-se que a inscrição de Eleonor encontrava-se agrupada em duplicidade.

Referências

Documentos relacionados

5.11 O estudante que não tenha acesso à internet ou ao computador poderá realizar a sua inscrição nos laboratórios de informática do IFMG ou procurar o

a) estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há cinco anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a

1º) Para que a pessoa, órgão ou entidade possa ser admitida como amicus curiae, nos termos do § 4º do art. 543-C, é necessário que ela tenha uma representatividade relacionada com

É Presidente do Grupo BPI desde 1981, Membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2002, Membro do Conselho Consultivo do Plano Tecnológico

Para cada não conformidade observada no passo anterior, uma ou mais ações de segurança devem ser propostas e enviadas ao(s) setor(s)/organização(s)

Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do

Package submitted and analyzed CEP issues approval CEP issues approval 30 - 40 days 0-3 days 10 -15 days CEPs that Initiate analysis After CONEP approval Other Sites If

[r]