• Nenhum resultado encontrado

VIVENDO A EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO Pr. Paulo Godinho Presidente ANPa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIVENDO A EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO Pr. Paulo Godinho Presidente ANPa"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)

VIVENDO A EXPERIÊNCIA DA SALVAÇÃO

Pr. Paulo Godinho – Presidente ANPa

SAUDAÇÃO

Ÿ Deus seja louvado pela presença de todos vocês nesta manhã. Vocês são muito bem-vindos!

Ÿ Estamos felizes e agradecidos pelo privilégio da adoração.

Ÿ Ao longo da semana, nossa adoração é pessoal. Três vezes por semana somos motivados a participar da adoração coletiva, seja na igreja ou em um pequeno grupo.

Ÿ Meu desejo e minha oração é que sintamos a presença maravilhosa e transformadora do Espírito Santo.

Ÿ Estamos realizando o primeiro Congresso ConectadQS1 - Eu Vou! Esse congresso está acontecendo em todas as congregações do nosso distrito e da Associação.

Ÿ "Eu vou" é uma ênfase da igreja mundial para os próximos cinco anos. Esse congresso acontecerá todo primeiro sábado com o objetivo de motivar cada membro da igreja a se conectar com a comunhão, o relacionamento e a missão.

Ÿ A liderança da igreja fará todo o possível para que você se conecte para salvar uma pessoa, uma família (QS1) e diga: "Eu vou". Se estamos salvos em Cristo, todos nós podemos fazer algo para Deus. Junte-se a nós! Será que Deus pode contar com você em 2021? Será que você é capaz de dizer para Deus: eu vou orar por amigos, eu vou ministrar estudos bíblicos, eu vou ceder minha casa para realizar um pequeno grupo, eu vou plantar igrejas, eu vou visitar afastados, eu vou participar do Calebe, eu vou ser uma evangelista Mel etc.? 2021 é o ano da conexão, ano salvar mais um.

1. INTRODUÇÃO

Ÿ Hoje vamos conversar sobre a experiência da salvação.

Ÿ Na caminhada cristã, muitas vezes nos deparamos com os temas “salvação”, “justicação” e “santicação”.

Ÿ Essas três experiências acontecem em cadeia e de forma codependente. Vejamos como funciona esse processo.

(3)

2. SIGNIFICADO DA JUSTIFICAÇÃO (Rm 5:1)

Ÿ Justicação é aceitação e perdão é sinônimo de salvação. O Espírito santo produz no pecador arrependimento e conssão dos pecados. Quando falamos em salvação devemos lembrar as palavras do apóstolo Pedro: "Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (At 4:12).

Ÿ Jesus Cristo é suciente para salvar todos quantos entregam a vida a Ele. "Mas a todos quantos o receberam, deu-lhe o poder de serem lhos de Deus (Jo 1:12).

Ÿ A salvação é pela graça, não é por méritos e por suas virtudes. Não é pelo fato de você ser um cumpridor de dogmas e doutrinas. A salvação é pela misericórdia e bondade de Deus.

Ÿ O apóstolo Tiago adverte contra a compreensão incorreta da justicação pela fé: imaginar que alguém possa ser justicado pela fé sem manifestar as obras correspondentes. Ele demonstra em seu livro que a fé genuína não pode existir sem as obras (Tg 2:26).

Ÿ Quando respondemos a ação do Espírito Santo e aceitamos a Cristo como cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (Jo 1:29), se temos um arrependimento verdadeiro, somos perdoados e aceitos na família de Deus como lhos amados, temos certeza da salvação, inicia-se uma nova vida e vitoriosa. Essa pessoa pode dizer que foi justicada, foi aceita por Deus.

3. SIGNIFICADO DA SANTIFICAÇÃO (Lv 20:7; 1Pe 1:16)

Ÿ No Antigo e Novo Testamento Deus apela para que vivamos uma vida de santidade. A palavra "santicação" é "santidade", "consagração" "tornar santo", "consagrar", "santicar", "colocar à parte", "separado para uso especial". Ÿ Santicação é transformação da mente, valores, morte do eu, tem a ver

com a formação do caráter e desenvolvimento do fruto do Espírito.

Ÿ Verdadeiro arrependimento e justicação levam à santicação. Justicação e santicação acham-se intimamente relacionadas, distintas, mas jamais separadas. Elas designam duas fases da salvação: justicação é aquilo que Deus faz por nós, enquanto santicação é aquilo que Deus faz em nós. Ÿ Os frutos da santicação envolve viver uma vida consagrada no aspecto

ético e conduta moral, fugindo da prostituição, mantendo a pureza no pensar e agir (1Ts 4:7).

(4)

Ÿ A m de habilitá-los para a experiência de santicação, Deus concedeu aos crentes o Espírito de Santidade (Rm 1:4).

Ÿ Nem a justicação, nem a santicação resultam de obras meritórias, mas são vistas através delas, no entanto, elas podem ser vistas ou percebidas por meio de obras que gloricam a Deus. Ambas são devidas unicamente à graça e à justiça que Cristo comunica ao pecador.

4. ASPECTOS PRÁTICOS – JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO

Ÿ No batismo demonstramos de forma pública que não queremos mais viver no pecado, queremos viver para a glória de Deus.

Ÿ Na justicação, Deus tira o crente do mundo. Na santicação Deus tira o mundo de nós. Esse processo é lento e dolorido, porque amamos as obras da carne. Se colaboramos com Deus em nossa santicação, vamos passar pelo processo de morte, ou seja, vamos perdendo o gosto pelo pecado. Ÿ Se na santicação o Espírito Santo for um hóspede permanente no

coração. Se o crente colaborar com Deus vivendo as disciplinas espirituais: vir à igreja, orar, ler a Bíblia, guardar o sábado, cuidar do corpo, cuidar das emoções, devolver o dízimo, ofertar etc.

Ÿ Quando levamos a sério nossas disciplinas espirituais, não seremos cristãos estáticos, experimentaremos mudanças, crescimento, maturidade e renovação constantemente.

5. RESULTADO DA SALVAÇÃO

Encontramos nas Escrituras exemplos de homens e mulheres que estavam perdidos, sem direção, propósito e identidade. Receberam a salvação em diferentes circunstâncias. Como viveram? Que obras o Espírito Santo produziu na vida deles.

A. Santidade é fruto da conversão. Vejamos esse conceito na vida da

Samaritana. Ela prontamente recebeu a salvação, deixou o seu cântaro e foi a cidade anunciar o precioso amigo que encontrou em Jesus (Jo 4). O interessante nesta história foi o impacto da salvação. Ele sentiu-se aceita, perdoada. A Bíblia não diz que ela foi fazer um treinamento, uma classe de preparo, ou um teste de dons para saber qual ministério seria melhor. Sabe por quê? Porque para testemunhar e pregar o evangelho com amor e convicção, o crente precisa passar pela experiência da conversão. Quem não é convertido não tem prazer para testemunhar, evangelizar, ler a Bíblia, orar, etc. As histórias não param, vejamos outro exemplo.

(5)

B. Santidade é fruto da transformação. Isso podemos ver no endemoniado de

Gadara. sua história pode ser lida em (Marcos 5:11). Ele passou pela mesma experiência da mulher Samaritana, após ser liberto de uma legião de demônios queria acompanhar Jesus, mas foi proibido pelo Mestre. Jesus disse que deveria voltar para os seus parentes, vizinhos e amigos e testemunhar as grandes coisas que Deus havia feito por ele. Deveria voltar para os que o conheciam, ao verem sua nova vida, ele seria indagado e poderia testemunhar do poder de Deus em sua vida. Observe a ordem, foi liberto, e já recebeu a ordem para voltar e contar o que Deus fez em sua vida. Nosso último personagem é muito conhecido.

C. Santidade e missão. Esse conceito está claro na vida do Apóstolo Paulo.

Ilustra para nós o mesmo princípio, uma vez salvo por Jesus, perdoado, resgatado, com novos valores, propósito e identidade, devemos nos unir na missão de Deus em buscar e salvar o perdido (At 9:15). Deus disse a Ananias: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como para os lhos de Israel.

RESUMO

1. Samaritana: experimentou a salvação, deixou sua vasilha e foi testemunhar sobre sua nova vida.

2. Ex endemoniado de Gadara: Vai e conta aos teus familiares.

3. Apóstolo Paulo: este é um instrumento escolhido para levar o meu nome.

SEMELHANÇA: Todos foram justicados e viveram uma vida de santicação.

Nenhum deles passou por uma classe preparatória após o batismo, entenderam que a missão é fruto da salvação. O que será que Deus está dizendo para nós nesta manhã? Se a experiência da salvação é verdadeira, você precisa contar, falar. Essa é nossa missão. Se não estou testemunhando, se não tenho paixão em buscar e salvar o perdido. Será que minha conversão foi verdadeira. Ainda há tempo de buscar a graça de Deus.

ESPÍRITO DE PROFECIA

"Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário" (Serviço cristão, p. 9).

"Não há pessoa verdadeiramente convertida que viva vida inútil e ociosa" (Parábola de Jesus, p. 280).

(6)

CONCLUSÃO: Vimos que todos que foram salvos, perdoados, justicados,

limpos tornaram-se missionários, agentes de Deus, comprometidos e dedicados com o testemunho e a evangelização.

Estamos vivendo nos últimos dias, milhares de pessoas estão frias na fé, outros não tem conhecimento das verdades bíblicas para o tempo do m. O problema não é a falta de curso e materiais para trabalhar. A grande questão é a conversão. Conversão e missão andam de mãos dadas. Toda pessoa convertida tem algo a dizer sobre Jesus, sobre a Bíblia etc.

Parafraseando Ellen White: "Deus tem esperado que o espírito de serviço se apodere de toda a igreja e que cada membro trabalhe para Deus segundo sua experiência de conversão e habilidade. Devemos formar uma grande corrente e iluminar o mundo".

APELO:

Deus está trabalhando em todos os lugares,

Muitos estão no limiar no reino. Precisam ser recolhidos...

A mulher samaritana foi, o endemoniado de Gadara também. O apóstolo Paulo tornou-se um expoente na pregação do evangelho.

Será que tem alguém nesta manhã que quer ser levantar e dizer para Deus. Eu aceito? Eu quero? Eu vou? Será que juntos podemos dizer, nós vamos ser um discipulador QS1, um instrutor bíblico, orar por amigos. Se esse é seu desejo, levanta-se e diga eu vou? Se sua experiência de salvação é verdadeira vá, se ainda é fraca, venha assim mesmo.

HA nº 321 – Ao mundo vou contar que sou cristão.

Orientações:

Ÿ Nesse momento você entrega o cartão de oração e faça compromisso de cada membro a orar e escrever cinco amigos em estudos bíblicos. Retire esse cartão impresso com seu pastor ou baixe no site:

(7)

Referências

Documentos relacionados

Como implicações práticas, o estudo contribui para o avanço da pesquisa na área de contabilidade e tributos que trata dos determinantes da Effective Tax Rate,

Após o convencimento de que somos pecadores, operado pelo Espírito Santo, e nossa aceitação da salvação oferecida por Deus em Cristo Jesus, ocorre em nós a conversão, ou seja,

6 “É difícil falar de alfabetização evitando as posturas dominantes neste campo: por um lado o discurso oficial e, por outro, o discurso meramente ideologizante, que

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

† 1:11 Boas Novas As notícias de que Deus abriu um caminho por meio de Cristo para que as pessoas possam ter seus pecados perdoados e vivam com Deus.. Quando as pessoas aceitam

4.9.3.2 Atividades de corte, soldagem e aquecimento podem ser desenvolvidas em componentes do edifício não remo- víveis, desde que não haja materiais armazenados abaixo e próximos a

O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética entre acessos do banco ativo de germoplasma de feijão da UDESC (BAF), coletados no Estado de Santa Catarina (SC), e