• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES BIOINDICADORAS PARA OS HERBICIDAS TRIFLOXYSULFURON- SODIUM E PYRITHIOBAC-SODIUM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES BIOINDICADORAS PARA OS HERBICIDAS TRIFLOXYSULFURON- SODIUM E PYRITHIOBAC-SODIUM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES BIOINDICADORAS PARA OS HERBICIDAS TRIFLOXYSULFURON-SODIUM E PYRITHIOBAC-TRIFLOXYSULFURON-SODIUM

GUERRA, N.1; OLIVEIRA JR., R.S.1, CONSTANTIN, J.1; OLIVEIRA NETO, A.M.1; DAN, H.A.1; SANTOS, G.1; JUMES, T.M.C. 1; ALONSO, D.G.1

1 Universidade Estadual de Maringá-UEM; (044) 3261 8940; naiara.guerra@hotmail.com

Resumo

O uso de espécies bioindicadoras é muito comum em estudos do comportamento de herbicidas no solo. Trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium são herbicidas recomendados para o controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura do algodão, e apresentam potencial de “carryover” para culturas em sucessão. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a susceptibilidade de espécies vegetais a doses dos herbicidas trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium, buscando selecionar espécies que possam ser utilizadas em ensaios de comportamento destes herbicidas no solo. Dois ensaios foram conduzidos simultaneamente em delineamento inteiramente casualizado, com 4 repetições, dispostos em esquema fatorial 4x5, constituídos por quatro espécies utilizadas como bioindicadoras (pepino [Cucumis sativus], soja [Glycine max], milho [Zea mays] e feijão [Phaseolus vulgaris] e cinco doses dos herbicidas testados (trifloxysulfuron-sodium – 0,00, 0,94, 1,87, 3,75 e 7,5 g ha-1 e pyrithiobac-sodium 0,00, 8,75, 17,50, 35,00 e 70,00 g ha-1). Aos 21 dias após a aplicação (DAA) foi realizada a coleta da parte aérea destas plantas e pesado para obtenção da massa fresca da parte aérea, e calculado o I50 (dose necessária para redução de 50% no acumulo de massa fresca) para comparar a

sensibilidade das espécies aos herbicidas testados. Conclui-se que o pepino comportou-se como a espécie mais sensível aos herbicidas trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium, tendo potencial para utilização em bioensaios com esses herbicidas.

Palavras-Chave: bioensaios, inibidores de ALS, pepino, comportamento no solo. Abstract

Using bioindicator species is an ordinary tool in experiments concerning fate of herbicides in soil. Trifloxysulfuron-sodium and pyrithiobac-sodium are herbicides recommended for post-emergence weed control in cotton and may present potential carryover to rotational crops. This research was aimed at evaluating the susceptibility of vegetal species to a range of rates of trifloxysulfuron-sodium and pyrithiobac-sodium, looking for selecting species that could be used as bioindicators of the residual activity of these herbicides in soil. Two simultaneous experiments were carried out, with four replicates, in a factorial scheme 4x5. Four species were tested as bioindicators (cucumber [Cucumis sativus], soybeans [Glycine max], corn [Zea mays] and beans [Phaseolus vulgaris] at five rates of herbicide (trifloxysulfuron-sodium – 0.00, 0.94, 1.87, 3.75 and 7.5 g ha-1 and pyrithiobac-sodium at 0.0, 8.75, 17.5, 35 and 70 g ha-1). Twenty-one days after application (DAA) the biomass of aerial parts was harvested and weighed to provide the calculation of I50 (rate necessary to decrease 50% of biomass accumulation) and permit the comparison of

species susceptibility. Cucumber was the most sensitive species both to trifloxysulfuron-sodium and pyrithiobac-sodium, and presents potential to be used as bioindicator of for these herbicides.

Key Words: bioassays, ALS inhibitors, cucumber, fate of herbicides in soil.

Introdução

Os herbicidas trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium são recomendados para o controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura do algodão, inibem a enzina acetolactato sintetase (ALS), e pertencem ao grupo químico das sulfoniluréias e ácido pirimidiniloxibenzóico, respectivamente (RODRIGUES & ALMEIDA, 2005).

Para o trifloxysulfuron-sodium também é observada atividade em pré-emergência o que possibilita a ocorrência de carryover para as culturas em rotação (MINTON et al., 2008). Mesmo sendo utilizado em baixas concentrações (em torno de 7,5 g ha-1), o período de espera para o plantio de culturas sensíveis, recomendado pelo fabricante, é de, aproximadamente, oito meses a contar de

281 281

(2)

sua aplicação. Esse fato pode limitar sua utilização em áreas onde o agricultor cultiva, por exemplo, feijão no inverno (PROCÓPIO et al., 2005), milho e sorgo (MINTON et al., 2008).

O pyrithiobac-sodium possui persistência superior a 120 dias, o que também possibilita que ele possa causar injúrias em culturas de sucessão como sorgo, milho, trigo e arroz (VELETZA et al., 2005).

Segundo Inoue et al. (2002), dentre as técnicas analíticas que permitem a identificação e quantificação de resíduos de herbicidas no solo, destacam-se o uso de radioisótopos e a cromatografia líquida e gasosa. Alternativamente pode-se utilizar espécies vegetais que apresentam alta sensibilidade ao herbicida de interesse, técnica conhecida como bioindicador, sendo esta esta mais acessível que as citadas anteriormente devido ao menor custo para sua realização (SILVA et al., 2007).

As vantagens dos bioensaios em estudos de comportamento de herbicidas no solo incluem, além da sua simplicidade e versatilidade, a alta sensibilidade (GROVES & KENT FORSTER, 1985), a detecção de metabólitos tóxicos que pode não ocorrer com métodos químicos altamente específicos (BRATTAIN et al., 1983) e a habilidade de quantificar apenas a fração biologicamente ativa do herbicida, o que tem aplicabilidade direta em condições de campo (APPLEBY, 1985, LIMA et al.,1999).

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a susceptibilidade de espécies vegetais a diferentes doses dos herbicidas trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium, buscando selecionar espécies que possam ser utilizadas em ensaios de comportamento destes herbicidas no solo.

Material e Métodos

Os experimentos foram conduzidos durante o mês de outubro de 2009, em casa de vegetação na Universidade Estadual de Maringá –UEM.

O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. Foram conduzidos simultaneamente dois experimentos, um para o herbicida trifloxysulfuron-sodium e outro para o pyrithiobac-sodium. Os tratamentos foram disposto em esquema fatorial 4x5, sendo representados por quatro espécies utilizadas como bioindicadoras: (pepino (Cucumis sativus), soja (Glycine max), milho (Zea mays) e feijão (Phaseolus vulgaris); e cinco dose dos herbicidas testados (trifloxysulfuron-sodium – 0,00, 0,94, 1,87, 3,75 e 7,5 g ha-1 e . pyrithiobac-sodium 0,00, 8,75, 17,50, 35,00 e 70,00 g ha-1).

O solo utilizado como substrato foi classificado como franco-argilo-arenoso, sendo constituído por 71,0 % de areia; 27,0 % de argila e 2,0 % de silte. Com relação às características químicas, apresentou pH de 4,1 em CaCl2, 6,64 cmolc dm-3 de H++Al3+; 0,43 cmolc dm-3 de Ca+2; 0,11 cmolc dm-3

de Mg+2; 0,02 cmol

c dm-3 de K+; 1,2 mg dm-3 de P e 6,97g dm-3 de C.

As unidades experimentais foram compostas por vasos de polietileno, com capacidade de 3 dm3 de solo, nos quais foram semeados 5 sementes, à profundidade de 2-4 cm. Após a semeadura, os vasos foram irrigados e depois foi aguardado a percolação para proceder a aplicação dos herbicidas. A aplicação foi realizada em 03/10/2009, com um pulverizador costal pressurizado com CO2, munido de pontas XR110.02, mantido à pressão de trabalho de 2 kgf cm-2, o que resultou em

um volume de calda de 200 L ha-1. No momento da aplicação as condições ambientais eram temperatura 22º C, umidade relativa do ar de 85% e ausência de ventos.

Decorridos 21 dias após a aplicação dos tratamentos (DAA) foi realizada a colheita das plantas. O número de plantas vivas foi anotado e em seguida foi feito o corte da parte aérea das mesmas. Este material foi pesado em balança de precisão a fim de se obter a massa fresca. Também foi calculado o I50, (dose necessária para redução de 50% na massa fresca da parte aérea da planta

bioindicadora), a fim de verificar a espécie mais sensível.

Os dados de massa fresca da parte aérea dos bioindicadores foram submetidos à análise de variância e regressão. Os modelos foram escolhidos considerando-se a significância dos coeficientes de regressão e o significado biológico.

282 282

(3)

Resultados e Discussão

Na Figura 1 estão apresentados os dados de massa fresca da parte aérea para pepino (A), soja (B), milho (C) e feijão (D), aos 21 dias após a aplicação (DAA) de diferentes doses do herbicida trifloxysulfuron-sodium. Todas as espécies testadas mostraram-se sensíveis a este herbicida. As plantas de pepino, soja e milho apresentaram sintomas caracterizados por redução no porte, clorose no limbo foliar e necrose nos bordos foliares, aumentando a intensidade com o aumento da dose. Para o feijão foi observado redução no porte e leve clorose, principalmente na dose de 7,5 g ha-1.

Analisando o I50, verificamos que o feijão foi a espécie menos sensível ao

trifloxysulfuron-sodium, pois nem mesmo a dose recomendada (7,5 g ha-1) foi suficiente para causar 50% de redução, diminuindo o massa fresca em apenas 23% em relação às plantas sem herbicida.

As plantas de soja e milho apresentaram comportamento semelhante, mostrando alta sensibilidade ao trifloxysulfuron-sodium, com I50 de 2,44 e 2,12, respectivamente.

A redução na massa fresca das plantas de milho chegou a 77% quando foi aplicada a dose recomendada, corroborando com resultados de Minton et al. (2008), que verificaram redução de 84% na massa fresca da parte aérea do milho quando semeado no mesmo dia da aplicação de 7,5 g ha-1 de trifloxysulfuron-sodium,

Para o pepino a dose de 1,66 g ha-1 já foi suficiente para inibir em 50% o acúmulo de massa fresca, mostrando ser dentre as espécies estudadas aquela com maior potencial para uso em bioensaios com este herbicida.

Figura 1. Efeito de diferentes doses do herbicida trifloxysulfuron-sodium na massa fresca da parte aérea de pepino (A), soja (B), milho (C) e feijão (D), aos 21 dias após a aplicação (DAA), Maringá, PR.

283 283

(4)

Os sintomas de fitointoxicação do herbicida pyrithiobac-sodium para o pepino foram intensa redução do porte, independentemente da dose utilizada. Essas plantas não se desenvolveram e permaneceram até o momento da coleta da parte aérea (21 DAA) somente com suas folhas cotiledonares, enquanto que a testemunha nesta mesma época já possuía três folhas verdadeiras. Para o milho esses sintomas caracterizaram-se por redução do porte, encartuchamento, clorose internerval e necrose dos bordos foliares variando em intensidade com a dose utilizada. A soja e o feijão apresentaram redução no porte e leve clorose.

Os resultados de massa fresca da parte aérea para pepino (A), soja (B), milho (C) e feijão (D) após a aplicação de diferentes doses do herbicida pyrithiobac-sodium encontram-se na Figura 2. Para a soja não houve diferença significativa entre as doses, não havendo então o ajuste de equação. O feijão apresentou a menor sensibilidade a este herbicida dentre as espécies utilizadas, apresentando redução máxima de 24% com a dose recomendada (70,0 g ha-1)

O milho mostrou-se sensível ao pyrithiobac-sodium apresentando I50 de 3,40. Valetza et al.

(2005) também verificaram que o milho foi sensível a este herbicida e a utilizaram em bioensaios de comportamento deste herbicida no solo.

O pepino foi a espécie mais sensível ao pyrithiobac-sodium, pois a dose de 1,85 g ha-1 já foi suficiente para reduzir em 50% o acumulo de massa fresca, dose esta 37 vezes inferior à recomendada.

Concluir que o pepino comportou-se como a espécie mais sensível aos herbicidas trifloxysulfuron-sodium e pyrithiobac-sodium, tendo grande potencial para utilização como planta bioindicadora em ensaios de comportamento destes herbicidas no solo.

Figura 2. Efeito de diferentes doses do herbicida pyrithiobac-sodium na massa fresca da parte aérea de pepino (A), soja (B), milho (C) e feijão (D), aos 21 dias após a aplicação (DAA), Maringá, PR.

284 284

(5)

Literatura Citada

APPLEBY, A.P. Factors in examining fate of herbicides in soil with bioassays. Weed Sci., v.33, p.2-6, 1985.

BRATTAIN, R.L.; FAY, P.K.; LOCKERMAN, R.N. Comparision of bioassays for atrazine residue in soils. Agron. J., v.75, p.192-194, 1983.

GROVES, E.M.; KENT FORSTER, R.K. A Corn (Zea mays L.) bioassay technique for measuring chlorsulfuron in three Saskatchewan soils. Weed Sci., v.33, p.825-828, 1985.

INOUE, M.H. et al. Calagem e o potencial de lixiviação de imazaquin em colunas de solo. Planta

Daninha, v.20, n.1, p.125-132, 2002.

LIMA, R.O. et al. Comportamento do herbicida flumioxazin em solo com diferentes doses de calcário.

R. Ceres. v.46, n.268, p.607-613, 1999.

MINTON, B.W.; MATOCHA, M.A.; SENSEMAN, S.A. Rotational crops response to soil applied trifloxysulfuron. Weed Techn., v.22, p.425-430.

PROCÓPIO, S.O. et al. Fitorremediação de solo contaminado com trifloxysulfuron-sodium por mucuna-preta (Stizolobium aterrimum). Planta Daninha.v.23, n.4, p.719-724, 2005.

RODRIGUES, B.N.; ALMEIDA, F.S. Guia de herbicidas. 5 ed. Londrina, PR: 2005. 591 p.

SILVA, A.A.; VIVIAN, R.; OLIVEIRA JR., R.S. Herbicidas:comportamento no solo. In: SILVA, A.A.; SILVA,J. F. Tópicos e manejos de plantas daninhas. Viçosa, 2007. p.198.

VELETZA, V.G. et al. Activity, adsorption, mobility and field persistence of pyrithiobac in three soils.

Weed Sciec. v.53, p.212-219, 2005.

285 285

Referências

Documentos relacionados

Da mesma forma como verificado para o IAF, o acúmulo de massa seca (MS) nas plantas não diferiu significativamente entre a testemunha e os tratamentos herbicidas por

Os genótipos SP80-1816 e RB855113 foram menos tolerantes aos herbicidas ametryn e trifloxysulfuron- sodium e à mistura formulada de ametryn + trifloxysulfuron-sodium do que o

Isso ocorreu, provavelmente, em razão da maior eficiência das folhas das plantas-controle em converter energia luminosa e CO 2 em matéria seca, já que a RAF é a área foliar usada

Na primeira fase, foram avaliados o con- trole percentual e a massa seca das parcelas aos 20 dias após a aplicação (DAA); na segunda fase, avaliou-se o controle percentual aos 20

Tabela 3 - Efeito do plantio anterior de diversas espécies vegetais sobre a Biomassa seca da parte aérea (BSPA) de plantas de feijão aos 45 dias após a emergência, semeadas em

Tabela 3 - Estimativas dos efeitos de doses de trifloxysulfuron sodium (D) sobre a biomassa seca de parte aérea (BSPA), das raízes (BSR) e total (BST) em dez espécies

Tabela 3 - Efeito do plantio anterior de diversas espécies vegetais sobre a biomassa seca da parte aérea (BSPA) de plantas de milho aos 45 dias após a emergência, semeadas em

Related to the inhibition of shoot fresh biomass, there was a significant interaction between soil liming, simulated rainfall and the depth range of herbicide leaching for