• Nenhum resultado encontrado

ANHEMBI TÊNIS CLUBE REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANHEMBI TÊNIS CLUBE REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

_____________________________________________________________________________ R. Alexandre Herculano, 02 – Alto de Pinheiros – CEP: 05464-020 - Fone (11): 2142-0889

www.clubeanhembi.com.br e-mail: esportes@clubeanhembi.com.br

ANHEMBI TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO

1- OBJETIVO: Regulamentar, padronizar, unificar e disciplinar as atividades do FUTEBOL SOCIETY do Anhembi Tênis Clube.

2- FINALIDADE: Aprimorar o aspecto de Lazer, o companheirismo, o respeito aos colegas, aos profissionais contratados e funcionários do ATC.

3- VALIDADE: Este Regulamento entrou em vigor, no dia 28 de janeiro de 2013.

4- ABRANGÊNCIA: Este Regulamento abrange todos os associados que praticam o Futebol Society, sendo rachão, amistoso e campeonato interno.

5- GLOSSÁRIO:

ATC: Anhembi Tênis Clube

Árbitro: Autoridade máxima, para aplicação deste Regulamento, bem como das Regras em vigência no ATC. É um Profissional contratado ou um associado designado pelo Coordenador para apitar as partidas.

Jogador: Associado do ATC.

Coordenador do racha: Associado(s) designado(s) pela Diretoria de Futebol para coordenação geral do racha. As funções específicas encontram-se detalhadas no Item 9 – Das regras do Rachão.

Coordenador de Futebol: é o responsável pela organização e execução de todas as atividades do futebol no ATC.

Diretor de Futebol: associado designado pelo Diretor de Esportes tem a função de dirigir, orientar e fiscalizar todas as atividades do futebol no ATC.

Gerente de Esportes: É o responsável por todas as atividades esportivas no ATC.

Diretor de Esportes: Associado designado pelo Presidente do ATC como responsável por todas as atividades esportivas no ATC, cujas atribuições são definidas em estatuto.

Dirigente: Associado ou funcionário responsável pela organização e coordenação de qualquer evento (racha, amistoso ou campeonato) referente ao futebol.

Rachão: Partida de futebol realizada amistosamente entre associados.

Amistoso: Partida de futebol realizada no ATC ou fora; não necessàriamente tem jogadores associados. Essas partidas são previamente autorizadas pelo Gerente de Esportes.

Campeonato Oficial: Evento com a participação de associados, regido pela Federação Paulista e/ou Confederação Brasileira de Futebol 7 Society, com Gestão do Gerente de Esportes.

Campeonato Interno: Evento entre associados no ATC, organizado pelo Departamento de Futebol, devendo ter regulamento próprio.

Comissão Disciplinar: É a comissão formada para julgar a utilização das regras deste Regulamento, e para as aplicações de penalidades. É formada pelo Diretor de Esportes, Diretor de Futebol e mais 3 Coordenadores do Racha (excluso do dia da ocorrência).

6- DAS NECESSIDADES:

Todo praticante do futebol deve obrigatoriamente apresentar o ATESTADO MÉDICO na Central de Relacionamento, sendo do Racha, Amistoso ou Campeonato que terá validade de até 1 ano.

(2)

_____________________________________________________________________________ R. Alexandre Herculano, 02 – Alto de Pinheiros – CEP: 05464-020 - Fone (11): 2142-0889

www.clubeanhembi.com.br e-mail: esportes@clubeanhembi.com.br

ANHEMBI TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

Para as partidas de Campeonato e Rachão: São necessários os seguintes equipamentos;  Chuteira de futebol society de solado de borracha ou tênis de solado emborrachado (é

permitido jogar descalço, sob responsabilidade do associado).  Calção

 Camiseta de manga (no Rachão pode-se usar coletes ou jogar sem camisa)

OBS: NÃO É PERMITIDO O USO DE CHUTEIRAS DE FUTEBOL DE CAMPO

7- DAS REGRAS DA PARTIDA DE CAMPEONATO:

Obedecem às regras oficias da Federação Paulista de Futebol Society ou da Confederação Brasileira de Futebol 7 Society, conforme o Regulamento da Competição.

8- DAS REGRAS DAS PARTIDAS OFICIAIS: Amistoso no ATC:

O associado que desejar marcar um amistoso contra o ATC deverá assinar um Termo de Responsabilidade pela equipe que trouxer e mandar uma lista com nome e RG das pessoas que virão ao clube com no mínimo 2 dias úteis de antecedência para o Departamento de Futebol.

Amistoso do ATC - externo:

O associado que desejar marcar um amistoso contra uma outra equipe fora do ATC deverá comunicar o Departamento de Futebol para abertura da lista dos interessados.

Os grupos “fechados”, para os jogos externos, não serão consideradas partidas oficiais.

OBS: OS UNIFORMES SERÃO FORNECIDOS APENAS PARA AS PARTIDAS OFICIAIS

9- DAS REGRAS DO RACHÃO:

Arbitragem: As decisões do árbitro, autoridade máxima dentro de campo, deverão sempre ser acatadas e serão mantidas, fazendo valer o caráter de disciplina ao regulamento vigente. Cabe ao árbitro preencher o relatório dos fatos em que o jogador foi punido com cartão disciplinar e por atitudes de indisciplina citados nesse Regulamento.

Coordenação: O(s) Coordenador(es) dos rachas deverão sempre, elaborar relatório (com ou sem árbitro), não obstante o jogador tenha sido punido ou não pelo árbitro da partida, em nome da disciplina dentro de campo, subsidiando a Comissão Disciplinar nos julgamentos, evitando principalmente a duplicidade de penalidade, evidenciando as ocorrências necessárias, ou mesmo registrando “nada a declarar”. Quanto à arbitragem, o que se recomenda é quanto à orientação ao árbitro (antes dos jogos) da existência de nosso regulamento, sintetizando as principais regras e normas quanto à disciplina. Nas situações onde podem ocorrer julgamentos será necessário, preferencialmente, de 2 coordenadores do dia e/ou diretor presente para elaborar o relatório. Poderão a seu critério, solicitar auxílio de outros associados na montagem das equipes, sempre antes dos jogos, não sendo permitido alterações após a afixação no quadro do vestiário, salvo situação emergencial de contusão do jogador e/ou fato que possa emergir à alguma modificação, porém na presença do(s) coordenador(es), mantendo sempre o bom senso e também nomear qualquer associado para ser árbitro, se assim julgar necessário.

Tempo de Jogo: Determinado em 30 X 30 minutos, para as partidas com até 7 jogadores (6 + goleiro). No caso de 8 jogadores (7 + goleiro) 35 X 35 min. (recomenda-se que as partidas sejam realizadas com 6 jogadores na linha para benefício técnico do jogo e dos

(3)

_____________________________________________________________________________ R. Alexandre Herculano, 02 – Alto de Pinheiros – CEP: 05464-020 - Fone (11): 2142-0889

www.clubeanhembi.com.br e-mail: esportes@clubeanhembi.com.br

ANHEMBI TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

jogadores). Casos especiais serão definidos no início da partida e flexibilizado pelo Coordenador do dia, não devendo ultrapassar o tempo limite do dia.

Número de Jogadores: Estipulado em 7 ou 8 jogadores, incluindo o goleiro.

Tiro de Meta: Pelo goleiro, somente com as mãos. Pelo jogador, somente com os pés, com a bola parada. As bolas lançadas diretamente na área adversária sem antes tocar no solo ou em um jogador, são consideradas reversão a favor do adversário.

Arremesso Lateral: Somente com o uso das mãos.

Escanteio: Poderá ser cobrado com os pés ou mãos. Não será validado gol, sem tocar antes em qualquer atleta. No caso do goleiro tocar na bola e a mesma adentrar à meta será cobrado novo escanteio.

Recuo de bola ao Goleiro: O goleiro poderá receber a bola com as mãos de seus companheiros se jogada de forma involuntária ou com a cabeça (sem caracterizar o anti-jogo, ex: o jogador que está com a posse de bola levanta e cabeceia ao seu goleiro). Caso aconteça o recuo será cobrada uma falta a favor da equipe adversária no local onde o atleta que recuou a bola se encontrava. Se dentro da área de meta, na linha frontal desta. De arremesso lateral, reversão a favor do adversário.

Cobrança de Faltas / Distância da barreira: Podem ser cobradas diretamente em direção ao gol adversário. A barreira deve estar a 5 metros da posição da bola.

Início e Reinicio de Jogo: Para o início ou reinicio do jogo, a bola deve ser sempre tocada em direção ao campo adversário. Os jogadores adversários devem se posicionar a 5 metros da linha da bola. Existindo irregularidades no reinicio da partida, será arremesso lateral revertido para o adversário. Não é válido gol, se o jogador chutar direto ao gol adversário, sem um toque inicial.

Gol Contra Intencional: É válido, e o jogador incorrerá em penalidades.

Mão na bola / bola na mão: Nesse caso o árbitro é quem vai interpretar se foi intencional ou não, podendo marcar a falta, mas não há obrigatoriedade do cartão disciplinar. Caso o jogador tenha tomado o cartão não contará para efeito dos cartões cumulativos (Item 11), isso para o Rachão. Para o campeonato segue o regulamento da competição.

10- DAS INSCRIÇÕES PARA O RACHÃO:

Todos os associados serão aceitos e participam da partida, desde que estejam inscritos (presente ou via telefone) até o horário de fechamento da lista. Os times terão o número de jogadores definido pelo Coordenador do dia.

As vagas para os jogos serão preferencialmente reservadas aos associados presentes e inscritos. Os que fizeram inscrição pelo telefone ficarão sujeitos à ordem de chegada no clube. A única exceção prevista, se necessário for, é outorgada aos coordenadores do dia, ligando para algum associado, para fins de completar a quantidade mínima exigida para a realização da partida (esse terá prioridade, mesmo não estando presente, perante outro associado presente, mas que chegou depois do horário de fechamento da lista, consequentemente não se inscreveu).

10.1 – INTEMPÉRIES:

Deverá ser observado pelo coordenador do dia e praticantes do society as condições climáticas no momento dos jogos, bem como durante os mesmos, sendo vedado essa

(4)

_____________________________________________________________________________ R. Alexandre Herculano, 02 – Alto de Pinheiros – CEP: 05464-020 - Fone (11): 2142-0889

www.clubeanhembi.com.br e-mail: esportes@clubeanhembi.com.br

ANHEMBI TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

prática na ocorrência de tempestades ou mesmo com chuvas leves acompanhadas de trovoadas.

O cumprimento dessa norma deverá também ter a anuência da arbitragem que estará sendo devidamente orientada a respeito.

11- DOS CARTÕES:

Os cartões punitivos podem ser aplicados SOMENTE no Campo de Jogo. São definidos por cor e obedecem à seguinte determinação:

 AMARELO – Jogador fica 2 (dois) minutos excluído da partida.

 AZUL – Jogador fica 10 (dez) minutos excluído da partida. (contemplando o 2º jogo do torneio, se necessário).

 VERMELHO – Jogador é expulso da partida e suspenso preventivamente dos demais jogos por 8 dias. (à partir do momento que tomou o cartão, não podendo voltar no 2º “jogo” no caso de “torneio”).

No caso de torneio, se o jogador tomar 1 cartão amarelo ou azul no 1º jogo e tomar outro cartão no mesmo jogo ou no 2º, esse deverá ser azul ou vermelho (sempre o superior), pois se entende como continuação da mesma partida.

No caso da expulsão de um atleta pode-se completar com outro caso as duas equipes concordem.

A cada 3 cartões amarelos ou 2 azuis acumulados num prazo de 60 dias (a contar da data do 1º cartão) terá punição de 08 dias de suspensão. No caso de repetir o fato no prazo de 180 dias a pena será dobrada. Caso o associado tome o 1º cartão amarelo e no prazo de 40 dias não toma outro, o 1º será eliminado.

Os Cartões Disciplinares “maiores” anulam os “menores”, desde que tomados no mesmo jogo/dia.

É obrigatório o relatório do Árbitro e/ou dos Coordenadores do rachão para o jogador ser julgado pela Comissão Disciplinar, em função do(s) item(s) das punições.

12- DOS JULGAMENTOS DAS PENALIDADES:

A Comissão Disciplinar para julgar um jogador, equipe ou dirigente se orientará pelo Relatório do Árbitro, do(s) Coordenador(es) do rachão e também de relato escrito (opcional) do(s) jogador(s) a ser(em) julgado(s), devendo ser entregue até o 1º dia útil após o ocorrido, caracterizando o direito de defesa, este(s) devendo ser(em) informado(s) antecipadamente. Caso necessário a Comissão Disciplinar poderá convocar outras testemunhas do fato. Após o julgamento, lido os relatos das partes, as penas deverão ser publicadas em até 2 dias úteis do julgamento.

As penalidades somente serão aplicadas pela Comissão Disciplinar, em até 7 dias da entrega do relatório do árbitro, do Coordenador do rachão e levará em conta o histórico do jogador no futebol, podendo ser cumulativas, caso identificadas como similares em ocorrências anteriores. Será aplicada a partir do dia seguinte da data da ocorrência. Para os cartões vermelhos e no caso do 3º cartão amarelo ou 2º azul acumulado no prazo de 60 dias, o jogador está suspenso preventivamente por 08 dias, mesmo antes da publicação,podendo ser ampliada dependendo da reincidência, relatório apresentado ou enquadramento em um ou mais artigos do regulamento. Serão afixadas no quadro de aviso do vestiário do futebol, e constará a data de seu início e fim.

Qualquer associado pode fazer o relatório que será encaminhado para o Departamento de Futebol, desde que ratificada pelo Coordenador do rachão presente no dia, ou pelo Diretor de

(5)

_____________________________________________________________________________ R. Alexandre Herculano, 02 – Alto de Pinheiros – CEP: 05464-020 - Fone (11): 2142-0889

www.clubeanhembi.com.br e-mail: esportes@clubeanhembi.com.br

ANHEMBI TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

Futebol ou de Esportes, cabendo à Comissão Disciplinar julgar a necessidade de uma punição.

O tempo máximo para a entrega do relatório do árbitro é de 3 dias úteis e do coordenador do rachão é de 2 dias úteis (podendo ser enviado ao Coord. de Futebol via fax ou email, com entrega da via original assinada depois).

Todo jogador e/ou dirigente deve acatar a decisão da Comissão Disciplinar sob pena do Estatuto Social do clube. A Comissão Disciplinar, no julgamento de qualquer infração, determinará se a pena é valida apenas para o rachão ou abrangerá atividades extras do futebol (ex: campeonato e/ou jogo amistoso, dentro e fora do ATC).

13- DAS PUNIÇÕES:

Art. 1º - Fazer ofensas pessoais ou ter atitudes anti desportivas contra o Árbitro, Jogador ou Dirigente após o jogo terminado.

Art. 2º - Participar de sorteio ou colocar o nome no sorteio por telefone e não comparecer para o jogo sem a devida justificativa ao Coordenador do rachão.

Art. 3º - Simular contusão, acidente, “cai-cai”, abandonando o jogo (por insatisfação com o resultado ou outro motivo qualquer) é considerado atitude anti desportiva. Apenas nos casos em que o Coordenador do Rachão julgar necessário o relato de abandono de jogo por “contusão ou acidente”, o jogador deverá ser alertado do fato pelo Coordenador e não poderá jogar por 08 dias para prevenção de sua integridade física e recuperação. Caso este jogador volte a jogar durante esse período, caracterizará simulação de contusão e será passível de punição.

Art. 4º - Jogar sem estar com o Atestado Médico em dia.

Art. 5º - Ameaçar, desrespeitar, reclamar por gestos ou palavras, incluindo palavrões ou palavras de baixo calão, ou ofender moralmente o Árbitro, Jogador ou Dirigente.

Art. 6º - Invadir o campo de jogo, para ofender, tirar satisfação ou discutir com o Árbitro, Jogador ou Dirigente sem justificativa, atrapalhando o jogo em andamento. Não sendo atleta o caso será encaminhado à Diretoria para eventuais medidas adicionais.

Art. 7º - Assumir no campo de jogo, atitude inconveniente ou contrária à moral desportiva. Art. 8º - Participar de lance da partida que ocasione sua expulsão por imprudência, força excessiva ou violenta.

Art. 9º - Participar de uma partida durante a suspensão preventiva ou a definitiva, sem a devida liberação.

Art. 1º ao 9º > Suspensão de 08 a 40 dias

Art. 10º - Participar de rixa, conflito ou tumulto antes durante ou depois da partida, em qualquer dependência do clube em razão do jogo. De acordo com a decisão da Comissão Disciplinar o caso poderá ser encaminhado à Diretoria para eventuais medidas adicionais.

Art. 10º > Suspensão de 15 a 60 dias

Art. 11º - Agredir o Árbitro, Jogador ou Dirigente antes, durante ou depois da partida, em qualquer dependência do clube em razão do jogo. Será levado para a Diretoria para análise dos fatos e se necessário será tomada medidas adicionais.

Art. 11º > Suspensão de 30 a 270 dias

15- DAS REINCIDÊNCIAS:

Em caso de reincidência do mesmo grupo de Artigos (1º ao 9º), ou do mesmo Artigo (10º

e 11º) dentro do prazo de 180 dias (contados a partir da data da última advertência/punição, para trás), a penalidade será contada em dobro.

(6)

_____________________________________________________________________________ R. Alexandre Herculano, 02 – Alto de Pinheiros – CEP: 05464-020 - Fone (11): 2142-0889

www.clubeanhembi.com.br e-mail: esportes@clubeanhembi.com.br

ANHEMBI TÊNIS CLUBE

REGULAMENTO DO FUTEBOL SOCIETY

16- CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Todos os praticantes de Futebol (racha, amistoso ou campeonato) estão sujeitos ao regulamento, mesmo nas partidas onde não há um árbitro em campo, cabendo aos Coordenadores a responsabilidade de manter a disciplina.

Todas as penalidades serão aplicadas tendo em vista o relatório por escrito entregue ao Departamento de Futebol pelo árbitro e/ou coordenador do rachão. Podem ser julgadas também pela Diretoria Social do clube se a Comissão Disciplinar assim desejar.

Todos os casos não previstos no Regulamento serão analisados pela Comissão Disciplinar, a qual se reserva o direito de em casos não bem caracterizados, decidir por advertência escrita ao Atleta, que ficará registrada em seu prontuário e que poderá agravar futuras penalidades, se existirem.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com Tsui (apud Figueiredo 2006 p.17), “a interação é ainda mais importante nas salas de aulas de línguas, pois a língua é tanto o objeto do conhecimento quanto o

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

• Proporção entre os elementos representados e seus correspondentes reais; razão entre as dimensões gráficas (do modelo) e as dimensões naturais (do objeto real) • Múltiplos

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

A empresa vencedora que necessitar de maior prazo para entrega do objeto licitado, deverá mencionar na proposta qual será o prazo necessário para entrega e a