• Nenhum resultado encontrado

Nesta edição I- Carta do Provincial 01 II- Aniversariantes 05 III-IV- Aniversários de ordenação Sacerdotal e Religiosa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nesta edição I- Carta do Provincial 01 II- Aniversariantes 05 III-IV- Aniversários de ordenação Sacerdotal e Religiosa"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Publicação Interna dos Servos da Caridade - Brasil - Ano XXI - Nº 226 - Julho de 2019

esta edição

N

II-

05

I-

Carta do Provincial

01

05

III-IV-I - Carta do Provincial

06

Comunicações e Eventos

VI-EXPEDIENTE

Direção e Redação: Pe. Mauro Vogt, SdC E-mail: maurovogtsdc@yahoo.com.br Diagramação e Editoração: Pe. Renato Schneider- SdC

E-mail: secretarioprovincial@guanellianos.org.br Endereço: Av. Benno Mentz, 1560 – Vila Ipiranga

Porto Alegre/RS - CEP.: 91370-020

Tel.: 0**51.3347.54.92 - Fax: 0**51.3340.6818

www.redeguanelliana.com.br

Província Santa Cruz

07 a 10

Queridos e estimados

coirmãos!

I - Carta do Provincial

26/11/2017 a 25/11/2018

V-Aniversários de ordenação Sacerdotal e Religiosa

Aniversariantes

Agenda da Província

São Luís Guanella

“ A caridade é vínculo que faz nobres e grandes os corações.”

Chegamos à metade de mais um ano. Estamos para iniciar o segundo semestre. Certamente estamos cheios de expectativas e até apreensões, quanto à unificação de províncias. Mas não podemos e nem devemos temer. É uma realidade que está perpassando, senão todas, quase todas as Congregações na Igreja.

Diante deste fato, que se concretizará formalmente até o final deste ano, como estou me colocando? Como alguém que tem fé e está aberto às novidades do Espírito? Ou como alguém pessimista, otimista, realista ou entusiasta?

Nenhuma posição vai ajudar em nada se eu não estiver disponível a um caminho de verdadeira conversão. Nosso precedente provincial, Padre Ciro Attanasio, repetidas vezes nos dizia: “Nunca posso pretender que outros mudem. Eu

(2)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Província Santa Cruz

A Caminho

02

“Educar e evangelizar, preferencialmente, os

mais necessitados no corpo e/ou no espírito, com a pedagogia do amor, sendo sinal visível da

ternura de Deus”

É preciso que tenhamos um olhar atento à

Julho de 2019 - Ano XXI- Número 226

Educar e evangelizar, com excelência, em nossas frentes de atuação, construindo um mundo mais justo e fraterno ,

sendo sinal visível da ternura de Deus.

“Nós podemos estar geográfica, cultural, econômica, estrutural, educacional, pastoral e organizativamente unidos… mas se não estivermos unidos ao Senhor, pessoal e comunitariamente, não seremos proféticos e credíveis para ninguém.”

MISSÃO

Educar e evangelizar, com excelência, em nossas frentes de atuação, construindo um mundo mais justo e fraterno,

sendo sinal visível da ternura de Deus.

O nosso Projeto Educativo diz: “Juntamente

com a confiança nos acompanha e sustenta um grande sentido de otimismo. Isso não nasce do sentimentalismo ou dos raciocínios oportunistas, mas da convicção de que o bem é mais forte do que o mal, que a graça de Deus age de modo eficaz nos corações e que as capacidades presentes numa pessoa são infinitamente superiores às suas limitações” (PEG n. 162).

Quando Jesus começou a anunciar o Evangelho Ele dizia: “O tempo já se completou e o Reino de

Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1, 15).

Nós podemos estar geográfica, cultural, econômica, estrutural, educacional, pastoral e organizativamente unidos… mas se não estivermos unidos ao Senhor, pessoal e comunitariamente, não seremos proféticos e credíveis para ninguém.

O primeiro passo da mudança passa necessariamente por mim mesmo.

O período de transição para uma unificação sempre mais efetiva, vai passar sim, por compreensões culturais e pontos de vista pessoais diferentes. Importa, portanto, que estejamos abertos. Se há fechamento, não há crescimento de ponto de vista algum. A primeira condição, é deixar-nos conduzir pelo Espírito de Deus. Confiar sempre em Deus: Está no nosso Projeto Educativo Guanelliano, mais ou menos o que segue: “Onde as nossas capacidades, nossa inteligência, nossas estratégias, não é capaz de chegar,

o Espírito chega”. Jesus Cristo, nosso Salvador assevera: “Tudo é possível para quem crê” (Mc 9, 23). E nós cremos que o que Deus quer ninguém vai impedir. Precisamos discernir e buscar juntos a Santa

Vontade de Deus.

O que podemos fazer, pessoalmente cada, dia, o que depende exclusivamente de nós mesmos, em sintonia com o que o Espírito Santo nos inspira, é buscar crescer na santidade de vida. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que “a santidade consiste em buscar a vontade de Deus, em sermos aquilo que

Ele quer que sejamos”. A vontade de Deus está em seguir os Mandamentos. Quem ama a Deus segue

os seus Mandamentos: «Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me

ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele» (Jo 14, 21).

(3)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Julho de 2017 - Ano XX - Número 204

03

Julho de 2019- Ano XXI- Número 226

VISÃO

Sermos comprometidos com a construção de uma sociedade mais solidária, baseados nos valores do

carisma guanelliano, por meio da evangelização, da educação e da inclusão, com excelência

e cuidado com as pessoas.

A partir de alguns padres espirituais poderíamos dizer que para descobrir e realizar a vontade de Deus, precisamos estar cientes de que a expressão máxima está contida nos Mandamentos. Explanaremos em três passos ou etapas:

Primeira etapa: A vontade de Deus se exprime nos mandamentos. Precisamos de uma inteligência renovada para compreender e aceitar os Mandamentos de Deus nas Escrituras. A Palavra escrita de Deus exige meditação e tempo de reflexão, exige contemplação. A nossa Constituição pede, pelo menos, meia hora diária de meditação.

Segunda etapa: a vontade de Deus, que se expressa através da aplicação das verdades contidas na história da Salvação às novas situações que podem não estar explicitamente mencionadas na Escritura. A escritura não diz que sapato tenho que comprar que marca de camisa, que tipo de armário… é por isso que a nossa inteligência deve seja renovada, formada e governada pela vontade de Deus, que se revela na Escritura. Assim seremos capazes de avaliar tudo o que sintoniza com o espírito de Cristo, e discernir o que Deus nos chama a fazer. Resumindo a segunda etapa: a vontade de Deus se exprime nos mandamentos que exigem um discernimento para serem aplicados às novas situações da vida utilizando a nossa Inteligência renovada.

Terceira etapa: a vontade de Deus, expressa nos seus Mandamentos, deve incidir na nossa ação diária. Podemos dizer que a maior parte da nossa vida se caracteriza por ações não tão refletidas. De forma não tão conscientes. Mas nós, mesmo a nossa intuição, agimos de acordo com aquilo que pensamos. “A Palavra escrita de Deus exige meditação e

tempo de reflexão, exige contemplação. A nossa Constituição pede, pelo menos, meia hora diária de meditação.”

(4)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Província Santa Cruz

A Caminho

Julho de 2019 - Ano XXI- Número 226 04

Provincial Pe. Mauro Vogt - SdC

Um abraço fraterno com as bênçãos de Deus.

“Os presbíteros devem ser anunciadores do Evangelho e pastores da Igreja.”

MISSÃO

Educar e evangelizar, com excelência, em nossas frentes de atuação, construindo um mundo mais justo e fraterno,

sendo sinal visível da ternura de Deus.

E o que nós pensamos? Pensamos naquilo que vemos, que lemos, que ouvimos ou experimentamos a cada dia das nossas vidas. A maior parte dos nossos pensamentos, das nossas atitudes, eu diria, uns 95% dos nossos atos, são espontâneos. Eles fluem, simplesmente, daquilo que está dentro de nós. “Porque a boca fala daquilo que o coração está

cheio. O homem bom tira o bem do seu bom tesouro, o homem mau do seu mau tesouro. Eu vos digo: no dia do julgamento, os homens prestarão contas de todas as palavras vãs que tiverem proferido” (Mt 12, 34-36).

Os mandamentos de Deus são sempre expressos por realidades muito simples. Por exemplo, Jesus diz: “Não vos irriteis. Não sejais orgulhosos.

Não cobiceis. Não vos inquieteis. Não sejais invejosos”. Nenhum destes atos são sempre

premeditados. A cólera, o orgulho, a cobiça, a ansiedade, a inveja, provêm simplesmente do coração sem nenhuma reflexão consciente, sem intenção. E nós somos julgados culpados por causa destes atos. Eles não obedecem aos mandamentos de Deus.

Nós precisamos de um coração novo e uma inteligência nova. É preciso uma árvore boa para produzir bons frutos (Cfr. Mt 12, 33). É um grande desafio. É para isso que Deus nos chama. Vocês não podem fazer isso pelas vossas próprias forças. Vocês precisam de Cristo que morreu pelos pecados de vocês. Vocês precisam do Espírito Santo para conduzi-los à verdade que leva a Cristo e para suscitar em vocês a humildade que aceita a verdade. Consagremos a nossa vida a esta realidade. Mergulhemos na Palavra escrita por Deus. Enchamos da Palavra de Deus a nossa mente e o nosso coração. Rezemos para que o Espírito de Cristo nos renove a tal ponto que fluam naturalmente de nós atos de bondade que sempre estarão em sintonia com a Santa vontade de Deus.

Que aprendamos estas lições na escola do Imaculado Coração de Maria, que mais do que nenhuma criatura esteve tão sintonizada com o Amor do Coração do nosso Deus, que o gerou e o tornou presente e vivo no mundo. Porto Alegre, 29 de junho de 2019

Imaculado Coração de Maria

“A cólera, o orgulho, a cobiça, a ansiedade, a inveja, provêm simplesmente do coração sem nenhuma reflexão consciente, sem intenção.”

(5)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Província Santa Cruz

A Caminho

Data

Nome

Ano

II- Aniversariantes -

Julho

05

Pe. Renato Schneider

1971

1963

Pe. Mauro Vogt

Julho de 2019- Ano XXI- Número 226

26

Diácono Associado Nicanor Antônio Missiaggia

1944

28

14

23

Pe. José Teles de Deus

1994

III- Aniversário de Profissão Religiosa - Julho

IV- Aniversário de ordenação Sacerdotal - Julho

Noviço Francisco Railton dos Santos Holanda

1997

01

VISÃO

Sermos comprometidos com a construção de uma sociedade mais solidária, baseados nos valores do

carisma guanelliano, por meio da evangelização, da educação e da inclusão, com excelência

e cuidado as pessoas.

Pe Francisco Bernardone dos Santos Costa

2018

(6)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Província Santa Cruz

A Caminho

06

Data

Local

Compromisso

V - Agenda da Província - Julho

JULHO

Dezembro de 2017- Ano XX- Número 209 Julho de 2019- Ano XXI- Número 226

03- Quarta

9h- Reunião da Equipe do

Planejamento Estratégico.

Salgueiro-PE

Porto Alegre/RS

12- Sexta a

14- Domingo

23-Terça

Patos de Minas-MG

26- Sexta - 18h a

28- Domingo - 12h

Porto Alegre/RS 08- Segunda a

14- Domingo

Visita do Provincial à

Comunidade

Assembleia Geral Eletiva da

CRB-Nacional. Padre Valdemar

representará o Provincial.

10- Quarta a

14- Domingo

Brasília-DF

Salgueiro-PE

Encontro dos Guanellianos

Cooperadores do Nordeste.

Jubileu de prata 25 anos da

Ordenação Presbiteral do Padre

José Teles de Deus (1994).

ECODEL (Encontro de

Coordenadores e Delegados de

Grupos de Guanellianos

Cooperadores.

(7)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

07

VI - Comunicações e Eventos

Julho de 2017- Ano XX- Número 204 Julho de 2019- Ano XXI- Número 226

REUNIÃO DO CONSELHO PROVINCIAL

SANTA TEREZINHA DE ITAIPU-PR / 4 a 6 DE JUNHO 2019

VISÃO

Sermos comprometidos com a construção de uma sociedade mais solidária, baseados nos valores do

carisma guanelliano, por meio da evangelização, da educação e da inclusão, com excelência

e cuidado as pessoas.

Nos dias 4 a 6 de junho, estivemos reunidos na paróquia Santa Teresinha do

Menino Jesus, em Santa Terezinha de Itaipu-PR, para a 2ª reunião do ano do conselho

provincial da província Santa Cruz, Servos da Caridade no Brasil. A reunião do

conselho acontece a cada três meses e são três comunidades diferentes e a sede

provincial, que todos os anos recebem a visita do provincial e de seu conselho para

as reuniões de planejamento e avaliação. Agradecemos a acolhida dos coirmãos da

paróquia Santa Teresinha, Pe. Adelmo Maldaner e Pe. Amélio Parini, bem como a

comunidade paroquial, pela receptividade e carinho de sempre. São Luís Guanella e

Santa Teresinha do Menino Jesus, intercedam junto de Deus e abençoe a todos.

(8)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Província Santa Cruz

A Caminho

Julho de 2019- Ano XXI- Número 226 08

No dia 15 de junho de 2019 aconteceu o Encontro Pedagógico Guanelliano, em Santa Maria no RS, na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência. O encontro contou com a participação dos educadores e religiosas da Escola Nossa Senhora da Providência e dos educadores e religiosos da Escola de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antonio e da Escolinha Pão dos Pobres.

No primeiro momento foi celebrada uma missa na capela da Escola Nossa Senhora da Providência, teve como celebrante o padre Antônio de Melo Viana. A Irmã Sônia Southier diretora da Escola Nossa Senhora da Providência agradece a presença de todos e destaca a importância do trabalho educativo Guanelliano baseado na Pedagogia do Amor nas instituições Guanellianas.

Após a Missa fomos recepcionados com um café da manhã preparado em conjunto com os Guanellianos Cooperadores de Santa Maria.

ENCONTRO PEDAGÓGICO REGIÃO SUL

SANTA MARIA-RS- 15 DE JUNHO 2019

MISSÃO

Educar e evangelizar, com excelência, em nossas frentes de atuação, construindo um mundo mais justo e fraterno,

sendo sinal visível da ternura de Deus.

Estavam presentes, Irmão Edgar Back de Carazinho; o Senhor Vilnei Machado de Capão da Canoa ,;Adriane Filippi, de Santa Maria; Irmão Ivan Michels, diretor do Educandário São Luiz em Porto Alegre e Professora Ângela Rizzo de Porto Alegre e a Provincial Irmã Maria Eni Massani.

A Provincial das Filhas Santa Maria da Providência agradece a presença de todos os educadores guanellianos ao Encontro Pedagógico de Santa Maria e destaca o trabalho realizado nas instituições Guanellianas baseado no amor e na caridade.

A coordenadora da Equipe Pedagógica Guanelliana, a professora Ângela Rizzo, agradece pela acolhida recebida em Santa Maria e destaca a importância dos Encontros Pedagógicos na formação dos educadores Guanellianos.

Na continuidade dos trabalhos fomos recepcionados com uma encenação teatral que narrou os aspectos das emoções e sentimentos.

O palestrante Padre Antônio Francisco Viana, SdC inicia a sua apresentação ressaltando que o homem tem o dom da inteligência, da liberdade e da sabedoria. Sendo o dom da sabedoria um dos mais significativos, sem um desses três dons teremos dificuldade de gerenciar as emoções.

Para gerenciar as emoções o homem deve aprender a ouvir e fazer o exercício da escuta e da observação

Na conclusão de sua apresentação ressalta que o amor próprio é construído quando aprendemos à amar o outro.

Ao final da palestra fomos recepcionados pela Direção e educadores da Escola Pão dos Pobres para um festivo almoço preparado pelo Grupo de Guanellianos Cooperadores de Santa Maria, onde Padre Antonio deu a bênção.

Na continuação do Encontro Pedagógico a Irmã Sônia e o Irmão Ademir Inácio Marin, Diretor Geral da Escola Pão dos Pobres e da Escolinha Pão dos Pobres, dão as boas vindas aos participantes e aos membros da Equipe Pedagógica do Sul presentes no Encontro Pedagógico.

(9)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Julho de 2019- Ano XXI - Número 226 09

RENOVAÇÃO DOS VOTOS RELIGIOSOS DOS JUNIORISTAS SdC

BUENOS AIRES- ARGENTINA- 28 de junho 2019

VISÃO

Sermos comprometidos com a construção de uma sociedade mais solidária, baseados nos valores do

carisma guanelliano, por meio da evangelização, da educação e da inclusão, com excelência

e cuidado com as pessoas.

Compartilhamos a grande alegria que o senhor nos presenteou com o dia (28) na freguesia Nossa Sra de lujan e São Luís Gonzaga, onde alguns religiosos do seminário renovaram seus votos temporários, nas mãos do padre Gustavo de Bonis, Conselheiro Geral. Que o Senhor continue abençoando as vocações dos nossos clérigos Renan Rafael de Souza Santos, Diovane Sulzbacher Zwirtes, Luis Ernesto Ovelar Ruíz Dias, Saúl Bernabé Morález e Victor Vinicius Mariano Amaral. Contamos com suas orações! Um abraço em Jesus e Maria. Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração, semelhante ao Vosso.

(10)

Confiança na Pr ovidência Competência T ransparência Espírito de Família Ino vação Cria tiva V alorização Inte g

ral do Ser Humano

Caridade Solidária

Província Santa Cruz

A Caminho

Julho de 2019- Ano XXI - Número 226 10

RETORNO A CASA DO PAI DA SRA. GELSOMINA LUIZA FUMAGALLI,

MÃE DO PE. ADENIR FUMAGALLI

MISSÃO

Educar e evangelizar, com excelência, em nossas frentes de atuação, construindo um mundo mais justo e fraterno,

sendo sinal visível da ternura de Deus.

Filha de José Finatto e Maria Garbim Finatto. Nasceu em Rondinha RS, aos 26 de julho de 1929. Em 15 de setembro de 1950, casou -se com Avelino Luiz Fumagalli (falecido), em Rondinha, RS. Da união matrimonial, tiveram 7 filhos: 2 meninos, Luiz Alberto ( falec.) Adenir José (Sacerdote SdC ) e 5 meninas, Edite, Odete , Terezinha (falec.), Roseli e Rosomeri. 4 casadas e um sacerdote dos Servos da Caridade, Pe. Adenir José.

Da união matrimonial dos filhos, nasceram 11 netos e 8 bisnetos. Dona Gelsomina, nossa mãe, com nosso pai, Avelino, foram batalhadores e exemplo de fé . Nossa mãe devota de Nsa. Sra. da Salette; fez parte do Apostolado da Oração e muitos anos da Legião de Maria. Sempre prestativa nas necessidades da casa bem como da vizinhança. As forças lhe vinham através da oração, terço e da Eucaristia. Nos últimos dias, não podendo ir a IGREJA, as Ministras Extraordinárias da Comunhão lhe traziam a Eucaristia e o Sacerdote tem administrado algumas vezes a Unção dos Enfermos. Faleceu aos 89 anos no dia 02 de maio de 2019, na cidade de Realeza-PR.

De nossos pais que partiram para junto de Deus, agradecemos pelo exemplo de vida cristã que nos deixaram bem como os ensinamentos para o mundo. Lá junto de Deus que intercedam, por nós.

Agradecemos a todos pelo apoio e orações, especialmente aos sacerdotes de Realeza e ao Pe. Adelmo-SdC, pela presença nos atos fúnebres; aos médicos e enfermeiras que acompanharam nossa mãe na enfermidade.

Referências

Documentos relacionados

- «Responsabilidade criminal das pessoas jurídicas e equiparadas: algumas pistas para a articulação da responsabilidade individual e colectiva», Estudos em honra do

 Qualificar profissionais, especialmente psicólogos, para o emprego da metodologia prática analítica com atuação na clínica, hospitais, serviços comunitários na área de

No dia 25 de Maio de 2013, no Jardim da Praça dos Heróis do Ultramar, das 10h às 17h, alguns alunos do 12º Ano, do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Básica

Método de Disco-difusão do EUCAST para Teste de Sensibilidade aos Antimicrobianos - Versão 5.0 (Janeiro 2015) Versão em Português – BrCAST -Brazilian Committee on

As mães vivenciam um momento único na altura do nascimento, sendo este crucial para o estabelecimento do vínculo entre mãe e recém-nascido, como evidenciado no artigo “manter

As raspagens são importantes para detectar a presença de parasitas, que podem ser encontrados nas camadas mais superficiais ou mais profundas da pele.. Colocação numa lâmina do

Grande maioria marinhos, mas há espécies de água doce e espécies parasitas principalmente de peixes; Copépodos marinhos são o componente mais abundante do plâncton, mas

Assun to: IP TU/Imp osto P red ial e Territorial Urb ano.. Assun to: IP TU/Imp osto P red ial e Territorial