• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 24/2014 DIRGRAD - PG SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA PROJETOS DE MELHORIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 24/2014 DIRGRAD - PG SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA PROJETOS DE MELHORIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 24/2014 – DIRGRAD - PG

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA PROJETOS DE MELHORIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA

UTFPR

O Diretor de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente Edital, as inscrições para seleção de alunos para atuarem nos projetos selecionados no Edital 036/2014 – PROGRAD – Melhorias dos cursos de Graduação e Técnicos

Integrados de Nível Médio.

1. DO OBJETO

O presente Edital tem por finalidade selecionar 08 (oito) alunos que atuarão nas Ações de Melhoria dos Cursos de Graduação no Câmpus Ponta Grossa da UTFPR.

2. DAS NORMAS GERAIS

2.1. A concessão da bolsa para os alunos que participarão das Ações de Melhorias nos Cursos de Graduação, edição 2014, está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.

2.2. O proponente do projeto selecionado no Edital 036/2014 – PROGRAD, é o responsável direto pela articulação das atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista selecionado para realização do projeto. 2.3. O presente Edital regula-se pelos preceitos de direito público inseridos no caput do art. 37 da Constituição Federal e, em especial, pelas normas internas da UTFPR.

3. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

3.1. Os recursos necessários para pagamento dos bolsistas estão previstos no Orçamento Geral da União para o exercício de 2014, conforme o Programa de Trabalho 12364203220RK0041, Natureza da Despesa 339018.

3.2. O pagamento da bolsa está condicionado à liberação à UTFPR dos Recursos Orçamentários destinados ao Fomento às Ações de Graduação e Pós-Graduação no Estado do Paraná.

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

(2)

4. DOS CANDIDATOS A BOLSA

4.1. Pode participar do processo de seleção o estudante regular dos cursos de Graduação, que atenda aos critérios estabelecidos neste Edital.

4.2. Por estudante regular se entende todo aquele que estiver matriculado em um dos cursos da UTFPR. 4.3. Só pode concorrer a bolsa o aluno que, por ocasião do pagamento da última parcela da bolsa, ainda estiver na condição de estudante regular.

5. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA

5.1. Participar das atividades previstas no plano de trabalho proposto pelo professor coordenador do projeto.

5.2. Apresentar relatórios das atividades desenvolvidas, quando solicitado pelo professor coordenador do projeto.

5.3. Manter o professor coordenador do projeto informado sobre situações e/ou condições que comprometam o andamento das atividades.

5.4. Zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, bem como cumprir suas normas internas.

6. DAS CONDIÇÕES GERAIS DO BOLSISTA

6.1. Os bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividades.

6.2. Os bolsistas deverão fazer seus Horários de Atividades, em comum acordo com o coordenador do curso, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.

6.3. As ações dos bolsistas selecionados serão desenvolvidas através de atividades propostas, especificamente, pelo coordenador do curso.

6.4. A formalização da participação do aluno ocorrerá por meio de Termo de Acordo específico entre a Instituição e o bolsista mediado pelo Diretor de Graduação e Educação Profissional do Câmpus.

7. DA CONCESSÃO DE BOLSAS

7.1. O valor da bolsa concedida aos estudantes será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a ser depositado em conta bancária, exclusivamente em nome do estudante, no Banco do Brasil (Banco 001) ou Caixa Econômica Federal (Banco 104).

7.2. A abertura da conta bancária, nos bancos especificados, deverá ser providenciada pelo estudante, caso não a possua.

7.3. A atualização dos dados bancários são de responsabilidade exclusiva do estudante bolsista, junto ao coordenador do projeto.

(3)

7.4. Não é permitido ao aluno acumular a bolsa prevista neste edital com qualquer outra bolsa de fomento e/ou iniciação científica, a exceção de bolsas ou recursos de auxílio oriundos do PNAES e/ou bolsa permanência, especificadas no Art. 6o da portaria 389 de 9 de maio de 2013 do MEC.

7.5. As bolsas serão concedidas ao aluno, por um período de 6 (seis) meses, a partir do mês indicado pelo

professor coordenador do projeto.

8. DAS INSCRIÇÕES

8.1. Para concorrer ao processo de seleção o estudante deverá:

 Estar matriculado em curso regular presencial da UTFPR e estar frequentando as aulas de, no mínimo, uma disciplina.

 Não estar cursando apenas Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Atividade Complementar.

 Não ter sofrido sanção disciplinar no semestre anterior.

 Estar apto a iniciar as atividades no mês indicado pela Coordenação.

Preencher o Formulário de Inscrição (Anexo I) e entregá-lo, na Diretoria de Graduação e Educação Profissional - DIRGRAD, do Câmpus, no horário das 09h às 12h e das 13h às 17h, no período de 12 a 16 de dezembro de 2014.

 O aluno candidato à bolsa prevista neste edital não poderá estar recebendo qualquer uma das seguintes bolsas, excetuando-se bolsas ou recursos de auxílio oriundos do PNAES e/ou bolsa permanência:

a) Bolsa de apoio ao TCC; b) Bolsa de Monitoria;

c) Bolsa de Iniciação Científica; d) Bolsa do programa PIBID; e) Bolsa do programa PET; f) Bolsa RED

Atender aos requisitos dispostos na tabela do Anexo II.

8.2. O candidato será excluído do processo de seleção se não entregar o Formulário de Inscrição no prazo estabelecido e se as informações prestadas não forem verdadeiras.

8.3. Os prazos e horários constantes nesse Edital são improrrogáveis e não ocorrendo a entrega do formulário exigido, nos prazos estabelecidos, bem como a coerência entre dados informados, o candidato será excluído do processo de seleção.

8.4. A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital.

9. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1. Os estudantes candidatos à bolsa deverão atender aos seguintes requisitos, definidos pela COORDENAÇÃO, conforme tabela do ANEXO II:

9.2. Para desempate sugere-se, na seguinte ordem de prioridade, os critérios de:

 Maior coeficiente de rendimento

(4)

9.3. Os candidatos à bolsistas serão selecionados pelos Coordenadores dos cursos, através das informações apresentadas nas fichas de inscrição;

9.4. Os bolsistas serão selecionados por ordem de classificação em número correspondente ao de bolsas disponíveis no Curso.

10. DA PERDA DO DIREITO À BOLSA

10.1. O candidato perderá o direito à bolsa se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital.

10.2. A emissão da bolsa poderá ser suspensa a qualquer momento se não forem cumpridas as normas estabelecidas nesse edital.

10.3. O aluno que infringir algum dos termos do Edital, ou regulamentos da instituição, durante o período de vigência do presente Edital, será desligado do projeto, perde o direito a bolsa e fica condicionado a devolução dos valores recebido ao erário público, via Guia de Recolhimento da União – GRU.

10.4. O aluno poderá a qualquer momento solicitar o desligamento do projeto, formalmente, via notificação ao coordenador do curso. Nesse caso, não perde direito as bolsas pagas até o momento do desligamento, porém, pode ficar condicionado a terminar a atividade iniciada ou a findar o prazo para fechamento do período mensal da bolsa. As bolsas vacantes poderão ser transferidas para um novo bolsista que esteja em lista de espera ou que passe por um novo processo extraordinário de seleção.

11. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

11.1. As inscrições serão realizadas nos dias úteis, no período de 12 a 16 de dezembro de 2014.

11.2. A relação dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis de bolsas será divulgada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no dia 18/dezembro/2014 no Edital da DIRGRAD e no site

https://www.utfpr.edu.br/pontagrossa/estrutura-universitaria/diretorias/dirgrad/programas-academicos/projetos-de-melhoria-dos-cursos-de-graduacao

11.3. 11.3. Os recursos contra o resultado poderão ser protocolados no dia 19/dezembro/2014, no horário das 09h às 18h, na DIRGRAD.

11.4. A relação final dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis de bolsas será divulgada pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional – DIRGRAD até o dia 23/dezembro/2014 no Edital da DIRGRAD e pelo site https://www.utfpr.edu.br/pontagrossa/estrutura-universitaria/diretorias/dirgrad/programas-academicos/projetos-de-melhoria-dos-cursos-de-graduacao

(5)

Quadro 1 Cronograma

1. Inscrições 12/12/2014 a 16/12/2014

2. Divulgação do resultado parcial 18/12/2014

3. Período de Recurso 19/12/2014

4. Divulgação do resultado final 23/12/2014

5. Início das atividades do bolsista FEVEREIRO OU MARÇO* *Conforme necessidade da Coordenação (ver item 7.5)

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. O estudante, para participar do processo seletivo à bolsa, deverá conhecer as instruções estabelecidas no presente Edital.

12.2. Será admitido recurso, devidamente fundamentado e indicando os pontos a serem examinados, se for protocolado no dia 19/dezembro/2014, entre o horário das 09h às 17h, na DIRGRAD, dirigido ao coordenador do curso.

12.3. Os prazos e horários constantes nesse Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.

12.4. As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pelo Diretor de Graduação e Educação Profissional, observada a legislação.

12.5. O presente Edital será publicado no site https://www.utfpr.edu.br/pontagrossa/estrutura-universitaria/diretorias/dirgrad/programas-academicos/projetos-de-melhoria-dos-cursos-de-graduacao e no mural da DIRGRAD.

Ponta Grossa, 11 de dezembro de 2014.

Prof. Lourival A. Góis

(6)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional

ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO

BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO AOS PROJETOS DE MELHORIA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR NOME:_________________________________________________________ R.A. ____________________ CURSO:_____________________________________________________ PERÍODO: _________________ RG:____________________________________ CPF:___________________________________________ TELEFONE: ______________________________________ EMAIL: _________________________________ ENDEREÇO ATUAL:________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ RECEBE ALGUMA BOLSA: ( ) NÃO ( ) SIM Qual? __________________________________________ Assinale com um X para qual projeto deseja concorrer à bolsa: (Só é permitido concorrer para 1 projeto)

Justifique seus principais motivos para participar no projeto:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ I. Fico ciente que o preenchimento e protocolo deste formulário não implica deferimento de qualquer benefício;

II. Autorizo aos Coordenadores solicitar outros documentos, e/ou realizar entrevistas;

III. Declaro que as informações prestadas neste cadastro são verdadeiras, assim como, assumo total responsabilidade sobre os dados constantes do questionário e sobre a veracidade dos documentos comprobatórios e anexos, sob pena de punição, conforme a legislação vigente.

Data _____/_______/_________ Assinatura: ________________________________________________ UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

PR

( ) COADS Auxílio a processos acadêmicos através de ferramentas para visualização de informações;

( ) COALM Desenvolvimento e manutenção de um Blog para a divulgação do curso de Tecnologia em Alimentos; ( ) COAUT Desenvolvimento de sistema para preenchimento de planos de ensino;

( ) COCIC Divulgação de conteúdo e informações dos cursos do DAINF- PG Através de meios digitais; ( ) COELE Organização de guias de laboratórios em aulas práticas de Engenharia Eletrônica;

( ) COEME Ações para melhoria da divulgação do curso de Engenharia Mecânica;

( ) COENP Levantamento da percepção dos discentes e dos docentes sobre o curso de graduação em engenharia de produção (Câmpus Ponta Grossa) através de ‘’Surveys’’;

( ) COENQ Ações de divulgação de informações do curso de Engenharia Química; ( ) COFAM Ações de divulgação do curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica;

( ) COLIC Melhoria do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Câmpus Ponta Grossa;

( ) COTED Desenvolvimento de divulgação e atualização de material referente ao Curso Técnico Subsequente em Informática para internet na modalidade à distância;

(7)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional

ANEXO II VAGAS E REQUISTOS

COORD. COORDENADOR REQUISITOS VAGAS

COALM Profª. Giovana - Estar regularmente matriculado em qualquer um dos cursos regulares presenciais da UTFPR, Campus Ponta Grossa; sem restrições em relação à área do curso;

- Ter disponibilidade de 20 horas semanais para organização e digitação de materiais didáticos (textos, imagens e vídeos);

- Ter conhecimento básico de informática, suficiente para construir uma página /ou blog de divulgação do curso de Tecnologia em Alimentos (não basta apenas conhecer Word, Excel e saber acessar páginas da Internet).

01

COELE Prof. Casaro - Estar regularmente matriculado em qualquer curso da UTFPR câmpus Ponta Grossa.

- Dominar conhecimentos em: Programação HTML, SQL e Java; Banco de dados e Redes de computadores.

01

COELE Prof. Murilo - Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Eletrônica; - Cursando do 4º período em diante;

- Já tenha cursado a disciplina de Metrologia Elétrica

01

COENP Prof. Gerson - Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia de Produção e estar no 4º ou 5ª período em dezembro/2014;

- Ter disponibilidade de horário ao longo do período da bolsa; - Ter bom relacionamento com os alunos de engenharia de produção; - Ter bom desempenho acadêmico;

- Ter atuado em iniciativas de melhoria do curso de engenharia de produção;

01

COFAM Prof. Luciano - Estar regularmente matriculado, em qualquer período, nos cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica ou Engenharia Mecânica

- Ter conhecimento e experiência em criação e desenvolvimento de sites e Redes Sociais.

01

COLIC Prof. Marcio Silva - Estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturas;

- Disponibilidade de tempo para desenvolver as atividades todos os dias da semana, no período vespertino.

01

COMEC Prof. Laércio - Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Mecânica - Cursando do 4º período em diante;

01 COTED Profª. Mônica - Estar regularmente matriculado no curso de Analise e Desenvolvimento

de Sistema ou Ciência da Computação; - Cursando do 4º período em diante;

- Ter conhecimento básico de infraestrutura de rede - Ser comunicativo, proativo e autodidata

- Ter disponibilidade de horário (tarde ou noite)

01

*As Coordenações dos cursos de Engenharia Química (COENQ), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (COADS) e de Ciência da Computação (COCIC), já selecionaram seus bolsistas por meio de Edital interno da própria Coordenação.

Referências

Documentos relacionados

O algoritmo do filtro de Kalman pode ser usado para estimar os estados e a saída de um sistema dinâmico em situações, nas quais as variáveis não estão disponíveis a todo o momento

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Ao término do Ensino Fundamental, o Colégio confere o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental como também o Histórico Escolar em duas vias e ao término

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

O ciclo de estudos tem duração e estrutura semelhantes a ciclos de estudos de instituições de referência do Espaço Europeu de Ensino