• Nenhum resultado encontrado

UNG CIC Tópicos Especiais de TI. Aula 13

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNG CIC Tópicos Especiais de TI. Aula 13"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Elisabete A. Candido Página 1

Aula 13

1. Data Warehouse – Armazém de Dados (Continuação)

1 – Erros na implantação de um Data Warehouse

Segundo o Data Warehousing Institute existem dez erros mais comuns na implantação de um Data Warehouse que podem levar o projeto ao fracasso. São eles:

1. Começar o projeto com o tipo errado de "patrocínio"

Um projeto de porte, como o de Data Warehouse, que envolve muitas áreas da empresa, grande volume de recursos, exige mudanças em aspectos que afetam o comportamento das pessoas, deve ter o patrocínio correto, isto é, se for apoiado pelo mais alto escalão da empresa, as chances de sucesso serão maiores. Recomenda-se que o presidente da empresa seja o grande patrocinador e apoiador do projeto.

Deve-se ter em mente que o Data Warehouse não é mais uma alternativa de processamento de dados, pois não se trata de um projeto que possa ser apoiado (patrocinado) por técnicos ou gerentes das áreas de tecnologia de informação.

2. Gerar expectativas que não podem ser satisfeitas, frustrando os executivos quando da utilização do Data Warehouse

Deve estar definido para os executivos da empresa o que eles podem esperar na utilização do Data Warehouse. Esse item está muito relacionado com o estágio de informatização que a empresa se encontra e a forma como os gerentes utilizam as informações nos sistemas atuais.

Expectativas que não venham a ser atendidas, além de gerar frustração, contribuirão de forma negativa para a instalação do conceito da ferramenta na organização.

Uma das formas de evitar que isso ocorra é o envolvimento dos executivos em todas as fases do projeto. Além de possibilitar a contribuição desses em aspectos importantes de apoio ao projeto, isso irá

(2)

Elisabete A. Candido Página 2

delineando a forma com que se trabalhará no novo ambiente e o que esperar dele.

3. Dizer: "Isso vai ajudar os gerentes a tomar decisões melhores" e outras afirmações politicamente ingênuas

Como já dito anteriormente, talvez a única coisa que o Data Warehouse não faça é tomar a decisão, mas pode ajudar os executivos a tomá-Ia. Existem dois aspectos a serem considerados neste item: um político e um técnico. No político, a afirmação dita acima pode levar a interpretação de que os gerentes não estão preparados para decidir, e sem o Data Warehouse não poderiam decidir bem. Isso pode levar à imposição de algumas barreiras, por parte desses executivos, que representarão obstáculos para implantação do Data Warehouse.

O aspecto técnico diz respeito a como lidar com o "conhecimento" que pode advir das informações geradas a partir do Data Warehouse. Nesse caso, já estamos falando da habilidade e preparo que cada gerente tem em lidar com novos conhecimentos, e como podem utilizá-Ios para administrar.

4. Carregar o Data Warehouse com informações só "porque estavam disponíveis"

Esse ponto tem muito mais a ver com aspectos técnicos de armazenamento da informação do que com barreiras que se desejem impor no sentido de filtrar dados que poderiam ter sido úteis futuramente em alguma análise. Um Data Warehouse é um armazém de dados e não um "lixão".

É importante que se estabeleçam critérios de carga das informações e que gradativamente possa ir se disponibilizando mais informações no ambiente.

5. Falhar no objetivo de acrescentar valor aos dados através de mecanismos de desnormalização, categorização e navegação assistida

(3)

Elisabete A. Candido Página 3

As empresas possuem, em geral, valiosos dados e informações que nem sempre estão associados e que portanto não podem ser utilizados para produzir novos conhecimentos. Um objetivo a ser perseguido na implantação do Data Warehouse é o de agregar novos valores aos dados já existentes. Existem várias formas de se operacionalizar esta tarefa. Isso deve ocorrer tanto na fase de planejamento da construção como em tempo de carga de dados no ambiente.

6. Escolher um gerente para o Data Warehouse que seja voltado para a tecnologia em vez de ser voltado para o usuário

O perfil dos profissionais que atuam nas áreas de tecnologia de informação tem se alterado com o decorrer do tempo. Tem-se exigido um foco muito mais voltado ao negócio da empresa do que à tecnologia propriamente dita. O mercado de trabalho vem substituindo o antigo" analista de sistemas" pelo" analista de negócios".

O foco para o negócio da empresa também deve ser exigido para os executivos das áreas de tecnologia de informação. É importante que o perfil do gerente do Data Warehouse seja dirigido para objetivos muito mais voltados a atender às necessidades dos usuários do que a exploração da excelência da tecnologia pela tecnologia.

7. Focalizar o Data Warehouse em dados tradicionais internos orientados a registro e ignorar o valor potencial de dados textuais, imagens, som, vídeo e dados externos

É importante reforçar que será instalado com o Data Warehouse um novo conceito que irá contribuir para aquisição de novos conhecimentos. O processamento de dados baseado no tratamento de "registros" evoluiu para contemplar novas formas de tratamento de informação. O estágio no qual a empresa se encontra e a familiaridade de seus executivos com essas novas formas de tratamento da informação influenciarão na forma como esse novo processo será aceito e do apoio que terá para se concretizar.

Podemos citar a Internet, onde uma das causas que possibilitaram a sua larga utilização e expansão é a capacidade de tratar multimídia. Dada

(4)

Elisabete A. Candido Página 4

essa característica, o usuário encontra um ambiente amigável e favorável para buscar respostas às suas necessidades.

Novos sistemas devem contemplar essas formas de representação da informação, caso contrário corre-se o risco de estar se desenvolvendo ambientes obsoletos em relação à forma como o usuário irá obter as informações.

8. Fornecer dados com definições confusas e sobrepostas

É importante que a conceituação dos principais dados, informações e conhecimentos utilizados na empresa, estejam claros e possuam o mesmo significado para todos. Isso ajudará os envolvidos no desenvolvimento desse novo ambiente a fornecê-Ias de modo claro e de forma a se evitar ambigüidades ou dúvidas quanto ao significado da informação que estará se exibindo para o usuário.

Treinamento não só na utilização das ferramentas de Data Warehouse, mas também no significado dos dados pode evitar que se incorra no erro apontado por esse item. Envolvimento constante das equipes do projeto também favorecerão para que esse problema não venha a ocorrer.

9. Acreditar nas promessas de desempenho, capacidade e escalabilidade dos vendedores de produtos para Data Warehouse

Mais uma vez o conhecimento se mostra importante para que os gerentes possam estar decidindo sobre o que utilizar como soluções de software e hardware. Estar baseado somente nas opiniões dos vendedores que enaltecem as qualidades de seus produtos, sem muitas vezes saber se essas qualidades serão realmente importantes para as necessidades de nossa empresa, pode acarretar problemas na implantação do Data Warehouse.

O conhecimento a que me refiro, e que os gerentes devem ter, está relacionado a outras experiências que cada um desses gerentes já teve com o tratamento de aquisição de hardware e software e se torna importante para a tomada de decisão de que produto utilizar.

(5)

Elisabete A. Candido Página 5

Em geral as empresas vendedoras de software apresentam o portifólio dos clientes que já atendem. Isso é um dado importante e deve ser considerado no processo de escolha de um produto. Outro aspecto também importante é a utilização de procedimentos para escolha baseados em "benchmarking"1. Uma vez adotado como regra para a empresa, esse processo pode ser de muita valia e acaba criando uma cultura onde decisões na escolha dos produtos a serem utilizados na empresa sempre se darão embasadas nesse procedimento.

10. Usar Data Warehouse como uma justificativa para modelagem de dados e uso de ferramentas "case"

A cultura organizacional, no que tange à utilização de recursos de informática, mais uma vez exercerá papel de relevância neste item. O Data Warehouse não deve ser justificado para apoiar a utilização de outras ferramentas ou técnicas de informática, é justamente o contrário. Quanto mais a empresa está atualizada e se utiliza dessas técnicas, mais facilidade terá em implementar seus Data Warehouse. Se precisar de ferramentas case2 ou modelar seus dados, deve fazê-Io independente de justificá-Ios através do Data Warehouse, cuja função não é essa.

Refletir sobre os erros mais comuns permite-nos que eles sejam evitados. Cuidados a ser tomados nesse sentido evitarão que ocorra desperdício de tempo, investimentos e, talvez o que seja mais importante nesse cenário, a frustração frente ao insucesso na utilização de novas formas de trabalho, que se já são prejudiciais por si só, acabam influindo negativamente na cultura organizacional da empresa, fortalecendo o comportamento daquelas pessoas que são resistentes a mudança.

1.6 – Conclusão

O Data Warehouse não se traduz apenas pelo uso de uma ferramenta ou tecnologia, mas sim como um conjunto delas, de alto valor para a

1

Processo que consiste na apresentação dos produtos, entre empresas competidoras para fornecimento de soluções, de forma que o cliente possa comparar as vantagens oferecidas por todos os fornecedores e realizar uma opção de compra baseado nos resultados dessa comparação

2

"CASE" (Computer Aided Sofware Engineering) - Desenvolvimento de software auxiliado por computador. São ferramentas que permitem reduzir o tempo necessário para o desenvolvimento de um software. Em geral são interativas, armazenam conhecimentos de construção necessários ao novo software.

(6)

Elisabete A. Candido Página 6

organização que vem ganhando destaque nas empresas nos últimos anos. Tem como principal objetivo disponibilizar informações para gerar novos conhecimentos para serem utilizados estrategicamente para a organização.

A sua implantação nas empresas depende fundamentalmente de planejamento e deve ser encarada como uma evolução natural dos processos de manuseio da informação

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Considerando a contabilidade como centro de gestão da informação, os autores defendem o aprimoramento de uma visão sistêmica ao profissional, como também uma maior compreensão

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...