• Nenhum resultado encontrado

Manter os edifícios em boas condições Uma responsabilidade de todos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manter os edifícios em boas condições Uma responsabilidade de todos"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

A imagem do lugar onde habitamos depende, em muito, de nós.

Através da Campanha Habitar é Conservar, a Câmara Municipal de Almada promove a imagem urbana do concelho, com o objectivo de contribuir para a construção de um território cada vez mais qualificado.

Esta Campanha dá a conhecer aos proprietários as suas responsabilidades e os incentivos existentes para que pintem as suas casas, para que as mantenham habitadas e para que procedam às necessárias obras de conservação.

É com medidas tão necessárias como pintar regularmente as fachadas dos edifícios ou proceder à manutenção da sua cobertura, que se constroem lugares mais qualificados e harmoniosos.

Neste encarte especial do AlmadaAlmadaAlmadaAlmadaAlmada, a autarquia informa todos os incentivos à disposição dos proprietários, assim como os requisitos necessários para que deles possam usufruir.

A lei estabelece a obrigatoriedade dos edifícios serem objecto de obras de conservação pelo menos uma vez em cada período de 8 anos. Estas obras visam manter os edifícios em boas condições e contribuem decisivamente para a melhoria da imagem do concelho.

O incumprimento desta imposição legal pode levar ao pagamento de coimas que variam entre os 500 euros e os 100 000 euros.

Com o objectivo de facilitar os proprietários ou as administrações dos condomínios a fazerem obras nos respectivos edifícios, a Câmara Municipal de Almada decidiu isentar a necessidade de:

Manter os edifícios em boas condições

Uma responsabilidade de todos

Quer pintar o seu prédio?

Beneficie da isenção de taxas

- Apresentação de projectos de ocupação de espaço público; - Pagamento das respectivas taxas de ocupação do espaço público.

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Quem quiser fazer obras na cobertura e/ou fachada da sua casa ou do seu prédio, basta apresentar à autarquia os seguintes elementos:

- Requerimento para ocupação do espaço público; - Planta de localização;

- Seguro de responsabilidade civil.

Onde entregar

Onde entregar

Onde entregar

Onde entregar

Onde entregar

Departamento de Administração Urbanística Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 67, Almada Horário: Segunda a sexta: 8h30 - 15h Telf. 21 272 43 36

(3)

O RECRIA é um programa destinado à recuperação de imóveis de arrendamento. Consiste numa comparticipação a fundo perdido concedida pelo IHRU – Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e pela Câmara Municipal de Almada. Há ainda a possibilidade da concessão de um financiamento bancário para a parte não comparticipada.

Como beneficiar

Como beneficiar

Como beneficiar

Como beneficiar

Como beneficiar

Podem candidatar-se os senhorios e proprietários de fogos cuja renda tenha sido objecto de correcção extraordinária, assim como os inquilinos, que se substituam aos senhorios, na realização das obras em fogos com rendas susceptíveis daquela correcção.

Obras elegíveis

Obras elegíveis

Obras elegíveis

Obras elegíveis

Obras elegíveis

São comparticipáveis pelo RECRIA os fogos e as partes comuns de prédios em que pelo menos um fogo tenha sido objecto de correcção extraordinária, onde se procedam a:

- Obras de conservação ordinária; - Obras de conservação extraordinária;

- Obras de beneficiação, que se enquadrem na lei geral ou local e se tornem necessárias para a concessão de licença de utilização.

Requisitos

Requisitos

Requisitos

Requisitos

Requisitos

Prédios localizados nos centros históricos em que pelo menos um fogo esteja arrendado com contrato de arrendamento anterior a 1 de Janeiro de 1980 e cuja renda tenha sido objecto de correcção extraordinária.

Apoios

Apoios

Apoios

Apoios

Apoios

A comparticipação total que for concedida é suportada em

Quer recuperar o seu imóvel antigo?

Concorra ao RECRIA

Núcleos históricos

3

Suplemento Especial - Junho 2008

RECRIPH

RECRIPH

RECRIPH

RECRIPH

RECRIPH

O RECRIPH é um programa que visa apoiar financeiramente a execução de obras de conservação e de beneficiação que permitam a recuperação de imóveis antigos, constituídos em regime de propriedade horizontal.

Beneficiários

Beneficiários

Beneficiários

Beneficiários

Beneficiários

Podem candidatar-se a este programa as administrações de condomínio ou as pessoas singulares proprioetárias de todo o imóvel.

Obras elegíveis

Obras elegíveis

Obras elegíveis

Obras elegíveis

Obras elegíveis

São elegíveis as obras de conservação ordinária e extraordinária e de beneficiação nas partes comuns dos prédios.

Requisitos

Requisitos

Requisitos

Requisitos

Requisitos

Têm acesso a este regime as administrações de condomínio ou os proprietários dos imóveis que tenham sido construídos até à data de entrada em vigor do RGEU (1951), ou após essa data, os que tenham Licença de Utilização emitida até 1 de Janeiro de 1970, relativamente a edifícios que sejam compostos pelo menos por 4 fracções autónomas, podendo apenas uma delas ser afecta ao exercício de uma actividade de comércio ou pequena indústria hoteleira.

Apoios

Apoios

Apoios

Apoios

Apoios

As comparticipações a fundo perdido, destinam-se à realização de obras de conservação nas partes comuns dos prédios, cujo valor máximo não poderá ser superior a 20% do montante total das obras, sendo 60% suportado pelo IHRU e 40% pelo Município. De acordo com a lei, poderá ainda ser concedido pelo IHRU, ou outra instituição de crédito autorizada para o efeito, um financiamento bonificado, cujo limite máximo poderá ir até ao valor das obras não comparticipado, nos termos estabelecidos para o crédito bonificado, com prazo de reembolso máximo de 10 anos.

Mais informações

Mais informações

Mais informações

Mais informações

Mais informações

Divisão de Qualificação Urbana - CMA Câmara Municipal de Almada

Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 67, Almada Horário: Segunda a sexta: 8h30 - 15h Telf. 21 272 43 54

Vive num imóvel antigo?

Candidata-se ao RECRIPH

Núcleos históricos

Tem uma casa desabitada?

Arrende-a. Poupe 20% no IMI

Nas casas devolutas, isto é, desabitadas há mais de um ano, o IMI pode ser cobrado com um agravamento de 100 por cento (dobro). Esta medida pretende evitar situações de degradação e de abandono.

No concelho de Almada existem cerca de nove mil casas devolutas.

Com o objectivo de combater a desertificação das zonas históricas, incentivar o arrendamento e promover a vida nos centros urbanos, o Município tem em vigor a redução da taxa de IMI em 20% nos prédios arrendados para habitação. Uma medida válida em todo o concelho.

Possui uma casa devoluta?

IMI a dobrar

60% pela Administração Central, através do IHRU e 40% pelo Município. O valor da comparticipação pode ainda aumentar em 10%, desde que as obras visem a adequação dos prédios às Medidas Cautelares de Segurança contra Riscos de Incêndio nos Centros Urbanos Antigos.

Mais informações

Divisão de Qualificação Urbana - CMA Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 67, Almada Horário: Segunda a sexta: 8h30 - 15h Telf. 212724354

(4)

Os proprietários que tenham realizado obras de conservação dos seus edifícios (fachadas e/ou coberturas) entre 30 de30 de30 de30 de30 de Junho de 2000 e 31 de Agosto de 2008

Junho de 2000 e 31 de Agosto de 2008 Junho de 2000 e 31 de Agosto de 2008 Junho de 2000 e 31 de Agosto de 2008

Junho de 2000 e 31 de Agosto de 2008 podem habilitar-se a uma bonificação de 30% no IMI a pagar em 2009

Esta medida está restrita a 11 núcleos históricos do concelho, em áreas delimitadas. Veja nas páginas seguintes se o seu prédio está abrangido por esta medida. Pode igualmente consultar o site da autarquia e aceder aos mapas detalhados das áreas delimitadas (www.m-almada.pt/habitareconservar).

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Documentos a apresentar

Para usufruir desta medida, os proprietários deverão entregar, até ao dia 30 de Setembro de 2008, nos serviços de atendimento do Departamento de Administração e Finanças, os seguintes

documentos:

- Fotocópia da Caderneta Predial;

- Comprovativo da execução das obras (cópia da factura e recibo de pagamento);

- Número de contribuinte;

- Fotocópia de documento comprovativo de autorização de obras, emitido pelo Departamento de Administração Urbanística da Câmara Municipal (caso a mantenha em seu poder).

Onde entregar

Departamento de Administração e Finanças Rua Trigueiros Martel, nº 1, Almada Velha Horário: segunda a sexta: 8h30 – 15h30 Telf. 21 272 40 00

Quer pagar menos 30% de IMI?

Faça obras no seu prédio

Medida restrita a áreas delimitadas

(5)

5

Suplemento Especial - Junho 2008

(6)
(7)

Cova da Piedade

7

(8)
(9)

9

Suplemento Especial - Junho 2008

(10)
(11)

Monte de Caparica

11

(12)
(13)

13

Suplemento Especial - Junho 2008

(14)
(15)

Costa da Caparica

15

(16)

Referências

Documentos relacionados

(...) Uma boa atriz, uma boa mentirosa, mas não, na verdade, uma pessoa muito boa.” (KUSHNER, 1994, p. 35) Provavelmente tão mundana quanto o desejo de um ator de

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

The aim of this study is to evaluate the effects on growth performance, whole- body composition, digestibility, nutrient and amino acid retention, and gut microbiota