• Nenhum resultado encontrado

Colegiado do Curso de Manutenção Indústrial. Experiência na Indústria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colegiado do Curso de Manutenção Indústrial. Experiência na Indústria"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Colegiado do Curso de

Manutenção Indústrial

(2)

CORPO DOCENTE

•Juarez Santos da Silva

• Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Mato Grosso (1981). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em tecnologia da comunicação e informação. Especialista em Gestão Estratégica em Ambiente Competitivo; Especialista em Redes de Computadores; 22 anos de experiência sendo 10 anos como gerente de setor e gerente de divisão da Usina de Tucuruí. Coordenador de Projetos de P&D Eletronorte.

• Heline Santana Modesto

• Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (1997) e mestrado

em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Tem

experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Resíduos Sólidos Líquidos e Gasosos e Tratamento de Água de Abastecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: controle da poluição, avaliação ambiental, educação ambiental, tratamento físico-químico e biológico da água e gerenciamento ambiental.

•Anderson José Costa Sena

• Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000) e mestrado

em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é pesquisador

da Universidade Federal do Pará. Tem 8 anos de experiência na área Industrial; desenvolveu 5 sistemas voltados para a manutenção de equipamentos estáticos e rotativos da planta de produção da Eletronorte.

•Luiz Otávio Sinimbu de Lima

• Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1987) e

especialização em Técnicas Modernas de Monitoramento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) . Atualmente é Engenheiro Mecânico da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A., tem 20 anos de experiência na área de manutenção; Coordenador de Projetos de P&D Eletronorte.

(3)

CORPO DOCENTE

•Wellington José F. de Lima

• Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1997); é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1999). Proprietário da empresa WEB Engenharia e responsável técnico em várias soluções computacionais para manutenção preditiva, voltados para a área de distribuição, geração e transmissão de energia elétrica; atuou como auditor da norma NBR\ISO 17025 durante 2 anos na Eletronorte; tem 9 anos de docência; 12 anos de experiência na área de manutenção; 10 anos como pesquisador em programas de P&D Eletronorte e Rede Celpa; executa a função de Coordenador do curso de Manutenção Industrial desde 2008;

•Grácio Paulo Pessoa Serra

•Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1976), graduação em Licenciatura em Disciplinas Especializadas pela Universidade Federal do Pará (1983), graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1982) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (1997). Atualmente é professor da União de Ensino Superior; Especialização em Engenharia Naval; 33 anos de experiência na área industrial. Atualmente é Conselheiro do Confea (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

•Rildo César Dias Arrifano

•Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Sistemas de Energia e Eficiência Energética, pela Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é Engenheiro do Detran-PA, atuando na área de Instalações Elétricas Prediais (Infra-estrutura e Logística). Também é Professor-Mestre horista do Instituto de Estudos Superirores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas, Qualidade de Energia,

(4)

CORPO DOCENTE

•Silvia Maria Pereira Flores.

•Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1978), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará (1973), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1989) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é professora de Química Geral e Ciência dos Materiais (Laboratório) do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: rejeitos industriais, cerâmica e meio ambiente.

•Alex Guedes

•Possui graduação em Engenharia mecânica pela Universidade Federal do Pará (1994) e

mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1997). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de turbomáquinas hidráulicas, análise de escoamentos não estacionários, transporte pneumático, sistemas de

energia solar e eólica.

•Ivete Teixeira da Silva

•Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora titular da graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM. Tem experiência na área de Planejamento Regional, com ênfase em Negócios Rurais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa,

empreendedorismo, energia de biomassa, energia alternativa, técnicas de pesquisa, comunidades isoladas, administração rural e desenvolvimento sustentável, agricultura familiar.

É EMPRETECA pelo SEBRA

(5)

CORPO DOCENTE

Francisco Oliveira Junior

• Possui Graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela União de Ensino Superior do Pará- UNESPA (1992), Mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade do Estado do Pará- UEPA e do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia- IESAM.

•José Rozendo

 Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto de

Estudos Superiores da Amazônia – IESAM (2008), especialização em MBA - Gestão da Produção e Manutenção Industrial pelo IESAM (2009). Atuou como eletricista de Manutenção durante 6 anos na empresa Cia Metalúrgica da Amazônia (Prada), foi Encarregado de Manutenção durante 12 anos no Grupo Saint-Gobain (Brasilit ). Atualmente é professor do IESAM nos cursos de Manutenção Industrial e Engenharia de Controle e Automação.

•Manoel José

•Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1994) , mestrado em Concepção Mecânica pela Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1996) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universite de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1999) . Atualmente é Diretor Acadêmico do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica , com ênfase em Mecânica dos Sólidos.

(6)

CORPO DOCENTE

•André Santana

• Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (1998) e em Engenharia de Telecomunicação pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2005). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e assessor do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará.

– Ricardo Ramos

•Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2006) e graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Federal do Pará (1990). É pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Pará (1996) e pós-graduado em Avaliação de Imóveis e Perícia da Engenharia pela Faculdade Osvaldo Cruz (2008). Atualmente é sócio diretor - POTÊNCIA ENGENHARIA LTDA e professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM.

•Epaminondas Machado

•Curso Técnico: Escola Técnica Federal do Pará Eletrônica Curso Superior: Universidade Federal do Pará (UFPA) Engenharia Elétrica Mestrado: (em fase de conclusão) UFPA, Em Potência (Controle). Especialização: Universidade Federal do Pará (UFPA) Engenheiro Segurança do trabalho Especialização: EAD(Ensino a distancia) UNB (universidade de Brasília), Cefetpa. Atualmente é professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia e professor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará e Perito Credenciado Receita federal (portos e aeroportos Belém).

(7)

Reuniões

Encontros mensais realizados no IESAM ou em

Empresas

(8)

REUNIÕES

– Reunião do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Manutenção Industrial

– Reunião para formação de Parcerias com o CIABA e o SIDMAR.

– Reunião com Empreendedores

– Reunião com a Direção do IESAM

– Reunião Professores do IESAM – Reunião Fórum dos Coordenadores do IESAM

8 – Reunião Planejamento das Visitas ás Empresas em 2009

(9)
(10)

Primeiro Ano (Turma F1NA)

Levantamento de Propostas de Melhorias nas

indústrias da região.

(11)

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

•Temas (2011)

Diminução de Paradas

do Compressores de Ar Booster Julião;

• Automatização e Segurança de Maquina CR (Cortadeira);

Análise

do Funcionamento do Forno Elétrico para Fundição de

Sucata;

•Automação do Trocador de calor de placas E 001;

Eliminação de desperdício

de água em uma Estação de

Tratamento de Água (ETA);

•Implantação do Six Sigma;

(12)

Segundo Ano (Turma F2NA)

Elaboração dos Projetos de Melhorias nas indústrias

da região.

(13)

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

•Temas (2011)

Redução de Falhas

em motores de Furação de Coco;

•Automação da medição de Nível e acionamento das válvulas dos

Reservatório da OCRIM;

•Identificar dificuldades e

melhorias nos processos

de produção,

política ambiental, segurança e saúde da empresa Tramontina

belém s/a – setor de fresagem de cabos;

Solução de defeitos

da Bomba centrífuga da torre de

resfriamento;

Automação de abastecimento

do reservatório de tinta em processo

de impressão de jornal;

Melhoria no Sistema

de Comando do Giro da Recuperadora de

Bauxita;

(14)

Terceiro Ano (Turma F3NA)

Elaboração dos Projetos de Melhorias nas indústrias

da região.

(15)

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

•Temas (2011)

Melhoria aplicada a

diminuição de quebras

dos rolamentos do rolo

abridor;

• Automação da

esteira transportadora

de biscoito;

•Melhoria na abertura e fechamento dos

trocadores de calor a

placas

• Melhoria na

correia transportadora

de bauxita;

•Automação dos

tanques RBD

(Refinado/Branqueado/Desodorizado);

•Implantação de Melhoria para Economia de Energia no Sistema de

Filtro de

Mangas dos Silos

de Noodles;

•Automação do processo de

fabricação do EPS

;

•Melhoria no

Chute da correia Transportadora

;

•Aplicação de melhoria na eficiência do funcionamento dos motores da

(16)

RESULTADOS DAS PARCERIAS

• Estágios

• Convênio com a Empresa MARONI; •Convênio com a Empresa

MAQPETRO;

•Convênio com a Empresa COSANPA;

• Criação de Grupos de Estudos

•Sensores Microcontrolados aplicados a Manutenção Preditiva; •Sistema de Gestão de Manutenção – SIGMA;

• Monitoria

• Laboratórios de Informática.

• Orientação e Estudos do software Sistema de Gestão de Manutenção – SIGMA

• Cursos de extensão

16

Comandos Elétricos Montagem de Placas de Circuito

Impresso Alinhamento de Eixo a Laser Comandos Pneumáticos Curso de Rolamentos

(17)

Grupos de Pesquisas

Institucionalizandos pelo

Curso de Manutenção

(18)

GRUPOS DE PESQUISAS

18

•OBJETIVOS: Desenvolver

sensores microcontrolados

que viabilizem a

implantação de sistemas de monitoração on-line nas indústrias da região,

simplificando a instalação

,

diminuindo o número de cabos

, diminuindo a

necessidade de soluções computacionais de grande capacidade para o

processamento,

diminuindo os custos relacionados à instrumentação

.

(19)

GRUPOS DE PESQUISAS

•OBJETIVOS: Desenvolver capacidade que auxiliem as empresas na

implantação de

sistemas de gestão de manutenção

. Auxiliar na montagem de

planos de manutenção preventivas e preditiva, orientar

melhorias nas

indústrias

, analisar os

custos

para tomadas de decisões, Capacitar pessoas

(20)

GRUPOS DE PESQUISAS

20

•TÍTULO:

Desenvolvimento de Predição de Falhas em

Processos Industriais - PredFalt.

•OBJETIVO GERAL: Redução dos custos de operação e manutenção pela

predição de falhas em processos industriais empregando novos conceitos

nos modelos de funcionamento.

•OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Desenvolvimento de Predição de faltas catastróficas a partir da

Detecção, Diagnóstico e Isolação de Falhas em tempo real;

- Melhoramento na monitoração de processos;

- Registro de conhecimento privado de especialistas do processo;

- Desenvolvimento de modelos de funcionamento do processo;

•ENTIDADES

CONTRATANTES:

PROPOSTA

DE

PROJETO

ATENDENDO CHAMADA DE PROPOSTAS nº 01/2010, FAPEMIG/

FAPESP/ FAPESPA/ VALE S.A.

•ENTIDADES PARCEIRAS NA EXECUÇÃO DO PROJETO: Universidade

Federal do Pará – UFPA, Instituto Federal de Educação, Ciência e

Tecnologia do Pará – IFPA, Instituto de Estudos Superiores da Amazônia -

IESAM

(21)

GRUPOS DE PESQUISAS

Referências

Documentos relacionados

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará- UFPA (1973), Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará

No presente estudo avaliamos a composição, riqueza, abundância, diversidade e similaridade das comunidades de invertebrados em 11 cavernas calcárias situadas no município de

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Em posições centrais nessa discussão, Ulrich Beck, em A Sociedade de Risco, que trata da modernização reflexiva - “A modernização não entrou no seu próprio Pós mas