• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. NÃO ESQUEÇA de assinar a LISTA DE PRESENÇA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA. NÃO ESQUEÇA de assinar a LISTA DE PRESENÇA."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES

Verifique, com muita atenção, este Caderno de QUESTÕES que deve conter 14 (quatorze) questões, sendo 03 (três) de Língua Portuguesa e 10 (dez) de Conhecimentos Específicos e 1 (uma) questão subjetiva. Constatando qualquer anormalidade (impressão defeituosa, página sem impressão), solicite imediatamente a substituição do caderno. NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES FORMULADAS APÓS O INÍCIO DA PROVA

NÃO ESQUEÇA de assinar a LISTA DE PRESENÇA.

Não efetue qualquer marcação nos campos destinados à atribuição de graus.

Qualquer conduta ilícita ou em desacordo com as normas deste certame implicará a eliminação do candidato.

Cada questão contem somente uma opção correta. Caso o candidato marque mais de uma, a questão será considerada errada. O espaço de resposta da prova subjetiva é LIMITADO, de sorte que cabe ao candidato apurar quanto à concisão de sua resposta, uma vez que não serão consideradas quaisquer anotações fora do espaço apropriado.

Use SOMENTE caneta esferográfica PRETA ou AZUL nas respostas das questões objetivas e lápis nº 2 e borracha no desenho da questão subjetiva.

Serão fornecidas 2 (duas) folhas de rascunho, que NÃO serão consideradas para efeito de correção, onde o candidato poderá anotar suas respostas.

O Exame terá duração de 3 (três) horas .

CONFIE EM VOCÊ E BOA SORTE !

IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME:__________________________________________________ RG :__________________________________

(2)

Responda as três questões de Língua Portuguesa tendo como referência o texto abaixo.

Nem todas as plantas hortícolas se dão bem durante todo o ano; por isso é preciso fazer uma estruturação dos canteiros a fim de manter-se o equilíbrio das plantações. Com o sistema indicado, não faltarão verduras durante todo ano, sejam folhas, legumes ou tubérculos.

(Irineu Fabichak, in Horticultura ao Alcance de Todos. Obs.: o presente texto foi retirado de Aquino, Renato. Interpretação de textos: teoria e 800 questões comentadas. 11 ed RJ: Elsevier, 2009. p. 60)

1 – Sem prejuízo do sentido, a conjunção por isso, presente no texto, pode ser substituída por:

a) entretanto b) porque c) portanto d) embora e) quando

2 – A forma verbal faltarão corresponde à:

a) terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo b) terceira pessoa do plural do presente do indicativo

c) terceira pessoa do plural do pretérito mais que perfeito do indicativo d) terceira pessoa do plural do futuro do presente do indicativo

e) terceira pessoa do plural do futuro do pretérito do indicativo

3 – Considerando somente as palavras presentes no texto, marque a opção que contém apenas vocábulos acentuados pelo mesmo motivo:

a) é, equilíbrio b) hortícolas, árvore c) equilíbrio, pólen d) hortícolas, tubérculos e) n. d. a.

4 - Considere uma empresa com 600 computadores em garantia com Windows 7 Professional. As políticas de manutenção preventiva mais indicadas para estas estações, a serem feitas diretamente pelo setor da informática da empresa são:

a) Política de varredura do software anti-vírus, política de upgrade do processador e política de backup

b) Política de upgrade das memórias, política de upgrade do processador e política de atualização do software anti-vírus

c) Política de atualizações do sistema operacional, políticas de atualizações e varreduras do software anti-vírus e políticas de upgrade do processador e das memórias

d) Política de atualizações do sistema operacional, políticas de atualizações e varreduras do software anti-vírus e política de backup

e) Política de atualizações do sistema operacional, política de varredura do software anti-vírus, política de backup e política de upgrade do processador

5 - Ao instalar um novo periférico em um computador pessoal, como uma impressora por exemplo, o software que comunicará este periférico com o sistema operacional chama-se:

(3)

a) Aplicativo b) Driver c) Chipset d) BIOS e) Setup

6 - O sistema operacional Windows Seven possui o conceito de usuário padrão e usuário administrador. Considerando estes dois tipos de usuário, assinale a alternativa CORRETA :

a) O usuário do tipo padrão possui permissão para executar a maioria dos programas, bem como alterar configurações do sistema que não afetem outros usuários ou a segurança do computador b) O usuário do tipo administrador tem acesso restrito aos recursos do sistema operacional, podendo efetuar as alterações que afetem somente a sua conta de usuário

c) Uma computador com estes sistema operacional pode possuir vários usuários do tipo padrão, porém um usuário do tipo administrador somente.

d) Considerando um setor de uma empresa onde os usuários basicamente digitam textos e acessam a internet, a adoção de usuários administrador é recomendada devido às permissões necessárias a estas atividades

e) Toda instalação deste sistema operacional precisa possuir pelo menos um usuário do tipo administrador e um usuário do tipo padrão

7 - Sobre o BrOffice Writer, é correto afirmar que:

a) Trata-se de um aplicativo para a edição textos, cuja licença é paga. Permite formatar o texto digitado com cores, tamanhos e padrões diferentes. Permite também a inserção de imagens e tabelas no mesmo arquivo.

b) Trata-se de um aplicativo para a edição textos, cuja licença é paga. Permite formatar o texto digitado com cores, tamanhos e padrões diferentes. Permite também a inserção de imagens e tabelas, porém não no mesmo arquivo.

c) Trata-se de um aplicativo para a edição textos, cuja licença é gratuita. Permite formatar o texto digitado com cores, tamanhos e padrões diferentes. Permite também a inserção de imagens e tabelas em um mesmo arquivo.

d) Trata-se de um aplicativo para a edição textos, cuja licença é gratuita. Permite formatar o texto digitado com cores, tamanhos e padrões diferentes. Permite também a inserção de imagens e tabelas, porém não no mesmo arquivo.

e) Trata-se de um aplicativo para a edição planilhas de cálculo, cuja licença é gratuita. Permite formatar o texto digitado com cores, tamanhos e padrões diferentes. Permite também a inserção de imagens e tabelas em um mesmo arquivo.

(4)

As funções corretas que calculam respectivamente os valores “Total” (célula B6), “Média Salarial” (célula B7) e “Diferença para Média Salarial do funcionário Cesar” (célula C5) são:

a)”=SOMA(B2:B7)”, “=B6/7” e “=B5-B7” b)”=SOMA(B2:B6)”, “=B6/6” e “=C5-C7” c)”=SOMA(B2:B5)”, “=B6/5” e “=B5-B7” d)”=SOMA(B2:B5)”, “=B6/4” e “=C5-C7” e)”=SOMA(B2:B5)”, “=B6/4” e “=B5-B7”

9 - Considere as estações de uma rede local (LAN) devidamente conectadas fisicamente. O protocolo que será usado para a conexão lógica é o TCP/IP. Para que as estações comuniquem-se normalmente, é correto afirmar que:

a) Todas as estações devem possuir a mesma máscara de rede e endereços IP diferentes. A máscara de rede informará a parte do endereço IP que deve ser igual e a parte dele que variará em cada estação.

b) Todas as estações devem possuir a mesma máscara de rede e mesmo endereço IP.

c) Todas as estações devem possuir o mesmo endereço IP e máscara de rede diferentes. O endereço IP informará a parte da máscara que deve ser igual e a parte dela que variará em cada estação.

d) Todas as estações devem possuir a mesma máscara de rede e endereços IP diferentes. Não há a necessidade de nenhuma combinação entre esses elementos nas estações.

e) Todas as estações devem possuir endereços IP diferentes. A máscara de rede é usada somente por estações que precisam enviar mensagens de broadcast.

10 - Considere as assertivas:

I – Em uma rede TCP/IP, um dos comandos que pode usado para verificar se um computador está comunicando-se com outro é o “ping”

II - Os programas compactadores, como Winrar e 7-Zip, servem para compactar arquivos de forma individual, não agrupando pastas com arquivos em um único arquivo compactado.

III – O uso de software anti-vírus garante, por si só, a proteção de um computador contra programas maliciosos

Assinale a letra que corresponde à(s) assertiva(s) correta(s)

a) I e II b) I e III c) II e III

(5)

d) I somente e) III somente

11 - Considere as assertivas:

I - Devemos manter o registro do sistema operacional Windows Seven enxuto e consistente, usando os devidos programas de limpeza, como o CCleanner. Esta operação faz parte das tarefas de manutenção preventiva de hardware.

II – Existindo um computador com vírus em uma rede corporativa, uma boa opção é retirá-lo fisicamente da rede e buscar a solução, pois o vírus pode disseminar-se para as demais estações.

III – A prática do backup é importante, porém se o computador está apresentando perfeito funcionamento, ela torna-se desnecessária e contra-indicada

Assinale a letra que corresponde à(s) assertiva(s) correta(s)

a) I e II b) I e III c) II e III d) I somente e) II somente

12 - Considere uma rede local (LAN) com 3 computadores interligados via cabo par trançado a um HUB-SWITCH. A configuração de endereço IP dos computadores é:

COMP1: 10.1.2.3 COMP2: 10.3.4.5 COMP3: 10.6.7.8

Apesar destes endereços serem classe “A”, que abrange uma quantidade de computadores muito maior do que a atual, assinale a alternativa que possibilita a comunicação entre eles:

a) A máscara de rede de todos eles deve ser 255.255.255.0 b) A máscara de rede de todos eles deve ser 255.255.0.0 c) A máscara de rede de todos eles deve ser 255.0.0.0

d) A máscara de rede do primeiro deve ser 255.0.0.0, do segundo 255.255.0.0 e do terceiro 255.255.255.0.

e) A máscara de rede do primeiro deve ser 255.255.255.0, do segundo 255.255.0.0 e do terceiro 255.0.0.0.

13 - Sobre os dispositivos de rede HUB, Switch e roteador, assinale a alternativa verdadeira:

a) Os três dispositivos possuem funções idênticas

b) Roteador e Switch comunicam os computadores em uma LAN, sendo o Switch mais indicado por espalhar menos a informação na rede. O HUB interliga a LAN com outra rede e/ou com a internet c) HUB e Roteador comunicam os computadores em uma LAN, sendo o HUB mais indicado por espalhar menos a informação na rede. O Switch interliga a LAN com outra rede e/ou com a internet d) Roteador e Switch comunicam os computadores em uma LAN, sendo o roteador mais indicado por espalhar menos a informação na rede. O HUB interliga a LAN com outra rede e/ou com a internet e) HUB e Switch comunicam os computadores em uma LAN, sendo o Switch mais indicado por espalhar menos a informação na rede. O roteador interliga a LAN com outra rede e/ou com a internet

QUESTÃO DISCURSIVA

14 - O Teste Mínimo é uma tarefa de verificação dos componentes essenciais a um computador. Para que um computador pessoal passe nesse teste, basta que, após ser ligado e passar pela iniciação básica, ele pare na etapa de busca do sistema operacional em uma memória secundária, não precisando iniciar a carga deste sistema.

(6)

Considere os seguintes componentes deste computador: placa de vídeo, processador, memória RAM, disco rígido, BIOS, unidade de DVD, gabinete e impressora. Escolha três componentes essenciais para que este computador passe no Teste Mínimo. Para cada componente escolhido responda:

a) Qual o objetivo do componente?

(7)

FOLHA DE RESPOSTA DA QUESTÃO SUBJETIVA INSCRIÇÃO Nº:_________________________________________ --- --- --- --- --- --- --- --- --- ---

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,