• Nenhum resultado encontrado

Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 4 - Primeiros passos no Linux Ubuntu 11.04"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Lição 4 - Primeiros passos no Linux – Ubuntu 11.04

Olá Aluno

Os objetivos específicos desta lição são:

- reconhecer o Ubuntu como mais uma alternativa de sistema operacional;

- conhecer os elementos da área de trabalho do Ubuntu; - fazer alterações na área de trabalho;

- copiar, excluir, movimentar e organizar arquivos;

- criar, recortar, deletar, restaurar, renomear e copiar pastas e subpastas; - localizar arquivos e pastas;

4.1 O que é o Ubuntu?

Para aqueles que não acompanharam o caso de perto, o Natty Narwhal é a primeira versão do Linux para desktop que usa a interface gráfica. A discussão também abrange outras decisões significativas a respeito do sistema operacional open-source e gratuito, como a adoção do gerenciador de janelas Compiz.

O Ubuntu é uma distribuição Linux, com edições regulares (a cada seis meses), com uma grande atenção nos utilizadores e na facilidade de uso e um comprometimento com suporte e atualizações de segurança durante 18 meses para cada edição.

Desde a versão 10.04, o Ubuntu utiliza a interface gráfica Unity como padrão – uma enorme ruptura com o tradicional uso do GNOME (interface gráfica utilizada em versões anteriores).

Claro que o Unity pode ser desabilitado e substituído pela interface GNOME. Ainda assim, é significante que a Canonical o tenha escolhido como a direção que quer seguir como padrão e para o futuro.

Para saber mais sobre a interface gráfica Unity consulte http://wiki.ubuntu-br.org/Unity e faça a leitura desse texto.

(2)

Este sistema operacional contém todos os aplicativos que você precisa incluindo programas para navegar na WEB, apresentação, documento e planilha, mensagens instantâneas e muito mais.

Existe uma mística de que o Linux é um sistema operacional muito complexo devido a ideia ultrapassada de que a interface utilizada é apenas do tipo linha de comando, mas há algum tempos diversas distribuições do Linux já dispõe de interface gráfica muito semelhante a do Windows.

O Ubuntu é totalmente comprometido com os princípios de desenvolvimento de software livre e a comunidade do Ubuntu é construída em volta dos ideais descritos na Filosofia Ubuntu: que software deve ser disponibilizado gratuitamente, que ferramentas de software devam ser usáveis pelas pessoas em suas línguas locais e apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas devem ter a liberdade de personalizar e alterar o software de qualquer maneira que os atenda.

Significado de ubuntu

A palavra vem das línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu (pronuncia "u-BUN-tu") é visto como um conceito tradicional africano, é tratado como um dos princípios fundamentais da nova república sul-africana e é conectado à ideia de um renascimento africano.

Uma tradução rápida do princípio de Ubuntu é "humanidade para os outros". Outra tradução poderia ser: "a crença em uma ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade".

A Promessa Ubuntu

• Todas as versões do Ubuntu, incluindo versões para empresas e as atualizações de segurança, sempre estarão livres de cobrança.

• Ubuntu vem com suporte comercial completo da Canonical e de centenas de empresas do mundo.

• Ubuntu inclui as melhores traduções e infra-estrutura de acessibilidade que a comunidade de software gratuito tem a oferecer.

• Todos os aplicativos incluídos com o Ubuntu são softwares livres. Dessa forma, o Ubuntu incentiva o usuário a usar software gratuito e software de código aberto, melhorá-lo e passá-melhorá-lo adiante.

(3)

4.2 Área de Trabalho do Ubuntu

Os usuários do Ubuntu 11.04 encontrarão uma área de trabalho limpa com um launcher (lançador) ou barra lateral do lado esquerdo da tela (figura 1). A mesma interface é usada em netbooks, notebooks e desktops que utilizam o Ubuntu 11.04. Este launcher é configurável e permite que os usuários selecionem quais aplicações eles desejam acessar com um único clique. Inserir ou remover aplicativos neste launcher também é uma tarefa simples.

Figura 1 : Área de Trabalho do Ubuntu 11.04

Para remover um aplicativo do launcher, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone desse aplicativo e na aba que se abrir desmarque a opção Manter no Lançador. Automaticamente o ícone será removido do launcher.

Ao abrir um aplicativo, automaticamente aparece no launcher (barra lateral) um ícone relativo a este aplicativo, isto é, este aplicativo é destacado na barra lateral. Caso queira que este aplicativo seja ancorado no launcher (permaneça no launcher mesmo depois que este aplicativo seja fechado), então clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do mesmo e na aba que se abrir marque ou mantenha marcada a opção Manter no

(4)

Observe que na figura 2 a barra lateral não possui mais os mesmos ícones.

Figura 2: Launcher com outros ícones

Os ícones nessa barra têm função dupla: servem tanto como atalho para seus aplicativos favoritos como para mostrar quais aplicativos estão sendo executados no momento: aplicativos sendo executados incluem uma pequena seta na lateral do ícone. Veja o ícone do editor de texto Writer na figura 2. Se duas ou mais instâncias do mesmo programa estiverem abertas, essas múltiplas instâncias são indicadas por traços. Veja o ícone do editor de texto Writer na figura 3. Ao clicar num ícone com mais de um traço, aparece na tela acima, um efeito “Exposé-like” que torna muito mais simples escolher entre duas janelas abertas do mesmo programa (figura 3).

(5)

Figura 3 : Exibe o efeito Exposé-like

Painel Inferior

Logo de cara nota-se a falta do clássico painel inferior (figura 4) existente em versões anteriores. As funções existentes nesse painel foram transferidas para a barra lateral.

(6)

Painel Superior

O painel superior também sofreu mudanças:

1) não existe mais menu de Aplicativos/Locais/Sistema (figura 4): no lugar entra o botão “Ubuntu” (figura 5), que basicamente é um grande “Procurar” (falarei dele mais embaixo).

2) este painel atua como um menu de contexto: o título do aplicativo sendo executado é mostrado aí, e se você maximizar o programa os botões de Fechar/Minimizar/Maximizar eles também são mostrados aí. Os ícones de manipulação de janela (Fechar/Minimizar/Maximizar) da parte superior direita mudaram para a esquerda.

3) ele não pode ser mais personalizado, movido ou editado.

Botão Ubuntu

Ao clicar no botão “Ubuntu” o usuário é levado para a tela (figura 5), onde pode usar algum dos atalhos disponíveis, procurar pelo aplicativo usando a barra “Search” ou mostrar o resto dos aplicativos usando o botão “More Apps” (figura 6).

Figura 5: O "menu" de aplicativos do Unity botão Ubuntu

(7)

Figura 6: "More Apps"

4.3 Aparência da área de trabalho

Para alterar a aparência da área de trabalho, basta seguir as instruções a seguir:

i) Clicar com o botão direito do mouse em qualquer área livre da Área de Trabalho; ii) Ao aparecer o menu de características, selecione a opção Alterar plano de fundo

e a janela dada pela figura 7 aparecerá.

Figura 7 : Preferências de aparência

iii) Na janela que surgir, verifique as várias opções, dentre elas, Tema, Plano de fundo e Fontes. Selecione-as e altere-as de acordo com a sua preferência.

(8)

Exercício: Mude a aparência da sua área de trabalho de acordo com sua preferência.

Utilizando os emblemas

Os emblemas permitem associar arquivos e pastas com um selo para identificação visual. Eles são pequenos ícones usados para dizer que aquele Arquivo / Pasta pertence a uma determinada categoria, a qual é visualmente descrita pelo emblema. Por exemplo, você pode marcar um arquivo para indicar que ele é um rascunho.

Para acrescentar um emblema ou mais em um ícone, basta clicar (botão direito do mouse) sobre ele e em Propriedades/Emblemas selecionar o(s) emblema(s) desejado(s) (figura 8). Após selecionar os emblemas, clique no botão fechar.

Figura 8 : Janela de Propriedades/Emblemas

(9)

4.4 Pastas e Arquivos – Navegador de arquivos

No Ubuntu também é possível fazer com muita facilidade cópia, exclusão, organização, movimentação ou qualquer tipo de gerenciamento de pastas e arquivos utilizando o navegador de arquivos. Ao gerenciar pastas no Ubuntu, você se sentirá muito a vontade.

A seguir estão descritas algumas operações que podem ser feitas com pastas e arquivos.

Criar pasta e renomear

Suponha que você queira criar uma pasta com o nome Diversao-Ubuntu no desktop do Ubuntu.

Então siga os passos abaixo:

1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho do Ubuntu e na aba que se abrir, selecione Criar pasta ou Create Folder (caso você esteja trabalhando em inglês). Automaticamente é criada na área de trabalho uma pasta nomeada por pasta sem título (figura 9)

Figura 9: Ícone padrão para uma pasta

2. Ao criar uma pasta o seu nome fica editável (observe que o seu nome fica marcado), isto é, você pode digitar no lugar em que está escrito pasta sem título o nome que você desejar. Mas caso você deixe para fazer isso posteriormente, isto é, depois de executar outras ações no seu computador ou queira renomear uma pasta, então para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da pasta e na aba que se abrir selecionar a opção Renomear.... Dessa forma o seu título volta a ficar editável. A figura 10 mostra uma pasta renomeada.

Figura 10: Ícone de uma pasta renomeada

Para criar uma pasta no seu computador de maneira que quando você sair do Ubuntu ainda possa visualizar esta pasta (lembre-se você está rodando o Ubuntu a partir do cd) então proceda da seguinte forma:

(10)

1 - Clique no ícone Pasta pessoal (figura 11) na barra lateral;

Figura 11: Ícone Pasta pessoal

2 – Após clicar no ícone pasta pessoal, então se abrirá uma janela (figura 12). Nesta janela selecione OS. Pronto, você já está visualizando todo as pastas de seu computador. Agora selecione o local desejado para criar uma pasta conforme explicado anteriormente.

Figura 12: As pastas do OS

Abrir pasta

Agora suponha que você queira abrir a pasta que acabou de criar ou abrir qualquer outra pasta. Para isso você deverá:

1. Dar duplo clique com o mouse sobre o ícone ou

2. Clicar a pasta com o botão direito do mouse (clique simples) e selecionar a opção Abrir ou

(11)

Copiar uma pasta ou arquivo

Para copiar uma pasta ou arquivo, você deve:

1. Clicar sobre o seu ícone com o botão direito do mouse e selecionar a opção copiar na janela que se abrir ou clicar sobre o seu ícone com o botão esquerdo do mouse e usar o atalho CTRL+c

2. Abrir o destino do arquivo ou pasta, clicar com o botão direito numa área livre e selecionar Colar (ou usar o atalho CTRL+v) ou clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da pasta destino e selecionar a opção Colar na pasta.

Recortar uma pasta ou arquivo

Caso você queira recortar uma pasta ou arquivo, então:

1. Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta ou arquivo a ser recortado e escolha a opção Recortar ou clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do arquivo ou pasta e use o atalho CTRL +x.

Para levar esta pasta ou arquivo para outra pasta, faça:

1. Abra o novo destino do arquivo ou pasta que você recortou.

2. Clique com o botão direito numa área livre e selecione Colar ou CTRL + v.

Deletando uma pasta ou arquivo

Para deletar uma pasta ou arquivo faça:

 Clique, botão direito do mouse, sobre a pasta a ser deletada e no menu que se abrir, clique em Mover para a Lixeira (esta opção leva a pasta ou arquivo para a lixeira).

OBS: Os itens que se encontram na lixeira podem ser excluídos individualmente e permanentemente do computador para isso, basta você abrir a lixeira e clicar sobre o item que deseja excluir com o botão direito do mouse e na aba que se abrir selecione Excluir permanentemente.

(12)

Restaurando documento da lixeira

Para recuperar um arquivo ou pasta que ainda se encontra na lixeira, você deve: 1. Abrir a lixeira (clique no ícone Lixeira na barra lateral)

2. Clicar com o botão direito do mouse sobre o documento que será recuperado e selecionar a opção Restaurar (o documento será levado para o local que estava antes de ser movido para a lixeira) ou

caso você queira restaurar o item deletado para o desktop, arraste o item da Lixeira para o desktop.

Curso Básico do Ubuntu 8.04. Elaborada e escrita por Canonical Ltd. e pela comunidade de treinamento do Ubuntu. Tradução: Daywison de Oliveira Fernandes. Revisão: Pablo Cravo Fernandes. Figuras: Daywison de Oliveira Fernandes e Pablo Cravo Fernandes. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, a análise que inclui a regressão e o holding como medida técnica no processo de cura não é incom- patível com a técnica analítica, tal como foi postulada por

A indicação de diálise é com clearance menor do que 10 ml/min ou pacientes em estágio cinco sintomáticos (que não respondem ao tratamento conservador).. Alguns pacientes

Sendo assim, a ideia da Praça da Concórdia, isto é, um espaço público como local de defesa ou de proposição de uma unidade, torna-se cada vez mais significativo, pois é cada

3 καὶ ὤφθη ἄλλο σημεῖον ἐν τῷ οὐρανῷ, καὶ ἰδοὺ δράκων μέγας πυρρὸς ἔχων κεφαλὰς ἑπτὰ καὶ κέρατα δέκα καὶ ἐπὶ τὰς κεφαλὰς αὐτοῦ ἑπτὰ διαδήματα, 4 καὶ ἡ οὐρὰ

Clique com o botão direito no ícone da área e selecione a opção Update para atualizar o arquivo de configuração.. Clique com o botão direito no ícone da área e clique

O confrade mineiro, que foi casado com Meimei e amigo bem próximo de Chico Xavier, fala sobre seu convívio com o saudoso.. médium e diz que Chico e

Foi nessa época, que a GTZ constituiu um grupo de especialistas para que criassem uma metodologia de planejamento que se inserisse num processo participativo

Os atiradores norte-americanos que entram em escolas, no cinema, o caso do atirador de Realengo e o acidente (possível suicídio) no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro,