• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE POR BACIAS HIDROGRÁFICAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

1. Escopo ou finalidade do projeto

O Estado do Paraná é subdividido em duas principais bacias de desaguamento: os rios que pertencem ao grande sistema de captação do rio Paraná e o complexo de rios que pertencem à bacia de drenagem do Atlântico. Os principais rios da bacia hidrográfica do Paraná são o Paranapanema, o Tibagi, o Ivaí, o Piquiri e o Iguaçu. Somam dezesseis as bacias hidrográficas do Estado do Paraná.

A bacia hidrográfica pode ser entendida como uma unidade ecossistêmica e morfológica que permite a análise e entendimento dos problemas ambientais. Ela também é perfeitamente adequada para um planejamento e manejo, buscando otimizar a utilização dos recursos humanos e naturais, para estabelecer um ambiente equilibrado e um desenvolvimento sustentável. Cabe ressaltar que as possibilidades que uma bacia hidrográfica proporciona, por sua definição espacial, em termos de planejamento, controle e gestão, estão intimamente relacionadas com os objetivos constitucionais do Ministério Público. Além do mais, a bacia hidrográfica, nos atuais programas de planejamento ambiental é utilizada, como unidade espacial de planejamento para implementação de políticas públicas, daí a escolha dessa unidade para fundamentar a proposta deste Projeto.

A opção pelo critério orientador de um planejamento institucional do Ministério Público Paranaense para a atuação das Promotorias de Meio Ambiente, cuja unidade geográfica de gestão seja a bacia hidrográfica, justifica-se como a opção mais acertada, dentre os critérios ambientais existentes, em comparação com a sistemática da divisão político-administrativa atual. Esta opção se baseia, também, na ocorrência de que, atualmente no Brasil, a gestão ambiental caminha progressivamente para tornar as bacias hidrográficas como Unidades de Planejamento Regional, seguindo o modelo francês de gerenciamento de Bacias Hidrográficas. Além do que, os instrumentos da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, representam uma convergência de ações na área ambiental em nível institucional, o que facilitará, sobremaneira, a estruturação do planejamento institucional do Ministério Público por bacia hidrográfica, bem como sua atuação em termos de política institucional de forma integrada.

Ao aplicar a gestão através de bacias hidrográficas, verifica-se que todas as ações levadas a efeito, em uma bacia hidrográfica, são capazes de submeter o equilíbrio do ecossistema da região e vice-versa, o mesmo servindo para as ações de controle do Ministério Público do Estado do Paraná.

Diante disso, o Ministério Público do Estado do Paraná, ciente da sua responsabilidade na defesa dos direitos difusos e coletivos, incluindo o meio ambiente, vendo-se na obrigação de aperfeiçoar sua atuação frente aos problemas de degradação ambiental no Estado e suas consequências à qualidade de vida dos cidadãos paranaenses, instituiu as Promotorias de Justiça por Bacia Hidrográfica, em data de 04 de março de 2005, através do Ato nº 0001/05

(2)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

da PGJ, através do qual as 16 bacias hidrográficas existentes no Estado foram agrupadas e subdivididas pelo critério de similaridade de ecossistema (usando a flora como parâmetro), e instituídas 12 Promotorias de Justiça por Bacia Hidrográfica, conforme demonstra o mapa em anexo.

No mesmo ato, em seu artigo 3º, estabeleceu-se que a atuação de cada Coordenador será isolada ou cumulativa, em uma completa sinergia de estratégias e ações a serem implementadas na defesa do meio sócio-ambiental.

Assim, serão realizadas reuniões em cada uma das doze Promotorias, nas quais serão elencadas as prioridades de ação naquela regional, de acordo com as carências apontadas pelas mesmas. Tais carências serão norteadas pelas ações incluídas no indicador 26 - Práticas Ambientais Sustentáveis, constante no Planejamento Estratégico do Ministério Público, quais sejam: a averbação da reserva legal, a recomposição das matas ciliares, a arborização urbana, a coleta e tratamento adequado de esgoto sanitário, a realocação de famílias em áreas de risco e a recuperação de áreas degradadas.

A reunião para retomada dos trabalhos ocorreu em 18 de junho do presente ano, envolvendo a Promotoria de Meio Ambiente das Bacias do Baixo Tibagi e do Paranapanema II e III, a qual inclui as comarcas de: Apucarana, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Curiúva, Ibiporã, Londrina, Ortigueira, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, São Jerônimo da Serra, Sertanópolis e Uraí.

Ressalta-se que para atuação efetiva das Promotorias por Bacias Hidrográficas, é fundamental a criação das Equipes Técnicas para assessoramento descentralizado e célere das mesmas. Essa Equipe seria composta por dois Técnicos de nível superior da área de Meio Ambiente, bem como respectiva estrutura física. Tais solicitações foram encaminhadas para inclusão no orçamento do Ministério Público desde o ano de 2005 (cópia em anexo). Até o momento, apenas cinco GPS foram adquiridos, através de uma doação da Receita Federal.

Muito embora se possa verificar a necessidade do estabelecimento de parcerias, estruturação dos quadros técnicos, melhora na estrutura física, compilação disponibilização de informações técnicas, dentre outros, em termos organizacionais, o presente Projeto representa um grande avanço deste Órgão Ministerial na proteção ao ambiente.

2. Alinhamento estratégico

Assegurar práticas ambientais sustentáveis através da atuação das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente por Bacias Hidrográficas.

3. Clientes do projeto

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Promotorias de Justiça de Meio Ambiente por Bacias Hidrográficas e a Sociedade como um todo.

(3)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

4. Justificativa

A atuação integrada das Promotorias por Bacias Hidrográficas, com a definição das ações prioritárias envolvendo a averbação da reserva legal, a recomposição das matas ciliares, a arborização urbana, a coleta e tratamento adequado de esgoto sanitário, a realocação de famílias em áreas de risco e a recuperação de áreas degradadas, é fundamental para garantir o desenvolvimento de práticas ambientais sustentáveis. Além disso, a existência de Equipes Técnicas descentralizadas, em cada uma das doze Promotorias, possibilitará um assessoramento adequado e célere às demandas das regionais.

5. Indicadores e metas do projeto INDICADOR DE

RESULTADO DO PROJETO:

26. Indução de práticas ambientais sustentáveis LINHA DE BASE:

META Atuação efetiva das Promotorias por Bacias Hidrográficas, bem como estruturação das respectivas Equipes Técnicas.

INDICADOR DE

CONTROLE DO

PROJETO: LINHA DE BASE:

META Concluir o projeto no prazo previsto

INDICADOR DE

CONTROLE DO

PROJETO: LINHA DE BASE:

META Concluir o projeto com os recursos previstos

6. Marcos e entregas do projeto

Cronograma Estrutura Analítica do Projeto (EAP)

Início Término

Área interveniente Reunião com os Promotores das Comarcas

integrantes das Promotorias por Bacias Hidrográficas

18/06/2010 12/08/2011

Bacias do Baixo Tibagi e do Paranapanema II e III

18/06/2010 18/06/2010

Bacia Litorânea 16/08/2010 16/08/2010

Bacias do Alto Iguaçu e do RIbeira 13/09/2010 13/09/2010 Bacia do Médio Iguaçu 15/10/2010 15/10/2010 Bacia do Baixo Iguaçu e do Reservatório de 19/11/2010 19/11/2010

(4)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

Itaipu

Bacia do Paraná II e III e do Reservatório de Itaipu

10/12/2010 10/12/2010 Bacia do Piquiri 18/02/2011 18/02/2011 Bacias do Baixo Ivaí e do Paraná II 18/03/2011 18/03/2011 Bacia do Alto e Médio Ivaí 15/04/2011 15/04/2011 Bacias do Pirapó e do Paranapanema IV 13/05/2011 13/05/2011 Bacias do Médio e Alto Tibagi e do Itararé 17/06/2011 17/06/2011 Bacias do Cinzas e do Paranapanema III 12/08/2011 12/08/2011 Estruturação e atuação das Equipes Técnicas em

cada Promotoria por Bacia Hidrográfica

7. Custos do projeto

Categoria Detalhamento Responsá vel pela Aquisição Método de Aquisição Data Limite para Aquisição Exercício Financeiro Custo Estimado Diárias para participação nas reuniões regionais Contratação

de Técnicos Contratação de 24 Técnicos de Nível

Superior na área ambiental Aquisição de equipamentos (permanente) 12 caminhonetes, 4 x 4, tracionada, quatro portas, para deslocamento da equipe técnica; 24 computadores 12 impressoras multifuncional; 6 GPS; 12 máquinas fotográficas digitais; 24 botas e capas de chuva para vistoria.

Aquisição de material (consumo)

(5)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

8. Riscos do projeto Categoria: Custo

Probabilidade: Alta Impacto: Muito Alto

Severidade: Altíssimo risco

Resposta: Atendimento das Promotorias por Bacias de acordo com o cronograma da Equipe Técnica do Centro de Apoio.

IDENTIFICAÇÃO Se

(Causa)

Então

(conseqüência) Categoria Probabilidade Impacto Severidade Resposta

Não forem estruturadas as Equipes Técnicas

Não haverá uma atuação

descentralizada e célere Custo Alta Muito Alto Altíssimo risco

9. Gestor do Projeto

Nome Cargo

Telefone Endereço Eletrônico Lotação

10. Aprovação do Projeto

Elaborado por Data Assinatura

{gerente do projeto}

Revisado por Data Assinatura

{titular da unidade}

Recebido por SUBPLAN Data Assinatura

Ciente das Áreas Intervenientes Data Assinatura

{titular da unidade} {titular da unidade} {titular da unidade}

Aprovado por PGJ Data Assinatura

(6)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

Data Versão Descrição Revisado por Aprovado

por

OBSERVAÇÃO DA EQUIPE SUBPLAN: 1. Escopo

Delimitar o foco na implantação de 12 promotorias de meio ambiente por bacias hidrográficas, com a definição das ações prioritárias envolvendo a averbação da reserva legal, a recomposição das matas ciliares, a arborização urbana, a coleta e tratamento adequado de esgoto sanitário, a realocação de famílias em áreas de risco e a recuperação de áreas degradadas, conforme descrição contida na justificativa.

5. Indicador de Resultado do Projeto

Prever a implantação de XX Promotorias em XX período

.

6. Marcos e entregas

a) Verificar a possibilidade de instalação de uma única Promotoria na capital ou no interior, com a estrutura física, material e de pessoal solicitada, na perspectiva de atuar como suporte às atividades das Promotorias Regionais, visto que os levantamentos aerofotográficos poderiam ser adquiridos no mercado:

 Contratação de 1 (um) Biólogo, 2 (dois) Engenheiros Florestais, 1 (um) Engenheiro

Sanitarista, 1 (um) Geólogo, 1 (um) Engenheiro Químico, 1 (um) Engenheiro Agrônomo, 1

(um) Engenheiro Ambiental, 1 (um) Arquiteto e 1 (um) Sociólogo;

 1 (uma) caminhonete, 4 x 4, tracionada, quatro portas, para deslocamento da equipe técnica;

 1 (um) Lap-top para relatório das vistorias feitas pela Equipe Técnica, ainda, se possível, no

município da denúncia;



10 (dez) computadores:

Processador Intel (core duo ou core 2 duo) de 1.8 GHz;

Memória Ram de 2 Gb;

Risco Rígido de 160 Gb;

Drive gravador de DVD e CD;

Placa de vídeo 3D, com 512 de memória sem compartilhamento;

Sistema Operacional Windows XP Professional;

(7)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

Mouse Óptico com scroll;

Monitores de 19 polegadas;

 2 (duas) impressoras multifuncionais;

 2 (dois) GPS;

 2 (duas) bússolas;

 1 (um) scanner;

 1 (uma) filmadora;

 1 (um) par de rádios trans-receptores;

 1 (uma) maleta equipada para primeiros socorros;

 1 (um) binóculo;

 1 (um) martelo para geólogo; 1 (uma) pá; 1 (um) facão;

 1 (um) reservatório de água (10 litros), térmico;

 3 (três) máquinas fotográficas digitais;

 1 (um) multianalisador Horiba U22; e

 10 (dez) botas e capas de chuva para vistoria.

b) Elaborar Plano de Ação com cada Promotoria por bacia hidrográfica, tendo por base os encontros regionais realizados

,

detalhando as atividades a serem desenvolvidas, os recursos, os responsáveis e os prazos.

c) Identificar órgãos e universidades para estabelecimento de Termos de Cooperação Técnica

d) Monitorar e avaliar as propostas de intervenção e promover os reordenamentos necessários.

e) Estudar a conveniência de instituição de equipes e estruturas nas Promotorias do interior, por bacia hidrográfica.

 Contratação de 2 (dois) técnicos de Nível Superior na área ambiental;

 1 (uma) caminhonete, 4 x 4, tracionada, quatro portas, para deslocamento da equipe técnica;



2 (dois) computadores:

Processador Intel (core duo ou core 2 duo) de 1.8 GHz;

Memória Ram de 2 Gb;

Risco Rígido de 160 Gb;

Drive gravador de DVD e CD;

(8)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

Sistema Operacional Windows XP Professional;

Mouse Óptico com scroll;

Monitores de 19 polegadas;

 1 (uma) impressora multifuncional;

 1 (um) GPS;

 1 (uma) bússola;

 1 (um) scanner;

 1 (um) par de rádios trans-receptores;

 1 (uma) maleta equipada para primeiros socorros;

 1 (um) binóculo;

 1 (um) reservatório de água (10 litros), térmico;

 1 (uma) máquina fotográfica digital;

 2 (dois) botas e capas de chuva para vistoria.

Ressalta-se que esta solicitação refere-se a 1 (uma) Promotoria de Justiça, o

projeto prevê a instalação de 12 (doze) Promotorias por Bacia Hidrográfica.

7. Custos do projeto

(9)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

PROPOSTA ORÇAMENTO DA EQUIPE TÉCNICA DO CENTRO DE APOIO E DA

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DE CURITIBA

PARA O ANO DE 2009

 Contratação de 1 (um) Biólogo, 2 (dois) Engenheiros Florestais, 1 (um) Engenheiro

Sanitarista, 1 (um) Geólogo, 1 (um) Engenheiro Químico, 1 (um) Engenheiro Agrônomo, 1

(um) Engenheiro Ambiental, 1 (um) Arquiteto e 1 (um) Sociólogo;

 1 (uma) caminhonete, 4 x 4, tracionada, quatro portas, para deslocamento da equipe técnica;

 1 (um) Lap-top para relatório das vistorias feitas pela Equipe Técnica, ainda, se possível, no

município da denúncia;



10 (dez) computadores:

Processador Intel (core duo ou core 2 duo) de 1.8 GHz;

Memória Ram de 2 Gb;

Risco Rígido de 160 Gb;

Drive gravador de DVD e CD;

Placa de vídeo 3D, com 512 de memória sem compartilhamento;

Sistema Operacional Windows XP Professional;

Mouse Óptico com scroll;

Monitores de 19 polegadas;

 2 (duas) impressoras multifuncionais;

 2 (dois) GPS;

 2 (duas) bússolas;

 1 (um) scanner;

 1 (uma) filmadora;

 1 (um) par de rádios trans-receptores;

 1 (uma) maleta equipada para primeiros socorros;

 1 (um) binóculo;

 1 (um) martelo para geólogo; 1 (uma) pá; 1 (um) facão;

 1 (um) reservatório de água (10 litros), térmico;

 3 (três) máquinas fotográficas digitais;

 1 (um) multianalisador Horiba U22; e

(10)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

PROPOSTA ORÇAMENTO PARA A EQUIPE TÉCNICA DAS PROMOTORIAS DE

JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE POR BACIA HIDROGRÁFICA

PARA O ANO DE 2009

 Contratação de 2 (dois) técnicos de Nível Superior na área ambiental;

 1 (uma) caminhonete, 4 x 4, tracionada, quatro portas, para deslocamento da equipe técnica;



2 (dois) computadores:

Processador Intel (core duo ou core 2 duo) de 1.8 GHz;

Memória Ram de 2 Gb;

Risco Rígido de 160 Gb;

Drive gravador de DVD e CD;

Placa de vídeo 3D, com 512 de memória sem compartilhamento;

Sistema Operacional Windows XP Professional;

Mouse Óptico com scroll;

Monitores de 19 polegadas;

 1 (uma) impressora multifuncional;

 1 (um) GPS;

 1 (uma) bússola;

 1 (um) scanner;

 1 (um) par de rádios trans-receptores;

 1 (uma) maleta equipada para primeiros socorros;

 1 (um) binóculo;

 1 (um) reservatório de água (10 litros), térmico;

 1 (uma) máquina fotográfica digital;

 2 (dois) botas e capas de chuva para vistoria.

Ressalta-se que esta solicitação refere-se a 1 (uma) Promotoria de Justiça, o

projeto prevê a instalação de 12 (doze) Promotorias por Bacia Hidrográfica.

(11)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

Promotorias de Meio Ambiente por Bacia Hidrográfica no Estado do Paraná

0 Campo Mourão Londrina 50 100KM Guarapuava G u a i ra C ascavel Maringá Foz d o Igu açu 0

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA BAIXO TIBAGI, PARANAPANEMA II E III PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO MÉDIO, ALTO TIBAGI E DO ITARARÉ

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO PIRAPÓ E PARANAPANEMA IV PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO ALTO IGUAÇU E DO RIBEIRA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO BAIXO IGUAÇU E RES. DE ITAIPU PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO PARANÁ II, III E RES. DE ITAIPU PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA LITORÂNEA

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO PIQUIRI

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO CINZA E DO PARANAPANEMA I

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO MÉDIO IGUAÇU

PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO BAIXO IVAI E DO PARANÁ I PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE DA BACIA DO ALTO E MÉDIO IVAI

(12)

GESTÃO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NAS

PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE

POR BACIAS HIDROGRÁFICAS

Versão 1.0 Abril/2010

PROPOSTA ORÇAMENTO PARA A EQUIPE TÉCNICA DAS PROMOTORIAS DE

JUSTIÇA DE MEIO AMBIENTE POR BACIA HIDROGRÁFICA

PARA O ANO DE 2009

 Contratação de 2 (dois) técnicos de Nível Superior na área ambiental;

 1 (uma) caminhonete, 4 x 4, tracionada, quatro portas, para deslocamento da equipe técnica;



2 (dois) computadores:

Processador Intel (core duo ou core 2 duo) de 1.8 GHz;

Memória Ram de 2 Gb;

Risco Rígido de 160 Gb;

Drive gravador de DVD e CD;

Placa de vídeo 3D, com 512 de memória sem compartilhamento;

Sistema Operacional Windows XP Professional;

Mouse Óptico com scroll;

Monitores de 19 polegadas;

 1 (uma) impressora multifuncional;

 1 (um) GPS;

 1 (uma) bússola;

 1 (um) scanner;

 1 (um) par de rádios trans-receptores;

 1 (uma) maleta equipada para primeiros socorros;

 1 (um) binóculo;

 1 (um) reservatório de água (10 litros), térmico;

 1 (uma) máquina fotográfica digital;

 2 (dois) botas e capas de chuva para vistoria.

Ressalta-se que esta solicitação refere-se a 1 (uma) Promotoria de Justiça, o

projeto prevê a instalação de 12 (doze) Promotorias por Bacia Hidrográfica.

Referências

Documentos relacionados

Nas outras versões mudam os valores numéricos, a ordem das perguntas e alguns pormenores que não alteram significativamente as perguntas.... MESTRADO INTEGRADO

b) Verifique se o manuscrito cumpre as normas aos au- tores da Acta Médica Portuguesa e que contém as informa- ções necessárias em todos os manuscritos da Acta Médica

Trata-se, para a Lorga de Dine, de Crocuta crocuta intermedia, cuja presen~a sugere ocupa~ao da cavidade em época ante- wurmiana; porém, a aceitarmos o papel de

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

The JMS’s objectives are the ability to leverage unused computing resources without compromising local performance, to work on very heterogeneous systems, and to allow cluster owners

Vita tentar o processo de inovação social e de mudança do poder em relação directa e exclusiva com o seu próprio grupo matrilinear, abolindo, assim, as relações políticas

Dada a potencialidade que o estudo com esse gênero tem para estimular a reflexão crítica do alunado, pautada pelos multiletramentos, analisamos a presença de aspectos culturais

Foi possível concluir que a adaptação de algumas medidas e ferramentas já implementadas na área da qualidade (fluxogramas de processo, tabela de identificação de perigos e riscos