• Nenhum resultado encontrado

O Contador atual e sua voz na empresa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Contador atual e sua voz na empresa"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 Ciências Contábeis 1º ano

O Contador atual e sua voz

na empresa

Aluna: Nathacha Silva dos Santos

(2)

2

Sumário

Pg.

Intodução________________________________________03

Desenvolvimento _________________________________04

Conclusão _______________________________________08

Bibliografia______________________________________09

(3)

3

Introdução

Nas páginas à seguir iremos conhecer um pouco mais sobre

o novo profissional na area de Contábeis.

Iremos ver também o porque desse profissional ser tão

importante ao longo da história para os processos decisórios das

empresas.

E o que é mais importante: as mil e uma utilidades de um

contador.

(4)

4

O contador atual e sua voz na empresa

A contabilidade existe desde os tempos antigos, desde antes de Cristo, como mostra algumas passagens na Bíblia. Em 1494 Luca Paciolo criou o “Tractadus Particularis de Computes et Spripturies” onde três dos 36 capítulos ensinava a lancer contas. Desde então a contabilidade vem sofrendo grandes mudanças e essas mudanças estão sendo de grande importância não só para o Contador mas para a sociedade em geral.

Para melhor enterdermos o que é proposto, primeiramente precisamos entender o que é contabilidade. A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica, e pode ser dividida em contabilidade teórica- em que se estuda somente a teoria- e contabilidade prática na qual a teoria é posta em prática. A contabilidade tem como objeto o patrimônio e as pessoas que utilizam a contabilidade são as pessoas físicas e as pessoas jurídicas.

Para o sucesso de uma empresa o profissional contábil é indispensável, pois além de informar e controlar alterações no patrimônio ele ainda é capaz de dar conselhos, falar o que possivelmente se deveria fazer, qual a melhor maneira de sair daquela situação ou até mesmo para a empresa gerar mais sucesso.

Cada dia mais espera-se que o Contador além de lancer e calcular, seja um professional atualizado e que formule suas própias opniões. É função da contabilidade controlar o patrimônio(função administrativa) e apurar o lucro ou prejuízo-resultado economico-(função econômica).

O contador mediante tantas mudanças deve estar preparado para dar infoemações precisas e inteligentes, visando a qualidade dos seus serviços e reconhecimento por parte de toda a sociedade, demostrando então que seus conhecimentos podem ser mais úteis do que se possa imaginar.

Apesar de as pessoas pensarem que o Contador só debita e credita ele é um profissional que pode e faz muito mais que isso. O Contador tem processo decisório na empresa, sem ele não iríamos saber por exemplo a saúde de uma empresa e nem iríamos saber o que fazer para salvar a empresa da falência ou dar à ela um rumo ao sucesso.

O motivo do Contador ser tão importante para as decisões da empresas é o fato de que só ele pode afirmar realmente a situação ou saúde da empresa, ou seja, se ela tem seu patrimônio liquid positive ou negative. “A

contabilidade, como ciência Social Aplicada, tem uma vastíssima função a cumprir, não somente junto ao fisco , mas principalmente com fatos de orientação gerencial com vistas à criação, multiplicação e controle da própia riqueza, sem a qual não haveria o que tributar” (Maria Clara

(5)

5

A contabilidade como ciência tem objeto própio-o patrimônio-, método específico, finalidade determinada-fornecer informações sobre o patrimônio a uma determinada pessoas-, teoremas, teorias, hipóteses, tradição no qual sem esses termos seria impossível até mesmo existir a contabilidade.

A contabilidade precisa trabalhar juntamente com a administração, são duas profissões diferentes mas que para o sucesso e bem desempenho da empresa precisam trabalhar juntas. A contabilidade é fundamental , mas para que ela seja eficaz é preciso que outros profissionais vejam e deem ouvidos aos contabilistas.

Hoje a contabilidade em sua area gerencial pode subsidiar a administração de uma empresa com seu planejamento estratégico empresarial e no orçamento.

A única diferença entre os profissionais Contábeis está em suas demostrações financeiras e na sua capacidade estratégica.

Nessa era em que o conhecimento sobre a atualidade é necessário, o profissional contábil precisa e deve estar antenado nas coisas que acontecem no dia-a-dia para ter o devido destaque.

Como a contabilidade é um objeto de gestão, então é impossível que uma empresa seja capaz de se decidir sem o apoio do Contador, não existe empresa sem Contador, o Contador é parte fundamental na empresa, ele e seu capital intellectual. Toda empresa precisa de um Contador pois quem faz o procedimento de informações que os usuários necessitam para a tomada de decisões é o contador.

Apesar disso ainda existem aquela empresas que acham que profissional contábil é só mais um empregado que talvez nem deveria estar ali, mas todos sabemos que o Contador é fundamental para qualquer meio lucrative em uma empresa.

Apesar de „consequência‟ parecer uma palavra com fins ruins, a consequência de o Contador ter influência no processo decisório da empresa é boa ou seja, a consequência vai ser satisfatória, fazendo com que a empresa dê mais lucro e às vezes saia da corcodata. Mas é preciso lembrar que para que isso aconteça é preciso por parte do Contador a total dedicação à empresa e principalmente a exatidão nos seus calculos.

No Brasil a procura pela profissão contábil está sendo cada vez maior pois ela precisa atender as necessidades da sociedade. Todos em uma empresa precisa de um profissional contábil principalmente os administradores para melhor desempenharem as funções de gestão do patrimônio úteis para a tomada de decisões. A contabilidade pode informar ao administrador qual o produto mais rentável, quanto custa produzir um bem, quanto custa produzir um serviço, qual sera o provável resultado de um determinado nível de produção e venda.

(6)

6

Na contabilidade existem vários ramos. Ex.: Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Contabilidade Bancária, Contabilidade Pública, Contabilidade de Seguros, Análise das Demosntrações, Auditoria, etc. No Brasil o trabalho mais aprofundado do contador ainda está em transição, à pesar de ele ter uma importante influência nas decisões especiais dentro de uma empresa, ele ainda é considerado somente um intérprete da linguagem dos negócios. Quando se trata de soluções de problemas o contador tem uma importante função, eles são responsáveis por decisões e responsáveis também pelo levantamento de dados importantes e essenciais para uma empresa.

O contador tem como função fazer previsões de números para o futuro, já os números passados, não tem mais interesse. No seu sentido mais restrito o contador tem como função gerenciar melhor os recursos disponíveis, obter informações úteis ao planejamento de suas atividades, saber o custo do que é produzido e do que é consumido, apurar o lucro e o prejuízo, controlar e reduzir despesas e aumentar receitas, previnir e identificar erros e fraudes.

O contador em uma empresa é tão responsável quanto o dono dela, ele é o profissional que não pode errar e que tem que estar de olho em tudo que está acontecendo na empresa, ou seja, ele tem que sempre estar atent nos gastos e lucros de uma empresa.

Os empresários estão cada dia mais querendo contadores para trabalharem perto deles, ou seja, dentro da empresa, pois se um empresário contrata uma empresa que presta serviços Contábeis e a mesma comete um erro, só quem vai sair perdendo sera a própia empresa. É bom lembrar que o contador não ganha e nem perde nada fazendo erros, só quem perde e só perde é a empresa, então se o contador trabalha dentro da empresa mais fácil serápara a mesma justificar o erro e tomar as decisões necessárias em relação ao contador.

Hoje em dia há uma grande procura por contadores no mundo inteiro, pois só eles podem afirmar a real situação economico-financeira de uma empresa. O contador tem o papel de fazer as demonstrações Contábeis na qual a Receita Federal irá verificar se os dados batem com os que as empresas lhe enviara.

“Os novos tempos requerem um novo perfil de profissional, mais

compromissado com o sucesso e resultado de seus clientes”(Pinheiro, 2005,p.03)

A função econômica da contabilidade é apurar lucro ou prejuízo ou seja,

na atividade empresarial o objetivo é o lucro, que é obtido quando o empresário conseguem receitas que superam as despesas. A diferença entre as receitas e as despesas de um determinado período é denominada resultado, podendo ser lucro ou prejuízo. Entretanto nem sempre o

(7)

7

patrimônio é administrado com finalidade econômica. Existem as entidades que desenvolvem atividades sociais e elas também precisam de um contador.

Portanto o contador em uma empresa é indispensável e na atualidade ele deixou de ser o “cara” que somente cuida dos livros caixa, tornando-se então um profissional com voz e uma certa autoridade dentro de uma empresa. Ela deixou o passado de lado e está se atualizando cada dia mais para se tornar um profissional do séc. XXI em que todos tem de se aperfeiçoar para entrar no Mercado de trabalho, e o contador é um profissional que é insubistituível- apesar de alguns acharem que eles poderiam ser subistituídos por progamas modernos de computador- é fundamental para o bom andamento econômico-financeiro de uma empresa.

O contador tem uma função especial na empresa do séc.XXI, a função de alertar e aconselhar os administradores de uma empresa. Contadores e administradores precisa e devem trabalhar juntos, o administrador precisa tanto do contador quanto o contador precisa do administrador. Para um administrador tomar qualquer decisão em uma empresa, primeiramente ele precisa de um balanço feito e assinado por um contador.

A contabilidade para uma empresa é fundamental, com ela a empresa pode saber gerenciar melhor os recursos disponíveis, obter informações para o planejamento de suas atividades, saber custos da produção e do consume, saber lucro ou prejuízo, reduzir despezas e aumentar receitas e com tudo isso dar um salto para o sucesso.

O contador sem dúvida alguma é element esencial para qualquer tomada de decisão em uma empresa, além de relatar a saúde financeira da empresa, ele ainda pode e deve dar conselhos sobre o que seria o melhor a fazer naquela situação.

Enfim, o contador no processo decisório de uma empresa é essencial e fundamental e é le auempode dar um rumo certeiro para a empresa e esse rumo certeiro com toda certeza é o sucesso.

(8)

8

Conclusão

Pra se concluir nada melhor do que deixar as palavras de uma pessoa sábia: “ Razão e intuição complementam-se mutuamente,

No sentido de que a primeira pressupõe a função da segunda,

Enquanto está é retificada e esclarecida pela outra(…)

Embora possaparecer que os aspectos estreitamente relacionados

da sabedoria humana

e que produzem um efeito enriquecedor na

natureza do homem”

(9)

9

Bibliografia

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2303/A-importancia-do-contador-na-empresa?src=busca_referer http://search.conduit.com/Results.aspx?q=Qual+a+influ%C3%AAncia+do +Contador+no+processo+decis%C3%B3rio+da+empresa+para+jos%C3% A9+carlos+mariom+&ctid=CT2405726&octid=CT2405726

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O lançamento em questão é de um texto sobre a escola de magia americana Ilvermorny Figura 16, juntamente de um teste para descobrir a que casa o público pertence, sendo esta, parte