• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PAULO: UM HOMEM DE CORAGEM E GRAÇA SAULO, DE TARSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PAULO: UM HOMEM DE CORAGEM E GRAÇA SAULO, DE TARSO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PAULO: UM HOMEM DE CORAGEM E GRAÇA SAULO, DE TARSO

Cada vez que iniciamos um estudo sério de uma vida notável, precisamos nos preparar para surpresas. As circunstâncias e eventos que levaram à grandeza dessa pessoa tiveram origem em anos obscuros, quando poucos a conheciam e ninguém se importava com sua existência. Reflexão: Lembre-se: o aço da grandeza é forjado no fogo. Isso se aplica a todos nós. Nunca se esqueça, especialmente quando você estiver em meio ao fogo e convencido de que nada de valor sairá dessa experiência.

UM RETRATO BRUTAL

O primeiro esboço da vida de Paulo (inicialmente Saulo de Tarso) é tanto brutal como sangrento. Para nosso horror, o sangue do primeiro mártir espirrou sobre as roupas de Saulo, enquanto ele ficou ali, concordando com aquilo tudo, cúmplice de um crime medonho. Trata-se do martírio de Estevão. Um jovem cristão que morava em Jerusalém, descrito em Atos 6 como “cheio de graça e poder” (v. 8), que falava com sabedoria por unção do Espírito (v. 10), cujo semblante era “como se fosse rosto de anjo” (v. 15).

Durante a nossa vida, adotamos naturalmente uma imagem cristianizada do apóstolo Paulo. Mas precisamos entender: ele odiava o nome de JESUS a tal ponto que se tornou um agressor violento e declarado, perseguindo e matando cristãos por dedicação ao DEUS dos judeus. Quanto mais compreendemos a escuridão do seu passado, tanto mais entenderemos sua gratidão pela graça.

Sendo assim, o encontramos pela primeira vez simplesmente participante como “um jovem chamado Saulo”, do assassinato brutal de Estevão e que consentia na sua morte (Atos 7:58;8:1).

TARSO: LUGAR SIGNIFICANTE

Um estudo acurado da antiga cidade de Tarso revela que a cidade natal de Paulo não era um simples ponto no mapa, mas uma metrópole movimentada de cultura multiforme e comércio internacional. Sua localização estratégica explica a sua importância e sucesso. Tarso ficava na Cilícia, uma província na extremidade sudeste do que era então chamado Ásia Menor. Hoje faz parte da moderna Turquia.

Em vista de estar próxima a um porto de mar, Tarso se tornou uma via comercial muito usada pelas caravanas que levavam suas mercadorias do oriente, no leste, até Roma, no oeste. Saulo foi nutrido com a nata de todo esse diversificado e rico caldo cultural e comercial, enquanto ele crescia na cidade fascinante em que nasceu.

Ele esperava ansiosamente o dia em que se tornaria membro do Tribunal Supremo dos Judeus, chamado então de Sinédrio. Juntos, aqueles setenta e um homens administravam a vida e a religião judia sentados em bancos curvos numa sala de tribunal – exatamente o lugar onde tinham ouvido Estevão fazer sua corajosa, embora fatídica, confissão de fé.

(2)

UM CONFRONTO INÚTIL

Desde o dia de Pentecostes, registrado em Atos 2, Jerusalém mostrava-se agitada por uma atividade religiosa sem precedentes.Quanto mais os agora ousados apóstolos pregavam as boas novas de CRISTO, tanto mais o povo ia se convertendo.

Como resultado, segundo Atos 5:18, “prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.”

Aqueles apóstolos cheios do Espírito estavam dando nos nervos dos líderes da religião dominante.

Aquele foi um período perturbador para o Sinédrio. Sua tentativa de silenciar os seguidores de JESUS crucificando o seu Mestre havia tido efeito contrário ao desejado.

Veja o que aconteceu naquele momento: Atos 5:17-21

17 - Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja.

18 - Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública. 19 - Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e,

20 - disse: “Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida”.

21 – Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo. Quando chegaram o sumo sacerdote e os seus companheiros, convocaram o Sinédrio toda a Assembléia dos líderes religiosos de Israel e mandaram buscar os Apóstolos na prisão.

A atitude dos religiosos do Sinédrio, apenas motivou os seguidores de JESUS a voltarem à pregação mais ousados do que nunca! Agora, inflamados com o poder do ESPÍRITO, os Apóstolos estavam incendiando Jerusalém com a sua pregação. Seu zelo era contagioso, e sua mensagem, convincente.Não demorou muito para que as autoridades religiosas se vissem reduzidas a uma minoria que diminuía cada vez mais.

Veja o que acontece em seguida: Atos 5:21-23

21 - E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem.

22 - Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então,voltaram e relataram:

23 – Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas; mas, quando as abrimos não havia ninguém”.

O anjo do SENHOR abriu a prisão, libertou os apóstolos e depois trancou tudo outra vez. Ao chegarem, encontraram os guardas dormindo, as portas fechadas e nenhum prisioneiro.

(3)

Atos 5:25 e 26

25 - Nesse momento chegou alguém e disse: “Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo”.

26 - Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse. Esses líderes piedosos agora temiam por suas vidas, pois sentiram a maré se voltando contra eles. Mas e mais pessoas nas ruas estavam dizendo: “Não toquem nesses homens. Eles estão declarando coisas que precisamos ouvir... coisas que vocês nunca nos disseram.”

Agora veja o que aconteceu: Atos 5:27-32

27 - Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem levados interrogados pelo sumo Sacerdote,

28 - que lhes disse: “Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome”. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem”.

29 - Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

30 - O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, Suspendendo-o num madeiro.

31 - Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

32 - Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

Saulo ouviu esse discurso. Já pensou nisso? Aquele jovem e piedoso fariseu, hebreu dos hebreus, ouviu irado enquanto aquele pescador ignorante, chamado Pedro, falava do falecido JESUS, que tinha afirmado ser DEUS. Ele não podia imaginar que aquele “pescador ignorante” viria a ser seu colaborador no trabalho de estabelecer igrejas cristãs em todo o mundo conhecido.

UM ALIADO INESPERADO Atos 5:33-38

33 - Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los.

34 - Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens foslevantou-sem retirados por um momento.

35 - Então lhes disse: ”Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens”.

36 - Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.

37 - Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. 38 - Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;

39 - se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”.

(4)

Saulo estudou com esse homem durante os anos de sua instrução em Jerusalém (Atos 22:3). Contudo, imagino que Saulo teve uma grande e inesperada surpresa. Quando se esperava palavras fortes de condenação contra Pedro e os demais, aconteceu justamente o oposto. Acredito que Saulo não podia acreditar que o Sinédrio concordasse com um conselho tão calmo e considerasse usar de brandura com aqueles “infiéis”. Mas foi exatamente isso o que fizeram. É possível que Pedro tenha permanecido vivo naquele momento e inclusive nos anos seguintes por causa da intervenção sábia de Gamaliel. Se tudo aquilo dependesse de Saulo e alguns outros, Pedro e seus amigos teriam sido apedrejados.

Reflexão:

Lembre-se disso quando sentir que as circunstâncias de sua vida são desesperadoras. Não importa o que tenha de enfrentar, DEUS continua no controle, silenciosa e soberanamente operando todas as coisas conforme Seu plano perfeito.

Veja o que acontece em seguida: Atos 5:40-42

40 - Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los.

Depois, ordenaram-lhes que não falassem no nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. 41 - Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

42 - Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.

Nosso respeito por esses homens se intensifica nesse ponto. Que coragem notável! O sangue em suas feridas mal havia secado quando voltaram a pregar CRISTO para o povo. Contudo, Saulo os odiava cada vez mais.

Não se esqueça de algo importante. Todo o ódio e atitudes de Saulo eram em nome de DEUS. Essa é a razão de não haver nada mais assustador, mais perverso, do que um terrorista religioso. Justifica todas as suas ações em nome de DEUS.

Conclusão: GRAÇA SIGNIFICANTE

Quem poderia imaginar que o escritor do Novo Testamento, que provavelmente causou maior impacto no seu crescimento cristão, viesse de um mundo de tamanha cegueira espiritual e brutalidade física. Foi por isso que reivindicou o título de “maior dos pecadores”.

TRÊS LIÇÕES DIGNAS DE MENÇÃO:

1. Não importa como os outros o consideram hoje, pois todo indivíduo tem um lado obscuro. Você ficaria espantado se conhecesse a escuridão que espreita o passado das pessoas que tiveram influência em sua vida. Todos somos pecadores por nascimento, por natureza e por escolha. Permanecemos total e completamente depravados no íntimo. Tateamos no escuro por causa da nossa cegueira espiritual.

2. Sem levar em conta o que você fez, a esperança abrange a todos. Essa é a grande esperança da mensagem cristã. Nenhum pecado no seu passado, por pior que seja, pode sobrepujar a graça de DEUS.

(5)

3. Embora o seu passado esteja manchado, qualquer um pode encontrar um novo começo. Nunca é tarde demais para começar a fazer o que é certo! A graça produz esse tipo de novo começo. Não fique parado onde estava. Não perca tempo se concentrando no que você costumava ser. Lembre-se, a esperança que termos em CRISTO significa que há um amanhã mais luminoso.

Se JESUS pôde transformar um Saulo de Tarso, envolvido em um terrível assassinato, num Paulo, o apóstolo, que pregou e viveu a mensagem da graça, ele pode mudar a sua vida também.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São