• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE

RECURSOS HUMANOS

A única Business School em Portugal no ranking global da Formação de Executivos. Acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação das Escolas de Gestão.

LISBOA

2 SEMANAS INTENSIVAS EM

(2)

LISBOA

O Programa de Gestão Estratégica de Recursos Humanos destina-se a técnicos e quadros superiores de Recursos Humanos. Esta iniciativa resulta da necessidade de investir na gestão das pessoas, propondo desenvolver uma formação de grande qualidade para os responsáveis dos Departamentos de Gestão de Recursos Humanos das suas empresas.

Assim, este programa visa o aprofundamento de alguns temas da gestão de Recursos Humanos com maior acuidade no contexto empresarial angolano, por forma a dar resposta aos principais desafios que as empresas angolanas vão ter que enfrentar para gerir os seus colaboradores:

PROGRAMA DE

GESTÃO ESTRATÉGICA

DE RECURSOS HUMANOS

> Como atrair, selecionar e reter os melhores colaboradores?

OBJETIVOS

O Programa de Gestão Estratégica de Recursos

Humanos tem por objetivo não apenas

enqua-drar estes e outros temas, apresentando o que de

mais recente se está a realizar nestas áreas, mas

sobretudo fornecer metodologias e instrumentos

práticos para os participantes poderem resolver

os problemas no seu contexto de trabalho.

DESTINATÁRIOS

Destina-se essencialmente a técnicos e quadros

superiores de Recursos Humanos, que

preten-dem atualizar ou aprofundar conhecimentos

nesta área.

TEMAS

> Como dirigir a atividade no sentido da obtenção de resultados? > Como elevar a produtividade das pessoas? > Como desenvolver as competências profissionais de cada um? > Como avaliar e recompensar os desempenhos? > Como liderar eficazmente uma equipa de trabalho? > Como resolver situações de tensão e de conflito? > Como elevar a motivação

e a satisfação no trabalho?

(3)

Professor Associado Convidado da Católica Lisbon School of Business & Economics, onde coordena o PARH – Programa Avançado de Recursos Humanos e o Saber Liderar – Programa de Desenvolvimento em Liderança. Na CATÓLICA-LISBON Executive Education é responsável pela lecionação de Gestão de Recursos Humanos, Liderança e Motivação. Foi diretor-geral de uma empresa de consultoria. Gestor de empresas.

MÓDULO DURAÇÃO DOCENTE

GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE

PELOS RECURSOS HUMANOS 7H Luís Caeiro

RECRUTAMENTO, AVALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO 7H Felipa Oliveira Serrão

GESTÃO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO

DE RESULTADOS 7H Ricardo Costa

DIREITO DO TRABALHO 14H Rui Andrade

COMUNICAÇÃO, PERSUASÃO E NEGOCIAÇÃO 7H João Matos

GESTÃO DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

DE RECURSOS HUMANOS 7H Ricardo Costa LIDERANÇA DE EQUIPAS 7H Luís Caeiro

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS 7H Isabel Viegas

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMPENSAÇÃO 7H Isabel Viegas

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Em Lisboa, nas instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics.

COORDENAÇÃO

LUÍS CAEIRO

ESTRUTURA DO PROGRAMA

DURAÇÃO TOTAL DO PROGRAMA

70 horas

LEADING TODAY

INSPIRING TOMORROW

(4)

GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE PELOS RECURSOS HUMANOS Este módulo tem como objetivo dar ferramentas aos participantes no sentido de compreenderem para onde conduzir a sua Organização (ou o seu setor de trabalho) e qual o caminho mais adequado. Quais os objetivos da gestão dos Recursos Humanos? Como alinhar o comportamento das pessoas com os objetivos e a estratégia que definiram para as suas Organizações? Como definir as competências estratégicas e construir uma matriz de competências? Quem deve ter a responsabilidade pela gestão dos Recursos Humanos: centralizar ou descentralizar? De quem deve depender o órgão de gestão dos Recursos Humanos? Que papel cabe às chefias e quadros, na gestão das pessoas? Como organizar o departamento de Recursos Humanos? Quais as vantagens e limitações das novas ferramentas informáticas aplicáveis à gestão dos Recursos Humanos? O que deve mudar ou melhorar, no curto e no médio prazo, na gestão de Recursos Humanos das Organizações?

DOCENTE >Luís Caeiro

RECRUTAMENTO, AVALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO

Este módulo está dividido em dois temas centrais: o Recrutamento & Avaliação, e a Integração. O Recrutamento, a Avaliação e a Integração constituem o início do ciclo de vida dos colaboradores nas organizações e assumem-se como o ponto de partida para a implementação de uma gestão integrada de talento. Como tal, a partilha de boas práticas nestes processos e a capacitação das empresas, gestores e recursos humanos para a sua implementação torna-se crítico, num contexto em que a capacidade de atração, retenção e desenvolvimento de talento é fonte de vantagem competitiva.

DOCENTE >Felipa Oliveira Serrão

GESTÃO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS O sucesso das organizações está diretamente relacionado com a capacidade de se definirem objetivos ambiciosos e realistas, manter as

atividades centradas nas metas principais e gerir a performance dos colaboradores numa perspetiva de apoio à melhoria permanente.

Este módulo aprofunda a metodologia do trabalho por objetivos e da gestão do desempenho, nas vertentes do planeamento, monitorização e avaliação dos resultados. Coloca-se especial ênfase no papel das chefias, a quem compete acompanhar os colaboradores dando-lhes feedback regular, apoio à melhoria contínua e reconhecimento pelo sucesso.

DOCENTE > Ricardo Costa

DIREITO DO TRABALHO

O conhecimento e domínio das principais obrigações legais das entidades empregadoras em matéria laboral, bem como o seu cumprimento tempestivo e rigoroso, são pressupostos essenciais do sucesso das empresas. Nesse sentido, este módulo aborda os seguintes temas: o qualificador ocupacional da empresa como documento estruturante dos Recursos Humanos; os princípios fundamentais do direito laboral angolano: a política de “Angolanização” e o princípio da “Igualdade de Remuneração de Igual Trabalho”; o regulamento interno da empresa; o processo de aprovação e consulta de normas e políticas internas; inscrição da empresa e dos trabalhadores junto do Centro de Emprego e do Instituto de Segurança Social; processamento e registo de contratos de trabalho com expatriados; horários de trabalho e trabalho extraordinário; seguros obrigatórios; Comissão para a Prevenção de Acidentes de Trabalho; e obrigações administrativas de reporte de informação.

DOCENTE > Rui Andrade

COMUNICAÇÃO, PERSUASÃO E NEGOCIAÇÃO

Dominar a difícil arte de lidar com pessoas não é fácil. Por exemplo, o ato de comunicar é muito mais do que a mera transmissão de um conteúdo. As emoções e os sentimentos insistem em colocar-se no caminho, complicando sobremaneira o esforço de quem tenta ser claro e objetivo na sua estratégia de comunicação. Mais complicado ainda é tentar persuadir alguém, já que isso implica mudar comportamentos. Contudo, a velocidade

do mundo empresarial da atualidade e a pressão para resultados não cessam de aumentar, o que leva a que quase não haja tempo para dizer o que se quer dizer, quanto mais pensar na maneira como se quer dizer. Em consequência, os conflitos decorrentes de falhas na comunicação sucedem-se, sendo essencial resolvê-los através de competências de negociação que conduzam a soluções aceitáveis para todas as partes envolvidas. É com o objetivo de fornecer as melhores ferramentas neste tema que surge este módulo.

DOCENTE > João Matos

GESTÃO DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS Este módulo propõe-se a apresentar ferramentas que permitam gerir o desenvolvimento humano nas organizações, que é hoje uma alavanca de vantagem competitiva ao promover, simultaneamente, a criação de ativos intelectuais (conhecimento), a renovação de competências e a retenção de talentos.

Nos tempos atuais, há que usar a formação profissional não apenas como uma mera “fábrica de cursos”, mas sim como um investimento estratégico, cujo retorno económico seja demonstrável, fazendo do desenvolvimento de competências uma peça da cadeia de valor.

DOCENTE > Ricardo Costa

LIDERANÇA DE EQUIPAS Este módulo aborda o novo contexto empresarial, caracterizado por competição global, rápida mudança e importância crescente do conhecimento. A resposta a estes desafios implica definir estratégias e políticas ajustadas e, no terreno, equipas de trabalho de elevado desempenho.

Esta nova realidade faz com que a gestão das pessoas ao nível da equipa de trabalho constitua, cada vez mais, uma responsabilidade da chefia direta, em articulação com a área de Recursos Humanos. É prioritário desenvolver as competências e práticas de liderança dos responsáveis das equipas de trabalho, no sentido de aumentar a sua eficácia a

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

(5)

Auxiliar Convidado. Licenciado em Gestão e MBA em Comportamento Organizacional pela Católica Lisbon School of Business & Economics, onde também leciona no The LisbonMBA e nos Masters of Science. Pós-graduado em Research Methods for Management pela Aston Business School. Certificado em Negotiation Research & Tea-ching pela Kellogg School of Management, Program on Negotiation at Harvard Law School e FranklinCovey (7 Habits).

> LUÍS CAEIRO

Professor Associado Convidado da Católica Lisbon School of Business & Economics, onde coordena o PARH – Programa Avançado de

Recursos Humanos e o Saber Liderar – Pro-grama de Desenvolvimento em Liderança.

Na CATÓLICA-LISBON Executive Education é responsável pela lecionação de Gestão de Recursos Humanos, Liderança e Motivação. Foi diretor-geral de uma empresa de consul-toria. Gestor de empresas.

> RICARDO COSTA

Partner da Cranberry Associated Business Consultants. Foi Administrador da Alter Via - Executive Search & Consulting. Foi Diretor Executivo de Recursos Humanos da Ca-pgemini Portugal e Diretor de Formação e Desenvolvimento de Carreiras no Millennium BCP. Doutorando e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Profissional pela

Universi-dade de Évora. Especializou-se em Gestão de Empresas pela CATÓLICA-LISBON e em Strategic Talent Management pela London Business School. É docente na formação de executivos e nos programas de licencia-tura, membro do Conselho Estratégico da Formação de Executivos e coordenador dos programas EXPAT – Seminário lntensivo de

Preparação de Expatriados e GOAR – Gerir por Objetivos e Avaliar Resultados.

> RUI ANDRADE

Sócio da Miranda, Correia, Amendoeira & Associados – Sociedade de Advogados, responsável pelas áreas de Direito Laboral & Contencioso. Licenciado pela Faculda-de Faculda-de Direito da UniversidaFaculda-de Faculda-de Lisboa e pós-graduado em Droit Communautaire de la Consommation pela Faculté de Droit de l’Université Catholique de Louvain. Foi consultor jurídico do Instituto Português do Consumidor e membro do Conselho Nacional de Consumo, do Conselho Tarifário e do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Foi ainda Adjunto e, posteriormente, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado para a Defesa do Consumidor no XIV Governo Constitucional. Colaborou na elaboração de diversa legislação, incluindo a Lei sobre os Serviços Mínimos Bancários e o Regime de Vendas Especiais. Coautor dos livros “ A Educação dos Consumidores – Direitos e Deveres dos Consumidores” e “Vocabulário de Seguros”.

> FELIPA OLIVEIRA SERRÃO

Diretora do Hay Group, tendo integrado a Comissão Executiva da multinacional de consultoria de gestão em Portugal. Foi responsável pelas unidades de negócio de Gestão do Talento e Liderança. Licenciada em Gestão pela CATÓLICA-LISBON. Autora de vários artigos de gestão e working papers subordinados a temas como a Gestão da Mudança, Liderança e Eficácia Organizacio-nal. Coautora do livro “LOOP - Organizações em Mudança”.

> ISABEL VIEGAS

Coordenadora dos Programas Women

in Business e GOAR - Gerir por Objetivos e Avaliar Resultados na Católica Lisbon School

of Business & Economics, onde é Membro do Conselho Estratégico da CATÓLICA-LISBON Executive Education e docente de Gestão de Recursos Humanos na Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas. Direto-ra CoordenadoDireto-ra de Recursos Humanos do Banco Santander Totta, desde 2003. Diretora de Recursos Humanos da Jazztel entre 1999 e 2003 e, anteriormente, Responsável de Recursos Humanos na Marconi. > JOÃO MATOS

Coordenador dos Programas Os 3 Pilares do

Sucesso Profissional e Pessoal: Comunicar, Negociar e Persuadir e do Programa de Especialização em Negociação. Professor

DOCENTES

[ORDEM ALFABÉTICA]

organizar, alinhar, motivar e desenvolver os seus colaboradores.

DOCENTE > Luís Caeiro

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS

Este módulo abordará os seguintes temas: o novo conceito de “carreira profissional”; como se constrói um percurso profissional: fatores de sucesso; instrumentos de gestão de carreiras; a avaliação e o coaching como alavancas para o desenvolvimento de carreiras; a abordagem life-span e Broadbanding;

a gestão do talento e instrumentos que potenciam os altos desempenhos; a ligação entre evolução na carreira, promoção profissional e progressão salarial; exemplos de estruturas de carreiras.

DOCENTE > Isabel Viegas

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMPENSAÇÃO

O objetivo primordial deste módulo centra-se na definição de estratégias de compensação que sirvam o negócio e reconheçam o contributo dos

cola-boradores. Serão tratados temas atuais do domínio das remunerações, nomea-damente os conceitos de “Oferta de Valor como Empregador”, Total Reward e a construção de um “pacote salarial”. Serão abordados igualmente os temas da remuneração fixa e de como se deter-minam salários. Serão trabalhadas as tendências atuais para a compensação variável, políticas de meios e benefícios, e o impacto percebido do não tangível nas práticas de compensação. Por fim, será abordada a importância da gestão eficaz dos orçamentos.

(6)

www.catolica-lisbon-luanda.com/intensivos

O PROGRAMA INCLUI

Material pedagógico, coffee-breaks, almoços no restaurante da Universidade nos dias de curso, lugar de estacionamento no parque da Universidade, diplomas individuais de participação.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

O programa decorrerá em Lisboa, nas instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics.

DIPLOMA

Será emitido um Diploma da Universidade Católica Portuguesa a todos os participantes que concluírem este programa, garantindo a assiduidade de pelo menos 80% das sessões (contabilizadas em termos do número total de horas do curso).

ALOJAMENTO

A CATÓLICA-LISBON dispõe de um acordo preferencial com o Hotel Marriott, situado mesmo ao lado da Universidade. Os participantes que o pretendam, poderão fazer a inscrição incluindo alojamento e pequeno-almoço nesse hotel.

CANDIDATURA E INFORMAÇÕES

Para se inscrever, deverá contactar: CATÓLICA-LISBON

[+351] 217 214 239 Filipa Cristovão fic@ucp.pt

Susana de Matos Rosa smr@ucp.pt

LEADING

TODAY

INSPIRING

TOMORROW

Referências

Documentos relacionados

Inscrição Candidato Data CE PORT Objetiva Total Classificação Resultado 001018 ROSILENE DE OLIVEIRA CARVALHO 19/11/1983 37.5 35 72.50 72.5 1º Aprovado. LEGENDA CE

Sinal de Murphy positivo: paciente interrompe abruptamente a inspiração por dor durante a palpação profunda no rebordo costal direito, linha hemiclavicular (ponto cístico)

1.1 O presente procedimento tem por objeto o CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕESFINANCEIRAS E SIMILARES, SOCIEDADES CORRETORAS, DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS EVALORES

Autor dos Livros “Licitações e Contratos de Obras Públicas”, publicado pela Editora Fórum, “Contratação de Obras Públicas”, Publicado pela Universidade Estadual de Ponta

3.1. A adopção, definição e aplicação de medidas não privativas de liberdade deverão ser prescritas por lei. A escolha da medida não privativa de liberdade será baseada

Esses algoritmoa foram implementados no mini-computa - dor ~~l?-11/10, poaendo os me #mos serem implementados em qualquer.. outro

A determinação das demandas para efeito de dimensionamento da rede secundária será baseada nos dados calculados para os transformadores cadastrados no SGT. Através das

É Professor Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da IBS – ISCTE Business School, leccionando disciplinas de Comportamento