• Nenhum resultado encontrado

Índice. Divulgação AEFCPS. Relatório Intermédio DF-REL001-C3 27/03/2018. Página 1 de 9

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. Divulgação AEFCPS. Relatório Intermédio DF-REL001-C3 27/03/2018. Página 1 de 9"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

1. Enquadramento... 2

2. Mapa das escolas... 3

3. Protocolo...4

4. Calendarização... 5

5. Material... 6

6. Acções de divulação...7

(3)

Este documento é propriedade da Associação CTMRM - Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior

DF-REL001-C3 27/03/2018 Página 2 de 9

1. Enquadramento

Após terem sido contadas várias escolas do concelho para a divulgação do ténis de mesa chegamos à conclusão de que o sistema de AECS não seria o mais apropriado para os nossos objectivos. Para além das vagas estarem quase todas preenchidas, o treinador destacado para tal teria também de desenvolver actividades relacionadas com outras modalidades desportivas. Assim, foi feita uma abordagem ao Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, onde através de um protocolo realizado entre a academia e o agrupamento, o ténis de mesa seria divulgado directamente junto das turmas do primeiro ciclo.

A calendarização foi feita tendo em conta a presença de um treinador residente que teria disponibilidade total para esta actividade e seriam feitas três acções de divulgação por turma. Estas deveriam incidir apenas sobre as turmas do primeiro ciclo.

Infelizmente depois de o protocolo estar assinado e a calendarização feita, o treinador destacado para tal, Diogo Casquiço alegou que a carga horária era incomportável. De notar que este esteve sempre incluído no planeamento das suas funções na academia bem como no planeamento da calendarização e a sua resposta foi sempre positiva. Depois de haver um ajuste da carga horária e das condições em geral, este voltou a aceitar ser treinador mas infelizmente voltou a falhar este compromisso alegando motivos pessoais. Para ultrapassar esta falha o presidente e treinador João Frazão Correia assumiu o compromisso da divulgação mas devido à sua situação profissional a calendarização teve de ser ajustada consoante a sua disponibilidade.

(4)

2. Mapa das escolas

O Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva é composto por quatro escolas, no entanto, uma delas foi excluída pois encontra-se em obras.

Escola Fernando Casimiro Pereira de Silva Rio Maior

Escola Mina do Espadanal Rio Maior

Escola Poeta Ruy Belo São João da Ribeira

Divido à falta de mesas nas escolas, a academia adquiriu duas mesas básicas que serão colocadas mediante a sua necessidade.

(5)

Este documento é propriedade da Associação CTMRM - Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior

DF-REL001-C3 27/03/2018 Página 4 de 9

3. Protocolo

O protocolo celebrado entre a academia e o agrupamento é composto de 4 pontos:

1. O AEFCPS deverá calendarizar as acções de divulgação junto das turmas do primeiro ciclo sendo estas as que têm alunos com idades desejadas para a captação.

2. Deverá ser também facultado o contacto dos encarregados de educação dos alunos que se mostrem interessados em participar nas actividades de formação da academia. 3. A academia deverá disponibilizar um ou mais elementos do seu corpo técnico para as

acções de formação;

4. Esta deverá também dar apoio ao professor responsável pelo Desporto Escolar, quer nas no desenvolvimento das suas capacidades técnicas quer na realização de provas. O ponto 2 é essencial para a captação pois devido à sua idade os alunos estão dependentes do(s) encarregado(s) de educação para que possam participar na formação da academia. De modo a respeitar o seu cumprimento só são contactados os encarregados de educação dos alunos que se mostraram interessados.

De notar o excelente espírito de cooperação demonstrado tanto pelo director do agrupamento de escolas, Paulo Almeida, quer pelo professor de educação física, João Jorge.

(6)

4. Calendarização

A calendarização da divulgação foi feita com os seguintes parâmetros a) Cada turma teria 3 acções de divulgação;

b) A divulgação seria feita três vezes por semana: terça e quarta numa escola do agrupamento e quinta feira na Escola Fernando Casimiro

Como foi referido em cima, a calendarização teve de ser ajustada mediante a disponibilidade do treinador João Correia. Isto fez com que as acções de divulgação fossem reagendadas directamente com os professores de cada turma.

(7)

Este documento é propriedade da Associação CTMRM - Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior

DF-REL001-C3 27/03/2018 Página 6 de 9

5. Material

Através de uma colaboração entre a academia e o agrupamento foi possível adquirir um kit para as acções de divulgação. Este kit é constituído por:

ITEM QTD PROPRIETÁRIO OBSERVAÇÕES

Caixa de transporte 1 A. Rio Spin Material de protecção e transporte Saco de transporte 1 A. Rio Spin

Capas protectoras 30 A. Rio Spin Desumidificadores 2 A. Rio Spin

Raquetes de treino 30 AEFCPS Material de treino

Bolas - A. Rio Spin

Caixa com bolas 1 A. Rio Spin Prancheta com fichas 1 A. Rio Spin

Mesas 2 A. Rio Spin

Giz 1 A. Rio Spin Para marcação do início da fila Este kit está dedicado exclusivamente à promoção do ténis de mesa sendo

parcialmente usado esporadicamente para provas do Desporto Escolar. A manutenção e limpeza das raquetes é feita pela academia.

(8)

6. Acções de divulação

As acções de divulgação têm a duração de um hora e são divididas em três temas: batimento de direita, batimento de esquerda e deslocamento com batimento de esquerda e direita.

Para ajudar no controlo e coordenação da turma o professor responsável fica encarregue de manter a disciplina.

Acção 1 1 hora

10 min Apresentação do treinador Explicação da pega da raquete Regras a observar

Distribuição do material 10 min Equilíbrio da bola na raquete

Toques de direita Toques de esquerda Toques alternados

5 min Explicação do batimento de direita

30 min Batimento de direita em sistema multi bolas 5 min Recolha do material

Breve conversa com os alunos Acção 2 5 min Revisão da pega da raquete

Regras a observar Distribuição do material 10 min Equilíbrio da bola na raquete

Toques de direita Toques de esquerda Toques alternados

5 min Explicação do batimento de esquerda 5 min Exercício sombra direita

Exercício sombra esquerda

Exercício sombra esquerda e direita

30 min Batimento de esquerda em sistema multi bolas 5 min Recolha do material

Breve conversa com os alunos Acção 3 5 min Revisão da pega da raquete

Regras a observar Distribuição do material 10 min Equilíbrio da bola na raquete

Toques de direita Toques de esquerda Toques alternados

5 min Explicação do deslocamento lateral e ligação entre batimento de esquerda e direita

(9)

Este documento é propriedade da Associação CTMRM - Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior

DF-REL001-C3 27/03/2018 Página 8 de 9

Exercício sombra deslocamento com batimento de direita 25 min Batimento de esquerda e direita com deslocamento lateral em

sistema multi bolas 5 min Recolha do material

(10)

7. Anexos

Protocolo

No ínicio da primeira acção é dado a conhecer o protocolo ao professor responsável para que este fique não só a conhecer o mesmo mas também para que reconheçam a autorização que academia tem para obter o contacto dos encarregados de educação.

Ficha de captação

A ficha de captação, como referido anteriormente, serve para anotar os nomes dos alunos que revelam mais talento e interesse em participar. De modo a respeitar o ponto 2 do protocolo, no final da primeira acção de divulgação os alunos são questionados sobre se querem ou não participar nas actividades de formação da academia durante um mês de forma gratuita. Depois de todos terem respondido, o professor responsável coloca o seu nome e assina, garantindo assim que apenas serão contactados os encarregados de educação dos alunos interessados. Finalmente este fornece os contactos dos encarregados de educação.

De notar que esta ficha também serve para tirar notas sobre os alunos como por exemplo a sua aptidão para a modalidade ou o seu comportamento, o que em alguns casos faz com que estes sejam excluídos.

De modo a gerir todos os contactos foi criada uma base de bados com todos os alunos interessados. Para evitar um grande afluência de novos alunos em período experimental criou-se um limite de 15 contactos por semana.

Posters e flyers

Também são distribuídos flyers a todos os alunos interessados e colocados posters em pontos visíveis da escola.

Ficha de período experimental

Foi também criada uma ficha de pré-incrição onde o encarregado de educação é informado de que o aluno terá de cumprir os regulamentos da academia mas, como não está formalmente inscrito, este não estará coberto pelo seguro desportivo da FPTM. Aqui também fica assente o início e fim do período experimental.

(11)
(12)
(13)

Este documento é propriedade da Associação CTMRM - Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior

DF-FORMESC-REV1 25/08/2017 Página 1 de 1

Escola Turma Data

Nome OBS Encarregado de educação Contacto

O professor(a) __________________________________ reconhece que os alunos referidos na tabela demonstraram interesse em participar nos treinos da academia e subsequente contacto ao encarregado de educação.

________________________ O professor(a)

(14)
(15)
(16)
(17)

Este documento é propriedade da Associação CTMRM - Clube de Ténis de Mesa de Rio Maior DIR-PEREXP-REV1 27/02/2017 Página 1 de 1 Nome do atleta Encarregado de educação Contacto Data de inicio Data de termino

Declaro como encarregado de educação do aluno supra identificado, que autorizo a sua participação durante um período experimental de 30 dias nas actividades da Academia Rio Spin e também que tenho conhecimento das regras gerais de funcionamento bem como da não cobertura do seguro desportivo para atletas não inscritos na academia. Mais declaro que o meu educando possui robustez física para a prática desportiva.

O Encarregado de Educação

__________________________________

A Direcção

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

O projeto político traçado para a nação por meio da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (BRASIL, 1996) exige compromisso

[r]

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o