• Nenhum resultado encontrado

Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 5. Crie um App.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Série ArcGIS Online I. Aprenda em 20. Módulo 5. Crie um App."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Série ArcGIS Online I

Aprenda em 20’

Módulo 5

Crie um App

Junho/2015 academiagis@img.com.br www.academiagis.com.br

(2)

Crie um App

Você pode adicionar mais valor para o mapa que criou no módulo anterior, publicando-o como um aplicativo web. Um aplicativo web é uma interface de usuário personalizada que melhora a aparência do seu mapa, acrescenta (ou remove) funcionalidades, e ajuda a integrar o mapa com outras mídias. Você pode escolher entre vários modelos configuráveis predefinidos ou utilizar o construtor de aplicativos web (Web AppBuilder) para criar seu próprio modelo. Neste módulo, você publicará o seu mapa de Zonas de Risco de Fluxo de Lava utilizando o modelo “Visualizador de Mapas Simples” do ArcGIS Online. Esse aplicativo da web permite que você escolha rampas de cor, adicione texto descritivo, e decida quais as ferramentas de mapa que você deseja disponibilizar para os usuários.

O que você precisa:

 Papel de Usuário, Editor ou Administrador em uma organização do ArcGIS

 Concluir os Módulos 1, 2, 3 e 4 desta mesma Série (ArcGIS Online I – Aprenda em 20 minutos)

Tempo estimado: 20 minutos

Crie um aplicativo web

Você começará abrindo e compartilhando seu mapa. Você só pode criar um aplicativo web se o mapa estiver compartilhado em algum nível.

1. Se necessário, faça login na sua conta organizacional do ArcGIS e abra o mapa de Zonas de Risco de Fluxo de Lava, que você criou nos módulos anteriores desta mesma série.

(3)

2. Na guia principal, clique no botão Compartilhar.

3. Na caixa de diálogo Compartilhar, marque a caixa para compartilhar o item com a sua organização, ou, se você preferir, compartilhe com todos (público).

Dica

Se você preferir compartilhar o mapa através de contas de mídia social como o Facebook ou o Twitter, você deverá compartilhá-lo com todos.

(4)

4. Clique em Criar um aplicativo da Web.

A caixa Criar um Aplicativo da Web apresenta uma galeria de modelos disponíveis. Alguns são projetados para fins específicos, outros de uso geral.

(5)

5. Localize o modelo "Visualizador de Mapas Simples".

Dica

Os modelos são exibidos em ordem alfabética. Você pode usar os números na parte inferior para percorrer a galeria.

6. Abaixo da imagem em miniatura do Visualizador de Mapas Simples, clique na seta suspensa e escolha Publicar.

7. Na janela Criar um Aplicativo Web, aceite o título padrão, tags e resumo.

Não será um problema que o aplicativo web tenha o mesmo título que o mapa de origem, porque os dois itens são de tipos diferentes. Observe que, por

(6)

padrão, o aplicativo web tem as mesmas propriedades de compartilhamento que o mapa da web.

8. Clique em Salvar e Publicar.

O aplicativo abre em seu estado configurável.

Configure o App

As propriedades configuráveis do aplicativo web são mostradas no painel de Configuração. As configurações padrão para essas propriedades, tais como o título, o tema e a cor do texto estão refletidas no mapa. Nesta seção, você fará alterações em algumas dessas configurações.

1. No painel de Configuração do Modelo, deixe a configuração padrão para o título, ou digite um novo título da sua escolha.

Nota

Por padrão, o título do aplicativo web é o título do mapa de origem. Se você digitar um novo título, este será exibido quando os usuários abrirem o aplicativo da web. No entanto, na página Meu Conteúdo, o título do item do aplicativo web permanecerá como "Zonas de Risco de Fluxo de Lava no Havaí" (o título que você aceitou quando publicou o aplicativo web na última seção).

(7)

Na esquerda do mapa está a legenda. A seção "Sobre" apresenta uma breve descrição do mapa. Este texto vem da descrição do item que você criou para o mapa da web. Você pode usar a caixa Descrição para substituir esse texto.

2. No painel Configurar Modelo, copie e cole o seguinte texto na caixa Descrição:

Os limites e classificação das zonas de risco de fluxo de lava na ilha de Havaí foram mapeados pela primeira vez pelo US Geological Survey em 1974. Este esquema de classificação divide a ilha em 18 grandes zonas que são classificadas de 1 a 9 com base na probabilidade de cobertura por fluxos de lava. Os níveis de risco baseiam-se principalmente na localização e frequência de erupções históricas (aquelas para os quais existem registos escritos ou que são conhecidas das tradições orais dos havaianos) e o mapeamento geológico e datação científica dos velhos fluxos de erupções pré-históricos.

3. Na caixa Descrição, pressione Enter duas vezes para adicionar uma linha em branco, e digite (ou copie e cole): Clique em uma zona de risco ou vulcão para saber mais.

4. Destaque a frase que você acabou de digitar. Na barra de ferramentas na parte superior da caixa Descrição, clique no botão Itálico para colocar em itálico a frase. Clique em algum espaço em branco para desmarcar o texto.

(8)

5. Vá até o topo da caixa de Detalhes. Na primeira linha do texto, destaque a palavra "classificação". Na barra de ferramentas, clique no botão Criar Link.

6. Na caixa Propriedades do Link, copie e cole

http://pubs.usgs.gov/gip/hazards/maps.html na caixa de texto URL.

Clique na seta suspensa Target e escolha Nova Janela. Clique em Configurar.

Este link levará o usuário para uma página do Serviço Geológico Americano (United States Geological Survey) que descreve as zonas de risco com mais detalhes.

(9)

Você pode escolher a cor que mais gosta. A cor do tema será usada como a cor de fundo para o título do aplicativo da web.

7. Na caixa Cor do Título, clique em uma cor para o título do aplicativo.

Essa cor será usada para o texto do título e o texto exibido nas Legendas e no painel “Sobre”.

8. Em Configurações de Pesquisa, desmarque todas as caixas.

A finalidade do seu aplicativo web é informar as pessoas sobre os vulcões e áreas de risco de fluxo de lava. Além de abrir os pop-ups, os usuários não precisarão interagir muito com o mapa. Eles provavelmente não precisarão buscar endereços ou locais específicos no mapa ou obter informações dentro das camadas do mapa.

9. Em Ferramentas, desmarque Encontrar Local. Deixe a caixa de Botão de Extensão padrão marcada.

O botão Extensão padrão permite que o usuário retorne à visualização inicial do mapa, após ter explorado o mapa. A ferramenta Encontrar Local amplia o mapa para a localização realizada pelo usuário (por exemplo, para São José dos Campos, São Paulo).

(10)

As alterações são aplicadas no aplicativo da web.

11. Na parte inferior do painel de Configurações do Aplicativo, clique em Concluir.

Você é levado para a página de detalhes do item do aplicativo web.

Edite detalhes do item do aplicativo

Algumas informações do mapa da web usado como fonte (ex. resumo e tags do item) são aplicadas automaticamente ao aplicativo web, mas você ainda precisa adicionar uma descrição e algumas outras informações.

(11)

1. Na página de detalhes do item, clique em Editar.

2. Opcionalmente, na caixa Título, altere o título do item para o título que você escolheu quando configurou o aplicativo web.

3. Na caixa Descrição, digite uma descrição do aplicativo web. Por exemplo: Zonas de Risco de Fluxo de Lava no Havaí, conforme definido

pelo US Geological Survey. Também são exibidos os vulcões, abrigos de emergência e as principais rodovias.

4. Na caixa de Restrições de Uso e Acesso, escreva: Nenhuma. Dados e

imagens de domínio público.

5. Próximo à parte inferior da página, na caixa Créditos, digite Programa GIS

do Estado de Hawaí; United States Geological Survey.

6. Opcionalmente, marque a caixa Proteção Contra Exclusão, para impedir que o item seja apagado acidentalmente.

7. Clique em Salvar.

Dica

Se você mais tarde decidir fazer alterações nas configurações do aplicativo web, abra essa página de detalhes do item e clique em Configurar Aplicativo na barra de ferramentas.

Visualize o App

1. No topo da página de detalhes do item, abaixo da imagem em miniatura, clique no botão Abrir e selecione Visualizar Aplicativo.

(12)

O aplicativo abre em uma nova aba ou janela do navegador. 2. Explore o aplicativo de navegação e abra os pop-ups.

Os pop-ups se comportam no aplicativo da web da mesma forma que no mapa da web.

3. Clique no botão Extensão padrão para voltar à exibição original do mapa.

(13)

Nota

Todas as alterações feitas para o mapa da web de origem, como a adição ou remoção de camadas, alterações na simbologia ou a configuração de pop-ups, serão refletidas automaticamente no aplicativo. Se você alterar as propriedades de compartilhamento do mapa (ou se você o apagar), isso também afetará o app.

Crie uma imagem em miniatura

A última coisa a fazer é substituir a imagem genérica em miniatura na página de detalhes do item com uma que mostre o seu app.

1. Capture uma imagem do aplicativo com o seu software de edição de imagens.

Dica

Se você não tem certeza de como fazer isso, capture a imagem com a tecla Print Screen (PrtScn) em seu teclado e cole-a no acessório Paint do Windows. No Windows 7, você pode abrir o Paint em Iniciar > Programas > Acessórios.

2. Redimensione a imagem para uma largura de 200 pixels, mas não altere a proporção de tamanho.

Dica

A proporção ideal é de 3: 2. Quando a largura da imagem é 200 pixels, a altura deve ser de cerca de 133 pixels. Se o seu valor de altura é substancialmente diferente, corte a imagem para evitar distorções na miniatura.

3. Salve a imagem em formato de arquivo PNG para uma pasta em seu computador.

4. Na página de detalhes do item do aplicativo da web, clique em Editar. 5. Clique na imagem em miniatura padrão.

(14)

6. Na caixa de diálogo Carregar Miniaturas, clique em Procurar arquivo (ou comando equivalente do seu navegador). Navegue até a pasta onde você salvou a miniatura e carregue a imagem.

7. Na página de detalhes do item, clique em Salvar.

A nova imagem em miniatura aparece depois de salvar as edições.

No final desta Série, ArcGIS Online I, você já sabe como fazer um mapa, adicionar camadas, criar suas próprias camadas de dados baseadas em arquivos, configurar pop-ups e publicar o seu mapa como um aplicativo da web.

(15)

Entender onde e como cada fenômeno interage com os demais é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e governos consigam dar respostas rápidas e tomar decisões corretas. A chave para esta compreensão do mundo é a Inteligência Geográfica. Esta é a filosofia da Imagem, empresa brasileira de Soluções de Inteligência Geográfica fundada em 1986 e distribuidora oficial da Esri no Brasil.

Referências

Documentos relacionados

Resumidamente a forma de comercialização dos apartamentos FLAT e operação de locação dos apartamentos do HOTEL para uma bandeira hoteleira proposta a seguir objetiva a

Se, a priori, não podemos afirmar a existência de uma relação direta entre gestão democrática e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a seção seguinte

Coeficientes de correlação mensal entre NDVI e os elementos meteorológicos temperatura do ar (T), precipitação pluvial (P) e insolação (I), tomados com defasagem de um mês,

neste tablóide, estarão disponíveis para loja Bretas: Araguari, Patos de Minas, Paracatu, Uberlândia, Uberaba.

O resultado final não foi o que esperávamos, mas como trabalhamos bem o ganhar e o perder foi tranquilo quando trouxeram para nossa roda de conversa o Vencedor da Copa do

N.º do Projecto Ranking Estatuto Motivo Nome da Instituição Morada Código Postal Localidade Nome do

Mesa redonda: 2B: Interface da pesquisa básica e clínica na doença de Chagas e Leishmanioses. Coordenador(a): LIZA FIGUEIREDO FELICORI VILELA (BRA) Coordenador(a): OLINDO ASSIS

Essas condições devem ser comunicadas ao médico antes do início do uso de Elani ciclo e se qualquer uma delas aparecer ou piorar durante o uso de Elani ciclo: fumo;