• Nenhum resultado encontrado

1 DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA – FAINTIPI PROCESSO SELETIVO PARA SERVIÇO VOLUNTÁRIO

LOCAL DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS: PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE BELÉM (TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA OITAVA REGIÃO)

EDITAL Nº 001, DE 10 DE SETEMBRO DE 2012

As Faculdades Integradas Ipiranga – FAINTIPI, por meio da CENTRAL DE ESTÁGIO, tornam pública a realização de processo seletivo para a prestação de serviço voluntário na Primeira Vara do Trabalho de Belém, do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, nos termos e em conformidade com o presente Edital.

1 DO SERVIÇO VOLUNTÁRIO

1.1 A prestação dos serviços ocorrerá na modalidade serviço voluntário, nos termos da Lei nº 9.608/1998 e do artigo 4º da Lei 8.112/1990 e, em especial, da Resolução nº 14/2008, do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, que deverá ser integralmente observada e cumprida.

1.2 Para os fins do presente Edital, considera-se serviço voluntário a atividade não- -remunerada prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

1.3 O serviço voluntário será prestado de forma espontânea e sem o pagamento de qualquer remuneração ou direito a qualquer recompensa financeira ou de outra natureza e não gerará vínculo funcional, empregatício, contratual ou afim e nem qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária, tributária ou outra afim. 1.4 A prestação de serviço voluntário será formalizada por meio de termo de adesão celebrado entre o Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região e o voluntário, cujo modelo se encontra anexado ao presente Edital.

1.5 A prestação de serviço voluntário no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região é incompatível com o exercício da advocacia e com a realização de estágio em sociedade de advogados.

1.6 O voluntário terá cobertura de seguro de acidentes pessoais, a ser custeado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

(2)

2 DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO

2.1 A inscrição no presente certame ocorrerá no período de 11 a 17 de setembro de 2012, exclusivamente através do e-mail centraldeestagio@idepa.com.br.

2.2 O interessados deverão anexar, ao e-mail, os seguintes documentos: a) cópia da carteira de identidade, cópia do CPF e comprovante de residência; b) currículo, preferencialmente na plataforma Lattes;

c) declaração de matrícula 2012.2 (Aluno Online); d) histórico acadêmico 2012.2 (Aluno Online). 2.3 São pré-requisitos para a inscrição do candidato: a) ser maior de dezoito anos;

b) estar regularmente matriculado nas Faculdades Integradas Ipiranga;

c) estar regularmente matriculado e efetivamente frequentando as aulas no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;

d) estar atualmente cursando a disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária, ministrada pelo professor Igor Zwicker Martins;

e) pertencer a uma das seguintes Turmas: RHN 111, RHN 112, RHN 121 ou RHN 122.

3 DA VAGA OFERTADA

3.1 Será ofertada 01 (uma) vaga, devendo o serviço voluntário ser prestado durante a semana útil de funcionamento do Fórum (segunda a sexta-feira), em horário a ser definido diretamente com a unidade judiciária – necessariamente no turno da manhã –, e devendo o voluntário acatar a deliberação daquela unidade, bem como quaisquer outras que se façam necessárias ao bom andamento dos serviços.

3.1.1 A unidade judiciária informará à Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região a freqüência do voluntário.

3.2 A duração do serviço voluntário dar-se-á em concomitância com o segundo semestre de 2012 e em conjunto com a disciplina Legislação Trabalhista e Previdenciária (2012.2), excluindo-se o período do recesso forense, que se inicia em 20 de dezembro de todo ano e se encerra no dia 06 de janeiro do ano seguinte.

3.2.1 Poderá, entretanto, a critério exclusivo da unidade judiciária e caso seja interesse do voluntário, haver prorrogação da prestação do serviço voluntário.

(3)

3.2.2 Fica garantida, a qualquer tempo, a cessação da prestação do serviço voluntário, por qualquer das partes.

4 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 Os alunos inscritos, que observarem o prazo disposto no item 2.1 do presente Edital e atenderem aos requisitos e exigências dos itens 2.2 e 2.3, submeter-se-ão a uma prova escrita objetiva, composta de 20 (vinte) questões, valendo 0,5 (meio) ponto cada uma, totalizando 10 (dez) pontos.

4.2 A prova será objetiva, de modo que fica vedada a consulta a qualquer anotação, inclusive leis desacompanhadas de anotação ou comentário. A prova deverá ser resolvida sem qualquer tipo de consulta a qualquer tipo de material.

4.3 A prova será dividida em 04 (quatro) blocos, contendo 05 (cinco) questões cada um, estando assim divididos:

4.3.1 Bloco I: Relação de trabalho e relação de emprego. Relação de trabalho (em sentido lato) versus relação de emprego (em sentido estrito). Distinções entre atividade e trabalho. Contratos de atividade em sentido estrito: definição, espécies, requisitos, sujeitos e direitos. Distinções entre trabalho e emprego. A relação de emprego e seus elementos caracterizadores: pessoalidade, onerosidade, alteridade, não-eventualidade, subordinação e cumulação necessária de todos os elementos. Pluralidade e acumulação de empregos nas esferas privada e estatal. Empregado e empregador. Conceitos. Nova subordinação jurídica: os meios telemáticos e informatizados de comando.

4.3.2 Bloco II: Contrato de trabalho. Conceito. Classificação. Morfologia do contrato. Elementos integrantes: essenciais, naturais e acidentais. Modalidades de contrato de trabalho. Tipos de contrato a termo. Efeitos contratuais próprios do contrato de emprego: direitos, deveres e obrigações das partes.

4.3.3 Bloco III: Jornada de trabalho. Conceito e fundamentos. Limitação da jornada. Jornada a tempo parcial. Trabalho extraordinário. Acordo de prorrogação de jornada. Acordo de compensação de horas. Banco de horas. Diferenciação entre acordo individual, acordo coletivo de trabalho e convenção coletiva de trabalho. Prorrogação da jornada em virtude de força maior e para conclusão de serviços inadiáveis. Empregados excluídos da proteção legal. Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) e Registrador Eletrônico de Ponto (REP).

(4)

4.3.4 Bloco IV: Intervalos para descanso. Repouso intrajornada: repouso para descanso e alimentação. Proteção contratual do trabalho da mulher e o período diferenciado de descanso: correntes, vertentes e polêmicas. Repouso interjornada. Repouso semanal remunerado e repouso nos dias feriados.

4.4 Será elaborada uma lista classificatória, da maior para a menor nota, sendo convocado a assumir a vaga o aluno com melhor colocação e, em caso de impedimento ou qualquer outro fator que impeça a sua inscrição no Programa de Voluntariado do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, será convocado o segundo melhor colocado; no caso de impedimento deste, o terceiro e assim sucessivamente.

4.5 No caso de empate entre um ou mais candidatos, o desempate ocorrerá da seguinte forma, obedecendo necessariamente a sequência:

a) a maior nota no Bloco I; b) a maior nota no Bloco II; c) a maior nota no Bloco III; d) a maior nota no Bloco IV;

4.5.1 Persistindo o empate, prevalecerá o candidato de maior idade.

4.6 A prova será aplicada nas Faculdades Integradas Ipiranga, no Campus da Unidade Cabanagem, localizado na Rodovia BR 316, Km 0, nº 500, Bairro Cabanagem, CEP 66.625.000, no dia 18 de setembro de 2012 e terá duração impreterível de 02 (duas) horas, iniciando às 16h30min e terminando às 18h30min.

5 DAS ATIVIDADES E DO LOCAL DE TRABALHO

5.1 O serviço voluntário será prestado na Primeira Vara do Trabalho de Belém, no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, localizado na Travessa Dom Pedro I, nº 746, no bairro do Umarizal.

5.2 A Primeira Vara do Trabalho de Belém é titularizada pela Excelentíssima Senhora Doutora Amanaci Giannaccini, Juíza do Trabalho Titular, e dirigida pela Senhora Simone Maria Miglio Müller, Diretora de Secretaria da unidade judiciária.

5.3 As atividades do serviço voluntário serão desenvolvidas na atividade-fim do Tribunal Regional do Trabalho, com o manuseio de processos e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro do Direito do Trabalho e do Direito Processual do Trabalho.

(5)

5.3.1 A área de conhecimento, o interesse e a experiência do voluntário selecionado guardam perfeita correspondência com a natureza e as características dos serviços da unidade em que ele atuará, considerando a unidade curricular Legislação Trabalhista e Previdenciária e seus objetivos, gerais e específicos, em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

6 DOS DEVERES DO VOLUNTÁRIO 6.1 São deveres do voluntário:

a) respeitar as normas legais e regulamentares, cumprindo fielmente as tarefas que lhe forem atribuídas;

b) acolher, com respeito e urbanidade, as orientações e determinações do responsável pela coordenação e supervisão de seu trabalho;

c) atuar de forma integrada e coordenada com a equipe de trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, comprometendo-se apenas com o que de fato puder fazer;

d) manter sigilo sobre assuntos dos quais, em razão de seu trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, tiver conhecimento;

e) economizar os recursos que lhe forem disponibilizados e zelar pelo patrimônio público.

7 DA CERTIFICAÇÃO

7.1 É dever do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região expedirá certificado de serviço voluntário após sua conclusão.

7.2 As horas-atividade, decorrentes da prestação do serviço voluntário no Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, fruto da seleção nos termos e definições do presente Edital, valerá, para todos os efeitos, como atividade complementar, a ser creditada em benefício do aluno, nas Faculdades Integradas Ipiranga, após a averbação do certificado expedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O resultado final será publicado no site das Faculdades Integradas Ipiranga, no endereço eletrônico http://www.ipirangaeducacional.com.br.

(6)

8.2 A convocação do candidato aprovado obedecerá, rigorosamente, à lista de classificação divulgada, em total obediência aos requisitos objetivos dispostos no presente Edital, inclusive quanto ao critério de eventual desempate.

8.3 A inscrição do candidato implica em aceitação integral das normas do processo seletivo e constantes no presente Edital.

8.4 Considera-se anexo deste Edital modelo do termo de adesão ao serviço voluntário, a ser celebrado junto ao Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, de acordo com a Lei nº 9.608/1998 e o artigo 4º da Lei 8.112/1990 e, em especial, a Resolução nº 14/2008, do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, que deverá ser integralmente observada e cumprida.

Belém, 10 de setembro de 2012.

Profª M.Sc. Maria Beatriz Mandelert Padovani Diretora de Ensino

Faculdades Integradas Ipiranga

Profª M.Sc. Marilda Muniz Rodrigues Coordenadora da Central de Estágio

(7)

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA OITAVA REGIÃO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS

Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas

TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO

O TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO, inscrito no CGC/MF sob o nº 01.547.343/0001-33, sediado na cidade de Belém, na Travessa D. Pedro I nº 746, neste ato representado pelo Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, que ao final assina, e _________________, brasileiro (a), solteiro (a), portador (a) do CPF nº______________ e do Documento de Identidade n° _____________, residente __________________________________, CEP: _________, prestador(a) de serviço voluntário, a seguir denominado (a) VOLUNTÁRIO, resolvem, nos termos da Lei Federal n.º 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e das normas previstas na Resolução n.º14, de 17 de janeiro de 2008, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, celebrar o presente Termo de Adesão para o desempenho de serviço voluntário, conforme o estabelecido nas seguintes cláusulas:

CLÁUSULA PRIMEIRA:

Pelo presente Termo, o (a) Voluntário prestará, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a título de trabalho voluntário, atividades técnicas de nível médio e superior.

CLÁUSULA SEGUNDA:

O (a) Voluntário (a) realizará as seguintes atividades: ________________.(verificar o e-mail)

CLÁUSULA TERCEIRA:

Poderá o (a) Voluntário (a) ser aproveitado em outras atividades da instituição durante a vigência deste instrumento particular, desde que conte com o seu consentimento e sejam compatíveis com as atividades mencionadas na Cláusula Segunda deste Termo.

CLÁUSULA QUARTA:

O serviço voluntário será realizado de forma espontânea e sem percebimento de contraprestação financeira ou qualquer outro tipo de remuneração, não gerando vínculo de emprego, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária, tributária ou outra afim.

(8)

CLÁUSULA QUINTA:

As despesas eventualmente necessárias ao desempenho das atividades deverão ser previamente autorizadas pela autoridade competente, por escrito e de forma expressa.

CLÁUSULA SEXTA:

O serviço voluntário inicia em ___ de _________ de 2012, pelo prazo de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado uma só vez e por igual período, e ser rescindido, a qualquer tempo, nos termos do art. 15 da Resolução n° 14/2008, que regulamenta o serviço voluntário.

Parágrafo único - A prorrogação ficará a critério das partes, mediante comunicação ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

CLÁUSULA SÉTIMA:

As atividades do Voluntário serão cumpridas nos dias e horários seguintes: ___ dias por semana, 4 horas por dia, pelo turno da _____.

Parágrafo único - Os dias e horários acima estabelecidos de pleno acordo entre as partes poderão ser revistos e alterados a qualquer momento, por iniciativa de qualquer uma das partes, desde que conte com o expresso consentimento da outra.

CLÁUSULA OITAVA:

Além das atribuições e responsabilidades previstas no presente Termo de Compromisso, são obrigações do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região:

8.1. Assegurar ao Voluntário condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades, permitindo-lhe o uso de suas instalações, bens e serviços necessários para o desenvolvimento das tarefas previstas neste Termo.

CLÁUSULA NONA:

Além das atribuições e responsabilidades previstas no presente Termo de Compromisso, são obrigações do Voluntário:

9.1. Cumprir, fielmente, a programação do trabalho voluntário, comunicando à Secretaria de Gestão de Pessoas qualquer evento que impossibilite a continuação das suas atividades.

9.2. Atender às normas internas do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, principalmente as relativas ao serviço voluntário, que declara expressamente conhecer, exercendo suas atividades com zelo, exação, pontualidade e assiduidade.

9.3. Acolher de forma receptiva a coordenação e a supervisão de seu trabalho.

(9)

manter os assuntos confidenciais em absoluto sigilo.

9.5. Responsabilizar-se por perdas e danos que comprovadamente vier a causar a bens do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em decorrência da inobservância das normas internas ou de dispositivos deste Termo de Compromisso.

CLÁUSULA DÉCIMA:

As controvérsias surgidas na execução do presente Termo serão dirimidas por todos os meios pacíficos e amigáveis admitidos no direito público, privilegiando-se a realização da negociação direta entre as partes. Entretanto, persistindo-se as controvérsias fica eleita a Justiça Federal de Belém (PA), para dirimir qualquer questão resultante do presente Termo, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E, por estarem justos e compromissados, lavrou-se o presente Termo em 02 (duas) vias de igual teor e forma, todas assinadas pelas partes, depois de lido, conferido e achado conforme em todos os seus termos.

Belém, xx/xx/xxxx.

Fulano de Tal

Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas

________________________________________ Voluntário

Referências

Documentos relacionados

até os 50 dias, após a emergência, considerando a média dos valores observados em quatro cultivares no ano 1988/89 (Fig.4). Aos 50 dias após a semeadura, houve uma outra

PONTO 2 – AJUSTES DIRETO PARA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMAGEM PARA ADMINISTRAÇÃO DE VACINAS CONTRA A COVID-19 - RATIFICAÇÃO (PROPOSTA N.º 67/2021). PONTO 3 – AJUSTE

5º A inscrição dos interessados à prestação de serviço voluntário será realizada por meio de preenchimento de formulário eletrônico no sítio do Tribunal na internet ou na

2) Inclui situações de Não aceitação da proposta e manutenção do investimento e Não aceitação da proposta e venda do subjacente, comunicados pelo Novo Banco através de

A promulgação da Lei 11.638/07 teve, principalmente, o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas

Pensando no serviço voluntário realizado na/no _______ (organização), que tipo de atividade ou ação você faz no serviço

NOSSA MISSÃO: Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva

Perceba que, quando a bibliografia diz que o arquivo é formado por documentos acumulados pelas pessoas, independentemente do suporte, ela está afirmando que não há apenas papel