• Nenhum resultado encontrado

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIENCIA AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIENCIA AMBIENTAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 117

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Bruno Matos de Farias* Universidade Estácio de Sá (UNESA)

bmfarias@gmail.com Helena Portes Sava de Farias** Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

helenasava@gmail.com Sebastião Josué Votre*** Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

svotre@gmail.com RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o equipamento de horta vertical denominado

GardenMix, produto desenvolvido a partir de pesquisa de mestrado, a partir do qual se pode

promover consciência ambiental, além de possibilitar o plantio de hortaliças em ambientes pequenos, na parte interna das residências, e assim possibilitar a interação da família com práticas saudáveis. O GardenMix também pode ser utilizado em escolas para auxiliar as orientações nas disciplinas relacionadas às ciências ambientais, biologia etc.

Palavras-Chave: Meio ambiente. Horta vertical. GardenMix.

GARDENMIX, AS A PROMOTER OF ENVIRONMENTAL AWARENESS

ABSTRACT

The objective of this work is to present the vertical vegetable garden equipment called GardenMix, a product developed from master's research, from which environmental awareness can be promoted, besides the possibility of planting vegetables in small environments, indoors, and thus enable the family to interact with healthy practices. GardenMix can also be used in schools to help orientations in disciplines related to environmental sciences, biology, etc.

Keywords: Environment. Vertical garden. GardenMix.

*

Professor Auxiliar na Universidade Estácio de Sá (UNESA) no Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Mestre em Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Docência OnLine: Tutoria em EAD pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

**

Mestre em Desenvolvimento Local (2015), possui graduação em Enfermagem (2006), Licenciatura em Letras (2006) e especializações em Saúde da Família (2013), Enfermagem do Trabalho (2009) e Terapia Intensiva (2007) pelo Centro Universitário Augusto Motta. Criadora do aplicativo EDUSAÚDE.

*** Mestre pela PUC-RS, doutor pela PUC-RJ e livre-docente pela UFRJ. Professor titular da UFRJ e associado IV da UFF (aposentado).

(2)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 118

1 INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral da sociedade a necessidade de se preocupar com a alimentação, tornando-a cada vez mais saudável em prol da qualidade de vida. Crescem em importância e impacto social as discussões sobre políticas públicas de segurança e soberania alimentar.

As ciências agroecológicas trabalham nesta linha, uma vez que propõem novos padrões de desenvolvimento agrícola. Estes novos modelos estão alicerçados na reorientação do sistema produtivo, com ampliação da inclusão social, visando a redução dos danos ambientais e fortalecendo a segurança alimentar e nutricional. Esta agricultura não degrada a natureza e nem tampouco a sociedade, fazendo bem ao homem e contribuindo para a recuperação do meio ambiente.

Grande quantidade dos alimentos produzidos no Brasil e aqui comercializados contém algum tipo de agrotóxico, seja para acelerar a produção do alimento e/ou protegê-los das pragas. O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, porém os órgãos fiscalizadores não conseguem suprir a demanda de acompanhamento e da fiscalização, devido ao vasto território agrícola, dificultando o controle desses produtos, e a avaliação dos riscos ambientais e ocupacionais (FARIA, 2012; PIGNATI et al., 2014). Pignati et al. (2014) reforçam ainda que:

A utilização intensiva de agrotóxicos, através da pulverização por avião, trator ou equipamento manual, mesmo em total observância às Leis/ Normas, leva à poluição dos alimentos, das águas, do ar, das chuvas, do leite materno, do sangue e da urina dos trabalhadores, da população do entorno e dos animais, ou seja, contamina toda a biota, tanto na zona rural quanto na urbana (PIGNATI et al., 2014).

Dessa forma, podemos constatar que há risco no consumo de alimentos produzidos no Brasil. Mesmo a taxa preconizada de agrotóxicos é prejudicial à saúde, uma vez que os produtos químicos utilizados para combate a insetos causam intoxicações a longo prazo, podendo transformar-se em doenças sérias, associadas a tumores e outros problemas, ao longo do tempo. Como agravante, nem sempre as redes varejistas e atacadistas discriminam a origem dos seus produtos, dificultando e mesmo impossibilitando o consumidor a escolher

(3)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 119

os alimentos a serem adquiridos e consumidos.

Em virtude da crescente preocupação de vários segmentos populacionais com a alimentação saudável, uma quantidade considerável de produtores vem buscando formas de certificar-se tanto na produção de alimentos quanto na procedência de sementes. Este fato, dentre outras coisas, demonstra cuidado com a segurança alimentar. Esta preocupação direcionada para a forma de produção dos alimentos tem atraído cada vez mais pessoas, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento, para a cultura da alimentação natural e orgânica em hortas inter e intraurbanas e domiciliares.

Dentre os alimentos consumidos em espaços relativamente pequenos ou minúsculos, os orgânicos são considerados os mais saudáveis. Santos et al. (2013) asseveram que com a agricultura orgânica é possível produzir alimentos de boa qualidade, assim como contribuir para a preservação do meio ambiente, respeitando a biodiversidade e melhorando as qualidades físicas e biológicas do solo. Outros benefícios estão relacionados à fixação do homem no seu habitat, bem como à redução do uso de agrotóxicos. Esta forma de cul!vo, referida de muitas maneiras, e aqui iden!ficada como agricultura orgânica, é vista como uma atividade de produção ecologicamente sustentável e economicamente viável, em todas as escalas da produção.

O cuidado do produtor com a agricultura orgânica fica evidenciado em cada etapa do cultivo. Ao iniciar, destaca-se a busca de semente certificada ou aos sistemas de formação da semente1, atingindo a etapa da muda, passando pela inserção na terra e acompanhando-a no tempo de crescimento. Além de dobracompanhando-ar acompanhando-a suacompanhando-a acompanhando-atenção no momento dacompanhando-a colheitacompanhando-a e acompanhando-a preparação final para entregar ao consumidor, o produtor atua com cuidado, emprega sentimento e dedicação na produção orgânica. Em consequência, o alimento orgânico recentemente produzido é de excelente qualidade e com uma estética agradável.

A consciência da importância de alimentação segura resulta em aumento da procura por alimentos orgânicos saudáveis e bonitos, e novos produtores estão se preparando e aperfeiçoando as técnicas existentes, e criando novas, em busca de resultados cada vez melhores.

1

Semente é qualquer substância ou grão que se deita à terra para germinar. Indica o ponto de partida para qualquer tipo de cultivo, além de ser o item original de uma plantação. Podendo ser uma raiz, rama, caroço, fruto, entre outros.

(4)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 120

Segundo Ormond et al. (2002), o produto orgânico não apresenta diferenças aparentes relativamente ao produto convencional, seja na forma, cor ou sabor. Sendo assim, o que leva um consumidor a escolher um produto orgânico não é apenas a forma em que este lhe é apresentado, e sim suas vantagens nutricionais, a ausência de toxicidade e a confiança de que foi produzido conforme os preceitos que preservam essas vantagens. Os consumidores podem adquirir os alimentos comercializados direto dos produtores em feiras de produtos orgânicos. Tal ação garante a procedência do alimento, além do consumidor poder tirar dúvidas, receber informações mais precisas e falar direto com o produtor dos alimentos orgânicos.

Para consumir produtos saudáveis, os consumidores podem ainda cultivar seu próprio alimento, tendo em uma horta residencial a melhor solução ora disponível. Entretanto, lidamos com espaços cada vez mais exíguos. Ou seja, cultivar com pouco espaço, um alimento totalmente livre de conservantes é uma tarefa complicada.

Ao contemplar a inquietação por uma produção de alimentos saudáveis em meio a atividades do dia a dia, em ambiente urbano, elevou-se o nível de exigência para elaborar um produto que obtivesse tamanha satisfação. Porém, essa ideia passa a ser viável com o desenvolvimento de um equipamento vertical para produzir alimentos saudáveis, pensado para atender diversas classes sociais e famílias que residem em diferentes segmentos habitacionais.

2 REVISÃO DE LITERATURA

A agricultura orgânica é um conjunto de processos de produção agrícola que parte do pressuposto básico de que a fertilidade é função direta da matéria orgânica contida no solo (ORMOND et al., 2002).

No início da década de 1920, o pesquisador Inglês Albert Howard em sua viagem pela Índia resgata a história da agricultura orgânica. Nessa viagem, observa que as práticas de compostagem e adubação orgânica usada pelos camponeses eram muito avançadas.

Em 1924, o filósofo Rudolf Steiner difunde a busca pela harmonia e o equilíbrio da unidade produtiva, terra, plantas, animais e o homem, utilizando as influências do sol e da lua, elementos que são a base da agricultura biodinâmica. Esta afirmação estabelece a

(5)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 121

ligação entre as formas da matéria e da energia presente no ambiente natural devendo ser utilizados elementos orgânicos produzidos na propriedade, uma vez que é considerado um organismo, algo impartível.

O japonês Mokiti Okada em 1935 define a filosofia da agricultura natural, a qual há espírito e sentimento em todos os seres vivos, de espécie vegetal e animal. O solo é valorizado na agricultura natural sendo a fonte principal de vida. Fertilizá-lo, fortalece a sua energia natural, podendo utilizar os insumos produzidos como adubo e fertilizante para a terra. O objetivo assemelha às condições do ecossistema para obter os produtos.

O Francês Claude Aubert em 1940 disseminou o conceito e práticas da agricultura biológica, apresentando os produtos alcançados pelo giro de cultura, adubos e outros resíduos vegetais ou animais, bem como o domínio natural de pragas e doenças. O uso de agrotóxicos e adubos, aceleradores artificiais ou engorda não são utilizados na prática da lavoura. Os tratamentos realizados no caso de doenças são as conhecidas como naturais: fitoterapia, homeopatia e acupuntura.

A Europa da década de 1970 começa a comercializar produtos orgânicos. Na mesma época, o Brasil apresenta uma produção orgânica diretamente ligada com os movimentos filosóficos. O país está em busca pelo retorno do contato com a terra como forma alternativa de vida, sendo esta uma incompatibilidade aos preceitos consumistas da sociedade moderna. Durante este período houve um incentivo à agricultura moderna por meio de um pacote tecnológico. Porém, o mesmo obteve recusa devido a utilização de insumos sintéticos, agroquímicos, além de uma grande movimentação de solo. Este incentivo perdeu força devido a vertente ecológica ao movimento.

No ano de 1971, na Austrália, Bill Mollison resolve o conceito de permacultura2, um modelo agrícola integrado ao ambiente. O cientista com o conhecimento de técnicas sobre a direção do sol e dos ventos descreve que é possível determinar o comportamento das plantas. Por este fato relevante, diferencia esta técnica das demais. Os movimentos iniciais da agricultura orgânica em favor dos sistemas orgânicos têm pouca ligação com os registros atuais. Anteriormente não havia padrões, regulamentos ou interesse pelas questões

2

Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

(6)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 122

ambientais e da segurança com a alimentação.

Este movimento vai se solidificando com o passar dos anos, sendo registrado um maior crescimento na década de 90 através do programa Council Regulation da CEE no documento 2092/91, de 24 de junho de 1991. Este documento estabeleceu as normas e os padrões de produção, processamento, comercialização e importação de produtos orgânicos de origem vegetal e animal nos seus estados membros. Este documento vem sendo modificado com frequência para atender as práticas e inserir os avanços na produção, no processamento e na comercialização destes produtos.

A comercialização dos produtos orgânicos é feita de forma direta, do produtor ao consumidor, tendo os clientes aqueles que sustentavam a produção. Com o crescimento da preservação ecológica e uma busca pela alimentação saudável, os produtos orgânicos expandiram em consumo na década de 1980.

Cooperativas se organizam na produção, comercialização e no consumo de produtos naturais. Na década de 1990 impulsionados pela ECO 92. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, aumentam os pontos comerciais para a venda de produtos naturais. Nos anos 2000 houve um grande salto, os produtos orgânicos entraram com força nas redes de supermercados, restaurantes e comércio local. Atualmente, em 2017, percebemos o reflexo deste movimento, uma vez que os estabelecimentos estão disponibilizando espaços dedicados à comercialização dos produtos naturais.

O comportamento dos agricultores brasileiros para comercialização dos produtos naturais é um reflexo do restante do mundo. Este é um mercado crescente e rentável, que tem atraído novos empreendedores, que buscam rentabilidade pela atividade exercida. Embora mantenham os preceitos da agricultura orgânica, é possível perceber uma distância da filosofia que deu origem ao movimento.

3 O PRODUTO

Na figura 01 é apresentado o protótipo de horta vertical para residência em modelo virtual. A forma de concepção foi através do Software de modelagem 3D SketchUp com o objetivo de inserir o equipamento em planta de arquitetura humanizada.

(7)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 123

Figura 01: Protótipo SketchUp Pro – Horta vertical para residências

Fonte: Arquivo pessoal do autor (FARIAS, 2017)

O equipamento de horta vertical para residências apresenta a descrição técnica abaixo, especificando por meio de dados técnicos o produto, sendo:

· Material - PVC com suporte em aço e bandejas em garrafa PET · Tamanho - Altura 60 cm x comprimento 45cm x profundidade 45 cm · Peso do equipamento - 1,3 kg

· Peso com produto - 1,3 kg equipamento + 9,0 kg substrato · Funções - Plantio de alimentos, base giratória e mobilidade

· Qualidade - Estrutura PVC resistente as intempéries e rodas duplas

· Procedência - Produto desenvolvido pelo pesquisador no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local de uma universidade privada no Rio de Janeiro

· Acessórios - Matéria prima para o primeiro plantio · Cores disponíveis – Marrom

· Voltagem - Produto manual

A descrição de utilidade abaixo apresenta como utilizar o equipamento, melhor forma e exemplos da aplicação do produto, sendo ele:

· Como utilizar - O produto foi desenvolvido para ser utilizado em diversos locais, sobre diversas circunstâncias e ocupando pequenos espaços. Ideal para realizar o cultivo de ervas, temperos e plantas medicinais.

· Onde utilizar - A utilização pode ocorrer em casa, na sala, cozinha, varanda, até mesmo no local de trabalho, escritório, consultório e empresa. É possível ainda levar em viagens, casa de praia, de campo ou de inverno.

· Exemplos - O protótipo do produto foi testado utilizando manjericão, coentro e alecrim. As espécies apresentaram bons resultados com aparência, textura e sabores surpreendentes; além do aroma que permeia o ambiente.

(8)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 124

3.1 Estética

Carpes Junior (2004) afirma que a estética é uma parte fundamental dos produtos, pois é o que normalmente atrai o consumidor para a compra. Ele desperta o sentido visual, envia informações ao cérebro e desenvolve o desejo da aquisição.

A preocupação com a forma técnica, dimensões, eficiência e o desempenho das funções do produto são importantes, porém, os aspectos estéticos atraem os clientes pela beleza das cores, forma, relação dos produtos com outros do gênero.

A estética de um produto é tudo aquilo que o consumidor percebe, a distribuição das cores e das formas. Resumindo, o cliente é conquistado pela aparência. A imagem de um produto desperta sensações e sentimentos resultantes do processamento de informações, tendo como referência as experiências anteriores do observador. O estilo do produto deve proporcionar atratividade, ou seja, o produto deve chamar a atenção por ser agradável e desejável.

Para o desenvolvimento dos atributos estéticos de um produto, deve-se definir as condicionantes do estilo e a mensagem simbólica e semântica do produto. Além disso, devem-se compreender os mecanismos de percepção estética e o significado dos conceitos de ordenação e complexidade (CARPES JUNIOR, 2013).

Santos (1998) ratifica que o conceito de estética foi ampliado para a definição: Estética é igual a ciência das aparências perceptíveis pelos sentidos (por exemplo, estética dos objetos), de sua percepção pelos homens (percepção estética) e de sua importância para os homens como parte de um sistema sociocultural (estética do valor).

3.2 Sugestões de ervas, temperos convencionais e plantas medicinais com a tabela de cultivo

No quadro 01 é apresentado uma lista de vegetais a serem cultivados no equipamento de horta para residência ressaltando seus benefícios e tempo de cultivo.

Quadro 01: Sugestão de ervas e temperos convencionais e plantas medicinais

Vegetal Benefícios Tempo de

(9)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 125 Alecrim Combate à tosse, gripe e asma; equilibra a pressão

arterial; auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões; ajuda a digestão; auxilia a menstruação; reduz

gases intestinais; combate o estresse; tratamento de hemorroidas; tratamento para o couro cabeludo.

90 dias após o plantio

Alfavaca Tratamento de Resfriados; propriedades antibacterianas; fortalece o coração; inibe o câncer; auxilia a memória;

alívio de tosse; melhora a visão; diminui o estresse; melhora a pele.

90 dias após o plantio

Camomila Longevidade; alivia dores de estômago; auxilia no sono; relaxa os músculos; diminui a menstruação dolorosa;

combate resfriados e gripes; estimula o sistema imunológico; alivia dores de cabeça; anti-inflamatório

natural; melhora o diabetes tipo 2.

90 a 120 dias após o plantio

Capim-limão Melhora a digestão; diminui os níveis de colesterol; limpa e desintoxica o organismo; combate gripes e resfriados;

inibe o câncer; combate a depressão; reduz o odor corporal, melhora a pele.

90 a 120 dias após o plantio

Carqueja Protege o fígado; ação antioxidante e anti-inflamatória; auxilia no sistema digestivo; combate o diabetes; auxilia

no emagrecimento.

120 dias após o plantio

Cebolinha Reduz a inflamação; auxilia na dor de garganta; combate pés inchados; combate a congestão nasal; previne a

artrite; ação antioxidante; auxilia a visão; previne o câncer; alimento de baixa caloria; propriedades antivirais; fortalece o coração; controla o açúcar no sangue; diminui

níveis de pressão arterial e colesterol.

75 a 120 dias após o plantio

Coentro Desintoxicação de metais pesados; protege o sistema cardiovascular; controla o açúcar no sangue; ação antioxidante; diminui a ansiedade; melhora a qualidade

do sono; diminui o colesterol LDL; ação antisséptica e antifúngica.

30 a 70 dias após o plantio

Estragão Melhora a qualidade do cabelo; oferece brilho para os cabelos secos; limpa a pele; destrói germes e bactérias;

melhora o apetite e regula a função do trato digestivo; regula o ciclo menstrual.

60 dias após o plantio

Hortelã Melhora na digestão; reduz as dores de cabeça e náuseas; auxilia as doenças respiratórias; reduz dores nos mamilos de gestantes; auxilia contra fadiga; atua contra a acne; previne o Alzheimer; ajuda na perda de peso; auxilia na saúde bucal; reduz dores causadas por cólicas menstruais.

60 dias após o plantio

Lavanda Propicia o relaxamento; auxilia no tratamento dos músculos; desinfecta lesões, contusões e queimaduras

leves; repelente de insetos; auxilia no tratamento de picada de insetos; eficaz na limpeza natural; alivia os distúrbios respiratórios; exala um perfume calmante; previne a perda de cabelos; alivia os sintomas emocionais

da tensão pré-menstrual.

365 dias (01 ano) após o

plantio

Manjericão Propriedades antibacterianas; fortalece o sistema cardiovascular; previne o resfriado; inibe o câncer; estimula a memória; melhora a pele; alivia a tosse; melhora o sistema imunológico; combate o estresse;

melhora a visão, elimina pedra nos rins; combate

90 dias após o plantio

(10)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 126

problemas de estômago; melhora a saúde bucal; regula o sistema nervoso.

Orégano Auxilia na perda de peso; diminui dores musculares e inflamações; auxilia na digestão; ação antibactericida e antifungicida; regula o ciclo menstrual; melhora a saúde do coração; previne a gripe; ação antioxidante; previne o

câncer; controla a asma.

365 dias (01 ano) após o

plantio

Sálvia Ação antisséptico; combate a depressão; auxilia o sistema cardiovascular; diminui os efeitos da menopausa; melhora a pele e os cabelos; Ação anti-inflamatória; estimula a memória; combate o colesterol e a indigestão; auxilia no

diabetes; controla a asma; auxilia na perda de peso.

90 a 120 dias após o plantio

Tomilho Combate a acne; auxilia na hipertensão; combate as bactérias alimentares; previne o câncer de colón e câncer

de mama; diminui as infecções por levedura; combate problemas de pele; controla a bronquite; inibe a perda de

cabelo; previne danos dos radicais livres; combate inflamações; auxilia no sistema cardiovascular; combate

bactérias.

60 a 90 dias após o plantio

Fonte: Arquivo pessoal do autor (FARIAS, 2017)

4 DISCUSSÃO

O equipamento GardenMix foi concebido para construir novos valores ambientais, com vistas ao desenvolvimento de novos valores por meio do convívio das crianças e das famílias no manuseio de seu cultivo.

O cultivo de alimentos naturais proporciona uma alimentação saudável e envolve todos os indivíduos comprometidos com o uso e a manutenção do equipamento. Ao utilizá-lo, é notória a tranquilidade que a sua utilização proporciona às pessoas que o mesmo transmite. Ao realizar esse tipo trabalho manual constrói-se valores de solidariedade e união, apresentando à família, a relação de valores sociais e comunitários, uma experiência agradável e uma higiene mental pelo contato com a terra.

O GardenMix proporciona muitos benefícios, o que chamou mais atenção foram as mudanças de hábitos na família. Ao realizar o acompanhamento diário do cultivo, a família logo fica envolvida. Todos se preocupam em regar o equipamento ou mesmo colocá-lo no sol para as espécies se desenvolverem. Este fato traz um novo integrante para a família.

Ao sair da residência devido à mobilidade do equipamento e dependendo do tempo que vai ser passado fora de casa, muitos indivíduos optariam em levar o equipamento.

(11)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 127

compartilhada, envolvendo todos os integrantes da casa. Os adultos podem passar para os filhos como cuidar do cultivo das espécies, os idosos podem realizar as atividades no equipamento para se sentirem felizes com a responsabilidade, além de ambos, ensinarem para os mais jovens ou crianças a forma de plantio. O ato de plantar as sementes, regar/irrigar, cuidar pelo tempo apropriado, fazer a manutenção adequada diariamente para que a semente floresça crescendo a fim de completar o ciclo até a colheita para o consumo da família. Novamente o ciclo será realizado, fazendo com que a natureza ensine a beleza da produção. Esta atividade pode ser passada de geração em geração, antes em grandes espaços e hoje no GardenMix.

As pessoas preocupadas com a alimentação saudável podem realizar o cultivo de seu

GardenMix no seu local de trabalho. O escritório transmite um local sério e muitas vezes

estressante. Por sua vez, o equipamento permite equilibrar o estresse, fazendo uma terapia, além de, ao gosto do seu dono plantar espécies aromáticas para exalar cheiro no ambiente.

A mobilidade do equipamento é uma inovação. Ao estudar horta vertical percebemos que a maioria fica em um local fixo. O GardenMix proporciona o deslocamento da horta. Seu tamanho é ideal para ser transportado.

A sociedade está preocupada com a tecnologia e inovação. Logo, tudo é criado e pensado de forma tecnológica. O GardenMix não seria diferente. Pensando na junção de uma segurança alimentar, sua concepção foi idealizada de forma 3D, utilizando software renomado para que a ideia saia do pensamento dos autores. Em seguida, passou para o conceito da forma, com a concepção de protótipo.

Um fator importante foi apresentar um equipamento inovador que estivesse em condições de ser adquirido por uma classe social menos favorecida.

O equipamento passou por várias etapas até a concepção final. O estudo da forma geral, produtos com diferentes formatos e tamanhos, onde por diversas vezes o projeto foi totalmente descartado e iniciado do zero. E, em alguns casos foi aproveitado algum elemento e iniciado um novo estudo. Por alguns meses, o produto foi sendo criado com o auxílio de uma plataforma 3D. O software SketchUp permitiu verificar a forma, a ordem e a concepção do GardenMix, aplicando em um ambiente virtual, porém de escala no tamanho real.

(12)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 128

O desenvolvimento do projeto encontrou algumas dificuldades. A mais relevante foi unir todas as caixas de cultivo e utilizar na versão básica um elemento reutilizável. Neste caso, a aplicação da garrafa PET como caixa de cultivo.

A concepção da ideia do GardenMix foi concluída em outubro de 2016, assim como a versão do protótipo. Após a montagem do equipamento, realizou-se o teste de resistência, aplicando carga ao produto com substrato. Assim que esta etapa foi concluída, passou- se para o teste das intempéries. Este foi realizado por 30 dias sob as condições climáticas no Rio de Janeiro. Observou-se que o GardenMix apresentou um excelente desempenho neste período e estava pronto para o teste com o plantio. O teste seguinte e o mais esperado foi o plantio no equipamento. Neste momento foram preenchidos os 06 (seis) recipientes recicláveis, com diversas espécies, dentre elas: hortelã, manjericão verde, sálvia, tomilho, orégano e coentro.

O equipamento permite o plantio de diversas espécies, sugerido as plantas de pequeno porte devido ao tamanho da caixa de cultivo e o espaçamento entre uma caixa para a outra. Dentre o plantio estão as principais espécies de hortaliças como, alecrim, alfavaca, cebolinha, coentro, manjericão verde, orégano, dentre outros… além de aromáticos como, lavanda, citronela, capim limão, dentre outros... e as plantas medicinais como, camomila, carqueja, hortelã, erva doce, saião, dentre outras… O importante é plantar para o seu consumo e de toda a sua família.

A escolha das espécies para o equipamento teve uma influência no Espaço Ambiental Pedra Branca, local do desenvolvimento da pesquisa. O espaço tem 1,4 hectares de área verde e projetado para ser um local de proteção da natureza. O ambiente contém 03 (três) miniflorestas formadas com espécies da mata Atlântica. O contato com as espécies nativas inspiraram a escolha das espécies para o equipamento. As pessoas que vivem no espaço ambiental absorvem o contato com a natureza, retirando dela seu alimento, o remédio para a sua enfermidade e o aroma para a sua residência. Este é um belo local para aprender cada vez mais com a natureza e suas propriedades saudáveis.

No entanto para garantir a ideia, gerando segurança aos inventores do projeto, realizou-se o processo de depósito de patente de invenção junto ao Instituto de Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro. Ao realizar este depósito, foram cumpridas

(13)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 129

as etapas referentes ao relatório descritivo, reinvindicações do produto e resumo, além dos formulários padrões e taxa de depósito.

O nome GardenMix, foi criado após a concepção do protótipo e do plano negócios, com a contribuição de um especialista em branding3. Foi pensado na paleta de cores, tipo de letra e forma de escrita. O nome remete ao Inglês “garden” que significa jardim e “mix” significando variedades. Unificando as duas palavras, criou-se o GardenMix, um jardim misto de cultivo, ou mistura de jardim, substituindo a nomenclatura anterior “equipamento de horta vertical para residências”.

A marca representa uma importante etapa na concepção do produto. A fortificação da mesma garante o sucesso para a comercialização. Para garantir a marca, um novo processo de registro foi submetido ao INPI, com o intuito de garantir os direitos da logomarca do produto.

A utilização deste produto de qualidade pode gerar excelentes experiências a cada família que adquiri-lo. O GardenMix proporcionará alimentação saudável e afetividade com a família.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos considerar que o produto foi utilizado pelos autores do experimento. Logo, realizou-se o plantio, cultivo e colheita do produto. Em relato, a experiência foi a melhor possível. Receber da natureza um alimento totalmente livre de agrotóxico e cuidado pelas próprias mãos. A sensação de cuidado e pertencimento geraram alegrias imensas contagiando as pessoas ao redor. Sua aplicabilidade aos locais e sua mobilização são ótimos para o produto gerando uma ligação no qual o responsável pelo produto não quer deixá-lo longe de si.

Por fim, este estudo contribuiu para a disseminação da temática horta vertical estimulando sua produção em ambientes com espaço reduzido e considerados inapropriados para o cultivo. Além de, propagar os estudos sobre a formação de novos

3

É uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

(14)

GARDENMIX, COMO PROMOTOR DE CONSCIÊNCIA Bruno Matos de Farias

AMBIENTAL Helena Portes Sava de Farias

Sebastião Josué Votre

Rev. Augustus | Rio de Janeiro | v.23 | n. 45 | p. 117-130 | jan./jun. 2018 130

valores ambientais.

REFERÊNCIAS

CARPES JUNIOR, WP. Projeto para a Estética: despertando a atração do consumidor. Revista

Produção, 1676-1901 / Vol. 4/ Num. 1/ Fev, 2004

FARIA, NMX. Modelo de desenvolvimento, agrotóxicos e saúde: prioridades para uma agenda de pesquisa e ação. Rev. bras. Saúde ocup. vol.37 no.125 São Paulo Jan./jun. 2012. ORMOND, JGP; et al. Agricultura orgânica: Quando o passado é futuro. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 15, p. 3-34, Mar. 2002

PIGNATI, W; et al. Vigilância aos agrotóxicos: quantificação do uso e previsão de impactos na saúde-trabalho-ambiente para os municípios brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva,

19(12):4669-4678, 2014.

SANTOS, CT. O Design no Desenvolvimento de Produtos: uma análise e prospecção de princípios e métodos utilizados. Dissertação de mestrado. UFSC, 1998

SANTOS, JO; et al. A evolução da agricultura orgânica. RBGA Pombal, PB, Brasil v.6, n.1, p. 35 - 41 Jan./Dez. de 2013.

Referências

Documentos relacionados

Coordenadora do Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Israelita Albert Einstein e da Faculdade de Medicina da USP.. Fale com

No entanto, as perdas ocasionadas na cultura do milho em função da interferência imposta pelas plantas daninhas têm sido descritas como sendo da ordem de 13,1%, sendo que em casos

Sabe-se que o tempo de privação sensorial auditiva anterior à ativação do implante coclear influencia consideravelmente no redirecionamento das estruturas da via auditiva central

No mês de fevereiro de 2007, o grupo Artigos de Residência apresentou uma variação de 0,2%, com elevação dos preços de todos os seus subgrupos, sendo a maior delas a do

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Sobre a deslocação de Simplicio a Buenos Aires em 1815 e com base nos trabalhos já referenciados do argentino Rodolfo Trostiné chegava, transcrita em português,

A utilização de náuplios de Artemia salina na alimentação de larvas de peixes tropicais de água doce, como o pacu (Piaractus mesopotamicus) e o tambaqui (Colossoma macropomum),

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis